DEUS ESCOLHEU VOCÊ! (ELEIÇÃO INCONDICIONAL)

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
você já ouviu falar de eleição e incondicional de predestinação de que deus desde antes da fundação do mundo tem o seu escolhido faz sentido falar de um deus bom que escolhe um para a salvação e outros com a petição hoje a gente quer mostrar o que a bíblia tem a nos dizer sobre a eleição incondicional o segundo dos cinco pontos do carro então fica aí o vídeo de hoje foi preparado desde antes da fundação do mundo e o vídeo de hoje chega até você graças ao trabalho maravilhoso da box 95 em abril mandou essa caixa
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gente tem português pela thomas nelson brasil e chega até você antes de todo mundo que você é assinante da boc 95 quer que você está esperando pra assinar a box e tudo isso na sua casa com frete incluso então entra no link da inscrição e assina box lá o que é a doutrina da eleição incondicional melhor documento histórico que resume essa doutrina são os cânones de dote nos canos de nós mesmos o seguinte deus dá nessa vida a fé alguns enquanto não dá a fé a ouvir isso procede do eterno decreto de deus de acordo
com esse decreto e graciosamente quebrou os corações de lei for duro que seja os inclina a crer pelo mesmo decreto entretanto segundo seu juízo ele deixa os não eleitos em sua própria maldade dureza e aqui especialmente nos a manifesta profunda misericordiosa e ao mesmo tempo justa distinção entre os homens que estão na mesma condição de perdição este é o decreto da eleição e reprovação revelado na palavra então essa eleição é um propósito imutável que desde antes da final o mundo deus organizou para escolher um número enorme grande de pessoas entre todo o gênero humano de
pessoas que caíram por sua própria culpa os eleitos não são melhores que o simples não são pessoas que deus escolheu porque deus achou melhor superior do que o outro agente que foi escolhida em cristo jesus pelo deus vim com o intuito de mostrar a grandeza ea graça de si é assim que historicamente essa doutrina tem sido definida e é bom a gente observar o que é que a eleição incondicional então não é para evitar alguns mal entendidos um tanto comum primeiro não significa que os homens são robôs que não são dotados de vontade ou que
são meras marionetes do divino aceite o nosso vídeo sobre a soberania de deus e responsabilidade do homem gente estabelece o concurso em traje de deus agir humano homem dotado de personalidade de evolução e possui uma auto consciência e responsabilidade aquilo que faz o que não significa apenas que o homem não deseja escolher deus que o homem não quer deus vem vence a nossa vontade maligna e nos traz até ele não significa que somos grandes marionetes na mão do ventre book segundo lugar não significa que deus é injusto o mal de que deus pune alguém justamente
algo assim o nosso vídeo sobre a aprovação total gente estabeleceu de que todos os homens escolheram está longe de deus e que deus tenha misericórdia tira algum desses homens esse estado de maldades não torna a deus mal de uma forma isso mostra como deus é misericordioso os seus filhos pessoas que estão com ele não estão porque simplesmente foram melhores do que as outras pessoas estão com ele porque deus é misericordioso entrada sairá em terceiro lugar do treino eleição incondicional não significa que deus está trazendo os homens da força porque deus está impedindo alguém devia até
ele cristão que é eleito ele não quer ver o que deus faz nos trazer amarrados o que deus faz é transformar a nossa vontade pra que então nós queiramos a mesma forma um homem limpo e não tava estado de querer de deus deus o impede de chegar a ele não o homem sem deus escolheu está sendo e porque ele assim escolheu deus permite que ele continue o seu próprio caminho e quarto lugares o outro não significa que a gente não deve pregar o evangelho nós temos o senhor que usa meios para os seus fins o
mesmo deus que determinou a salvação do seu povo na eternidade passada é o deus que nos ordena ao evangelismo a pregação do evangelho de deus deseja usar seu povo para a salvação de seus eleitos nós participamos do evangelismo como participantes o propósito eterno de deus de trazer seus filhos e último lugar não significa que o homem não deve escolher deu sorte com vida o homem a fé o arrependimento que a gente está fazendo convidando a escolher o senhor mas nós sabemos que essa pregação é o instrumento que deus usa para que aqueles que foram eleitos
sejam salvos pelo poder do espírito santo quando chamamos o homem o arrependimento quando chamamos o homem creio escolher jesus mas fazemos isso na esperança que jesus também os têm escolhido a eternidade passado pode dizer que escolhi deus não é errado dizer isso é sentido a gente não escolheu esse sentido nós escolhemos porque ele nos escolheu o primeiro foi mostrá lo sc pro o falecido no ano passado com ilustração muito bom para falar sobre como funciona a questão da eleição e diz o seguinte a teologia reformada não ensina que deus traga os eleitos chutando e gritando
contra sua vontade pra dentro do seu reino ensina que deus o fera de tal modo os corações dos eleitos de maneira a fazer os dispostos e felizes de ver a crise eles vêm acredito porque querem querem porque deus já criou em seus corações um desejo por cristo do mesmo modo os reptos não querem abraçar christi certamente não tem nenhum desejo cristo estão fugindo dele certo muito falatório mas a escritura que a bíblia tem a nos dizer sobre eleição incondicional existe uma miríade de textos bíblicos que mostra o nosso senhor como aquele que é soberano sobre
a salvação e não é servo do homem mas deus possui um livre arbítrio que ele usa da forma como ele bem entender de maneira que ele tem autonomia de escolher sobre quem ele vai exercer misericórdia não exigindo 33 fala de um deus que ele é soberano sobre o seu exercício de misericórdia e terei misericórdia de quem tiver misericórdia m comparecerei de quem eu me comparecer o deus jeová está nos dizendo que a sua misericórdia é soberana e ele escolhe sobre quem exercer essa misericórdia onde costumam pensar num deus que também é refém do ser humano
