Unknown

0 views1299 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
Muito bom dia a todos vocês! Peçamos a bênção de Deus sobre nós. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém. Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós dentre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amém. Senhor Todo-Poderoso, nos abençoe e nos guarde. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém. Muito bem, meus caros, hoje começamos o Capítulo 26 do "Caminho de Perfeição". Explica o que se deve fazer para recolher o pensamento e indica meios para isso.
Este é um capítulo muito proveitoso para os que começam a ter oração. Começa Santa Teresa: voltemos, pois, à nossa oração vocal, para que a façamos de maneira que, sem entendermos, Deus nos dê ao mesmo tempo a oração mental; e para que, como eu disse, rezemos como se deve. Já se sabe que a primeira coisa a fazer é o exame de consciência, bem como a confissão e o sinal da cruz.
Procurai logo, filhas, pois estais sós, ter companhia. E que melhor companhia que a do próprio Mestre, que ensinou a oração que ides rezar? Fazei de conta que tendes o próprio Senhor junto de vós e vede com que amor e humildade Ele vos ensina.
E acredita-me: enquanto puderes, não fiqueis sem tão bom amigo. Se vos acostumardes a tê-lo junto a vós e Ele vir que o fazeis com amor e procurais contá-lo, não podereis, como se diz, afastá-lo de vós. Ele não vos faltará nunca; vos ajudará em todos os sofrimentos, e vós o achareis em toda parte.
Pensais que é pouco ter um amigo como esse ao vosso lado? Ó irmãs, que não podeis discorrer muito com entendimento, nem colher o pensamento sem vos distrair: acostuma-se, que podeis fazer isso. Pois enfrentei a dificuldade de concentrar o pensamento numa mesma coisa durante muitos anos e bem sei que não é fácil.
Mas sei também que o Senhor não nos deixa abandonadas; pois se chegarmos com humildade a pedir-Lhe, Ele não deixa de nos acompanhar. Em um ano não conseguimos, que seja em mais, mas não nos lamentemos do tempo gasto em coisa tão boa. Quem está nos apressando, afirmo que podeis adquirir esse costume; e com algum esforço ficar na companhia desse verdadeiro Mestre.
Não vos peço agora que penseis nele, nem que tireis muitos conceitos, nem que façais grandes e delicadas considerações com o vosso entendimento. Peço-vos apenas que olheis para Ele, pois quem vos impede de voltar os olhos da alma, mesmo de relance? Se não puderes mais, para com esse Senhor, se podeis olhar para coisas muito feias, como não poderíeis contemplar a coisa mais formosa que se possa imaginar?
Vede que o vosso Esposo nunca tira, filhas, os olhos de vós. O Senhor tem suportado as mil coisas feias e abominações que temos praticado contra Ele, e nada disso bastou para que deixasse de vos olhar. Será muito pedir que desvie os olhos das coisas exteriores, contemplando algumas vezes?
Vede que Ele, como diz a esposa, não está esperando outro. Se quiseres, Ele gosta tanto de um olhar nosso que tudo faz para poder conseguir. Muito bem, então paramos aqui, neste parágrafo, onde Santa Teresa continua desenvolvendo e atica o assunto da ação.
E hoje, ela dá um passo a mais. Aqui, ela fala da importância de estar em estado de graça para rezar, em fazer o sinal da cruz e em começar sempre pelo Pai Nosso. Vocês já devem ter visto, quem acompanha aqui as meditações, que neste ano, ou no ano passado, também fez essa experiência.
Eu sempre começo, né, as nossas meditações com a oração do Pai Nosso e da Ave Maria. São as orações mais simples, mas são as mais necessárias e que contém os mais altos mistérios. A oração do Pai Nosso é a oração que Jesus nos ensinou; não pode haver nada mais perfeito do que algo que o próprio Mestre ensinou.
A oração da Ave Maria é bíblica e, junto da parte bíblica, está uma invocação da Igreja, a Igreja Nossa Mãe, Nossa Mestra. E a Ave Maria fala do mistério da Encarnação de Jesus. Então, não pode haver nada melhor em termos de orações do que essas duas.
Por isso, sempre começo com essas duas. Santa Teresa fala que o princípio da oração está em rezar bem essas duas orações. Nossa Senhora, quando apareceu em La Salette, disse a Melânia e Maximino: "Meus filhos, ao acordar de manhã, dizei bem o Pai Nosso e Ave Maria; quando puderdes dizer mais orações, dizei, mas ao menos digam o Pai Nosso e Ave Maria.
" Nossa Senhora mesmo ensina a rezar assim. Então, Santa Teresa retoma esse ponto do rezar bem o Pai Nosso e Ave Maria, pensando naquilo que dizemos. E depois, Deus vai nos dando muitas graças.
Santa Teresa fala também de fazer um exame de consciência. Quando nós vamos falar com Deus, nos colocar na presença de Deus, é bom fazer um exame de consciência para que a gente se lembre quem a gente é, como nós somos pecadores, como nós desprezamos, às vezes, as graças que Deus nos dá. E para nos lembrar quem é Deus, que é nosso Pai, que nos acolhe, que nos ama, que nos abençoa.
Então, esse é o princípio. E depois, uma disposição de coração que é importante. Isso é bom a gente guardar.
Hoje, eu nem vou falar muito. Mas para que essas coisas fiquem na nossa cabeça, ter o desejo de contentar Jesus quando rezamos aqui tá um ponto importante. Eu não devo rezar simplesmente porque eu tenho uma obrigação.
Quem reza se salva, quem não reza se condena. Então, vira um dever, né? Então, realmente, a oração é um dever: eu tenho de rezar, mas ela não pode se tornar uma obrigação.
Eu tenho de rezar para contentar o Coração de Jesus. Eu tenho de rezar porque rezar é o mesmo que unir-me àquele que eu tanto amo. Então, eu rezo para contentar o Coração de Jesus, eu rezo para agradar a Deus.
Eu rezo mesmo sabendo que, às vezes, eu não estou com vontade, que eu não estou com o coração tão quieto, mas eu rezo para contentar a Deus, né? Esse é um dos grandes segredos que Santa Teresa ensina na oração. Se eu rezo para contentar a Deus, Deus se alegrará ao ver o meu esforço.
Aliás, na própria vida de Santa Teresa, grande parte das graças místicas que ela começou a receber foi num dia em que ela não estava com vontade de rezar e rezou mesmo assim para contentar a Deus, para agradar Jesus. Então, aprendamos desse grande exemplo dela que Nossa Senhora, Nossa Mãe, nos ajude. A vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita.
Amém. O Senhor Todo-Poderoso nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Muito bem, meus caros, um ótimo dia! E hoje à noite começa a jornada da história da Igreja no Brasil. Eu espero por vocês à noite comigo nessas três aulas, hoje, amanhã e depois, sobre a história da Igreja no Brasil.
Será um prazer, né, tê-los lá comigo. Fiquem com Deus.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com