IntNeuro: Sensação & Percepção, aula 12

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André Walsh-Monteiro
Fala pessoas, tudo bem? Hoje falamos sobre sensação e percepção e o quanto são diferentes mas extre...
Video Transcript:
G1 e fala pessoal hoje tudo bem seguindo com as nossas aulas hoje nós vamos discutir um pouco sobre sensação e percepção e de que forma elas estão relacionadas Mas são coisas diferentes tá primeira coisa importante a gente conseguir diferenciar eles tá quando você fala em que sensação era o sentir a a sensação ela tá relacionada à captação de estímulos físicos do ambiente certo o importa a natureza do estímulo sensorial Sá se ele é visual se ele acústico se ele é químico que for a Então você tem a captação do estímulo esse estímulo ele sofre uma
modificação que a gente chama de transformação de sinal a transdução para que essa informação ela alcance o cérebro e eu possa ter a informação da sensação por sentir aquela coisa a por outro lado quando você fala em percepção tá a percepção ela envolve um processamento mais complexo tá então você tem o processamento da informação sensorial a organização EA interpretação desta informação Ou seja a percepção avisa dar significado Ao que se sente tão de maneira geral a através dos órgãos sensoriais as sejam internos ou externos Lembra que você se você bebe hein Gere uma comida uma
bebida quente a você através dos termorreceptores de o tubo digestivo você consegue sentir isso então nós temos terra a gente tem sentido Interno também é as cólicas e a uterina das moças a São um exemplo Claro disso a bom então essas informações sensoriais a a leitura do ambiente interno e externo é transmitido ao sistema nervoso central e em Essência ao cérebro a E eu lá através da Integração de informações sensoriais com informações de memória do mais isso pode resultar numa interpretação persexual inclusive uma mudança de comportamento certo então vejamos um exemplo simples aqui você tá
parado é com o seu veículo no trânsito certo E aí você tá parado aí o sinal verde área a gente aprende que o sinal verde significa que isso o lado para que você prossiga certo então falar acendeu a luz verde do Semáforo certo então as os fotos né as ondas luminosas elas vão propagar e você através da sua retina vai detectar esse estímulo essa informação ela vai ser do fóton na da onda Luminosa ela vai ser trânsito vida em um sinal mioelétrico que vai ser conduzido até o córtex occipital certo lá atrás na nuca né
aonde você tem o córtex visual a bom isso é decodificação sensorial agora entre você decodificar que você viu uma luz verde e o significado de que aquilo representa que você pode ir envolve outras partes certo se você tem que ter aprendido o significado de que o semáforo Verde representa a via livre para você tá então a a partir do momento em que a informação chega no córtex visual in de luz verde ela vai principalmente através do córtex associativo na região do parietal vai integrar informações de memória informações cognitivas que vão te permitir perceber que aquilo
ali significa que você pode continuar dirigindo certo isso bom Tô vendo um pouco mais sobre o sentir né é importante a gente entender que existem vários tipos de receptores sensoriais diferentes e que esses receptores sensoriais diferentes eles apresentam inclusive os subtipos tá em geral as principais tipos de classes de receptores sensoriais são os mecanorreceptores aqueles que disparam através da deformação Mecânica do receptor na membrana A então por exemplo aqui é os receptores táteis tá os receptores a acústicos né auditivos os fotorreceptores para detecção de informação é fotônica a das ondas luminosas Então você tem principalmente
os cones e os bastonetes na cones para visão de cores bastonete para contraste os quimiorreceptores nós temos percebe permitem detectar os estímulos é diferentes de moléculas Diferentes né com propriedades diferentes doce salgado A desagradável a perfumado o órgão nesse sentido né moléculas diferentes se ligam a receptores diferentes para um vírus diferentes Magneto receptores a que são aqueles receptores que disparam através da estimulação por campo magnético na lembra em geral você tem é uma magnetita uma rocha aqui é atraída por campo magnético dentro de uma campânula de uma cúpula digamos assim e que de acordo com
