e aí o olá nos vídeos anteriores nos detivemos nos conceitos de ciência e tecnologia agora nós vamos discutir a definição de sociedade em uma definição rápida nos diz que a sociedade é um grupo de pessoas que compartilham o mesmo espaço território que compartilham interesses comuns interagem e formam uma comunidade mas será que isso dá conta de definir a complexidade da sociedade moderna em 1952 primatólogos estudaram macacos da ilha de koh shima no japão era uma comunidade de cerca de vinte indivíduos quanto está a comunidade aumentou ea quantidade de alimentos era insuficiente os pesquisadores começaram abastecer
os com batata-doce trigo deixava na praia para que os macacos pegasse mas a areia da praia sujava as batatas uma fêmea do grupo logo descobriu que podia lavar as batatas e comer limpo e logo depois descobriu que conseguia fazer o mesmo com a veia ao longo de pouco mais de cinco anos todos os membros do grupo é aprendido a limpar as batatas e também explorar a praia e até arriscar aprender a nadar e portanto a ideia de que os animais têm padrões de comportamento pré determinados geneticamente e de que haja meramente por instinto não é
verdadeira significa dizer que dentro da nossa história evolutiva como primatas que somos o comportamento é adquirido ele é aprendido claro que na espécie humana a amplitude ea complexidade do aprendizado é muito maior do que qualquer outra espécie animal então o aprendizado tem a ver com a cultura segundo o antropólogo norte-americano ralph linton a cultura de uma sociedade é o modo de vida de seus membros a coleção de ideias e hábitos que são apreendidos compartilhados e transmitidos de geração a geração o que significa dizer que somos sociais pela nossa própria natureza aristóteles diz que o homem
é mãe e-social bem então é natural que gostemos de viver em sociedade a palavra sociedade vem do latim societas que significa associação afinidade comunidade e que tem sua raiz na palavra latina sócios que por sua vez significa aliado parceiro muito provavelmente a sua origem etimológica tem muito a ver com o sentido de vida em comunidade comunidade de pessoas afeiçoados entre si ou próximas a crescer na vida civil e é pouco provável que esta percepção se estenda também a membros hostilizavam de uma certa maneira isso persiste ainda hoje aqueles que rejeitam o convívio social ou espírito
gregário das nossas comunidades são referidos como anti-sociais é e qual é a definição moderna sociedade os três grandes pensadores que nos dão magnífico lastro teórico sobre o que é a sociedade na sua dinâmica moderna são francesas émile durkheim e os alemães max weber e karl marx e émile durkheim a sociedade algo que está fora do indivíduo e que se impõe a ele as nossas formas de pensar agir e sentir siadec com as regras da sociedade em que nós fizemos de carne chama isso de fato sociais de caixão as crenças comunitárias a moral e as atitudes
de uma sociedade como consciência coletiva e ele acredita que a integração social ou seja a força dos laços que as pessoas têm que seus grupos sociais é um fator-chave na vida social portanto para dedicarem a sociedade é um todo maior do que a soma das partes e o seu mundo social de cai não é inteiramente satisfeito com a direção da sociedade de seu tempo sua principal preocupação é que a cola cultural que mantém a sociedade unida estava falhando e as pessoas estavam se tornando mais divididas em seu livro a divisão do trabalho social de ficarem
argumenta que a medida que a sociedade se tornavam mais complexas a ordem social parece levar uma harmonia harmonia significa literalmente e sem lei é uma situação em que a sociedade não tem mais o apoio de uma firme consciência coletiva as normas coletivas estão enfraquecidos das pessoas embora mais interdependentes para realizar tarefas complexas também são alienadas umas das outras anemia é vivida em tempos de incerteza social com uma guerra ou uma grande recuperação ou desaceleração da economia o que será uma característica das crises cíclicas que o moderno modo de produção capitalista e apresentaram os do tempo
outra visão de sociedade é dada por karl marx pensador alemão que mesmo com muitos críticos é amplamente respeitado pela sua extensa obra que abrange filosofia política e economia para entender a ideia de sociedade em março é preciso primeiro entender os conceitos de estrutura super estrutura e paz esses termos se referem a ideia de que o caráter econômico de uma sociedade forma sua base nesta base se assenta a cultura e as instituições sociais a chamada super estrutura da cine max coloca a economia como base e como será uma sociedade mas ver que historicamente é um conflito
