OCULTISMO PRÁTICO ✪ AUDIOBOOK por Helena Petrovna Blavatsky ⭐ (∩ ͡° ͜ʖ ͡°)⊃━☆゚. * ・ 。゚, #ocultismo

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DICAS DE LIVROS: 1) Ocultismo Prático (H. P. Blavatsky) - https://amzn.to/3hzr8CB 2) Ocultismo Práti...
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o ocultismo prático e o prefeito as citações de que é composto o artigo seguinte não foram originalmente extraídas com vistas à publicação podendo por isso parecer algo desconexas foram primeiramente publicadas com uma seleta teosófica na esperança de que os leitores aproveitassem as sugestões e fizessem esse mesmo seus livros de citações diárias a partir de a certos preservando dessa maneira um registro duradouro dos livros lidos e tornando a sua leitura de valor prático seguindo este plano o leitor poderia resumir o essencial do livro segundo o que ele tivesse chamado a atenção o método de ler uma
série de citações a cada manhã tentando viver durante o dia segundo as situações lindas e meditando sobre as mesmas nos momentos livres também se sugere como aproveitou oi para o estudante sério e em algumas sugestões práticas para a vida diária um levanta cedo logo que tenha despertado sem ficar deitado indolente na cama meio sonolento e meio de esperto então reza confer vou pedindo para que toda a humanidade possa ser regenerada espiritualmente que aqueles que estão lutando no caminho da verdade possam ser encorajado por tuas preces que trabalhem com mais ardor e que obtenham sucesso e
que tu possa ser fortalecido e não ceder às seduções dos sentidos imagina mentalmente a figura de teu mestre em estado de samadhi fixa esta imagem diante de ti preenchia com todos os detalhes pensa nele com reverência e reza para que todos os erros de omissão e comissão por já perdoados isto facilitará grandemente a concentração purificará o teu coração e muito mais ou então reflete sobre as fraquezas do teu caráter compreende plenamente os males e os prazeres passageiros que elas te proporcionam e querem firmemente fazer tudo quanto possas para não ceder a elas da próxima vez
esta autoanálise e o apresentar a ti mesmo perante o tribunal de tua própria consciência facilita em 1° até agora não imaginado o teu progresso e espiritual quando estiveres tomando banho exercita durante todo o tempo a tua vontade para que as tuas impurezas morais sejam levadas pela água juntamente com as demais impurezas do teu corpo em teu relacionamento com os outros observa as as regras nunca faças aquilo que não estejas comprometido a fazer como o teu de ver isto é nunca faça qualquer coisa desnecessária antes de fazer algo pensa se é teu dever fazê-lo dois nunca
digas uma palavra desnecessária pensa nos efeitos que tuas palavras podem produzir antes de pronunciá-las nunca te permitas violar seus princípios por força de duas companhias três nunca permitas que qualquer pensamento desnecessário ou vão ocupe a tua mente isto é mais fácil de dizer do que fazer não pode esvaziar tua mente de uma só vez e por isso no início tenta evitar pensamentos maus ou ociosos antes ocupando atualmente com a análise de tuas próprias faltas ou com uma com pontuação daqueles que são perfeitos 4 durante as refeições exercita a tua vontade de modo aqui teu alimento
seja apropriadamente digerido a fim de formar para ti um corpo em harmonia com as tuas aspirações espirituais que não gere paixões maléficas e maus pensamentos come apenas quando tiveres fome e bebe apenas quando tiveres sede nunca de outro modo se um prato especial atrai o teu paladar não te permita ser seduzido a comê-lo para satisfazer aquele desejo ardente lembra-te de que o prazer não existia alguns segundos antes e que cessará e se alguns segundos depois de que é um prazer transitório e que aquilo que agora é um prazer irá tornar-se dor cito ingerir is em
demasia de que dá prazer apenas a língua lembra-te de que se te afligir is em demasia para obter tal prato e te permitir e ser seduzido por ele não ter as qualquer tipo de pudor para consegui-lo de que uma vez que existe outro objeto que te possa trazer felicidade eterna convergir teus desejos para algo transitório é pura tolice de que tu não é nem corpo nem os sentidos e portanto o prazer e as dores e eles experimentam jamais poderão realmente afetar e assim por diante prática a mesma série de raciocínios no caso de que a
outra tentação e ainda que vem as a falhar muitas vezes mesmo assim com toda a certeza chegarás ao exito não leia sem demasia se leres por 10 minutos reflete por outras tantas horas habitua-te a solidão ea permanecer só com os teus pensamentos acostuma-se é o pensamento de que ninguém além de ti pode dar-te assistência e desapega ti de duas afeições em relação a todas as coisas gradualmente antes de dormir reza como fizeste pela manhã faz uma revisão das ações do dia ver onde tu falhaste e resolve então que não falharás nas mesmas coisas amanhã 12
o motivo correto para busca do autoconhecimento é aquele que pertence ao conhecimento e não ao eu o autoconhecimento vale a pena ser buscado em virtude de ser conhecimento e não existe virtude de pertencer ao eu o principal requisito para a aquisição do autoconhecimento é o amor puro busca o conhecimento por amor puro e o autoconhecimento finalmente coroará o teu esforço o fato de um estudante progredir com impaciência é a prova evidente de que ele trabalha pô recompensa e não por amor o que por seu turno prova que ele não merece a grande vitória e está
reservada para aqueles que realmente trabalham por por o amor o deus em nós isso é o espírito de amor é verdade justiça e sabedoria bondade e poder deve ser o nosso único verdadeiro e permanente amor nossa única confiança em tudo nossa única fé em que permanecendo tão firme como uma rocha podemos confiar para sempre nossa única esperança que nunca nos abandonará mesmo que tudo mais pereça e a única coisa que temos de procurar obter com nossa paciência esperando com contentamento até que o nosso mau carma tenha se extinguido quando então o divino redentor nos revelar
a sua presença dentro de nossa alma a porta através da qual ele entra é chamada contentamento pois aquele que está descontente consigo mesmo está descontente com a lei que o fez tal o que é e como deus é ele mesmo ale deus não se manifestará aqueles que estão descontente com ele se admitirmos que estamos na corrente da evolução então cada circunstância deve ser considerada totalmente justa para nós e o fracasso de nosso desempenho numa linha de ação deveria ser considerado a nossa maior ajuda pois não podemos aprender de nenhum outro modo aquela serenidade na qual
insiste e christina se todos os nossos planos fossem bem-sucedidos então nenhum contraste se apresentaria nós e também aqueles planos assim feitos poderiam estar baseados em nossa ignorância e portanto ser errôneos de modo que a bondosa natureza não nos permitir a realizá-los não somos culpados pelo plano mais através da não aceitação de sua realização podemos adquirir de mérito cármico cito por qualquer motivo encontra-te abatido então na mesma proporção os teus pensamentos enfraqueceram em poder pode-se estar confinado numa prisão e ainda assim ser um trabalhador pela causa dessa forma hobbit para tirar de tua mente qualquer desgosto
pelas circunstâncias presentes se conseguires olhar para tudo isso justamente como sendo aquilo que tu de fato desejaste então isso não apenas quem será os teus pensamentos como também atuará reflexivamente sobre o teu corpo tornando-o mais forte agir e agir sabiamente e quando chegar o tempo da ação esperar e esperar pacientemente quando for o tempo para repouso põe o homem em harmonia com os altos e baixos das marés da vida e deste modo tendo a lei ea natureza como o seu respaldo e a verdade ea caridade como faróis luminosos ali indicarem o caminho ele poderá realizar
maravilhas a ignorância desta lei resulta em períodos de entusiasmo e racional de um lado e depressão e até mesmo desespero do outro o homem torna-se assim vítima de suas flutuações quando deveria ser o senhor delas têm paciência candidato como alguém o game fracassos nem corteja êxitos a energia acumulada não pode ser aniquilada deve ser transferida para outras formas ou ser transformadas em outros tipos de movimento ela não pode permanecer para sempre e nativa e ainda assim continuar a existir é inútil tentar resistir a uma paixão que não podemos controlar se a sua energia acumulada não
for conduzida para outros canais crescerá até que se torne mais forte que a vontade e mais forte que a razão para controlá-la tu tens de conduzi-la para outro canal superior desse modo o amor por alguma coisa vulgar pode ser modificado transformando em amor por algo elevado e o vício pode ser transmutado em virtude e o seu curso for alterado a paixão é cega vai para onde for conduzida e esse é um guia mais seguro para ela que o instituto a ira contida ou o amor acabará por descobrir algum objeto sobre o qual descarregar sua fúria
