hoje é o último dia da nossa Saga dos computadores e a gente vai construir uma coisa que junta tudo que a gente aprendeu em todos os episódios a gente vai fazer do zero um dos jogos mais clássicos de todos o jogo da cobrinha [Música] [Música] sim chegou esse momento triste o fim da nossa Saga mas tudo que é bom uma hora termina e a gente ficou pensando em como fechar com chave de ouro essa aventura que a gente fez no mundo dos computadores a gente passou por todos os tipos de computadores começando com os mecânicos
depois com os de relé de válvula de transistor e circuito integrado a gente explicou arquitetura do computador como funciona a memória o processador e até a placa de vídeo além de um episódio só sobre linguagem de programação e como é que seria o melhor jeito de terminar essa Saga fazendo alguma coisa na prática usando o computador reunindo todo o conhecimento que a gente adquiriu até agora e como aqui é manual do mundo Nada melhor do que fazer um jogo porque a gente gosta de se divertir enquanto aprende o hardware a parte física do nosso jogo
vai ser bem simples o mais simples que a gente conseguiu fazer tá então o monitor não é um monitor full HD nem nada disso é esse monitor que a gente construiu em casa mesmo no episódio passado a gente mostrou como ele funciona então se você quiser construir o seu usando fita de led é só dar uma olhada no penúltimo episódio o jogo a gente não vai rodar no computador tradicional a gente vai rodar no Arduino que é um dos computadores mais simples que a gente pode ter a gente tentou fazer isso no Arduino Nano no
Uno só que esses tem uma memória muito pequenininha então a gente tá usando um mega aqui tem um pouco mais de poder não vai ter um monte de sensor um monte de fio nem nada nesse jogo a gente usa só dois botões para ficar simples a gente já botou dois módulos de botão aqui que são mais fáceis de instalar e tudo mais mas qualquer botão funciona também tá se você quiser pegar dois Jumpers e dar contatos assim vai dar certo também para quem mora na lua ou em Marte e nunca viu o jogo da cobrinha
é uma cobrinha que fica andando e de vez em quando vai ter uma comida que aparece aqui você tem que correr atrás da comida e comer um pedaço da comida a cada comidinha que a cobra come ela vai ficando mais comprida e vai ficando mais difícil jogar com ela geralmente de um jogo aumenta de velocidade também E aí pode acontecer um acidente você passar com a cobra em cima dela mesma e se isso acontecer game over você morreu o desafio então alimentar o máximo possível sem deixar a cobra morrer o que eu acho legal a
gente mostrar aqui é a lógica do jogo é claro que o código está disponível aí na descrição do vídeo você pode baixar e instalar Criar o seu mas o que é bacana é a gente entender o que o computador está pensando o que que tá dentro do cérebrinho minúsculo do Arduino primeira coisa que a gente tem que pensar é que a tela é a nossa saída o computador está dando a saída do que ele tá pensando pra tela parece uma coisa simples hoje em dia mas antigamente Você lembra que os computadores ou acendi umas luzes
ou eles fazia um monte de furo num papel a primeira coisa que a gente precisa fazer nesse jogo é a cobrinha andar então o computador vai guardar na memória dele a posição da cobrinha e ele faz isso como se fosse um jogo de batalha naval ou como se fosse um gráfico daqueles x e y um gráfico cartesiano que é o primeiro que a gente faz na escola então pensando que isso aqui é um gráfico aqui está o x aqui está o y no x a cobrinha tá no 10 no y o primeiro LED tá no
quatro então a posição desse LED é 104 a posição que tá em cima vai ser 105 10 6 e 10 7 como é que a gente faz para essa cobrinha da memória andar é uma ilusão de ótica Vamos combinar que cobra mesmo não tem nenhuma aqui né um monte de LED que o computador vai fazer é apagar esse aqui e ligar o que tá na frente Olha só o resultado que legal é só um monte de LED apagando e acendendo e o ser humano que é meio viradinho enxerga esse negócio e já imagina que tem
um bicho andando ali e olha que interessante a gente escolheu o comportamento dela dizendo que quando ela batesse na borda ela começa pela borda de baixo de novo podia ser diferente e isso é muito simples também lá no computador ele vai checar o LED que tá mais pra frente se ele passou da linha 20 ele já começa a dar linha um lá embaixo de novo e agora a gente precisa fazer a cobrinha virar E para isso o computador precisa de entradas ele precisa de algum lugar para chegar um comando dentro dele e falar meu Vira
essa cobrinha aí no computador tradicional as principais entradas são o teclado e o mouse mas a gente pode usar também o microfone a câmera se você pensar relógio é um computador por exemplo ele tem um acelerômetro aqui que consegue medir Os Meus movimentos e esse é um tipo de entrada é uma informação que está sendo fornecida para o computador no caso do nosso software super complexo aqui a gente só precisa de dois botões de entrada um significa que tem que virar à esquerda e outro significa que tem que virar à direita e o que o
