o lacre do aluno Professor Daniel Gomes de Carvalho e bom a gente fez aqui já no Se Liga três aulas de mais ou menos uma hora sobre marcas nessas aulas falamos sobre a vida a obra eo pensamento de Março este vídeo será o resumo será uma síntese com os elementos principais conceitos importantes do pensamento de Marx do pensamento marxista faremos nesse vídeo de biologia xixi alienação materialismo histórico revolução comunismo eventualmente algumas coisas que ficarem faltando nesse vídeo se vocês quiserem se aprofundar vocês tem os outros três vídeos outras três horas vídeos aqui no YouTube Claro
depois de assistir esse vídeo que é uma síntese os outros 3 vídeos de 3 horas né sobre mar você ainda quiser se aprofundar ainda quiser além aí é claro é o momento é chegada a hora de você de fato ler as obras de Marcus você faz o meu pensamento de Max não for para este vidro como eu tinha que fazer uma síntese com os elementos essenciais eu usei bastante esse livrinho para preparar esse esse vídeo o erro do professor Jorge grespan foi meu professor na faculdade teoria da história Max uma introdução qual ele faz aí
de fato uma uma síntese dos conceitos principais e como grespan é alguém que estuda Marcos aqui no Brasil há bastante tempo o nome bastante conhecido achei que seria um fundamento interessante a gente fazer um Bom resumo resumo coerente o resumo correto se liga antes de iniciar que o nosso resumo Nossa simples eu queria comentar em Duas cartas vender uma casa dele para o belo site outra carta dele ficou ótimo ele nas duas cartas Windows diz que o mar em algum momento da sua vida teria de dizer açúcar Marcos vai querer francês Marc dominava a uma
série de língua você sabe que eu não sou Max Municipal Marcos a a tomar o filamento quis dizer com essa frase veja não é que ele quis dizer que não tinham que se pode adotar as ideias dele provam que as ideias ele próprio não são coerentes ou coisa assim o que ele quis dizer segundo o contexto do em Deus aqui das cartas doendo é que o pensamento dele não pode ser um pensamento utilizado aplicado dogmaticamente o pensamento de Max seu pensamento vivo ao pensamento dinâmico ao pensamento muda ao longo da sua vida o pensamento não
é sangue às vezes quando a gente faz esse resumo essa simples a gente falou Mara consegue principais fica aparecendo que a vida inteira dele Penso a mesma coisa e na verdade não pensamento que se alteram ao longo do tempo o pensamento que significa a si próprio e ao longo da história contemporânea é um pensamento que foi retomado e ainda é retornável várias vezes sob diversas perspectivas e a partir de várias propostas Então esse é o alerta quer dizer para vocês e lembrando essa frase teria sido dita pelo mar eu não sou marxista quer dizer pra
encarar esse pensamento não deforma não de forma dogmática mas de forma dinâmica de forma aberta com a gente costuma dizer o pensamento de Marx é um pensamento estão aberta então interessante que ele pode ser utilizado inclusive para criticar algumas perspectivas do próprio mar né Isso é uma uma apreensão dessas ideias eu acho mais interessante E além disso a obra de Marx também é uma obra que extrapola os meios acadêmicos nos meios intelectuais né Por exemplo se eu fosse gravar aqui uma aula sobre o iPhone um pouco fora da Universidade que de fato lei estudar online
e quem é tudo a lágrima escorre da Universidade eles são pessoas que gostam muito de Filosofia e tal por causa do marketing diferente é um pensamento que está presente com de vaco é um pensamento que é citado geralmente chamada não faz estranha O que por exemplo por jornalistas o pensamento químico é tem uma vivacidade diferente de fa cromax escreve suas obras ele escreve pensando transformação radical da sociedade burguesa ele escreve pensando que numa ideia de esse pensamento seja lido absorvido pela classe trabalhadora então de fato ele já foi escrito com essa perspectiva não ser um
pensamento confinado no universidades e bibliotecas e posto pensamento que tomasse as ruas de alguma maneira mas muitas das tendências que o Max escreve E observa no capital sobretudo se realizam o quando eu falo nisso não entendi errado Não tô dizendo que o Marcos é a mãe de nada não né que faz a previsão né que tem que ficar se mentalizo ao mentalizei não é isso se trata dele de uma análise que ele fez na sociedade incorreta EA partir dessa análise observa algumas tendências que se concretizam quais em primeiro lugar o surgimento de grandes conglomerados financeiros
industriais quer dizer que invertendo a lógica da livre concorrência ritalin de meados do século 19 então uma situação que observa a seguinte observa hoje com a formação de grandes monopólios e grandes conglomerados segundo a tendência que aparece no capital e parece ter-se realizado uma substituição cada vez maior e já acontecia na época dele e que ele dizia que iria se aprofundar da mão-de-obra humana com máquina a substituição da mão de obra humana formada a gente já estava acontecendo nada dele ele apresentava que era um processo lhe aí se aprofundar e ele adiante terceira coisa aí
radiação da forma de mercadoria a quase todos os produtos de relações de Faro a gente enxerga na nossa vida a mercantilização de quase todas as coisas né a gente brinca né desafio você falar uma e foi transformado em mercadoria desafio você a tem só uma coisa que não foi o que não tentam fazer ser transformado em mercadoria para utilização de quase todas as coisas é algo que ele escreve ali no Manifesto Comunista que na época dele ainda era muito pequeno muito incipiente de hoje assumiu grandes proporções quarta coisa a ideia de que o capitalismo tem
suas contradições e por conta disso teremos crises econômicas recorremos eu tenho trinta e poucos anos na minha vida Já presenciei várias crises econômicas grande né quando eu era jovem eu lembro da minha mãe dos meus pais né trocando de moeda toda hora né aquele período pré plano real Enfim lembro da crise de 2008 quando eu tava começando a universidade me lembro em que vivemos agora outra crise no mesmo lugar desse vídeo 2022 a ideia de crises econômicas recorrente como pátio sistema capitalista não como anomalias do sistema 30 coisa a esfera política e como espaço o
diz conflitos sociais relacionados à propriedade privada EA renda milhão tomar espaço de fato a gente vê hoje na Esfera política uma uma manifestação na expressão de conflito que a gente vê no campo da propriedade no campo da disputa Econômica mais profunda mais radical sexto o predomínio crescente da especulação financeira sobre a criação de criação de riqueza real Então são alguns aspectos que aparecem ali no capital que parecem de uma maneira ter sido confirmado pela posteridade após a morte o Marcos ele de novo lá que ele fez uma previsão fez uma análise o que estava acontecendo
Eo que deveria que Possivelmente iria se aprofundar né o Lenny numa das número seus textos sobre na ele fala que o pensamento de mar tem sobretudo... e quais são as Três Pontes as três origens do pensamento de Marx em primeiro lugar a economia política do Marcos leu respeitava profundamente e se apropriou criticamente dos pensadores liberais inglês David cargo a 2 mil Thomas malthus são a economia política o liberalismo clássico foi lido com muito cuidado por Max absorvido incorporado de maneira crítica Mas além da economia política Inglesa a também aí a a dialética o idealismo alemão
né ele ler profundamente incorpora Cante Com certeza mais sobre Toda obra de Hegel e a dialética na igreja de novo a mãe Corporação crítica né Ele lê com muito cuidado por muitos anos sobretudo no período lá que ele passa na universidade é de 10 min depois ele faz sobre o curado né defende na universidade de iena e e absorve praticamente incorpora criticamente o vídeo não é uma das passagens famosas uma das ideias famosas que a gente associa a marca a ideia de teria virado o rei dor de cabeça para cima daí colocar do rei que
eu nas suas bases e chegamos lá um acidente mente a filosofia francesa né Marcos quando era jovem o pai de mar não é o agente mar era alguém aparentemente inclusive assa daquilo que a gente chama de iluminismo meu pensamento francês do século 18 materialismo pelas e no século 2 também dentro do liso não não fosse a única corrente mesmo dizer a parte também do Iluminismo alguns teóricos materialistas então da economia política inglesa do materialismo Iluminista francês da dialética alemã tudo isso é incorporado politicamente polícia incorporado politicamente na obra de Marx ao longo da sua vida
