eu quero convidá-los abrirem suas bíblias em Colossenses Capítulo 2 e nós vamos ler os versos 16 a 23 em Colossenses Capítulo 2 os versos 16 a 23 E aí o título da mensagem desta noite é religiosidade escravizante religiosidade escravizante crianças já dei a dica em tem que preencher aí título do sermão pastor deu a dica tá religiosidade escravizante nós vamos ver o texto e aí depois prosseguiremos com a exposição da palavra de Deus peço que você acompanha a leitura e ninguém pois vos julgue por causa de comida e bebida o dia de festa o Lua
Nova os sábados porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir porém o corpo é de Cristo e esse passa árbitro contra vós outros pretextando humildade culto dos anjos baseando-se em visões enfatuados sem motivo algum na sua mente carnal não retendo a cabeça da qual todo o corpo suprido e vem vinculado por sua juntas e ligamentos cresce o crescimento que procede de Deus se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo por quê Como se vivêssemos num mundo vos sujeitais a ordenanças não manuseies isto não próprios aquilo não toques aquilo outro segundo
os preceitos e doutrinas dos homens pois que todas essas coisas com o uso se destroem das coisas com efeito tem aparência de Sabedoria como culto de si mesmo e de falsa humildade e de Rigor ascético todavia não tem valor algum contra a sensualidade os irmãos eu tenho exposto aqui neste início de ano mensagens sobre Colossenses Capítulo 2 e tem temos trabalhado desde o início quando eu estou alternando com o Reverendo Bruno né passagens ou trechos de Colossenses que é uma carta que eu escolhi começar com vocês no ano passado expondo devagarzinho e nós estudamos todo
o capítulo 1 e agora estamos estudando o capítulo 2 e esta é a última mensagem que eu vou fazer sobre o capítulo 2 de Colossenses Mas ela é de certa maneira aquela que abraça muita coisa que eu venho dizendo Já alguns Domingos eu tenho dito nas mensagens pregadas em Colossenses que nossa época ela tem sido mais espiritual do que em outros momentos Isto é as pessoas hoje até inteligentes estudadas antigamente não era moda você se estudado e ser espiritual hoje Não elas são místicas elas são espirituais Elas têm alguma busca de a religiosidade e até
mas certamente pouco Cristã ironicamente nosso Brasil é um país onde cresce a busca por algum tipo de espiritualidade cresce às vezes até o número de frequentadores de igrejas mas certamente é pequeno crescimento de verdadeiros discípulos de Cristo Nós não vemos uma é um crescimento impressionante dos discípulos de Cristo Jesus porque disso eu creio que há várias explicações mais uma delas talvez tem sido vistas por alguns homens de Deus que analisam bem o nosso tempo e mostram como é que é o tipo de religiosidade dos nossos dias um autor que eu gosto muito de ler que
têm uma percepção muito boa da realidade chamado Michael horton ele fala num dos seus livros que os nossos dias são tempos de uma espiritualidade muito misturada muito sincrética bem típica da epístola de Paulo aos Colossenses uma espiritualidade misturada como em diferentes por exemplo olha como o nosso tempo é é um tempo de foco bastante individualista e subjetivo quer dizer como é que as pessoas se tornam espirituais elas olham para dentro não tem tanto a ver com Deus fora e acima delas mas pra dentro um foco individualista e subjetivo as pessoas falam mais de um Deus
próximo do tio um Deus distante Isto é é Jesus no coração entendeu porque a gente fala de um Jesus aterrorizador que está acima de nós de um Deus que é Santo Juiz essas ideias não são muito populares Hoje em dia a gente gosta de falar muito do subjetivo do interno do Deus próximo outro conceito também bastante comum é que nós vivemos em tempos em que as pessoas são religiosas sem serem às vezes de igreja São espirituais sem serem a igreja porque a uma orientação anti-institucional não preciso de igreja eu consigo me ligar a Deus sem
estar relacionado a uma igreja as pessoas também não também tem um impressionados com aquilo que Deus fez na história o importante é o encontro direto com Deus e assim comum quanto mais Místico mais intuitivo mais imediato mais real parece tudo isso que eu tô falando revelou um pouco da espiritualidade que mais predomina é aquela que mais vigente hoje em dia você não vê pessoas falando de um Deus que é santo e temível ninguém fala disso no passado gente que não tinha sido convertida ainda sim tinha uma noção de um Deus santo e temível e elas
