bom dia meus irmãos nós recebemos com muita alegria nesse que é o primeiro dia da semana é sempre um privilégio que nós pelo qual nós devemos dar graças a deus esse de podermos iniciar a semana na sua casa levando ao seu nome buscando em oração escutando a sua instrução eu sei que o mundo chama o domingo o domingo faz parte do fim de semana mas pra nós é o primeiro dia da semana a verdade é que a semana começa hoje e nós já começamos aos pés do senhor levando seu nome cantando louvores e sendo instruídos
na sua palavra portanto sejam todos bem vindos que nosso deus continue a falar o nosso coração no restante do culto que nós oferecemos a ele nós estamos no mês de janeiro onde as classes de escola dominical se fundem numa classe só classe única tratado aqui no templo e durante esse mês de janeiro nós estamos estudando as religiões mais conhecidas e maiores é da do mundo no domingo passado nós vimos o pelo menos as quisesse maior influência domingo passado nós vimos sobre o espiritismo hoje nós vamos ver sobre o catolicismo romano no próximo domingo sobre o
islamismo e no outro domingo sobre as testemunhas de jeová se não tiver uma mudança é tão vendo qual a importância de falar sobre as testemunhas de jeová e então pelas mães o que acontece aqui o culto ea escola dominical na verdade é uma coisa só hoje pela manhã nós teremos a celebração da ceia do senhor que será feita logo em seguida o estudo e encerrar da ceia do senhor encerrado culto nós vamos ter oportunidade o pinga fogo né que é a parte de perguntas e respostas em que vocês podem perguntar o que vocês quiserem e
e eu farei uma promoção hoje para cada pergunta uma resposta certo então tá em promoção hoje você fizer uma pergunta você terá uma resposta nem que seja eu não sei tá bom então isso será feito ao término do culto nós vamos celebrar seia depois do estudo depois é que vem é o período de perguntas e respostas vamos orar mais uma vez pedindo que nosso deus nos oriente agora nessa parte de estudo sim senhor nós te damos graças pelo privilégio de começar a semana os teus pés cantando louvores ao teu nome lendo a escritura orando e
também estudando pedimos ao senhor que ter o espírito santo conduza continue conduzindo cada parte do que está sendo feito aqui nessa manhã e agora nessa seção de estudos o senhor pedimos que ilumina o nosso entendimento que o senhor nos fortaleça na tua verdade porque é só ela que nós desejamos em nome de jesus a mim como avisado então o estudo dessa manhã sobre a igreja católica apostólica romana e nós começamos lembrando que o brasil permite aos seus cidadãos à liberdade de consciência e de crença e de culto cada um tem a religião que quer portanto
aqui não se trata de bullying ou perseguição ou enfim qualquer outra coisa que contraria a nossa constituição no brasil nós podemos adorá ao deus que nós quisermos da forma que quisermos onde quisermos e quando quisermos está garantida a liberdade religiosa que pra nós é bom para os evangélicos é muito bom porque nós utilizamos para fazer o que estamos fazendo aqui nos reunirmos e adorados o deus que nós entendemos que é o único deus verdadeiro que se revelou em jesus cristo forma de escritura nos dizer a segunda observação é que esse estudo ele é mais um
estudo comparativo ou seja nós queremos que os nossos amigos católicos continuam sendo nossos amigos o que nós vamos fazer é apontar a diferença entre o que eles acreditam que nós acreditamos e porque é que nós achamos que essa diferença ela faz com que não não haja de fato essa o nós não podemos nos considerar como sendo parte da mesma religião há um movimento chamado movimento ecumênico que deseja de o catolicismo romano e as igrejas protestantes elas acabem esquecer as diferenças e andando juntas e eu vou procurar mostrar hoje de manhã porque isso é impossível porque
o catolicismo e há as religiões o as as igrejas que nasceram da reforma protestante elas são absolutamente incompatíveis não tem como conciliar as duas coisas é o que eu pretendo mostrar no dia de hoje bom o catolicismo não precisa de apresentação e tenho certeza que tem muita gente aqui que veio da igreja católica ainda é a região com maior número de adeptos no brasil que é considerado o maior país católico ainda é o aaa a maior religião aqui mas ela vem caindo em 1940 95% dos brasileiros eram católicos em 1991 caiu para 83 por cento
em 2000 caiu para 73 com cento e no último censo agora de 2010 o ibge - diz que apenas 64% dos brasileiros se declaram católicos ou seja tem tido uma queda constante a igreja católica em número de adeptos aqui no brasil aí dessa porcentagem de 64% da população brasileira apenas uma porcentagem bem menor é que é de fato praticante de fato praticante ou seja considerado em números reais alguns chegam a dizer que se os levantes que costumam ser mais praticantes assim o forem no final o número de evangélicos e católicos praticantes é mais ou menos
paulo é é chega perto um do outro ea diferença é que o número de evangélicos vem crescendo a cada censo que é feito pelo ibge a igreja evangélica vem crescendo no brasil e isso com a passagem de muitos muitos católicos para essas igrejas especialmente as pentecostais e neopentecostais descuidar aqui um pequeno histórico do começo da igreja é católica embora ela diga que começou com cristo na verdade ela toma forma a partir de 324 com o decreto do imperador constantino que torna o cristianismo em religião oficial do império romano e multidões então concorrem para a igreja
cristã para ganhar o favor do imperador e não se conformando com a pureza do evangelho simples começou se a acrescentar ritos pagãos em modificar doutrinas eu vou falar de alguma delas mais adiante no século 11 em na verdade em 1054 houve o grande cisma do oriente foi a primeira grande divisão na igreja chamada católica as pessoas geralmente pensam que a reforma protestante foi a grande divisão não bem antes já teve a chamada grande cisma do oriente quando os líderes da igreja católica em roma sede do ocidente e os líderes da igreja de constantinopla que era
a capital do oriente eles discordaram com relação ao papel do papa que essa altura já vinha crescendo o papa queria ser o pai de toda a cristandade mas os cristãos do oriente com sede em constantinopla disseram isso aí nós não vamos aceitar e aí se comungaram o papa de lá excomungou o papa de caê o papa de cais como um gol o papa de lá então as duas igrejas se dividiram com excomunhão mútua e essa excomunhão foi levantada recentemente em 1965 então passaram pararam de considerar excomungados e voltaram diálogo só para vocês saberem os protestantes
foram excomungados durante a reforma protestante que nós não fomos ainda não suspenderam ainda nossa excomunhão né então nós somos excomungados da igreja católica e essa isso comunhão nunca foi suspensa né então essa conversa de irmãos separados não na prática não é oficialmente os protestantes são heréticos e são excomungados da igreja católica e de acordo com a doutrina católica já que de fora da igreja católica não há salvação então nós de fato estamos perdidos no inferno mas a primeira é a primeira é grande divisão da igreja católica foi exatamente em 1054 já por conta dessa questão
do papa né e aí veio no século 16 uma tentativa de reformar outra vez a igreja havia muita insatisfação com a igreja que essa altura já estava organizada o papado já está funcionando plenamente mas havia padres e sacerdotes e professores de teologia dentro da igreja que achavam que estava tudo errado e a questão da venda das indulgências é vender o perdão o papa dava um documento escrito perdoa os pecados e variável quanto você podia pagar e isso foi pra construir a catedral de são pedro em roma então os emissários do papa percorreram europa toda vendendo
