Já falei anteriormente a respeito da Trindade, nos vídeos de número 6 e 7 desta série, já apresentei as verdades a respeito do próprio Deus e dos seus atributos, falamos a respeito da divindade de Jesus e, nesse vídeo, eu quero falar sobre a divindade e a personalidade do Espírito Santo. Precisamos entender, antes mesmo de avaliar suas obras, a sua pessoa, Ele como Deus e obviamente, o Espírito Santo, não é uma coisa, não é uma energia, não é uma força. Ele não é um ser impessoal.
Ele é Deus e obviamente, tem personalidade, sendo Deus. Agora, quero destacar que mais do que apenas buscar, ter os fundamentos doutrinários corretos para saber no que cremos, quando falamos a respeito de entendimentos como esse sobre não apenas a divindade, mas a personalidade do Espírito Santo, isso vai afetar diretamente a forma como vivemos a vida cristã. Então, dito isso, eu quero começar pela divindade do Espírito Santo, sua divindade.
Em primeiro lugar, vamos destacar isso. O Espírito Santo apresenta atributos exclusivamente pertencentes a divindade. Falei sobre esses atributos no vídeo de número nove da série.
São eles: a onisciência, a onipresença, a onipotência e a eternidade. Esses são atributos exclusivos de Deus, não comunicáveis. Por exemplo, a Bíblia diz que Deus é amor, mas a Bíblia fala disso como algo comunicável.
A Bíblia diz que Deus derrama em nossos corações o seu amor pelo Espírito Santo. Deus é justo e a Bíblia diz que Deus em Cristo nos justificou. Estes são atributos comunicáveis.
Mas aqueles incomunicáveis, exclusivos de Deus, destacamos quatro como principais, e todos eles estão relacionados com a pessoa do Espírito Santo: a onisciência, a onipresença, onipotência e a eternidade. Então vamos começar pela onisciência. A primeira carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo dois, nos versículos 10 e 11, nós lemos: "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito, a todas as coisas, perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. " Então, quando a Bíblia fala do Espírito perscrutar, examinar todas as coisas, não há absolutamente nada que ele não tenha acesso ou conhecimento.
Logo, o que temos destacado aqui é o atributo da onisciência relacionado com a pessoa do Espírito Santo. O segundo atributo a ser destacado: onipresença. Lembrando que a palavra "oni" significa "todo", então onisciência é o atributo que eu falei anteriormente, é "todo conhecimento".
Significa que Deus conhece todas as coisas. "Onipresença" "todo presente" ou a capacidade de estar presente em todos os lugares. No Salmo 139, de 7 a 10, nós lemos: "Para onde me ausentarei do teu Espírito?
Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. " Esse texto sempre é usado para falar da onipresença de Deus, a incapacidade de fugir dele, mas vamos lembrar que a pergunta inicial é: Para onde me ausentarei do teu Espírito?
" Ainda que vai ter perguntas sobre a face de Deus e a mão do Senhor estando presente e sustentando, isso está relacionado com a pessoa do Espírito Santo que está em todos os lugares. Em relação à onipotência, a capacidade de ter todo o poder. Em Lucas 1.
35, o anjo Gabriel anuncia Maria, a Bíblia diz assim: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. " "Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo". O Espírito Santo é o poder do Deus Altíssimo e um dos atributos do Deus Altíssimo é a onipotência.
O Espírito Santo é a manifestação é o poder de Deus em execução e operação, não há como você desassociar uma coisa da outra. Atos capítulo dez, verso 38, falando sob o ministério de Jesus, diz assim: " . .
. como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele". O texto fala dele ungido com o Espírito Santo e com poder.
Para alguns, esse "e" é um aditivo. "Ah, são duas coisas diferentes". OK Vamos ver o que diz Lucas 4.
14? "Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. " Essa expressão "no poder do Espírito" se refere aos sinais que ele, pela unção do Espírito, operava.
Então, ser ungido com o Espírito Santo e com poder não são duas coisas. A expressão com poder é uma maneira de detalhar aquilo que a unção do Espírito Santo iria proporcionar, através do ministério de Jesus, não só de Jesus, dos apóstolos. Romanos capítulo 15, verso 19, nos mostra a declaração de Paulo dizendo: ".
. . por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo".
Então, de novo, ele fala do poder do Espírito Santo. Já em relação à eternidade, Hebreus capítulo nove, verso 14, diz: " . .
. muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! " Então, aqui o Espírito Santo é chamado de "o Espírito eterno".
Ele, como Pai, como Filho, vive a eternidade no sentido pleno. Quando a Bíblia fala de eternidade para nós, ela estava falando de não ter fim. Quando aplica a eternidade a Deus sem começo e nem fim de dias.
É o sentido pleno. É aa eternidade que alguém se referiu tentando explicar, dizendo: a eternidade anterior e a posterior. Então ele é chamado de o Deus Eterno.
Agora, provas da sua divindade ainda podem ser vistas nos nomes que lhe são atribuídos: Espírito de Deus, Espírito Santo, Espírito de Jesus Cristo e, mais uma vez, o que já citei antes Espírito eterno, o que só cabe a Deus. Algumas citações bíblicas, porque essas são muitas ao longo da Escritura, destacando ele como o Espírito de Deus. Gênesis 1.
2: "E o Espírito de Deus pairava sobre as águas. " Salmos 106. 33: " .
. . pois foram rebeldes ao Espírito de Deus.
" Mateus 3. 16: "Batizado, Jesus logo saiu da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba vindo sobre ele. " Romanos 8.
14; "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. " 1º Coríntios 3. 16: "Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
" Então o reconhecimento do Espírito Santo como sendo de Deus obviamente precisa ser destacado, assim como a terminologia, a nomenclatura "Espírito Santo". Em Mateus 12 32, Jesus diz: "Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas se falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. " Ou seja, o destaque de "santo" aqui não é apenas um nível de santidade qualquer.
Ele está falando de alguém a ponto de uma blasfêmia contra ele não ser revertida. Jesus está dizendo: "contra o Filho do homem Isso ainda pode ser perdoado. Contra o Espírito Santo, não.
" Então ele não apenas é chamado de santo, mas é colocado no patamar de dignidade que só o próprio Deus tem e ocupa. Atos 1. 2 diz assim: ".
. . até o dia em que, depois de haver dado mandamentos", está falando de Jesus, "por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
" Os próprios mandamentos que Cristo entrega são dados pelo Espírito Santo. Ao mesmo tempo que estou usando um texto que usa a nomenclatura do Espírito Santo, estou falando de algumas ações que só o próprio Deus poderia fazer. 1º Coríntios 6.
19, Paulo, que já havia usado essa mesma ilustração com a nomenclatura "Espírito de Deus", agora faz com o "Espírito Santo". "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? " E temos também a terminologia ou a nomenclatura "Espírito de Jesus", "Espírito de Cristo", o mesmo "Espírito de Jesus Cristo".
Em Atos 16. 7, falando sobre a decisão de Paulo, a Bíblia diz assim Paulo, com a sua equipe apostólica: ". .
. defrontando Mísia, tentavam ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. " Aqui a nomenclatura é "o Espírito de Jesus".
E 1º Pedro 1. 11, nós temos a expressão "Espírito de Cristo": ". .
. investigando, atentamente qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. Em Filipenses 1.
19, Paulo junta a expressão "Espírito de Jesus Cristo". Então, aqui não é nem só de Jesus, nem só de Cristo. "Porque estou certo de que isso mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação.
" Em Hebreus 9. 14, texto que já citamos anteriormente, Ele é chamado de "o Espírito eterno". Mas nós também vemos associado à pessoa do Espírito Santo, Ele fazendo coisas que só Deus pode fazer.
Então, por exemplo, na criação Gênesis 1. 2, um texto que já lemos, "O Espírito de Deus pairava sob a face das águas", e, à medida que o comando divino, a voz de declaração, a palavra da criação é liberada, ele se move executando. Enquanto na Bíblia Deus, o Pai, é apresentado como o Criador, ao Filho é atribuída a criação, nós vemos o Espírito Santo também presente em toda a execução.
Quando falamos a respeito do arrependimento, o apóstolo Paulo, no livro de Romanos, no capítulo dois, ele diz: "Ou ignorais que a bondade de Deus vos conduz ao arrependimento? " Então ele estava falando que é expressão da bondade de Deus é que leva ao arrependimento, ou seja, Deus está por trás disso. Mas em João 16.