empenha em estudar obras maiores e como a dormir também uma série de obras menores da economia política da filosofia trabalha junto a seu amigo também companheiro de texto em Deus ao longo da Caloi das suas agora um cuidado eu acabei de dizer que o Marcos observou algumas tendências do capitalismo só época que parecem ter-se realizado porém o fato dessas tendências serem identificadas no passado e no presente não significa que elas são normais que elas são naturais natural que isso acontecesse Não é esse Pô na verdade é isso eu queria dizer agora um dos elementos fundamentais
do pensamento do mar os objetivos mais importantes da obra do mar é denunciar a pretensa naturalidade normalidade que as coisas apresentam-se para nós as coisas do mundo se apresentam para nós como se elas fossem interna como se elas fo e traz e os amigos fundamentais da crítica de Mário isso não era temos aqui as coisas bem sempre foram assim essas coisas nem sempre foram assim como elas são Por conseguinte ela nem sempre precisam com essa é uma das críticas que ele faz os economistas liberais a economia política clássica talmax leu então com muito respeito mas
acredito que esses autores naturalizam coisas que estão na verdade historicamente especialmente construído como a propriedade privada dos meios de produção como muitas vezes o mercado né com muitas vezes o mercado então é por isso que é importante da história da construção histórica das coisas né o Marcos remete no momento algum tempo né de um conceito chamado Fontenele que ele fala sobre a Rosa do Jardim essa rosa agora eu estava Rosa vida uma força essa plantinha no Jardim ela nasceu nesse jardim e morreu nesse jardim no Jardim é a única coisa que ela vir conhecer a
sua vida como Jardim era a única coisa que aquela Rosa o Margarida ou plantinha me conheceu a plantinha tende a achar um jardim interno e eventualmente jardineiro Abreu veja Qual que é a moral dessa história nós temos desse mundo nessa realidade cheia de desigualdades então com cuidado senão parece ser esticada né gente tá tá fazendo um frio agora aqui em São Paulo tem gente morrendo nas ruas de frio sendo que a gente tem sim roupas de sobra pelo mundo é isso é apresentado como se fosse inevitável isso que é um absurdo é apresentado como se
fosse natural e aí uma das ideias da crítica de mar é mostrar essas coisas são naturais não são inevitáveis coisas são historicamente construídas essas coisas derivam de uma sociedade historicamente determinada de uma certa maneira esse essas coisas foram e Por conseguinte não sei nada nada nem totalmente estou a crítica sou ponha esse pensamento fatalista e disse que as coisas sempre foram assim e sempre haverão de ser que disse que não alto fazer a não ser aceitar a crítica se opõem a esse tipo de maneira de encarar a realidade então a obra de mar não é
apenas uma explicação uma descrição ela é também uma crítica da economia critica essa que se pretende revelar as contradições profundas do sistema que a gente vive a fim de transformá-lo transformá-lo de revolucionário EA partir dessa ideia a gente tava falando agora sobre a naturalização das coisas vocês aí a gente passa por um conceito importante para poder do pensamento de nada que o conceito de ideologia ideologia na obra de mar essa palavra ideologia ela foi inventada a pouco antes de máquina foi inventada ali na paz Oi 19 temos ideólogo ligados a Napoleão Bonaparte mais produzido é
o logo ligados a Eliana comemora a parte da época de Napoleão Bonaparte essa palavra tem um significado a gente não vai abordar Neste vídeo para fazer Pois o outro vídeo só sobre os vários significados da palavra ideologia do conceito de Lugia fumar gente vai ler agora um trechinho ideologia alemã no trechinho Marcos diz assim consciência é desde o início o produto social e continuará sendo o quanto existem homem a consciência naturalmente antes de mais nada mera consciência do Meio sensível mais próximo o consciência da conexão limitada com outras pessoas coisas situadas fora do indivíduo se
torna a consciência então a a consciência ela não se desenvolve antes e do meio social que você tá isso aí ela se desenvolve junto né ela tá entre cada com esse meio Marcos continua a divisão do trabalho torna-se realmente divisão apenas a partir do momento que surge uma divisão entre trabalho material e o trabalho espiritual aqui no sentido que a gente usa hoje Velho Chico Xavier espíritos Gasparzinho não é a que espiritual é no sentido de ideias pensamentos de coisas não diretamente materiais que a gente não costuma associar a a matéria é então uma divisão
entre aqueles que vão lidar diretamente com a produção e aqueles que vão viver a produção de outras pessoas e vou lidar com trabalhos intelectuais com administrativos é o até militares né pode mesmo caminho a partir desse momento consciência pode realmente imaginar ser algo diferente da com oi pra que existem representar realmente algo sem apresentar algo real né então que está dizendo é a complexificação da sociedade humana corrigir começa a ter mais divisão de trabalho quantas pessoas começam a fazer outras atividades que não apenas atividade produtiva o pensamento começa aí mais um oi o pensamento começa
a entrar numa viagens mais mais profunda mais além é aí a consciência parece estar em condições de emancipar-se do mundo vem entregar essa criação da teoria da teologia e da filosofia da moral etc pura enviar Claro que não existe nada puro né Nenhum pensamento está desconectado está pairando no ar está desconectado com as outras coisas nesse ser que está pensando mas que ele quer dizer isso né que a divisão do trabalho potencializa a formação desses outro pensamento tá mas que eu Não esquece amor esse trecho Esse é meu pão para que nesse bloco é pensando
que o Max não diz o primeiro vem a matéria depois veio o pensamento essa é uma interpretação que eu considero é um tanto exagerada é um tanto vulgar como se diz por aí do pensamento mais não tá dizendo que primeiro vem a matéria depois vem o pensamento data que isso é se você tem só correndo surdo o que ele tá dizendo que o pensar está implicado na nossa atividade material tá que o nosso pensar não se desenvolve com as vezes alguns consideram na história da filosofia fora da realidade social econômica e pelo contrário a gente
tá pensando no lugar lá uma frase do playback Eu acho bastante poética nossas bonita ele certa vez disse assim a cabeça pensa onde os pés se vão É eu acho uma imagem bastante poética que eu acho que fica bem Oi tá querendo um pouco dizer aqui nesse três vamos ver agora um outro trecho da ideologia alemã de Max pra gente continuar entendendo esse conselho Marques assim as ideias da classe dominante são todas as épocas as ideias dominantes Ou seja a classe que é a força material dominante da sociedade é ao mesmo tempo a sua força
Espiritual do menino novo espiritual não no sentido Gasparzinho loira do banheiro espiritual no sentido das ideias pensamentos a classe que dispõe dos meios de produção material dos meios de produção de coisas respondem também os meios de produção espiritual ideias não é verdade a gente pensar os grandes conglomerados aí produtores de ideias Difusora de ideias Pensa aí nas empresas de jornalismo tem sair nas empresas enfim até mesmo de redes sociais elas são computados pela burrice é controlado por grandes empresários com interesses é o que faz com que com que sejam ela submetida ao mesmo tempo as
ideias daqueles que não possuem os meios de produção espiritual por exemplo no tempo entre a aristocracia dominava os conceitos de honra fidelidade mirar hacia quer dizer como sempre que beneficiavam essa classe dominante conceitos que beneficiavam um tipo específico de dominação social ao passo que na época do domínio da burguesia dominam os conceitos de liberdade igualdade conceitos que na verdade acabam beneficiando o status quo acabam ajudando a manter as coisas como elas estão acabou reforçando uma hierarquia de classes EA hierarquia de classes típica do capitalismo néviton a ideologia e nesse texto aparece dessa maneira né ideias
que são em uma época do mês não significa a única não significa que agora só ela deve depois o Grêmio se desenvolve o conceito de hegemonia a gente até um vídeo aqui no Se Liga aqui é uma conversa com um colega meu especialista em grande sobre isso tem quiser dar uma olhada mas enfim as 10 dominante der não só as ideias únicas não faz ideia totais então a ideologia ela de uma maneira inversa realidade ela apresenta ser justo apresenta como justo o que na verdade é Injusto né ela faz o assalariado acreditar que é o
patrão é patrão né eu lembro de uma o lugar na escola privada que eu dei aula vários anos atrás e lemos o professor de física ele virava entrar na sala dos professores a provocar o professor de história e ele falava assim eu sou capitalismo eu sou capitalismo em nosso professor de história mesmo que viramos para ele colocou é professor eu vou colar o nome Eu posso enviar então meu currículo para você ele como assim se você é um capitalismo posso te dar meu currículo para você encontrar simplesmente não se empresa alguma ele só gostava de