de outro modo poderá produzir uma explosão que destruirá o seu a gente após a tempestade vem a bonança os antigos diziam que a natureza tem aversão ao vácuo não podemos destruir ou aniquilar uma paixão se ela for expulsa uma outra influência elemental tomará o seu lugar não deveríamos portanto tentar destruir o inferior nem por algo em seu lugar mas de fato deveríamos substituir o inferior pelo superior o vício pela virtude ea superstição pelo conhecimento três aprendi que não há cura para o desejo que não há cura para busca de e pensa que não há cura
para o sofrimento de estar ansioso por algo a não ser fixando a visão ea audição naquilo que é invisível e inaudíveis o homem tem de acreditar na sua capacidade inata de progredir não deve se atemorizar ao considerar a grandeza de sua natureza superior nem se deixar arrastar pelo seu inferior ou material todo o passado nos mostra que as dificuldades não devem servir de desculpa para o desânimo muito menos para o desespero de outro modo o mundo não teria as muitas maravilhas da civilização a força de vontade para seguir adiante é a primeira necessidade daquele que
escolheu o seu caminho onde pode ela ser encontrada olhando-se ao redor não é difícil ver onde outros homens encontram sua força a sua fonte é a convicção o ar stent porque é correto abster-se não parar de ir conservares limpo o homem que luta contra si mesmo e vence a batalha só pode fazê-lo quando sabe que naquela luta ele está fazendo aquilo que vale a pena ser feito não resistais ao mal isto é não te queixes nem te hits com as vicissitudes inevitáveis da vida esquece de ti mesmo servindo aos outros se os homens maltratam perseguem
o engana os seus semelhantes por que resisti na resistência criamos males ainda maiores o trabalho imediato qualquer que seja tem implícito o clamor do dever e a sua relativa importância ou não importância não deve ser em absoluto considerada o melhor remédio para o mau não é repressão mais a eliminação do desejo e isso pode ser no passado mantendo-se a mente constantemente fixa em coisas divinas e o conhecimento do eu superior é solapado quando se deixa a mente e comprazer-se com os objetos dos sentidos desgovernados nossa própria natureza é tão viu orgulhosa ambiciosa e tão cheia
de seus próprios apetites julgamentos e opiniões que se as tentações não a dominassem ela se deteria irremediavelmente portanto somos tentados até o fim para que possamos conhecer a nós mesmos e ser humildes sabe que a maior das tentações é de não ter tentação alguma por esse motivo alegre ti quando ela se assaltarem e com resignação paz e constância resistir a elas sente que tu não tens que fazer nada para ti mesmo mas que certas tarefas são designadas para ti pela divindade as e tu tens de cumprir desejo a deus e não algo que ele possa
proporcionar ti tudo o que deva ser feito tem de ser feito mas não com propósito de satisfazer-se com fruto da ação se todas as ações de uma pessoa forem executadas com a plena convicção de que não tem qualquer valor para o agente mas que devem ser efetuadas simplesmente porque têm de ser feitas em outras palavras porque está em nossa natureza agir então a personalidade egoísta em nós se enfraquecer a cada vez mais até que chegue a apaziguar se permitindo ao conhecimento revelar o seu verdadeiro a brilhar em todo seu esplendor não se deve permitir que
a alegria ou a dor afaste a pessoa do seu firme propósito até que o mestre te escolha e aí ele esteja com a humanidade trabalhando de modo altruísta pelo seu progresso e evolução somente isto pode trazer verdadeira satisfação o conhecimento aumenta na proporção do seu uso isto é quanto mais ensinamos mais aprendemos portanto buscador da verdade com a fé de uma criancinha e a vontade de um iniciado compartilha daquilo que tens com aquele que nada possui para confortá-lo em sua jornada um discípulo tem de recorrer de maneira inequívoca que a própria ideia de direitos individuais
nada mais é que a manifestação da natureza venenosa da serpente do eu ele jamais deverá considerar o outro homem como alguém passível de ser criticado ou condenado nem tão pouco poderá o discípulo é levar sua voz em auto-defesa a upa nenhum homem é teu inimigo nenhum homem é teu amigo todos são igualmente teus instrutores não mais se deve trabalhar para ganhar qualquer benefício temporal o espiritual mas tão somente para cumprir a lei da existência que é ajusta à vontade de deus quatro não vivas nem no presente nem no futuro mas sim no eterno a gigantesca
erva daninha do mal lá não pode florescer a própria atmosfera do pensamento eterno apaga esta mancha da existência a pureza do coração é uma condição necessária para o atingimento do conhecimento do espírito há dois meios principais pelos quais esta purificação pode ser atingida em primeiro lugar afasta persistentemente todo mau pensamento e em segundo mantém a mente tranquila sobre qual as condições nunca te agitando ou te irritando por qualquer coisa a descobrir se a assim que esses dois meios de purificação são melhor estimulados pela devoção e pela caridade não devemos nos manter ociosos sem tentar fazer
alguma coisa para progredir só porque não nos sentimos puros que todos tenham aspirações e que trabalhem com o devido empenho no entanto devem trabalhar no reto caminho cujo o primeiro passo é purificar o coração a mente precisa de purificação sempre que sentir ira ou que uma mentira seja contada ou as faltas de terceiros sejam desnecessariamente reveladas sempre que algo seja dito ou feito com o propósito de bajulação ou que alguém seja enganado pela sinceridade de uma palavra ou ação aqueles que aspiram pela salvação devem evitar a luxúria a ira ea cobiça a cultivar uma corajosa
obediência às escrituras estudar a filosofia espiritual e cultivar perseverança na sua realização prática aquele que deixa se levar por motivos egoístas não pode entrar no céu onde os motivos pessoais não existem aquele que não se preocupa com o céu mas que se sente contente onde se encontra já está no céu enquanto o descontente irá clamar pelo céu em vão não ter desejos pessoais é estar livre e feliz e a palavra céu não pode significar outra coisa a não ser um estado no qual a liberdade ea felicidade existam o homem que pratica ações benéficas motivado por
uma expectativa de recompensa não fica feliz a não ser que a recompensa seja obtida e uma vez obtida essa recompensa e felicidades essa não pode haver descanso e felicidade permanentes enquanto houver algum trabalho a ser feito e que não tenha sido realizado sendo que o cumprimento do dever ter a sua própria recompensa aquele que se considere mais santo que os outros aquele que tenha qualquer orgulho por estar isento de vícios ou insensatez aquele que se crê sábio ou de qualquer maneira superior ao seu próximo está incapacitado para o discipulado um homem tem que se tornar
como que uma criancinha antes de poder entrar no reino dos céus a virtude ea sabedoria são coisas sublimes mas se elas criarem orgulho e uma consciência de separatividade em relação ao restante da humanidade então serão apenas as serpentes doeu e aparecendo de uma forma mais e o sacrifício ou a entrega do coração do homem e suas emoções é a primeira das regras envolve o atingimento de um equilíbrio que não pode ser perturbado pelas emoções pessoais põe sem demora tuas boas intenções em prática nunca permitindo que nem sequer uma delas permaneça apenas como uma intenção nosso
único rumo verdadeiro é deixar que o motivo para ação esteja na ação em si mesma jamais na sua recompensa não ser incitado a ação pela expectativa do resultado e nem tão-pouco ceder a propensão a inércia através da fé isto é conhecimento e este surge pela prática do altruísmo e da bondade o coração é purificado das paixões e da insensatez daí surgiu o domínio a e por último a subjugação dos sentidos as características do sábio iluminado são em primeiro lugar e ele está liberto de todos os desejos isso pode ser mais facilmente alcançado mantendo-se a mente
constantemente voltada para as coisas divinas bom e sabe que somente o verdadeiro ego ou supremo espírito é bem-aventurança e que tudo mais é dor em segundo que ele está livre de apego ou repulsão com relação a qualquer coisa que ele aconteça e que age sem intenção finalmente vem a subjugação dos sentidos que é inútil e frequentemente prejudicial dando origem a hipocrisia ea o orgulho espiritual quando o destituída do segundo e que por sua vez não tem muita utilidade quando destituída do primeiro aquele que não pratica o altruísmo aquele que não está preparado para dividir sua