eram capazes de ter até medo do que Deus poderia fazer com elas hoje não hoje Deus essa coisa quentinha que tá aqui dentro que você se conecta e esse a tendência do nosso tempo nosso tempo é espiritualizado dessa maneira isso explica um pouco do porquê que essa carta é tão atual para a gente porque na carta que Paulo escreveu aos Colossenses os cristãos estavam em busca de outra espiritualidade mas sem desejar abandonar Cristo não é que eles deixaram Ser cristão não é que eles falaram assim Jesus foi muito bom ter aqui mas agora vou para
outro caminho não eles continuavam a Celebrar Jesus mas misturado com uma busca sincrética de espiritualidade eu creio que nós também somos assim eu quero ver um exemplo disso eu já alertei em mensagens anteriores mas é importante o relembrar aqui nós muitas vezes temos ouvido mensagem sobre a cruz de Cristo enquanto a gente ainda nutre o desejo de encontrar algum atalho para vencer um problema na vida um atalho espiritual se mostra Nossa falta de discernimento eu disse que diz se alimenta bem ilustrada por aquilo que a criança pequena faz quando ela engatinha e coloca na boca
aquele que não é comida e a nossa falta de discernimento também pode ser vista na maneira como a gente busca alguém caminho especial para um problema no casamento para a educação dos filhos para batalha contra a tentação ou medo em relação a ansiedade ou qualquer coisa desse tipo quando a gente procura alguma coisa porque assim pastor falou da Cruz isso é muito importante mas Pastor tem alguma outra coisa para eu vencer e nós estamos sempre sujeitos achar que Cristo não basta por isso que o que eu tenho pregado nos últimos Domingos baseado em Colossenses eu
creio que seja importante porque esse não é um problema só de dois mil anos atrás numa cidadezinha chamada com nossos Esse é um problema nosso Nós também temos dificuldade de firmar Nossa confiança em Cristo e não cedemos à tentação de buscarmos outras tentativas de êxito espiritual como complemento a Cristo acho que também tem dificuldade ser uma coisa fácil é uma coisa que nós não estamos sujeitos o nosso texto de hoje a gente vai ver um apóstolo que vai voltar a temas que ele já introduziu só que agora ele vai detalhar o que antes ó Foi
mencionada por exemplo no Versículo 8 ele fala assim cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas e agora ele vai explicar para você o que que essa filosofia e vãs sutilezas defende o que que é esse perigo que a é defendido a pelos pelos falsos mestres que Paulo está preocupado a alertar Paulo vai trabalhar aqui antes ele falou sobre a esse tipo de espiritualidade agora ele vai dar detalhes sobre esse tipo de espiritualidade e eu quero gastar tempo então mostrando para vocês que esse tipo de espiritualidade que era perigosa lá
atrás também é perigosa nos nossos dias mas o meu entender vai ser só mostrar isso depois a gente descartar os falsos atalhos a gente vai focar em Cristo que é a realidade eu cabeça de onde procede todo o crescimento e é o nosso Libertador então a gente precisa primeiro ver como é que nós também estamos sujeitos a esses perigos para depois a gente aprender como é que nós precisamos o vídeo que eles tu de novo Eu amo eu já falei dessa filosofia eu vou resumi-la em alguns pontos e depois a gente vai mergulhar no texto
é bem provável que Paulo estivesse combatendo uma salada mista de religiosidade por isso que eu tenho usado a palavra sincretismo várias vezes ela tinha elementos judaicos misturado com o misticismo de religiões populares da região não é e com práticas ascéticas isso é de privação do corpo gostaria de coisas misturadas como a gente vai ver no nosso texto de hoje propostas legalizadas místicas e as setas E com isso tudo o que eu quero mostrar é que a o que eles estavam fazendo lá é revelador de nossa busca por um caminho mais Sublime os legalistas eles equacionam
por exemplo a santidade com a observância de rituais se você cumprir certos rituais em e é superior espiritualmente os místicos eles se apegam a experiências mas como visões e revelações Extra bíblicas e outros numa prática a seta como a gente fala não é creem que é melhor você se privar de coisas para você ser mais espiritual então que a pobreza ou a vida simples e de privações é o melhor caminho para a piedade Paulo vai mostrar que todas essas propostas elas são fracas e elas não oferecem o remédio para as nossas lutas espirituais Então eu
