EPP #111 | DIFERENÇA ENTRE CALVINISMO E ARMINIANISMO - AUGUSTUS NICODEMUS

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Em Poucas Palavras
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em poucas palavras um olhar sobre o mundo a vida ea sociedade à luz da palavra de deus com augustus nicodemus lá você estamos começando mais um programa em poucas palavras eu sou na semana dias apresentador do programa comigo nosso comentarista pastor augustus nicodemus como vai passou foi na distante do 20 cá estamos mais uma vez mais um programa e esse é o de hoje é polêmico pois é e sempre traz alguma dificuldade e nas postagens tem uns que comentam e ficam abrigando né vamos lá vamos vamos tentar apaziguar se a gente puder então tá bom
nosso programa é um programa de confissão reformada e constantemente destacamos a os pressupostos bíblicos sistematizados pelo reformador joão calvino não raramente citamos que existam a contra o frontalmente contra pressupostos a mini anos pois bem no programa de hoje vamos falar sobre esses pensamentos de armênios o jacobus arminhos o holandês pai do pensamento a menina a pastoral custos e podemos não raramente são os acusados não compreender bem o que disse armínio sus por isso a pergunta de hoje é em poucas palavras quais são as principais diferenças entre calvinistas e arm anos quais são essas questões as
dificuldades entre os dois grupos certa mas antes de tentar responder essa pergunta muito complexa em poucas palavras e fazer alguns esclarecimentos aqui né primeiro embora nós reformados particularmente os presbiterianos nós temos um grande apreço por joão calvino não seria totalmente injusto dizer que o pensamento reformado ele tem somente calvino como referência na verdade nós presbiterianos adotamos como nossa condição de fé não assisti todas de joão calvino mas a função de fé de westmister que foi feita 150 200 anos depois de joão calvino e por pessoas de diversas é origens eclesiásticas nem você tinha os independentes
congregacionais que os presbiterianos também agora é claro a influência de pensamento de calvino sobre todos eles é notório não estou dizendo isso porque há coisas no pensamento de calvino das quais nós nós discordamos nunca damos completamente em outra coisa que nós fizemos também dizer que essa essa disputa com os seguidores de armínio ela não devia perder de vista que pelo menos essa é a minha opinião eu considero um arm ano como meu irmão em cristo jesus então se ele crê que a salvação é pela fé em cristo jesus que cristo na cruz do calvário realizou
uma obra completa perfeita pelos pecados e se a esperança dele é somente o que cristo fez na cruz é meu irmão e essas diferenças elas têm que ser tratadas com caridade elas têm que ser tratadas no ambiente de fraternidade eu lamento muito o ódio que eu vejo nas redes sociais no facebook às vezes as pessoas calvinistas e a mini anos insultando nesse dizendo the guardian não eu fujo disso eu quero fugir disso aí não quero me envolver nesse tipo de confronto fratricida entre irmãos mas vamos lá a pergunta é que pega nas corretoras a diferença
realmente principais eu vou fazer o seguinte eu vou pegar os cinco pontos que são geralmente os pontos que estão no centro da polêmica e vou dizem que é que os calvinistas ea - concordo e onde é que eles escondem em cada um desses pontos primeiro ponto é da depravação total esse ponto diz e todos concordamos arm anos e calvinistas que o pecado afetou a raça humana só que nós herdamos um pecado de nossos pais alguns ammiano chegam a ponto de falar da aprovação total ou seja que o pecado de fato afetou a natureza humana como
um todo o que pega é que os arm anos falam da graça previne em ti é uma espécie de graça que deus concede ao ser humano que o habilita a escolher é exercer o arbítrio se ele vai escolher a aceitar o evangelho que ela está ouvindo ou então se ele vai escolher nêga esse evangelho já para os calvinistas não existe isso de graça proveniente o ser humano foi de tal forma afetado pelo pecado que somente se deus regenerar o seu coração é que ele vai poder se voltar pra deus em arrependimento e exercer fé verdadeira