o campo magnético ela é desloca e toca na Numa superfície na hora que ela toca Numa superfície de orientação isso permite para animal desfará se ele tá indo para Norte para Sul para leste prevê ainda um e os nossos receptores que são extremamente importantes também são os receptores que disparam em situações dolorosas a Então seja para dor aguda dor crônica né Toda essa a sinalização e os ternos receptores que são aqueles que disparam em diferentes a ofertas de calor né diferentes condições que a gente grosseiramente chama de quente frio certo a obviamente existem mais receptores
e esses receptores eles como a gente viu eles podem ramificar Tá mas é importante a gente ter essa noção é no final dessa aula eu vou deixar o link para duas outras aulas que são especificamente sobre é tipos de sensações certo que falam sobre isso aí tudo mas só no aspecto do sentido bom a quando a gente fala em sentir né os receptores sensoriais os órgãos sensoriais nos órgãos de D e eles são classificados em duas categorias a existem detectores sensoriais que são neurônios em si ou seja o próprio neurônio é uma célula sensorial então
ele vai sofrer um potencial gerador que nada mais é do que o próprio potencial de ação enquanto que existem outros órgãos sensoriais em que o que você tem é uma célula do tecido epitelial é respondendo então se ela é uma célula do tecido epitelial ela é um receptor sensorial diferente não é um neurônio Então ela sofre o que a gente chama de potencial receptor ela não sofre potencial de ação porque ela não é um neurônio tá então em geral quando você fala em potencial gerador ain Potencial em neurônio sensorial o que você tem é o
estímulo alcança e a superfície a daquela membrana tá vamos supor que é um químico um receptor químico certo tá ou então um odor ele é uma partícula do livro Ela é capturado se liga ali no receptor lembra que tem que ter o arranjo tridimensional para disparar e isso a se alcançar o Limiar de excitabilidade vai fazer com que as células sofra um potencial de ação como é um neurônio sofre o potencial de ação conduz a informação ao longo do axónio chega lá no terminal libera o neurotransmissor para que havia continue certo bom se você tiver
falando de um receptor e que a célula receptor é uma célula sensorial epitelial tá ela não tem as mesmas propriedades então o seu potencial for receptor a uma vez que a célula estimulada Tá Olá e a Eu tenho um vestido aqui né aqui é gerador aqui é receptor Desculpa tava corrigir depois não esqueça hein bom O que você tem aqui e a resposta aqui ela pode ser graduada de acordo com a intensidade Então imagina aqui que você tem um mecanorreceptor na sua pele certo e que você toca a superfície da sua pele com pouca força
certo isso a a intensidade do disparo aqui na célula vai ser proporcional ao tamanho do time vamos supor agora que você aperte com mais intensidade essa deformação mecânica maior vai fazer com que a célula tem uma despolarização local que basicamente é induzir uma abertura dos canais de cálcio tá então os canais de cálcio dependente de voltagem vamos lá vão abrir vão permitir com o cálcio entre as proteínas regenera da membrana e da Vesícula vão se acoplar E aí você vai liberar o neurotransmissor certo tá o sinalizador sensorial EA em geral a própria a próxima célula
da Rota já é um neurônio E aí você tem o disparo do processo tá bom invertendo aqui aqui o receptor aqui a potencial gerador tá então aqui não tem lei do tudo ou nada certo na célula sensorial o que você tem aqui na célula sensorial É um mecanismo de intensidade Então você não tem um Limiar de excitabilidade a ser alcançado eu consigo discriminar mínimo de estímulo a um mais potente certo isso também não vai ter período refratário o disparo vai sendo contido mas a tendência é que com o tempo a resposta ela vai se tornando
menos intensa que ela seja decremental certo isso O que é diferente é de um neurônio aonde amplitude da resposta tende a ser constante né Por ser uma propriedade neuronal bom então aqui a gente tem uma visão geral a de uma forma simplificada é de alguns dos nossos principais sentidos não tem todos mas tem os principais então na visão hoje tinha boa corre através de ondas de luxe tá então você vai ter como células receptoras que são os detectores os cones de baixo na net a e ou a condução para dentro do cérebro vai se dá