quero que você atende agora para o nosso texto e eu vou dividir em três partes Tá três pátios os versos 16 e 17 são a primeira parte a gente vai falar sobre legalismo legalismo o legalismo é um apego a própria lei a fim de nos alcançarmos o favor de Deus a salvação de Deus tão versos 16 o Paulo fala assim ninguém pois vos julgue por causa de comida e bebida o dia de festa ou da Lua Nova os sábados porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir porém o corpo é de
Cristo veja aqui o texto tá falando de uma uma parte dessa dessa preocupação Paulina que tem a ver com regras judaicas não é que só religião Judaica tinha regras outras religiões também tinham mas a ideia de sábado aqui é bem típica do da Fé Judaica então esses falsos Mestres estavam dizendo que o verdadeiro espiritual é aquela pessoa que obedece regras de comida de bebida de dia de festa de lua nova de sábados coisas que estão mencionadas ao longo da lei de Moisés né É como se a observância dessas regras fosse indispensável para a salvação ou
para Plenitude espiritual e a resposta de Paulo vai ser como ele vai usar o argumento de a realidade sombra e realidade que é um argumento histórico né a ideia de que a Jesus Cristo é a realidade para qual essas leis eram A sombra tá as leis foram importantes mas ela já cumpriram o seu papel então quando o texto fala assim verso 27 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir porém o corpo é de Cristo você fala que entendeu o corpo de Cristo é como se Paulo tivesse dizendo assim a realidade
chegou quando a realidade chega você ficou linda com a sombra né imagina criança pequena esperando o pai chegar em casa ele tá louco para o pai chegar para ele brincar e o menino tava empolgado aí ele vê a sombra do pai quando o pai chega ele fica olhando o sono falou assim pai que gostoso e o senhor aqui a realidade chegou você tá olhando para sombra você tá tentando para ela se aproximando ao invés de para realidade então é a gente não fica atento aquilo que era apenas sombra seria mesma coisa que a gente dirigir
olhar uma placa falar Curva Perigosa daqui a 300 metros aí você chega toma cuidado faz a curva pessoal acho que devia voltar dá uma olhada naquela placa porque aquela placa tá bem destacadas importante tava bem importante ali vamos voltar para tirar uma foto né a mensagem para Cola servia já comprei um propósito você não tem que se apegar a ela você não pode voltar a ela isso acontece com as leis cerimoniais então Paulo tá mostrando como esse tipo de regra não cabe porque é atentar para sombra ao invés de para realidade para o corpo de
Cristo agora não basta dizer só que isso não cabe é importante que Paulo disse Me conta o que acontece quando a gente se tornar legalista a gente se torna crítico de outras você percebe que eu tenho Começou assim ninguém vos julgue por causa dessas coisas legalista assim ele é crítico ele coloca um padrão e normalmente esse padrão a é aquilo pelo qual ele vai julgar os outros e ele julga todos os demais inferiores a ele que não observam O seu padrão e normalmente é assim o legalista não olha para lei de Deus por se ele
entendesse a lei de Deus ele não se julgaria cumpridor dela ele teria vergonha de criticar os outros mas o legalista costuma ter uma visão muito superficial da Lei achando que ele a cumprir e achando inferior os outros que não a compra é por isso que ele olha de cima para baixo e diz assim o Alisson que vergonha e infelizmente as igrejas evangélicas brasileiras tem se encantado com as sombras e com as regras não é à toa que tem um monte de Evangélico desviado Conversa com eles a maioria vai te dizer que saiu porque era muita
regra e não viu nenhum sentido de que a lei Olá tudo que ele tinha nas suas casas era isso que a gente acredita não faz isso não faz aqui não faz aqui no outro não é regras atrás de regras o tempo o tempo todo isso revela um problema que não é só preso a outros mas também é preso a nossa eu quero mostrar aqui para vocês que quando a gente leu aquele texto de Gálatas Capítulo dois Ficou claro que nós também colocamos padrões é acima do que nós mesmos conseguimos cumprir Nós também temos medo dos
