Olha, muito bem, vamos falar agora de um assunto que vai mexer muito com as pessoas, porque vamos falar do resgate da primogenitura no Novo Testamento. Gente, eu não sei se você está acompanhando, pensando em nossos raciocínios, buscando aí a palavra, mas agora vou falar para você deste assunto que é show de bola. Lembra que nós falamos agora aqui sobre a primogenitura de mulheres?
Mulheres podiam, não, mas ainda ficou um texto que eu vou ler agora aqui quando estivermos falando de Jesus, porque Jesus cabe tanto para mulher. Então, vai ser muito bom, vai complementar a aula anterior! Agora, olha que interessante: no Novo Testamento, em Lucas, no capítulo de número dois e versículo 22, está escrito assim: se tiver caneta, anota aí, Lucas, capítulo de número 2, 22.
Passados os dias da purificação dele, segundo a lei de Moisés, levaram a falar de Jesus a Jerusalém para se apresentar ao Senhor. É quando nós levantamos as crianças para apresentar ao Senhor, conforme está escrito na lei: todo primogênito ao Senhor é consagrado. E é para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na lei: um par de rolinhas ou um ou dois pombinhos.
Mas lembra que tem duas coisas: levar o casal, um par de rolinhas ou um par de pombinhos, e um sacrifício. Aqui, parece que o sacrifício é desses animais. Presenter um sacrifício dá a entender apresentar um sacrifício, e falar o que é.
Só que quem está se referindo literalmente, como é o sacrifício que está na lei? E o que está na lei? Vamos ler o que está na lei segundo isso.
Então, ou seja, Jesus vai ser apresentado no templo. É circuncidado no oitavo dia. Depois do oitavo dia, contava-se 33 dias.
Eu disse quanto? 33 dias. Depois de 33 dias, era então feito a oferta do resgate da primogenitura.
Então, vamos lá de novo. Você entende: apresenta a criança, oitavo dia, é circuncidado, o pai leva, você cuida da criança, conta-se 33 dias após a circuncisão. Levava-se um cordeiro; se fosse menina, ficava impura 14 dias depois.
Apresentava, né, ao Senhor? E, porque não era circuncidada, passava 14 dias da purificação. Depois dessas 14 dias, contava mais 66, era do que o homem, tá bom?
E aí, o que estava na lei que tinha que fazer? Teria que levar um casal de pombinho ou uma rolinha. E o cordeiro levava para menino com 33 dias após o nascimento; se fosse menina, 66 dias nascida, tá bom?
Era essa a regra tanto para homem quanto para mulher. Nós vamos ver isso na lei. Vamos ler isso no que Deus deixou escrito através de Moisés.
Aí você fala assim: "Pois é, pastor, tá dizendo que é na lei. " Lembre-se de uma coisa: os rituais vão acabar, mas o princípio vai permanecer, tá bom? Então, vamos ler.
Vamos ler todo o capítulo 12 para nós entendermos completamente. Dizendo assim: "Disse mais o Senhor a Moisés, fala aos filhos de Israel: se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda por sete dias, como nos dias de sua menstruação. Será imunda; no oitavo dia, se circuncidar o menino e a carne do seu prepúcio, depois ficará 33 dias purificando-se do seu sangue.
Nenhuma coisa santa tocará, nem entrará no santuário até cumprir os dias da sua purificação. " Beleza! Mas se tiver uma menina, será imunda por duas semanas, como na sua menstruação.
Depois ficará 66 dias purificando-se do seu sangue. E, cumprindo-se os dias da purificação por filho ou por filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano por holocausto, um pombinho e uma rolinha, oferta pelo pecado, à porta da Tenda da Congregação. Cristo pegou todos os nossos pecados e não ofertamos pelo pecado; nós ofertamos para que tenhamos uma vida abençoada nesta terra, cumprindo o princípio e o mandamento.
Compreendeu o que eu estou dizendo? Não há resgate para salvação, não há resgate para perdão. Não há esse cordeiro que vai morrer aqui; ele tem um símbolo de Cristo, mas também tem um símbolo de prosperidade.
Esses meninos estão sendo resgatados. Os rituais. .
. Cristo é o cordeiro que tirou o pecado, tá escrito? Não tem como nós darmos uma oferta para tirar pecado.
Os sacerdotes oferecerão perante ao Senhor, é pela mulher, e fará expiação e ela será purificada do fluxo do seu sangue. Essa é a lei, que se der para menino ou menina. Agora vem de novo, mas se as suas posses não derem, trará então duas rolinhas ou dois pombinhos ou um par.
É um para o holocausto e outro para oferta, assim o sacerdote fará a expiação por menino. Ou seja, é a mesma coisa. Então, vamos lá, ver uma coisa: "Pastor, tá dizendo que tem que ser o valor de um cordeiro?
" Tá, mas aqui diz que se não tiver dinheiro, pode ser então só o valor de um casal de pombinhos. É verdade! Só que tem um detalhe que você está esquecendo: é que se você traz um casal de pombinhos só e não traz o cordeiro, você não pode ficar próximo na terra e você não pode adquirir riquezas na terra.
