Ariovaldo Ramos - O Filho Pródigo

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Missão na Íntegra
Parábolas do Reino - Missão na Íntegra
Video Transcript:
boa noite mãe dos irmãos o rapaz ea graça de cristo recebi um vive légio nome está com com irmãos e néné na busca pela palavra e é claro que é a busca pela palavra no sonho de sermos como a palavra desenha que os servos de cristo devem ser então toda a busca pela palavra é busca por transformação de fato é uma oração aqui o espírito santo continue a trabalhar em nós e produzem nós aquilo que vai purificar jesus é para honra do pai é nós estamos na iminência nesse missão na íntegra e trabalhando que nós
temos chamado de as parábolas do reino e eu gostaria de convidá-los e contá las para lucas capítulo 15 evangelho de lucas capítulo 15 nós vamos ler a partir do verso de número 11 o evangelho segundo lucas capítulo 15 ea parte do verso de número 11 certo homem tinha dois filhos mais moço deles disse o pai ae da minha parte dos bens que me cabe e eles repartiu os haveres passados não muitos dias o filho mais moço ajuntando tudo o que era seu partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens vivendo dissoluta
mente depois de ter consumido tudo sobreveio àquele país uma grande fome e ele começou e ele começou a passar necessidade então ele foi se agregou um dos cidadãos daquela terra e este mandou para os seus campos aguarda a porcos a lei desejava ele faltasse das alfa roupas que os porcos comiam mas ninguém dava nada então caindo em si diz quantos trabalhadores do meu pai tem pão com fartura e eu aqui morro de fome levantar-me-ei direita e com meu pai e lhe direi pai pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de
ser chamado teu filho trata me como um dos teus trabalhadores e levantando se e foi para o seu pai vi ele ainda longe quando seu pai ou avistou e compadecido dele correndo o abraçou e beijou meu filho ele disse pai pequei contra o céu diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho o pai porém disse aos seus servos trazeira depressa melhor roupa vestiu onde um anel no dedo e sandálias nos pés trazei também mataram no vídeo observado comamos e regozijamo-nos porque esse é o meu filho estava morto e reviveu estava perdido
e foi achado e começaram a negociar jassim hora o filho mais velho estiveram no campo e quando voltava ao aproximar-se da casa ouviu a música e as danças chá mundos criados e perguntou lhe que era aquilo ele informou ver o teu irmão de teu pai mandou matar no vídeo vado porque o recuperou com saúde ele se indignou e não queria entrar saindo porém o pai procurava conciliá lo mas ele respondeu a seu pai há tantos anos que te se você jamais transgredir uma ordem tua e nunca me deixa um cabrito sequer para alegraram com os
meus amigos vindo porém esse teu filho que desperdiçou os seus beijos com meretrizes de mandar se matar para ele o vídeo observado então respondeu pai meu filho tu sempre estás comigo tudo o que é meu é teu entretanto era preciso que nos regozijar se temos de nos alegrar se nos porque esse teu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi achado em nome de jesus pai queremos mais uma vez colgate por sua palavra confiadas única e exclusivamente nos méritos do senhor jesus por cujo sangue nos aproximamos e rogamos que ministre uns que fale aos
nossos corações de tal maneira que a tua palavra produza o que saiu dos teus lábios para realizar e sejamos então como queres para a honra e para tua glória em nome de jesus amém muito bem essa é uma parábola muito conhecida ela faz parte na verdade de um trio de parábolas a parábola da ovelha perdida da dracma perdida e esta queda do filho e essa parábola foi contada como explicação de jesus aos fariseus do por que jesus não entrar no partido há os fariseus sempre viu jesus de longe é como alguém muito parecido com ele
era mesmo ele tinha uma mensagem semelhante ele é exemplo os fariseus a estava em todos os livros do antigo testamento não apenas na torá mais nos profetas e também nos poéticos e o sitava exemplo dos fariseus faziam ele também cria na ressurreição dos mortos então havia muita semelhança na pregação de jesus entre a pregação de jesus e pregação dos fariseus de forma que os fariseus e ou de alguma maneira olhavam pra jesus na esperança de que ele fosse um mestre como eles a e também havia simpatizantes de jesus entre os fariseus os fariseus tinham um
