a minha preocupação e porque eu eu eu eu vi um fenômeno chamado ramaz eu eu tive na faixa de gaza eu tive em Gaza antes da da da intifada né antes da eleição antes do do do do fatar perder a eleição em 2006 e e eu sempre eu eu tenho medo do da arma de fogo do fuzil aliado ao fundamentalismo religioso Pô e eu tinha um um um grande medo assim eh poucos inquéritos policiais poucos Tá mas a polícia civil do Rio de Janeiro eh investigou eh eh algum tipo de de violência contra praticantes de
de de de cultos africanos né e mandar fechar templo mandar fechar e e proibir o tambor né e e eu escutei um caso único de um de um muçulmano também orando um caso único e que ele foi orar numa comunidade não do ter C do CV estamos falando de duas facções terceiro comando que é a facção menor e o CV porque no CV também tem tem traficante evangélico também né Tem católico também e então assim quando a gente pensa no tráfico com com fuzil e com com uma informação religiosa mal mal oferecida sem sem um
pastor formado né olha olha o meu preconceito né sem sem um uma ação mais refinada eu tenho medo que que que ISO possa virar nos próximos anos eu eu compartilhei na semana passada com com com com os meus seguidores a Igreja Católica fechada na área do peixão eu não conheço o traficante peixão pessoalmente e ele é novo eu saí da Polícia já há 20 anos então nunca esbarrei com ele em operação policial ele nunca Aliás ele nunca foi preso pela polícia e mas a a a possibilidade de um ficante do Rio de Janeiro do terceiro
comando proibi quermes proibi e missa no domingo é minha assombra sabe eu acho que deveria Despertar a atenção de todo mundo que que tá acontecendo aí será que eles estão proibindo tamanho cont do controle né Será que eles estão proibindo a fé católica agora assim não satisfeitos em vender maconha e cocaína será que eles querem Proibir a fé católica mas a a Vivian expiram em terreiros por exemplo muitos é é a entrada dele Ada da Cidade Alta é marcada pela expulsão destruição de casa de umban e canom blé não só na cidade al era era
de religão africana a mãe dele é mas disse que ela converteu-se é depois e a família se tornou evangélica e ele também é evangélico A partir dessa família evangélica a gente vai falar do peixão certo peixão é o é o é o é o fio que você você usa para para conduzir Teu livro ou não é o peix Na verdade o livro ele é conduzido e Na tentativa de responder à pergunta que eu fui lá né fazer por Como pode o nome de Deus ser usados em contextos de violência então quando eu vou escrever o
livro eu penso assim Bom deixa eu ver como que é o cenário do crime no Rio de Janeiro então o primeiro o primeiro capítulo é meio que para para mostrar como que que esse esse crescimento evangélico então a gente tá falando de um Brasil católico né católico sincretizado com Ban canom blé então é um Brasil católico mas que tem a presença do Candomblé e da Umbanda sincretizada principalmente nesses movimentos de Periferia Então tá muito presente n periferias As Margens da sociedade então quando eu começo a escrever o livro eu vou pensando assim deixa eu ver
primeiro esse cenário aqui como que a coisa funciona então quando comecei a olhar para isso eu percebi que a religião e por isso a a a minha né o meu cuidado com com o termo e a minha discordância do termo narco pentecostalismo eh porque o ponto de a religião está presente desde a Gênese da dessa construção do Crime Organizado no Rio de Janeiro então quando a gente fala do Comando Vermelho Por exemplo a religião já tava lá quando a gente fala é São Jorge tá lá presente algum tá lá presente né quando você fala do
jogo do bicho São Jorge tá lá presente algum tá lá presente então a gente tá falando da da religião das pessoas a gente tá falando que essas pessoas que estão ali que são pais que são filhos que são irmãos né que são maridos eles também têm as suas religiões eles também têm as suas devoções Assim como a gente assiste filme da máfia e tem o o catolicismo entranhado exatamente então assim como o catolicismo tá entenado na máfia aqui ele sempre esteve presente tanto no mundo do crime organizado e que do narcotráfico como no no no
jogo do bicho como está presente na Milícia então eu vou olhar para esse movimento e pensar então tá bom então o que que tá acontecendo que tá vendo essa transição de num lugar onde era exclusivamente católico sincretizado com Band canom blé Então tinha muito essa presença de de um Band Candomblé e catolicismo mesmo a gente tratando de um catolicismo cultural como que agora a gente começa a identificar alguns evangélicos aqui não só alguns evangélicos no sentido de identificação evangélica mas nos nomes nas falas nas músicas na cultura Como que essa cultura evangélica vai aparecendo Eu
