Doutrinas mais POLÊMICAS da Igreja Presbiteriana

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Teologia Ilustrada
Conheça as doutrinas mais controversas da igreja presbiteriana. ------------------------------------...
Video Transcript:
a igreja presbiteriana é a 10ma maior denominação evangélica do Brasil e mesmo ela tendo diversas doutrinas semelhantes a outras igrejas algumas de suas doutrinas práticas e costumes são questionados por outras denominações por serem muito polêmicas e incomuns então fica nesse vídeo até o fim porque aqui você vai entender várias das principais possíveis heresias dessa igreja e os prós e contras de cada uma delas Lembrando que caso você faça parte dessa denominação e queira comentar defendendo e ou explicando alguma dessas doutrinas suas contribuições são muito bem-vindas o Os cultos presbiterianos são considerados muito frios devido a
falta aparente de animação dos participantes e a valorização de uma liturgia altamente organizada com pouco ou Nenhum espaço para espontaneidades os presbiterianos são Inimigos da Fame gerada oportunidade você não encontrará em um culto presbiteriano tradicional pessoas pulando rindo gritando falando em línguas ou fazendo profecias preditivas pelo contrário em vez disso você encontrará pessoas cantando salmos de adoração muito organizadas e sentadas e uma pregação bem elaborada explicando conceitos muitas vezes complexos da teologia por conta disso os presbiterianos são chamados de frios desanimados intelectuais são tido como pessoas que têm muita luz na cabeça mas pouco fogo
no coração e apesar de considerados cristãos pelos mais animados são classificados como ignorantes a respeito do poder do Espírito Santo já os presbiterianos rebatem esse tipo de crítica dizendo que um culto frio é um culto desprovido de vivacidade espiritual verdadeira eles defendem que a verdadeira alegria gerada pelo evangelho não se manifesta em um Frenesi superficial tipo uma festa descontrolada não é um carnaval gospel Por mais que o culto deles pareça frio por estarem em ordem em silêncio reunidos de forma organizada para estudar a bíblia eles consideram este ambiente ideal para reflexão e aprendizado pois tem
concentração e tranquilidade no entanto é essencial compreender que essa ordem não é sinônimo de frieza espiritual para eles pelo contrário é a criação de um espaço necessário para que o espírito Santo opere e a palavra seja recebida com fervor por outro lado eles acusam o culto quente como tendo uma exaltação emocional desenfreada isso não é necessariamente um sinal de espiritualidade verdadeira a igreja presbiteriana é conhecida por sua prática nada popular de batizar bebês e claro não somente eles fazem isso luteranos e alguns anglicanos também fazem aqueles que discordam costumam dizer que o batismo é uma
decisão pessoal que somente pode ser tomada por um adulto que sabe o que está fazendo as passagens bíblicas que falam sobre o batismo Geralmente se referem ao batismo de adultos como o batismo de João Batista e o batismo de adultos convertidos ao cristianismo nas primeiras comunidades cristãs Inclusive o de Jesus Cristo que foi batizado depois de adulto não há uma criança sendo batizada na Bíblia os presbiterianos respondem com o exemplo de Abraão que recebeu a circuncisão como selo da Justiça da fé e essa prática foi aplicada a todas as crianças de oito dias em Israel
a circuncisão era o símbolo da justificação pela fé no antigo testamento e mesmo um menino de oito dias que não podia crer por si mesmo era circuncidado a circuncisão representava a relação do Povo com Deus pela fé mesmo que a criança não pudesse crer pessoalmente os pais pela fé ofereciam a criança a Deus com esse ato eles então argumentam que o batismo substituiu a circuncisão da mesma forma que a ceia substituiu a Páscoa o batismo de crianças não implica que elas sejam regeneradas salvas ou que tenham fé pessoal mas é visto como um ato de
fé dos Pais e uma expressão da aliança entre Deus e seu povo eles argumentam que apesar de não haver textos que narrem batismos infantis no novo testamento de forma Clara há textos que parecem concordar com essa prática a maioria dos Evangélicos em nosso país é contra o consumo mínimo que seja de qualquer tipo de bebida alcoólica mas os presbiterianos costumam discordar dessa visão para eles o motivo é que não há nenhuma passagem na Bíblia que proíba o consumo de bebidas alcoólicas como uma taça de vinho ou outros derivados do álcool no entanto a Bíblia orienta