8, Jesus diz que é o Espírito quem convence do pecado, ou seja, quem leva ao arrependimento. Ou seja, ele faz coisas que só Deus pode fazer. O arrependimento só vem por uma ação de Deus e Ele conduz ao arrependimento, logo, Ele é Deus.
Quando falamos a respeito da regeneração. Jesus falando sobre o novo nascimento naquela conversa com Nicodemos, ele afirma: "Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. " Ele fala de "nascer do Espírito".
O que significa isso? Tito 3. 5, agora, uma orientação de Paulo a um dos seus obreiros cooperadores e ele fala sobre "o lavar da regeneração do Espírito Santo", em Tito 3.
5. Ou seja, nascer do Espírito, nascer de novo regenerados pelo lavar do Espírito. Regenerar é gerar de novo, é nascer outra vez.
O novo nascimento, a regeneração só é produzida pela ação do Espírito Santo e nós sabemos que João, capítulo um, fala daqueles que nasceram não da carne, mas da vontade de Deus. Essa regeneração, esse novo nascimento, só Deus produz e isso é apresentado claramente como sendo atribuído ao Espírito Santo. Por exemplo, quando falamos a respeito das Escrituras, da inspiração divina das Escrituras, nós não podemos ignorar a declaração de Paulo em 2ª Timóteo 3.
16, quando ele diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus". Então a Escritura é inspirada por Deus, ponto inquestionável e indiscutível. Agora, em 2ª Pedro 1.
21, ele vai falar a respeito da ação do Espírito Santo. Ele diz: ". .
. porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus", como? ".
. . movidos pelo Espírito Santo.
" O Espírito Santo, Ele está por trás da inspiração das Escrituras, movendo homens que recebem algo de Deus, mas através dele eles podem comunicar. O próprio Jesus deu mandamentos pelo Espírito Santo. Então nós não podemos negar isso.
Em Hebreus, no capítulo nove, no verso oito, nós temos outra referência digna de nota. Interpretando as figuras do tabernáculo e como a partir delas nós temos o entendimento da obra de Cristo, o autor de Hebreus faz a seguinte declaração: ". .
. querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do lugar Santo não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido. " Ao longo das Escrituras vemos várias declarações que relacionam a inspiração com uma interpretação das Escrituras inspiradas por Deus, sendo operadas por meio do Espírito Santo e da sua ação.
Sobre a ressurreição de Cristo, nós vemos que a Escritura atribui isso a uma intervenção de Deus. Atos 2. 32: "A este Jesus Deus ressuscitou.
" Então isso é claramente na Escritura atribuído a uma intervenção divina. No entanto, nós não podemos negar que, por outro lado, nosso Senhor declarou em João 10. 18, o seguinte, falando da sua vida.
Eu vou, eu vou ler . . .
o verso 17 e o 18 juntos vão fazer mais sentido. Jesus afirma: "Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou.
Tenho autoridade para entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. " A mesma Bíblia que diz que Deus ressuscitou Jesus diz que Ele tem o poder de entregar sua vida e Ele mesmo reavê-la.
Ou seja, Ele proporcionou sua própria ressurreição. E não vamos discutir isso porque a Escritura autentica claramente que Jesus Cristo é Deus. Portanto, ao reavê-la na condição de Deus, estamos reconhecendo Deus por trás da ressurreição.
No entanto, nós precisamos colocar junto na balança um outro texto que é Romanos 1. 4. Nele nós vemos que Jesus "foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos".
Esse texto dá a entender a participação do Espírito Santo na obra da Redenção. A NVT, a Nova Ação Transformadora, apresentou esse versículo assim: ". .
. e, quando o poder do Espírito Santo o ressuscitou dos mortos, foi demonstrado que Ele era o Filho de Deus. Ele é Jesus Cristo, nosso Senhor.
" Então, em todas essas atividades que só Deus pode realizar, vemos a Escritura também autenticando a divindade do Espírito Santo. Agora, Deus, já estudamos isso anteriormente, é uma pessoa. Há um tripé da personalidade que nos faz reconhecer e distinguir aqueles que possuem a personalidade: á a capacidade de ter mente ou raciocínio, emoções e vontade.
Todos esses três atributos estão presentes na pessoa de Deus. Nós vemos ele em Jesus não apenas enquanto homem, mas o Cristo ressuscitado, e vemos também na pessoa do Espírito Santo. Então, olhando os textos que falam a respeito desse tripé, dessa base da personalidade, podemos destacar em relação ao Espírito Santo, textos que falam sobre a sua mente.
