E aí [Música] E aí E aí [Música] em Palmares uma nação criada por negros fugidos de vários engenhos dessa região do Nordeste um vasto território do tamanho de Portugal e se espalhava desde o Rio São Francisco a Oeste até o cabo de Santo Agostinho no litoral a leste Quilombo dos Palmares terra de zumbi grande líder da luta pela Liberdade e os primeiros registros históricos da formação do Quilombo de Palmares São de 1585 sete o quilombo durou mais de um século em 1694 aconteceu a grande invasão umas Acre com a destruição física de Palmares i [Música]
Olá neste documentário as origens da luta do movimento negro pela Liberdade no Brasil e e a história do Quilombo dos Palmares é um pequeno Capítulo nos livros pouca gente sabe disso Quilombo duram mais de 100 anos e teve cerca de 30 mil pessoas foi a fonte de importantes bens de produção na antiga capitania de Pernambuco numa região de monocultura de cana-de-açúcar de é de alimentos e produtos de Palmares i é uma bela reconstituição do que foi Palmares foi feita para o filme quilombo de Cacá Diegues de 1984 na Serra da Barriga esse professor de história
da Universidade Federal de Alagoas os êxitos de Araújo é um dos responsáveis pelo resgate da história do Quilombo dos Palmares e a história do Quilombo dos Palmares ela está diretamente ligada à nossa história né E também criaram o senhor alguns mitos sobre a história de zumbi a própria história do Quilombo dos Palmares um deles é que as pessoas vincula muito Quilombo dos Palmares a condição de escravizada condição de corrente e também liga muito a zumbi a condição de escravisado primeiro esse espaço aqui onde nós estamos era um espaço de liberdade que faz contraponto ao espaço
do aprisionamento das correntes que era casa grande e Senzala por outro lado nós temos também entendemos esse contraponto que as pessoas ligam a figura de zumbir a uma pessoa escravizada pelo contrário sobre nasceu livre teve todo um aprendizado também livre na região próximo ali a cidade de Porto Calvo então zumbi foi uma pessoa livre nasceu livre permanecer o nível e morreu pela Liberdade e aqui o Quilombo dos Palmares também sempre foi um espaço de liberdade [Música] a liberdade sempre foi uma das condições essenciais da existência humana a história mostrou faz esse tenebrosas de violência e
exploração do homem pelo homem [Música] um beijo final do século 16 uma corrente contínua de negros capturados na África começou a ter como destino os portos do Brasil os negros vinham para trabalhar como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar nas terras daqui recém ocupadas pelos portugueses inicialmente das capitanias de Pernambuco e Alagoas e E aí e o lucrativo comércio de escravos durou quase três séculos e os africanos eram obrigados a realizar os trabalhos mais duros em um regime de torturas e terror e pode se torcer a peça até sangrar pela boca apertando se o anel referente
o aparelho digestivo muitos negros escravos começaram a fugir para o interior para longe dos núcleos urbanos e fazendas mergulhando na floresta tropical II [Música] há entre Pernambuco e Alagoas os escravos encontraram uma região montanhosa com densa mata em um século o Quilombo dos Palmares já ocupavam um território do tamanho do Estado do Rio de Janeiro com cerca de onze mucambos espalhados por encostas e varias o nome Palmares vem desses Palmeirais de Ouricuri Palmeira típica do nordeste brasileiro de onde tudo se aproveita ao contrário do resto das capitanias a economia de Palmares era bem diversificada aproveitando
a riqueza da Terra no meu entender a terra ela foi tanto quanto é importante para a destruição do Quilombo dos Palmares por Cristo com a saída dos Holandeses daqui do Brasil é grande parte da tecnologia um beijo assumiram aqui foi para o Caribe e os portugueses precisavam produzir o Quilombo dos Palmares ele estava situado na região de terra mais produtiva que era a área do Massapê esse nós vamos olhar o mapa da região onde está onde estava localizado o pronto polar nós vamos perceber que lá estava localizado os outros no câmpus O que é que
ocorre os portugueses Eles foram forçados a produzir mais cana produzir mais açúcar e teriam que expulsar também os quilombolas dessa área tô no meu entendimento a expulsão é o assassinato dos Quilombolas estava vinculado também a questão da terra quero essas Terra Aonde eles iam Expandir os plantações de cana-de-açúcar e em diversas incursões a guerra dos Palmares os brancos destruíram além da sede todos os mocambos utilizando a prática de terra batida sem deixar nada que vem essa isso eles assassinavam os quilombolas e as quilombolas e destruir todas as moradias Porque já era área produtiva em potencial