as chamadas indulgências né o tesoureiro do papa era hotel ele dizia que quando a moeda caía tilintando no cofre a uma saia voando do purgatório então ele lutero não agüentou isso no terry outros mas isso também é demais e começou então um movimento de reforma querendo consertar essas doutrinas a igreja católica o movimento não deu certo pra reformar a igreja de dentro pra fora e o papa leão alguma coisa excomungou lutero e todos os que seguiam no terra lutero então saiu da igreja e começou o movimento é dada da reforma protestante na europa no século
16 e aí homens como lutero e calvino junho de honras na e eles se separaram e aí nasceu a igreja protestante ou reformada de onde nós viemos ao ano que vem nós estaremos comemorando 500 anos desse movimento 500 anos da reforma protestante bom a igreja católica logo em seguida se reuniu em concílio na cidade de trento e durante 18 anos ela discutiu o que fazer diante do crescimento da reforma protestante e em todo o mundo e aí esse concílio que é um concelho extremamente importante é chamado o concílio da contra reforma foi quando a igreja
católica tomou posição com relação aos protestantes eles fizeram o seguinte as principais decisões que eles tomaram condenaram a doutrina protestante da justificação pela fé o concílio de trento dismal dito toda aquele que diz é que o homem é justificado somente pela fé então tá de mal ditas como garana temã então disseram isso aí a declarou que o único texto bíblico autêntico é a tradução de são jerônimo no século 4º denominada vulgata de fato um pai da igreja chamado jerônimo a mando do imperador no século 4º ele traduziu a a bíblia do grego do hebraico e
do aramaico para o latim não é que não tinha outras versões em latim antes tinha inclusive uma versão chamada a velha latina e que mais a com havia divergências então foi pedido que ele fizesse uma tradução e gerou não fez essa tradução e nessa tradução ele incluiu livros apócrifos livro de útero canônicos ele fez um trabalho muito amplo não é que ele dizia que aquele livro eram inspirados mas ele aproveitou e já produziu aquilo que circulava na época e tudo né então é aí que começa a diferença da bíblia católica e da bíblia protestante concílio
de trento diz que a única bíblia certa é a vulgata latina com acréscimo de sete livros ao antigo cânon é que a lista de livros que antes eram usados mantiveram os sete sacramentos da igreja os sete sacramentos e não sei se eu me lembro de cabeça que mas é o batismo a confissão auricular as ordens a extrema-unção o casamento sacerdócio e tem mais um time forte agora mas são os sacramentos da igreja há até aqui havia dois sacramentos do batismo e sei a esquecer a ceia então sé havia dois só batismo e seia e aí
o concílio de trento reafirma mais cinco sacramentos ou seja meios pelos quais deus traz a sua graça e meios pelos quais o pecador pode obter o favor de deus então acrescentou para a sede declarou a indissolubilidade do casamento então vocês sabem que até bem recentemente não tinha de voz na igreja católica não é inventar o desquite não é fácil não sei quem lembra da época do iscte aí não é de hoje também não tem mais hoje em dia a posição da igreja católica tem mudado com relação a isso mas a indissolubilidade do matrimônio começa aí
o culto aos santos e oculto as relíquias são objetos considerados sagrados foi aprovado pelo concílio de trento já vi antes mas ele ratifica que está correto você ver as imagens general santos ora eles pedir a interferência deles e você também é cultuar o venerar as relíquias tipo assim um pedaço da cruz é o santo sudário todos aqueles objetos que estariam ligados à vida de cristo ou santos aquilo era então podia ser a dourada é nessa época é que surge um pouco antes surgiu rosário que é um colar não é com 150 continhas que dá porque
eles usam pra fazer as orações a maria ea cristo e depois o escapulário que era também uma espécie de veste nenhum por baixo da roupa que era considerada santa inclusive eu detenho procurei se essa declaração como eu não achei então não trouxe porque não quero dizer o que eu não tenho certeza mas eu me lembro de ter lido que dizia que se alguém morre com escapulário então ele ele de fato tá vai ter o perdão dos seus pecados é quando a doutrina também no concílio de trento a doutrina do purgatório e das indulgências é a
firmada em bora há a questão das indulgências sofreu uma repressão por parte da igreja católica porque ela admitiu que houve abusos não é ainda é possível mas como é que é possível sim a missa de sétimo dia ela é a forma moderna da indulgência você paga essa missa e é uma missa que em que é feita a oração sete dias depois pela alma daqueles que foram embora então continua se pagando pelo perdão de pecados a só que de uma ou outra forma esses dogmas do concílio de trento nunca que foram passados começou em 1546 eles
nunca foram revogados nunca foram revogados então continua valendo pra igreja católica então atualmente a igreja católica tem uma grande influência política no mundo ela tenta se revitalizar com papas carismáticos como o papa francisco hamas e todo mundo ela está experimentando uma diminuição acentuada em sua membresia isso se deve à secularização a na europa por exemplo há também os protestantes estão perdendo mesmo a se deve à particularmente o crescimento do movimento evangélico em todo o mundo desde que tentar passar para vocês no tempo que nós temos algumas doutrinas básicas da igreja católica romana a primeiro com
relação à fonte de autoridade essa pergunta é sempre muito importante o que é que uma determinada religião o grupo religioso aceita como fonte de autoridade a igreja presbiteriana diz que a bíblia e somente a bíblia é a palavra de deus se você for para os mórmons eles vão dizer a bíblia eo livro de mórmon quando a gente estudar o islamismo vocês vão ver que a fonte de autoridade é outra eles vão aceitar a lei do antigo testamento as palavras de alguns profetas o evangelho de jesus eo alcorão que foi a revelação que deus deu a
maomé sempre o espiritismo como nós vimos o domingo passado aceita como fonte de autoridade a bíblia e as informações dos espíritos através dos médiuns o que a igreja católica aceita como fonte de autoridade ela tem três fontes de autoridade enquanto que os protestantes protestaram contra isso e o lema da reforma foi só a escritura exatamente esse ponto a igreja católica tem três fontes da autoridade primeira bíblia ela aceita a bíblia como será a palavra de deus só que para ela a bíblia não é uma revelação fechada completa além da bíblia deus continuou a se revelar
na igreja e ao que eles chamam de tradição é aquilo que os pais da igreja no século segundo século 3º foram percebendo que era verdade de deus o desenvolvimento dessas doutrinas que estão na bíblia e que tem que ser recebidas no mesmo nível de igualdade da bíblia tradição oral e o magistério que são as decisões e pronunciamentos do colégio episcopal encabeçado por um papa em falível então essas três fontes constituem a base de autoridade da igreja católica aqui o concílio de trento em 1543 disse eu tô lendo aqui ô ô ô a seção 4 o
item 7 83 a verdade e disciplina estão contidos nos livros escritos que a bíblia e nas tradições orais deus é o autor tanto do antigo e do novo testamento bem como das tradições que se referem tanto à fé com aos costumes que sejam só oralmente recebidas de cristo quer sejam ditados pelo espírito santo e conservadas em sucessão na igreja católica e o concílio vaticano 2º em 1965 ratificou a sagrada escritura é a palavra de deus que foi escrita por inspiração do espírito santo ea sagrada tradição por sua vez transmite integralmente os sucessores dos apóstolos a