Romanos 8. 27 diz assim: "E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. " Então, essa capacidade de pensamento, de raciocínio é atribuído ao Espírito Santo.
Obviamente, reconhecemos isso também em outras obras que Ele faz. A Bíblia diz que Ele fala, a Bíblia diz que Ele inspira, a Bíblia diz que Ele convence. Isso tudo requer essa capacidade de pensamento.
mas a Bíblia também atribui a Ele vontade. Já falamos do mistério da Trindade, sobre como um só Deus é apresentado em três distintas pessoas e cada uma dessas características, ela está presente individualmente em cada um deles e não apenas no mistério da coletividade dos três sendo um. Então, em relação ao Espírito Santo, 1º Coríntios 12.
11 diz: "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. " Aqui Paulo está falando a respeito dos dons do Espírito Santo, das manifestações do Espírito Santo, e a Escritura diz que Ele distribui como lhe apraz, como Ele quer, como bem lhe entende, como lhe agrada. Isso significa capacidade de fazer escolhas e de tomar decisões.
Em relação às emoções, eu vou destacar dois textos bíblicos. Um deles, Paulo, em Efésios 4. 30, diz: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
" Só é possível entristecê-lo porque ele tem emoções. Em Tiago 4. 5 a Bíblia diz: "Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?
" Aqui a Bíblia está falando a respeito de ciúmes por nós. O contexto é que quem é amigo do mundo não pode ser amigo de Deus. O Espírito Santo, que está preparando uma noiva para apresentá-la a Cristo sem mancha, sem mácula nem ruga, quando vê o ser humano tendo mais olhos para o mundo do que para Jesus, ele vai arder em ciúmes.
Basicamente, a figura de um triângulo amoroso. Cristo é apresentado como noivo, a Igreja como a Noiva e o Espírito Santo tem como missão zelar por esse romance e plena dedicação. E quando o homem está se desvencilhando disso, ele vai arder em ciúmes.
Então percebemos que toda essa linguagem sobre os sentimentos continua autenticando a personalidade de Deus, e ela pode ser vista no Espírito Santo, como eu disse também por meio de ações ao longo de toda Escritura, que só uma pessoa pode realizar. Eu falei antes de ações que só Deus pode realizar mas Ele também tem ações que só uma pessoa pode realizar. Além de reconhecê-lo como Deus, o que complementa os fundamentos doutrinários que a gente vem apresentando desde que falamos nos episódios 6 e 7 do mistério da Trindade, da interação da Trindade, além de fechar o conceito sobre não apenas o Pai e o Filho, mas claramente sendo reconhecidos como Deus, o Espírito Santo, isso é importante para as nossas crenças, mas qual a importância de reconhecer a sua personalidade, que é o que destacamos em segundo lugar?
Eu disse anteriormente, afirmei lá no início que o entendimento correto sobre o Espírito Santo vai afetar de uma maneira clara e direta a maneira como nós vivemos a vida cristã. Então, quando falamos a respeito da criação do homem, por exemplo, exploramos naquele episódio a razão, o propósito pelo qual Deus criou o homem. Em Atos 17, Paulo começa dizendo no verso 26: "de um só homem Ele fez todas as raças e tribos dos homens" e ele termina falando, no verso 27: "para o buscarem", a fim de que o buscassem.
Desde o início nós vemos que Deus tem criado o homem para ter comunhão, relacionamento, e o homem, que também é uma personalidade, uma pessoa, só pode ter comunhão e relacionamento com Deus porque Deus é uma pessoa. Se o Espírito Santo fosse meramente uma força e energia, como muitos crentes imaginam, ele seria apenas um poder que oferece recursos. Mas a ação e a obra do Espírito Santo na nossa vida, embora inclua a manifestação de um poder que vai executar tarefas, realizar coisas em nós e por meio de nós, nós não podemos perder a perspectiva do ponto de partida que começa a partir da comunhão do Espírito Santo.
Então, em segundo aos Coríntios, no capítulo 13 e no verso 13, na maioria das versões, digo isso porque algumas versões isso vai aparecer como um versículo 14, o que muitas traduções mais antigas não tinham essa divisão de um 14º versículo, nós temos a chamada bênção apostólica, que diz: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. " Então a Bíblia fala a respeito de comunhão. O que é comunhão?