antes da regeneração não existe de fato possibilidade do homem exercer essa decisão ou colocando em outras palavras a seqüência seria a seguinte a ordem da salvação no caso dos calvinistas primeiro vem a regeneração e depois venham arrependimento ea fé no caso do sarm anos primeiro vem a fé eo arrependimento e depois vem a regeneração mas todos concordam de que o pecado afetou profundamente o gênero humano a discordância é na sequência da ordem da salvação e essa questão da graça proveniente não é tão eu como calvinista eu entendi fuga e nesse caso também continua escondido e
eu creio que os irmãos a mini anos vão falar da luta que eles têm contra o pecado bush que eles sentem quando não consegue obedecer a vontade de deus eles vão sentir o peso do pecado nas suas decisões exatamente como os calvinistas também acertar mas a diferença é essa daí nós acreditamos que o primeiro desde ontem regenerar o homem para que o homem possa crer se arrepender quando que os amigos acreditam que o homem por causa da graça proveniente primeiro e pode crer se arrepender depois vem a conversa bom segundo ponto eleição incondicional ou seja
que deus predestinou aqueles que haveriam de se salvar tanto o arminia anos como calvinistas eles vão falar da predestinação o arminia ano ele sabe que é para a destinação tá na bíblia está escrito tem na água os vários versículos sobre a destinação vários versículos sobre eleição o que pega a diferença é que para os americanos a predestinação ea eleição são baseados na presidência de deus que deus viu quem haveria de credit se arrepender então deus os pré destino ou para a salvação com base na decisão que deus viu que eles haveriam de tomar certo já
para os calvinistas a apren destinação e eleição não é baseada na presença de deus no sentido de que deus viu alguma coisa futura que iria acontecer mas nos próprios decretos de deus porque deus só ver aquilo que ele decretou quem é que criou a realidade que deus não decretou deus sol viu aquilo que ele mesmo determinou que vai acontecer não é tão apreciem ciência de deus nada mais é do que a sua determinação de fazer a sua vontade porque deus não ver nada além daquilo que ele mesmo decretou o que existe fora do decreto de
deus podemos dizer que os calvinistas então definir a eleição incondicional e os meninos condiciona exatamente é isso aí tá perfeitamente colocado estão vendo desse ponto de vista mais uma vez nós concordamos a mini anos e calvinistas que a pré destinação ea eleição são matérias tratadas pela bíblia o que pega é que para os americanos isso é baseado na presidência ele lewis e portanto é condicional a decisão do pecador enquanto que para os calvinistas e isso não é baseado a presença de deus é a mesma coisa do seu decreto os veja a eleição ea predestinação são
incondicionais deus não viu nada bom no ser um deus não viu decisão nenhuma do ser humano porque se deus deixasse o ser humano tomar a sua própria escolha decisão ninguém haveria de se voltar pra deus e ver que isso já é resultado do primeiro ponto 10 é você aceita a depravação total e não tem graça proveniente segue-se que se deus deixa o homem escolher e nunca vai escolher os erros de deus tem que agir no seu coração o terceiro ponto é o sacrifício limitado de cristo é o sacrifício de cristo vão começar assim então a
mini anos e calvinistas concordam que cristo morreu pelos pecados que na cruz do calvário ele derramou o sangue para perdoar pecados e que pela fé em cristo jesus os pecadores são perdoados o que pega é a extensão do sacrifício de cristo para os aguianos cristo morreu pelo mundo todo no sentido de que ele estava levando os pecados de toda a humanidade na cruz dessa forma abrindo a possibilidade para qualquer pecador se arrepender ou seja em outras palavras embora cristo estava morrendo por todos os pecadores na cruz isso não garante a salvação de todos os pecadores
porque a pessoa tem que se arrepender e para os calvinistas cristo morreu pelo mundo no sentido de que a poder no sacrifício dele para salvar o mundo todo se o mundo todo tivesse sido eleito por deus mas ele morreu eficazmente somente para os eleitos apenas para os predestinados de forma que nenhuma gota do sangue de cristo foi derramado em volta então o qual é a crítica que o calvinista faz ao menino é que na posição a menina cristo morreu pagou os pecados de joão na cruz mas joão não quis se arrepender e joão vai pagar