palavra de deus ou seja em resumo a igreja católica aceita essas três fontes isso explica porque é que os r você vai encontrar na igreja católica dogmas que não estão na bíblia tipo assim a virgindade perpétua de maria a maria nasceu sem pecado maria subiu aos céus depois da morte nada disso está na bíblia mas é que o católico não aceita sua bíblia ele aceita a revelação constante que deus vem dando através da igreja através dos conselhos e através dos papas então é na hora que você puxa a discussão só para a bíblia o católico
que conhece a sua doutrina vai ser assim mas a bíblia num não é a única fonte de verdade a igreja ela continua recebendo revelações é de verdades da parte de deus em resumo essa é a principal diferença sobre a igreja verdadeira a igreja católica entende que não há salvação fora da igreja católica quando fala da igreja católica da estrutura da igreja a igreja com organização você tem que ser um católico ficam de fora da igreja não há salvação o papa pio 9º em 1864 declarou que a igreja católica é a única verdadeira religião e não
há salvação fora dela em 1.302 o papa bonifácio oitavo disse declaramos dizemos e determinamos que cada criatura humana deve se submeter à autoridade do papa de roma para a sua salvação então quem não se submete a autoridade do papa e nem a participar da igreja católica pela doutrina católica essa pessoa está condenada não há salvação fora da submissão ao papa e da membresia da igreja católica aí o pessoal vai ser mas vocês não dizem a mesma coisa dizendo a 1 pra mim onde onde houver fé no senhor jesus cristo como senhor e salvador acompanhado de
arrependimento de pecados ali tem salvação a pessoa pode estar na igreja que fofo mas se ele crer em jesus como seu único e suficiente salvador está arrependido dos seus pecados espera somente em cristo para a vida eterna ali está o meu irmão ali está a igreja pode ser a denominação for é bem diferente da atitude católica não é tem que estar na igreja católica vai poder ser salvo há um outro ponto aqui que é básico para a igreja católica o ohttel doutrina do sacerdócio dos padres a 1 o uso não chamar sacerdote que eles fazem
distinção então mais um sacerdote que é que é o patrono é o sacerdote católico o concílio de trento de 1546 considerou o sacerdote como sendo capaz de perdoar pecados como deus não a pessoa do sacerdote mas é que ele está representando jesus cristo e essa doutrina católica do sacerdócio dos padres o padre funcionando como mediador entre deus e os homens eles entendem que é uma continuação do sacerdócio do antigo testamento o antigo testamento moisés estabeleceu pessoas sacerdotes que ofereciam saque difícil sobre o altar e intercediam a diante de deus pelo povo e se voltava pro
povo e pronunciava a absolvição o perdão de pecados eles entendem que o sacerdote católico exerce a mesma função só que agora em vez de sacrifícios o sacerdote 'media a missa é o sacrossanto sacrifício da missa então em vez de ser o sacrifício de um animal é o pão eo vinho que são o corpo de jesus então eles dizem a doutrina católica diz que pelas palavras do sacerdote o pão eo vinho a hóstia né se transforma no corpo de cristo eles fazem inclusive uma diferença aqui para dizer o seguinte o que muda ele eles aqui estou
usando o pensamento de um filósofo grego chamado aristóteles que fez a distinção entre forma e essência entre essência e acidente ele diz quando o sacerdote pronuncia as palavras isto é o meu corpo que é dado por vós fazei isto em memória de mim então o pão eo vinho contínuo na forma no acidente da da mesma maneira mas a essência dele se transferir instância no corpo e no sangue de cristo então é de fato cristo está ali presente em corpo cabelo osso nervo sangue músculo ele está ali a forma ainda é do pão e do vinho
mais a essência é literalmente a pessoa de cristo então o sacerdote é a pessoa que tem o poder de fazer esse milagre da transubstanciação é o nome que a igreja católica dá ao que acontece durante a missa a hóstia tanto é que depois que termina a missa a hóstia eo vinho eles são levados e preservados num determinado lugar não pode ser considerado como santo não pode ou então é levado por um doente ou enfim continua com esses essas propriedades espirituais não é enquanto que nas igrejas protestantes evangélicas o que nós entendemos aqui o é um
símbolo cristo está presente espiritualmente ele está de fato presente mas apenas espiritualmente e não fisicamente por isso que quando termina a ceia a gente não tem nenhum cuidado especial com o paulo e convivo embora eu vim falar de um pastor que costumava colocar tudo num lance leva pra casa e enterrado no quintal da casa dele né pra preservar o pão é da ceia nós não temos esse essa prática porque nós entendemos que a presença de christian apenas espiritual e simbólica ele não está presente mas por causa da doutrina da missa da igreja católica o sacerdote
ele tem essa super importância porque ele é o homem é a pessoa através de quem o pão eo vinho se transforma no corpo de cristo e então o fiel precisa do sacerdote é por isso que fora da igreja não pode haver salvação porque é na igreja católica que está aquele que transforma o pão eo vinho no corpo e na presença real física de cristo ali é durante aquele sacramento também o sacerdote não é ele é até aqui eu teria uma citação de um livro católico e diz assim seus sacerdotes a morte de cristo não teria
valia para nós pelas suas palavras transformam um pedaço de pão em deus é essa a essa a ideia não é a exatamente também por conta disso é que o sacerdote ele é capaz de perdoar pecados na confissão auricular ele pode declarar que os pecados daquele penitente que está confessando seus erros no confessionário estão perdoados o sacerdote é aquele que faz a extrema-unção que prepara o católico para a morte a extrema-unção a última função é aquele momento em que ele então redime e perdoa os pecados daquela pessoa que está às portas da morte por isso na
igreja católica o sacerdote o padre o ministro ele tem essa posição elevada enquanto que nas igrejas protestantes o pastor é um membro normal da igreja o pastor potências poderes não sei algumas igrejas e aparecer por aí que tem apóstolo que faz coisas do arco-da-velha mais nas igrejas protestantes reformadas tradicionais o pastor é o ministro da palavra ensina palavra de deus é um irmão como outro qualquer mas que recebeu os dons de pastorear ensinar e pregar e foi separado para esse ministério mas ele não perdoa pecados não transforma em uma transformação que ocorre aqui eu não
posso ir longe para perdoar pecados na hora da sua morte então é a visão é completamente diferente da função do pastor na igreja e do padre na igreja católica sobre a bíblia como eu disse eles aceitam a bíblia como palavra de deus mas não como a palavra exclusiva de deus e única de deus a eles têm como eu disse a vulgata latina que é a versão oficial da igreja católica e acrescentou o concílio de trento acrescentou sete livros aos 66 que eram recebidos como palavra de deus tobias judith primeiro uma cabelo segundo macabeus baruki sabedoria
e ecclesiastica então desse ponto aí nós já nós já discutimos sobre o papa palavra papa quer dizer pai na visão católica os papas eles são os sucessores de pedro que teria sido o primeiro papa e portanto têm a mesma autoridade que pedro o texto fundamental para essa doutrina católica e mateus capítulo 16 a partir do verso 13 indo jesus para os lados de cesaréia de filipe perguntou a seus discípulos quem diz o povo ser o filho do homem e eles responderam uns dizem joão batista outros elias e outros jeremias ou algum dos profetas mas voz