e que deus é refém de manifestar misericórdia salvação a cada homem do universo e se ele não fizesse ele seria um deus mal ou cruel ou ruim quando não faz o menor sentido se deus soberano ele tem a liberdade de sua misericórdia com sobre quem ele quiser e de exercer a ausência de misericórdia contra quem ele quiser se deus fosse obrigado a se compadecer de homens malignos cruéis inimigos dele deus não seria livre soberano e o homem seria uma figura muito bondosa gente olha para os seres humanos como se todos eles fossem dignos e merecedores
de salvação quando não todos nós merecemos a ira de deus e deus escolheu restringe a sua ira de alguns homens esse deus que é soberano sobre a misericórdia decidiu manifestar sua salvação sobre alguns homens os álbuns 65 diz bem aventurados aqueles a quem tu escolhes e fazer chegar a ti para que habite enterros atriz não estamos fartos da bondade da tua casa do teu santo tempo quem são os bebedouros aqui os abençoados feliz em deus só aqueles que deus escolhe e deus escolhe e faz o quê com a escolha faz com que esses homens cheguem
a ele chegue a ele para o que para habitar nos átrios e fala justamente da linguagem salvacionista aqui como é que os homens chegam a salvação e aos atos de deus através da escolha que deus faz eu escolhi um homem para fazer esse homem se chegar até ele o homem só se chega a deus porque deus escolheu pra isso mesmo cinco diz a mesma coisa antes que formasse 90 te conheci e antes que saísse da madre que sandy fiquei as nações que dei por profeta e alguns vão dizer essa notificação a separação aqui é só
para o ministério não é mas é muito complicado você falar de uma manifestação dessa só para o ministério primeiro que nem todo texto está falando do ministério quando fala de outra geração passada mas se uma vai ser destinado ao ministério ainda assim existe um espaço que o livre arbítrio nos manifesta na vida dele e que ele não terá escolha de rejeitar deus se deu já os separou para o ministério no ventre da mãe não teria longo da vida a escolha que rejeitar o ministério ou a escolha de rejeitar a salvação veio com homem é determinado
predestinado para o ministério então está predestinado para tudo aquilo que vem antes o ministério incluindo a salvação essa divisão que os meninos às vezes fazem quer para a destinação é só para a atuação ministerial isso exclui o fato de que 1 e perder a capacidade de fugir da salvação e do próprio ministério dividiu essas duas coisas não se justifica teologicamente antes de nascer deus já havia escolhido jeremias para a sua atuação uma pessoa foi salva por cristo e só funciona porque deus tem autonomia sobre os corações dos homens diz no livro de provérbios que deu
se inclina o coração dos reis assim como ele faz com os rios deus tem o poder de inclinar o coração dos homens para o caminho que deus bem entende é que é o 20 fala disso que o processo de salvação na simples mente um ato de convencimento intelectual do homem caído fazendo acreditar numa série de verdade mas é também um ato miraculoso de deus transformando interior do coração do homem um coração que outrora ser incapaz de emprego que lhes darei um só coro são e um espírito novo porém dentro deles e tirarei de sua carne
coração de pedra eles darem um coração de carne para que anda nos estatutos guardas nos juízos e os cumpram e eles venceram o povo e eu lhe serei por deus como é que ele seria o povo de deus quando o senhor não aos próprios mas o senhor trocasse o coração eles não poderiam trocar o próprio coração eles não poderiam entregar um coração de pedra a deus mas deus teria que antes qualquer coisa e lá arrancar o coração negativo que rejeitava a deus e colocar no lugar um coração de carne o coração que agora poderia sentir
sobre as coisas de deus porque a gente ora pedindo para que deus com vertonghen salvar alguém se a federação assim deus salvar o pai estava no amigo converte fulano e sicrano se deus não tivesse o poder de inclinar o coração das pessoas e trocar os corações de pedra o coração de carne orar para que deus salve transforma o coração mude a vida de alguém não ser uma oração válida deus olha pra nós diria desculpe ele tem que dizer se a escolha dele desculpe eu não tenho poder nenhum controle árbitro dele desculpe eu não tenho autonomia
de trocar o coração dele inclinar o coração dele nós só oramos para que alguém seja salvo porque nós cremos que deus tem o poder de salvar alguém de transformar o coração de alguém porque ele é soberano todos os corações sem a iniciativa divina nenhum deles poderia ter um coração que queria porque deus akimov os corações de acordo com sua vontade é o 36 diz a mesma coisa e dar vos ei um coração novo porém dentro de vós o espírito novo e tirarei da vossa carne coração de pedra e areia um coração de carne e porém
dentro de vós o meu espírito e farei que andei os meus estatutos e guardei nos juízos e observei e habitarei a terra que eu dei a voz dos países em vós sereis o meu povo eu serei o vosso deus essa troca de coração dos fãs inclui o derramamento do espírito dentro do coração daquele que recebe essa iniciativa divina na transformação interior do homem essa é a verdade do tipo fechamento mas também a verdade do evangelho o próprio jesus fala a respeito dele trazer as pessoas para vir até mateus 11 27 fala justamente disso todas as
coisas me foram entregues por meu pai e ninguém conhece o filho senão pai e ninguém conhece o país não filho e aquele a quem o filho quiser revelar quem é que conhece o pai só conhece o pai aquele a quem o filho quer revelar isso significa que deus quer então tudo ia de revelar o pai algumas pessoas ea outras pessoas a quem o filho não revela o pai ninguém pode conhecer o pai senão aqueles a quem o filho deliberadamente apresenta o pai o ato do homem ser salvo é justamente um recebimento sobrenatural de algo que
o filho está dando ao indivíduo o homem não tem livre acesso ao pai por causa da maldade o seu próprio coração então o filho revela soberanamente algumas pessoas sobre esse pai é o que a gente encontra por exemplo mateus 16 na revelação que pedro traz sobre a pessoa diz lu então simão pedro respondendo disse tu és o cristo o filho do deus vivo e jesus respondendo disse ele bem aventurado és tu silva jonas porque não revelou a carne o sangue do meu pai está no céu é que pedro percebeu encontrou essa revelação de jesus é