a se auto incumbido de serem os que detectariam messias que avisariam o povo se o povo estava ou não diante do bc prometido por pelo pai eterno e eles se tinham muitos deles que tinham muita simpatia por jesus a quem a historiadores inclusive que acreditam que jesus cindiu dividiu o o os fariseus pelo menos em parte porque havia um grupo de fariseus que dava e dava mostras de ter reconhecido em jesus o messias de israel gente representada por pessoas como nicodemos josé de arimatéia e outros que davam mostras de ter de ver em jesus algo
mais do que um profeta então a distância de jesus os fariseus era grande do ponto de vista da prática de vida e aliás isso foi sempre o que jesus chamou a atenção dos fariseus até exortando os duramente o que eles dizem uma coisa e virou outra eles eram hipócritas não é interessante que no mundo moderno a gente acha que uma pessoa é hipócrita é uma pessoa que sente uma coisa e diz outra mas hipócrita significa acreditar é fala daquele tipo de gente que ensina uma coisa prega uma coisa mas vive outra completamente diferente é por
isso que jesus chamava de hipócritas porque eles dizem uma coisa e vive um outro mas do ponto de vista da mensagem havia muita semelhança entre a mensagem de jesus e mensagens fariseus mas é que os fariseus tão indignados com jesus eles estão indignados com jesus porque jesus andava com os publicanos e os fariseus se aproximaram de jesus perguntando é porque que ele andava com os publicanos e inclusive comia com eles e essa inquietação dos fariseus ela ela tinha tinha procedência ano o procedimento tinha razão porque os republicanos eram traidores os republicanos eram caras que tinham
se bandeado por um lado dos romanos que tinham traído públicos rael eles agora trabalhavam os romanos cobravam imposto do povo diz é o nome dos romanos e claro também ficavam rico ficavam ricos às custas dessa cobrança não apenas pelo que auferiam do povo como pelo que desviavam que desviavam dos impostos recebidos enfim se locupletavam as custas da miséria do seu próprio povo então não era de estranhar que eles fossem alvo de todo o ódio possível e imaginário e jesus começa a aceitar pública nos assistindo as suas mensagens começa a aceitar publicanos presente nos seus círculos
de ensino e começa mais começa a aceitar convites de publicanos pra jantar na casa deles e e para os judeus essa coisa de você receber alguém em casa de de aceitar o convite dele pra jantar é muito significativo passa a idéia de de compromisso passa a idéia de concórdia de concordância passa a idéia de uma certa anuência complicado e é disso que os fariseus estão tentando avisar jesus que ele está andando em uma companhia de que ele está passando um sinal confuso acerca dele mesmo e e aí jesus então conta três parábolas ele conta três
parábolas pra avisar aos fariseus que ele não vai participar do partido ele não vai mais está não vai mesmo está com parte dos fariseus que ele tem uma outra perspectiva de viver uma outra abordagem e que portanto ele tem um outro comportamento uma outra direção na para então veja perdida a jesus dá a entender aos fariseus que nome de deus ele veio para um um projeto radical porque a história da ovelha perdida era uma história bizarra porque o camarada tem uma ovelha que se perde e ele deixa nos montes 99 - ele não deixa no
aprisco deixem nos montes 99 ovelhas e vai atrás da orelha que se perdeu esse sujeito é radical demais porque quando ele voltar se tiver achado a ovelha perdida ótimo ganhou velha pedido que as 99 entendeu né as 99 se foram e os fariseus estão entendendo que jesus está dizendo que as 99 são eles os fariseus que jesus está trocando felizes pelos publicanos por um publicando que seja ele está indo embora ele tá indo buscar os publicanos e deixando os fariseus depois ele conta a história da dracma perdida que é uma moeda sem valor e provavelmente
a senhora está procurando o ataque não porque deco faz parte de uma tiara e ela perdeu uma das lacunas da ihara então é uma relação emocional não é uma relação econômica não vale a pena não vale a pena fazer aquele movimento doido de revirar a casa para achar uma moedinha que não vale nada mas acontece que é modinha tatiara e aí você pegar uma moeda nova propor uma tiara onde todas as outras moedas já estão marcados pelo tempo vai ficar vai destoar então a questão emocional uma questão de estética então aquela dracma tem um valor