continuou ele quem dizeis que eu sou respondeu simão pedro respondendo simão pedro disse tu és o cristo o filho do deus vivo então jesus reafirmou bem aventurado é esse mam-ba jonas porque não foi sangue carne que tu revelaram mas meu pai que está nos céus também eu te digo que tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela da arte e as chaves do reino dos céus o que ligares na terra terá sido ligado nos céus e o que desligares na terra terá sido desligado
nos céus essa passagem de acordo com a igreja católica é onde jesus da pedro o primado da igreja pedro é a pedra sobre a qual a igreja se r 2 pedro e sobre esta pedra que é você e vou edificarei a minha igreja são pedro foi colocado por cristo como fundamento da igreja cristo disse pra ele eu vou te dar as chaves do reino dos céus essa é a razão pela qual é pedro na na teologia católica quando eu ou ele é nas imagens e nas figuras de pedro ele sempre aparece com um chaveiro né
com um molho de chaves pendurado no cinto ele são pedro é o eu é o porteiro do céu não porque jesus deu a ele as chaves do reino dos céus esse é o que a igreja católica ensina tá gente não concordo com isso não apenas explicando então pedro teria total poder sobre a igreja porque cristo deu esse poder deu as chaves e disse o que você fizer no céu será o que você fizer na terra será confirmado no céu deus confirma as decisões de pedro e dos seus sucessores que são os papas essa ideia ela
na verdade ela começa a aparecer no século segundo e mas muito tenuamente é somente no século 5º quando o papo quando leão primeiro que foi considerado o primeiro papa assumiu esse conceito então é uma doutrina que data do século 5o primeiro papa teria sido leão primeiro e depois disso o conceito foi desenvolvendo ao longo dos séculos eu leio aqui pra vocês o catecismo católico de nova york ele diz assim o papa tomou o lugar de cristo aqui na terra é o cabeça da igreja líder infalível dirigente universal da verdade só sendo julgado por deus e
por um homem em algo então na cadeira do papa inclusive está escrito em latim é vicários dei o vigário de cristo de deus ou o representante de cristo o concílio de trento em 1546 disse o seguinte o papa falando ex cathedra é infalível então a definição da infalibilidade papal é de 1546 o que significa escapa da cátedra é cadeira e latim e é o lugar onde o papa senta e lá está escrito o vigário de deus né vicário de lei relativo o substituto representante de deus quando papas se sentar naquela cadeira e ele faz pronunciamento
sobre fé e prática esses pronunciamentos são infalíveis e não podem ser revogados e passa a ser dogma para o católico católico tem que aceitar isso que o papa pronuncia ali por exemplo duas dois exemplos o papa pio 9º e 1.854 falando ex cathedra disse que maria foi concebida sem pecado e virou dogma da igreja católica depois dessa declaração dele mais recentemente em 1905 o papa pio 12 decretou a assunção de maria ou seja maria depois de morrer ela foi assunto aos céus ela subiu aos céus né ela ressuscitou o seu corpo subiu até os céus
onde ela está interpretando pelos pecadores e por falar em maria esse é um ponto também muito importante dentro do catolicismo romano a em 431 o concílio de éfeso chamou maria de mãe de deus a razão pela qual esse concílio tão cedo na história do cristianismo chama maria de mãe de deus é porque eles estavam lutando contra uma heresia que dizia que jesus não tinha corpo real jesus era uma aparência o nome dessa heresia do ceticismo então os dos céticos diziam que jesus porque era deus não é porque era deus ele não poderia ter um corpo
humano verdadeiro então reagindo a isso há os cristãos daquela época se reunir e dizer 'não jesus foi concebido da virgem maria ele tinha um corpo real e verdadeiro e sendo ele deus portanto maria é mãe de deus jesus é verdade a ênfase era na divindade de cristo ea sua humanidade só que eles fizeram isso via maria então maria é a mãe de deus faltou cuidado de dizer que maria é a mãe da parte humana de jesus porque deus de fato não tem mãe mas o conselho definiu isso aí a maria passa a ser considerada então
a mediadora entre deus e os homens vocês todos já já deve ter visto aqueles plásticos na no vidro traseiro do carro de alguns amigos católicos dizendo pede à mãe que o filho atende né pede à mãe que o filho atende a em 1854 papa eu já falei década decretou imaculada conceição de maria em 50 a olha o que o papa pio 12 declarou maria ressuscitou dos mortos logo após a sua morte foi levada aos céus e lá intronização como rainha dos céus então na teologia católica maria está agora a sentada no trono à direita de
deus juntamente com jesus cristo e ela é a mediadora entre deus e os homens entre deus e cristo a purgatório é uma doutrina que foi declarada como dogma em 1439 por gregório o grande tomás de aquino que é o grande teólogo católico ele diz assim no purgatório sofrimento idêntico ao do inferno só que dura menos purgatório na teologia católica é um estado após a morte em que entram aqueles que cometeram pecados mortais e após certo sofrimento esses pecados são purificados eles sobem aos céus teologia católica faz diferença entre o pecado mortal e pecado venial são
sete pecados mortais gula blasphemy assassinato mentira adultério e tem os pecados veniais que são todos os outros a os pecados veniais eles podem receber perdão aqui se você seguir toda a tramitação católica para isso a missa confissão auricular extremos são uns molas tudo os pecados mortais você ainda tem uma chance depois da morte que é o purgatório você vai ver purgatório para purgar pelo o momento esses pecados que não foram perdoados durante a sua vida aqui e para diminuir o tempo de sofrimento no purgatório é possível os vivos os parentes e os amigos abreviar o
tempo de sofrimento dando esmola pra igreja fazendo penitência ou pagando missa de sétimo dia então daí vem a oração pelos mortos dentro da igreja católica a hora' a orar por aquelas almas que estão no purgatório para que o sofrimento delas seja abreviado e elas possam imediatamente passar para o céu é depois de um tempo de sofrimento então pode-se e deve-se olhar pelos mortos pagando a missa de sétimo dia para que se a breve seu tempo no purgatório e logo se vá ao céu sobre imagens que é geralmente uma das grandes diferenças em que os protestantes
são os primeiros a apontar a dizer católico que ele pratica e idolatria se você disser para um católico que conhece a doutrina de que ele está praticando e bolatti vai dar risada dizer você não entende existe uma diferença na igreja católica entre veneração e adoração adoramos somente a deus mas veneramos os santos então como é que isso começou isso começou no século 6º com o papa gregório magno ele achou que era interessante introduzir na igreja imagens e pinturas dos santos de jesus de maria para inspirar os analfabetos as pessoas que não conseguiram conceber o evangelho
pessoa que tinha capacidade pouca pequena de de entender e é um pessoal que entende mais gravura imagem então esse papa ele entendeu que trazendo para dentro da igreja as imagens e os símbolos a ajudaria numa forma de catequese para as pessoas não é só que isso que começou com um objetivo didático é para ensinar acabou sendo corrompido e as pessoas começaram na verdade e se dirigirá as imagens dos santos a enfim pra pra fazer e as suas devoções em 787 o segundo concílio de nicéia e regulamentou isso e fez essa distinção disse que é venerar
vem do verbo grego é do léo que significa servir e é a atitude que o católico pode ter para com os santos para com as imagens e as relíquias eles veneram no sentido que eles respeitam eles é fazem devoções dirigem orações fazem pedidos aos que já morreram mas a adoração que vem do grego latrell olá trilha é dirigida somente a deus só que na prática o catolicismo popular não tem a menor idéia dessa distinção a gente sabe disso as pessoas na verdade se curvam mesmo diante das imagens diante da imagem de maria e prestam a