através do nervo óptico né aí via nervo óptico chegar ao tálamo né núcleo geniculado lateral e o ar Você tem o trato óptico que vai conduzido para trás lá no córtex occipital tá na audição você tem ondas sonoras né que são que variações mecânicas tá então você vai tá e células ciliadas da cóclea à condução via nervo auditivo e isso segue para as próximas estruturas tá tanto por Paladar quanto Paulo olfato quanto para o toque a aí você não tem representações térmicas aí você não tem representações dolorosas por exemplo nem dos magnéticos e todos tá
é um e o princípio é o mesmo a você tem um estímulo físico a você tem células receptoras neurônios ou epiteliais e Rotas de conduções através de nervos ao cérebro bom então de uma maneira geral o que que a gente tem a gente tem que sinais é estímulos físicos internos ou externos a São captados a pera esses órgãos sensoriais e vão ser convertidos em sinais de horários através do mecanismo de transdução de sinal e isso vai informar o encéfalo preferencialmente o cérebro certo isso só que algumas questões que envolvem postura e equilíbrio também tem rotas
de desvio ao cerebelo certo Por isso que não é única e exclusivamente ao cérebro além da própria participação do tronco encefálico pó quando a gente fala especificamente sobre o percepção tá é a percepção ela pega essa informação sensorial que você tá carregando a capitando e você vai fazer uma associação entre diferentes circuitos que vão permitir com que você envolva a memória e envolva também a sua capacidade cognitiva o seu estado racional por isso que a gente diz que perceber é mais do que sentir tá o perceber ele é uma forma com que você dá significado
ao estímulo sensorial certo isso a mão vou imprimir na mente de vocês agora certo todo mundo já viu o anúncio do Posto Ipiranga que dá o Cash back no chiclete e não chocolate toda hora esse é um espaço certo isso tá então a a você reconhece a menina já chega no chiclete Então nesse sentido tá você se você já conhece a propaganda a você na hora em que você ouve ela a você é dispara memória tá eu tenho elementos cognitivos pode te irritar ou não Ou seja já tem até um próprio elemento sensorial emocional entrando
na história tá da mesma forma se você ouvir uma música lá vamos supor que você tá andando Então não sei o quê e começa a tocar uma música ou você tá em casa respeitando isolamento né porque assim como eu você é idiota né que idiota que fica em casa mas vamos lá mas enfim aí começa a tocar a música de algum lugar certo e aquela música Te lembra uma situação e essa situação uma situação boa e de repente você tá rindo ou seja o estímulo sensorial a associado com informações de memória da sua experiência anterior
memória explícita a episódica da sua vida eu te permite lembrar de algo uma situação um contexto você começa a rir pronto vamos supor que para outra pessoa que tá no ambiente junto com você que tá ouvindo a mesma música pergunta mais por que que você tá rindo disso certo do que que você tá rindo ou seja como a experiência ela é diferente para cada pessoa ela vai ter um significado diferente para cada pessoa certo e aí se você contar a história lá talvez a pessoa entenda o contexto então é importante entender o significado que a
percepção da as coisas a então em geral você vai ter a participação do córtex parietal certo é bom e você vai ter o envolvimento da Porção posterior à inferotemporal e o latero Hospital certo então áreas diferentes você ver que é uma cobertura razoavelmente grande tá e você vai ter uma interação muito grande de acordo com naturezas distinguimos que você tá recebendo estímulos e sonoro os estímulos visuais e estilos de toque por aí vai indo tá bom e é já acordo com a natureza do estímulo que você tá recebendo se você é vai ter mais facilidade
ou menos facilidade para perceber um estímulo certo ah ah isso a gente chama hoje de canais perceptuais certo a tão significa o que é em suma Resumindo simplificando significa que quanto mais é quanto pesa um ponto menos coisas de ruído do ambiente ou para te distrair menos canais perceptuais Você vai precisar envolver menos neurônios vão disparar grosseiramente menos esforço você vai ter que fazer para prestar atenção e consequentemente você vai estar mais focado eu vou falar mais um pouquinho sobre atenção ele na frente tá então temos um exemplo aqui tá no quadro a da situação
lá a o o eu vivo é medir o tempo de reação tá em milissegundos do sujeito a para identificar toda a estrutura que aparecer na tela que seja um o ou ó a e que teja na cor roxa certo isso tá o quê que eu tenho aqui eu tenho três objetos na primeira imagem tá então isso é simples a Existem várias formas de medir isso através de eletrodo ou através de leitura do movimento ocular tal cara coloca uma câmera apoiada é apontada para os seus olhos certo e a imagem ela aparece na tela do computador
