salmo 133 ou como é bom e agradável viver em unidos os irmãos é como o olho precioso sobre a cabeça o qual desce para barba de arão e desce para a gola de suas vestes é como o orvalho do irmão que desce sobre os montes desciam a lhe ordena o senhor a sua bênção ea vida para sempre até aqui queridos a leitura da palavra de deus este salmo é um dos salmos de romagem que é atribuída ao rei davi como vocês lembram salmos de romagem eram salmos que eram designados para funcionarem como cancioneiro do peregrino
três vezes ao ano os judeus saíam das mais diversas localidades de canaã e se dirigiam para o centro único de adoração que estava em jerusalém edificada sobre os montes disse ão e onde estava o tabernáculo na época de davi aquela tenda que moisés mandou fazer um deserto e depois de davi com salomão o templo enquanto eles viajavam caminhando peregrinando para jerusalém para lhe oferecer sacrifícios entregar suas ofertas rever os irmãos cantar os louvores de deus ser instruídos na lei eles iam cantando este salmos que se viam para encorajar para alegrar também para expressar seus sentimentos
de dependência de deus de de temor e ao também de confiança de que deus haveria de guardá los e protegê los durante a viagem e este salmo é um daqueles que era cantado durante aquelas peregrinações e fala a respeito da união do povo de deus da unidade da harmonia que deveria haver entre o povo de deus com um bom e com agradável é viverem unidos os irmãos nós não temos certeza mas tudo indica que esse salvo foi composto depois que o rei davi assumiu o o overno de todo israel a gente voltar um pouquinho na
história pra quê entender o que está acontecendo aqui depois que o povo de israel entrou na terra prometida debaixo do da liderança de josué a terra foi dividida entre as 12 tribos e essas doze tribos elas tinham juízes que governavam sobre uma parte de israel outro juiz sobre outra parte de israel e havia muita confusão muita contenda em muita controvérsia nessa época apareceram juízes como sanção jefté e finalmente o próprio samuel que também era profeta ea lei é a regra que havia naquela época era que cada um fazia o que bem achava diante dos seus
olhos então não tinha um local certo de adorar a deus as tribos tinham seus santuários havia santuários mais ao norte santuários mais ao sul a confusão era generalizada finalmente os israelitas cansaram e disseram nós queremos um rei nós queremos um rei e deus lhes deu rei saul e saul foi o primeiro dos reis de israel e de baixo de saul as tribos vieram juntas só que só não foi um bom rei e conflitos internos começaram a acontecer com a morte de saú houve guerra civil entre as tribos ea tribo de judá escolheu davi para ser
o rei deles as outras 11 tribos não aceitaram davi e elegeram esboço zetti que era descendente de saul e aí começou a briga na nação de israel o reino de judá comandado por davi lutando contra as 11 tribos comandados por lisboa 7 e depois de um conflito sangrento do que durou muitos anos finalmente a tribo de judá venceu e davi então é coroado rei de todo israel ea guerra então cessa a paz é estabelecida jerusalém é denominada como sendo o lugar onde as pessoas iriam adorar não era possível ter outro templo outro local de adoração
mas somente lá em jerusalém e o povo então se vê debaixo do domínio do rei davi que foi um bom rei e durante o seu período quando as 12 tribos estavam unificadas debaixo da sua liderança a nação de israel prosperou prosperou em todos os sentidos aumentou o território conquistou inimigos a tv prosperidade financeira prosperidade espiritual culto a deus se estabeleceu davi fez mudanças do tempo criou o sistema de levita sistema de corais e passou o reino pra o seu filho salomão já unificado então essa é a ocasião em que esses a 1 foi eleito foi