dizer que era capitalista está parecendo que não sai difícil como todos nós amigos professores as professoras ele vende a força de trabalho dele para o dono da escola né agora ele achava que não achava que ele era patrão que vai empresário de si mesmo qualquer coisa do tipo a ideologia Então ela inverte a realidade em benefício recentemente essa em benefício para que esse caso não conteste o mais valor que é extraído dele a mais-valia extraída dele a ideologia naturalização desigualdade não é é ídolo ideológico aquela sentenças né ah não alternativa as coisas sempre foram assim
sempre haverão de ser e seja uma com é uma ideia que beneficia as classes dominantes E torna-se então uma ideia dominante põe zoologia inverte a realidade faz o assalariado acreditar que é patrão com isso ele se mantém na condição de seu aliado a ideologia naturalização desigualdade não é um cliente acredite que esse o mundo sempre foi assim sempre haverá de ser como estávamos comentando agora pouco a ideologia justifique a exploração da justifica-se pela sua gente vê em épocas de crise econômica e Sempre vem alguém e diz temos que fazer sacrifício o político uma economia está
Ministro geralmente esse temos que fazer sacrifício muito esse próprio mesmo não inclui as classes fui apenas a classe trabalhadora tá a busca de soluções individuais pessoais para contradições que na verdade são sistêmicas o discurso de naturalizar a violência da ordem o condenar toda a violência da res e quer dizer a nossa sociedade uma sociedade extremamente violenta morrer de frio numa sociedade cheia de cobertores cobertor de sobra é uma forma de violência a pobreza a miséria a desigualdade extrema que a gente vive é uma forma de violência também mas isso não é chamado de violência isso
é chamado de órgãos em qualquer contestação Contra isso é chamado de violência com a naturalização da violência da hora e a contestação de toda a violência da rebelião é uma forma de justificativa da exploração justificar a exploração mede um VP adicionar justo que é injusto de ocultar a realidade né então por exemplo a ideia de igualdade jurídica funcionar poderia funcionar num certo sentido como biologia na medida que ela disse que nós somos iguais como na verdade não são iguais apenas no papel apenas vale não é estar ao garantido na lei não garante que se algo
acontece na realidade a ideologia universalismo ou particular eu vou lá atrás o Diogo todo trabalharem também irão se acontecer isso grandes empresários como eu obviamente essa frase absurda essa fase não só que eu não sou um grande empresário Mas mesmo que eu fosse ainda assim ela seria absurda a ideologia houver justo finjo ideologia naturalização da desigualdade a ideologia oculta a realidade universalizou particular justifica a exploração nega luta de claro né diz que o interesse do patrão é também interesse do Trabalhador chama o trabalhador de colaborador como se ele fosse também um empresário como se ele
fosse também dono a ideologia ouvert naturaliza justifica oculta nega o caráter consultivo da nossa sociedade Mega que nós temos interesses distintos na sociedade e é isso né o Marcos na sua crítica da economia política criticava Justamente a ideia a economia comandada por um mercado o que os agentes econômicos são livres e autônomos nas suas decisões individuais tá isso que está presente na economia clássica em parte da economia neoclássica é algo que ele disse que não é o que acontece economia está comandada pelo mercado como se ele fosse uma identidade natural e eterna e os Agentes
econômico não são tão livres e autônomos quanto eles próprios acreditam quando eles próprios aqui uma parte famosa do capital é quando Marcos fala sobre ironiza sobre a dupla Liberdade do trabalhador né se diz que o trabalhador é livre sobre o capitalismo a livre para escolher onde você trabalho que você faz nós somos trabalhadores sabemos que na maior parte dos casos a gente obrigado a trabalhar emprego Nossa margem de escolha é muito reduzida era mais um país com grande desemprego e pobreza que nem o Brasil venha a nossa margem de escolha é muito reduzida Essa dupla
um trabalhador aceitar o que aparecer ou morrer de fome toma falsa Liberdade uma liberdade de um lógico a ideia de que somos livres quando na verdade não somo beneficiar a classe dominante da medida que nos faz aceitar essa hora assim que a ideologia a funciona né e é hoje tem essa ideia de que o na verdade você não é você não é empregado você não é o funcionário você empresário que você mesmo mesmo que o aplicativo tomar um quinto das suas rendas não você é um empresário quer dizer Lógico você não vai precisar tá dando
uma boa parte que você produzem aquele aplicativo estrangeiro por exemplo Esse é um ciclo de trabalho que existe nos dias de olho então é importante que vocês entendam para terminar essa parte de elogia que é ideologia pena tira uma para mim a ideologia parte fundamental da luta de classe vai ter deixado isso claro que o desenho na Perspectiva marxista a ideologia parte é fundamental da luta de classes Fundamental do Cálculo refeito a essa crítica à sociedade burguesa Marcos Então se apropria lê da dialética de Hegel nessa tupia da dialética de Hegel lê veio ele Claro
combina de alguma maneira dialética de Hegel comida e a lista por isso a ideia de colocar ela de cabeça para cima mas conserva né O que ele chamava de o seu cérebro irracional a dialética aqui no livro do Cristã que eu tinha indicado para você no começo do vídeo ele resume a dialética assim com uma forma capaz de reproduzir movimento contraditório pelo qual os fenômenos aparecem como o inverso do que são essenciais a forma capaz de reproduzir o movimento contraditório pelo qual os fenômenos aparecem como um verso e são inscrições vão usar exclusivos exemplo se
o professor inglês pausa aqui no livro a Candida o seguinte é numa versão tão uma apreensão materialista da dialética exemplo aparentemente positivos para o capital Como por exemplo o lucro como por exemplo a acumulação podem culminar na negatividade das crises econômicas quer dizer o fato de uma empresa às vezes está lucrando muito acumulando trocando trabalhadores por máquina Pode às vezes eu que vai enxergar à sua frente dentro do sistema como um todo parte do sistema do capital está lucrando acumulando trocando seus trabalhadores pelas máquinas pode ser algo que vai em vendas só a crise então
o fenômeno aparentemente positivo carrega essa negatividade pesquisa econômico outro exemplo que aparece um livro que eu acho bastante idade o capital diz que os trabalhadores vivem podem trabalhar com os alunos falando agora qualquer lugar em qualquer um basta querer Afinal sou eu fico sou pobre iguais Além disso cursei somos iguais diante da Lei são os vídeos constituição garante o direito com todos iguais cada um pode trabalhar onde quiser onde quiser do que quiser na verdade então outro doido na verdade sabemos que isso a verdade é obrigada a vender sua força de trabalho é obrigado a
vender só depois se der Como der quando der o Messi deve contudo essa percepção equivocada de que somos autônomos e Livres nos leva a nos tornar menos Unidos e no fim mais dependente do Capital Então é isso essa ideia de que cada um por cento Cada um faz o seu exclusivo um desunida nós trabalhadores ficamos mais vulneráveis ao capital bom assim ó interações a ideia de autonomia e igualdade jurídica e dialeticamente determinada pela desigualdade existente no plano social Olha que interessante a gente pensar sociedade a partir dessas invenções veja trata-se de não pensar sociedade a
partir de noções como causas e consequências ideia muito frágil na ideia de causa e consequência trata-se de um pensar sociedade com uma coisa única fechada cidade é assim trata-se de entender a sociedade como com é conflituosa com contraditório Print então perceba a naturalização de uma realidade social historicamente consumida não é apenas uma ilusão não é apenas uma mentira é uma das engrenagens do sistema capitalista e um componente fundamental da luta de classes EA partir disso a gente entra no outro conceito fundamental que é o conceito de fetichismo e x uma palavra que o Marques recorre
que Marx retoma do francês essa palavra Francesa petista em português feitiço a ideia de fetiche a palavra da língua portuguesa que a palavra fez isso ele remete à ideia de feitiço para falar com essas inversões quando ele fala de mercadoria e dinheiro no caso específico o fetiche da mercadoria lata se do que e trata-se de você acreditar que o valor daquela mercadoria Energy dela própria placa se você acreditar esse o valor disso está em x é isso deve as qualidades desse como se o valor das coisas vs de das próprias coisas e não do trabalho