lembro que quando eu comecei a fazer essas perguntas a Cristina Vital tava lançando livro oração de traficante Então nesse livro oração de traficante que ela faz uma etnografia da da de Acari e ela trabalha né junto com com com quem havia sido o orientador dela Marcos Alvito que escreve as cores de akari ele vai contando a história de como o crime organizado quando ele conquistava um novo território eles destruíam tanto o a imagem que representava o santo de devoção daquele tr estava sendo destruído quanto matavam o traficante então não era só o traficante que era
destruído eraa o traficante e o seu Deus é um domínio não só do território mas também é um é um domínio do do Deus que ele acredita exatamente então o traficantes evangélicos livr traficantes evangélicos ele basicamente vai mostrar como esse movimento do mundo do crime no Rio de Janeiro sempre esteve marcado pela presença religiosa só que ela ela ele esteve marcado pela presença religiosa por essa por essa religiosidade cultural esse caudo cultural brasileiro que tava tanto com a presença do catolicismo quanto do Candomblé da Umbanda E aí estava naturalizado Então ninguém vai se escandalizar com
um traficante com uma tatuagem de São Jorge Nem com um Playboy por exemplo traficante na época e indo lá fechar corpo saindo do do terreiro e sendo assassinado na frente do terreiro E aí né a pesquisadora vai dizer não funcionou bem talvez ele tenha sido o último a fechar o corpo a gente sabe que não mas a religiosidade sempre presente então quando a gente fala de traficantes evangélicos a gente não tá dizendo que os traficantes são evangélicos a gente tá dizendo que assim como sempre houve né na religiosidade nesse caldo cultural brasileiro e nesse caldo
religioso brasileiro a religiosidade do traficante como cidadão como pessoa apresentada sendo católico canoista humand dista ela começa a aparecer por conta dessa mudança do campo religioso brasileiro por conta desse crescimento dos Evangélicos esse crescimento não é controlado institucionalmente esse crescimento ele é assim mesmo ele é secularizado então a gente tá tendo uma secularização da religião a religião vai virando também uma identidade social as conversões vão Ficando menos marcadas a gente espera mais do evangélico né viv é mas aí porque a gente aprendeu que a conversão evangélica era marcada por alguns algumas rupturas você falou alguns
rompimentos e e a conversão vai ficando cada vez menos marcadas por essas rupturas você falou em violência doméstica de Evangélico que eu jamais imaginei porque eu atendi ao longo da minha vida dezenas de casos de Maria da Penha quase sempre domingo à tarde era o marido bêbado batendo na esposa à tarde e e se esse marido tivesse na igreja ele não tava bêbado se ele não tá bêbado ele não vai bater na esposa então assim eu eu não consigo imaginar a violência doméstica associada é tem pesquisador que diz que a violência doméstica ela é diminuída
quando o marido se converte não necessariamente então assim quase 100% das mulheres que a gente atende no irua são evangélicas e mais de 80% dos agressores são evangélicos e são líderes na igreja eu vivi violência doméstica por 14 anos sendo evangélica sendo casada com Evangélio então quando a gente fala de quem é que pode se identificar como evangélico A gente tem que ter muito cuidado com isso porque um pastor pedófilo que acabou de ser preso há pouco tempo aqui né em São Paulo esse pastor pode se identificar como pastor e como evangélico não deveria não
deveria mas se identifica então assim quem quem é a gente que que que pode dizer né quem é evangélico quem não é evangélico A gente vai entregar a carteirinha quem é católico quem não é católico quem é um bandista e quando a gente vai percebendo que a religios que a religião vai virando Cultura vai se misturando porque tanto a cultura atravessa religão quanto a religião atravessa a cultura essa mistura esse caldo cultural vai sendo transformado no Brasil Então hoje a gente vê cantor sertanejo evangélico quando que na década de 90 teria um cantor sertanejo convertido
se declarando evangélico e cantando Sertanejo ainda é quando que a gente teria uma pastora Pentecostal falando aqui com uma argola na orelha eu comecei a trabalhar na Sea com 16 anos tinha que estar toda pintada maquiada fazer sobrancelha fazer unha pintar unha eu não podia fazer nada disso que o pastor não deixava então a Assembleia de Deus você não podia pintar unha você não podia usar brinco você não podia fazer sombr celha você não podia usar calça comprida Então E é claro que eu tô falando isso de costumes né então isso daqu são costumes eh