última porção com alguém mais pobre ou mais fraco do que ele aquele que negligencia em ajudar o seu próximo qualquer que seja sua raça nação ou credo quando e onde quer que encontre sofrimento o que faz ouvidos moucos ao clamor da miséria humana aquele que houve uma pessoa inocente ser caluniado e que não toma a sua defesa com o defenderia a si mesmo não é um teósofo 15 ninguém agi corretamente ao abandonar o comprimento dos inequívocos deveres da vida baseados no mandamento defina aquele que cumpre seus deveres por pensar que se eles não forem cumpridos
algo malefício lhe sobrevirá ou que o seu cumprimento remover a dificuldades do seu caminho trabalha pelos resultados os deveres devem ser cumpridos simplesmente expor terem sidos mandados por deus que pode a qualquer momento ordenar que se eles abandone enquanto não tivermos reduzido a inquietação da nossa natureza a tranquilidade teremos de trabalhar consagrando a de idade todos os frutos de nossa ação e atribuindo-lhe o poder de executar as tarefas corretamente a verdadeira a vida do homem é faz a cidade com o supremo espírito esta vida não é trazida à existência por qualquer ato nosso é uma
realidade a verdade e é completamente independente de nós a compreensão da irrealidade de tudo que parece se opor a esta verdade é uma nova consciência e não uma ação a libertação do homem não está de modo algum relacionada às suas ações na medida em que as ações promovem a compreensão de nossa total inabilidade para emancipar a nós mesmo da existência condicionada elas são úteis após a compreensão desse estágio as ações se tornam mais obstáculos do que auxílio aqueles que trabalham em obediência aos mandamentos divinos sabendo que o poder para assim trabalhar é um dom de
deus e que não é uma parte da natureza autoconsciente do homem o som da liberdade em relação a necessidade de ação e então o coração puro é preenchido pela verdade e é percebida a identidade com a de idade o homem tem de primeiramente se livrar da ideia de que ele realmente faz alguma coisa sabendo que todas as ações ocorrem nas três qualidades da natureza e de modo algum na alma então ele tem de estabelecer todas as suas ações na devoção isto é sacrificar todas as suas ações ao supremo e não a si mesmo ou ele
próprio se arvora no deus aqui em são consagrados os seus sacrifícios ou os consagra a outro verdadeiro deus ixe vara e todos os seus atos e aspirações são dedicados ou para si mesmo ou para o todo aqui se evidencia a importância do motivo e se ele realiza grandes obras de valor ou de benefício para a humanidade ou adquire conhecimento para poder dar assistência ao seu próximo e é movido a isso meramente porque pensa que assim alcançará a salvação ele está agindo apenas para seu próprio benefício e está portanto consagrando sacrifícios para si mesmo desta forma
ele tem de devorar se inteiramente ao todo sabendo que ele próprio não é o agente das ações mas a mera testemunha delas desde que está em um corpo mortal ele é acertado por dúvidas que irão brotar repentinamente quando elas de fato surgem é que ele ignora algo ele deve para tanto ser capaz de dispensar a dúvida pela espada do conhecimento porque se ele dispõe de uma resposta pronta para alguma dúvida é a mesma proporção ele a dissipar todas as dúvidas vem da natureza inferior e jamais em qualquer caso da natureza superior por isso a medida
que ele cresce em devoção é capaz de perceber cada vez mais claramente o conhecimento que reside em sua natureza prática bondade pois está dito um homem que seja perfeito e devoção ou que persiste em seu cultivo espontaneamente descobre o conhecimento espiritual em si mesmo com o passar do tempo e também um homem com a mente cheia de dúvidas não desfruta nem de um mundo nem do outro o mundo dos devas nem da beatitude final a última frase é para destruir a ideia de que se há em nós este eu superior ele irá mesmo se formos
indolentes e cheios de dúvida triunfar sobre a necessidade a sede de conhecimento conduzindo-nos a beatitude final junto com o fluxo evolutivo de toda a humanidade a verdadeira oração ea contemplação de todas as coisas sagradas em sua aplicação a nós mesmos as nossas vidas e ações diárias acompanhada do mais pujante e intenso desejo de tornar sua influência mais forte e as regras e as nossas vidas melhores e mais nobres de modo que algum conhecimento delas nos possa ser concedido todos esses pensamentos tem de estar intimamente ligados a consciência da essência suprema e divina da qual todas
as coisas se originaram a cultura espiritual é alcançada através da concentração e esta tem que ser continuada diariamente e exercida a cada momento a meditação já foi definida como as e do pensamento ativo externo a concentração é a orientação de toda a vida para um determinado fim por exemplo uma mãe de votada é aquela que considera antes e sobretudo os interesses dos seus filhos em todos os seus aspectos e não aquela que se senta para pensar fixamente todo o dia apenas em um desses aspectos o pensamento tem o poder de se auto-reproduzir e quando a
mente é mantida firmemente em uma ideia ela se torna a colorida por essa ideia e como pode-se dizer todos os correlatos daquele pensamento surgem dentro da mente é a partir daí que o místico obtém conhecimento acerca de qualquer objeto no qual ele pense constantemente em fixa a contemplação ex a razão das palavras de cristo na pensa constantemente em mim depende oi gente de mim e tu certamente virás a mim a vida é o grande instrutor é a grande manifestação da alma ea alma manifesta o supremo daí todos os métodos serem bons e serem todos apenas
parte do grande objetivo que é a devoção a devoção é o êxito na ação diz o bhagavad guita os poderes psíquicos à medida que surgem devem também ser usados pois eles nos revelam as leis mas o valor desses poderes não deve ser exagerado nem os seus perigos e ignorados aquele que se fia nele é como um homem que da passagem ao orgulho e ao triunfo por que atingiu o primeiro patamar dos píncaros e ele se propôs a escalar seis é uma lei a terna que o homem não pode ser redimido por um poder exterior assim
mesmo se isso tivesse sido possível um anjo bom dia a muito ter visitado a terra proferido verdade e celestiais e pela manifestação de faculdades de uma natureza espiritual provado uma centena de fatos a consciência do homem os quais ele ignora o crime é cometido pelo espírito tão verdadeiramente quanto pelos atos do corpo aquele que por qualquer motivo odeia outras pessoas que ama a vingança que não perdoa uma injúria está cheio do espírito de homicídio mesmo que ninguém mais o saiba aquele que se curva diante de falsos credos que submete a sua consciência a imposições de
qualquer instituição blasfema sua própria alma divina e portanto toma o nome de deus em vão ainda que nunca preste um juramento aquele que deseja a meramente os prazeres dos sentidos e está focado neles dentro ou fora das relações conjugais é o a ver o adúltero aquele que priva quaisquer de seus companheiros da luz do bem da ajuda da assistência que ele possa sabiamente eles oferecer e que vive para o acúmulo de coisas materiais para sua própria gratificação pessoal é o verdadeiro ladrão e aquele que rouba de seus companheiros a preciosa a posse do caráter pela
de informação ou por qualquer tipo de falsidade não passa de um ladrão e da pior espécie se apenas os homens fossem honestos consigo mesmos e tivessem uma disposição amável com relação aos outros ocorreria uma enorme mudança em seu julgamento quanto ao valor da vida e das coisas dessa vida desenvolve o pensamento esforça-te concentrando toda a tua força de tua alma para fechar a porta de tua mente a todos os pensamentos errantes permitindo somente a entrada daqueles presumidamente as fases de revelar ti aí realidade da vida dos sentidos ea paz do mundo interno pondera dia e
noite sobre a irrealidade de tudo que te rodeia e de ti mesmo o surgimento de pensamentos maus é menos injurioso do que o de pensamentos ociosos e indiferentes porque quanto aos pensamentos maus tu está sempre em guarda e tendo tu mesmo eu te determinado a lutar e vencê-los esta determinação ajuda a desenvolver o poder da vontade pensamento os indiferentes no entanto servem apenas para distrair a atenção e desperdiçar energia a primeira grande e fundamental ilusão que tu tens de vencer é a identificação de ti mesmo como o corpo físico começa por pensar neste corpo como