fez para conseguir essas coisas né então o valor de algo tem a ver com o trabalho socialmente empregado na construção desse aluno netsil valor de uma coisa viesse da sua utilidade no seu valor de uso a água evidentemente senhor elemento de maior valor da cidade humana e o diamante seria o elemento de menor valor essa comparação e doadas de Deus me falar o diamante não serve para nada a água coisa mais útil do Morro né todo mundo que você de água todos os dias para sobreviver a água muito útil O diamante é bastante inútil e
E se fosse utilidades a água seria o elemento de maior valor e o diamante o elemento de menor valor na questão do valor com vocês por hora eu quero dizer que o fetiche é você acreditar o valor de uma mercadoria emerge da própria é você projetar nas coisas O que são características próprias de um sistema entendeu É você achar naturalizar a noção de valor E aí um feitiço do mercadoria enfeitiçado Vamos ler um trecho do Capital Global Marcos fala sobre Marques assim neste mundo as Produções do cérebro humano aparecem como seres independente mercados de vida
e entrando em relações tanto em si quanto com esta semana o mesmo acontece no mundo das mercadorias ou produtos das mãos dos Homens A estudou o nome de fetichismo o que até os produtos do trabalho tão Logo eles são produzidos como mercadoria O que é portanto inseparável da própria produção de mercadoria A partir dessa Então dessa ideia de fetichismo das em versão que acontece gente pode pensar em duas coisas né Por um lado a expansão da mercadoria nas nossas relações quer dizer a mercantilização de todas as coisas a mercantilização crescente de todas as coisas faz
com que as nossas relações humanas sejam coisas ficado sejam entendidas como mercadoria por exemplo para você fala precisa economizar tempo eu preciso investir o meu tempo é preciso cortar o preciso retornar mais produtivo preciso investir esse tipo de frase de expressão tempo de entrar ou não é melhor ainda principalmente tá bem na frente na verdade né é a ideia de você ela tá o seu tempo como dinheiro uma coisa que você vai fluindo mas como algo que você vai tornar mais produtivo a mesma coisa com você mesmo sua relação com seu próprio corpo a sua
relação com a sua própria vida se torna isso a investir em mim me tornar mais produtivo você fosse uma coisa que coisa fica a sua relação consigo próprio o seu tempo com seus amigos nessa começa a chamar os seus amigos de contato salvo nos contatos deve você chega e começa a coisa ficar as suas relações consigo próprio com os outros com seu tempo por um lado por outro lado e simultaneamente assim como você conhece fica pessoas e relações você humaniza as coisas nem com você Liga lá na Globo News a Globo News vai falar O
mercado está nervoso O mercado está triste O Mercado Está calmo que quer dizer você tá é um kit é o feitiço né você da vida essas coisas aí seus produtos as suas criações humanas e novamente não se trata apenas de uma mentira que mangá na São Domingos não se trata de um componente fundamental da luta de Claro das engrenagens sistema capitalista no Manifesto Comunista Marx diz assim a burguesia despedaçou impiedosamente os laços feudais que ligavam os homens a seus superiores naturais EA burguesia quer dizer o próprio expansão do sistema capitalista não deixou nenhum nexo entre
os seres humanos além do puro interesse próprio e começa a ver as pessoas como interesse Esses dias eu tava mexendo no Instagram aí propaganda que apareceu para mim de uma e a página bizarra e cinco mensagens diz a árvore tinha um cara bizarro se não for você fosse casar você tem que entender que a pessoa que está com você um investimento porque ela vai trabalhar porque ela vai acumular dinheiro ela vai ser um peso não quiser com sua vida né ou faz tanto quiser com a sua vida porque na verdade você tem condições que ele
tem bastante a sua vida então cada um faz algumas escolhas pouca E você tem é mas eu acho um pouco estranho essa maneira de enxergar o amor mas cada um com a sua vida né bom mas eu lembro de ter lido sobre uma pesquisa da área da Psicologia social de um professor nesse campo é que ter esse vestido de garimpo e trabalhava como gari em frente aos seus alunos e aí ele constatou que as pessoas que ele conhecia como alunos colegas professoras não reconheciam apenas do que ele tá vestido de dar inveja não trata-se que
dar uma piada não é isso e se trata do fato de que aquela roupa ou invisibiliza vá diante daquelas outras pessoas que sequer olhava para o seu rosto por isso que não reconheciam né então quer dizer há uma passagem do mar ele fala né que o capitalismo nos tornam de vidro a sentido abstrato é esse é o garimpo é o professor é o motorista é isso aquilo que não divido reais vem toda a sua profundidade o nosso vídeo de três horas nosso três vídeos né que compõem três horas de magro ele falou com mais detalhes
da vida de Marcos aí gente falou como ele atua ali na Prússia era esse forma na universidade de Berlim e lhe dá direito a ele faz sobre o curado lá na universidade de Viena defende doutorado na universidade e depois ele vai acabar atuando como jornalista tem a história da Gazeta renana coisa assim a gente deixar tudo ali agora que eu queria dizer para você aqui nesse período que o Marcos dali da era das revoluções a solução de 30 segundos meu tem 48 ele era para ele fizesse alianças momento que julgasse importante e ele era bastante
crítico daqueles que acreditavam que bastava a igualdade jurídica a igualdade de direitos para resolvermos os nossos problemas sociais tolera bastante crítico de uma ilusão A Divina igreja medido argôlo são francesa de que basta proclamar direito Basta fazer uma constituição basta proclamar a igualdade jurídica placas coisas sendo resolvidas veja não é que o Max é contra os direitos portanto a igualdade O livro é isso aquele julga que isso é insuficiente que a solução dos nossos problemas sociais dentro do Estado existente do estado realmente existem é uma solução eficiente e aí tem passaram a elaborar uma perspectiva
histórica simblob apenas o jurídico-político mais que considera também as relações materiais da vida leva eu e são e a reprodução das condições sociais necessárias à sobrevivência humana né que ele passa a elaborar uma interpretação da sua época e também da história que considera a história não apenas do ponto de vista do estado não apenas do ponto de vista dos políticos não apenas do ponto de vista dos poderosos é mas também do ponto de vista das nossas condições materiais de existência da produção daquilo que a gente precisa para comer e da reprodução daquilo que a gente
precisa para comer então pra mamar no mercado e conselho a distribuição das propriedades do meio de produção mesmo produção seria por exemplo a Terra é o meio tá todas as coisas as próprias ferramentas de trabalho Então a maneira como os meios de produzir as coisas para gente sobreviver os meios de produção estão distribuído a distribuição dos meios de produção se dá uma escala básica de sociabilidade e condiciona e condiciona as formas de consciência política religiosa artística e científica e isso é chamado de materialismo histórico vamos explicar melhor vamos explicar melhor a de uma maneira a
poder remover alguns dos dois erros de interpretação que existem sobre isso é eu lembro que uma professora minha da faculdade meu primeiro ano quando ela falou se o materialismo histórico ela falou assim ó cuidado o atualiza histórico não significa que a economia de terminar todas as coisas determine não é isso daí eu quero ler é uma passagem do livro três o capital do mar a pro vai para você ver e tal disso masculino tem os capital uma base econômica tem as suas principais características é a mesma se pode manifestar variações e gradações público conceito de
numerosas circunstâncias externas influências influências climáticas e geográficas tá influências históricas exterior reta quer dizer o Marcos não acha que a maneira como a economia está colocada vai ter terminar Como será o nosso pensamento a nossa religião determinado no sentido de determinista se trata de pensar as condições materiais de existência vai muito além da economia que por sua vez uma ideia construída para minha viagem economia as condições materiais resistência condiciona as nossas formas de conseguir consertar política Religiosa e artística científica é a minha professora falou assim na faculdade como Se colocasse a gente um corredor mas
ele ficou dentro desse corredor dá para fazer várias coisas mas de fato não dá para a gente entender o que é possível fazer no corredor sei que a gente compreenda que ao corredor gritando com vício o que está fazendo Por isso que a metáfora que eu Marques usa é tão feliz a metáfora que ele não vai explicar isso é a metáfora de uma difícil imagina que você tá mais difícil as condições materiais de existência ao modo de produção seria como se fosse a infraestrutura desses de ser difícil veja dentro do edifício é só agora não