você tá concentrado "na tela do computador e você só tem que focar Contra o Olho certo ou o aparelho ele vai fazer a medida do teu movimento ocular ou dos eletrodos através da Eletro que você falou ó e vai dar o tempo de reação que você teve tá bom na primeira imagem aqui o que a gente percebe aqui tem três elementos o teu elemento que é o objeto de foco e você tem dois elementos que são elementos distratores que é ruído que aquilo para tirar tua atenção certo que são a gente de competição a a
E aí essa tela aqui apaga aí o cara da coisa de um segundo e aparece a próxima tela certo na próxima tela ó tá aqui certo você tem um monte de distratores aumentando certo só que todos eles embora você tenha o E você tem a g certo que é o semelhante é o Ambos são verdes você só tem um elemento da cor roxa a tua orientação é roxo e o certo ou seja embora igualmente aqui os elementos de extratores eu não preciso de mais canais atenção o tempo de reação equivalente tá porque porque o efeito
de contraste de cor fica fácil de eu perceber ótimo aí agora na outra situação na situação B O que que você tem você tem uma mudança no sistema tá agora os Geis também são roxos e o seu e a sua missão lá é ainda é a mesma identificar o o que seja roxo certo aqui eu tenho três elementos dos distratores e um elemento resposta apaga a tela acende a próxima tela na hora que ascende a próxima tela olha aqui ó aqui você já tem uma quantidade de distratores maior certo só que esses distratores maior são
mais capazes de provocar ruído na sua interpretação do que o do anterior porque porque aqui eu tenho mais elementos de cor roxa certo então o sujeito ele vai ter um tempo de reação um pouco maior aqui certo então esses testes eles vão passando as telas e o sujeito vai observando vai olhando olhando olhando e ele serve para medir o tempo de reação do sujeito sério Ah tá é existem vários tipos de testes testes de atenção espacial teste de atenção concentrada que são todos focados nesse mecanismo de estudo tá é existem situações é que facilitam permitem
na psicofísica é que você diagnostique sujeitos que apresentam Déficit de Atenção certo que apresentam dificuldades de concentração a porque é esses testes eles têm a um mecanismo que permitem com que você compare sujeitos "classificados como normais e sujeitos classificados como não normais tá então a de acordo com a natureza do teste do estímulo que você tá sofrendo a você vai ativar as Ilhas e ver as as ouvia os bebê tá então por exemplo aqui ó a não existe um sistema no quarto que só se ativo né nessa integração de informação que envolve as chamadas vias
paralelas tá você tem havia dorsal ou havia ventral certo havia dorsal ela tá relacionada a orientação do movimento Olha o que que dispara aqui em cima certo então a aqui você tem uma situação em que você tem três telas tá o cara tá olhando lá para o computador tá e aqui você tem a leitura do campo do eletrodo tá ou então você tem o teste de imageamento então o que você tem aqui os objetos eles são as listras a horizontais ou verticais e a bolinha o foco é a bolinha tá então primeiro aparece uma tela
então Você nota que a bolinha tá no canto inferior esquerdo certo na próxima tela no canto superior esquerdo na próxima no canto superior direito então a na hora em que a tela vai passando você vai percebendo que a tarefa de localização do ponto permite com que você faça a leitura de qual é a área do córtex associativo que tá fazendo o disparo então Você nota que é uma via superior é uma via dorsal certo isso o próximo teste é um teste de reconhecimento de faces certo então você vai olhar um rosto que pode ou não
ser conhecido tá E esse rosto ele tá com pequenas variações há entre uma imagem e a outra mas que na hora em que você e diz para ela a em telas diferentes a área é diferente certo você tá ativando uma outra circuitaria que é uma circuitaria ventral certo existe um trabalho muito interessante que eu não lembro de se era da década de 90 ou já a ou da década de 80 ainda que é um texto em que os sujeitos falam sobre a célula da avó a Então a vó de quem avó do cara avó do