mas quando a gente fala que a conversão vai ficando cada vez menos marcada a gente tá falando que ela vai se diluindo então a gente vai tendo cada vez mais conversões de diluídas mais fluidas e aí as pessoas que vão esses novos evangélicos vão surgindo com mais marcadores sociais com mais marcadores de identidade que se tinha antigamente então o evangélico era alguém que você olhava de longe e via aquela pessoa evangélica ainda tem ainda tem mas a gente também tem outros evangélicos e a gente não sabe lidar com esses outros evangélicos com esses novos evangélicos
que estão surgindo que se identificam como evangélico As pessoas dizem hum não sei se é evangélico não hum é evangélico mas posta foto desse jeito é evangélico Mas canta tal música é evangélico mas ainda tá no jogo do bicho evangélico mas é miliciano EV vai culo domingo e e faz o louvor faz tud direitinho vai oculto com a família é assim como os milicianos fazem oculto domingo com a família os milicianos ah aí Mel tá aí é o é o é o mundo tem uma uma uma no top agite um no livro né Tem uma
uma um capítulo do livro não lembro exato e eu não vou dizer que aconteceu Vou deixar na dúvida e nós tíos muitos policiais evangélicos muitos policiais todosos Pentecostais né a gente não tinha policial Batista nem Metodista nem presbiteriano nossos policiais eram assembleianos Universal e e e é muito comum nas favelas do Rio imagens de zep lintra e Cosmo Damião né mas é muito comum em cada em cada favela nas nessas não tem mais né nessas do TCP nessas não não Então tinha policial tinha policial nosso com eu Eu tenho certeza que aquilo não era uma
molecagem sabe era uma coisa muito da Fé dele o capitão só me perdoa mas isso aqui isso aqui não é de Deus isso o quê a imagem e o cara e o cara dava logo um tapão na imagem que a imagem caía no chão quebrava e me desculpa mas assimo eu não tolero isso era um policial verdadeiramente Cristão né num nível eh que ele não aceitava numa favela ver uma imagem de Z Pelintra sabe uma uma eu nem sei que entidade é essa não conheço bem não estudei sobre isso mas com certeza aquilo era F
religiosa de alguém esse o policial não respeitava sim porque entende que que aquilo era do dem do demónio exatamente eu já tô vendo isso No traficante também né já né sim porque mesma força do é como a gente estava falando né a o que marca a entrada dele na alta é essa expulsão destruição e essa violência Religiosa e e no livro eu nem chamo de intolerância eu gosto de chamar de violência religiosa porque eu não não entendo que tenha outro nome para tratar e o a forma com que foi feita esse essa transição Comando Vermelho
foi invadida em 2017 e tem um Marco simbólico nessa invasão e o terceiro comando é é muito mais fraco belicamente que Comando Vermelho Então seria de uma extrema ousadia você invadir uma favela do terceiro seria um milagre seria um milagre E aí Deus segundo peixão que é o Álvaro Malaquias Então vamos falar dele é vamos falar dele pra gente não ficar dizendo assim né o peixão é o Álvaro Malaquias Santa Rosa ele é um jovem cria de Lucas agora ele é mais mais novo do que eu então ele é um jovem tem 30 e poucos
anos é 30 e alguma coisa eh faz aniversário no final de dezembro 26 se eu não me engano é vascaino então ele é cria ali então o povo de Lucas conhece ele povo da alta também de Vigário mas ele é cria de Lucas e ele se entende chamado por Deus para assumir o o comando de Lucas quando Lucas está vivendo ali um período de transição também tinha perdido um líder e aí tinha outros ali tentando eh eh assumir e a ele percebe que a favela tá sofrendo ele entende como um chamado de Deus para ele
voltar e assumir essa favela e administrar essa favela a partir da experiência religiosa que ele teve não é diferente por exemplo quando ele vai assumir a cidade Alta quando ele vai conquistar a cidade alta ele tem um vídeo no YouTube disponível inclusive ainda dele dizendo que Deus disse a ele que ele assumiria que ele tomaria a cidade alta e que essa era uma promessa de Deus para ele que não era uma promessa de Deus para alguém que tava com ele pros caras que estavam ali no no movimento com ele que não tinha nada a ver
com a galera do Comando Vermelho mas que Deus tinha prometido a cidade alta para ele e que ele ia tomar a cidade alta e ele toma cidade Alto E aí as pessoas consideram milagre porque a cidade Alto É tradicionalmente do Comando Vermelho e é uma comunidade é muito muito adepta né Tem muitas pessoas de religiosidade de matriz africana ele Tom uma cidade de alta usando na época pelo menos os 10 drones sabe isso nunca tinha acontecido nem na não tinha tido guerra da Armênia ainda não tinha guerra na Ucrânia na Rússia tipo esses que ser
