E aí [Música] o Olá caros alunos chegamos a mais uma vídeo aula estamos na semana cinco vídeo aula número do se o tema desta vídeo aula discurso e poder a meu ver interessa a todos vocês quer sejam estudantes do curso de letras do curso de licenciatura que a sejam estudantes de outros cursos para começarmos a pensar EA falar sobre este tema eu evoko o célebre sociólogo Pierre bourdieu Pierre bourdier vai nos dizer que a língua pode ser compreendida como um sistema simbólico e esse sistema simbólico se constitui de instrumentos de conhecimento de instrumentos de comunicação
e não é visões de mundo e de acordo com Pierre bourdier o poder da palavra é o poder de mobilizar a autoridade acumulada pelo falante e concentrar-se no ato linguístico O que significa esta citação de Pierre bourdier nós quando falamos quando renunciamos né ou quando concretizamos o que ele denomina de ato de fala né É podemos mobilizar nossos conhecimentos podemos mobilizar nossas nossas experiências podemos mobilizar nossos saberes no ato linguístico e ao mobilizar os nossos conhecimentos nossos saberes nossas vivências em nossas experiências damos poder à palavra a palavra tem poder de acordo com Pierre bourdier
mais tem poder né quando temos conhecimentos quando temos experiências quando conseguimos mobilizar nossas experiências quando conseguimos mobilizar nossas vivências quando conseguimos mobilizar nossas ideologias então ele vai dizer que o poder simbólico como poder de constituir o dado pela iniciação de fazer ver e Crer de confirmar ou transformar a visão do mundo exerce ação sobre o mundo exerce ação sobre as pessoas portanto exerce poder e em frente nós vamos falar agora sobre as contribuições do filósofo francês Michel Foucault para pensarmos essa questão discurso e poder é discurso segundo Michel fuco é uma prática social e ele
vai dizer que é na relação de construção de realidade a partir do discurso que se estabelecem relações de poder por exemplo entre mídia e sociedade ou entre instituições EA sociedade é interessante lembrar que para Michel focou o poder funciona como mais como uma rede uma espécie de dispositivos ou mecanismos que a nada EA ninguém escapa de acordo com o filósofo Todos nós somos e capturados ideologicamente e todos nós caímos nas redes de poder nas armadilhas de poder são inúmeros os dispositivos citados por ele nós podemos dizer também que Michel focou apresenta uma concepção metafísica de
poder né afirmando que ele está difuso o que ficou quer dizer com isso né ele está espalhado ele está em todos os lugares né Vamos encontrar situações de micropoder vamos encontrar a pessoas que ocupam posições que que as fazem acreditar que elas exercem poder sobre o outro a e segundo a este filósofo esse importante filósofo tá E aqui abrindo parentes vocês devem estudar nicht e devem reverenciar Miguel Pupo assim como Pierre bourdier toda forma de saber é produto das relações de poder e um novo poder gera um novo saber Olha que interessante essa questão por
exemplo o poder sobre os loucos do qual nos fala o filósofo no interessante livro nascimento da Clínica gera a psiquiatria né faz nascer a psiquiatria o poder exercido sobre os estudantes constrói a pedagogia faz nascer a pedagogia e também ele vai nos dizer que os discursos produzidos e reproduzidos em determinadas instituições correspondem a diferentes formas de poder então ele vai estudar As instituições escolares e jurídicas e médicas religiosas cada uma dessas instituições tem a sua forma de espalhar de difundir de criar os as redes de poder né e de outorgar poder a determinadas posições de
sujeito porque fucou nos diz focou nos ensina que quem fala fala de algum lugar e a partir de algum direito reconhecido institucionalmente então eu Elaine assolini professora da disciplina introdução aos estudos linguísticos eu estou autorizada eu estou legitimada eu sou reconhecida socialmente de maneira que eu posso vir aqui falar de linguística e gravar uma vídeo aula para vocês e que futuro e estará disponível não apenas para os estudantes da Univesp se eu não estiver enganada eu falo De qual lugar da instituição de ensino superior Univesp falo a partir do lugar que estudei da partir dos