é difícil inclusive após fazer várias coisas fumar vai Ok eu posso ir ali posso vir aqui tem uma liberdade aqui muito grande fazer várias coisas porém o melhor como eu sou um ser humano eu não posso voar eu não posso ir além desse difícil o difícil condiciona as minhas possibilidades mas dentro disso que ele conversora as minhas possibilidades são amplas são a infraestrutura o modo de produção as condições materiais de existência determina a superestrutura né que seria superestrutura política religião arte ciência mais o super estrutura ágil retroativamente sobre a infraestrutura por isso mas aqui nesse
teve e eu posso citar aqui uma carta doendo o bloco de 21 setembro de 190 nessa carta o Windows diz assim se alguém quer dizer formar o nosso organismo a pessoa diz que o fator econômico é o único dominante tá diz que o fator Econômica único dominante deslembro entendeu materialismo histórico Está transformando a nossa proposição uma frase sem sentido abstrato aliás e a surda tá e a sonda o Max diz lá no grupo eles assim em todas as formas de sociedade não existe uma determinada produção bom e as suas relações se atribui a todas as
outras Produções e as suas relações seu alcance e essa influência é uma espécie de iluminação generalizada na qual todas as outras cores estão mergulhadas que modifica as suas tonalidades específicas é um hetero específico e definir a gravidade específica de tudo que se encontra dentro dele eu perceba que o materialismo histórico não é um determinismo e se fosse determinismo seria impossível Marcos defendeu a revolução a ideia de que precisamos vai usar o camarão humano né é uma forma de entender a realidade sem acreditar que a realidade é moldada por ideias que pairou no ar que não
tem nenhuma relação com as nossas condições materiais de existência com a luta de classes o a reprodução da nossa forma de produção então por exemplo no capitalismo a a propriedade privada dos meios de produção meios de produção eu não falei só propriedade privada cuidados privada dos meios de produção no capitalismo a extração de valor da mais-valia toda a mente estruturantes do capitalismo que fazem parte do capitalismo em frente acabar com a propriedade privada dos meios de produção se acabar com a extração de mais-valia a gente está alterando o capitalismo que são coisas da infraestrutura estão
coisas estruturais e estruturantes né Agora dentro do sistema capitalista pode ter um estado que democrático o estado é que é ditatorial e o sistema ainda ser capitalista Quanto que é super estrutura O que é contingente num certo sentido ele pode mudar sem mudar a estrutura da produção sem mudar a estrutura aquilo que é necessário à sobrevivência humana é aquele faz parte da produção da reprodução social Esse é o sentido da infraestrutura e superestrutura não exatamente uma coisa de um determinismo simples e aí eu falei propriedade privada dos meios de produção a crítica que o mar
o vídeo e aos liberais da época dele é justamente uma certa idealização das relações propriedades quer dizer não levar em conta a importância de você pensar refletir sobre o Uso econômico da propriedade o Max mostra que a propriedade a forma privada da propriedade não é uma coisa interna da ilha é consenso qualquer Historiador qualquer Historiador a Sabe tem noção de propriedade privada é uma no seu muito nova na história agora a gente pode falar de outras formas de propriedade de posse aí os medievalistas falam na relógios outros tipos de relação com a perna mas essa
forma que a gente conhece hoje propriedade privada ela essa quando eles histórico muito nova ela vem da época moderna e principalmente na época contemporânea a gente pega lá o código civil napoleônico né o código na época de Napoleão na e no século 19 Napoleão Bonaparte definir tem vários artigos sobre direito de propriedade ali a a ideia de propriedade privada está ganhando a sua forma de mim tá consolidando-se como a gente conhece ao longo da época moderna o mar coloca no capital há uma separação do Trabalhador dos seus meios de produção por uma série de motivo
os trabalhadores estão perdendo suas terras e não vão tendo outra opção a não ser vender a sua força de trabalho como uma mercadoria esse processo ele chama de acumulação originária sair o tema acumulação originária tem uma brincadeira aí com Ivete pecado original né na tradução em português ficou acumulação primitiva né mas isso é muito mais do que são a tradução do que algo está de fato em março acumulação primitiva de Capital também acumulação primitiva de Capital ou acumulação originária é esse processo de separação dos trabalhadores do mês produção a sua terra ficam despossuídos são proletários
não tem nada além da sua aposta dos seus filhos né da sua prole e por isso eles são obrigados a vender a sua força de trabalho e ao fazer isso os trabalhadores se tornam mais dependentes do Capital passou a ganhar o salário pela vinda do seu trabalho e maio se ele passa a viver em um salário ele tem que comprar as coisas histórias para sobreviver quer dizer as coisas se eu não eu sou antigamente a produzir na minha terra o que vai comer então era mercadoria produzir ele farei agora as coisas são mais mercantilizadas no
sentido em que nós nos tornamos dependentes no mercado gente precisa ter o dinheiro para comprar as coisas que estão no mercado traz sobreviver é é isso então trata-se de um processo que historicamente construído e é consumido na época moderna aí no começo da época contemporânea então a propriedade privada citando a curva do vespa significa o quê a propriedade privada neste caso significa apropriação exclusiva dos meios de produção Usina é importante excludentes dos meios de produção é esse é o Essa é a formação histórica que a gente verifica né como delas estudam nas escolas né quando
você estudou as origens da Revolução Industrial pelos vídeos aqui no cinema sobre isso e como essas coisas são historicamente construídas e não naturais ou na atualizadas disso passamos então para o outro conceito que é um conceito de alienação no dia a dia a gente usa alienado como a pessoa que tá por fora estagnado desse assunto Tá conforme não é propriamente isso que a alienação aqui na obra de mais o rei del quando falem alienação chama de alienação o momento em que o espírito se faz outro quer dizer o espírito se faz distinto de si próprio
o espírito se faz alheio à sua forma Inicial goiaba no seu livro chamado a essência do cristianismo a alienação significa o seguinte o indivíduo os seres humanos inventam deu um Deus é uma criação humana e aí o ser humano Esquece isso esquece que Deus é uma invenção humana e passa a ver Deus como criador dos seres humanos e como autônoma em relação aos seres humanos eu vejo horrível a ideia de alienação tem a ver com o alinhamento deve estar a A Liga para ele não se pro a ideia de alienação significa ter a ver com
esquecimento de criar uma coisa e essa coisa que na verdade é sua criação se volta contra você você acha que eu sou o criador gravidade a sua criatura na verdade algo que você criou não tem uma ideia de estar alheio a lei eu me coloco no outro tem a ideia da criatura de uma inversão e ela da criatura com o criador algo meio Frankenstein né o o doutor vai lá cria um monstro mãos gosta muito de volta com o doutor lá bom então a ideia de alienação ocorre um pouco de rede é um pouco de
cor viva mas no sentido de times queimar a ideia de alienação ali na sua acontece quando o indivíduo não se reconhece mais plenamente no produto do seu trabalho tecido tem acesso a esse produto só mais tarde ao comprado no mercado né então uma aquisição de produto que está todo agora que só se dá pela mediação do mercado é o que eu falei antes do mercado começar a mediar as nossas relações está no meio de todas as nossas relações Então veja a uma ideia de alinhamento né estou ali criei algo e esse álbum na verdade é
uma grande que domina o que adquirir esse algo do mercado aparece que o mistério humano como estranho amigo um estudo julga deve de alguma forma eu lembro quando dava aula no cursinho um vaso Né o filho de cuidado de agricultores privados porém em São Paulo e também no interior de São Paulo que eu tinha que seguir uma apostila que determinava o que eu tivesse que ensinar e o tempo que eu te ensinar todinha lá na apostila Roma Antiga sem minutos Grécia antiga sem minutos feudalismo 50 minutos né a uma ou eu tinha acordar valor nesses
