Antropologia no Brasil.

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Rodrigo Santaella
Uma breve história da trajetória da antropologia no Brasil; Antropologia e as relações raciais; Antr...
Video Transcript:
o olá gente bom dia boa tarde boa noite não sei que horas vocês vão assistir essa aula é também nessa quarentena amanhã à tarde noite as coisas estão misturadas né é o gente vai falar um pouco sobre na continuação dos debates anteriores que a gente fez sobre cultura e sobre antropologia gente vai falar um pouco sobre como foi que surgiu e se desenvolveu esse estudo da cultura no nosso país né e vamos falar um pouquinho vamos falar primeiro de quatro períodos esse negócio depois vamos falar da relação um pouco da tec do estudo da cultura
com as questões raciais no brasil e vamos falar um pouquinho depois sobre antropologia urbana muito rápido né para vocês terem uma noção geral e poderia aprofundar as pesquisas de vocês vou deixar também alguns materiais para vocês na plataforma tá é perder é importante entender que a gente pode dividir esse desenvolvimento da antropologia brasileira é a e da cultura no brasil em quatro grandes períodos o primeiro que vale final do século 19 até a década de 30 tá um segundo período que vai de 1930 mais ou menos até a década de 1960 né depois eles ser
o período que vai dos anos 60 até os anos 80 e 14 período que surge nos anos 80 e segue até hoje é mais ou menos desse quem está agora tá nesse primeiro período que começa lá no século 19 na final do século 19 vai até os anos 30 é o período em que dominavam as ideias evolucionistas lembra que eu falei aula passada as ideias evolucionistas darwinismo social e é no pensamento social brasileiro então os pensadores brasileiros que escreviam sobre o brasil como uma nação sobre o povo brasileiro é sempre escrevi um nessa chave evolucionista
é e assim a grande dúvida deles ela vai dar grande pergunta de partida das pesquisas eles é bom qual é o povo que forma o brasil né e sobretudo como é que a gente monta o país com a população que a gente tem como a gente constrói um país né com essa população que nós temos população de índios de negros e brancos essa população misturada os exemplos esses caras tem vários jogos devem ter ouvido falar alguns desses nomes por exemplo se o meu roubaram é o nina rodrigues oliveira viana gonçalves dias ou euclides da cunha
que escreveu os sertões famoso que vocês vão ganhar um momento é com diferentes visões esses caras não enxergavam a partir do ponto de vista de uma hierarquia racial existiam raças mais evoluídos e a perspectiva do evolucionismo cultural que a gente viu na aula passada né então por isso eles tinham uma visão muito pessimista no brasil né eles diziam olha como a população predominantemente formada por povos inferiores para eles eram negros indígenas ele serve como é que ele pode curtir um país envolvido como a gente pode construir uma nação não essas idéias que parecem hoje muito
distantes mais sonhando 120 anos elas ainda estão muito presentes ela é só ainda estão muito presente e elas tiveram consequências muito concretas e isso é muito importante que a gente entenda é a primeira consequência concreta dita que esses casos estavam círculos de poder eles tavam influência é isso é o pensamento das elites brasileiras então o apoio às políticas públicas no brasil também se apresentavam influenciadas por esse pensamento um dos grandes problemas para resolver essa situação qual era uma das grandes soluções e resolver essa situação qual era horas a gente tem o povo ruim para construir
o pai ele é formado por negros indígenas sobretudo a gente precisa dar um jeito de branquear a nossa população né e então o brasil lá no final dos anos dos anos do século 20 século 19 desculpa o brasil faz não começa a fazer uma política de imigração para atrair imigrantes brancos europeus sobretudo alemães espanhóis italianos e ficar vieram esses imigrantes vieram trabalhar nas fazendas lá sobretudo do sul do país mas também do sudeste antes era como que obsidio com apoio do governo brasileiro trabalhavam um tempo nas fazendas e depois tem o direito a ter sua
própria propriedade é isso é a forma como o governo retendo resolver a situação mas vejam então essa marginalização dos negros e dos indígenas daquela e ela teve consequências perduram até hoje não é à toa por exemplo que da maior parte da nossa classe média e das nossas elites é branca né não é à toa é porque essa classe média brasileira foi formada na exclusão dos negros e dos indígenas essa política de branqueamento da população ajudou a formar uma classe médio branca né pequeno brasil nunca tem uma grande com as ideia hoje é maior do que