cara então toda vez que ele via a imagem da célula uma área muito específica do córtex associativo ventral disparava e ela só disparava na para aquele estímulo que ele recebia que no caso era o teste da imagem da vó dele Certo fundo disparava para outras é imagens de outras pessoas conhecidas ou desconhecidas o disparador se você nota Aí que você tem uma via de reconhecimento até de certa forma um pouco específico Tá bom então além de reconhecimento de movimento além de reconhecimento de faces o córtex associativo também ele permite com que a gente consiga fazer
o reconhecimento de objeto parece algo simples eu tenho aqui na minha mão aqui esquerda uma caneta certo isso Me parece muito fácil a olhar identificar que isso é uma caneta que ela tem essa ou aquela característica certo mas é o reconhecimento desse objeto ele envolve não ao ver o objeto tá envolve também eu consegui separar a esse objeto dos outros dos outros objetos no ambiente e manter o foco constante nele para identificar seja ele movimenta ou ele parado então é identificar objetos e representa né objeto pode ser um objeto pode ser uma pessoa tá é
repre referencia você saber aonde que aquele objeto começa e onde ele termina para determinar a forma na geométrica dele tá então a separação de outros objetos e do fundo a bem como uma habilidade de manter a percepção constante de reconhecimento daquilo a você vai utilizar diferentes porções do córtex associativo de acordo com a natureza do estímulo percentual que você tá fazendo Tá então a e é por exemplo eu para gravar aqui para vocês eu passo um sufoco que eu desligo o ar condicionado para não ter o ruído de incômodo tá é depois de um certo
tempo o barulho ele deixa de ser percebido vou falar um pouquinho sobre isso daqui a pouco mas ao mesmo tempo com a qualidade do som tem já ficar pior na hora em que eu tô gravando isso pode ser ruim para você que tá ouvindo aí então nesse sentido tá a que eu me livro da informação sensorial tá ligo o ar condicionado porque se embora daqui a um pouquinho eu deixo de perceber a presença dele e ele de alguma forma ele pode incomodar outras pessoas na hora em que elas começarem a assistir ou alguma coisa nesse
sentido perceba Você tá assistindo essa aula agora de um vídeo certo mas o seu campo visual e o seu campo a auditivo é um capturando outras informações ao seu redor só que se você tiver focado aqui em mim assim como eu tô tentando tá focado em você você vai abstrair você vai deixar de ter atenção os canais perceptuais vão deixar de estar Associados e ligados juntos chamar assim porque não é interessante nesse momento certo a o grande segredo é a gente conseguir é eliminar os agentes distratores cada área diferente do córtex associativo tende a disparar
para informações diferentes tá então você tem aqui ó na legendinha aqui embaixo produção e fala na área de brocar compreensão da Fala Ah então na hora que a gente vai na área de ferro e cole né então percepção musical compreensão da escrita percepção de faces cores objetos então é percebi aqui não é só você ter a informação sensorial é você ser capaz de dar significado por esse negócio e a por isso que a gente viu que quando o sujeito ele tem a a uma lesão na área de brocar uma lesão na área de Verne qo
ao em outra are you a isso compromete o funcionamento encefálico cerebral do cara e nesse caso vai comprometer a a produção da fala dele ou a compreensão tá então lembre-se você pega um livro e aquele livro ele está em cirílico ou ele tá em ideogramas japoneses e você não sabe o que significa aquilo tá significa que você não consegue compreender aquela escrita por quê Porque você não foi treinado Alfabetizado naquele negócio então você olha É mas você não consegue interpretar aquilo não tem um significado para você certo da mesma forma com que provavelmente quando você
era pequenininho lá você não sabia ler e escrever obviamente mas que com treinamento você foi aprendendo E hoje você sabe decifrar decodificar frases como agora é a percepção certo então perceba que a pra que enxerga a um estímulo sensorial de natureza diferente a pra quem ouve um idioma você vai ouvir mas o que aquilo significa está associado a integração da informação cognitiva memória e sensorial daí a importância da e a um hemisfério esquerdo do córtex associativo ele está muito relacionada à nomeação de objetos então a as habilidades perceptuais ela chega lateralizados então você tem questões