a viver uma vida de sobriedade condenando a embriaguez porque tanto no antigo testamento quanto no Novo Testamento encontramos diversas passagens que nos advertem contra o uso excessivo do álcool Então para que não haja pecado nesse assunto eles acham importante considerar dois Limites primeiro é preciso observar a lei da Liberdade Cristã que permite realizar certas atividades como consumo moderado de álcool mas alerta para não causar escândalo ou levar o irmão com tendências alcóolatras ao pecado o segundo limite é o pessoal Nem todos são capazes de consumir álcool de forma socialmente aceitável para alguns A Melhor Escolha
pode ser abstinência Total como uma medida para evitar as tentações e não cair em excessos prejudiciais portanto a liberdade existe mas deve ser exercida com amor e consideração pelos outros bem como observando a nossa própria fraqueza nem tudo que é permitido convém e não devemos permitir que nada nos escravize aqueles que discordam defendem que no antigo testamento encontramos passagens que falam dos perigos do álcool e a necessidade ade de abstenção O Livro de Provérbios por exemplo nos fala sobre os efeitos devastadores da embriaguez ele diz o vinho é zombador a bebida fermentada é barulhenta todo
aquele que é desencaminhado por ela não é sábio também no Novo Testamento especialmente nas cartas do apóstolo Paulo é falado sobre a importância de viver uma vida de sobriedade em Efésios 5:18 Paulo escreve não vos embriagueis com o vinho em que há dissolução mas enchei-vos do Espírito essas passagens lembram que o álcool pode levar à perda de controle à imprudência e ao amamento dos princípios cristãos de amor paz e moderação a embriaguez é condenada como uma prática que distancia o Cristão do plano de Deus para o sua vida além disso aqueles que criticam os presbiterianos
lembram que para a legislação brasileira ninguém pode dirigir com a quantidade mínima que seja depois de consumir álcool Ora se uma pessoa que bebe um pouco não pode dirigir um carro pois não está em suas completas faculdades mentais Isso significa que o Cristão precisa se afastar completamente disso para poder dirigir com segurança a sua própria vida vida a visão Presbiteriana padrão é chamada de sensacionismo O que significa que eles acreditam que dons espirituais miraculosos como falar em línguas operação de Milagres e profecias preditivas cessaram hoje eles defendem que esses dons não são mais necessários ou
presentes na igreja após o estabelecimento do Canon bíblico e a conclusão do período apostólico mas claro há uma minoria Presbiteriana que não é sensacionista e até mesmo alguns carismáticos que creem nesses dons espirituais os opositores do sensacionismo argumentam que não há evidência Clara nas escrituras de que os dons espirituais como a profecia preditiva dom de curas e línguas cessaram após a era Apostólica pelo contrário eles afirmam que há passagens que sugerem a continuidade desses dons alguns argumentam que os próprios Apóstolos em suas epístolas não indicam que os dons espirituais cessariam com o tempo pelo contrário
eles encorajam o uso desses dons e destacam a importância de buscar os dons espirituais Além disso muitas pessoas relatam experiências contemporâneas de dons espirituais como curas profecias preditivas e falar em n línguas eles argumentam que essas experiências são evidências da continuidade dos dons espirituais na igreja atual os presbiterianos apontam para passagens que sugerem que os dons miraculosos foram dados para propósitos específicos e temporários como a confirmação da mensagem dos Apóstolos eles argumentam que uma vez estabelecida a autoridade das escrituras os dons miraculosos não são mais necessários os cessacionistas interpretam o perfeito mencionado em primeira Coríntios
13:10 como o encerramento do cânon do novo testamento indicando que com a finalização das escrituras os dons extraordinários não são mais necessários os presbiterianos são famosos por sua defesa da doutrina da predestinação em poucas palavras eles assumem a posição calvinista Cristo morreu apenas pelos eleitos e Deus os selecionou para salvação excluindo todos os outros por motivos que no São inteiramente desconhecidos e os eleitos não apostatarão Ou seja uma vez salvo salvo para sempre aqueles que discordam dizem que a doutrina da predestinação vai contra a liberdade humana ela nega o livre arbítrio essa crença relegar a