o cristo jesus disse que não foi nada humano a palavra carne sangue na estrutura fala aquilo que é puramente humano não foi nada humano que convenceu pelo ataque mas foi o próprio pai que estava nos céus que revelou a pedro que significa que a revelação do cristo só pode ser alcançado através da revelação a priori de deus é quando deus revela os nossos corações quem é jesus que nós podemos crer em jesus carne sangue nada que é humano pode nos revelar sobre quem é o filho de deus só o próprio deus pode trazer essa verdade
os nossos corações é por isso que muitos são chamados de poucos escolhidos como diz mateus 22 todos os homens são chamados à o evangelho através de chamada geral que se dá pela pregação do evangelho da igreja pela revelação a respeito de deus que se manifesta em toda natureza com a gente em romanos 1 e 18 temos três o homem está sempre sendo chamado à conversão ao arrependimento mas poucos são realmente escolhidos por camilo discipulado pelo deus vivo sabemos graças a deus que esses poucos são homens de toda a tribo por limitação que toda a história
do mundo mas em comparação com aqueles que estão ouvindo a mensagem do evangelho e não estão querendo não estão exercendo vontade por deus que é o caso de todos os homens poucos têm sido escolhidos para esse caminho de salvação e não é por menos que o povo de deus é tratado com um povo escolhido povo eleito por deus nós não somos tratados como aqueles que fizeram uma boa decisão nós somos tratados na escritura como aqueles que foram previamente escolhidos por deus termo eleitos descreve que a igreja presente lei mateus 24 que deus enviar aos seus
anjos corrigir com a motoneta os quais ajudaram os escolhidos desde os quatro membros de uma outra extremidade dos céus ele está sendo confuso e poderes e aqueles que escolheram a escritura não costumo usar esse tipo de linguagem para falar sobre os eleitos os separados os que desde antes da fundação do mundo ele quis para ele de forma que é por causa desses eleitos que nos move a história para a salvação deles em shipley marcos 13 20 e se o senhor não abreviar aqueles dias nenhuma carne se salvaria mas por causa dos eleitos que escolheu abreviou
aqueles dias deus montou a história do mundo de certa forma para alcançar a salvação dos seus eleitos por causa dos eleitos que ele escolheu deus escolheu abreviar os dias de tribulação aqui os eleitos serão escolhidos que nos moveu a história para encontrar seus elencos e para preservar os seus eleitos para a selecção descritos como eleitos que ele escolheu a palavra eleito já traz a idéia de alguém que foi escolhido foi elegido por deus para alguma coisa mas jesus quer deixar muito claro que são eleitos não porque escolheram mas são eleitos que deus escolheu falar que
deu simplesmente previu o futuro e escolher os seus eleitos baseado na escolha que eles fariam não é só de considerar todo o nosso vídeo sobre a aprovação total e sobre a maldade do coração humano que não deseja deus você também ignorar as inscrições da escritura sobre quem é o povo de deus te dizer os eleitos que o escolheram mas o texto nem isso quer dizer o texto bíblico não tem a mínima vontade que está a colocar a vontade humana vontade de vir em concurso numa sinergia para a salvação como ela faz em outro momento nosso
vídeo que já citei aqui sob soberania de deus responsabilidade do homem a gente vê essa sinergia entre a ajuda de deus o ajudou homem todas as coisas a vontade do homem à vontade de deus agem em concursos mas quando o assunto é a salvação os e tem outra coisa você tem a vontade de deus manifestado sobre a vontade do homem é money e gizmo é um átomo no de deus é apenas o senhor agindo para a nossa salvação quando ele age quando ele nos escolhe condenou elege que então a gente faz alguma coisa por ele
o evangelho do apóstolo joão é certamente o evangelho que mais fala sobre a soberania de deus a salvação a gente lê joão 5 21 pois assim como o pai ressuscita os mortos vive fica assim também o filme fica aqueles que quer porque joão simplesmente não disse que ele fica e pronto ele ficar aqueles que escolhem de volta mas não porque é que joão tem que deixar claro que aqueles são verificados são aqueles que o filho quer verificar e essa linguagem muito exclusive sexta é como se ele não quisesse ficar os outros bom joão está estabelecendo
teologia da salvação e dizendo que cada um daqueles que foi encontrado por deus foi encontrado porque ele o quiz e acabou a vontade soberana do filho que concede salvação aos eleitos joão 6 é muito claro no estabelecimento disso todo o que o pai me dá vir a mim eo que vem a mim de maneira nenhuma a não sair fora ninguém pode vir a mim o pai que me enviou outros efe e eu o ressuscitarei no último dia está escrito nos profetas serão todos os estados por deus portanto todo aquele que do pai ouviu e aprendeu
vem a mim e dizia por isso vos disse que ninguém pode vir a mim se por meu pai não lhe for concedida o tejo está dizendo que aquele que vem a ele então será dado pelo pai é o contrário o pai da então por que o pai deu aquela pessoa cristo essa pessoa vem até jesus o homem só vai até jesus porque antes disso o pai entregou essa pessoa jesus é prévio anterior ainda do indivíduo é aquele que chega a ele de maneira alguma será lançado fora ninguém que foi dado pelo pai a cristo deixe
de ao pai que é rejeitado pelo filho aqui a linguagem é ainda mais exclusiva quem vai te jesus foi dado pelo pai eu critico quem não vai até jesus é aquele que não foi dado pelo pai a cristo ponto ninguém pode a eles e pelo pai não for concedido o pai precisa conceder anteriormente essa ida até o filho para que as pessoas têm a possibilidade de chegar até ele joão 15 ainda mais claro não me escolhestes voz amigo de mais uma vez não me escolhestes voz a mim vocês vão escolher mas eu escolhi a vós
e vos nomeei para que vades e deis fruto eo vosso fruto permaneça a fim de que tudo quanto em meu nome pedidos ao pai wu conceda você não escolheu jesus foi jesus que escolheu você vocês não me escolheram eu vos escolhi a gente está dizendo esse processo inclui chegar até ele ser nomeado dá fruto de orações respondidas por ele toda a nossa salvação tudo aquilo que a gente encontra no relacionamento com cristo foi nos dado anteriormente pelo deus londres que nos pressionou desde antes da fundação do mundo informa que antes de qualquer participação humana um