essas imagens adoração dirigem orações fazem pedidos fazem promessa cumprida voto então se isso não é a adoração não sei o que é acaba sendo uma distinção semântica apenas porque na prática é a mesma a mesma coisa no catecismo e o catecismo católico ele traz a lista dos dez mandamentos e é interessante o terceiro mandamento o segundo mandamento que está na bíblia inclusive na bíblia deles diz não farás para ti imagens de escultura não as adorais nem lhes dará escuto é o segundo mandamento que proíbe que os que conhecem a deus façam imagens ou representações de
deus ou de qualquer outra coisa e preste culto aquela imagem o catecismo católico tirou esse mandamento tirou esse mandamento e pra completar 10 dividiu o décimo mandamento em 21 10 mandamentos diz assim não cobiçarás a mulher do teu próximo não cobiçarás coisa alguma do teu próximo nem o seu boi nesse argumento nem nada qualquer que o catecismo católico face e dividiu esse mandamento em dois o nono mandamento passa a ser não cobiçarás a mulher do teu próximo e o décimo mandamento passa a ser não cobiçarás as coisas do tempo por que por que tirou o
terceiro segundo mandamento que diz não farás para de imagem de escultura então os dez mandamentos no catecismo católico é diferente dos dez mandamentos você tem aqui porque foi excluído o mandamento a respeito das imagens embora na bíblia católica na vulgata tenha e por fim talvez a diferença mais importante é a justificação do pecador diante de deus como é que a pessoa é justificada diante de deus a teologia católica de mídia que cristo morreu na cruz pelos pecadores admite que ele deu sua vida para perdoar pecados contudo a justificação do pecador o perdão que é dado
o pecador não é um ato de deus em que ele nos considera justo e nos perdoa os pecados de uma vez para sempre mas o que acontece deus infunde ele derrama dentro de nós a sua graça ea sua justiça que nos capacita fazer boas obras então dessa combinação de deus dando a sua graça no coração do pecador e o pecador fazendo caridade obedecer os mandamentos indo para a igreja seguindo os sacramentos então dessa cooperação é que o pecador morre na esperança de ser salvo enquanto que na teologia protestante a pessoa é salva pela fé é
um ato de deus deus perdoa de uma vez por todas importante a pessoa pode ter certeza de que está perdoado de sal na teologia católica o católico não pode ter essa certeza porque a salvação é uma cooperação entre a graça de deus e as obras do pecador então a nunca vai poder ter certeza de que você de fato vai ser perdoado que você não sabe se as suas obras elas são em número suficiente ou a cooperação é suficiente para garantir enquanto que usando o termo na igreja reformada como a nossa a a salvação é money
regista ou seja um ato de deus e deus somente na igreja católica é synergy sexta é um ato de deus junto com a colaboração do pecador é errado você dizer que o católico acredita que a salvação é só pelas obras ele não vai dizer isso você não não cristo morreu pelos meus pecados a eu creio na graça de deus mas só que eu tenho que fazer a minha parte se eu não fizer minha parte isso não vai adiantar nada né eu posso eu posso não não merecer então é uma sinergia é uma combinação enquanto que
na igreja ou esse foi o ponto da reforma protestante lutero descobriu mas peraí a bíblia está dizendo que deus justifica o pecador pela fé é pela graça não por obras não têm participação mim eu sou um pecador que recebo a graça de deus livremente a salvação é um dom de deus do começo ao fim ela não é resultado da minha cooperação com deus e você ver como essa é essa idéia nesse legista esse pensamento católico da cooperação do pecado na salvação ela impregnou a nossa cultura brasileira eu costumo dizer que os evangélicos brasileiros continua com
a alma católica porque é duro para o evangélico não entender isso ele sempre fica pensando que ele tem que colaborar para a salvação dele para a justificação dele e aí quando chega a seitas evangélicas dizendo você tem que dar isso você tem que fazer é é campanha tal para poder fazer a sua salvação sem fazer sacrifício e tudo mais é o brasileiro vai com muita facilidade porque essa mentalidade de cooperação com deus para a salvação tá na raiz do povo brasileiro que foi colonizado pela igreja católica idéias populares do tipo assim você ver escrito na
traseira do caminhão nem o bom filho deus ajuda já vi aquela caminhão que ia ter a placa traz um bom filho de deus ajuda né então essa cooperação sua com deus para a salvação isso é da teologia católica as obras que são necessárias para que o pecador participe para ser salvo católico passe para ser salva é incluir a confissão participação na missa e extrema unção olha o que é que o concílio de trento aquele da contra-reforma declarou na sessão é sexta no cânone 9 se alguém diz que o pecador é justificado pela fé somente significando
que nada mais é requerido para cooperar a fim de obter a graça da justificação que seja maldito ou seja nós somos de acordo com a cve trento malditos porque nós queremos exatamente nisso que a justificação é pela fé em cristo fez uma obra completa não tem nada mais a ser feito a não ser humilhasse diante de deus reconhecer que é pecador receber gratuitamente o perdão completo que cristo comprou na cruz por nós muito bem eu estas são algumas das doutrinas fundamentais e principais da igreja católica em que os protestantes então de inveja não é o
que deu origem à reforma protestante que vai fazer 500 anos não porque essa diferença todo o primeiro com relação o conceito de igreja e quem é o seu cabeça de acordo com a escritura e eu quero aqui pegar efésios o capítulo primeiro fecha o capítulo primeiro verso 22 e 23 falando de cristo o apóstolo paulo diz que deus pois todas as coisas debaixo dos seus pés e para ser o cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja à qual é o seu corpo a plenitude daquele que é tudo enche em todas as coisas e
aqui no capítulo 5 da carta aos efésios verso 23 paulo diz o marido é o cabeça da mulher como também cristo é o cabeça da igreja e cristo é o cabeça da igreja e juntamente com esta passar estas duas passagens a dezenas de outras no novo testamento que diz que quem é o cabeça da igreja é jesus cristo jesus cristo é o cabeça da igreja ele é o senhor da igreja ele é o centro da igreja é dele que procede toda autoridade toda autoridade no céu e na terra dizer que o papa é o cabeça
de cristo o transforma num usurpador e foi por esse motivo que os reformadores disseram que o papa é o anticristo é o anti cristo aquele que a bíblia diz que iria se levantar contra cristo e tomando lugar de cristo a confissão de fé da igreja presbiteriana do brasil afirma isso que o papa é o anticristo porque ele se declarou o cabeça da igreja eo líder supremo da cristandade estão de acordo com a teologia protestante não é essa é uma usurpação querer tomar o lugar de cristo dentro da sua igreja membros da igreja são todos aqueles
que nasceram de novo pela fé em cristo jesus o evangelho de joão capítulo primeiro joão capítulo primeiro o verso 11 ele veio para o que era seu e os seus não receberam mas a todos quantos receberão deu lhes o poder de serem feitos filhos de deus a saber os que crêem no seu nome os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem mais de deus filhos de deus membros da igreja de cristo são todos aqueles em todo lugar que crêem em jesus cristo como sendo o filho de deus