que envolvem a o a nomeação dos objetos da nome reggina e o reconhecimento que vai ser no lado direito então você tem aqui O que é uma imagem em que eu tenho a sobreposição de diferentes tipos de objetos e um dos treinos é com que o sujeito a criança Seja lá o que for é use cores diferentes para pintar os objetos tá então se o sujeito ele consegue reconhecer adequadamente os objetos como a gente veio aqui ó ele consegue identificar tesouro Machado a ou ancinho a o balde e o pincel Ah então tá Pintadinho aqui
dentificado papo então ele tem a capacidade de nomear esses objetos a partir do momento em que ele reconhece os objetos e consegue separar eles dos outros objetos certo pessoas que têm distúrbios associativos algum tipo de lesão a uma deficiência no hemisfério externo esquerdo do córtex associativo vão ter dificuldade de fazer a identificação dos objetos e consequentemente separar eles do fundo a e por outro lado tá quando você fala em questões que envolvam o hemisfério direito do córtex associativo a você tá falando no reconhecimento dos objetos certo ah então é você reconhecer aquela imagem você ver
aquela imagem e conseguir identificar o que ela representa tá indivíduos que apresentam lesões nessa área ou deficiências eles têm o que a gente chama de síndrome de negligência tá São pessoas que em geral têm dificuldade para identificar algo principalmente no campo visual a esquerda Então você pede para o sujeito copiar uma imagem tá bom e você nota que a questão dela não é conseguindo não olhar o que a a esquerda ela consegue ver a flor da direita e a flor da esquerda só que a as características à esquerda de cada objeto ela não consegue reconhecer
a uma lá ver mas ela não consegue perceber aquela estrutura tá então é esse e esse pintor aqui a Anton Herbert Schmidt a ele sofreu um acidente tá e você nota que é no início a aí no início da lesão Para ele começou a se recuperar e voltou a pintar a ele tinha uma negligência da região muito grande aos poucos né com a doença regredindo no autorretrato a você percebe que ele começa a detectar e perceber mais então você tem uma recuperação da área lesionada aqui bem claro tá existe um livro muito bacana do Oliver
Sacks aqui é um cara que ele escreve muita coisa para faz uma relação muito bacana entre romances crônicas a neurociência então Recomendo um dos livros dele que são mais interessantes é o um homem que confundiu a mulher com chapéu certo a basicamente Ele conta a história de um sujeito que sofria de síndrome de negligência nessa lesão no hemisfério direito em que um sujeito ele não conseguia perceber a presença de outro objeto no ambiente que no caso era a mulher dele a e daí ele vai desenvolvendo existem a outros livros dele é o vendo vozes que
ele fala sobre sinestesia a e som livros muito interessante A então ele trabalha situações cotidianas e coloca distúrbios patologias neurais no sistema é um cara que eu recomendo sempre a leitura porque agradável pó é uma dá uma das formas de se você estudar é percepção tá é a psicofísica a psicofísica ela vai estudar as relações entre os estímulos ambientais físicos é isso é e os sentidos EA percepção tá da de que forma os estímulos eles são sentidos e percebidos tá essa imagem aqui ela é a imagem do laboratório da Visão da USP a mas a
eu tive a oportunidade de trabalhar num fazer iniciação científica na UFPA e lá tem laboratório também de psicofísica na visão tá E foi ali que eu fui diagnosticado com défice de atenção a porque um colega Tava fazendo o doutorado dele e uma das características do trabalho dele era verificar a this a canção visual do sujeito em estímulos de contraste tão não era colorido era só Claro escuro então apareceu ondas diferentes e tudo mais a visão e eu tinha um monte de eletrodo na cabeça então dava aquelas raspadinhas bonitinhos porque era um eletrodo de mais barato
e colocava na cabeça e ele me fantasia ficar horas olhando o homem a a tela do computador ficar variando a a frequência é no canal no meu caso ele queria que eu fosse o controle na o sujeito "normal junto com outras pessoas para trabalhar a o efeito a da visão a da percepção em indivíduos que trabalhavam no garimpo aqui são dispostos a Mercúrio a e a gente sabe que o mercúrio ao afeta fortemente a retina e afeta fortemente sistema nervoso ou Tecnicamente para ele é eu ia do jeito que ia ser o controle e aí
não dava porque eu perdi o foco perdi a atenção muito rápido e é muito chato você ficar no lugar escuro olhando um monte de tela de computador ficar variando dando um monte de contraste aguda e ele ficava André acorda tá dormindo e não eu não tava dormindo só não prestava atenção era muito chato tá E aí depois eu fui fazendo os outros testes e por aí vai indo e eu aprendi tá que dentre as n patologias que eu posso uma delas é o défice de atenção né e depois começou a bater com uma série de