ato soberano em um único do divino e escolher vocês não me escolheram foi o que disse jesus mas fui eu quem escolheu essa verdade durante o tratamento é só a verdade do evangelho e também a verdade dos apóstolos da vida da igreja a gente vai ler um livro de arte com sérgio relato de missionários e lucas aqui o autor do livro de atos descreve a soberania de deus ea salvação naquilo que a igreja estava fazendo obra missionária a doutrina da eleição é uma doutrina profundamente ângelo ishi por que move a igreja entendeu que deus está
fazendo evangelismo em a3 4813 clarice e os gentil se ouvindo isto alegraram-se e glorificavam a palavra do senhor e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna quem foi crew creram apenas àqueles que estavam que ordenados para a vida até aqueles que não estavam treinados para a vida eterna não crer ou não crer não porque não estavam enganados eles não se ordenaram para a vida eterna e não escolheram essa ordenação não eles cresceram porque estava ordenado se você quer ser honesto com esse texto você não pode dizer de forma alguma que eles cresceram e
por que creram então foram ordenados por que deus viu previamente que eles iam crê e por isso ordenou eles cresceram porque estava ordenados a causa o motivo da crença foi uma condenação prévia que os alcançou o mesmo agente layout capítulo 16 falando sobre ele diz assim e certa mulher chamada lídia vendedor de publicidade já tira e servir a deus nos ouvir e o senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta a tudo o que paulo dizia porque essa mulher estava atenta às coisas que paulo falava porque dava essa mulher só a atenção era a
mulher religiosa ela servia de uti em atos está muito próximo de pessoas que estão lhe dê alguma forma em comunidade com judeus ainda que não haja uma salvação real o coração delas ainda e essa mulher estava ouvindo com atenção aquilo que posso dizer por que por causa de um exercício pessoal de vontade não mais porque o próprio senhor tocou no coração dela pra isso foi um ato de iniciativa de deus demover o coração dela a atenção para a palavra se o senhor não tivesse morrido coração dela pra isso ela não teria tido a atenção para
a palavra eu não queria no evangelho é só que o evangelho que houve um deus que antes dela exercer qualquer vontade positiva deus tocou no coração dela fazendo isso é possível sem misericórdia meus amigos é graça de deus trazendo gente que não quer que o rejeita a um caminho e compreensão da escritura para além de suas próprias capacidades mas tudo isso aqui não fosse poderoso bastante a carta de paulo aos romanos há certamente grande texto da eleição e incondicional tão rejeitado por pessoas de outras correntes ideológicas mas ficou um disse um pai é um tigre
devorando a argumentação amanhã em roma nos 8 a gente tem a declaração de que a salvação é um completude que entregue por deus que nos é dada junto com o filho romanos 8 28 diz e sabemos que todas as coisas contribui diretamente para o bem daqueles que amam a deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito porque o que dantes conheceu também para destinou para serem conformes à imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos quem é que são aqueles que são predestinados são aqueles que deu conheceu
a linguagem bíblica para conhecer você sabe fala de um relacionamento íntimo de um relacionamento entre duas pessoas e esse conhecimento para o estabelecimento de uma relação todos aqueles que deus conheceu deus predestinou diz que foi só o conhecimento de saber da existência e todos os homens é uma coisa eu sabe todos homens com deus o predestinou todos os homens a vida eterna e sabe que não são todos os homens sejam salvos que veremos um tipo de universalismo interessante universalismo é uma tentativa de algumas pessoas e fugir para outra eleição incondicional aquele que dantes conheceu que
ele conheceu previamente também predestinou para serem a imagem de jesus porque paulo diz a frase porque está tentando embasar uma coisa que acabou de dizer que as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a deus mas quem é que mateus aqueles que são chamados segundo o seu propósito só adeus àquele que foi previamente chamado o segundo que esse mundo o propósito é a vontade de deus porque porque deus conheceu predestinou algumas pessoas isso é completo aquilo que dá aquele que deus predestinado vai chegar a salvação ponto e acho que pra destinou também justificou essa
justificou esse amigo ficou aqui no grego o tempo não é passado certo porque é impossível traduzir o ouriço português o autor não quer chamar atenção se há coisa que no passado no futuro da sua atenção para a ação em si aquele que é conhecida para destinada chamado é glorificado por deus nesse processo e paulo faz a pergunta então que diremos pois diante dessas coisas se deus é por nós quem será contra nós aquele que nem mesmo o próprio filho pouco antes um entregou a todos nós como não nos dará também com ele todas as coisas
o que paulo está perguntando é que como é que deus poderia nos dar o que é de maior de mais precioso que é a morte do próprio filho e não nos daria também a aplicação dessa salvação soberanamente nossos corações que é algo muito menos sacrificial do que matar o próprio deus encarnado na cruz a doutrina para destinação fala justamente de deus fazendo valer a morte do seu filho na fuga e fazendo isso é uma verdade para nós mas humanos 9 certamente o grande texto para falar a respeito disso está no fim de romanos capítulo 8
argumentando que nada pode nos separar do amor de deus que está em cristo jesus que nada pode separar o homem de deus a gente vai usar esse assunto em vídeos próximo sua perseverança o santos mas ele começa o capítulo 19 continuando a argumentação do capítulo 8 aplicando isso o povo de deus se nada pode nos separar do amor de deus porque os judeus foram então separar do amor de deus como é que deus abriria a aliança ao gentil rejeitando a eleição que ele fez o povo de israel e os separando e deu-se nada poderá nos