muito grande muito maior do que o seu valor de face porque ela tem uma relação emocional com aquela com aquela tirar uma uma relação emocional e uma necessidade estética que é um negócio fantástico dizer aquela aquela tiara ela faz parte de um conjunto que eu quero manter unido porque é estético é o meu senso estético que manda então uma relação emocional e aí com isso jesus está dizendo que ele sabe o que os publicanos fizeram e como eles são encaradas pelo povo de israel como eles são tratados como gente desqualificada e o que na verdade
faz muito sentido porque os publicanos mas são mais ou menos como o que deve ter acontecido com os caras que cooperaram com os nazistas nos países o invade tostão imagina o mec os franceses que cooperaram com os nazis eles cooperaram mesmo a criar até uma nova república para cooperar com os nazis imagino que ele sofreu quando charles the go é entrou com com as tropas aliadas retomando a frança para os franceses imagina o que os adeptos os vendidos aos nazistas não sofreram e como eles foram tratados mesma coisa com a polônia quando os russos tomaram
toda a europa do leste e derrotar os nazistas estão todos os que cooperaram com os nazistas tiveram tiveram a sua paga os publicanos é mais ou menos a mesma coisa eles eram vistos do mesmo jeito que que os cooperadores dos nazistas foram vistos na segunda guerra mundial é assim que os nazistas foram derrotados não era ainda era compreensível o óbvio só deus é compreensível e aí então os publicanos eram gente desqualificada e aí o senhor na palavra do dracma pedida dizendo eu sei que pra vocês não valem nada mais pra mim valem qualquer sacrifício se
eu tiver de varrer a casa se eu tiver de mudar tudo para buscá los encontrá los eu vou fazer e mais uma vez os fariseus entenderam que ele estava falando o tudo é o velho israel eu vou mudar se eu tiver de mudar tudo em israel se eu tiver de refazer uma reviravolta nos conceitos de vocês eu tivesse de fazer uma reviravolta nas tradições de vocês eu vou simplesmente varrer as tradições de vocês para o limbo mas eu vou buscar os publicanos eu vou buscar aqueles que estão dispostos ao arrependimento então era jesus está dando
uma resposta aos fariseus e uma resposta muito drástica muito gasto dizendo que ele veio para isso mesmo para buscar aqueles que estivessem dispostos a se arrepender e os publicanos estavam republicanos estavam buscando jesus e estavam recuperando a sua fé e estavam recuperando a sua devoção estavam recuperando a sua noção de de palavra de deus de vontade de deus de lei etc etc então jesus estava abrindo mão dos fariseus e aí na última parábola é parábola do filho pródigo desse trio jesus vai descrever os publicanos e vai descrever os fariseus os publicanos são representados pelo jovem
pelo filho mais moço que pede que pede o que era seu e que na verdade não era nada meu pai estava vivo então não tem nada quando o pai morre aí então sim você tem herança mas enquanto pai está vivo não tenho pressa nenhuma inclusive o pai pode não deixar herança nenhuma e ele pede além do que ele não é o primogênito então por definição ele não tem nada mesmo porque o primogênito é uma rigorosa não tem coisa nenhuma mesmo mas ele vai lá e diz é dar o que é meu e para surpresa geral
o pai de vídeos bens entre os dois irmãos e da parte que caberia ao filho mais novo embora não o coubesse né é na verdade uma benemerência do painel é um ato um ato de boa vontade tá bom você não tem direito a nada não vou te dar metade bom eu menino é como os publicanos são pedro lario ele vai jogar tudo fora ele é perdulário ele pega vida que recebe de deus e faz da vida que recebeu de deus uma porcaria só em um perdulário ele não não têm nenhuma noção de responsabilidade não têm
nenhuma noção de de vida de qualidade de vida de de significado da vida e e ele está gastando que não construiu até jogando fora o que recebeu por graça por misericórdia poder por benevolência e não tenham sucesso de futuro não tem nenhuma poupança é um doido varrido um esclarecedor não passa disso esse é um público no mesmo e vai perder tudo e outro o outro irmão é o meu irmão mais velho o irmão mais velho é um sujeito de congresso a parte que obedece à lei que merece o pai mas a exemplo do irmão mais
novo ele não ama o pai ele não faz amor ao pai a diferença entre os dois irmãos e tinham mais novo deixou isso claro quer embora não vou ficar com você me da minha parte eu vou embora é o mais velho nunca disse mas era cumprir as ordens fazer as tarefas a cumprir a lei que é exatamente fariseu mas não o fazia por amor ao pai não fazer por amor ao pai o fazer por uma devoção religiosa mas não por uma conversão real ao pai tanto é que quando o filho mais o filho mais novo