outros Ah e por isso que a gente cumprir certas regras e não por devoção ao Senhor Nós também colocamos colocamos padrões que são a injustos nós também nos apegamos e gostamos de estruturas antes do que da vida que deve permear as estruturas tudo isso é exemplo de legalismo isso não tá só em outras igrejas está também nas nossas igrejas sabe o legalismo ele propõe uma religião de vista e não de fé que que isso significa ele quer ver você se apegar a certos rituais a certas práticas comprometido gostei e o legalista ele é muito Zeloso
por compromisso visível o legalista tá me proponho uma religião de boas obras ele quer se aquietar diante do seu desempenho e é por isso que eu me preocupo quando a gente ouvir a palavra de Deus e apanhar da palavra de Deus e não sai daqui arrastando é porque talvez a gente não tenha entendido a palavra de Deus quando o na parábola do fariseu e do publicano o publicano se apresentou diante do Senhor Deus o que que o texto diz e não conseguia erguer a sua cabeça aos seus ele estava curvado é como se ele tivesse
tomado uma surra dos seus próprios pecados e ele bate no peito de Senhor tem misericórdia desse pecador Oi e aí se que Jesus levanta exalta não é o que sai confiante de que ele tá fazendo o que agrada a Deus é aquele que tá quebrado pela lei do senhor antes do que se julga obediente à ela então Perceba como o legalismo ele sufoca a gente o legalista Ele não enxerga que o apego às regras e as formas mata a vida nele e a vida no outro ele proponha uma religiosidade escravizadora como eu falei que é
o título de nossa mensagem então eu queria que você atentar-se para as vezes em que você vê legalismo perto de você e você de legalismo em você o segundo problema dessa heresia é o misticismo versos 18 e 19 é uma segunda parte que eu tô destacando nessa mensagem 18 e 19 Falam assim ninguém se faça árbitro contra vós outros pretextando humildade culto dos Anjos baseando Os Simpsons em fato adu sem motivo algum na sua mente canal e não retendo a cabeça da falta do corpo super bem vinculado por sua juntas e ligamentos cresce o crescimento
que procede de Deus nesse texto Paulo de novo vai mostrar outra razão pela qual as pessoas julgam e umas às outras é só que agora não é lei agora é experiência eu misticismo o misticismo que é o segundo aspecto da dessa heresia ele é uma experiência religiosa considerada profunda e superior às outras o Místico é aquela pessoa que busca essa experiência e não importa se ela é razoável importa que ele sentiu aquele sítio Ó que bonito quando fala assim o Místico ou mais as coisas ele Aprecia quando isso lhe toma por lhe arrebata a alma
e veja em nossos dias isso é tudo que as pessoas querem lá e quando na década de 60 as pessoas buscavam O Caminho das drogas também era para ter experiência e é para você elevado no seu espírito supostamente E você acha que a sua busca por drogas nada disso era busca de religiosidade muitos davam testemunho de que tinha um experiências com o Divino baseado em drogas a ideia de ser elevado no espírito é sentir que você tem uma experiência transcendental mas isso eu falei não acontece só fora a na sociedade acontece no nosso meio também
não é eu falei que de uma religiosidade que se move para dentro para o coração olha como ele Mística que tenham seios terapêuticos ela quer sair daqui bem não só ela não quer salvação ela quer sair daqui a camada ai pastor hoje a mensagem eu fui tão gostosa vestiu super bem e não é tem gente que está atrás dessas coisas como eu falei ela desconectada de instituição porque ela é privada ela tá numa uma jornada fluida sem destino mas na cola ela busca a ser pautada pelo que ela vê e sente você percebe porque isso
é perigoso eu explico de maneira mais explícita a escritura não é a um livro em que nós tocamos em Deus Esse é um livro no qual Nós não vemos a Deus e nós ouvimos a sua palavra Esse é um livro que constantemente o povo de Deus está em busca de ver alguma coisa mas Deus nos corrige dizendo Descansa em mim Confia em mim nossa religiosidade não é uma rede religiosidade de experiências marcantes o tempo todo você acha que JF experiências marcantes quando a ele tava sofrendo as dores e as perdas as dores do seu físico