separar paulo vai lidar com essa argumentação dizendo que nem todos reality é realmente israel que em todo o excedente terreno de abraão é um testamento espiritual de abraão e que havia um povo que era visível mas havia também um povo remanescente dentro desse povo que era espiritual que dentro da grande comunidade física havia uma comunidade transcedental que esses não seriam separados amor de deus nunca porque receberam com amor real do senhor paulo começa a falar sobre a doutrina da predestinação dentro desses que são os remanescentes paulo está dentro do debate maior sobre os 20 e
os israelitas alguns usam isso como argumento para dizer que paulo está falando da eleição de pessoas mais da eleição de israel e da eleição do gentil mas você perder o ponto do que pau tá dizendo que no começo paulo está falando daqueles de dentro da comunidade maori israel que são salienta de verdade está falando da eleição da salvação desses homens dentro dessa comunidade maior ele não está dentro do assunto eleição de 20 de deus que ele vai entrar mais à frente um capítulo 9 capítulo 10 no capítulo 11 e viu que diz a partir do
verso 1119 porque não tendo eles ainda nascido nem tendo feito bem ou mal para que o propósito de deus segunda eleição ficar firme não por causa das obras mais por aquele que chama foi dito a ela o maior será o menor como está escrito almeja col e odiei izaul que falta dizendo que é que antes já cowell ter nascido de deus já havia feito uma escolha sobre jacob sobre a u e que já qual seria amado e que israel seria odiado por deus ainda que não sabíamos quem de aplicar isso a mera eleição de gentil
de judeus é uma verdade aos indivíduos já conheço a 1 e ser uma verdade os indivíduos já coisa onde o tratamento aqui paulo como intérprete durante o tratamento então pode ser verdade sobre indivíduos também você não tem como pegar menos nove e transformá lo numa mera eleição nacional na eleição de povos e não eleição de indivíduos já que a base arruda time paulo é a eleição de dois indivíduos antes de qualquer um dos dois faz é bem ou mal diz o texto deus já os havia escolhido porque para que os propósitos de deus segundo a
eleição segundo aquele que chama e não por causa das obras ficasse filme é o que eu estou dizendo deus age escolhido previamente para que o seu propósito eterno se manifeste não há vontade das obras os indivíduos que diremos pois continuou vez que a injustiça da parte de deus de maneira nenhuma pois diz a moisés compadecer me hei-de quem comparecer à misericórdia de deus é misericórdia assim pois isso não depende do que quer nem do que corre mais de deus que se comparece à eleição do homem não se dá porque quer porque corre mas pelo exercício
soberano da misericórdia de deus a todos os homens está falando de jacob e esaú dois indivíduos aplicando isso aqui também a eleição de indivíduos então ele fala sobre farol eo farol um exemplo da vontade soberana de deus em inglês e nos corações do nosso vídeo sobre soberania de deus é só do homem do carro faraó mas ele fala de deus endurecido coração de farol para exercer a sua vontade sobre os homens encerra dizendo logo pois compadece de quem quer ingresse quem quer deus é soberano e acabou tão homem faz a velha pergunta deus né de
meazza então por que se queixa ainda por quanto quem tem resistido à vontade mas o homem quem és tu que a deus república porventura foi formada geral que o formou por que me fizeste assim ontem o goleiro poder do barro para a mesma forma fazer um vaso para um e outro resolva e que direi se deus querendo mostrar sua ira e dá a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos da ira preparados para perdição para que também deve conhecer as riquezas de sua glória aos vasos misericórdia que para a glória já dante
preparou os quais somos nós a quem também chamou não só dentro de deus mas também dentro gentil vejo no finalzinho aqui ele está falando dos judeus e dos 20 anos como povos está falando de e dos que são chamados dentro dessas comunidades a partir de então paulo começa a falar um pouco mais sobre os grupos mas a equipa está falando de pessoas que são eleitas e separadas e escolhidas como vasos de o gol de jonathan que paulo está falando do faraó também o farol é um indivíduo que deus fala sobre o endurecimento do coração de
faraó não adianta tentar levar específico a eleição de grupos ele está falando também de pessoas e ele lida com essa pergunta como faz mais justiça na paz de deus então trazer essa vontade dessa forma que pode resistir à vontade de deus ao trato essa pergunta como tola e responde de outra forma paulo e no gasto da justiça da justiça paulo validando a questão do exercício da vontade paulo vai dizer que o deus é deus ele faz o que quiser e deus escolheu separam família e concórdia deus escolheu separar uns para ira e acabou ele o
goleiro existe o vaso e ele faz o que ele quiser com a massa do vaso deus mandou o homem cala a boca como a gente diz um dos vídeos aqui no canal e simplesmente estabelece a sua soberania talvez você não consiga entender todos os requisitos e as questões filosóficas envolvendo a bondade de deus envolvendo a soberania de deus e liberdade do homem à soberania de deus e as condenações recai sobre nós porque deus mudamos a história dessa forma mas a gente tem confiança de que ele é soberano e porque ele é o criador e ele
é o dono ele pode fazer o que quiser e o que importa aqui é que ele tem massa eles e para parte dessa massa para fazer vasos de honra e parte da massa travados de desonra é deus quem diz isso é apenas de paulo como um inspirado por deus refletindo todo detalhamento refletindo as próprias palavras de jesus paulo não falo sobre isso apenas em romanos ele fala sobre isso também em outras equipes como por exemplo o primeiro corin ele diz porque vê de mãos a vossa vocação que não são muitos sábios segundo a carne nem
muitos poderosos de muitos nobres que são chamados está falando aqui de um chamamento eterno um chamamento é eficaz no coração devido e deus não chamou muitos públicos chamou muitos pobres deu um show muito sábio segundo padrões humanos mas gente simples ele está dizendo que o problema é que os ricos não fazem escolhas pobres fazem está dizendo que os pequenos foram escolhidos e dentre os ricos dentre os grandes foram poucos os escolhidos até o momento perfeito para colocar a responsabilidade aquele que escolhe e neste momento faz isso deus coloca a responsabilidade sobre o deus que escolheu