usados esses que estão usando agora ele utilizou para buscar imagens né então parece uma estratégia muito bem elaborada sabe de planejamento de planejamento e tal e na época alguma suspeita de participação de policiais tá foi investigado pela corregedoria participação de policiais ajudando ele nessa nessa ação eh não foi provado mas foi investigado duas guarnições inclusive foram afastadas do batalhão não do bop tá de um batalhão da região e mas essa invasão no dia seguinte o comando vermelho tentou retomar S E A polícia pegou os bandidos Comando Vermelho na rodovia na Brasil foram mais de 30
bandidos do Comando Vermelho presos né então para boa parte da sociedade do Rio de Janeiro existia uma simpatia da polícia pelo terceiro comando sabe e eu digo para para Vivian Sinceramente se isso aconteceu há 10 anos possível mas hoje não há três semanas dois policiais do BOPE foram mortos pelo terceiro comando na Favela da Maré eh não pelo terceiro comando do peixão pelo terceiro comando do th porque são são são Várias Vários complexos do terceiro comando né mas o terceiro comando já não é mais a facção simpática polícia em algum momento eh tinha uma lenda
A 20 anos Ah o terceiro comando não atira em polícia né negativo ontem uma viatura da força nacional que são policiais de todo o Brasil que estão cedidos lá ao Rio de Janeiro né numa numa colaboração do Ministério da Justiça ontem uma viatura entrou sem querer em Vigário Geral sem querer mesmo são policiais de outros estados que não conhecem o rio isso já aconteceu três vezes no Rio de Janeiro já e infelizmente o policial da força nacional tomou um tiro na cabeça e por bandidos da quadrilha do chão eh não sei o que que o
peixão vai fazer se vai puxar a orelha do bandido se vai matar o bandido eu não sei mas os bandidos da do terceiro comando ontem balearam covardemente um policial da força nacional que tá tá tá internado no hospital e e tava muito mal hoje de tarde aí o BOPE foi para lá hoje tem deve tá tendo operação do BOPE lá hojee nesse momento exato então e apesar de ser um traficante evangélico que se diz evangélico apesar de ter de ter evidentemente que ele tem mais Carisma pra Sociedade do que do que o do Comando Vermelho
eu posso provar isso depois para você é tem você quando conversa com o morador de uma favela do terceiro comando o morador tem menos medo sabe é uma uma é percepção mesmo são favelas mais limpas o o o índice de dengue de uma favela do Comando Vermelho é superior a favela do terceiro comando o o o peixão é obsecado por limpeza então é uma favela muito limpa hã ordem origan ordem disciplina aela limpa sabe limpa mesmo não tem lixo espalhado eh deve ser na base da ameaça certamente Claro ele setifica como administrador né ele se
identifica como administrador da favela então ele fez a ponte né A Ponte do ele fez a ponte que o pais não fez é o Eduardo pais o prefeito do Rio de Janeiro ficou devendo uma ponte pra comunidade né e ele resolveu fazer a ponte então não só fez a ponte como como fez a prestação de contas da ponte dizendo que ficou muito mais barato do que o que o governo tinha forçado então a gente tá falando de um cara que é estrategista que segundo algumas alguns relatos de moradores serviu o exército então ele vem com
uma com uma disciplina né com com uma estratégia e ele tem uma mente que aparece na nos relatos né nas entrevistas que eu fiz E continuo fazendo eh de uma mente muito brilhante mas ele conseguiu converter os soldados dele os soldados são então só ficou quem se declara evangélico ou não se declara nem católico nem canoista nem de nenhum religiosidade Então mas ele chega lá ele ele domina ele chega lá a gente volta né ele chega lá ele ele anuncia porque o morador ele fica naquela tensão né quem ganhou essa essa batalha aqui então como
é que vai ser e um dos relatos tem até um uma uma uma das entrevistas que eu fiz que ela contou que na nos predinhos da Cidade Alta uma moradora gritou assim da janela e aí vermelhou ou amarelou tipo assim n para saber quem tinha vencido é na verdade o terceiro comando é é verde agora mas na época enfim 2016 2017 não sei muito bem se trocou de cor mas é verde mas ela grita vermelho ô Maria Lô E aí na na expectativa de saber quem tinha vencido A Batalha volta não é uma favela não
tá S um prédio sabe são prédios é é um complexo de de prédios assim é Uma cidadezinha é a cidade dos predinhos E aí ele ele quando ele entra nessa favela ele tem um um objetivo que é libertar essa favela da dominação do Comando Vermelho só que o comando vermelho não não representa só a sujeira a má administração nas palavras dele a sujeira ma administração representa também a presença do inimigo espiritual Hum que é a presença de São Jorge de algum né das pessoas de terreiro E aí quando ele entra na cidade alta ele anuncia