programa Vai ficar fazendo o tempo todo é checando se alguém apertou aquele botão Então antes da cobra dar o próximo passo antes de acender o próximo LED ele tem que checar se algum botão foi apertado se foi apertado a cobra tem que ir para algum lado então quando eu aperto o botão para virar a direita o computador simplesmente liga o LED que tá à direita do Led que tá cabeceando ali da cabeça da cobra só que agora tem um complicador vamos imaginar que a gente tem aqui tá Norte sul leste oeste nesse momento a cobra
tá andando em direção ao leste a cobra tá andando na horizontal ela mudou o que ela tava fazendo e quando eu apertar para a direita a cobra não vai exatamente pra direita ela tá indo pro sul então computador tem que guardar a direção que a cobra tá indo para saber para onde ele vira é mais uma informação que tá ali na memória dele terceiro passo é fazer a cobra comer então esse ledzinho vermelho aqui significa a comida que a cobra tem que ir atrás o computador precisa sortear onde vai estar esse ponto e aí ele
tem que sortear dois números porque um vai ser a posição em relação ao eixo X e outro a posição em relação ao eixo Y quando ele acha esse número acende o LED que tá ali como é que ele vai saber se a cobra comeu ou não quando o LED que tá na frente da cobra quando a cabeça da cobra coincidir com LED onde está a comida e como é que a cobra cresce quando a cobra anda o computador apaga o último LED e acende mais um na frente pra cobra crescer é só não apagar o
último ele só acende um na frente Resumindo na hora em que a cabeça da cobra coincide com a comida ele sorteia uma nova comida e não apaga o último LED do rabo da cobra falta agora a gente matar a cobra quando ela encontra com ela mesmo a cada passo que a cobra dá o computador tem que calcular onde vai ser o próximo ponto e que tem que chegar duas coisas primeiro se aquele já não é um LED vermelho se for o LED vermelho ele sabe que a cobra comeu a comida e aí ele toma Todas
aquelas atitudes para cobra aumentar agora se for um ponto azul significa que a cobra bateu nela mesmo E aí Game of galera o jogo é só isso vamos rodar agora para valer o pena de uma incrementada gráfica no jogo que eu não vi ainda vamos testar de verdade Ai Que belezinha já tá escrito o jogo da cobra lá em cima vamos antena muito esperto já botou o nosso querido patrocinador a lura também eu queria aproveitar esse momento para agradecer muito a nossa grande parceira que permitiu que essa Saga saísse do papel e virasse realidade a
loira acompanha a gente faz tempo e acreditou desde o começo nesse projeto de explicar de verdade como os computadores funciona meu fala sério é muito legal quando a gente tem um parceiro assim que topa as nossas ideias mais malucas que ajuda na nossa missão de ensinar as coisas mais complicadas do mundo para todo mundo e não era para menos porque a lura é a maior escola online de Tecnologia do Brasil com mais de 1.000 cursos dos temas mais variados e sim também tem cursos para desenvolver jogos tem uma formação que é uma sequência de cursos
focados num tema sobre jogos em Unity que é um dos motores de desenvolvimento de jogos mais usados também tem uma formação sobre design de jogos e mais de de cursos variados em games tem de tudo sério então agora quando acabando pode ser um momento certo para você rever sua carreira mudar de rumo ou aproveitar para se aprofundar e se capacitar ainda mais na sua área meu Entra lá no site da loira o link está aqui na descrição e olha com carinho para esse super parceiro nosso que está sempre renovando os cursos e trazendo que tem
de mais atual e tecnologia E lembra que se você se matricular você pode fazer todos os cursos que eles têm lá não precisa ficar só em um não e aí com quantos leds você acha que eu consigo deixar esse bichinho pena aposta aí vamos ver 25 então Desafio aceito 25 25 pontinhos sem deixar morrer vamos lá já não consigo nem nascer Olha que barbeiro pelo amor de Deus a gente pode deixar pegando Uns detalhes não não não não não não não não não não não não não não não não não virei em cima não não
não não não não não pelo amor tem um detalhe que eu não comentei é que o jogo também vai ficando mais rápido então o computador tá contando quantas bolinhas aqui a cobrinha já comeu e em cada quatro que ela come e ele acelera um pouquinho mais a velocidade [Música] achou que ia morrer né achou que eu ia morrer agora morri de fato mas eu acho que tem mais de 25 vamos ver aparece aqui embaixo o número de pontinhos 20 21 22 23 24 25 26 27 [Aplausos] tá pensando o quê eu acho que valeu o
joinha não pela minha habilidade do jogo da cobrinha que não é aquelas coisas mas pela nossa Saga dos computadores Ficou muito bacana [Risadas] [Música]