e rejeitou e continuo dizendo mas deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias que deus escolheu as coisas fracas o mundo para confundir a fortes e deus escolheu as coisas vídeo desse mundo e as desprezíveis e as que não são para mim que lá as que são para que nenhuma carne se glorie garante ele porque são muitos pobres e pequenos e frágeis que são salvos e são poucos ricos e poderosos e reis segundo mundo é porque deus escolheu os fracos nos frágil dos loucos os pobres a fim de humilhar os que não
se não tivesse o poder de escolher deus na capacidade de escolha como é que então deus escolheu os fracos aqueles creiam e não escolheram tanto dos fortes para que eles crêem que o exercício livre arbítrio poderia montar a história de outra forma de uma maneira em que os ricos poderiam crescer os pobres não mas deus escolheu montou história dessa forma então é deus quem tem o poder de mover os corações de acordo com a sua vontade e mover a história da redenção de acordo com o seu querer no capítulo da carta de paulo aos efésios
eles a mesma coisa como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo para que fosse no santos e irrepreensíveis gente dele amou e nos pressionou para filho de adoção por jesus cristo para si mesmo segundo o beneplácito de sua vontade para o louvor da sua graça para o qual os fiéis agradáveis assino amado em quem temos a redenção pelo seu sangue a remissão das ofensas segundo as riquezas da sua graça nele e digo em que também fomos feitos herança havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho e
sua vontade essa eleição se dá não por causa daquilo que deus viu um homem mas a eleição se dá segundo o beneplácito de sua vontade segundo o conselho de sua vontade segundo o propósito de sua vontade paulo poderia muito bem pode ficar eleição e incondicional para destinação como fruto de algo que deus viu um homem fazer mas o que está dizendo que essa eleição se dá unicamente baseada na livre vontade de deus segundo a vontade do senhor que somos eleitos deus não viu nada e você pra que elegeu nenhum superioridade você para eleger mas deus
segundo a sua vontade baseado unicamente nele ele escolheu salvá lo e só não existe nenhuma participação de observação prévia de deus sobre o ser humano para isso por isso que é de 2 fala de um deus que opera em nós tanto querer quanto efetuar segunda favorita da operação dele nós a nossa santificação nosso crescimento na salvação só se dá porque ele a pele nós o querer eo agir miss nosso trabalho a ação de aproximação de deus todos os dias ao próprio deus operando em nós a vontade pra isso se deus não atuasse nós seremos incapazes
de agir de acordo com a sua vontade é engraçado até que eu lembro de uma música que eu acho que era do trazendo a arca em que na administração da música o autor cantava que é o senhor até mesmo a vontade de te adorar vem de ti o meu primeiro contato com eleição incondicional nos tempos de neopentecostalismo ainda onde a vontade de adorar deus vem de deus nessa coisa maravilhosa em primeira peça lua em 102 paulo continuou dizendo sobre isso para que sejam julgados todos os que não crêem na verdade antes tiveram o prazer na
líquida despejo paulo está colocando sobre aqueles que não creram a responsabilidade não terem querido eles não queriam na verdade paulo está falando sobre responsabilidade humana ainda mas ele fala mas devemos sempre dá graças a deus por voz e mãos amarrados senhor por vôos ter deus elegido desde o princípio para a salvação e identificação do espírito e fé na verdade para o que pelo nosso evangelho vos chamou para alcançarmos a glória de nosso senhor jesus cristo paulo coloca a responsabilidade de não crê sobre o descrente e a responsabilidade de crê sobre o deus que salva o
crente porque é aquele que não crer ou não crer que deus deixou que ele continuasse fazendo suas próprias escolhas e descrevendo e rejeitando a salvação e quando aquele que crew crew porque o senhor soberanamente agiu no coração o descrente fez com que ele escolhesse paulo fala de responsabilidade do descrente e falou da responsabilidade divina sobre o crente paulo poderia ter mantido a mesma argumentativa eles não queriam na verdade mas vocês escreveram na verdade eles agiram mal vocês agiram bem mas não eles agiram mal mas deus agiu bem vocês porque a salvação é um ato soberano
de iniciativa divina escreva timóteo paulo fala de uma graça eterna que nos alcança que nos salvou e chamou com o santa vocação não segundo as nossas obras mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em cristo jesus antes do tempos dos séculos a graça que nós recebemos é uma obra de deus em nós a graça foi dada eternamente e não levou em conta as nossas obras não levam em conta nossas boas vontades não levou em conta nossas boas escolhas mais que levou em conta apenas a nossa santa vocação em prejuízo existem
dois textos bíblicos que não são sobre eleição continuar certo mas eu acho que são ótimas ilustrações daquilo que está dizendo aqui dá vontade de deus nesse processo uma história de lope outra história e ezequiel uma das pistas aconteceu com a outra aconteceu com ezequiel a derrota em gênesis 19 é uma história muito engraçado até o dois anjos chegou até a cidade sob o morro e mandou sair dali joão fica enrolando ele está saindo ele vai chamar os parentes parentes não acreditam nele ficar enrolando os anjos por três vezes dizem para o logo sai dessa cidade
de deus a destruir tudo e vai morrer por três vezes não sai por três vezes é uma desculpa então hoje chegou a dizer para o seguinte levanta te toma a tua mulher e as duas filhas que aqui estão para que não pereça na justiça da cidade o que te disse ele porém demorava se aqueles homens lhe pegaram pela mão e pela mão de sua mulher e suas duas filhas sendo o senhor misericordioso e tiraram-no puseram-no a fora da cidade o que deus fez aqui logo não estava exercendo a sua vontade para obedecer o chamado para