Relacionamento. Nós precisamos entender a comunhão do Espírito Santo. Eu, particularmente acredito que essa é uma das maiores chaves para a compreensão de uma vida cristã muito prática.
O Senhor Jesus falou assim: "Olha, eu não vou deixar vocês órfãos, sozinhos, abandonados". Ele diz: "Eu vou para o Pai, mas eu vou enviar um Consolador. " Isso está lá em João 14.
"Eu vou enviar um ajudador", dependendo da tradução ou da versão. Em outras palavras, ele estava dizendo: "Vocês não podem viver a vida cristã sozinhos. " Muitas vezes eu pensava que o Espírito Santo que foi enviado no lugar de Jesus baseado nessa declaração "Não vou deixar vocês sozinhos, vou enviar o Consolador.
Que Ele esteja com vocês para sempre", eu imaginava Ele como uma espécie de estepe. "Bom, na ausência da roda principal, a gente improvisa", quase como se fosse algo que não estivesse à altura de Jesus. Que a ação ou a presença do Espírito Santo nem se comparava com a presença física de Jesus.
Mas a Bíblia não nos dá o direito de pensar assim. Eu levei muito tempo para perceber um conceito no mesmo evangelho de João, um pouquinho mais à frente. Em João 16.
12 e 13, Jesus diz assim: "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora: quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. " Então Jesus diz: "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. " Jesus está dizendo: "Tem coisas que eu preciso comunicar a vocês e que eu não tenho condições de fazer isso, e vocês não têm condições suportar.
" Jesus disse: "Quando eu sair e vier o Espírito da verdade", porque esse "e vier o Espírito da verdade", nós precisamos entender, pressupõe a saída de Jesus. É só voltar no verso 7 do mesmo capítulo 16 de João. Jesus afirma assim: "Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, vo-lo enviarei.
" Antes parece que Jesus está dizendo: "Porque eu vou, Ele vem. " Agora Jesus está dizendo: "Eu preciso ir para que Ele venha. " Ou seja, nós precisamos entender que o Espírito Santo não veio como uma espécie de estepe, de um substituto que não está à altura.
Aliás, quando ele diz: "Eu vou enviar um outro consolador, um outro ajudador" está falando um outro de igual qualidade. Nós precisamos compreender que o Espírito Santo veio continuar aquilo que Jesus começou. E Ele está dizendo: "aquilo que hoje eu não tenho condições de comunicar, porque vocês não têm condição de suportar, Ele vai tomar do que é meu e Ele vai conseguir transmitir isso a vocês.
" Em outras palavras, Jesus está dizendo: "Ele não vai baixar o nível, Ele vai subir o nível. Ele vai fazer algo muito maior, muito mais intenso, muito mais profundo. " Ou seja, nós precisamos compreender que esse Espírito Santo deseja nos guiar.
Romanos capítulo oito, verso 14, é um texto que já citamos, diz: "Os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. " "Guiados" aqui não significa mera e simplesmente você ter direcionamento profético em algumas decisões ou em relação à apenas alguns aspectos da vida. Nós precisamos entender que a liderança do Espírito Santo deve se manifestar em nós, em relação a tudo, em todas as áreas.
A maneira como vivemos a vida cristã. É debaixo da condução e da liderança dele que nós podemos vencer a inclinação à carne, vencer ao pecado. É debaixo da liderança Dele que nós viveremos transformação.
Não existe vida cristã sem a obra do Espírito Santo em nós e ela é pessoal. Então, sem o Espírito Santo ninguém se arrepende. Sem o Espírito Santo não existe regeneração nem novo nascimento.
Que depois do novo nascimento a Bíblia diz que é pelo Espírito Santo que nós somos transformados de glória em glória na imagem do Senhor. Logo, não existe santificação, não existe crescimento, não existe absolutamente nada sem a obra do Espírito Santo. Portanto, nós precisamos entender a importância da liderança do Espírito Santo Ao longo de todo o Antigo Testamento, a salvação era prometida como o caminho.
"Haverá diante de vós um caminho santo. " Mas a mesma Escritura nos fazia a promessa de um guia para o caminho. "Enquanto vocês tiverem andando pelo caminho, haverá uma voz atrás de vocês dizendo" Não desvie para a direita.