outros comportamentos que eu desenvolvia que hoje o potencialismo bom é dentro desse sentido é importante a gente entender que é existe uma propriedade chamada de Limiar sensorial absoluto certo o Limiar sensorial ele é e o quanto qual é o mínimo de estímulo necessário para que você perceba a presença dele ter perceba que eu falei perceba a presença dele não que você sinta certo lembra que sente não é não tem significado tá Então imagina que você tá aí na sua casa agora no local aonde você tá assistindo isso agora tá então as informações sensoriais estão chovendo
tá então você tem partículas odoríferos pelo ar você tem é o campo visual você tem coisas a sons perdão no ar certo mas é se eu parar de falar por alguns segundos e talvez você tenha ouvido outras coisas que você não tenha ouvido antes obviamente se envolve a presença é de a atenção certo mas esses outros estímulos Eles estão no ambiente tá se eles estão no ambiente e você não está dando a atenção devida para ele as vezes fazem parte do nosso dia a dia significa que a intensidade desse estímulo não tá forte o suficiente
imagina que você tá assistindo essa aula e alguém tá ouvindo uma música certo isso é que essa música tá tão baixa que você não está "dando atenção para ela tá Então significa que cada pessoa ela possui um Limiar absoluto Du absoluto que é a intensidade mínima que o estímulo precisa ser apresentado para que aquela pessoa perceba a presença dele certo isso fui Além disso existe o me chama de Limiar de diferença certo o Limiar de diferença é a menor diferença que você vai ter para perceber dois estilos mas não tem imagina que você tá assistindo
televisão certo isso Aí chega uma pessoa para ouvir com a assistir contigo certo e aí aquele volume que você tava ouvindo ali era suficiente para ti certo a vamos supor que tava no 12 tá do seu aparelho que até 50 aí a pessoa fala nossa tá alto isso baixo aí tá E aí você baixa o Ah tá Se você baixar e tiver confortável para pessoa vamos supor que você baixou até o 9 tá e você consegue continuar ouvindo certo então você tem uma questão aí você consegue ouvindo 9 ainda legal agora vamos supor fazer um
teste baixa mais para oito a baixa mais por sete baixa mais para vocês se chegou no seis você não consegue mais ouvir você ouviu no 7 tá então o seu mínimo Esse é o sete certo isso a partir dos seis você não ouvir mais a então para cada sujeito você vai ter um Limiar de diferença tá entre a informações a a sensoriais visuais acústicas de toque por aí caído a outra exemplo é com relação a carregar peso certo se a eu te der dois duas sacolas entre uma tenha um kg e a outra tenha um
kg e sem de repente essa diferença na hora que você carrega Você não é capaz de perceber essa diferença a uma é mais pesado que o outro você pode até chutar cinquenta porcento de chance aí mas você pode não ter certeza mas se eu aumentar a diferença para 5 kg e 1kg Muito provavelmente você vai conseguir a e essa Limiar de diferença ele é importante para entender com a Quais são os estímulos mínimos necessários para que o sujeito perceba aquela informação tá E isso também está muito associado aos mecanismos de adaptação sensorial adaptação sensorial ela
tá muito relacionada à a rotina ao ambiente em que a gente atua ou que a gente reside a que tem de apresentar muitos estímulos é muito ruídos ou estímulos que não precisam ser percebidos constantemente certo Então imagina uma pessoa que mora próximo de um aeroporto certo em que tem avião decolando que tem avião aterrisando constantemente aquele barulho aquele estrondo constante certo bom para essas pessoas a tendência é que a presença desses estilos Ponte no aos poucos você tem uma redução de sensibilidade à e deixe "de perceber a presença daquele estilo certo isso a agenda que
você tá trabalhando tem uma obra e fica lá o sujeito lá com a britadeira ou batendo furadeira aquele barulho constante certo vai chegar uma hora que você vai deixar de perceber embora o estímulo ainda esteja acontecendo mas na hora em que o aparelho para você percebe o silêncio a você detecta repentinamente que ficou silencioso A então esses mecanismos eles são formas de adaptação sensorial ao ambiente que você não precisa ficar sobrecarregando o sistema e informando coisas constantes de algo que está ali de maneira constante corriqueira tá acabando Como você foi minha atenção tá quê que