nada mais do que a casa na qual tu tens de viver duramente durante algum tempo e depois disso que jamais federas as suas há 70 também confirme esforço conquistar as proeminentes fraquezas de tua natureza pelo desenvolvimento de pensamentos naquela direção que permitirá eliminar cada paixão em particular após os teus primeiros esforços tu começarás a sentir um vácuo e um vazio indescritíveis em teu coração não temas mais considera isso como a suave aurora ao não se ando o nascimento do sol da bem-aventurança a espiritual a tristeza não é o mal não te queixes aquelas coisas que
parecem ser obstáculos e sofrimentos muitas vezes não são em realidade os misteriosos esforços da natureza para te ajudar em tua obra se tu puderes lidar com eles de modo apropriado considera a todas as circunstância com a gratidão de um aprendiz toda a queixa é uma rebelião contra a lei do progresso aquilo que é evitado é o sofrimento que ainda não chegou o passado não pode ser modificado ou corrigido aquilo que pertence as experiências do presente não pode e não deve ser afastado mas o que deve ser evitado são as preocupações antecipadas ou temores pelo futuro
e cada ato ou impulso que possa causar sofrimento presente ou futuro a nós mesmos ou aos outros sete não há nada mais valioso para um indivíduo do que possuir um ideal elevado a qual ele aspire continuamente modelando por ele seus pensamentos e sentimentos e construindo assim da melhor forma que possa a sua vida e dessa forma se ele esforça-se por tornar ao invés de apenas parecer não cessará de aproximar-se continuamente e cada vez mais de seu objetivo ele porém não alcançará este pontos em uma batalha nem deverá o verdadeiro progresso do qual é consciente enchê-lo
de presunção e fale asista pois se elevado for o seu ideal e o seu progresso em direção for real ele preferirá mais ser humilhado a ensoberbecer-se as possibilidades de posterior progresso ea concepção de planos ainda mais elevados de existência e se abrem anti ele não refrigeram o seu ardor embora certamente eliminaram a sua presunção é precisamente essa concepção das vastas possibilidades da vida humana que é necessária para aniquilar l'ennui oi e para transformar a apatia em alegria de viver assim vale a pena viver se a vida pelo que ela é quando sua missão torna-se clara
e suas esplêndidas oportunidades são uma vez apreciados o mundo mais direto e certo de alcançar este plano mais elevado é o cultivo do princípio do altruísmo tanto em pensamento quanto na vida verdadeiramente estreita é a abrangência da visão que é limitada ao eu equimed todas as coisas pelo princípio do interesse próprio pois enquanto a alma estiver assim alto limitada e é impossível conceber qualquer ideal elevado ou aproximar-se de qualquer plano mais elevado da vida as condições para tal elevação encontram-se mais no interior do que no exterior e infelizmente são independentes das circunstâncias e condições e
a oportunidade assim é oferecida a todos para avançarem em direção a planos cada vez mais elevados de existência desse modo trabalhando com a natureza na realização do evidente propósito da vida se acreditarmos que o objetivo da vida é meramente satisfazer nosso eu material e mantê-lo em conforto e que o conforto material confere o mais elevado estado de felicidade possível nós tomamos erroneamente o inferior pelo superior e uma ilusão pela verdade o nosso modo de vida material é uma consequência da constituição material de nossos corpos nós somos vermes da terra porque nos apegamos a ela com
todas as nossas aspirações se pudéssemos entrar no caminho de evolução no qual tornássemos - materiais e mais a terios um tipo muito diferente de a ação se estabeleceria coisas que agora aparecem ser indispensáveis e necessárias deixariam de ser úteis se pudéssemos transferir nossa consciência com a velocidade do pensamento de uma parte do globo a outra os atuais meios de comunicação não mais seriam necessários quanto mais nos afundamos na matéria tanto mais serão necessários meios materiais para nosso conforto o essencial e poderoso deus no homem não é material e é independente das restrições que pesam sobre
a matéria quais são as reais necessidades da vida a resposta a essa pergunta depende inteiramente do que imaginamos ser necessário estrada de ferro navios a vapor etc são agora uma necessidade para nós e ainda assim em outras épocas milhões de pessoas viveram felizes e longamente nada sabendo a respeito dessa oi espera um certo homem uma dúzia de castelos pode parecer uma necessidade indispensável para outro um carro para outro ainda um cachimbo etc mas todas essas necessidades são somente consideradas como tais na medida em que o próprio homem as criou elas tornam o estado no qual
o homem agora se encontra agradável para ele e o tentam a permanecer naquele estado e não desejar nada mais elevado elas podem até mesmo obstruir o seu desenvolvimento em vez de fazer avançar todas as coisas materiais têm de cessar de tornar-se uma necessidade se nós per mente quisermos avançar espiritualmente é o ardente desejo e o desperdício do pensamento visando o aumento dos prazeres da vida inferior que impedem o homem de entrar na fi o superior ocultismo prático esclarecimentos importantes para os estudantes a muitas pessoas que estão à procura de instruções práticas de ocultismo faz-se necessário
portanto esclarecer de uma vez por todas a a diferença essencial entre ocultismo teórico e prático ou o que é geralmente conhecido como o teor sofia de um lado e ciência oculta de outro e b a natureza das dificuldades envolvidas no estudo desta última é fácil tornar-se um terço troço qualquer pessoa mediana com mediana a capacidade intelectual e com certa inclinação para a metafísica que leve uma vida pura e altruísta que encontre mais alegria em ajudar o seu próximo do que em receber ajuda para si mesmo que esteja sempre pronta a sacrificar os seus prazeres p
e em benefício dos outros que ame a verdade a bondade ea sabedoria simplesmente pelo que são em si mesmas e não pelo benefício que delas possa auferir é um teósofo algo completamente diferente porém é trilhar o caminho que conduz ao conhecimento do que é bom fazer assim como ao reto discernimento entre o bem eo mal um caminho que também conduz um homem até aquele poder através do qual ele pode fazer o bem que deseja muitas vezes sem precisar aparentemente levantar um dedo sequer além do mais a um fato importante do qual o estudante deve integrar-se
que vem a ser a enorme e quase ilimitada a responsabilidade assumida pelo instrutor por causa do discípulo dos gurus do oriente que ensinam aberta ou secretamente até os poucos cabalistas nas terras do ocidente e arcam com a responsabilidade a cidade de ensinar os rudimentos da ciência sagrada aos seus discípulos esses hero fontes ocidentais geralmente eles mesmos ignorantes do perigo em que incorrem cada um e todos aqueles instrutores estão sujeitos a mesma e inviolável lei do momento em que começam a realmente ensinar a partir do momento que conferem qualquer poder seja psíquico mental ou físico aos
seus discípulos assumem para si próprios todos os pecados daquele é discípulo de acordo com as ciências ocultas sejam de omissão ou comissão até o momento em que a iniciação torne o discípulo um mestre e por sua vez responsável por si a uma misteriosa e mística a lei religiosa grandemente referenciada em seguida pela igreja grega algo esquecida pela católica romana ea a mente extinta pela igreja protestante essa lei data dos primórdios do cristianismo e tem sua base naquela lei oculta inviolável mencionada anteriormente da qual era um símbolo e uma expressão é o dogma da absoluta sacralidade
da relação entre os padrinhos que tomam para si a responsabilidade sobre uma criança estes assumem tacitamente para si todos os pecados da criança recém batizada um verdadeiro mistério ela é ungida da mesma forma que na iniciação até o dia em que a criança torna-se responsável por si mesma conhecendo o bem eo mal desse modo fica claro porque os instrutores são tão reticentes e por que se requer dos chelas servir duramente um período probatório de sete anos de modo a provar em sua aptidão de as qualidades necessárias para a segurança tanto do mestre quanto do discípulo
o ocultismo não é magia é comparativamente facil aprender os truques de encantamento e os métodos de uso das forças mais sutis mas ainda assim materiais de natureza física os poderes da alma animal no homem são logo despertados as forças que o seu amor o seu ódio e sua paixão podem por em ação são prontamente desenvolvidas mas isto é magia negra feitiçaria pois é a intenção somente a intenção que faz com que qualquer exercício de poder tornem-se magia negra e maligna ou branca e benéfica é impossível empregar as forças espirituais se houveram mais leve traço de