Não desvie para a esquerda. " Ou seja, Deus não providenciou só um caminho para trilharmos. Ele providenciou um guia para nos conduzir ao longo dele.
Essa expressão "guiados pelo Espírito", dá entender um nível de liderança até mesmo como aquele de alguém que toma o outro pela mão e o conduz. Aliás, toda vez que eu leio esse texto é essa imagem que eu tenho na minha mente. Eu me lembro quando chegou o momento de sair da pré-escola e entrar no ensino fundamental e eu estava indo para a primeira série desse ensino fundamental.
Eu passei a estudar numa escola que era bem mais longe de casa e no primeiro dia de pré-escola eu estava apavorado. Era um caminho diferente, eram pessoas diferentes, era um ambiente completamente novo. Eu não queria ir a lugar nenhum.
E eu lembro da figura de meu pai me pegando pela mão desde dentro de casa, me conduzindo até a escola, segurando a mão. Ele não apenas chegou na frente da escola e me largou. Ele entrou, ele descobriu a sala onde eu estava matriculado, me colocou na fila, me deu toda a instrução para depois largar a minha mão.
Quando eu imagino a ação do Espírito Santo, eu penso em algo semelhante. Alguém que nos pegou pela mão desde o início e tem o propósito de nos guiar até o fim dessa jornada em todas as coisas. E para isso nós precisamos entender a comunhão do Espírito Santo, o relacionamento com Ele.
Precisamos entender isso não só na perspectiva do fundamento doutrinário, o que é parte do propósito de estabelecer esses vídeos, mas também a consequência, o efeito colateral que esse entendimento gera, que é afetar a prática da nossa vida por meio desse relacionamento. Então, precisamos entender o que a Bíblia fala sobre essa liderança. Precisamos entender o papel, o lugar que isso tem no plano e no propósito de Deus.
O como isso afeta a prática da vida cristã, do que nós chamamos do desenvolvimento da salvação. Enfim, à medida que compreendemos o que é relacionar-se com um Deus pessoal, isso fará toda a diferença. Aos 15 anos de idade, quando fui cheio do Espírito Santo, a grande revolução para mim não foi mera e simplesmente ter descoberto um poder para vencer um pecado, um poder para testemunhar.
Mas foi a partir de uma experiência com o Espírito Santo que eu comecei a perceber que Deus é pessoal. Ele fala conosco de forma pessoal. Ele tem planos e propósitos para cada um de nós, que não são necessariamente os mesmos dos de todo o mundo.
Deus tem olhos para a forma como eu e você vivemos a vida, para as circunstâncias que nós enfrentamos. Nós podemos ver nas cartas às igrejas da Ásia, no Apocalipse, o Senhor tratando com igrejas distintas, mas vemos ao longo da Escritura Deus tratando com pessoas distintas, de acordo com o plano e o propósito que Ele tem para cada um e por meio do Espírito Santo e da sua liderança, essa é a única forma que você podemos viver o relacionamento pessoal e o entendimento do plano personalizado. Porque na Escritura, por meio da Palavra de Deus, nós vamos ter acesso ao plano geral.
"Ide por todo o mundo, pregue o evangelho a toda criatura. " Agora, cada um de nós tem que ir a todas as nações e pregar a todo o mundo? Não, é impossível cada um de nós cumprir isso.
Isso é a responsabilidade que temos, como todo, como corpo. Você vai ver na Escritura o Espírito Santo, por exemplo, impedindo Paulo de pregar na Ásia. No futuro, aquilo viria a ser o palco do ministério de Paulo, mas aquele não era o momento.
Então é nessa liderança, é nessa comunhão, nesse relacionamento, que nós vamos conseguir viver de forma pessoal o plano e o propósito de Deus para nós. Para isso, precisamos reconhecer o Espírito Santo sendo Deus. Precisamos reconhecê-lo, em segundo lugar, sendo uma pessoa.
Em terceiro, como destaquei, o benefício de reconhecer a sua personalidade é viver a comunhão e o relacionamento com Ele. Minha vida tem sido muito impactada pela compreensão e a prática do relacionamento com o Espírito Santo e eu espero te ajudar também, de maneira que te impacte no aspecto prático da vida cristã dentro desse entendimento. Que Deus nos ajude, por meio desse entendimento, a melhorar nosso relacionamento.