lugares né É que eu estudei então estudei no ver cidades públicas é construir um um currículo acadêmico que me permitiu passar em um concurso público de provas e títulos de títulos desculpem-me porém se eu vier aqui falar sobre biodiesel por exemplo eu vou lhe falar a partir e provavelmente de conhecimentos do senso comum ou de alguns artigos científicos que eu levo mas eu não tenho autoridade eu não estou legitimada socialmente institucionalmente para lhes falar sobre essa questão sobre biodiesel Não estou legitimada não sou reconhecida e institucionalmente para falar sobre nanotecnologia minha área outra eu sou
da área de linguística letras e artes em interface com a área de educação e as instituições a sociais então a instituição escolar instituição religiosa quem está autorizado a falar na Instituição religiosa o padre quem está autorizado a falar na Instituição médica os médicos os enfermeiros o fisioterapeuta o o nutricionista O que são sujeitos que falam a partir de um lugar a partir de uma instituição e a partir de uma posição de sujeito no caso a posição de sujeito professor no caso a posição de sujeito Padre no caso a posição de sujeito médico no caso a
posição de sujeito coordenador pedagógico em vermelho e etc e as instituições sociais de acordo com o cocô elas criam e controlam determinadas formas de discurso impedem a manifestação de outras ao impedir a manifestação de outras é de outras situações linguísticas de outros produtos linguísticos digamos assim essas instituições não permitem que outros sentidos que não aqueles que foram por ela legitimados bom então vamos ficar no exemplo da instituição escolar né porque que muitas vezes o que o aluno traz não é reconhecido por quê que outros dizeres não são reconhecidos não são legitimados dizeres múltiplos dizeres diferentes
diferentes diferenciados né porque a instituição ela sempre a quer ter o poder e nessa situação é de controlar o poder né nessa perspectiva nessa ação de controle ela fecha né muita zonas de sentidos muitos sentidos que poderiam circular dentro da instituição escolar não circulam sentido os outros que poderiam circular dentro da instituição religiosa não circulam né sentidos diferentes que poderiam circular a instituição médica não circula eu vou ler um fragmento citado por curso com ele é ele foi escrito por Michel ficou então eu vou ler Michel ficou diz assim em toda a sociedade a produção
do discurso é o mesmo tempo controlada selecionada organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que tem por função conjurar seus poderes e perigos dominasse o acontecimento ele a tório equivale a sua pesada e temível materialidade né então nessas lindas palavras nessa linda citação fucou expressa a bela mente com muita propriedade o que eu estava explicando anteriormente Ou seja a produção do discurso é controlada é selecionada é o a pesada é distribuída de acordo com os procedimentos e funções institucionais a e um exemplo interessante que a trazido no no texto de vocês relações de poder
é o exemplo do Poder midiático né a mídia é também uma instituição EA mídia Vai jogar com a possibilidade de influenciar e e seduzir e encantar o público né De que forma é modificando né o seu jeito de pensar alterando o seu jeito de pensar transformando a sua capacidade de de decidir sozinha né então o poder influenciador exclusivo da mídia né eles eles podem ser a observados por exemplo é em propaganda um belo discurso propagandístico Pode ser observado no discurso das eleições né no discursos e determinados candidatos então a princípio o candidato X tem por
exemplo a trinta por cento de rejeição os cinquenta por cento de rejeição a partir de um discurso persuasivo encantadores sedutor né é esse candidato passa a exercer novas influências Conquista outros eleitores da e é pertinente lembrar que o poder da mídia faz funcionar mecanismos de projeção e identificação ou seja né ah se buscam a palavras frases textos com os quais o eleitor por exemplo da Classe A B e o acidente ficam ou eleitores da classe D e E se identificam o apenas os eleitores da da classe F né Isso tudo é pensado é construído sócio-historicamente