e todas as pernas e no entanto ele se arrepende você poderia assim ela pastor mas ele não tava no culto assim que teve aquela experiência é verdade não tava mesmo mas ele deveria ter se curvado diante do Senhor se quebrantado diante do Senhor ele até se arrepende no pó e na cinza porque falou bobagem senhor ter que falar com ele para ele entender que mesmo quando Deus parecia ausente Deus estava presente sabe que o problema doméstico like é sentir o senhor do seu lado sempre e eu queria explicar para vocês que nesse mundo quebrado a
gente sente mais a ausência de Deus na presença de Deus entende e a gente não serve só quando sente a presença de Deus quem faz vai por esse caminho é místico Bom dia a nossa mexer as pessoas assim gente aqui também infelizmente se torna soberba esse tipo de religiosidade O que é irônico é que isso deveria ser só assim para ela mas ela não ela julga as outras pessoas baseado nisso o texto no verso 18 falando em mim se passa árbitro contra vós outros porque ele tá falando de alguém avaliar você você árbitro contra você
é porque elas vão julgar sua espiritualidade em relação a esse tipo de experiência ela parece humilde mas ela não é humilde o texto verso 18 falar pretextando humildade mas na verdade ela é soberba o Místico é Soberbo quem sabe existem maneiras diferentes de evangélicos sentirem inferiorizados Por que não passaram por uma determinada experiência espiritual tem evangélico se sente em ser usados em certas igrejas porque não falam em línguas tem evangélicos que se sentem inferiorizados por que não foram ou determinado Retiro ou encontro especial a evangélicos que não se sentem a espirituais Porque não são fervorosos
no seu louvor se você já foi desprezado por que você não experimentou alguma coisa assim a tensão misticismo julgando e acabando com as igrejas sendo orgulhosamente superiores a muitos evangélicos se julgam superiores porque o Arão no monte falam em línguas entre o poder de Deus na hora dos Cânticos e assim e você que é diferente fala assim nossa eu queria sentir do jeito que ele sente e olha isso é que tem gente que ainda quer não sente vai querer E olha como nós somos mal direcionados a Rose viu o texto vai mais longe falando de
culto de anjo você fala que é isso pastor e esse é um texto difícil de interpretar porque não há muitas dicas Mas a impressão que dá através de Pesquisas é inclusive geográficas que foram feitas na região de Colossos é que haviam algumas religiões que falavam de ter experiências com seres angelicais para serem protegidos de forças do mal aparentemente estava sendo proposto para a igreja de Colossos como se eles tivessem que buscar proteção do Mal mediante o auxílio de seres angelicais aí você diz Nossa que absurdo Veja a existem propostas de proteção ou de benção especial
em outros ramos da cristandade não é só Os Colossos que tinha essa heresia louca e ao longo da história da igreja o papel dos Santos sou de Marília no catolicismo romano era de suplementar a Cristo mas ele dizer a pastor mais eu eu saindo catolicismo mas os neopentecostais tem os seus amuletos não é ungidos rapaz tô eu também deixei igreja neopentecostal sim evangélicos mais tradicionais tem os seus eventos Os encontros os acampamentos e não importa onde o que eu quero dizer aqui em todo canto a gente tem uma espécie de espiritualidade superior acontecendo no momento
especial os crentes mais velhos aqui quantos não lembra daquele acampamento especial que foi tocante É uma pena que você sinta que os domingos não são iguais aquele acampamento entende como a gente também é místico e as Propostas são diversas mas a gente é marcado por aquela experiência diferenciada E é isso que eu quero mostrar a vocês que isso não combina com a suficiência de Cristo quando Paulo fala assim que essa heresia ela não retém o cabeça tá no início verso 19 não retendo a cabeça da qual todo o corpo cresce o crescimento que procede de
Deus esse texto significa assim ó é você não tá exaltando a Cristo você não está retendo a Cristo você não tá mantendo a posição Suprema de Cristo quando você propõe caminhos místicos a igreja que é o corpo ela não tem que procurar outra fonte de crescimento o crescimento ela tem que vir de Cristo em lugar do misticismo o evangelho propõem uma união Mística com Cristo mas não é de experiências que nos elevam a alma e todo eu falei nossa busca por sentir a presença de Deus muitas vezes é enganosa pastor significa que a nossa religiosidade