sobre o sacerdócio há vária várias listas de dons espirituais do novo testamento e sacerdote não aparece nenhuma delas quando a bíblia fala sobre sacerdote se refere a cristo como sendo o único sacerdote que nós temos hebreus capítulo 7 verso 17 onde se refere à cristo dizendo citando o salmo 110 verso 14 verso 4 tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de melquisedec o que o autor da carta aos hebreus está dizendo é que os sacerdotes do antigo testamento eram da tribo de levi e faziam parte de uma ordem temporal eles foram constituídos durante um
tempo para administrar aquele sacrifício de animais que eram tipos e figuras de cristo uma vez que cristo veio não não há mais sacerdotes pessoas que vão administrar sacrifícios como mediadores entre deus e os homens porque cristo é não somente o sacrifício mas ele é também o sacerdote ele eu aquele que é o mediador entre deus e os homens por isso não tem mais a figura do sacerdote lá no livro de apocalipse capítulo primeiro o apóstolo joão se refere aos cristãos da seguinte maneira versus 5 conversar no verso 4 joão às sete igrejas que se encontram
na ásia grassi pais avós outros da parte daquele que era que há de vir da parte dos sete espíritos que se acham diante do seu trono da parte de jesus cristo a fiel testemunho o primogênito dos mortos e soberano dos reis da terra aquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos constituiu reino sacerdotes para o seu deus e pai a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos amém aqui o apóstolo joão nos diz que cristo fez de todos nós sacerdotes nós todo cristão ele é um
sacerdote não acabei ainda vê 1ª dp por que essa doutrina é importante que para a gente entender na primeira de pedro o capítulo 2 se referindo ao se inscrever os cristãos pedro diz o verso 9 voz porém sois raça eleita sacerdócio real vocês são um sacerdócio real nação santa povo de propriedade exclusiva de deus pedro se refere aos cristãos como sendo o sacerdócio real na ação santa povo exclusivo de deus quando os reformadores iniciaram a reforma da igreja no século 16 eles acabaram com essa distinção entre sacerdócio e leigo entre esse ofício de sacerdote não
é que era um mediador entre deus e os homens e um laicato acumula leigo é aquele que não é sacerdote e os reformadores disseram que todos os crentes são sacerdotes daí veio a doutrina do sacerdócio universal de todos os crentes todos os clientes têm acesso a deus todos os crentes podem ministrar de acordo com os dois que eles receberam e aquilo que o cliente faz na sua vocação como dona-de-casa médico pedreiro motorista vaqueiro agricultor aquilo é um serviço que ele presta deus então essa doutrina do sacerdócio de todos os crentes foi fundamental no entendimento das
diferenças porque na igreja católica o sacerdote e aquela classe de pessoa especial que funciona com o mediador entre deus e os homens através de quem vem a graça vem o perdão ea misericórdia para nós isso tudo é jesus cristo é cristo quem faz isso hoje ele é o único mediador entre deus e os homens e os discípulos de cristo são sacerdotes no sentido de que eles ministro a eles têm acesso a deus e eles com a sua vida ea sua vocação servem a deus aqui nesse mundo a 1 sobre a bíblia sobre as fontes de
autoridade aqui é que pega também fonte de autoridade como nós vimos a igreja católica recebe a tradição eo magistério ao lado da bíblia como sendo fonte de novas revelações de novas doutrinas já os a primeira coisa os apóstolos eles foram aqueles através de quem deus revelou a verdade pela última vez e os apóstolos eram de um número limitado eles foram escolhidos na número de 12 paulo entra como um nascido fora de tempo mas porque 12 para contrabalancear com os dois as 12 tribos de israel à igreja do antigo testamento ea igreja do novo tom era
um número específico de 12 o alvo de deus com os apostos era fazer a revelação da verdade escriturais a verdade os apóstolos eles já têm consciência de que o que eles estão escrevendo a palavra de deus paulo quando escreveu a carta aos gálatas no capítulo primeiro ele diz assim se vier um anjo do céu trazendo o outro evangelho a não ser esse que eu estou pregando seja maldito seja maldita no final do livro de apocalipse o apóstolo joão diz que quem acrescentar ou tirar alguma coisa esta revelação será também é castigado proporcionalmente por deus já
no na própria escritura consciência de que ela é a revelação final de deus carta aos hebreus capítulo primeiro tendo deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas nesses últimos dias nos falou pelo seu filho cristo é a última a maior ea revelação final de deus para nós o novo testamento registra essa revelação e ao encerrar a bíblia deus entendo o que vou dizer não tem mais nada nos dizer o que ele queria nos dizer ele nos disse através de moisés dos profetas de cristo e dos apóstolos ponto final já a
consciência na bíblia de que o que passar disso não vem de deus os apóstolos já começaram a lutar com os falsos profetas que nos falsos profetas na época de paulo pedro joão eram pessoas que diziam que tinham um novo entendimento há uma revelação além daquela que os apóstolos estava ensinando os apostos combateram ferozmente aquilo ali já não tem acabou judas carta de judas judas é irmão de jesus é o irmão de jesus descreve essa carta ele diz assim eu estou escrevendo essa carta para encorajá vocês a lutar pela fé que de uma vez por todas
foi dada a igreja já foi dada de uma vez por toda então o que venha além disso é de homens é de homens então todas essas doutrinas que não têm base na bíblia que se desenvolveram ao longo da história elas não foram desenvolvidos com base na bíblia purgatório não tem base bíblica assunção de maria não tem base bíblica veneração de homens não têm base bíblica purgatório não tem base bíblica foi desenvolvido depois e sem fundamentação bíblica alguma sem fundamentação bíblica agosto essa é a grande diferença os protestantes disseram os reformadores eram 500 anos atrás nós
temos de voltar para a bíblia ele estava ensinando nada novo ele dizer nós queremos voltar ao início de tudo queremos voltar fé simples original da bíblia e nos livrar de todo esse acúmulo de doutrinas que foram inseridos na igreja pelos papas pelo magistério católico pela tradição que não tem fundamentação não queremos isso quero voltar para a bíblia então essa é a grande diferença entre a igreja católica ea igreja protestante a questão da autoridade onde é que se baseia suas doutrinas nós queremos dizer só só a escritura somente a bíblia mas a igreja católica vai dizer
a tradição o pronunciamento dos papas e o magistério da igreja então a diferença é muito grande né agora vamos voltar lá pra o outro ponto central que é a interpretação de mateus 16 pedro é de fato papa é isso que jesus que dizia mateus 16 10 18 palavras de jesus a pedro eu te digo que tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela dá as chaves do reino dos céus o que ligares na terra terá sido ligado nos céus e o que desligares na
terra terá sido desligado dos céus uma regra simples de interpretação bíblica é que você não forma doutrina a partir de uma única passagem como a bíblia foi dada progressivamente e seus escritores são vários você tem que ver como é que aquela verdade ela é apresentada em outras passagens da bíblia a pergunta é o resto da bíblia confirma que pedro é o papa é a pedra é o chaveiro do céu em falível a quem jesus deu toda autoridade a resposta é um sonoro não não vamos vamos conferir logo depois que jesus dessas palavras a pedro se