passo a passo é construído um discurso encantador sedutor manipulador ele é pessoal milimetricamente construído indo em frente nós vamos falar de Mikhail bakhtin que ele traz para a esfera da linguagem a ideia de lutas de classes e ele rompe com a presença com a presença Inocência do discurso porque aquele rompe é com a pretensão ingenuidade né a presença neutralidade do discurso porque ele vai dizer que todos signo é ideológico e todo signo é marcado por é de classes e portanto todo signo possui um caráter social tá é o autor Faz uma leitura marxista da linguagem
ele vai dizer que os conteúdos da consciência são fatores sociais são adquiridos a socialmente e eles determinam a vida concreta dos indivíduos Nas condições do meio social né portanto não há como estar em uma sociedade sem que sejamos por ela é assim que não sejamos por ela e influenciados né Nós somos produtos daquela sociedade daquele tempo somos determinados sócio-historicamente segundo Mikhail bakthin que vai nos dizer se o seguinte compreendida como elemento a pressão necessária entre o homem as coisas como forma de situar o indivíduo no mundo a linguagem é lugar de conflito por Excelência de
confronto ideológico tomar a palavra é um ato de poder nos ensina Mikhail bakhtin portanto né quando anunciamos quando falamos né ou quando nos é concedida a palavra e estamos aqui com o poder de certa forma e como os ensina a bakhtin é o Antonio granchi o sociólogo né Ele é um sociólogo marxista vai dizer que a hegemonia EA maneira um mecanismo pelo qual o poder governante conquistar o consentimento do subjugados tá então que vem a ser a hegemonia né É aqui a clássica frase do senso comum muitos de vocês conhecem que diz assim: a todo
mundo tens assim todo mundo faz assim eu vou fazer também todo mundo pinta uma parede da casa né É de uma outra cor eu vou fazer assim na minha também todo mundo está usando camiseta preta com uma saia vermelha então eu também vou usar a camiseta preta com a saia vermelha né todo mundo a assistir a Rede Globo então eu também vou assistir a Rede Globo A hegemonia é muito perigosa segundo Antonio granchi por quê Porque a hegemonia ela ela é um podemos dizer assim ela é um bem-sucedido né o destaque da ideologia ela a
hegemonia ela se concretiza ela se dá ela se efetiva socialmente quando não se consegue romper com as ideologias dominantes e quando não conseguimos romper com as ideologias dominantes vamos sendo a ela subjulgados outro é outro estudioso que eu fiz questão de trazer para vocês é o Michel Teixeira Michel Teixeira vai dizer algo né é bastante interessante ele vai dizer que é preciso que consigamos compreender os efeitos de sentido do nosso discurso entendido como é feito de sentidos entre interlocutores sócio-historicamente determinados e ele vai dizer né que não há sentido algum que não tenha e as
suas formações ideológicas não há sentido algum que não se insira em formações discursivas e Por conseguinte nas formações ideológicas as formações discursivas definem tudo aquilo que podemos ou não dizer e as formações de lógicas segundo Michel PG definem aquilo que podemos pensar aquilo que podemos e devemos pensar e como a língua é marcada ideologicamente Como podemos identificar a língua identificar a ideologia na língua materializada na língua a é fundamental então que consigamos perceber a materialidade linguística a e o funcionamento da linguagem porque a linguagem não é neutra na língua e transparente ao contrário a linguagem
é opaca a linguagem é nebulosa e os sentidos sempre vão deslizar os sentidos sempre vão escorregar vão produzir o que Michel PG chama né do relançar relançar infinito de interpretações nós somos sujeitos que interpretamos e as nossas interpretações são marcadas ideologicamente desejo que vocês tenham gostado desta vídeo aula desejo que vocês tenham gostado das contribuições destes estudiosos continuem lendo continuem estudando e vamos em frente até a próxima vídeo aula com outros conteúdos e novas explicações até mais caros alunos e [Música] E aí