tem que ser fria sem emoção é mas a busca por experiências divorciada de discernimento espiritual é perigosa e ela que mais acontece no meio evangélico experiência divorciada de discernimento se é levado a ter coisas sem necessariamente discernir é igual a criança pequena que coloca na boca o que é comida e o que não é então toda a espiritualidade que é sem discernimento não é saudável esse esse misticismo acontece em contexto em que não há desse alimento então ele é prova de que ele não é saudável as pessoas se mantém imaturas na fé quando buscam essas
coisas a terceira parte da heresia é um ascetismo e ascetismo dos versos 21 até o 23 fala de regras que estavam sendo propostas não manuseio existo não provas aquilo não toques aquilo o outro segundo os preceitos e doutrinas dos Homens A ideia aqui é que a religiosidade tava focado no negativo não pode aquilo não pode isso não pode aquilo outro parece que é só não o tempo todo né viver é segundo a regra de Deus é o tempo todo não não não não então em privações tem pessoas e você já viu isso tem pessoas que
praticam religiosidade de se autoflagelar não é machucar o seu corpo talvez com chicotes rasgando a pele e sangrando como expressão da sua devoção à divindade tem gente que entra em Águas congelantes o que coisa desse tipo assim e você vê aquilo assim Gente que absurdo né que cê gay e se privando para ter crescimento espiritual isso acontece só fora da igreja de novo vamos escrevendo por uma igreja ele tá dizendo que a igreja de Colossos corre o risco de abraçar essas coisas porque que vocês estão sujeitando a isso então Paulo tá atacando um problema que
acontece dentro da igreja é dentro da igreja que você ouviu teologias que propõem a ideia de você de Deus favorecer os pobres é dentro da igreja que você ouve esses conceitos não é esquecendo de que certos homens de Deus por exemplo foram riquíssimos Abraão José Salomão riqueza não é prova de a cerveja aprovado por Deus mas eu não tô dizendo isso para favorecer neopentecostais não é isso é para você compreender como as pessoas Colocam um padrão de espiritualidade que não está na escritura não é nós colocamos regras que vão além daquilo e coloca isso é
feio um princípio bíblico e confessional muito sério é igual quando você diz assim olha crente que é crente não faz tal coisa mas não não faz tal coisa porque é bíblico porque você foi ensinado assim a nossa às vezes um pouco os padrões a outros e esses padrões eles são questões de foro íntimo a nossa perdemos de vista a questão da Liberdade Cristã Paulo tem que lidar com esse problema comer carne sacrificada a Ídolos podem não pode pastor aí que acredita em uma palavra assim não pode do ídolo gente dizia quem fez a carne e
foi Deus cara pode se deu problema sério por quê Porque um unha ao outro a regra que o seu coração achava mais tranquilo e Paulo vai dizer que os dois estão errados porque porque aquele que diz que não pode ele pega uma coisa que fere a sua consciência e ele priva o outro de fazer o que ele tá tranquilo e o que disse tem nada a ver escandaliza o outro sem se importar com a consciência leia-se um exemplo de ascetismo presente a na Igreja Primitiva o problema do ascetismo de qualquer regra que a gente em
ponha de privações é que o texto da três problemas Olha que legal Versículo 23 22 e 23 eles apresentam três problemas primeiro problema é a transitoriedade dessas coisas verso 22 no finalzinho fala assim pois que todas essas coisas com o uso se destroem a ideia é a moda passa e hoje não pode fazer tal coisa não outra vez é outra coisa você lembra quando era pequeno aquelas coisas que você não podia fazer o que hoje em dia nenhum crente se preocupa mais com isso é um exemplo de ascetismo ela passa Raimundo aí quando eu era
pequeno o pastor não podia tal coisa é porque que agora pode e o que é errado biblicamente há alguns anos atrás tem que ser rabo agora também mas a gente percebe que aquilo que não é bíblico é transitório passa pés regras mudam segundo problema é que ela é soberba verso 23 fala assim tá as coisas com efeito sem aparência de Sabedoria mas na verdade ela serve como culto de si mesmo A falsa humildade aqui olha que interessante o asceta ele é exibicionista tema da história de Jesus falou assim quando você jejuar lá no seu rosto