é atenção tá atenção é um estado geral de sensibilização tá Alerta não precisa pensar que Alerta é só uma condição de impressora tá Alerta eh ter atenção a algo certo com a focalização deste estado em processos mentais ou seja não é só a informação sensorial não é o estado geral só de sensibilização mas também envolve a processos mentais então constantemente você vai ter a participação do córtex associativo relacionado ao seu estado atencional tá ou por exemplo a Dependendo da forma como que você foca e visualize esse objeto aqui você enxerga um cálice o ou você
enxerga Duas Faces certo tá então se você focar nesse objeto aqui ao no centro aqui do objeto tá se você mover a sua cabeça para frente e para trás junto com o corpo a impressão que você tem é que a roda da frente ela vai gerar um sentido e a roda maior ela vai girar no outro sentido quando as imagens elas estão parados certo bom então atenção tá ela pode ser uma atenção seletiva cognitiva ou ela pode ser uma atenção é seletiva perceptual certo são mecanismos diferente tá entre a atenção atenção ao a pode ser
uma atenção concentrada em um único elemento e a ou ela pode ser uma atenção focada em vários elementos ao redor certo e realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo ou uma atenção mais concentrada tá então exemplo hoje a agora a pouco mais cedo eu tava preparando o café e Tava preparando a um iogurte lá que eu tenho que comer de manhã cedo certo preparei o café botei o copo a esquerda prepare peguei meu rosto coloquei a direita certo peguei a aveia Ah e por falta de atenção coloquei no café quando deveria colocar no iogurte
certo isso então essa falta de atenção seletiva faz com que os sujeitos cometam erros enxerga em coisas que não existem ou não enxergue coisas que existem certo então na hora em que você tem elemento lembra que é muito comum o seu cérebro te enganar certo isso porque que ele vai te enganar porque você pode não estar dando atenção adequada ao processo tá aqui ia as linhas horizontais elas são Paralelos ou elas são inclinadas certo a através de uma visão bem cuidadosa você vai perceber que as linhas elas são paralelas mas a visão mais generalista vai
dar a impressão de que as linhas elas são inclinadas tá e as a as linhas elas estão encaixados nos quadrados claros e escuros e como um desalinhamento entre eles como você parece assim integrals a impressão que você tenha que as linhas estão inadequadas por isso que é preciso ter uma atenção seletiva para entender o contexto tá olhando aqui ó você tem a aqui uma imagem aqui outra o círculo do centro aqui a esquerda é maior ou é menor do que o da direita certo isso a a impressão que a gente tem de acordo com a
comparação dos objetos ao redor é que aqui é maior e aqui é menor quando na realidade Olha só estão alinhados se você ver e são do mesmo tamanho a diferença é como que o seu cérebro ele interpreta em comparação com os objetos que estão ao redor é mas se você apagar e focar só nesse e nesse você vai ver que eles são do mesmo tamanho certo então as ilusões de ótica elas são uma consequência da forma com que você interpreta os estilos a lembra o estímulo que tá chegando é o mesmo a interpretação é sua
a tão geral a gente concluir a o mundo exterior né através dos seus a estímulos físicos permitem um registro sensorial tá uma análise perceptual Então já tem ó a informação sensorial uma informação da do córtex associativo e uma decodificação um significado uma análise semântica daquilo que representa tá e o registro sensorial uma análise perceptual Inicial pode permitir com que você faça uma seleção precoce como objeto anterior a bolinha da esquerda é maior do que a da direita a uma análise mais criteriosa e cuidadosa com mais atenção e eliminação de efeitos distratores pode fazer com que
você tenha uma seleção tardia de análise e a sua conclusão tardia seja diferente da sua conclusão precoce certo isso a ou seja esse envolve memória raciocínio estado emocional do sujeito e consequentemente sua influência no comportamento final executado tá bom só é um pouco extensa eu acho a mas a as idéias centrais elas estão apresentadas aqui como eu falei a Existem duas aulas específicas sobre sensações a disponibilizar para vocês aqui é só clicar nas caixinhas aí tá bom Fique bem se cuida hein Até a próxima um abraço
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