escrito digo é pra comemorar aquela unidade que finalmente havia chegado à nação de israel vamos então à exposição do salmo e vamos requisições ele traz pra nós hoje terminando com algumas aplicações o verso 1º no verso 1º da via expressa a sua alegria com a unidade do povo de deus como é bom e agradável viver em unidos os irmãos os irmãos aqui são os irmãos judeus não judeus de todas as tribos que estavam agora unificado salim e viver e união essa união aqui não é como é bom e agradável viver e unidos os irmãos era
exatamente isso que nós acabamos de descrever era aquela união política eles tinham apenas um rei agora e não juízes espalhados que cada um fazia o que bem tinha vontade mas o único rei que dava identidade e unidade a ação também a essa união que ele faz fala aqui não é com bom é que os irmãos vivam unidos tinha a ver com a união é o fato de que não havia mais guerra eles podiam viver em paz o israelita lá de da tribo de manassés podia conviver em paz com israelitas da tribo de zebu long 11
da tribo de gad poderia viver em paz e com a tribo de de benjamin eles podiam viajar no território de uma das tribos não tinha inquisição na fronteira nem querendo saber o passaporte e vamos carimbar não tinha nada disso era zona livre então era um momento de grande prosperidade e alegria é isso que davi se refere mas especialmente o salmo tá falando daquela união espiritual que agora havia entre as 12 tribos eles estavam unidos como povo único de deus para adorar o mesmo deus e não mais deuses como baal astaroth os bailes e aqueles outros
deuses pagãos que eram muito comum serem adorados durante o tempo dos juízes mas agora deus era e somente deus é o deus de israel e o seu culto era celebrado em jerusalém onde como eu disse estava o tabernáculo arca da aliança a lei de deus os sacrifícios os sacerdotes então por isso davi expressa não é como é bom e agradável viver em unidos os irmãos que coisa boa quando a paz quando a tranqüilidade quando a prosperidade alegria essa convivência pacífica que havia debaixo do rei davi e pela providência de deus davi se refere a essa
união em segundo lugar como sendo boa e agradável não preciso explicar muita coisa sobre isso né bom é boa não tem todo mundo sabe o que é bom não vou explicar e agradável é alguma coisa que nos dá é nos dada prazer em levar a união ela é agradável nós temos alegria nisso ela permite o convívio ao relacionamento das pessoas não faltam aliás faltam adjetivos para poder descrever o que é que a união de fato representa por isso que talvez davi escolheu duas figuras para explicar essa união e por que ela é boa e agradável
a primeira é o óleo que era derramado em cima da cabeça do sacerdote ele diz no verso 1º como é bom e agradável viver reunir os irmãos aí faz uma comparação com verso 2 como o óleo precioso sobre a cabeça o qual desce para barba a barra de arão e desce para a gola de suas vestes ele esse óleo era um óleo que era confeccionado de acordo com uma receita que deus tinha andado a moisés ninguém mais podia fazer esse óleo a não ser a os sacerdotes e se olha era composto do azeite mais fino
de oliva e 4 especiarias extremamente caras e raras o resultado é um óleo especial muito fragrante muito perfumado muito cheiroso quando ele era derramado o cheiro se alastrava pelo tabernáculo todo mundo podia sentir aquele óleo assim sendo derramado particularmente porque ele era derramado em abundância era derramado na cabeça e saía descendo escorre a sensação de vias e boa via descendo pelo rosto enviaram passava pela barba e descia pelas vestes ea orla que ele se refere aqui a gente sempre pensa que é angola né mas é o pé da túnica é orla inferior o óleo passava
pela roupa toda e chegava até lá embaixo então david diz que esse a que a união era semelhante a esse óleo um outro detalhe aqui que eu eu esqueci dizer é que esse óleo era usado somente na unção do sacerdote quando o sacerdote era escolhido para ministrar diante de deus da tribo de lado de leve como sendo sumo sacerdote então ele era um gido ou pelo juiz ou pelo profeta ou pelo próprio rei como sendo a com esse óleo que era derramado de maneira abundante sobre a sua cabeça numa cerimônia pública ao fazer essa comparação