entre classes uma luta de classes aqueles que tem a posse dos meios de produção para burguesia e os trabalhadores que vem a sua força de trabalho e que são explorados me chama de proletariado max ver nesse antagonismo de classes o motor da história lembre-se de que massa grande colaborador em inglês whindersson inglês friedrich engels são observadores privilegiados da mudança do cenário social político econômico e cultural e cultural da europa no século 19 o feudalismo da os seus últimos suspiros e quanto a revolução industrial e bosta que vai se tornando uma incipiente sistema capitalista a visão
de marx sobre a natureza do trabalho sobre a nossa própria natureza envolve também a nossa relação com multa natural se antes do trabalhador agrícola o artesão usam seu tempo sua força de trabalho sua criatividade para produzir um bem material agora no trabalho industrial a uma segmentação do trabalho e uma perda de conexão entre trabalhador e o objeto da sua criação mas se vê que os elementos dados na moderna sociedade e trazem consigo a alienação alienação e uma condição que indivíduo é isolado e divorciado da sociedade do seu trabalho e da própria ficção desse marques e
definir quatro tipos de alienação em uma primeira forma é alienação do produto do trabalho de alguém um trabalhador industrial não têm oportunidade se relacionar com o produto em que trabalha no trabalhador pode ignorar o produto para o qual ele tá contribuindo uma linha de montagem por exemplo ele pode passar o dia todo instalando componentes no automóvel sem nunca ver o resto desse automóvel a também a alienação do processo de trabalho de alguém um trabalhador não controla as condições do seu trabalho porque não possui os meios de produção se uma pessoa é contratada para trabalhar em
um restaurante de fast-food é esperado que ela faça a comida da maneira que é ensinada a todos os ingredientes devem ser combinados em uma ordem específica em uma quantidade específica não é espaço para criatividade ou mudança um funcionário não pode decidir mudar os ingredientes usados nas batatas fritas da mesma maneira que o funcionário da linha de montagem da montadora de automóveis não pode colocar os faróis e uma posição diferente existe também a alienação dos outros os trabalhadores competem entre si em vez de cooperar disputam horários bônus segurança no emprego mesmo quando o expediente termina a
competição não termina em oi e a alienação de si mesmo um resultado final da industrialização é uma perda de conectividade entre um trabalhador e a sua ocupação como não há nada que vincule um trabalhador ao seu trabalho não há mais uma percepção de si em vez de se orgulhar de uma identidade como relojoeiro construtor de automóveis ou chefe de cozinha uma pessoa é simplesmente mais uma engrenagem na máquina a alienação é um dos retratos mais angustiantes da sociedade moderna e mostra como as nossas relações sociais estão indissociavelmente ligadas ao que fazemos e aos sons embora
do karen marques estejam sempre presentes nas reflexões sobre o conceito de sociedade max ver talvez seja o nome mais lembrado no campo da sociologia beber busca entender a sociedade pelas suas formações históricas e as pessoas por suas necessidades e motivações diferentes dedicar e max bebê se interessa mais em como os indivíduos vivenciam as divisões sociais do que nas próprias divisões em si ou dito de uma outra maneira ver ela está mais focado na forma como as pessoas pensam do que nos mês e são ao invés da luta de classes venha viver um conflito entre a
eficiência organizacional e as necessidades e desejos das pessoas embora ver também reconheça na sociedade a divisão entre proprietários e trabalhadores diverge de mar em relação aos tensionamentos entre ambos diversa também em relação a base da sociedade na qual bebecito os fatores não econômicos como família educação e principalmente a religião é notável a contribuição quevedo é vai dar ao entendimento do que vai se constituindo como o moderno modo capitalista de produção a partir de 1904 ele publicou uma série de artigos que dão corpo a sua obra mais conhecida e que é uma das mais importantes publicações