humanidade a um destino pré-determinado como peças de um tabuleiro de xadrez manipuladas por uma força superior e implacável então Aqueles que adotam a doutrina da predestinação estariam implicitamente aceitando que suas escolhas seus sonhos e aspirações são ilusões já escritas por Deus muito antes deles nascerem é uma negação da responsabilidade pessoal uma desculpa conveniente para justificar tantos os triunfos quanto as próprias falhas além disso a predestinação lançaria uma sombra sobre a própria natureza de Deus retratando como um ser Caprichoso que escolhe alguns para a salvação enquanto Condena outros para a perdição independentemente de seus méritos ou
deméritos os presbiterianos explicam que a doutrina da predestinação embora seja alvo de intensos debates e controvérsias encontra seu respaldo em bases sólidas da Bíblia Romanos 9 é um capítulo crucial nas escrituras sobre esse assunto no nono capítulo da epístola de Romanos o apóstolo Paulo fala sobre a soberania de Deus na eleição e na rejeição dos indivíduos ele argumenta que Deus em sua sabedoria e vontade Soberana predestinou alguns para a salvação e outros para a condenação independentemente suas obras Paulo faz uso de exemplos bíblicos como os irmãos Jacó e Esaú para ilustrar o conceito da predestinação
antes mesmo dees nascerem ou de praticarem qualquer bem ou mal Deus escolheu Jacó e rejeitou Isaú demonstrando assim que a eleição Divina não está vinculada às obras humanas mas à graça e ao propósito soberano de Deus Além disso Paulo refuta qualquer crítica feita contra a predestinação ele questiona Quem és tu ou homem para discutir is com Deus porventura pode o objeto perguntar quem o fez por que me fizeste assim ou seja essa passagem ela ressalta a insensatez da criatura humana em contestar os desígnios do Criador a doutrina da predestinação portanto não é apenas uma invenção
teológica Mas é uma verdade bíblica fundamentada nas escrituras ela realçar a soberania de Deus sobre a história humana e sua graça Irresistível na salvação daqueles a quem escolheu portanto os presbiterianos dizem que ao aceitar essa doutrina os crentes podem encontrar maior conforto na certeza da eleição divina e maior confiança que Deus cumpre fielmente seus propósitos redentores existe concordância entre a maioria dos Evangélicos que o dia mais certo para se adorar ao senhor e descansar é o domingo os presbiterianos assim como os evangélicos adoram no domingo mas a visão padrão dos Evangélicos não é que o
domingo é o novo sábado mas S que o sábado não é mais algo que os cristãos precisam observar em vez disso o descanso do domingo é feito por outras razões como o Novo Testamento menciona A Ressurreição de Cristo e a igreja partindo do pão no primeiro dia da semana a ideia é que o domingo não foi instituído em nenhum lugar do novo testamento foram os primeiros cristãos que na sua liberdade escolheram domingo dia em que Cristo Ressuscitou para descansarem dos trabalhos e terem ocasião para servir e adorar a Deus em conjunto e guardar a palavra
de Deus de um modo especial é claro que existem muitas denominações evangélicas e igrejas Independentes que guardam sábado mas os presbiterianos acreditam que o sábado foi transferido para o domingo por causa da Ressurreição de Jesus para eles o dia muda o princípio não trabalhamos seis dias guardamos um E lembrando que não é qualquer dia como alguns procuram defender mas aquele que nos lembram O que Jesus Cristo fez por nós e o que conquistou para nós então tem que ser o domingo sobre esse assunto eles dizem o seguinte em seu manual deve-se consagrar esse dia inteiramente
ao Senhor empregando em exercícios espirituais públicos e particulares é necessário portanto que haja em todo esse dia santo repouso de todos os trabalhos que não sejam de absoluta necessidade abstenção de todas as recriações e outras coisas que listas em outros dias são I próprias no dia do Senhor essa doutrina Presbiteriana é diferenciada porque outros evangélicos não costumam ver a guarda do domingo como tendo tanta importância a ideia costuma ser de que um dia qualquer da semana deve ser consagrado ao Senhor independentemente do dia culturalmente é o domingo agora eu quero saber a sua opinião você
Você concorda com todas essas doutrinas ou discorda você conhecia todas elas comenta aí embaixo e até a próxima
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