davi pode ter tido algumas idéias na mente por exemplo a união ela é como ela é preciosa como óleo de fato aquele óleo era precioso era raro era caro ea união no meio do povo de deus é algo também precioso e às vezes também algo raro é o caro não é pra nós tal talvez a onu não é uma coisa tão comum por isso ela deve ser valorizada e deve ser buscada como aquele óleo tão precioso talvez do davi também tenha pensado na fragrância é um óleo extremamente perfumado né que agradava é gostoso quando a
gente chega um perfume não é um bom perfume é um dos prazeres que a gente tem então aquele óleo é um óleo perfumado e trazia esse prazer assim como a união do povo de deus é como esse perfume é que agrada que em leva mas eu penso que talvez davi tinha em mente particularmente outro ponto que faz mais sentido quando a gente olha o contexto o óleo começava aqui passava por todo o corpo do sacerdote e até o final das suas vestes ou seja o óleo percorri aarão todo expressando unidade da mesma forma que aquele
óleo passava por haram completamente a união trazia todas as tribos juntas então penso que esse é o ponto de comparação o óleo que escorreria passava pela cabeça pela barba pelos ombros pelo peito ea descendo pelas pernas até chegar lá embaixo na hora das vestes até chegar nas sandálias ou seja haram que era o representante de deus diante do povo e do povo diante de deus ele era coberta da cabeça aos pés pelo mesmo óleo o óleo era derramado na cabeça o mesmo óleo chegava nos pés e expressava a união do povo de deus é nesse
sentido que o óleo ele se encaixa aqui eu sei que a primeira tentação nossa pensar que davi está pensando óleo porque é precioso e cheiroso mas a idéia eles correr completamente cobriu o sacerdote todo e expressa a idéia de união de unidade de coesão assim era o povo de deus unido como aquele óleo que passava pelo corpo inteiro do sacerdote era representante do povo diante de deus e vice versa mas ele tem uma segunda comparação aqui que está a no verso é 3 ele diz que essa união não é do povo de deus é com
o orvalho do irmão com que desce sobre os montes de sião eu não estive em jerusalém mas eu leio de quem esteve eu tava no testemunho de um estudioso do antigo testamento que esteve lá no pé do irmão ou irmã é um monte mais alto no norte de jerusalém o pico dele permanece coberto de neve maior parte do ano e ele fica hoje onde é a síria onde a síria e ele pode ser visto a quilômetros de distância montanha imponente montanha mais alta da queda região e no pé do jorge além do pé do irmão
tem alagados o sol bate e aquele lacado evapora aquela água evapora e forma um ovário é um um nevo a grossa né rica que cai sobre o monte hermon e agora a gente pergunta e se ão por que diz aqui é com o vale do irmão com que desce sobre os montes de sião o problema é que se ão tá quilômetros de distância é montar nord e siam tá no sul então em como assim o orvalho de irmão cai nos montes disse ão novamente a mesma figura do sacerdote a idéia aqui do orvalho não é
tanto de alguma coisa a união é como algo frutífero refrescantes assim como o vaio fecunda terra mas é que o mesmo avaliou que caía lá no monte hermon no norte ele era trazido pelo vento e ele caía sobre os montes decian unindo as duas montanhas mesmo avaliou duas montanhas completamente diferentes mais uma vez a ideia de unidade então as duas figuras que davi usa que a união do povo de deus é como o óleo que corre pelo sacerdote é com orvalho que fecunda dois montes distantes a idéia é exatamente essa de unidade israelita entenderia isso
perfeitamente estava familiarizado primeiro com os ritos sacerdotais eles sabiam como o sacerdote era um giro e também estavam familiarizados com a geografia da palestina e só entenderam perfeitamente o que é que davi está querendo dizer as duas figuras elas apontam para deus como sendo aquele que consegue a união é a e tanto óleo quanto no orvalho a idéia de algo que é derramado em cima e que escorre para baixo unindo por onde ele passa então é a união esta benção que vem de deus vem de cima e discorre sobre nós e nos une debaixo de