egoísmo presente no operador pois a não ser que a intenção seja totalmente pura a vontade o ritual converter-se-á em psíquica agindo sobre o plano astral e podendo produzir resultados terríveis os poderes e as forças de origem animal podem igualmente ser usados tanto pelo egoísta e vingativo quanto pelo altruísta e todo o compassivo os poderes e as forças espirituais são concedidos somente aqueles que são perfeitamente puros de coração isso é magia divina quais são então as condições requeridas para tornar-se um estudante da divina sapientia pois que fique claro que tal instrução não pode quis a ser
ministrada a não ser que essas condições sejam preenchidas e rigorosamente levadas a cabo durante os anos de estudo esta é uma condição sine qua non ninguém pode nadar a não ser que entre em água profunda nenhum pássaro pode voar anão as suas asas se tenham desenvolvido e que tenha espaço a sua frente bem como coragem para lançar-se no ar um homem que queira manejar uma espada de duplo corte deve ser um mestre completo no manejo da espada sem corte para que não venha a ferir a si mesmo ou o que é pior ferir outros na
primeira tentativa para dar uma ideia aproximada das condições indispensáveis sobre as quais o estudo da sabedoria divina possa prosseguir com segurança isto é sem perigo de que a magia divina possa dar lugar a magia negra apresentaremos uma síntese das regras reservadas com as quais todo o instrutor no oriente está familiarizado as poucas passagens que se seguem foram selecionadas dentre inúmeras outras e explicadas entre colchetes em itálico ou o lugar escolhido para receber instrução a ser um local planejado para não distrair a mente contendo objetos magnéticos com influências em lavadoras as cinco cores sagradas entre outras
coisas devem estar presentes reunidas num círculo o local deve estar livre de quaisquer influências malignas pairando no ar ko2 antes que seja permitido ao discípulo o estudo face a face ele tem de adquirir preliminares na seleta companhia de outros o passar discípulos laicos cujo número deve ser limpa antes que tu instrutor transmita ao teu lá no discípulo as boas sagradas palavras do lanvin ou permita que ele se apronte para d'objet deverá se cuidar para que a mente do lá no esteja totalmente purificada e em paz com todos especialmente com os seus outros eu de outro
modo as palavras de é vida boa ali dispersar sião e serão levadas pelo vento durante o estudo os o passar cas devem se manter unidos como os dedos de uma mão tu imprimir a as em suas mentes que tudo quanto possas ferir um deverá ferir os outros e se o regozijo de um não encontrar eco nos corações dos demais então as condições exigidas estão ausentes e aí no deal prosseguir os discípulos devem ser afinados pelo guru como as cordas do alaúde vina cada uma diferente da outra e ainda assim cada uma emitindo sons em harmonia
com todas as outras coletivamente eles devem como que formaram um teclado que responda em todas as suas partes ou mais leve toque o toque do mestre assim as suas mentes abrir-se-ão para as harmonias da sabedoria para vibrarem como a rua através de cada um e de todos resultando em efeitos agradáveis aos deuses regentes tutelares ou anjos padroeiros e úteis para o ano dessa maneira a sabedoria deverá ser impressa para sempre em seus corações ea harmonia da lei jamais será quebrada aqueles que desejam adquirir o conhecimento que leva aos seres poderes ocultos tem que renunciar a
todas as vaidades da vida e do mundo segue aqui a enumeração dos cids nenhum lá no discípulo pode sentir diferença entre si mesmo e os seus companheiros de estudo tais como eu sou o mais sábio eu sou o mais santo e agrado mais ao instrutor ou a minha comunidade do que meu irmão etc e permanecer um upasaka seus pensamentos devem estar predominantemente fixos em seu coração afastando e todo pensamento hostil a qualquer ser vivente ele o coração deve estar pleno de sentimento e de não separar atividade em relação a todos os outros seres bem como
a tudo na natureza de outro modo não pode haver sucesso um ano discípulo deve recear somente e influências externas das criaturas vivas emanações magnéticas dessas criaturas por esta razão ainda que uno com tudo em sua natureza interna ele deve cuidar para separar seu corpo externo de toda a influência estranha ninguém mais além dele deve beber ou comer em sua tigela deve evitar contato corporal ser tocado ou tocar tanto com seres humanos quanto com animais a mente deve permanecer impassível a tudo que não sejam as verdades universais da natureza para que a doutrina do coração não
se torne apenas a o olho por exemplo ritualismo esotérico vazio nenhum alimento animal de qualquer espécie nada que contém a vida em si deve ser consumido pelo discípulo não deve ser usado vinho álcool ópio pois estes são como os la main maus espíritos que se prendem ao en mcauto e devoram sua compreensão a meditação abstinência a observação dos deveres morais pensamento gentes boas ações e palavras amáveis assim como boa vontade para com todos e um total esquecimento do eu são os meios mais eficazes de se obter conhecimento e preparar-se para recepção da sabedoria superior somente
devido a estrita observância das regras precedentes pode olá no esperar adquirir em seu devido tempo os cids dos arranques o crescimento que o e do aumento e se tornar uno com o todo universal estes doze fragmentos foram extraídos de 73 regras as quais seria inútil enumerar uma vez que não teriam qualquer significado na europa mas mesmo estas poucas são suficientes para mostrar as imensas dificuldades que obstruem o caminho daquele aspirante a upa saca que tenha nascido e crescido no ocidente toda a educação ocidental e especialmente a inglesa traz instintivamente o princípio de competição e disputa
cada criança é instalada a aprender mais rapidamente a ultrapassar seus companheiros ea suplantá-los de todo modo possível cultiva-se continuar mente a assim chamada rivalidade amistosa e o mesmo espírito é cultivado e fortalecido em cada detalhe da vida tendo sido educado e tais ideias desde a infância como pode um ocidental ouvir a sentir-se como os dedos de uma mão em relação aos seus companheiros de estudo estes companheiros também não são de sua própria escolha nem ele os alerj por simpatia e preferência pessoais eles são escolhidos por seu instrutor por motivos muito distintos e aquele que deseja
se tornar um aprendiz deve primeiramente ser forte o bastante para matar os em seu coração todos os sentimentos de aversão e antipatia para com os outros quanto os ocidentais estão prontos pelo menos para tentar acrescente-se ainda os detalhes da vida diária o preconceito de não tocar nem mesmo a mão daqueles que nos são mais próximos e queridos como tudo isso é contrário a noção ocidental de afeição e bons sentimentos como parece frio e difícil egoístico também as pessoas deveriam abster-se de pro o prazer aos outros em função de seu próprio desenvolvimento bem deixamos aqueles que
pensam assim protelar até uma outra vida a tentativa de entrar na senda com real serenidade mas que eles não se vangloria em de seu suposto altruísmo pois na realidade eles apenas se deixam enganar pelas aparências noções convencionais baseada no emocionalismo e na efusão ou na assim chamada cortesia coisas da vida e real e não os ditames da verdade mas mesmo colocando de lado essas dificuldades eles podem ser consideradas como o externas embora não sejam por isso menos importante como podem os estudantes do acidente e afinar se com a harmonia com como se isso existe aqui
o personalismo cresceu tão fortemente na europa e na o que não a escola de artistas em que até mesmo os membros não se o deem esse e sintam ciúmes um dos outros o ódio o profissional e a inveja tornam-se proverbiais os homens procuram beneficiar-se assim mesmo a qualquer custo e mesmo assim chamada as cortesias da vida não são mais do que máscaras vazias cobrindo estes demônios de ódio e inveja no oriente o espírito de não separatividade é inculcado tão firmemente a partir da infância quanto no ocidente é inculcado o espírito de rivalidade a ambição pessoal
os sentimentos e os desejos pessoais são tão encorajados a crescer tão desmedidamente por lá quanto a criança é como uma terra naturalmente boa e é cultivada de modo apropriado cresce e torna-se um homem no qual o hábito de subordinação do eu inferior ao eu superior é forte o poderoso no ocidente predomina a criança que os princípios orientadores da ação dos homens são as suas preferências e antipatia em relação aos outros homens ou coisas ainda que eles não tornem tais princípios a norma de suas vidas e nem tem um polos aos outros para aqueles que reclamam