tá encostando para todo mundo seja ou não ai que um pouco de dor de cabeça assim um tempo sem comer oração ao senhor sabe como é que é né entregando ao senhor para de ser besta e Pode mostrar sua espiritualidade não é que assim Jesus está confrontando aqueles que mostravam queriam mostrar que eles sempre vão e se você lá no rosto ninguém tem que saber da sua seu compromisso com Deus Do seu momento de privar-se por amor ao Senhor tem que saber disso e nem quer saber Então veja aqui é falsa humildade né e um
terceira coisa é essa chama mais a minha atenção é impressionante o que nos ensina no finalzinho do arse 23 essas coisas não tem valor algum contra a sensualidade ela é transitórias primeiro ponto que eu falei primeiro problema dela ela é soberba e ela é inefficient ineficiente isto é ela não cumprir aquilo que ela deveria quando a gente acha que a gente está se privando para ser mais espiritual a gente percebe que essa luta ela é ingrata o nosso Brasil em que pessoas pagam promessas se machucam a fim de serem mais espirituais é uma prova constante
de que elas não ficam mais espirituais elas ficam escravas desse tipo de religiosidade não é Pagando Promessa machucando os seus joelhos andando trechos longos para mostrar sua espiritualidade superior mas o final da história nada disso Vence as nossas lutas contra o pecado sabe por quê ó e aqui tá algo muito belo acerca do Evangelho o evangelho faz uma coisa que nenhuma outra religião consegue fazer outras religiões tem aparência de Sabedoria e que Paulo quer dizer com aparência de Sabedoria é assim acerta as privações que parecem muito boas para serem sábios imagine alguém chegasse para você
que uma dieta alimentar e disse assim olha gente tem que manter o corpo são que corpo são mente sã entendeu o filme do crente que cai nisso grupo de clicar Nisso porque parece sábio parece que se privar de certas coisas eu consigo matar desejos ruins do meu coração e esses desejos ruins seja de comida né ou qualquer outro prazer são uma tentativa de Matar Um eu dentro de mim agora presta atenção você não consegue matar o eu O outro tem que matá-lo em seu lugar quando Paulo fala assim no texto que a gente leu já
não sou eu quem vive Cristo vive em mim é porque o soberano tem que adentrar o nosso coração e mataram eu que vive em mim as religiões que propõe privações elas não conseguem mortificar a carne na verdade ela só exaltam a carne elas influenciam o eu o eu só morre através da espada do Evangelho ela só morre quando Cristo é o nosso senhor eu quero terminar falando talvez do verso mais importante de todo o nosso texto verso 20 fala assim Se vocês morreram com Cristo que os rudimentos do mundo por quê que você se sujeitam
essas coisas A ideia é que a morte de Cristo nos liberta e ela nos liberta a gente já falou em outras mensagens sobre a importância da morte de Cristo mas agora pelo fazer uma aplicação diferente para Cruz a gente não tá muito acostumado a falar da Cruz em relação à legalismo elas são a misticismo em relação à ascetismo não é muito comum mas a que Paulo faz essa conexão ele vai mostrar que quando a gente tá ligado a Cristo a gente morre para esses caminhos de espiritualidade alternativa que a morte de Cristo além suficiente para
que eu vença e lute contra esses males não é Paulo tá proclamando que os Colossenses não precisavam viver em temor em relação aos espíritos ou nessa luta contra os pecados como se esses caminhos fossem da a grande Vitória nada disso essas coisas elas deixam você escravo o legalismo deixar você escravo o misticismo deixar você escravo esperando a próxima experiência o ascetismo deixar você escravo não vai procurar uma outra moda que de privação toda essa religiosidade ela é escravizadora a morte de Cristo é aquilo que nos liberta sabe porque ela nos liberta atenção ela nos liberta
do legalismo porque a cruz nos livra de temos que ser cumpridores da lei para sermos aceitos por Deus e pelos homens quando você for confrontar alguém e quando você for desafiar essa pessoa a uma vida correta não tenha medo dela te perguntar assim e quem você pensa que é E como que você tem moral para falar alguma coisa a gente não confronta as pessoas que a gente tem moral a gente confronto porque a cruz de Cristo nos libertou para gente conduzi-las a caminho de santidade é por isso que a gente as confronto tá é para