lugares uma sensação de alinhamento deve estar alheio ao meu trabalho net não ser dono daquilo que ao meu trabalho que passou não era ele fala tu tinha vendido o meu trabalho ali tudo no cursinho né e alienação nos leva a uma atenção fundamental todos nós fizemos o capitalismo qual tensão tensão de que quando você vir no capitalismo a por todo lado uma promessa para você você toda hora houve assim adoro escuta o seguinte só você pode ser quem você quiser você pode ser do jeito que você quiser e vá lute que você chega lá se
esforce você pode ser que você quiser basta sonhar que acredita sempre alcança quê mentalize assim que eu chegar lá para chegar essa promessa às vezes aparece sob variadas formas né mas ela é uma promessa que está presente na nossa vida vez Comunicação na escola dos nossos pais gente escuta aí ele realizar é assim que a coisa funciona a realidade é que a nossa liberdade realmente existente é muito melhor do que essa promessa tão mal estar ou mal-estar na nossa vivência no sistema capitalista no mundo contemporâneo decorrente dessa atenção existem que uma promessa muito grande é
feita a nossa uma realidade na maioria das vezes bastante decepcionante agora trabalho Voltando à questão da propriedade privada dos meios de produção a propriedade privada dos meios de produção surgiu a sociedade E também o zeco em óperas na nossa estão na nossa da propriedade privada dos meios de produção caos na prisão Como já temos dito aqui no vídeo né eu vou lá eu sou obrigado a vender a minha força de trabalho mas essa cisão também houve em outras lá no Manifesto Comunista o Marxismo homem livre e escravo Patrícia plebeu senhor feudal e servo mestre de
corporação e companheiro em resumo opressores-oprimidos inconstante Oposição a ir ao longo da história e aí o Max uma leitura diferente de outras pessoas vai fazer escreviam sobre história porque em geral se dizer que a sociedade pré-capitalista uma quantidade de equipamentos o que o Max está dizendo é que é diferente aqui a propriedade privada dos meios de produção a maneira como ela está colocada nem classe social para Mara são esses grupos sociais e são cindido um dos negros de garantia da Sobrevivência é isso seria então classes sociais e aí quando Marcos fala do Estado de novo
muitos viam estado como algo que pairava no ar o maluco estivesse acima da sociedade acima dos conflitos sociais Marcos mostra como muitas vezes o estado vai lá e serve interesse na defesa de uma claro a leitura marxista do Estado ela nos trouxe muita riqueza porque a gente começou a ver o estado também como algo diretamente implicado o luta de classes com as relações sociais mais de novo não se trata de um determinismo por cinco barcos não tá dizendo assim a sempre que estivermos o capitalismo o estado será o instrumento da burguesia pura e simplesmente a
coisa mais complexa E aí eu convido vocês a lerem o livro de Max 18 por mais Lisboa parte né o livro que ele interpreta a ascensão de Luís Bonaparte a condição de Imperador Napoleão terceiro lá você vê que ele tem uma pra o grupo criticadas uma apreensão Não Idealista e não vê o estado como algo caindo no ar em cima das claras mas também não é algo determinista tá também não é algo desse aí eu acho bastante interessante pensar nesses a partir disso a gente entende que a verdadeira revolução social seria caracterizada pela redistribuição dos
meios de produção da revolução meramente política que mudasse o governo vai mudar se a distribuição dos meios de produção no lugar se a questão da extração de valor não sei lá revolução social para ser uma verdadeira revolução social deveria haver a redistribuição dos meios de produção quer dizer de alguma forma na percepção marxista aí de história em Tomar começa nos apresentar história a transformação das forças produtivas Isto é das pode métodos da organização do trabalho altera os próprios meios de produção O que muda a posição das as formações por isso vou dar um exemplo para
ele ficar mais claro então o desenvolvimento do capitalismo ao longo da época moderna ali no século 17 18 19 favorecendo aí um fortalecimento econômico indeterminado as classes sociais da classe burguesa enfraqueceria nobreza sua empresa continuaria continuava dominando na política na estrutura institucional sob uma contradição entre a maneira como a economia como a infraestrutura né economia estava disposta e as formas políticas bom é as revoluções no século 18 e no século 19 abrindo espaço apresenta Revolução Francesa abre espaço para carreira pelo Mary tá uma lei da Revolução Francesa aqui é institui o médico do exército por
isso aí né que institui que os cargos públicos podem ser acessados por pessoas de vários grupos sociais tá na Revolução Francesa e sobretudo na área napoleon e as formas jurídicas da propriedade privada são consolidados E assim se ajusta as formas políticas como a a estrutura com as transformações culturais e claro que eu tô aqui significando né claro que são vídeo de sentenças Esse é um vídeo de resumo mas que eu quero dizer é que por meio dessa forma de explicar a história o Max se afasta da maneira predominante escrever história em sua época quero uma
maneira centrada no estado dos grandes políticos nos indivíduos tá quando o mar que se escreve a história pensando nos modos de produção acreditar descentrando tirando indivíduo do centro da história vai ter um Marco fala em modo de produção asiático que é algo por exemplo hoje poucos adotam é uma das passagens do Max passagem sobre o modo de produção asiático que os historiadores não consideram muito coerente com raros os historiadores hoje que adotam a ideia de um modo de produção um bom modo de produção antigo para Vista modo de produção feudal modo de produção português Moderno
agora como Marx escreveu meu no texto sobre o modo de produção asiático antigo feudal e burguês moderno a gente trabalha hoje capitalista alguns historiadores no passado acreditavam que o Marcos queria dizer que havia uma espécie de linha evolutiva assim primeiro o feudalismo para depois do capitalismo tem que ser a evolução Zinha uma escadinha e o Marcos não dizes de novo amanhã interpretação muito errada de Março Max em nenhum momento diz que esses modos de produção São percurso progressiva e o único ou estágio né Tem gente no passado ninguém mais pensa assim hoje tu dizia que
as Capitanias Hereditárias eram feudalismo brasileiro quer dizer as pessoas queriam encaixar e história do Brasil nesse esquemão que elas atribuem o amargo nenhum para hoje é um absurdo desse né em capitanias hereditárias é feudalismo ninguém pensar nisso nem os medievalistas tem certeza dessa ideia de feudalismo também Mas é muito discutida por que a especialista Idade Média Hoje é a questão do queria dizer também não defendia que as coisas eram assim uma evolução Zinha o Buzz vai ler então 18 Brumário de Luís Bonaparte nesse livro A momento que o Marcos fala no modo de produção dos
Camponeses parceiros e quer dizer ali Está se referindo a uma estrutura produtiva muito específica da França após a revolução francesa na qual se consolida a pequena propriedade e tal quer dizer o que que eu tô usando esse exemplo você entender que mais sabia que você não pode encaixar o mundo inteiro no esquemão já especificidades que devem ser levados em conta lá no próprio vidro 18 Brumário de Luís Bonaparte Marques assim passagem bem famosa os homens fazem sua própria história seres humanos fazem sua profissão mas não a fazem como querem não a fazem como gostariam não
a fazem sob circunstâncias de sua própria escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente legadas e transmitidas pelo passado as tradições de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vidros né quer dizer a gente nasce e faz a nossa própria história a gente faz nossas coisas mas isso não escolhe as circunstâncias a época né Então essa circunstância os homens fazem sua própria história mas não fazem como gostariam não a fazem sob circunstâncias a sua escolha que são as circunstâncias Justamente que nós falamos anteriormente as possibilidades de ação que se
refere as dinâmicas entre as condições materiais e as relações sociais existe uma sociedade na qual gente na E aí vem uma outra frase célebre do Marcos aí da música alemã cromax x não é a consciência do homem e determinações intensas mas pelo contrário é a sua existência social que determina sua consciência de novo determinar aí não é no sentido de determinismo É nesse sentido que ele fala aí nos dois primeiros da circunstância das condições condicionamento Oi e essa percepção que o Marcos Então traz sobre a história tirando indivíduo no centro da história eu tive um
devido ele não tá dizendo também que ação humana é inútil você vai ser feminista diz o homem faz assim mas ele não faz tirinha Porque existe uma sociedade o modo de produção na época ele tinha um indivíduo do centro da história mas sem cair do determinismo e interessante aquele tá com isso atacando Hugo nas pé da auto-imagem burguesa que a liberdade individual como você tá vendo ó essa liberdade individual não é tão liberdade assim que vocês acreditam ela tá ligado a uma série de condicionamentos importante E aí quando Max escreve sobre comunismo é uma passagem