de terem aprendido pouco da sociedade teosófica deixemos que as palavras seguintes publicadas no artigo da revista perde fevereiro passado calem fundo em seus corações a chave de cada estágio é o próprio ar não é o temor a deus que é o começo da sabedoria mas sim o conhecimento do eu que é a sabedoria em si mesma como magnífica e verdadeira se apresenta assim para o estudante de ocultismo que começou a compreender algumas das verdades presidentes a resposta dada pelo oráculo de delfos até e os que vinham em busca da sabedoria oculta palavras repetidas e enfatizados
tantas vezes pelos sábios sócrates homem conhece-te a ti mesmo ocultismo versus artes ocultas tantas vezes ouvi dizer mas jamais até então acreditar que houvesse pessoas que por meio de poderosos encantamentos mágicos dobrassem aos seus propósitos as leis da natureza newton na seção correspondência deste mês várias cartas dão testemunho da forte e impressão causada e mais algumas em algumas mentes pelo nosso antigo artigo do mês passado ocultismo prático das cartas servem para aprovar e reforçar duas conclusões lógicas a a mais pessoas bem-educadas e de bom entendimento que acreditam na existência do ocultismo e da magia os
dois diferindo enormemente do que supõe o materialista moderno e a maioria dos que acreditam incluindo-se muitos teosóficos não tem ideia definida da natureza do ocultismo e o confunde com as artes ocultas em geral até mesmo com a magia negra suas concepções os poderes que o ocultismo confere o homem e dos meios necessários para consegui-los são tão variados quanto o fantasiosos alguns imaginam que tudo que necessitam para tornar-se um danone é um mestre na arte para indicar o caminho outros creem que se tem apenas de atravessar o canal de suez e ir até à índia para
transformar-se num roger bacon ou mesmo no conde de saint germain muitos adotam mais grave como o seu ideal com sua juventude sempre a se renovar e pouco se importam com a alma como o preço a ser pago por isso muitos confundem feitiçaria pura e simplesmente com ocultismo através do sumidouro da terra a as trevas do rio estige subir fantasmas descarnados para regiões de luz e desejam com a força deste feito ser tratados como adeptos de plena a grandeza a magia cerimonial de acordo com as regras e reverentemente a apresentadas por eliphas levi constituir um outro
out alter-ego imaginário da filosofia dos antigos a a em suma os prismas através dos quais o ocultismo aparece para aqueles inocentes da filosofia são tão multi coloridos e variados como se pode tornar a fantasia humana será que esses candidatos à sabedoria e ao poder sentir-se-ão muito indignado se ele fosse contado a verdade por aí simples não é apenas útil mas agora se tornou necessário desiludir a maioria deles e antes que seja tarde demais esta verdade pode ser dita em poucas palavras não há o acidente entre as centenas de pessoas fervorosas que se dizem ocultistas nem
mesmo meia dúzia que tenho sequer uma ideia aproximadamente correta da natureza da ciência que eles procuram dominar com umas poucas exceções estão todos no caminho que leva à feitiçaria que eles restabeleçam um pouco de ordem no caos que reina em suas mentes antes de protestarem contra a esta afirmativa deixemos que primeiro aprendam a verdadeira relação entre artes ocultas e ocultismo e a diferença entre ambos e então se enfurece são se ainda se acharem com razão enquanto isso deixemos que aprendam que o ocultismo difere da magia e das outras artes secretas como um glorioso sol difere
de uma luz fugidia assim como o imutável e imortal espírito do homem o reflexo do touro absoluto sem causa o incognoscível difere do barro perecível o corpo humano em nosso acidente altamente civilizado onde as línguas modernas têm evoluído e novas palavras têm sido cunhadas sob o influxo de novas ideias e pensamentos como tem acontecido com todas as línguas quanto mais estes pensamentos se tornam materializados na frente a atmosfera do egoísmo ocidental e sua busca incessante pelos bens deste mundo tanto menos se sente qualquer necessidade para a produção de novos termos que expressem aquilo que se
considera implicitamente como o absoluta e desacreditada a superstição das palavras poderiam apenas corresponder a ideias que dificilmente se isso poria um homem culto pudesse abrigar em sua mente magia é um sinônimo para prestidigitação feitiçaria um sinônimo para ignorância crassa e ocultismo os tristes restos mortais de perturbado a sophos medievais o fogo dos jacobs bueno wilson martins expressões que se acredita mais que amplamente suficientes para cobrir todo o campo da falcatrua são termos de desprezo e geralmente usado apenas com relação a escória e aos resíduos da cidade das trevas e dos períodos de íons de paganismo
que os precederam por isso não possuímos termos na língua portuguesa para definir e matizar a diferença entre tais poderes paranormais e as ciências que levam a posse deles com a refinada a precisão que é possível nas línguas orientais preeminentemente o sânscrito o que palavras como milagre encantamento palavras afinal idêntica sem significado já que ambas expressam a ideia de produzir coisas maravilhosas transgredindo as leis da natureza como explicado pelas autoridades reconheci que significam aqueles que a ouvem o as pronunciam um cristão acreditará piamente em milagres não obstante transgridam as leis da natureza porque se diz terem
sido produzidos por deus através de moisés por outro lado rejeitar aos encantamentos produzidos pelos mágicos do faraó ou irá atribuí-los ao demônio é este o último que nos fios e inimigos associam ao ocultismo em quantos seus ímpios desafetos os infiéis riem-se de moisés dos mágicos e dos ocultistas e enrubescer iam se tivesse de dedicar um pensamento sério atrás superstições isso porque não existe qualquer termo para mostrar a diferença não há palavras para expressar as luzes e sombras e desenhar a linha demarcatória entre o sublime e o verdadeiro em relação ao absurdo e ridículo os últimos
são interpretações teológicas que ensinam a transgressão as leis da natureza pelo homem por deus ou pelo diabo os primeiros os milagres científicos e os encantamentos de moisés e dos magos de acordo com as leis naturais ambos tendo sido apreendidos em toda a sabedoria dos santuários que eram as sociedades reais daqueles dias e no verdadeiro ocultismo esta última palavra certamente e se presta a equívocos traduzida como foi da palavra composta gupta vidya conhecimento secreto mas conhecimento de que alguns dos termos sânscritos nos podem ajudar a quatro nomes dentre muitos outros para designar os vários tipos de
conhecimento ou ciência esotéricos mesmos os puranas esotéricos a página mídia conhecimento dos poderes ocultos despertados na natureza pela realização de certas cerimônias e ritos religiosos malásia o grande conhecimento a magia do a lista se da adoração tântrica geralmente feitiçaria da pior espécie gudia conhecimento dos poderes místicos residentes no som é ter consequentemente nos mantras preces cantadas ou encantamento que depende do ritmo e da melodia usadas em outras palavras uma performance mágica baseada no conhecimento das forças da natureza e suas correlações e atmã vidya um termo que é traduzido simplesmente como conhecimento da alma sabedoria verdadeira
pelos orientalistas mais que significa muitíssimo atmã vidya é assim o único tipo de ocultismo que qualquer troço o que é admirasse luz no caminho e que fosse sábio e altruísta deveria esforçar-se por alcançar tudo o mais é apenas algum ramo das artes ocultas por exemplo artes baseadas no conhecimento da essência em todas as coisas nos reinos da natureza tais como os minerais vegetais e animais portanto das coisas pertencentes à esfera da natureza material por mais que aquela essência possa ser invisível e tenha escapado até agora a compreensão da ciência alquimia astrologia a fisiologia oculta a
quiromancia existem na natureza e as ciências exatas assim chamadas talvez porque elas sejam julgadas o inverso disso nesta era de filosofias paradoxais já descobriram não poucas das artes acima mas a clarividência simbolizada na índia como o olho de shiva ou chamada visão infinita no japão não é hipnotismo o filho ilegítimo do mesmerismo e não pode ser adquirida por tais ar todas as outras podem ser dominadas e se pode obter resultados sejam bons maus ou indiferentes mas um pouco valor do ponto de vista de ativar índia arte uma mídia inclui todas elas e pode até mesmo
usá-las eventualmente para a propósito os benéficos mas não sem antes purificá-las de sua escória e tomando o cuidado de destruí-las de todo o elemento de motivação egoísta deixe-nos explicar qual que é homem ou mulher pode pôr-se a estudar um mau todas as artes ocultas acima especificadas sem qualquer grandes e preparação prévia e mesmo sem adotar qualquer modo de vida demasiado restritivo poder-se-ia até mesmo prescindir de qualquer padrão elevado de modo a moralidade no último caso certamente as probabilidades são de 10 para 1 que o estudante iria se transformar num tipo defeito é ser razoável e