volta aí o pai festeja a volta do seu filho o filho mais velho chega pro pai diz assim você é um justo você é injusto na verdade eu sempre soube disso por que há tanto tempo eu estou aqui trabalhando compro tudo o que você manda tudo faço tudo o que você diz isso mas você você nunca nunca nunca me oferecer um carneiro que fosse pra que eu pudesse reunir os meus amigos e fazer um churrasco ou seja eu nunca fui feliz eu nunca pôde festejar a vida eu nunca pude celebrar a vida porque estava obedecendo
o tempo todo não há nenhuma alegria em estar com você eu fiz isso porque tinha que fazer e eu sempre soube que você não ia reconhecer mesmo mas estou fazendo a minha parte e já e se esse moleque aí que desperdiçou todo o dinheiro dele com um com as meretrizes a todo seu dinheiro nem porque o dinheiro não era dele é seu né você deu pra ele o dinheiro desperdiçou tudo que era seu com as 63 quando ele chega você oferece pra ele em 11 11 um churrasco o novilho observado eu não vou participar disso
aí dão e aí jesus então tá dizendo para os fariseus eu sei quem são os republicanos mas eu também sei quem são vocês vocês são essa gente que é constrangedor aos que acha que pode constranger deus que acha que a lei foi criada a de forma punitiva que a lei é uma punição que andar com deus é um desespero e tem muita gente que assim eu gosto de lembrar sempre de uma irmã que era da igreja que eu me converti e ela cantava cantava bem mas ela cantava uma música só e toda vez que tinha
um culto e ela estava e ela estava em quase todos é ela pediu uma oportunidade para o nosso pastor de nós passou dava e ela e ela na frente e cantava mesma música ea letra da música dizer assim a fé é o meu grande alimento passo tristes momentos só pensando em jesus eu peço por um fardo mais leve e que deus seja breve e levará metros imagina toda vez ela cantava essa música ea gente entrava em pânico atrás da molecada a gente é gente trata do lava irmã tadinha a gente ficava lá de atrás dizendo
nem um pastor não dá oportunidade não e pastor o pastor não sei como é que ele agüentou gente mas aqui a gente já sabia que ela ia chegar lá ea cantar a fé é meu grande alimento passo tristes momentos só pensando em jesus que isso marque triste momento pensando em jesus irmã eu peço por um fardo mais leve e que deus seja breve em levar minha cruz está pedindo para morrer uma casa gente mas é tem gente que é assim tem gente que nunca entendeu a vida com deus como um privilégio como a alegria de
desfrutar da trindade desfrutar de um amor que inspira a o universo que dá razão para o universo tem gente que entendeu que a relação com deus é uma relação de de ver o tempo todo de débito constante e que têm de bancar isso porque senão bancar isso deus não vai salvá lo no final das contas porque ele não se sacrificou ele não fez a parte dele ele não buscou de todo o coração ele não deu a vida dele ele não fez o que deus disse pra ele fazer ele não cumpriu as leis de deus cabalmente
ele não tem chance e mais não adianta ficar esperando que deus vai te agraciar deus é assim mesmo é vida com deus é isso aí mesmo irmãos essa essa situação cru em nua mesmo e tem de ser assim vida com deus é isso aí então essa gente ela vende a ideia vende a imagem de que é profundamente religiosa profundamente devota profundamente obediente e que a vida cristã custosos a mesma mesmo e ela se torna um de pessoas judiciosamente elas têm uma metralhadora giratória elas são capazes de julgar tudo e todas elas sabem sempre quem está
certo eo que está errado quem é bom que o irmão quem é verdadeiro que é mentiroso quem é deus quem não é e elas são implacáveis implacáveis e se ela sismo que determinada coisa é condizente com a fé cristã e você e e qualquer pessoa deixa de fazer elas são implacáveis porque elas são judiciosamente elas exijam que todo o crente devia usar o zoom e tem um crente que nos azul a esse cliente vai ouvir vai ouvir o que quer eo que não quer elas são implacáveis porque elas usam azul porque elas fazem tudo certinho