a gente continuar lendo ao que nós encontramos verso 21 nesse tempo começou jesus a mostrar os discípulos que era necessário seguir para jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos dos principais a ser dotes e dos escreva ser morto e ressuscitar um terceiro dia no então pedro a quem jesus já tinha dito 2 pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja daria a chave dos céus pedro chamando a parte começou a reprovar a jesus dizendo tem compaixão de ti senhor isso de modo algum que acontecerá mas jesus voltando-se disse a pedro arreda satanás tu és para
mim pedra de tropeço a pedra guia de tropeço 2 pedra mas de tropeço por que não cogita das coisas de deus e sim das dos homens como é que o infalível ele não era com certeza né tá na cara de que não é infalível e pra ser a pedra sobre a qual a igreja seria edificada tá uma pedra meio bambo né meio incerto e meio insegura continuando capítulo 18 como se deve tratar o irmão culpado jesus diz a partir do verso 15 t irmão pecar contra ti vai argüir entre eles só se ele te ouvir
ganhar o teu irmão se porém não te ouvir toma ainda contigo uma ou duas pessoas para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas toda palavra se estabeleça e se ele não atender disse a igreja se recusar a ouvir também a igreja considera como gente republicano em verdade vos digo que tudo o que ligares na terra terá sido ligado nos céus e tudo o que desligares na terra terá sido desligado nos censo é que não foi a promessa para pedro no verso 18 tudo o que ligares na terra não é isso tanto é que ele
tem as chaves do céu mas aqui jesus está dando a mesma promessa para a igreja então é óbvio que não era exclusivo de pedro as chaves dos céus está com a igreja no sentido de que a igreja que tem a pregação do evangelho que abre o reino dos céus para os homens ea recusa desse evangelho fecha o reino dos céus para os homens não é um homem que tem a chave para abrir e fechar o reino dos céus mas é dado à igreja isso aqui continuando a pastor mas isso que pedro fez foi santi foi
antes do dia de pentecostes o espírito santo tinha vindo aí tá bom gálatas o espírito santo já tinha chegado o evangelho já estava crescendo a igreja de jerusalém liderada pelos apóstolos estava firme olha o que paulo conta em gálatas 2011 quando porém sefaz que é pedro veio antioquia resistir e face a face porque se tornará repreensível é prince pedro tinha dificuldade em aceitar que eu não judeu pudesse receber o evangelho ainda o ranço do legalismo judaico e aí o que acontecia quando pedro estava com judeus eles se comportavam como judeu mas ele queria que os
gentil sou pensava que era melhor que o gentil circuncidada sem se tornassem judeus aí uma vez pedro foi visitar antioquia quero uma igreja feita de não judeus e chegou lá ele resolveu fazer o jogo e sentou-se lá com gente us e comendo com eles e tudo tendo como iam de repente o pessoal está chegando a turma e da igreja de jerusalém aquele judeus ortodoxos e tudo mais vai pedro já começou a disfarçar ele não queria ser visto comendo com gentios' tirou o time de campo ficou meio assim de canto aí paulo chegou aí quando paulo
viu paulo esqueceu que pedro o papa né esse porque é que você porque você tá fazendo essa incoerência gálatas 2 o verso 14 quando vi que não procedia corretamente segunda verdade do evangelho disse a sefaz na presença de todos itu sendo judeus vive com gentil e não como judeu porque obriga os argentinos a viverem como judeus eles pois a incoerência de pedro então é um papa que não é se foi o papo é falível porque pelo menos há vários outros há pelo menos dois registros do euro não vão perguntar pedro ken a pedra é a
mesma coisa isso né agente direto na fonte perguntar pedro ken a pedra então abrir na primeira carta de pedro vamos ver primeiro de pedro capítulo 2 verso 2 em diante desejar ardentemente como crianças recém-nascidas genuíno lei de espiritual para que por ele ou seja dar o crescimento para a salvação se é que já temos a experiência de que o senhor é bondoso chegando vos para ele a pedra que vive quem a pedra que vive na teologia de pedro jesus chegando se pra ele a pedra que vive rejeitado assim pelos homens mas para com deus e
lei de preciosa assim vós mesmos como pedras que vivem todo o cristão é pedra nesse sentido solidificadas porque somos como tijolos da construção que a igreja só certificados edificados casa espiritual para ser de sacerdócio santo a fim de oferecer de sacrifícios e espirituais agradável a deus por intermédio de jesus cristo só nessa passagem só a só nessa passagem de resposta dos dogmas católicos a pedra é cristo e nesse sentido todos os crentes são parte do edifício e todos eles são sacerdotes que oferecem a deus sacrifício espirituais através de jesus cristo o papa pedro matou a
teologia aqui né por isso está na escritura é que põe em ciam uma pedra angular eleito e preciosa e quem ela crê não será de modo nenhum envergonhado para vós outros portanto que credes é preciosidade a pedra angular mas para os descrentes a pedra que os construtores rejeitaram essa veio assim a principal pedra angular pelo tropeço de rocha de ofensa cristo é a pedra sobre a qual está edificada a igreja e para quem não crê ele é uma pedra de tropeço pessoa bate em cristo ele é a pedra mas então o que jesus quis dizer
quando disse a pedro tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja a resposta é que a pedra ali não é a pessoa de pedro mas a confissão que pedro tinha feito no verso anterior jesus perguntou quem vocês dizem que eu sou qual foi a resposta de pedro tu és o cristo o filho do deus vivo e jesus disse tu és pedro e sobre esta pedra esta declaração que você fez eu vou construir a minha igreja agora bate com o resto da bíblia a bíblia diz que a pedra sobre a qual a igreja
se edifica é cristo o filho de deus você ainda pode dizer assim se você quer insistir que cristo está dizendo tu és pedro e sobre esta pedra jesus está apontando para pedro é o pedro confessam ante é o pedro enquanto dizendo tu és o cristo o filho do deus vivo e ali ele está representando todos os cristãos que confessa verdade a igreja é edificada sobre a verdade de que cristo é o filho do deus vivo salvador do mundo único mediador não e não a pessoa frágil incoerente do apóstolo pedro e muito menos dos seus sucessores
só para vocês terem uma idéia sobre a infalibilidade do papa o padre ano segundo declarou que o casamento civil era válido mas o sucessor dele papa pio 17 que o sétimo com os condenou como inválido eugénio 44 condenou joana d'arc essa queimada viva como feiticeira benedito 15 declarou joana d'arc santa um descaro feiticeiro o disco era santa clemente 14 acabou com jesuítas pio 12 os restauros cisto quinto recomendou a leitura da bíblia mas pio 12 em outros papas condenaram então onde está em facilidade então essa é uma doutrina que nós inclusive tem católicos que não
engolem é essa doutrina da infalibilidade do papa a verdade é que os apostos não deixaram sucessores isso se nota sobre a igreja de cristo ela é apostólica no sentido de que ela está edificada sobre a doutrina dos apóstolos mas eu não preciso de um apóstolo hoje porque quando eu abro a bíblia eu ouço o apóstolo pedro apóstolo paulo o apóstolo mateus o apóstolo joão eles estão aqui com você comigo deus preservou o que eles escreveram nesse sentido a igreja é apostólica porque ela está edificada sobre a doutrina dos apóstolos e dos profetas eu não preciso
de um representante ou descendente o sucessor ou vivo de uma linhagem histórica que remonta ao tempo dos apóstolos o próprio jesus cristo é nesse sentido que eu me considero um cristão apostólico porque a minha crença está baseada naquilo que os apóstolos ensinaram meu problema não é com a igreja católica porque a igreja católica e significa simplesmente universal apostólica também não tem um problema com isso meu problema é com romana esse é o nosso problema certo é essa a nossa dificuldade mas eu sou um cristão católico apostólico e você também o problema é que nós não