fugir na ilha que viria contra a cidade a destruição futuro que viria a idéia de respeitar a vontade de lá os anjos pegaram lá pela mão e tiraram à força da cidade porque deus por misericordioso para a nossa salvação não se dá com deus pegando a gente a força mas a misericórdia de deus foi muito maior do que o respeitar a vontade de logo sempre ouço 5 ea deus é muito educada e respeitar sua vontade não vai agir se você não permitir a laac deus está agindo sobre nós sem a permissão de vôo e deus
está fazendo bem cedo misericordioso com o contra a vontade de obra que ele não fosse condenado o que não se faz com a gente muitas vezes ao invés de nos pegar a mão pela força nós temos um deus que transforma nossa vontade e nos faz querer lo porque ele é misericordioso e lino xira da cidade da destruição para que possamos ser poupados e permanecemos com vida e vida nele outra história que me chama muita atenção a jack é o 37 quando ezequiel adiante do valiosos equipe deus coloca é que é um vale que é geralmente
onde aconteciam as batalhas e as guerras existem vários ossos secos eram soldados que morreram em batalha estavam lá já sem carnes em tendões e músculos nada os ossos já secos pelo tempo deus vai fazer aquela pergunta é você acha que esses ossos podem voltar à vida é o dia e só deus sabe o que deu ordens a quem ela quer que o prédio é que eu fale com os ossos e ordena que eles levantem já que faz isso que os ossos se levantam carne surge tendões músculos e viram pessoas - ordem na casa que é
o mandic o espírito santo entre ele e ordena isso a sorte então o sócio recebe o espírito e vira um grande exército não visam que deus dá é que é uma visão profética que representa muito é a pregação do evangelho está diante de homens mortos nossos erros pessoas que não têm vida como é que você vai argumentar com o cadaval espiritual para que ele crie um defunto para que ele viva você pode usar o melhor momento do mundo está incapaz de trazer este homem para a vida eterna mas nós pregamos evangelho homens mortos os seus
pecados incapaz de crescer porque cremos que essa pregação que deus vai usar para salvar o pecador de tudo isso a gente pode falar um pouco sobre a eleição dos perdidos deus também elege o homem é cada um deles elege aquele que é descrente também mas elege para a perdição deus nos escolheu para a combinação gentileza por exemplo em provérbios 16 4 onde diz o senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios até olímpio para o dia do mal deus fez tudo para cumprir a vontade incluindo trazer a condenação sobre o homem mau
deus fez o homem mau com esse propósito com o propósito de manifestar a sua ira ea sua glória também na condenação daqueles que merecem a condenação a gente leu isso 19 22 23 e que direi se deus querendo mostrar sua ira e dá a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos da ira preparados para a perdição para que também deve conhecer as riquezas de sua glória vaso de misericórdia e para a glória antes preparou deus preparou os vasos da ira para a perdição não são pessoas que estão fora do plano de deus
no plano de deus também é levar as pessoas para a condenação eterna para manifestar a sua ira eternamente no fumaça que exala à justiça a condenação de deus homens maus é o que a gente lê no capítulo 2 do primeiro pedro por isso também na escritura se contém eis que potenciam a pedra principal da esquina e lei de preciosa e quem ela cresça não será confundido e assim para vós que greves é preciosa mas para os rebeldes a pedra que os indicadores reprovaram essa foi a pedra de esquina e uma pedra de tropeço e rock
de escândalo para aqueles que tropeça na palavra sendo obedientes para o que também foram destinados mas vossa geração eleita o sacerdócio real a nação santa o povo adquirido para 16 as virtudes aquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz desobediente só foram destinados a condenação até não mas que tropeça na palavra tropeça na pedra do escândalo que três pisos e deu já os separou para isso desde a eternidade enquanto nós somos geração ele existem duas leis acontecendo aqui a eleição dos índios para o mal eleição dos crentes para a vida e isso
se dá porque senão não tem o seu nome inscrito no livro da vida do cordeiro gentleman focalize 17 mas foi a besta que vistes foi e já não é ea de subir do abismo e irá à perdição e os que habitam a terra cujos nomes não estão inscritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admiraram vendo a besta que era e já não é mais que vira que esses homens não se admirar com beijo porque seus nomes não estão inscritos no livro da vida é porque eles não foram separados eternamente um livro
daqueles que foram salvos pelo deus vivo isso pode assustar você chocar você mas é para chocar mesmo para assustar mesmo deus é amor mas deus não é o papai noel deus tem uma ir à justiça contra aqueles que foram separados desde antes do mundo competição desde o último a falar de uma dupla predestinação de predestinação pra vida e de ampla investigação pra morte agora essas duas pratas nações acontece de forma distinta quando a gente sabe que é para destinação para a vida acontece em deus mover a nossa vontade a ele de forma sobrenatural a predestinação
para ir à cidade unicamente com deus deixando o homem seguiu o curso do seu caminho a linguagem de romanos capítulo deus os abandonou em seus próprios pensamentos deus os entregou às suas próprias vontades a eleição dos perdidos não se dá em deus ativamente impedido que esses homens de conversar mas se dá em deus deixando que eles continuem seus próprios caminhos de ofensa de rebelião e de fuga de deus deus não está nos prendendo no caminho da ira mas deus está nos deixando o caminho da ilha e é deixado ela foi pressionada desde antes da fundação
do sul alguns ainda vão tentar resistir à idéia de preferência e que deus simplesmente previu a nossa escolha que por isso nos escolheu mas isso não só contradiz tudo aquilo que a gente desse ataque mas contradiz mateus capítulos dos capítulos a gente tem um caso em que deus viu que uma nação poderia crescer agisse e deus não agiu para a crença essa nação diz a partir do mês seguinte então começou e lançar em rosto as cidades onde sofreu a maior parte dos prodígios ou não se haveria arrependimento dizendo ai de ti corzinha de tiver saída