que tá proibido ali qualquer manifestação religiosa de terreiro e ele começa a usar a força para fazer isso então tem pessoas que são expulsas à força tem terreiros que são destruídos não só dentro do complexo Jael mas isso começa a acontecer em Duque de Caxias começa a acontecer em nov uaçu a baixada fluminense começa a acontecer todas as chavelas que eles começam a dominar a partir da administração do peixão do Álvaro Malaquias eles começam a expulsar e assinar na parede Jesus é o dono do lugar então ele está com fogo nos elementos religiosos eles expulsam
os sacerdotes os líderes religiosos de matriz africana e ocupam aqueles espaços e isso faz parte dessa limpeza espiritual que tá muito presente nas orientações de dominação de território não tipo testamento é ele é R em seis inquéritos né em seis inquéritos sobre intolerância religiosa e ou tá indiciado ou seja existe uma investigação no Rio de Janeiro tem uma um departamento da polícia que investiga crimes de intolerância né Eh então ele é ele é réu em emem in queros policiais que cresceu absurdamente depois da da da presença do peixão e dessa dessa expansão de território dele
então ouvindo Os relatos dos moradores muitos moradores evangélicos do território gostaram da da invasão comemoraram porque aí você tem menos presença de terreiro você tem menos presença de de de pessoas de terreiro você tem menos oferendas na rua você tem menos sujeira Então as pessoas gostam assim carga tem roubo de carga é mas aí por exemplo não tem uso de craque porque no Comando Vermelho as favelas do Comando Vermelho no entorno do Comando Vermelho tem tem pessoas dependentes de craque usuários de craque e nas favelas do terceiro comando do complexo Israel não tem usuários de
craque nem ele comercializa o craque ele inclusive picha né pinta em algumas manda pintar em alguns muros dizendo que o craque é proibido então aqui dentro do TCP dentro do complexo Jael não pode com comercializar o craque então também faz parte da ética dele também faz parte dessa ética religiosa a a a movimentação do peixão tá muito baseada tanto nessa estrutura militar então ele tem também uma administração que é muito semelhante com a dinâmica de Milícia então ele tem administração que vai a partir da associação de moradores né então tem cobrança de taxas ali para
poder administrar o local e o local permanecer Limpo tem a coleta de lixo tem a segurança do espaço eh tem a internet local tem eh o botijão de gás local que é muito isso tem a padaria local é muito muito estratégia dinâmica de Milícia mas no território do pechão é administrado e conduzido por ele mesmo a Polícia Militar Polícia Civil lançaram uma operação semana passada operação ordo para em 11 comunidades da Zona Oeste tá E ontem eu tive com Secretário de Segurança Pública com com com Vitor conversando com ele e o número é bem interessante
alarmante mas eu já tinha falado is contigo aqui as comunidades onde a polícia tá chegando para realizar a operação só 20% do dinheiro vem de maconha e cocaína % vem de da exploração do morador né Caramba então por exemplo o comando vermelho hoje vende pão o pão produzido dentro da favela não paga IPTU não paga energia da Light da companhia de luz e não paga água e a farinha é roubada então evidente que esse pão francês vai chegar num preço muito baixo e ele vai entregar esse pão em escola vai entregar esse pão em padarias
que vão comprar esse pão e a partir de 5 hor da manhã a Kombi vai sair vai e e E então existe toda uma economia hoje do Comando Vermelho que não do terceiro comando também que não tá ligado a maconha e cocaína tá ligado a ao sinal de TV a cabo ao botijão de gás a R 150 o botijão de gás no Brasil custaria 98 96 dependendo do ICMS de cada estado mas no Rio de Janeiro eu digo isso e muita gente me reclama na minhas gente sociais do Rio de Janeiro nós chegamos a 155
eh estabilizando em 140 mas chegamos a 155 então o pobre no Rio de Janeiro eh ele é obrigado a pagar uma taxa para pro TCP pro comando vermelho ou pra milícia que vai inflacionar a vida dele a gente paga aqui em São Paulo numa rua aqui r$ 90 mas o Pobre vai pagar r50 é é e no final do ano uma família de cinco pessoas vai consumir 9 a 10 botijões de gás em média então ele vai deixar na mão no Comando Vermelho terceiro comando da milícia quase R 550 mais que ele pagaria de ptu
pra prefeitura pronto A questão é encontrar no Rio de Janeiro um lugar que você não tenha que fazer isso com um ou com outro poder