gente tem moral a cruz de Cristo nos liberta e é por isso que você pode e deve receber uma exortação do seu irmão como a igreja de Colossos ter que receber exortação de Paulo é Portal não tinha moral é porque ele tava libertos pela cruz de Cristo entendi porque ele podia puxar ele todo mundo tinha que baixar a crista e dizer sim Paulo você tá certo a gente está se sujeitando essas coisas a cruz de Cristo ela é Libertador ela nos liberta do legalismo é tão Libertador a gente não fica agradar as pessoas a viver
para aquelas digam muito bem tão Libertador a gente não viver em prol de agradar as pessoas de alcançar um certo padrão é tão Libertador a gente deve se apresentar a Cristo porque Cristo nos liberta do legalismo ele também nos liberta do misticismo a cruz de Cristo nos livra de nós precisamos de novidades e espirituais para nos sentirmos crescendo espiritualmente você não precisa ficar atrás de novidade sendo assim tô sentindo o poder de Deus quem sabe que você precisa você precisa da do espelho da palavra de Deus a Palavra de Deus reflete para você quem você
é E à medida que ela se torna Clara você e mostra quem você é você cresce você cresce e a cruz é alimento para toda a nossa vida e nos mantém crescendo à medida que nós estamos ligados ao cabeça e a cruz de Cristo também nos liberta do ascetismo por quê Porque ela não se lembra de termos que pareceu Humildes pelos nossos próprios esforços e depois podemos nos gloriar nela e até festejá-la como a gente faz quando a gente Celebra a ceia fazendo um Essa é a cruz também nos livre de um caminho que nossa
nos matamos para vencer as tentações não é assim é o espírito que nos faz morrer na cruz de Cristo é por isso que a gente canta o hino fala assim como eu amo a mensagem da cruz entende como eu amo a mensagem da cruz e ela é meu consolo ela é minha vitória que eu não preciso buscar esses caminhos alternativos Cristo basta ele é suficiente para mim eu quero orar para que Deus ensine para gente uma coisa que a gente Já Devia Saber mas nós perdemos de vista que é que Cristo é suficiente para alimentar
o nosso coração e nos livrar de tentativas fúteis de crescer espiritualmente de ser mais crente alguns de vocês talvez estão num desses caminhos aí da religiosidade Colossenses na hora da gente se arrepender e pedir que a cruz de Cristo se nos pareça mais Libertadora Curve a sua Fronte vamos falar com Deus e o senhor estamos aqui certos de que a tua palavra é o nosso consolo mas também é o espelho que revela as nossas fraquezas Então antes de nos consolar ela precisa mostrar os perigos que nos cercam e às vezes os enganos aos quais nos
submetemos em alguns de Nosso Senhor tem vivido de acordo com certos padrões para agradar pessoas e como isso é legalista senhor e como nós temos medo do que os outros vão pensar de nós como nós estamos ativos disso que espírito legalista em alguns nosso senhor temos buscado sentir o poder de Deus e não conseguem entender uma espiritualidade em tempos de sequidão é um tempos de abatimento o paia faz-nos compreender que o senhor é sempre conosco mesmo quando o senhor parece distante o senhor não é distante do teu povo Senhor é Deus presente então não nos
deixe confiar só na espiritualidade sentida é ensina-nos a confiar naquilo que tua palavra afirma Independente de sentimos ou não o senhor e cura anos de achar que quando nos privamos de certas coisas a gente cresce espiritualmente o Senhor nos trouxe uma vida de liberdade liberdade dessas privações para nós experimentarmos os prazeres dessa vida com moderação mas com alegria com gratidão no nosso coração há consenso de que nós não nós não crescemos quando nós matamos o erro é quando o senhor mata o eu que nós de fato crescermos espiritualmente Então vem o nosso socorro não deixe
que o que a religiosidade que nós seguimos seja escravizadora me dá o teu povo esse senso de que a cruz de Cristo nos liberta de todos esses caminhos e nos satisfaz a alma por completo Oramos em nome de Jesus amém Eu vou ficar em pé e receberá a benção do Senhor e depois de recebermos a bênção nos cantaremos o amém O Que a graça do Senhor e salvador Jesus Cristo e o amor de Deus o eterno Pai EA comunhão do Santo Espírito estejam com vocês povo de Deus hoje e sempre amém