porque elas dão a vida delas porque elas banco esse negócio elas têm vivido uma vida de santidade então elas são judiciosamente implacáveis e não sabe o significado da palavra misericórdia eles estão sempre prontos prontos pra botar a casa em ordem tem de botar a casa em ordem mas não amam deus não amam deus amam o o o seu próprio senso de sucesso particular de realização religiosa particular não amam deus são radicais a agora recentemente nós tivemos o caso lado os cartunistas franceses do charlie hebdo e aí dois movimentos aconteceu no movimento foi aquele em que
as pessoas fizeram aquelas camisetas gesso está ali para dizer que se identificavam com os caras que tinham sido o abará mente assassinado mas não não demorou muito para que surgisse um movimento contrário nem passo já nem pachorra mim eu não sou chamei não tem nada a ver com isso e aí nesses movimentos do gênero a charlie você tem alguns alguns osmano algumas manifestações eu me lembro de uma manifestação de ouvir que eu ia em que a pessoa dizer assim eu não concordo com as mortes mas também não dá para comprar agüentar aquele diz respeito todo
dos cartunistas aí eu escrevi um texto dizendo o que significa não dá pra aguentar quando você diz que você não concorda com as motos mas que não dá pra aguentar o desrespeito dos cartunistas e eles eram desrespeitosos mesmo o que quer dizer não dá pra aguentar quer dizer que lá no fundo lá no fundo você concordou com os radicais que dizer que lá no fundo lá no fundo você só não fez porque é algo que a sua religião não permitirei que você fizesse então lá no fundo lá no fundo com a diferença entre você e
eles que têm de diferente aqui o que significa não dá pra aguentar agora você está ofendido com que a voz está ofendido porque eles ofenderam deus deus não pode ser ofendido um deus que possa ser ofendido não é deus ofenderam você sei que seja desrespeitaram seu sua a sua fé ok é verdade a linha também mas e daí eu sou cristão jesus cristo no seu maior momento dia de agruras e diante dos seus piores algozes de si pai ter 12 eles não sabem o que fazem porque eu tenho o direito de dizer outra coisa quem
me deu a autorização de reagir de modo diferente de death da reação de jesus quem eu não tenho escolha jesus cristo diz que não importa quanto os ataques no cérebro dele sofra ele só autoriza os servos dele a amarem os servos deles jesus só estão autorizados a amar não estão autorizados a mais nada e consequente e consequente é o amor é o perdão então servos de deus estão autorizados apenas a amar ea perdoar então o que significa não dá pra aguentar significa que só ontem e que somos radicais religiosos tanto quanto os que impetraram aquele
crime o perpetraram aquele filme somos tão radicais quanto eles só não levamos isso as últimas consequências eles levaram esse é o irmão mais velho irmão mais velho que se ofende o irmão mais velho que sabe o que é verdade o que não é o irmão mais velho judicioso irmão mais velho é o o que condena o próprio deus que não consegue conviver com deus amoroso não consegue conviver com o pai misericordioso não consegue conviver com o pai que perdoa não consegue conviver com o pai que recebe de volta um pecador arrependido e que estende a
ele o abraço a túnica o anel de filho e ainda celebra com um churrasco então jesus está dizendo aos fariseus eu sei quem são vocês eu sei que vocês vocês são aqueles que não conseguem conviver com a graça de deus vocês são aqueles que não conseguem conviver com o perdão do pai vocês são aqueles que nunca entender o que tudo o que o pai fez fez por amor e tudo o que o pai designou instruiu isso por amor e pra que vocês desfrutassem desse amor que o favor do pai não se conquista com esforço e
sacrifício pessoal mas com recepção a graça de deus com a compreensão de que o pai é gracioso o pai por sua graça salva o pai por sua graça perdoa o pai por sua graça restaura o pai por sua graça dá um novo começo a todos quantos se arrependam então a jesus está dizendo aos fariseus eu sei quem são vocês agora eu vou dizer para vocês porque é que eu tô andando com os publicanos porque eles estão se arrependendo porque eles estão dizendo pecamos contra o pai já não somos mais dignos e eu vim trazer lhes
o abraço do pai o perdão do pai ea retomada vida que o pai consegue a todos que se arrependam e a parábola a gente percebe que o amor de deus é transformador o amor de deus constrange e transforma então a geralmente quando você fala com representantes do irmão mais velho ei você se dá conta de que eles não entendem a graça e pensam que a graça eu barateá momento do sacrifício de jesus eles acham que a então é pela graça então quer dizer que eu posso ver de qualquer jeito então posso pk posso fazer o