um cabeça que é jesus cristo as duas figuras são muito bonitas e muito apropriadas escolhidas pelo rei davi o resultado dessa união está no final do verso 3 quando david hale nos montes de sião que é o que está imediatamente antes ali nos montes disse ão que onde estava jerusalém o tabernáculo a igreja de deus o antigo testamento a lhe ordena o senhor a sua bênção ea vida para sempre se não era um local do santuário pra lhe subiam as tribos de israel unificadas era o símbolo da união espiritual do povo de deus e era
ali que deus ordenava a sua bênção ali quando o povo estava reunido ali quando o povo estava unido quando o povo em consenso buscava a deus com um só coração uma só alma não só desejo o sentido é esse que deus abençoou o seu povo ali quando o povo de deus está a 1 ido para servi-lo a união é a base da bênção senão a união se no a comunhão senão a unidade deus não ordena a bênção a vida pra sempre porque onde há discórdia descontentamento de cessão divisão inimizade intrigas e separação o espírito santo
de deus entristecido óleo não corre eo alho não desce mais ali onde o povo de deus está unido deus ordena a sua bênção ea vida pra sempre queridos irmãos que o ali seja aqui que o ali seja aqui e que deus derrame sobre nós o óleo precioso e orvalho do irmão a sua bênção ea vida sobre o povo de deus unido debaixo de um sol cabeça jesus cristo isso me leva para o próximo ponto o que se salva significa para nós hoje vamos pegar mais um pouquinho de história durante o reinado de david e salomão
os irmãos deverão união as tribos estavam unidas e como eu disse israel prosperou em cresceu em todos os sentidos mas depois que salomão filho de davi assume o trono o reino se dividiu de novo os filhos de salomão brigaram entre si e o reino do norte se separou com a maioria das tribos e estabeleceu um novo santuário em uma nova capital na cidade de samaria e desse reino do norte rapidamente entrou em declínio agora não tinha mais davi para guiá-los a mão forte sábio e espiritual de davi eles adoraram outros deuses construíram dois bezerros de
ouro colocar um santuário na cidade e samaria e disseram ei saque israel os deuses que tiraram da terra do egito e o povo todo abandonou a deus e começou a seguir os bezerros de samaria e começou a guerra do reino do norte com rio do sul o reino do sul ficou com os descendentes de davi continuaram com jerusalém como capital a idolatria começou a voltar embora de vez em quando tinha um filho de davi que se sentava do trono que promove uma limpeza em uma reforma em um avivamento o povo voltava pra deus mas aquele
rei morria voltava a idolatria toda e aí a guerra começou entre eles e finalmente deus mandou juízo sobre eles o reino do norte foi levado cativo pelos assírios que invadiram toda aquela região matar os judeus e levar os judeus para fora da terra o reino de judá ainda demorou um pouco por amor à davi por amor da vida deus ainda segurou um pouquinho reino do sul mas finalmente os babilônios vieram e levaram embora os judeus como cativos para a babilônia ali deus ordena a sua bênção ea vida para sempre mas não havendo mais união não
havendo mais unidade vem guerra perda tristeza e morte como a história de israel tão claramente nos ensina é nessa época que os profetas como isaías jeremias ezequiel oséias eles começaram a falar do reino do messias que o messias haveria de vir pra nação de israel e que ele haveria de unificar outra vez as 12 tribos que outra vez o reino do norte o reino do sul seria um povo só e que esse messias seria um dos descendentes de davi que se aceitaria no trono de davi os profetas todos começaram a falar da esperança messiânica que