naquela época claro mais branca branca que restou aos negros a gente tem que começa sobre esse também nas aulas né que foram fazer usei vejo na minha situação o brasil tem a lei do ventre livre para proibição do tráfico de escravos depois tem abolição né da escravidão e os senhores de terra os donos das terras que nunca pagaram salário para negro nenhum porque tinha a cultura da escravidão muito arraigada e acreditavam que os negros eram inferiores eu não queria agora passar empregar aqueles mesmos negros que eles tinham libertado ou seus filhos como trabalhadores das fazendas
trabalhadores assalariados das fazendas camponeses assalariados não queriam fazer eles achavam que os negros eram inferiores não podiam ganhar celular então eles mandaram ele embora tchau se virem o que que vem trabalhar nessas fazendas justamente os imigrantes europeus imigrantes europeus vieram trabalhar nessas fazendas e com salário com a ajuda do governo conseguiram formar crescer desenvolver que chegaram pobres eram pobres sobretudo e conseguiram se estabilizar o brasil e formar essa classe média e alguns foram formar eles industriais depois de um tempo para que serve bom e os membros vão fazer o que os negros foram trabalhar nas
cidades portuárias sobretudo um dia de trabalho braçal carregamento de caixa espera e como você não tinha no mês não tinham condições de comprar a terra lei de terras já cortei de 1960 e 1853 por me engano é um e eles não tinham condições então e os negros foram então para cidades portuárias trabalhar carregando caixa container porque eles não tinham condições de trabalhar no campo mais não tinha dinheiro para comprar terra pela ver se tornando uma mercadoria com a lei de terras ali em meados do século 19 também não podiam comprar terras na cidade pelo mesmo
motivo então foram trabalhar na cidade portuária morar nos lugares que ninguém queria morar nos lugares mais lindos em cima dos morros fazendo suas casas em cima dos morros e aí tá origem das favelas é então é à toa que a maioria dos pobres o brasil hoje tem um negros tem um pessoas de pele preta ou de pele negra ou de pele parda né é isso tem a ver com a nossa história tem a ver com esses momentos do pensamento social brasileiro que eu não tô nesse primeiro período o que predominava era isso da perspectiva de
que como é que a gente vai formar uma nação com as calças que nós temos depois segundo período que vai dos anos 30 aos anos 60 você tem uma gradual a ação da antropologia como é que chegaram as universidades e tal alguns brasileiros foram estudar fora nos estados unidos e voltaram gilberto freyre é um cara foi do lado os estados unidos lá ele estudou com um alemão chamado franz boas que a gente citou também nas aulas anteriores é e o gilberto tenha um bom exemplo nesse período de profissionalização porque ele volta para o brasil e
vai estudar o brasil escreve o livro casa-grande senzala com uma perspectiva diferente daquelas perspectivas anteriores o livro casa-grande senzala ele não disse o que eu acabei estes agem brasileira é um problema e disse pelo contrário a cultura brasileira é formada nesse encontro entre negros provenientes da áfrica o continente africano indígenas originárias do brasil e europeus provenientes principalmente em portugal são os colonizadores esse encontro de culturas formaria uma cultura única bonita bela potente quero brasil são gilberto freyre contem com essa perspectiva racista que tinha a ver com as ideologias eu até vi os caminhos de sete
mas ele cria um novo problema porque o gilberto freyre acaba fazendo parecerem alguns homens que esse encontro de raças de culturas ela encontra muito harmônico muito tranquilo então ele dá entender embora não diga isso diretamente no seu livro casa grande e senzala que é seu principal livro ele dá a entender que o brasil vive uma harmonia racial ali que não tem mais tantos problemas por isso é dessa fase assim vem os principais intérpretes do brasil ali da primeira metade do século 20 o berto freire é um deles com o caio prado júnior é uma cesta
é outro e o sérgio buarque de holanda também com seu livro raízes do brasil é o outro destino tetris é importante do brasil é depois vem nos anos 50 e 60 ainda neste segundo período os estudos de comunidade muito antropólogos preocupado ele com pequenas vilas comunidade povos indígenas marcados por uma transição entre a vida rural oi mana o interesse por essa transição do campo para a cidade começa é muito grande e a ideia de mudança cultural é o foco né e as culturas populares vão passando aos poucos a deixar de serem vistos como manifestações de