para aqueles plantação de cana e tem um outro detalhe ainda essas áreas já eram adubadas pelos quilombolas porque eles tinham atividades agrícola diversificada eles plantavam macaxeira para tá vinham me ela tava Batata para tava abacaxi Então você já tinha uma terra preparada para planta cana então isso para os grandes latifundiários e o senhor de Engenho da época foi evidentemente e importante para que eles padre se a plantação de cana-de-açúcar por isso que eu tenho medo a terra foi fundamental Oi para o assassinato dos Quilombolas em toda esta região é e o Quilombo dos Palmares foi
um dos maiores exemplos da reconstrução das experiências milenares africanas aqui no Brasil a organização social a tecnologia de construir ferramentas como a enxada para lavar a terra para cana-de-açúcar a a cada Mocambo de Palmares tinha funções específicas como Educação de crianças agricultura e estratégias militares e [Aplausos] [Música] [Aplausos] e assim como outros Quilombos do Brasil Palmares reunir negros de diferentes etnias culturas e regiões africanas muitos eram inimigos e brigavam entre si em seu continente de origem Palmares teve a possibilidade de agregar essa diversidade étnica Cultural de conflitos éticos permanentes lá no continente africano eles aqui
nesta nesta Serra eles conseguiram agregar essa diversidade E essas diferenças porque eles têm um inimigo comum o inimigo comum era o quem era o trabalho escravo era um sofrimento então às vezes a gente perde isso essa Perspectiva da importância do Quilombo dos Palmares que eles refizeram eles foram capazes de conviver com as diferenças em buscando a igualdade a igualdade é do que busca a liberdade combater a escravidão dos pais e Oi e essa confluência de grupos étnicos eu acho que essa que é a grande riqueza criou-se também uma possibilidade dessa diferença onde as pessoas dizem
assim a República dos Palmares mas com o que é que nós podemos entender a República dos Palmares era o conceito clássico grego não não era nesse sentido a República do armário era possibilidade das pessoas conviver e de respeitar as lideranças Que organizar esses Quilombos que essas lideranças não tenham como base os valores tradicionais orientais mas os valores tradicionais da ancestralidade dos povos africanos e E aí E aí E aí E aí E aí [Música] E aí o zumbi símbolo de liberdade herói Nacional o dia de sua morte é lembrado todos os anos 20 de novembro
Dia da Consciência Negra e [Música] Olá eu sou metidinho nenê nenê nenê nenê [Aplausos] [Música] Cola meu Deus do céu eu sou o senhor 2655 nasce livre Zumbi dos Palmares [Música] e ainda menino é capturado diabo E aí o zumbi foi entregue a um missionário aprender o português latim e aos 15 anos ele foge E aí e fugiu para o Quilombo dos Palmares passou um bom tempo convivendo aprendendo acompanhar vai também todo o processo bélico quando descobriu que ele era uma grande liderança ele começou aí a a discutir alguns pontos de vista do Seu Tico
grande Azul berthilde zumbi foi o primeiro líder de Palmares governava a maior das vilas os erros dos Macacos uma já estava velho cansado tinha feito mais de dez embates com os holandeses com os próprios portugueses ele achou que era uma mãe para mim fazer pais da proposta de paz era para que os nascidos em Palmares fossem morar no Cocal ao norte de Recife e que a maioria dos habitantes do Quilombo fosse entregue ao governo português como escravos em subir achou que aquele não era o melhor as bolas fugir esse grande personagem essa grana liderança com
estratégias militares diferenciadas né com ideais diferenciado irrompeu com ganhar zumba ao romper o que é que acontece é um veneno aro ganga zumba Palmares aqui veja em qualquer civilização ou grupo social os interesses pelo poder geram conflitos e em Palmares não foi diferente é é sobre Zumbi dos Palmares [Música] e nesse sentido a visão de zumbi era uma visão bélica de um grande general e ele convocou todos os líderes Mucambo para fazer uma guerra agora declarada ao governo português 1 é isso que acontece O que é possível consigo ser amigo dos bancos e E aí
e o que foi que foi o governo Português convocou um dos maiores genocidas da história do Brasil que foi domingo Jorge Velho que ele juntamente com maior estrategista da época que o maior estrategista para destruir o quilombo fora e não foi domingo Jorge Velho Domingos Jorge Velho era um assassino de índios e negros fujões o estrategista Militar foi o Bernardo Vieira de Melo esse que foi o grande estrategista Que destruiu o Quilombo dos Palmares os dois né eles sitiaram aqui o Quilombo dos Palmares aproximadamente 22 dias e infelizmente conseguiram em vinte de novembro de 1694