porque sentiu em sídon fossem feitos os prodígios quem vós fizeram há muito que se ter arrependido com sap com cinza por isso vos digo que haverá menos rigor para tiro e sídon no juízo o que pra voz e tuca fala um kit r 10 até o céu será sabatinada o inferno porque sem sodoma tivessem sido feitos prodígios quentes operaram teria ela permanece até hoje eu vos digo porém que haverá menos para hoje sodoma no dia do juízo do que para ti corazinho backside que a farão cidades que poderiam ter sido salvas com deus que deus
sabia o que fazer para que eles fossem salvos deus não fez porque não quis ele poderia ter operado um milagre ele poderia ter feito os mesmos sinais que ele fez em carazinho e bebe saída em cafarnaum mas ele preferiu não operacionais lá e as pessoas foram condenadas deus poderia ter salvado se quisesse deu apenas não quis porque ele foi soberano sobre a sua misericórdia se a salvação foi simplesmente um ato de deus vê a escolha das pessoas e mover para que as pessoas crescem voluntariamente assim ele teria escolhido e poderia ter feito isso com as
cidades do antigo testamento e ele escolheu não fazê lo para um texto geralmente é base para as pessoas com relação à presença de deus em primeira pedro então os dois primeiros versos de primeira pedro capítulo um bom jeans pedro apóstolo de jesus cristo estrangeiros de espécies no ponto na galáxia capadócia a asb tinha eleito segunda presença de deus pai em santificação do espírito para obediência e aspersão do sangue de jesus cristo graça e paz vos sejam multiplicadas olha só fomos eleitos segundo a presidência logo a eleição se dá através de deus prevê aquilo que a
gente faria a escolha que a gente tomaria é disso mesmo que esteja falando eu tenho plena certeza que não o primeiro porque um texto não pode contradizer tudo resta a escritura obviamente teria muitos textos para lhe dar prazer tê significa isso mas o próprio texto não tenha significado pura e simplesmente primeiro nós fomos eleitos segundo aparece em si o que é usada no grêmio é k ta certo traz uma idéia de um relacionamento não necessariamente a presença no texto é a base da selecção mas há uma relação de acordo com a presidência alguns argumentaram que
a presença que é o fundamento dessa eleição somos eleitos por causa da presença mas não é isso que catar no grego significa e gera um acordo não gera necessariamente relação de fundação em segundo lugar o texto não fala que essa eleição baseado no preconceito e cimento se dá não por causa de uma resposta futura mas para uma resposta futura somos eleitos de acordo com a paciência em santificação do espírito para a obediência para aspersão no sangue de jesus mas nós fomos eleitos porque o bebê seríamos nós fomos eleitos para obedecer tudo é que a presença
prevê obediência futura nós fomos eleitos para essa obediência isso não faria nenhum sentido em terceiro lugar a preposição catar que vem antes de presença aqui no grêmio está modificando não simples a eleição mas está modificando também as coisas que vêm antes da eleição seria todo verso ou seja a ideia que nós somos estrangeiros e peregrinos e eleitos são segundo a presidência não só a eleição seria a segunda presença mas o nosso aspecto de estrangeiros no mundo e de peregrinos do mundo também seriam segundo a presidência então falar de uma eleição pela presença seria usar errado
a preposição catar que aparece aqui no grêmio e tentar restringir demais a relação para tentar fazer parecer que pedro está falando exclusivamente eleição ou seja o que eles querem dizer olha o que vocês estão passando aqui como estrangeiros com peregrinos não é algo que fugiu do plano da vontade de deus mas está de acordo com aquilo que deu já previu ante qualquer coisa está segundo a presidência terra de deus ea visão é terra de deus sobre todas as coisas agora em quarto lugar tem a questão do próprio significado da palavra para conhecimento a gente tenta
aplicar um conceito ecológico numa palavra que aparece aqui isso é uma coisa porque nada e se fazer perceber que em 1º pedro uns e praticamente não tem quebra de pensamento e ele usa a mesma palavra para conhecimento no verso 20 ele usa no sentido de dizer que tudo o que aconteceu com jesus já era esperado de que a morte de jesus o sofrimento não foi uma surpresa mas é o que era esperado por deus antes de todas as coisas que criam uma relação no verso 20 entre conhecido e revelado dentro na relação de conhecimento desde
antes da fundação do mundo aqui a idéia do conhecimento traz a idéia de algo que é prévio no objetivo de trazer conforto aos irmãos que estão passando por dificuldades ou seja aquilo que eles estavam passando agora já estava dentro dos planos de deus não simplesmente nesse pré conhecimento que dá para eles mas também para conhecimento se dava com jesus cristo ou seja a gente importar um significado teológico formal para pré conhecimento e olhar a palavra simplesmente no seu uso pragmático pelo autor dentro do 1º pedro um verso 20 falo pra conhecimento de deus em sinônimo
com a percepção é eterna de deus como eu que não escapou do plano de deus isso sendo percebida também no verso 2 1º pedro um agente tem a mesma idéia é sermos eleitos e seus peregrinos de acordo com um plano interno de deus e de nada disso acontecer fora de sua vontade o que significa então que primeira pedro 11 a 2 não é um texto muito forte pra falar de que a nossa salvação se deu simplesmente porque deus previu que teremos de ver o que você pensa disso tudo eu sei que algumas pessoas só é
uma coisa já senso comum tranqüilo não há mais uma dificuldade mas por outras pessoas pode ser algo tão absurdo entanto novo comenta de baixa que pensa isso tudo falou pouco sobre suas experiências outra eleição e vamos manter esse debate sempre aquecido mas muito respeito muito obrigado a campanha até aqui entra no site do dn e tecnologia para se cadastrar para o nosso patrão nos ajudar a manter popularização de boa elogia reformado na internet o nosso site têm loja artigos notícias muita coisa boa pra vocês como nosso podcast e você pode escrever aqui no canal e
assinar notificações para você não perder nenhum vídeo novo então muito obrigado com os acompanha até aqui foi negada e tchau tchau
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