um atraso de algo assim e a serem vistas como manifestações culturais legítimas com suas próprias lógicas e etc mas o terceiro período que vai dos anos 60 aos anos 80 e construída mais academicamente antropologia brasileiro e aí as pessoas esse período da antropologia são roberto da matta que é um pouco mais perto dos anos 80 um darcy ribeiro da fusão dos 60 então grande grande antropólogo brasileiro escreveu um livro muito bonito chamado o povo brasileiro né nesse período tem uma preocupação com leite o estudo dos camponeses suas vidas sua vida para cidade a formação de
novos coletivos da cidade a marginalização a vida nas favelas a vida nas periferias urbanas é a forma com as populações indígenas que ficaram são afetadas pela política nacional pelo estado brasileiro e começam a discutir e de gênero da relação entre os homens e as mulheres discriminação de mulheres para ser um objeto interessante ali da antropologia é relações internas temas relacionados à diversidade sexual começam aparecer daí começam a surgir preocupações com o caráter do povo brasileiro roberto da matta que eu citei tem um texto chamado você sabe com quem está falando por exemplo que discutir um
pouco de um caráter o brasileiro tem um caráter ainda aristocrática é uma mídia independente de sua classe social desse livro carnavais malandros e heróis onde está esse texto é um livro muito interessante deixar a referência para vocês também é eu nesse período da se ribeiro roberto da matta importância da sociologia própria medida o floresta fernandes é o grande expoente tudo relações sociais né o antônio cândido daqui eram crítico literário também é muito importante da sociologia estuda a uma relações no campo e césar e o quarto período é isso que nós fizemos um período em que
se massificam antropologia nas nossas universidades ela em volta muito para estudar gênero orientação sexual tribos urbanas antigas e novas religiões nike profissionais no topo lojista tudo basicamente tudo continuo estudando povos indígenas e ordinários continuam camponeses do movimentos sociais toda movimentos virtuais hoje antropologia tem um leque temático gigantesco e estuda tudo que é relacionado à cultura brasileira bom então esse quatro períodos de vida e um pouco do que foi a a antropologia no brasil o desenvolvimento da antropologia no brasil além disso vale a pena falar um pouquinho da relação da antropologia com as relações raciais como
a gente viu a primeira resposta sobre o que fazer com os negros libertos no brasil tinha a ver com ela se eu desenrolo sonystas você deixar isso para lá substituir por pele branca por gente vai entrando tem os negros que sim fossem aos poucos sendo eliminados pela teoria da evolução é depois veio gilberto freyre lado esperado pelos o resultado fora o gilberto freyre sem e coloca outra perspectiva dizendo que a mente relação ela positivo e etc e aí como eu falei para vocês em implicitamente a espessamento gilberto freyre vem a ideia de que o brasil
é uma democracia racial é que tudo vive em harmonia aqui a unesco um braço da onu organização das nações unidas enxerga do brasil um exemplo esse país maravilhoso que tem várias raças várias culturas e não tem guerra né então vamos estudar esse país faz uma equipe para estudar o brasil as relações raciais no brasil essa equipe é coordenada pelo floresta fernandes que eu citei agora pouco e o florestan fernandes vai mostrar aqui na verdade o brasil não é um paraíso racial não é uma democracia racial e que existe muito racismo e da discriminação é que
é o floresta diz que é uma forma de discriminação diferente por exemplo da norte-americana nos estados unidos mas que existe é muito forte e é antropologia segue estudando relações raciais continuo estudando a cultura negra especialmente as religiões a picanha e a partir dos anos 80 começa o estudo de reafricanização sobre grupos de jovens que resgatam elementos da cultura afro nas a gente pesar por exemplo a estética de dez anos atrás as meninas em cabelo crespo tinham alisavam os cabelos sempre hoje essa estética mudou o cabelo livre solto cheio é um cabelo considerado bonito novamente tem
a ver com esses tudo tem a ver com esses grupos militantes e foram colocando a estética negra de novo como algo como parte da beleza nacional né igual esses anos continuam essas lutas por afirmação essas lutas por reconhecimento essas lutas contra o racismo continuou até que em 2012 a gente chega no cenário das cotas raciais é o stf reconhece a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades federais e do reacende muito debaixo das relações raciais no brasil na os que são contrários às cotas acham que as fotos vão alterar que o gerando racismo mais racismo e