era vinda do filho de davi que haveria de reúne puxar trazer os judeus de todas as partes onde eles estavam debaixo do mesmo rei que era o senhor jesus porque era disso que os profetas estavam falando queridos o filho de davi já veio é jesus cristo filho de davi filho de abraão filho das promessas filho de deus ele morreu na cruz pelo seu povo morreu na cruz por aqueles que são os seus ressuscitou ao terceiro dia subiu aos céus e ele se assentou no trono de davi à direita de deus no trono do universo ele
reina e o povo do filho de davi ressurreto e vivo jesus cristo é um povo que é composto agora não somente dos judeus que creram nele eu treinei ele também mas de todos aqueles que de todas as nações confessam que jesus cristo é o filho de deus o senhor e salvador e nós estamos ligados a jesus cristo pelo espírito santo e portanto ligados entre nós pelo mesmo espírito em cristo deus cumpriu essa promessa finalmente deus tem um povo que está unido entre cid forma inquebrantável unido ao filho de davi um povo único que adora o
único e verdadeiro deus você já percebeu como é que tiago começa a carta dele carta de tiago ele começa assim thiago as 12 tribos que se encontram na dispersão o tiago não está escrevendo para as 12 tribos de israel literalmente manasseh zebulon é gad natalie judar benjamim josé não tá ele está se referindo à igreja a igreja é as 12 tribos reunidas as 12 tribos reunidas eram uma expressão e uma figura da igreja o filho de davi reina ele tem um povo e nós estamos unidos debaixo dele somos irmãos estamos ligados uns aos outros porque
há uma só fé é um só deus salvador um só espírito que habita em nós e é por isso que hoje nós podemos com um bom e quão agradável é que os irmãos vivam em união eu tenho algumas aplicações que eu quero fazer aqui queridos para terminar em primeiro aquelas pessoas que se sentem meio que solitárias aqui neste mundo sem muitos talvez sem parentes ou longe da família não casou mas eu queria que você olhasse para o povo de deus como sendo o seu povo a sua família e os seus irmãos é isso que a
igreja representa é expressão desse povo único de deus uma das experiências que tem me agradado mais nas oportunidades que a minha esposa e eu temos tido de viajar pelo mundo onde a gente chega e encontra crentes em cristo jesus a gente se sente em casa estados unidos áfrica do sul indonésia na europa no canadá e países da américa latina onde quer que a gente tenha viajado a gente encontra os irmãos é como se fosse família é como se fosse família como se nós nos conhecemos há há muito tempo nos conhecemos há muito tempo eu queria
que você olhasse a igreja dessa maneira por isso procure as oportunidades de comunhão procure está com os irmãos procure conhecer aqueles que fazem parte desse mesmo corpo que têm a mesma fé desfrutar da amizade deles participar da comunhão com eles e juntos adorar o mesmo deus servir o mesmo senhor segunda palavra é para aqueles que vêm aí que vem a igreja apenas como um local para onde vive no domingo para escutar um sermão a igreja é muito mais do que isso o que nós fazemos aqui no domingo é apenas uma das muitas atividades e engajamentos
que expressam a nossa união e nossa união com jesus cristo a igreja é muito mais do que isso aqui que nós estamos experimentando nesse momento e é por isso que eu queria que você olhasse para a igreja como sendo a sua família o seu povo com qual você deveria se envolver mais e aonde você deveria buscar respostas ajuda comunhão alegria fraternidade e amizade as oportunidades são muitas delas estão aí infelizmente aí agora vem meu terceiro a terceira aplicação é para aqueles que são céticos e desconfiados da igreja por conta das suas muitas divisões e denominações
achou que eu estava falando muito bonito mas e os pretorianos metodista batista episcopal congregacional assembléia de deus pentecostal e sic como explicar isso aí diante da união eu eu queria que você olhasse pra essas divisões e separações diferenças que existe entre o povo de deus como sendo a aquelas doze tribos cada uma das tribos tinham seu cacoete tinha até uma palavrinha que ela se pronunciavam diferente que era a palavra chiie bolette umas falavam-se bolette outra chevrolet sonso pax que nós temos no brasil por exemplo então eram todos judeus mas eles moravam em locais diferentes tinham