prestes a cair abruptamente na magia negra mas o que isso pode importar uso modos e os duplas comem bebem e se e com as hecatombes de vítimas de suas artes infernais e assim também os afáveis cavalheiros vivisseccionistas e os hipnotizadores de plomadas das faculdades de medicina a única diferença entre as duas classes é que os voduns e duplas são feiticeiros conscientes e os seguidores de charco richer são feiticeiros inconscientes assim como ambos têm de colher os frutos de seus trabalhos efeitos na magia negra os praticantes ocidentais não deixaram de conseguir lucros e satisfações sem receber
a punição ea reputação correspondentes a tais práticas repetimos portanto que o hipnotismo e a vivissecção com o praticados em tais escolas são feitas feitiçaria pura e simples privados do conhecimento do qual desfrutam os voos e duplas e que nem um charco richer pode obter por si mesmo hein o anos de intenso trabalho e observação experimental deixemos então aqueles que querem intrometer-se na magia quer eles entendam sua natureza ou não mesmo que considerem as regras impostas aos estudantes muito difíceis e por isso ponham de lado arte uma mídia ou ocultismo seguirem sem esse conhecimento deixemos que
se tornem magos de qualquer maneira mesmo que se torna em modos e duplas pelas próximas dez encarnações mais o interesse de nossos leitores está provavelmente centrado naqueles que são inexoravelmente atraídos para o oculto embora nem faça uma ideia da verdadeira natureza daquilo aqui aspiram nem se tenham tornado livre das paixões e muito menos verdadeiramente e altruístas então o que dizer a respeito desses diz aventurados nos perguntaram que desse modo são dilacerado pelo meio de forças com ah pois já foi comentado por demais para que se precise repetir e fato em si é óbvio a qualquer
observador que uma vez que o desejo pelo ocultismo tem a realmente o despertado no coração de um homem não lhe resta qualquer esperança de paz nem um lugar para o descanso o conforto em todo mundo ele é impelido para os locais selvagens e desolados da vida por uma incessante tormento e uma inquietude que não consegue apaziguar o seu coração está demasiado cheio de paixão e desejo egoísta para lhe permitir passar pelo portal de ouro ele não consegue encontrar descanso ou pais na vida como tirar ele então de cair inevitavelmente na feitiçaria e da magia negra
e através de muitas encarnações acumular para si um carma terrível não há outro caminho para ele certamente que a respondemos que ele não aspire a mais do que aquilo que se sinta capaz de realizar e ele não recolha e não escolhia carregar um fardo pesado demais para se sem nem mesmo exigir dele que se torne um mahatma um buda ou um grande santo deixe-se que estude a filosofia e a ciência da alma e ele poderá tornar-se um dos modestos benfeitores da humanidade sem qualquer dos poderes super-humanos os siddhis ou poderes do ar são reservados unicamente
para aqueles que são capazes de consagrar sua vida sujeitar-se aos terrível sacrifícios exigidos por um tal treinamento e sujeitar-se a ele ao pé da letra que eles saibam que de uma vez por todas e lembrem sempre que o verdadeiro o ocultismo ou teosofia é a grande renúncia ao eu incondicional e absolutamente tanto em pensamento como em ação é altruísmo e também lança aquele que o pratica totalmente para fora do cômputo das fileiras dos vivos não para si mas para o e ele vive tão logo tenha comprometido assim mesmo com a obra muito é perdoado durante
os primeiros anos de provação mas tão logo seja ele aceito sua personalidade tem de desaparecer e ele tem de se tornar uma mera força benéfica da natureza depois disso só há dois polos opostos perante ele duas sondas e nem um lugar intermediário para descanso ou ele acende trabalhando com afinco degrau por degrau geralmente através de numerosas encarnações e sem intervalo para repouso no devachan a escada de ouro que leva à condição de mahatma a condição de arte ou bodissatva ou ele permitir a área escorregar escada abaixo o primeiro passo dado em falso e de explicar
até a condição dedo pa tudo isso ou é desconhecido ou é totalmente deixado de lado na realidade aquele que é capaz de seguir a evolução silenciosa as ações preliminares dos candidatos com frequência descobre estranhas ideias que vão lançamento tomando posse de suas mentes a aqueles cujas faculdades de raciocínio foram tão distorcidas por influências estranhas que imaginam que as paixões animais podem ser de tal modo sublimadas e elevadas que sua fúria força e fogo podem por assim dizer ser dirigidas para dentro que elas podem ser armazenadas e reprimidas em seu peito até que sua energia seja
não expandida mais direcionada para propósitos mais elevados e mais sagrados isto é até que sua força coletiva e não expandida permita ao seu possuidor entrar no verdadeiro santuário da alma e lá permanecer na presença do mestre o eu superior em nome deste propósito eles não lutaram com suas paixões nem as marcaram eles simplesmente por um forte esforço de vontade se acalmaram as violentas chamas e as manutenções serão encerradas dentro de suas próprias naturezas permitindo ao fogo arder sobre uma fina chama de cinzas eles se submetem jovialmente a tortura do menino espartano que preferiu permitir a
raposa devorar suas entranhas e desfazer-se dela pobres visionários cegos seria o mesmo que escapar de um bando de limpadores de chaminés bêbados exaltados e sujos por causa do seu trabalho pudessem ser encerrados num santuário coberto com linho mais puro e branco e que em vez de com sua presença sujar e transformar o lugar no monte de retalhos e mundos eles se tornassem mestres do recinto sagrado e que finalmente de lá saíssem tão imaculadas quanto o próprio recinto por que não imaginar que uma dúzia de cangambas aprisionados na atmosfera pura de um golpe o mosteiro possam
sair dali impregnados com todos os perfumes e incensos lá usados estranha aberração da mente humana poderia isto ser possível investigamos o mestre no santuário de nossas almas é o eu superior o espírito divino cuja consciência está baseada na mente e apenas dela deriva tal ocorre de qualquer modo durante a vida mortal do homem na qual se encontra a criativa e a qual convencionamos chamar de alma humana sendo a alma espiritual o veículo do espírito por sua vez aquela alma pessoal ou humana é na sua forma mais elevada um composto de aspirações espirituais volições e amor
divino em seu aspecto inferior de desejos animais e de paixões terrestres que eles são transmitidas por sua associação com o seu veículo a sede de tudo isso ela desempenha um papel o canto de um elo e o meio entre a natureza animal do homem a qual sua razão superior tenta subjugar e a natureza espiritual divina em direção a qual ela grave tá sempre que eu tiver vantagem em sua luta com o animal interior este último é a instintivo a alma animal e é o antro daquelas paixões que como acabamos de mostrar são acalentados em vez
de aniquilados e que alguns entusiastas imprudentes mantém encerrada em seu peito será que eles ainda esperam desse modo transformar a corrente imunda do esgoto animal nas águas cristalinas da vida e onde em que terreno neutro podem elas ser aprisionadas de modo a não afetar em o homem as violentas paixões do amor e da luxuria ainda estão vivas e ainda se lhes permite permanecer no lugar de seu nascimento aquela mesma alma animal pois tanto as por si o interior e inferior da alma humana ou mente rejeitam semelhantes companhias ainda que não possam evitar ser maculadas portais
vizinhos o eu superior ou espírito é tão incapaz de assimilar tais conhecimentos como o é a água de se misturar com o óleo ou impurezas líquidos gordurosas assim é apenas a mente o único vínculo e meio entre o homem ea terra e o eu superior que é a única sofredora e que está constantemente em perigo de ser tragada por aquelas paixões que podem ser reavivados a qualquer momento e perecer no abismo da matéria e como pode ela alguma vez se afinar com a divina a harmonia do princípio superior quando aquela harmonia é destruída pela mera
presença de tais paixões animais dentro do santuário em preparação como pode harmonia prevalecer e vencer a alma está maculada e distraída pelo turbilhão de baixo ões e pelos desejos terrenos dos sentidos do corpo ou mesmo pelo homem astral pois este astral o duplo sombrio tanto no animal como no homem não é companheiro do ego divino mas do corpo terrestre é um vínculo entre o meu pessoal a consciência inferior de manas e o corpo e é o veículo da vida transitórias não da vida imortal tal qual a sombra projetada pelo homem eles seguem seus movimentos e