somos romanos temos dificuldade com essa parte aí porque de roma saíram todas essas doutrinas que nós entendemos que não estão de acordo com a palavra de deus sobre maria é pouca coisa precisa ser dita né os evangélicos eles devem lembrar que maria de fato foi uma judia piedosa temente a deus e às vezes por conta dos exageros católicos sobre a pessoa de maria a gente emprega sobre marina é difícil um pastor evangélico pregar sobre sobre maria que tem medo dos abusos mas a maioria é um exemplo para nós ela é uma mulher de fé sem
dúvida entra na galeria daquelas santas mulheres idosas que serviram a deus através da história da igreja mas isso não quer dizer que nós vamos admitir coisas que a bíblia não diz sobre ela que ela nasceu sem pecado o argumento da igreja católica para que maria nasceu sem pecado é que ela ela não podia ter pecado porque senão jesus na seria com o pecado então pra que jesus nascesse sem pecado maria não podia ter pecado mas aí você vai ter que usar o argumento a domina o a definir tudo então maria a mãe de maria também
não podia ter pecado ea mãe da mãe de maria também não podia ter pecado e aí você vai ter que admitir a existência de uma linhagem que vem de adão de pessoas que nunca tiveram um pecado para poder resultar em cristo jesus vejam o absurdo isso aí a respeito dela ser mediador entre deus e os homens não é a bíblia nos dizem primeiro timóteo capítulo 2 de 5 a 6 há um só deus é um só mediador entre deus e os homens jesus cristo homem em joão 14 6 jesus cristo disse eu sou o caminho
a verdade ea vida ninguém vem ao pai senão por mim então tá muito longe da bíblia o dogma da a respeito de maria sobre a missa nós já explicamos que o sacrifício de cristo foi feito de uma vez por todas e ele não se repete e portanto na ceia nós apenas celebramos a memória sobre o purgatório a bíblia muito clara não é mais uma vez você você não encontra na bíblia doutrina do purgatório e depois da morte a pessoa vai pôr os seus pecados através do sofrimento desse lugar quando a bíblia descreve o que acontece
depois da morte é sempre dizendo que apenas dois lugares dois estados e duas situações é em em joão 3 16 a 18 está dito que deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna e aí ele acrescenta no verso 18 dizendo assim quem nele crê não é julgado o que não crê já está julgado porque não crê no nome do ligeiro do filho de deus quem crescer a salvo quem não crê já está condenado pronto é é assim
que a bíblia descreve a história do rico e lázaro lado de lucas 16 volta a dizer isso duas pessoas morreram um foi para o céu outra foi o inferno não havia consciência do que estava acontecendo desejo de retornar tudo aquilo foi vedado o lugar afi a situação era fixa e imutável hebreus capítulo 9 desculpe hebreus é capítulo é 9 verso 27 aos homens está ordenado morrer em uma só vez depois disso vem o juízo não há nada na bíblia que fale de uma segunda chance depois da morte período de pagamento de pecados o dia da
salvação é hoje aqui e agora pela fé em jesus nós resolvemos dividir o nosso destino e na prática a desculpa e na prática e dizer que não tem diferença entre veneno e adorar já falei sobre isso e por fim a salvação que é o ponto de maior divergência efésios capítulo 2 falar de deus é muito clara a respeito disso efésios capítulo dois versos 8 e 9 converso muito usado na reforma protestante pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós é dom de deus não de obras para que ninguém se glory
é nessa verdade nessa pedra que nós nos firmarmos e pesando agora já nas conclusões por isso que nós não podemos é considerar a igreja católica apostólica romana com uma igreja irmã quando um amigo católico é convencido da verdade que os protestantes ensinaram e ele deseja se tornar membro de uma igreja protestante ele é rebatizado exatamente o que nós não consideramos o batismo católico como sendo válido não não é válido porque a intenção é outras que se dimensionar isso aqui o batismo na igreja católica ele tira a culpa do pecado original para nós o batismo tira
culpa nem lavar pecado de ninguém é o símbolo da aliança que deus tem conosco e com os nossos filhos a concessão de férias mister nós já dissemos considera o papado como sendo anti cristo ou como expressão do anticristo alguém que toma o lugar de cristo aqui nesse mundo a igreja presbiteriana proíbe os pastores de realizar culto ecumênico com o sacerdote católico então não me convide na sua formatura se você quiser um culto ecumênico e vou ter que ficar constrangido mas vou dizer não porque a igreja presbiteriana proíbe os seus pastores de fazer participar de culto
ecumênico exatamente porque não considera a igreja católica como sendo uma igreja irmã uma igreja que seja irmã quer dizer então que não tem crente verdadeiro na igreja católica não estou dizendo isso na verdade eu creio que tem pela graça de deus eu creio que há pessoas dentro da igreja católica que já entenderam mas aí eles não vão se sentir muito bem em casa lá a pessoa que entendeu que ela foi salva pela graça pelo sacrifício completo de cristo e ela crê somente em jesus cristo ela vai começar a se sentir incomodado com a veneração ao
santos a relíquia a a ênfase em maria como mediadora a exortação para que seja submisso ao papa e aceite esses dogmas nem apoia até a ver eu creio que a gente que crê de fato e jesus e somente em cristo para a sua salvação da igreja católica mas eu acho difícil compreender como é que ele se sente confortável quando ele ouve estas outras coisas que são tão contrárias à aquilo que ele acredita que cristo e somente cristo é o salvador que padre não perdoa pecado confissão num perdoa pecado extrema-unção não perdoou o pecado quem perdoa
pecado é deus mediante jesus quando eu me arrependo e creio nele confessa os meus pecados e peço perdão então há como dissemos no brasil a liberdade de crença não é todo mundo acredita no que quiser e aqui não se constitui nenhum embaraço o bullying dos nossos amigos católicos apenas explicando as diferenças que há entre aquilo que nós queremos e aquilo que a igreja católica acredita nosso deus nós não queremos apenas um debate de opiniões mas nós queremos ficar firmes na verdade nós entendemos que essa verdade está revelada na bíblia nos ajuda a entender a bíblia
com clareza a não acrescentar nada e que tudo que nós façamos tenha fundamentação na bíblia porque ela é a tua palavra palavra de deus como espada martelo rocha fogo escudo lâmpada são todas essas figuras que ela usa para nos dizer da sua importância da sua exclusividade pedimos nosso deus que nos perdoe quando fomos além da bíblia ou ficamos aquém do que ela ensina nós queremos pedir também quando às vezes temos sido intransigentes com aquelas pessoas que não pensam como nós nos ajuda a amar ea mostrar a verdade em amor e nós oramos por por aqueles
que estão aqui nesta manhã e que ainda não compreenderam a verdade simples do evangelho que seu filho jesus é a pedra rocha quem nele crê não será envergonhado e que nele há plena e completa a salvação ajuda os nossos filhos a entender a importância da igreja da classe d catecúmenos da doutrinação o senhor não é por causa da instituição por causa da da figura da igreja mas porque nós queremos a verdade queremos de servir dentro da verdade procuras aqueles que te adoram em espírito e em verdade e é isso que nós queremos ser e fazer
agora senhor quando vamos celebrar ceia de que seja o momento de confirmação na verdade daqueles que crêem e despertar mento para aqueles que ainda estão em dúvida é o que nós pedimos em nome de jesus amém