muito legal o que é muito né para vocês para vocês tiraram alguns equívocos a cabeça Marques assim o como ângulo e não é o estado de coisas que deve ser instaurado o comunismo não é o ideal para o qual a realidade acelerar se direcionar muita gente entende o comunismo assim ao tem o ideal comunista eu quero estar horário esse ideal na realidade tem um propósito comunista e vou impuro esse propósito comunista na realidade não é isso comunica esse tipo de visão da revolução socialista tem a ver com aquilo que o Max critica e me chama
de socialismo utópico né o socialismo tópicos pro Marcos São esses os caras lá que criavam na cabeça deles uma sociedade ideal e queria importar a lista na realidade não é o comunismo Max sexual Como chamamos e comunismo o movimento real e supera o estado de coisas atual as condições desse movimento resultam dos pressupostos atualmente existência é por isso que o mar não escreveu muito sobre o comunismo telefone querem pouco sobre né até o pessoal ler o capital Às vezes o pessoal te esperando aqui no final do Capital tem aquele capítulo sobre o comunismo na conclusão
não tem por que o comunismo para ele não há uma receita de bolo a ser restaurada não é então até conversando isso com Jailson tá aqui no filmando está falando isso a gente conversa a cada intervalo aqui do das gravações e não é uma lista de bolsa não é isso se trata de algo que emerge das próprias contradições do sistema capitalista em outras palavras não ideal Mas é uma Superação do capitalismo intermédio das próprias contradições eterna capitalismo eu as contradições presentes no capitalismo abre a possibilidade de superação do capitalismo por isso que não é voltar
para o feudalismo EA proposta do mar não significa também pegar o capitalismo o pedido absolu vou acabar com tudo o capitalismo feito pelo contrário lá no Manifesto Comunista Marx diz o capitalismo criou Maravilha superiores as pirâmides do Egito superiores as pirâmides do Egito né quer dizer em quente capitalismo tem o seu papel histórico de aumentar a produtividade aumentar a produção de criar as condições a partir das quais o comunismo poderia ser realizar né vamos dizer assim então a ideia capitalismo ou cria as condições para Emergência do comunismo com essa mudança de bem com as revoluções
tecnológicas etc é por isso que o Lenny uma vez disse né que o comunismo vai ser o soviete mais a eletrizar a eletricidade a identificação de qual o sentido dessa expressão do Leme é um soviete quer dizer é a forma coletiva de produção é a produção orientada por mercado tudo sobre cada para as nossas necessidades a é uma produção não capitalista mas se apropriando das toda a tecnologia de toda a ciência eo capitalismo do a potencializar né É mas demais veja tem que dizer outra coisa se o comunismo emerge das contradições do próprio capitalismo isso
não significa que o comunismo virá naturalmente os homens fazem essa abundância capitalista cria a possibilidade como não como isso grava para mim que o Max acreditasse não teria participado do partido de movimento da associação internacional dos trabalhadores tudo aquilo que a gente falou naquele nosso três vídeos sobre mais então vai ir Justamente a ideia de práxis marxista remete uma noção de uma unidade entre teoria ligação né o Paulo Freire Resumindo essa questão ele falou uma prática sem teoria e eu ativismo que a gente passou eu quero mudar o mundo mas sem pensar muito o que
está fazendo você pode piorar o mano agora a teoria sem ação também é ruim ao idealismo ao Pensador de gabinete a ideia de práxis é uma ideia de humildade e aí a mais famosa tese das 11 e 13 que o Max service observa os filósofos até agora se limitaram a interpretar o burro o que interessa porém é transformado é se você quiser se aprofundar nesse ponto que Chico volta lá nos nossos três vídeos sobre Marx explica o que que é ditadura do proletariado Quantas vezes o Marcos do impressão ele sou muito mesmo é quase texto
Marcos fala sobre o comunismo eu vou mais a fundo nessa questão aqui por um vídeo por ser um vídeo do resumo eu queria apenas ponto lá essas questões eu tô colocando e aí entramos um elemento mais importantes na construção teórica por exemplo do capital do mar é só sobre a mercadoria Até que a gente vai Claro a simples um resumo a mercadoria existe um várias sociedades anteriores ao capitalismo a cadeira invenção do capitalismo maizena capitalismo a predominância né do trabalho assalariado como estavam falando a partir da ideia de acumulação original EA mercadorias se generaliza e
Vimos a também que as nossas relações econômicas e sociais passam a ser mediados pela mercadoria isso tem várias aplicações como Estávamos conversando com o Marcos deixou a mercadoria de início assim a forma social específica é de que se reveste o produto do trabalho o produto do trabalho se reveste de uma forma social específica a qual a gente chama de mercadoria e Nesse estilo com acumulação original quer dizer os trabalhadores perderem a sua terra os meios de produção a força de trabalho se torna também a mercadoria tá e como a força de trabalho é uma mercadoria
também ela pode ser colocado em comparação com os outros produtos né A minha força de trabalho vendo sei lá pro r$ 10 a hora h você compra um suco você consegue fazer esse tipo de comparação Não é esse tipo de comparação agora o que fundamenta o valor de uma mercadoria como Estávamos falando não é o uso ele lembrou da metáfora do admiti-la do diamante da água não é o uso da o quê Porque eu uso é uma coisa também que varia muito conforme essa como é que você vai fazer um música a mercadoria ela tem
que ser algo comparável para você poder fazer as trocas o uso é uma coisa muito variável e depende bom se o uso o valor de uso é variável independente da circunstância qualidade comum a todas as mercadorias é um trabalho se der é o trabalho portanto cria o valor mas quando a gente fala que é o trabalho seria o valor não é o trabalho meramente físico tá é um dispêndio de energia física mental tem referência a um conjunto historicamente específico de relações sociais Então não é o trabalho no sentido mais simples individual a eu trabalhando aqui
cria o valor e aí vem a ideia de um trabalho que socialmente concebido socialmente empregado está inserido no conjunto historicamente específico de relações sociais e ainda e sentiram que a gente tem que o dinheiro é o dinheiro às vezes é colocado como uma convenção me dá o dinheiro a conversão usada para fazer as tropas a questão do mar que tem a ver também com toda a situação da economia clássica é é que o dinheiro é também uma mercadoria o dinheiro foi a marca dele é só que ele é uma mercadoria diferente e a mercadoria especial
o que é uma mercadoria que é utilizada como equivalente geral para as outras mercadorias do meu trabalho é pago em dinheiro esse livro é pago em dinheiro essa mesa é pago em dinheiro ele é o equivalente geral não tenho nenhuma mercadoria que funciona como é que fala em geral agora mas é muito importante você entender é que o dinheiro não tem o seu valor intrínseco à ele tá queria a sua criança pensa isso não é se virar para o seu filho se fala filho eu não tenho dinheiro para comprar esse brinquedo aí o filho falou
que você tem cartão quer dizer é como se dinheiro tivesse o valor esse né como se bastasse e a questão não é essa não é o dinheiro é responsável por atribuir o valor ali mas ele não é o portador de uma determinação Presente qualquer mercadoria das leis aqui há passagens do grosso cartão de funciona como equivalente geral nesse sentido como acontece a acumulação original Rua acumulação primitiva de Capital Então os trabalhadores passou a ser remunerado dinheiro é isso entender essa força trabalho trabalho a mercadoria dinheiro é uma mercadoria também utilizada para pagar outras mercadorias a
noção de equivalências se você entendeu isso espero que você notar isso você notou essas coisas que eu disse agora a conclusão está farra então formulação original o assalariado recebe dinheiro da mercadoria o valor da mercadoria advém do trabalho agora ficou fácil você entender o coração dessa aula de hoje vou ler é que bonitinho o valor das mercadorias que o trabalhador que eu dou para o capitalismo vender é distinto o valor da força de trabalho representando um ganho por capitalismo Então vamos lá eu produzo x valor que o meu trabalho então eu lá com um professor