destruir Quilombos mas não destruir os zumbis e E aí [Aplausos] e o quilombo foi aniquilado pelos portugueses assim como todos os mocambos ligados a Palmares Zumbi saiu ferido E aí [Música] o zumbi escapou por uma rota de fuga no meio de corredeiras e cachoeiras uma região de difícil acesso [Música] ó e aqui está o nosso Morro das Graças por onde zumbi fugiu que dá o nome a trilha da fuga né então ele subiu aqui no morro descer o morro das Graças encaminhou-se para a serra dois irmãos que fica na cidade de Viçosa EA cidade do
Cajueiro onde ele fixou-se por mais um ano até ser assassinado neste local [Música] [Aplausos] E aí [Música] a área quilombola ela tem momentos históricos ainda sobre a Terra primeiro ganga zumba Dandara anda lá que puxa todos os outros foram assassinados em função da terra Esse é um momento nós temos outro momento que essa mesma região é uma região que vive em constante disputa pela terra até hoje [Música] aos pés da Serra da Barriga espremida entre Canaviais e usinas de processamento de açúcar e álcool está a comunidade do Muquém com descendentes de quilombolas antiga Palmares i
e graças a Deus mesmo quem tá rico de Cultura porque você gente tem a capoeira a gente tem a dançar afro e [Aplausos] é um resgate assim maravilhoso mesmo que existe aqui dentro da comunidade e a gente perdeu mas com certeza agora a gente vai resgatar essas coisas boas maravilha da comunidade que a gente depois passar para nós para nossos filhos né no futuro eles continuar com essas atividades da comunidade aqui no Muquém Dona Edinéia Rosa Nunes da Silva e o marido seu Antônio Nunes guarda tradição da cerâmica tão difundida em Palmares Eles foram contemplados
com o título de mestre ceramistas sabedoria que tentam passar para as novas gerações mas vamo quem não tem atividades econômicas que sustentem sua população as áreas de plantio não existem e e sem condições de recorrer à justiça contra fazendeiros do Entorno a comunidade civil isolada em um terreno de apenas 100 hectares uma fração mínima do imenso território ao qual teria direito pela constituição e em grande parte da população que mora né não até na atual região do Quilombo dos Palmares São hoje também que não bolas que a luta ainda permanece e como no passado no
presente grande parte dessas terras ainda está em mão de poucas pessoas que detêm os grandes latifúndios dessa região cinco porcento é de família de tem quase oitenta por cento das terras dessa região é uma absurdo e o Joel Rufino dos Santos ex-presidente da fundação Palmares fala da importância da nova constituição brasileira para resgatar o direito dos cidadãos de origem africana bom então a Constituição de 1988 é uma constituição avançada ela é tão avançada que os conservadores as direitas reacionárias os que não querem mudar a sociedade não gostam dela eles acham que é uma constituição que
cria ingovernabilidade essas com essa construção não dá para governar agora do ponto de vista do povo brasileiro a meu juízo ela foi um grande avanço por exemplo a população negra pela primeira vez obteve garantia para suas conquistas sociais obteve reconhecimento constitucional para algumas das suas reivindicações a reivindicação pelo território a constituição é essa de 88 determina que o governo da União permita títulos de propriedade para as comunidades remanescentes de Quilombo É uma garantia constitucional faz parte da Carta Magna que rege o nosso país e e no Brasil colônia onde a economia era baseada na mão
de obra africana escrava desde o século 16 até o final do século 19 o Quilombo dos Palmares foi o Marco me influenciou todos os movimentos sociais afro-brasileiros essa luta do resgate da história de subir do do resgate da história do Quilombo dos Palmares eu posso até afirmar que eu sou parte disso aconteceu aqui na Serra da Barriga e eu lhe digo que no dia vinte de agosto de 1980 nós iniciamos essa luta aqui com Joel Rufino Abdias Nascimento lélia Gonzalez Lap é tantos outros heróis é Vanda Menezes não é que estiveram aqui para resgatar Esta
luta e o interessante nisso é que nós conseguimos fazer uma parceria entre o estado civil organizada que é o movimento negro sociedade civil organizada é oportunidade de nós resgatamos a história de Zumbi dos quilombos dos Palmares Este é um sítio histórico nós lutamos é conheço não é e o estado brasileiro reconheceu vemos um Norte diferenciado para isso mas foi uma luta ferrenha e E aí [Música] e com suas grandes lideranças Palmares Fez história Um século de resistência aos ataques dos colonizadores Os relatos permanecem vivos na memória de várias comunidades e E aí [Música] e o
Quilombo dos Palmares representa até hoje os ideais de liberdade para a população negra afro descendente de todos os cantos do Brasil E aí [Música] [Música] E aí [Música]