os mesmos pecados no inferno ou seja o mesmo pecado terá sido castigado duas vezes em cristo e depois no pecador que não se arrependeu não foi eficaz e nesse caso não seria eficaz quando nós dizemos ou colocando em outras palavras o calvinista diz que todos porque em cristo morreu cercam efetivamente salvos por quê impossível acreditar que cristo tenha morrido por alguém e esta pessoa então é não tenha seus pecados perdoados os seus pecados remidos né pela fé nele bom então o quarto ponto é chamada do espírito santo calvinistas ea mini anos acreditam que é o
espírito santo que chama o pecador e isso através da pregação da palavra através de leitura da bíblia através de enfim todos os meios que o espírito santo quiser usar para falar o coração do pecador o que pega a diferença é a eficácia desse chamado para os americanos esse chamado do espírito santo sempre pode ser resistido pelo pecador pecador sempre pode dizer eu não quero ter o espírito santo está falando da pessoa de induta capacitando o símbolo existindo ali dando a ele a graça proveniente para ele poder fazer uma escolha e tudo mais mas o pecado
o uso essa liberdade disse eu não quero não quero ele pode ficar nessa posição até o fim da vida dele e vai morrer resistindo à chamada expedição os calvinistas dizem que sim a chamada do espírito santo ela pode ser resistida pelos pecadores até o momento em que deus resolve chamá lo de forma irresistível e deu só faz isso com os eleitos então deus chama a todos os pecadores pela pregação do evangelho crise mandou que a gente fosse o mundo inteiro pregar o evangelho mas a chamada irresistível que é quando o espírito santo pessoal de o
homem de tal maneira que ele vem voluntariamente é isso que o misterioso e maravilhoso é o melhor é eu espírito santo convence a pessoa de forma que ela vem voluntária ela vem eu vou porque quero nada então isso só acontece de fato com os eleitos e último ponto na taça é a questão da permanência na fé aqui de fato usar - tem sido mal representados por que se diz que os aguianos acreditam na perda da salvação isso não é verdade quando os remos trandings os discípulos de armínio apresentar os cinco pontos perante o sino do
the doors eles disseram que essa questão do cair da graça ou perder a salvação era uma questão que merecia maiores estudos se eles não se posicionar vai encontrar mini anos que acham que perde a salvação mas vou encontrar-me anos que dizem que a salvação uma vez que foi dada ela não é perdida não é então tanto calvinistas quanto amy anos concordam que aqui nessa vida existe necessidade de perseverança quem foi salvo pela fé em cristo jesus então essa pessoa tem que perseverar na fé enquanto ela vive aqui nesse mundo pra que no final ela receba
vida eterna os calvinistas também acredita nisso mas o que pega aqui é é a seguinte questão para os calvinistas aqueles que foram eleitos eles eram de tal forma guiados pelo espírito santo e sustentados pela providência de deus que mesmo que às vezes eles caiam que eles tropecem pecado eles nunca vão abandonar a fé definitivamente adeus haverá de preservá-los deus haverá de de segurá los porque aqueles que deus predestinou desde a eternidade porque em cristo morreu e que foram chamados e eficazmente pelo espírito santo sesa não pode se perder não pode perder os que começou com
que a salvação no sistema a calvinista é de deus do começo ao fim no sistema mmi ano eu sei que eles um é pela graça os meninos dizem que é pela graça eles não vão dizer que é pelas obras nem nesse ponto eles são meus irmãos mas no sistema mmi ano a salvação ainda vai depender da escolha do homem se o homem quer ou não essa é a resposta que eu daria também eu te apressei aqui por causa do tempo mas com certeza vamos parar de discutir sobre isso e pensar um pouquinho mais nesses pontos
que foram colocados aqui e encontramos a verdadeira resposta bíblica tá bom fica com deus pastor obrigado pela sua audiência espero que o programa seja útil com certeza até o próximo programa zeni porte e graça misericórdia graça é o que me afastar ele pode em graça i
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