sotaques diferentes tinham costumes diferentes em zebulon se fazer de uma forma em natalie se fazia de outra forma era o mesmo povo mas eles tinham as suas diferenças então deus tem somente uma igreja que é composta de todos aqueles que professam a fé em cristo jesus como senhor e salvador e todo aquele que professa jesus como o único senhor e salvador é meu irmão agora nós nos dividimos os que crêem nisso eles se dividem em muitas tribos tem atribuído os presbiterianos a tribo dos batistas tem atribuído os metodistas tem atribuído os irmãos pentecostais uns são
mais alegrias do culto sou mais quietinhos na maneira de adorar a 11 sem uma forma em que organizam a igreja o sistema eclesiásticos já tem outra forma também mas é um povo só se crê no senhor jesus como senhor e salvador recebe a palavra de deus como palavra infalível errante de deus é meu irmão que mora na tribuna zebulon eu sou de natalie nós temos as nossas diferenças culturais regionais são detalhes maneira de falar mas o povo de deus é um só agora na hora que o israelita começava a adorar baú aí já não é
mais meu irmão então há diferenças que são diferenças fatais para a comunhão então uma denominação grupo de irmãos que vai negar por exemplo a divindade de jesus cristo vai negar a autoridade da escritura que vai negar que cristo morreu pelos nossos pecados ele não faz parte do nosso povo não é apenas uma questão de divisão de denominação ali já é outra religião estão adorando baal é outra coisa não é meu irmão mas entre aqueles que crêem no senhor jesus como senhor e salvador há diferenças que não são fatais ou cruciais para quebrar nossa união ea
nossa a nossa unidade é claro que eu tenho e vocês também muitos irmãos e queridos que não pertencem à igreja presbiteriana que pertencem a outras denominações que são irmãos queridos em cristo jesus jesus cristo tem um povo esse povo vive debaixo dele unido pelo seu espírito unidos a ele pelo espírito santo e entre nós pelo mesmo espírito um dia as 12 tribos espirituais elas deixaram de existir e deus será um povo e um povo somente na vida do senhor jesus quando ele veio buscar a sua igreja todas estas coisas serão desfeitas e agora entendendo claramente
vendo como somos vistos e entendendo como somos entendidos nós então e participaremos dessa plena união e unidade da qual a vida da igreja é apenas uma um pálido reflexo aqui nesse mundo eu termino então queridos com um apelo para todos nós para que no vínculo da paz e no poder do espírito santo nós mantenhamos essa iam e essa unidade visível entre nós como testemunho da unidade do povo de deus porque é ali que o senhor determina a sua bênção ea vida para sempre como é bom e agradável viver em unidos os irmãos é como o
óleo precioso sobre a cabeça que desce para barba vai descendo barra de arão e desce até agora de suas vestes é como ovário do irmão que desce lá também o mesmo velho lá no sul nos montes de sião juntando tudo porque ali onde a unidade ordena o senhor a sua bênção minha vida pra sempre oremos senhor danos viver essa unidade essa união com todo o nosso coração consegue senhor que aquilo que impede essa união as desavenças as diferenças as discórdias e as contendas sejam removidas dá-nos perdão reconciliação humildade e compreensão hora que haja união nas
famílias nos relacionamentos entre os amigos na tua igreja em geral no teu povo no brasil perdono só deus quando arrogantemente pensamos que porque nosso sotaque não é o igual à de outro que nós somos o verdadeiro povo de deus e os outros não nos ajuda a ver a diferença entre o essencial e o secundário e olharmos para aquele grande dia quando a igreja resplandecerá como a noiva do cordeiro uma indivisível gloriosa para todo sempre moramos pelos que estão desagregados que não se sentem parte da igreja pedimos a deus que o senhor nos traga que os
seus envolva anos um espírito acolhedor fraterno é o que nós pedimos por amor de jesus