do século 20 a ética protestante eo espírito do capitalismo mas falaremos mais sobre ela no nosso vídeo sobre mercado sistema produtivo no pensamento de vibre a ética protestante oferece às pessoas uma possibilidade concreta de salvação perante deus isso por meio do valor do trabalho comprometido metódico e disciplinado que não espera por intervenções divinas o milagres ele chama isso de desencantamentos do mundo e é nesse mundo livre de encantamentos e superstições que ver bem todos um outro conceito importante o da racionalização onde max coloca na centralidade da sua visão a estrutura capitalista da dominação ver me
coloca a racionalização como chave para entender a sociedade capitalista esse processo de racionalização vermelha e impacta o papel do estado dos governos e outras dimensões da vida social no capitalismo se traduzem uma preço a eficiência a lógica produtiva ao rigor de métodos e processos esta racionalização pode ser levada a extremos no qual em nome da eficiência econômica e produtiva o trabalhador torna-se apenas uma peça numa enorme engrenagem a vender alerta que essa racionalização excessiva tem consequências muito negativas valores na esfera religiosa ética moral cultural seeds.com da vida pública fragmentam o senhor são perdidos mesmo isso
instala uma forma abstrata na vida do indivíduo que beber chama de jaula de ferro uma jaula quincas era o indivíduo na racionalidade na burocracia e numa lógica de funcionamento e ação e não é muito difícil para nós hoje em dia identificar isso nunca variador de uma mega cadeia de supermercado jogo um operário que instala uma única peça no aparelho de milhares de peças o mesmo em trabalhos altamente precarizados como aqueles que envolvem aplicativos de delivery cuja lógica de funcionamento rotina e jornadas de trabalho são longas o e enfim na face daqueles altamente enrolados na lógica
produtiva e alienados em relação a natureza do próprio trabalho é importante destacar que ao longo do tempo o nosso entendimento sobre a dinâmica da sociedade foi se ampliando de tal forma a tornar menor a distinção entre indivíduo e sociedade e ao longo do século 20 diversos pensadores buscam refletir sobre a complexidade da sociedade sobretudo os conflitos como violência discriminação intolerância segredo segregação racial e social o século 20 também traz uma formidável evolução das tecnologias de comunicação e informação as tics nós nos acostumamos a nos referimos a todas as suas formas tecnológicas de ver ouvir e
ler entreter e comunicar como mídia palavra que vem do inglês mídia e que etimologicamente vem da palavra latina médios ou seja meio portanto mídia torna-se uma forma abreviada de meios de comunicação com o tempo a mídia passa ocupar espaços cada vez maiores mas o rotinas nos nossos hábitos e por extensão as nossas vidas tem pouca pouquíssimas décadas isso se torna um poderoso modulador no comportamento social isso sem falar mais influência sobre a economia o mundo do trabalho educação e por aí vai tá também um duplo encurtamento provocado pela expansão da mídia o encurtamento do espaço
geográfico e o encurtamento do tempo de adesão das pessoas a uma nova mídia encurtamento do espaço é um tanto óbvio da invenção do telégrafo em 1838 ao whatsapp em 2009 o objetivo comum permanece o mesmo fazer com que a comunicação entre as pessoas superam a distância física já um encurtamento do tempo de adesão a uma nova mídia é proporcional ao tempo tecnológico de difusão dessa mesma e o telefone demorou 70 anos para atingir 100 milhões de usuários a televisão 25 a internet cinco anos o facebook quatro anos e o whatsapp 10 vezes e hoje aplicativos
populares lançados nas plataformas android e ios alcançam milhões de usuários em horas e o filósofo canadense marshall mcluhan em uma obra visionária chamada os meios de comunicação como extensão do homem afirma que numa cultura com a nossa o meio é a mensagem qual o que quer dizer com isso que novas tecnologias se torna o extensões de nós mesmos o conteúdo se torna secundário muitos dos nossos gadgets eletrônicos podem ter sido concebidos para complicação mas o uso que nós fazemos deles é muito mais viciante do que essa suposta função inicial e olhem como é que morreu
escreveu isso mais de meio século antes de existirem smartphones e o que acontece nessa sociedade midiática e o sociólogo espanhol manuel castells diante destes mesmos elementos nos diz que vivemos em uma sociedade em rede vendo como a computação a conectividade a interdependência de redes e sistemas digitais e também as novas mídias impactam a sociedade e os variados aspectos das nossas próprias vidas a propósito você está assistindo a este vídeo conectado a uma máquina que eu perry dede a ser acessando um conteúdo em uma mídia digital cujo armazenamento em nuvem é acessível praticamente em qualquer lugar