impulsos serviu e mecanicamente apoiando-se assim na matéria sem jamais acenderá o espírito somente quando o poder das paixões estiver totalmente morto e elas tiverem sido esmagadas e aniquilados na retorta de uma vontade em quebrável quando não apenas toda luxúria e desejos da carne estiver mas também quando o reconhecimento do eu pessoal tiver sido aniquilado e o astral consequentemente e do reduzido a zero é que pode ocorrer a união com o eu superior assim quando o astral refletir apenas o homem conquistado o que ainda vive mas que não mais deseja a personalidade é egoísta então o
brilhante augoeides o eu divino pode vibrar em harmonia consciente com ambos os polos da entidade humana o homem de matéria purificada ea sempre pura alma espiritual e erguer-se na presença do eu superior o cristo dos gnósticos místicos consagrar congraçado emerso unido com ele para sempre como então poderia ser possível conceber um homem e entrasse pela porta estreita do ocultismo quando os seus pensamentos a cada dia e hora estão preso a coisas mundanas desejos de posse e poder a luxúria a ambição e hauser e embora honrosos ainda são da terra terrenais mesmo o amor pela esposa
ea família a mais pura e mais autoriza altruísta das aflições humanas é uma barreira o verdadeiro ocultismo pois se tomarmos como exemplo o sagrado o amor de uma mãe pelo seu filho ou hoje o marido por sua esposa mesmo nesses sentimentos quando analisados em profundidade e examinados criteriosamente ainda há egoísmo no primeiro e um egoísmo à deux do segundo exemplo que mãe não sacrificaria sem hesitar sequer um instante e centenas e milhares de vidas pela vida do seu filho do coração que amante ou marido digno deste nome não destruiria a felicidade de qualquer outro homem
ou mulher ao seu redor para satisfazer o desejo daquela a quem ele ama mas isso é natural dirão certamente do ponto de vista das e as feições humanas mas não a luz do princípio daquele amor divino universal pois enquanto o coração estiver cheios de pensamentos voltados para um pequeno grupo de deus que nos são próximos e caros que valor terá o resto da humanidade em vossas almas que porcentagem de amor e cuidado permanecerá para dispensar a grande órfã e como a ainda pequena voz far-se-á ou vida numa alma totalmente ocupada por ser o propósitos inquilinos
privilegiados que espaço resto ali que onde possam as necessidades da humanidade imprimir se em bloco ou mesmo receber uma rápida resposta e ainda assim aquele que poderia lucrar com a sabedoria da mente universal tem que alcançá-la através do todo da humanidade sem distinção de raça cor religião ou posição social é o altruísmo e não o egoísmo e em sua concepção mais nobre e legal que pode levar o indivíduo a fundir o seu pequeno eu no eu universal é para estas necessidades e para esta obra que o verdadeiro discípulo do verdadeiro ou ocultismo tem disse de
botar se quiser alcançar a teosofia e a sabedoria e o conhecimento divinos o aspirante tem de escolher absolutamente entre a vida do mundo ea vida do ocultismo é inútil e em vão empenhar-se em unir os dois pois ninguém pode servir a dois mestres e satisfazer a ambos ninguém pode servir ao seu corpo ea alma superior e cumprir com suas obrigações familiares e deveres universais sempre vai sem privar um do outro de seus direitos pois ou ele dará ouvidos a ainda pequena voz ele fará em ouvir os apelos de seus pequeninos ou ouvirá apenas os desejos
destes quem será surdo a voz da humanidade isto seria uma luta incessante e enlouquecedora para quase todo o homem cansado que estivesse procurando o verdadeiro ocultismo prático em vez de sua filosofia teórica pois ele encontrar-se-ia sempre hesitante entre a voz em pessoal do divino amor pela humanidade ea do amor terreno pessoal e isso só poderia conduzi-lo a falhar em um ou outro ou talvez em ambas as obrigações pior que isso pois quem quer que seja indulgente uma vez que tenha comprometido assim mesmo com o ocultismo na gratificação de luxúria e amor terrenos sem tirar quase
imediatamente um resultado será irresistivelmente arrastado do estado em pessoal de vindo para o plano inferior da matéria a auto-gratificação sensual o momental envolve a perda imediata dos poderes de discernimento espiritual a voz do mestre não pode mais ser distinguida daquela das paixões pessoais ou mesmo da voz de um dupla o certo do errado a firme e moralidade do mero casuísmo o fruto do mar morto assumir a mais curiosa aparência mística apenas para se tornar cinzas nos lábios e fel no coração resultando em profundeza mais que profunda treva mais que escura a insensatez pela sabedoria a
culpa pela inocência a angústia pelo êxtase e pela esperança o desespero e uma vez estando enganados e tendo agir o segundo seus erros a maioria dos homens recusa-se a reconhecer os seus erros e assim descem afundando-se cada vez mais abaixo na lama e muito embora a atenção que determina a primariamente se a prática é de magia branca ou negra ainda assim os resultados mesmo da feitiçaria involuntária e inconsciente não deixaram de produzir mau karma muito já se falou para mostrar que feitiçaria é qualquer tipo de influência maléfica aplicada em outras pessoas fazendo com que sofreram
ou falsão outra sofrerem por consequência o carma é uma pedra pesada lançada sobre as classes das águas da vida e tem que produzir círculos cada vez mais amplos que se expandem mais e mais quase a de infinito tais causas uma vez produzidas terão de gerar efeitos e estes evidenciam-se na justas leis de retribuição muito disso poderia ser evitados se as pessoas apenas se ainda estivessem de partir para práticas cuja natureza ou e elas não compreendem não se espera que alguém carrega um fardo além de suas forças e capacidades existem magos de nascença místicos e ocultistas
de nascimento por direito de herança direta de uma série de encarnações e e uns dias sofrimentos e fracassos estes são a prova de paixões por assim dizer nenhum fogo de origem terrena pode inflamar quaisquer de seus sentidos ou desejos nenhuma voz humana pode encontrar a resposta em suas almas exceto o grande clamor da humanidade apenas estes podem ter certeza do sucesso mas somente podem ser encontrados em lugares distantes ermos e eles passam pelas estreitas portas do ocultismo porque não carregam qualquer bagagem de sentimentos humanos transitórios consigo livram-se do sentimento da personalidade inferior paralisaram desde o
modo desse modo o astral e assim a porta de ouro com quanto estreita se abre diante eles tal não ocorre com aqueles que ainda precisam carregar por várias encarnações os fardos do pecado cometido em fibras prévias e mesmo em suas vidas atuais para esses a não ser que prossigam com grande cuidado a porta de ouro da sabedoria pode ser transformada na porta larga o espaçoso o caminho que conduz à perdição e por muitos são os que entram por ele esta é a porta das artes ocultas praticadas por motivos egoístas e sem contar com a moderadora
e benéfica influência de atmã vidya que estamos no período de kali yuga e sua influência fatal é mil vezes mais poderosas no ocidente do que no oriente daí as presas fáceis dos poderes da idade das trevas neste conflito cíclico e as muitas ilusões com as quais o mundo isso e labutando uma destas é a relativa facilidade com que os homens fantasiam poder alcançar o portal e atravessar o umbral do ocultismo sem qualquer grande sacrifício é o sonho da maioria dos teósofos sonho inspirado pelo desejo de poder pelo egoísmo pessoal e não são tais sentimentos que
poderão conduzi-los a meta desejada pois como bem anunciado por aquele que se cria ter sacrificado a si mesmo pela humanidade estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida eterna e portanto poucos são os que o encontram tão apertado na realidade que é a simples menção de algumas das dificuldades preliminares usa apavorada os candidatos ocidentais viram as costas e recuam tremendo que parem por aqui e não façam mais tentativas em sua grande fraqueza pois se enquanto e as costas a porta estreita eles são arrastados por seu desejo pelo oculto ou um
passo que seja na direção da porta espaçosa e mais convidativa daquele mistério dourado que brilha na luz da evolução pior para eles só podem ser levados aos domínios inferiores do estado dedo pa e certamente logo encontrar-se-ão naquela via fatale do inferno por sobre cujos portais dante gravou estas palavras por mim se entra no reino das dores por mim se chega ao parecer eterno por mim se vai a condenada a gente dante alighieri e
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