da escola privada produz os valor com aquilo está sendo vendido esse Man se torna mercadoria no capitalismo bom então eu vejo a língua conhecimento com mercadoria e o que eu ganho do dono da escola privada não é qualquer um de vocês podem fazer essa conta né não é que eu difícil você percebe que o valor que você produto pelo meio do seu trabalho não é o que você ganha Portanto o seu patrão o burguês se apropria do valor do seu trabalho com ele essa procuração é o mais valor o A mais-valia tá que o Max
só trabalho não pago todo o sistema capitalista tem esse isso como fundamento o trabalho não pago o valor que você gera e não recebe Então apesar de uma igualdade Entre todos nós estabelecidas por lei o sistema tem como oposição profunda a oposição entre o capital eo trabalho em seu coração da aula de hoje e aqui por isso que você tá no finalzinho da aula de hoje a oposição entre o capital eo trabalho é o elemento mais profundo a estrutura o sistema capitalista e veja muito importante ajuda vejo uma molecadinha de internet é falando assim aí
para o Marques o capitalismo é malvadão é isto vai que fala não Definitivamente não a mais valia não acontece porque o patrão é mau mas vale não acontece porque isso é uma injustiça não é uma questão moral a questão de como funciona o sistema o patrão pode ser um cara super legal pode ser Pô o vegano faz Reiki e faz yoga faz yoga também não sou patrão é que faz yoga Reiki é vegano adota cachorro pode ser o cara mais gente boa do Cosmo é extrai mais-valia não é uma questão moral a diferença entre o
trabalho pago no trabalho não pago é constitutiva do sistema capitalista não atenção de bem mal não a questão de o pãozinho aqui não se trata desse tipo de análise moral o moralismo é por isso que não pa é uma reforma moral a vamos humanizar o capitalismo que é algo muito dizer vamos deixar o capitalismo mais humano vou deixar o cartão dele para o Marcos não é assim porque a mais-valia é um elemento Sem o qual cafezinho existe a infraestrutura está mostrando agora tá E aí que o Marcos disse uma metáfora do Capital o capital eo
trabalho mosko e como um Vampiro vive apenas da sucção do trabalho vivo exige tanto mais Quanto mais trabalho vivo nisso é essa que nossa questão moral a questão de funcionamento no sistema por mais que uma dizemos capitalismo mais que os patrões virem todos os veganos amor de animais e fazedores de rei isso não muda e a extração de valor numa sociedade simples a gente vende para comprar então eu sou fazendeiro Daniel e eu produzo repolho eu vendo repolho para poder comer outras coisas Jeff olhou para comprar roupas eventualmente produzir em casa né as roupas mas
sabe-se lá é dependendo de onde você tiver então vendo o repolho para comprar o capitalismo a coisa funciona diferente é senão cidade simples o vendo para comprar o capitalismo eu compro para vender então compra a força de trabalho de alguém para vender mercadorias e a céu vender as suas mercadorias eu crio mais valor há qualquer diferença entre as duas coisas isso é muito importante do mundo de hoje a satisfação das nossas necessidades não é a finalidade do capitalismo a satisfação das nossas necessidades nesse mundo nesse outro sistema funciona como um meio para produção do Google
é por isso que Deus fala assim ó mas tem muita gente passando fome ou passando frio numa cidade de abundância é porque a função o a finalidade do sistema capitalista não é essa situação das nossas ensinar a satisfação das nossas necessidades quando ela acontece ela acontece apenas como um mail para a obtenção de novo a finalidade diversa hora de novo as impressões precisa causa de hoje está cheia de inversões tá essa maneira dialética de entender as coisas e aí bom com o avanço da mecanização deve a implantação de máquinas tecnologia as várias Revoluções Industriais coisa
que horas e o Marco diz assim o livro Um do Capital na manufatura artesanato o trabalhador se Sesi da ferramenta labrador usa na fábrica o trabalhador serve a mácula é tão antes ele serve da máximo Agora ele serve amar fica o Marcos quer dizer que esse Sérvia Mafra e quer dizer o processo produtivo nessa engenharia cada vez mais sofisticada da administração etc etc desloca o ser humano é um deslocamento do ser humano em relação seus próprios limites físicos e mentais todos vocês sentem tal primeiros noventa porcento de você sentir bem que vocês gostarem físico O
esgotamento mental no seu trabalho está submetido essas máquinas né pode ser uma máquina alá Segunda Revolução Industrial a máquina mesmo ali que seu pai na fábrica passa uma planilha de excel né pode ser um programa qualquer aí no seu computador pode ser um sistema qualquer aí no seu computador quer dizer é o ser humano passa a ser medido cada vez mais em termos de eficácia e produtividade junte lidade e tem que se a cada vez mais sofisticados esses gosta é lá na crítica da filosofia do direito de Hegel o Max escreve assim ser radical é
agarrar as coisas pela raízes então ser radical Não essa extremistas radical não é não escutar ninguém querendo impor suas ideias ser radical no sentido que o Marcos tá usando aqui né a palavra radical uma palavra de importada da Inglaterra é é você entender as coisas pela Raíssa eu no coração né Pois é a raiz do conflito de classe é a propriedade privada dos meios de produção da qual chamados excluídos por não funcionários assalariados tá tem um livro chamado história do pensamento econômico do autor chamado que é hum mas a falar de outro chamado rir e
defina o capitalismo assim fala o capitalismo é caracterizado por quatro conjuntos de arranjos institucionais e comportamentais quais seriam ele e a produção de mercadorias brincar do mercado a propriedade privada dos meios de produção O Grande segmento da população e não pode existir a não ser vendendo a sua força de trabalho no mercado como uma mercadoria e o comportamento individualista aquisitivo da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico agora é preciso que vocês pensem algumas questões o por exemplo é com o avanço das máquinas na produção coisa vendida hoje deu hoje diariamente pessoas perderam seu emprego
informática lá no mercado já tem games a lição são demitidos substituído uma maquininha é isso é um processo que vem acontecendo o trabalho passa a ser excluído do processo de produção e os meios de produção começa a funcionar como automático Essa é a questão é ao excluir o trabalho o capital teve um problema para si próprio como é que ele vai sobreviver como as coisas vão ser vendidas como comprar as coisas é falta países trabalho vir pra cá Olha só as invenções do Capital criando as suas condições na sua própria firma lá no livro três
o capital sobretudo vocês vão encontrar vários trechos do Marquês mostrando essas contradições e essa contradição é a expressão de uma autonegação objetiva do Capital normal congregação estabelece a cerveja é o Marcos uns a condenar ao capitalismo de novo gente não é uma questão moral você que é moralista não vai E como você moralistas interpretando tudo do jeito Morales aí para ele é mal para mim é bom não é isso mas não aquele Condena o capitalismo vai é ruim eu condeno é trata-se de uma análise sim na análise de Marx é um sistema e condena em
troca as crises do mar não são ocasionais não sabe eu sou uma possibilidade todas as crises a gente na nossa vida quem já viu vários todo mundo tá vindo já viu alguma é as crises são inerentes o que é um sistema contraditório aos cheio de contradições essas crises um máximo podem ser atenuada postergada né então com isso ele tá se o fundo alguns elementos fundamentais do liberalismo um dos elementos fundamentais do pensamento liberal é a possibilidade de um equilíbrio ser criado aí por meio da oferta e da demanda da liberdade de comércio a ideia Liberal
Que liberdade temos assinar o canal uma playlist né sobre liberalismo para quem chegou agora no canal da polícia bem longa várias horas o vários autores várias perspectivas e foi faz parte da tradição Liberal a ideia o bar o criadas pela Liberdade de concorrência pela Liberdade aquisitiva pela Liberdade individual EA que o Max está se opondo a as coisas espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham gostado certamente o seu objetivo assistir esse vídeo é fazer vestibulares ENEM provas que você tem um conteúdo já bastante amplo bastante suficiente para enfrentar esses assuntos objetivo é compreender
magros trata-se de um vídeo de introdução Há muitas lacunas aqui nesse vídeo alguma coisa que eu apresentei simplificadamente além desse vídeo Como já disse aos outros três sobre Max a novamente recomendo esse livro do professor grespan Maxi mas produção e claro Depois desses vídeos dessa introdução se você quer ir além disso para vocês é a hora de ler mas ele próprio mar o si própria lembre-se sempre de comentar caso você tenha gostado do vídeo julgado e lute é comente curta compartilhe força eu falei quanto mais estímulo para continuar gravando vídeo se você tem como objetivo
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