que eu quiser aqui se pode fazer de tudo né porque atua pela graça né não precisa ter vida às vezes é obedecer nada tudo é pela graça tudo pela graça aí você diz não é não é você vive pelo que você foi perdoado baseado em quê e você está sendo sustentado baseado em que não é é é só pela herança mesmo é só pela graça de jesus que eu venci cheguei aqui diz o outro hino é o problema meu amigo é que a graça não é barata a graça é transformadora todos os que são atingidos
pela graça são transformados pela graça então você sabe que a graça atingiu alguém porque ele começou a dizer pai pequei contra o céu e convidativo a olha graça e chegando a ligação graciosa de deus chegando aí pai pequei com dossel contrate já não sou digno de ser chamado de o filho aí o senhor vai lá e abraça e restaura e traz de volta pra casa e agora ele não é mais um segundo filho ele é o terceiro ele é o filho que agora ama de fato o pai é o filho que de fato reconhece a
misericórdia do pai ele é o terceiro filho ele agora é como jesus e é isso que jesus estava tentando dizer os fariseus vocês são o primeiro o filho mais velho o segundo que aparece na minha história ele o filho mais novo são os publicanos primeiro que apareça na minha história e eu eu sou o terceiro filho eu sou o terceiro filho eu não estou com eles como vocês pensam que eu tô mas eu também estou com vocês como vocês pensam que eu estou eu sou o terceiro filho eu conheço o pai eu amo pai e
eu sei que o pai veio buscar e salvar os que se perderam e que a graça do pai que deu seu pai por sua graça vai provocar arrependimento ea começado arrependimento o pai por sua graça vai provocar transformação o pai por sua graça vai mudar a vida deles o pai por sua graça vai trazer os perto dele para perto dele o pai por sua graça vai fazê-los parecidos comigo eu sou o terceiro filho e eu vim aqui para transformar os publicanos em terceiros filhos como eu agora desistir de fazer isso com vocês se vocês não
amam pai vocês querem comprar o pai e vocês acham que tem bala na agulha para isso e vocês se tornaram judiciosos e você esconderam todo mundo e vocês são os donos da verdade e quem não pensa com você está condenado ao inferno eu estou saindo do partido que eu nunca entrei é isso que jesus está dizendo nós eu não vou andar com vocês porque vocês não amam pai vocês não querem a vontade do pai vocês querem submeter o pai a vocês que querem que você que o pai reconhece que deve à vocês a salvação porque
vocês aqui eles são fiéis então vocês não sabem do pai nós vamos andar juntos mas não se preocupe eu não também convertendo os publicanos republicanos é que estão se convertendo eu sou o terceiro filho o filho que ama o pai pelo pai que desfruta da alegria de viver com o pai e que obedece ao pai por pura alegria por pura alegria por pura satisfação porque o amor do pai é constrangedor percebeu então chamado do senhor a todos nós próximos o terceiro filho o filho que ama o pai pelo pai para quem viver com o pai
é a coisa mais preciosa do mundo e para quem fazer a vontade do pai é motivo de satisfação de pura alegria e que vai buscar todo mundo em todo lugar para que experimentem esse amor do pai essa alegria de viver com o pai de andar com o pai é uma fé radiante é uma vida cheia de alegria não é alegria e inconseqüente do riso fácil mas a alegria de contemplar a bondade do pai a ação poderosa do pai ação salvadora do pai a ação transformadora do pai e essa graça não é barata porque essa graça
atrai cura e transforma quem é atingido pela ação graciosa do pai relação salvadora do pai por sua graça e levado ao arrependimento é curado e é transformado no terceiro filho é transformado a cada dia de glória em glória e gente cada vez mais parecida com jesus de nazaré gente parecida com jesus de nazaré ama está com o pai ama viver com o pai e fazer a vontade do pai é pura alegria de pura satisfação não é um peso não é eu peço por um fardo mais leve e que deus seja breve em levar minha cruz
como era minha irmã querida não tão que o senhor nos console com a sua palavra e nos convoque a realidade do terceiro filho e isso amados é um ato de deus por sua graça que a nossa oração seja a oração do filho próprio pai eu não sou digno eu não sou digno não sou digno mas eu estou aberto o teu abraço em roberto o teu perdão estou aberto a tua cura imploro a tua salvação a tua transformação atua mudança na minha vida amém que deus nos abençoe
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