Aí você vai entender porque Jesus não tinha riqueza na terra e por que Jesus vai morrer com 33 anos. Porque é muito claro dizer: tá muito claro que você levava, passava sete dias, oitavo dia, depois de oito dias contava 33 dias. Então, fizeram a circuncisão de Jesus e passou-se 33 anos.
Jesus não podia morrer com 34. Jesus não podia morrer com 32. Jesus tinha que morrer com 33, porque eram 33 anos depois que levava o cordeiro.
Era 33 anos depois que se entregava o cordeiro. Era 33 dias depois, era 33 anos depois, era 33 dias. Fazendo a comparação para você compreender, estou dizendo que um dia para Deus, a lei transformou em um ano.
Significa que, se você já tem 30 anos, 40 anos, 50 anos e ainda não resgatou a primogenitura, faça de conta que seja 50 dias; pegue cada dia, cada ano por um dia. Ainda tem tempo de você restaurar, tem tempo sem resgatar. Então, Jesus não é resgatado; Jesus não fez a oferta de resgate para Jesus, porque pegar um cordeiro e levar para Jesus neutralizaria a morte de Cristo, e ele poderia prosperar nesta terra.
Mas levou apenas um pombinho, e com 33 anos, 33 dias depois, quem vai morrer é ele, e ele não pode adquirir riquezas na terra. Ele foi só usado inteiramente a Deus. Então, seu filho, se não é resgatado, nem um casal de pombinhos leva; e se leva um casal de pombinhos, você vai eternizar não a pobreza, mas você não vai eternizar na sua vida um princípio que não se pode prosperar.
Você só vai ter o pão nosso de cada dia, não vale faltar nada. Você pode levar só um pombinho, e a provisão como tinha para Jesus será para você. O meu acabou, vamos embora!
Tem lugar para dormir, tem lugar para vestir. Ora, Deus ouve, mas ele não pode te dar riqueza e não pode dar prosperidade. Esse cordeiro que se morre na terra, resgatando a primogenitura dos primogênitos, é o modelo; é Jesus.
O que Jesus fez, dizendo assim: "Não, ele não resgatou a primogenitura porque não podia resgatar, que se resgata, neutralizaria a morte dele, mas não tinha salvação. " Então, Jesus vai cumprir toda a lei. O que a Bíblia está dizendo agora é que nenhum de nós consegue cumprir todos, mas, quanto mais, e nem é uma doutrina; o que estou falando aqui é um princípio.
A doutrina tem que se fazer; a doutrina é a base de tudo. Se não tiver doutrina, tiver disciplina, mas esses aqui são princípios que cabem a você obedecer ou não. Quando Jesus disse assim: "amai-vos," é um princípio.
Quando Jesus disse: "Perdoai," é um princípio; cabe a você obedecer ou não. Quando o Senhor disse: "honra teu pai e tua mãe," que é o primeiro mandamento com promessa, é um princípio. Resgatar todo primogênito é um princípio; cabe a você obedecer ou não.
Ou seja, todos os princípios estão na ordem da obediência: honrar, ser grato, amar. Tudo isso é uma decisão. Quando eu vou olhar o resgate, eles não levaram, porque, quando Jesus está indo ser batizado, João grita: "Eis aí o cordeiro de Deus que tira o pecado.
" Tá vendo como Deus já conserta aquele negócio e disse: "Não tem mais os animais; não dá mais para tirar pecado. Tudo que é espiritual, os animais não resolvem. Mas o que é material, o animal resolve.
O espiritual tem que ser um cordeiro espiritual e, por material, tem que ser um cordeiro material. " Ah, não, você não entendeu! Jesus disse: "Venha a nós o teu reino, seja na terra como no céu.
" Deus desceu o cordeiro do céu para resolver o espiritual, e nós pegamos um cordeiro da terra para morrer. O material não é matar um cordeiro, não é sacrificar, não é pegar o sangue e jogar nas pessoas; os rituais acabaram. Mas o princípio, no final, eu vou ensinar o passo a passo de como se faz esse resgate; nós já estamos caminhando para lá.
Então, entenda: Jesus veio! Os pais de Jesus, José e Maria, vão cumprir literalmente o propósito que era estabelecido por Deus. Esse propósito estabelecido por Deus não muda.
Esse princípio estabelecido não muda. Quer fazer? Tem benefício.
Não quer fazer? Não tem benefício. Vai para o céu, sim, senhor; vai mendigo, arrastando a perna, falta um braço.
Eu penso que não é o que você quer; o que Deus quer é que você tenha uma vida e vida em abundância. É só colocar os princípios de Deus que tudo muda na sua vida. Entendeu?
Porque Jesus não foi resgatado? Porque não podia ser resgatado; ele tinha que morrer. Mas ele resgatou a mim, ele te resgatou, você para não morrer na vida eterna.
E nós também podemos dar oferta hoje para não morrer no nosso bolso. Dinheiro se resgata com dinheiro. Que Deus abençoe a tua vida, Deus abençoe tua casa.
E mais uma aula que nós concluímos: por que Jesus não foi resgatado?