obviamente os favoráveis acham que as contas constroem uma prática de maior igualdade um cenário de maior igualdade que eu acho que de 2012 para cá e se confirma na nesses oito anos de experiência as costas de fato colocam enegrecem a universidade de grécia ea produção do conhecimento e muda um patamar de certa forma da sociedade brasileira mais desse debate racial debate muito forte hoje vocês acompanham e sua família todos os dias a violência policial contra os negros é o racismo cotidiano é o como determinados governos tratam as questões raciais e etc frau as fraudes das
cotas raciais etc etc de redação temas importantes todos eles trabalharam em várias perspectivas pelas ciências sociais e pela antropologia em particular vale a pena falar rapidamente também sobre antropologia urbana mais contemporânea né a partir dos anos 1960 como a gente vê e começa o jogo interesse pela própria sociedade brasileira lembra aquela ideia de estranhamento que eu ensinei pra vocês estranhar a própria sociedade então isso começa a acontecer de ver a diferença na nossa própria sociedade estudar a diferença procurar o exótico no que é mais parecido com a gente então começa no estudos forte sobre as
referências urbanas nas quais os próprios estudiosos próprios antropólogos estavam inseridos é estudos das relações e comportamento das classes médias e classes altas estudo das relações dentro das próprias universidades estudo das opressões né das operações de gênero de raça de orientação afetiva na então surgem antropólogas feministas urinam polos homossexuais surgiu o antropologia militante que crescem nos anos 80 junto com os movimentos sociais vai produzindo conhecimento em conjunto com os movimentos sociais mais recentemente surgiu por exemplo uma muito estudo sobre a violência e das periferias não só no ponto de vista nos dados estatísticos como a sociologia
faz mais um ponto de vista das experiências vividas né a gente tem por exemplo para citar um exemplo aqui do ceará recente um estudo chamado cada vida importa na feito pelo comitê de prevenção pelos homicídios na adolescência da assembleia legislativa do ceará e condenado por um deputado estadual chamada renato fazendo esses tudo ela estuda em que várias dados então tem uma das coisas que eles fazem conversar com as mães dos adolescentes assassinados entender que que dinâmica cultural é então a violência nas periferias no tráfico de drogas o lixo passa a ser estudado pela antropologia dessa
perspectiva das relações sociais que existem ali das dos estratos culturais dentro do capital cultural de costumes das regras nos enfim começa dar os tipos de lazer das classes populares obá e por exemplo né é as diferentes tribos urbanas punk dos ciganos os que rege jesus galera do k-pop a galera do videogame a galera do free fire tocar eu tô como já começa a estudar tudo ganha força muita força ao debate sobre gênero e violência de gênero vai desnaturalizando a relação entre homem e mulher consome por superior etc nós temos uma sociedade ainda é muito machista
e antropologia ajuda muito para desconstruir e ganha força também estudo sobre a expressão homophobia uau que são homofóbicos sobre a heteronormatividade sobre a branquitude é não existe uma negritude nós brancos por exemplo né nós esses estudos sobre a branquitude são muito importantes no combate ao racismo porque parece que os negros tem uma os negros são identidade vocês também mais os brancos não os brancos são padrão é o certo é um normal só é caracterizado que é diferente dos brancos não os brancos nós brancos ou branco nós ah e também e é uma marca na nossa
sociedade sobretudo de privilégio eu faço nós descemos brancos acarreta privilégios que são sentidos no nosso cotidiano mais específico que se a gente não ficar atento a gente nem percebe acha que é normal tá todo mundo tem mas não é bem assim que quem quer ajuda a perceber os estudos antropológicos sobre a branquitude que mostram os nossos privilégios e quando a gente percebe o nosso privilégio aí pode fazer a opção por combatemos ou por ajudar é águia os negros movimentos negros movimento indígena combater os privilégios dos próprios brancos então nós vamos podemos nos tornar aliados na
luta contra o racismo por exemplo a partir das reflexões antropológicas e tudo para dizer para vocês que a antropologia tem um leque enorme de temos do brasil ela tem essa história também começa muito conservadora e vai melhorando de dança vai se abrindo é uma história parecida com a da sociologia no mundo ah e hoje eu tô pôde é muito importante para te entender a sociedade brasileira para a gente pensar no que é justo na sociedade brasileira e sobretudo principalmente frente aprender a se posicionar diante dos dilemas da sociedade brasileira é uma sociedade extremamente diversa diante
dos dilemas que a sociedade nos proporcionam beleza espero pessoal tem sido útil para vocês aguardem as opiniões e vou passar um exercício na parte da visual abraço
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