qualquer ela qualquer tempo e o escritor francês guibó que é um dos estudantes que inspira o maio francês traz também uma reflexão importante sobre sociedade e mídia em a sociedade do espetáculo publicado em 1967 de boa nos provoca pensar como o conjunto das nossas relações sociais reagir ao espetáculo que faz da vida um sol cabe perguntar se a mídia nos mostra ao mundo como ele realmente é ou nos apresenta uma determinada representação de mundo o fato é o fato ou é a sua versão mais conveniente nota em que esta sociedade do espetáculo envolve ingredientes poderosos
no mundo de hoje diversos formatos de imprensa além da tradicional redes sociais programas de entretenimento jogos serviços de streaming de áudio e vídeo só apenas de aplicativos de em tempo real tudo ao mesmo tempo agora há décadas antes dos smartphones e da enorme oferta de conteúdo digital de borja reflete sobre uma vida transformada em espetáculo é capaz de alienar o indivíduo que apostaram o valor das mercadorias com fetiches e iludir a realidade muitas vezes infantilizando indevido assim nós podemos pensar se existem duas sociedades ao mesmo tempo uma real de verdade e outra virtual se apresenta
como que alguns picaretas chamam de fatos alternativos um engenhoso eufemismo para mentira também habitam nesta realidade virtual as fake news as notícias falsas ou mentirosas ou inventadas que se disseminam com facilidade na sociedade do espetáculo 1 e talvez ultimamente nós estejamos ocupados demais com tudo aquilo que nós assistimos ouvimos lemos jogamos engolimos ao longo de escalas de tempo cada vez mais curtas certo é que muitos dispositivos tecnológicos vieram para resolver todos os problemas que nós não tínhamos são minutinhos que eu tenho que responder essa mensa há ainda muitas maneiras de se tentar explicar e entender
o que significa sociedade nesta cultura de massa que eu comentei ainda pouco é óbvia a nossa relação com o consumo ea sua ligação com uma matriz economista e produtivo ista-d consumo se relaciona diretamente com os aspectos mais dramáticos das crises da sociedade moderna fora assimetria de consumo eu sinto uma óbvio da desigualdade social o excesso de consumo dos países ricos e dos ricos em geral é o sintoma óbvio de um modelo produtivo vista predatório e irresponsável o e os excedentes de consumo estão perfeitamente alinhados ameaça à nossa sobrevivência do planeta a catástrofe climática que o
aquecimento global representa é o nosso maior desafio como sociedade portanto também somos aqueles que vivem em uma sociedade de consumo o sociólogo polonês naturalizado britânico zygmunt bauman os levou o preciosas reflexões sobre isso ao discutir sobre a modernidade balma vai alcançar a nossa atenção sobre o significado de consumo na perspectiva de um mundo globalizado refém dos mercados e da hegemonia de uma concepção neoliberal algo que vai derretendo vínculos identidade existe tuições e relações em outro vídeo nós voltaremos a falar sobre paulo e os anos finais da vida de albert einstein foram em grande parte dedicados
à difusão da sua visão humanista de ciência uma ciência que ele vira transformar num poderoso e ferir gozo instrumento nas mãos de políticos e militares oi e a esta envia também com clareza o que significa sociedade disse ele e o homem é ao mesmo tempo um ser solitário e um ser social como ser solitário ele tenta proteger sua própria existência ea dos que estão mais próximos dele satisfazer seus desejos pessoais e desenvolver suas habilidades de natas com ser social ele procura obter o reconhecimento e afeição de seus semelhantes compartilhar seus prazeres confortá-los em suas tristezas
e melhorar suas condições de vida um conceito abstrato de sociedade significa para o ser humano como indivíduo uma soma total de suas relações diretas e indiretas com seus contemporâneos e com todas as pessoas das gerações anteriores o indivíduo é capaz de pensar sentir esforçar e trabalhar sozinho mas ele depende tanto da sociedade e sua resistência física intelectual e emocional que é impossível pensar nele ou entendê-lo fora da estrutura da sociedade essa é a sociedade que fornece o homem comida lá ferramentas de trabalho linguagem formas de pensamento e a maior parte do conteúdo do pensamento sua
vida é possível graças ao trabalho e as realizações de muitos milhões do passado e do presente todos ocultos por trás da pequena palavra sociedade é é muito obrigado por prestigiar o canal fique ligado até mais e obrigado pelos peixes