a primeira segunda e terceira cartas de joão primeira carta de joão é na verdade é anônima mas a segunda ea terceira foram escritas por alguém denominado o presbítero agora a linguagem o estilo de todas as três obras são idênticos uns aos outros e se assemelham ao evangelho de joão sendo assim a maioria das pessoas imaginam que todas as três foram escritas pelo discípulo amado por jesus que poderia ter sido joão o filho de zebedeu poderia ter sido um dos 12 apóstolos eu poderia ter sido outro joão entre os primeiros apóstolos de jesus conhecido como joão
o presbítero seja qual tenha sido o joão ele está em idade avançada e supervisionam uma rede de comunidade de igrejas nos lares que possivelmente se encontram ao redor da antiga cidade de éfeso a partir das pistas contidas no evangelho nessas cartas parece que essas comunidades eram constituídas principalmente por judeus seguidores de jesus e que recentemente eles tinham passado por uma crise o que motivou o joão ao escrever essas cartas ele menciona que o grupo de pessoas tinha se separado a igreja essas pessoas já não reconheceram jesus como messias de israel ou como o filho de
deus e eles estavam instigando hostilidade entre aqueles que permaneceram fiéis das igrejas na verdade esse conflito é abordado na segunda e na terceira carta de joão a segunda carta de joão é um aviso para uma igreja no lar específica a um grupo de pessoas que negam jesus joão o chama de enganadores e eles provavelmente irão procurar validação e apoio nessa comunidade da igreja e joão diz que eles não devem oferecer a terceira carta de joão é na verdade escrita a um membro de uma dessas igrejas em casas um homem chamado gaio e o presbítero pede
h e o que acolho os missionários legítimos que chegarão em breve ele precisa dizer resisto porque o líder daquela comunidade de ó fiz estava agindo como um idiota e rejeitando qualquer pessoa que estivesse se associando a joão o presbítero e então essas cartas nos dão uma perspectiva da atenção e do conflito que joão enfrentou nessas igrejas e a primeira carta de joão foi escrita em resposta a tudo isso como uma forma de controle de danos o presbítero garante aqueles que ainda acreditam em jesus que deus está com eles já que são fiéis a verdade então
tudo isso nos ajuda a entender as singularidades da primeira carta de joão que na verdade não é uma carta realmente nesse mais comuns irmão poético enviado essas igrejas joão diz que não está passando novas informações na verdade quase todas as ideias e palavras-chave na primeira carta vem dos ensinos de jesus no evangelho de joão sendo assim o objetivo de joão é relembrar e convencer esses cristãos a permanecerem fiéis aquilo que eles dizem já acreditar em a qualidade poética do seu irmão de joão é muito legal ele não desenvolve suas ideias de uma maneira linear e
lógica em vez disso ele usa uma técnica muito conhecida da antiga retórica chamada amplificação joão tem apenas algumas ideias essenciais sobre a vida o amor ea verdade que ele deseja transmitir e ele vai enfatizar essas idéias repetidamente apresentando o momento um ângulo o foco diferente ele usa muitas hipérboles ele usa contrastes bem evidentes como imagem simples sobre luz e trevas amor e ódio bem mal mas não se engane com a simplicidade da primeira carta de joão esse trabalha muito profundo a primeira carta de joão conta como a introdução em uma conclusão claras e os ciclos
que fluem do sermão entre a introdução ea conclusão não seguem qualquer tipo de esquema literário rígido parece haver duas grandes seções cada uma marcada pela frase introdutória esta é a mensagem e então cada uma é seguida por uma repetição de imagem sobre como deus em primeiro lugar é luz e em seguida sobre como deus é amor e todas as ideias nessas duas partes fluem em volta aparece as duas ideias centrais sendo assim a introdução é muito semelhante é o prólogo do evangelho de joão a reflexo do capítulo 1 de gênesis do capítulo 8 de provérbios
joão fala sobre a palavra da vida que estava com deus no início para joão a palavra deus se refere é o pai o filho que vieram trazer vida ao mundo e aqueles que virão ou viram e tocaram filhos são chamados de nós joão se refere a ele próprio e aos apóstolos que foram testemunhas oculares de jesus e agora nós temos uma mensagem para vocês a próxima geração de seguidores de jesus então quando os apóstolos compartilharam a palavra da vida com outras pessoas essas pessoas também foram trazidas para a comunhão com o pai e o filho
através dos apóstolos a palavra comunhão aqui vem do grego com ironia e significa uma participação ou partilha quando as pessoas ouviram a mensagem de jesus através dos apóstolos aquela mensagem trouxe-os para um relacionamento real com jesus e uma participação verdadeira na vida e no amor de deus e em seguida isso foi direto para a primeira sessão principal essa é a mensagem deus é luz e esta é a mensagem dos apóstolos que o deus revelado em jesus é luz sendo assim que as pessoas desejarem participar na vida do próprio deus por meio de jesus é preciso
continuar caminhando na luz é uma imagem formidável mas o que significa para joão significa manter os mandamentos de jesus e isso é difícil então quando você falhar a morte expiatória de jesus cobrirá os seus pecados e mais uma vez você é chamado a se levantar e obedecer os ensinos de jesus mas qual das posições joão lembra as igrejas dos velhos e novos mandamentos transmitidos por jesus aos seus discípulos na última ceia que eles amassem uns aos outros como eles amavam fazer isso é caminhar na luz que a luz de deus agora brilha por meio de
jesus então significa que a escuridão do mundo está passando o que também significa que neste momento os filhos de deus venceram o pecado o mal ea morte que reina no mundo isso levou o joão a desafiar as igrejas não amém o mundo pois ele também está morrendo aquele se refere especificamente ao orgulho a corrupção sexual provavelmente esses são problemas ligados ao conflito que existia nas igrejas e isso leva joão advertir as igrejas sobre é e os que deixaram as comunidades e que negaram jesus como messias joão o chama de anti-messias e enganadores mas ele está
confiante de que aqueles que ainda conhece a verdade sobre jesus são na verdade os verdadeiros filhos de deus e eles são amados pelo pai e eles mostram que são parte da família de deus quando praticam justiça e amam uns aos outros ao contrário dos enganadores que estão causando raiva e conflitos na província isso faz a transição para a segunda sessão principal do seu irmão esta é a mensagem dos apóstolos que deus é amor visual e assim os filhos de deus devem amar uns aos outros e evitar o ódio não sejam como caindo gênesis capítulo 4
de joão o seu ódio levou assassinar o seu irmão mas para os cristãos o amor é definido pela entrega de vida como um sacrifício pelo bem-estar dos outros e foi isso que jesus fez e quando os filhos de deus confio no amor de deus por eles isso os muda e então joão avisa os mais uma vez a respeito dos enganadores dessa vez ele chama os profetas quando eles negam que jesus é o messias eles afirmam que estão falando em nome de deus mas vão diz que eles devem testar os espíritos se alguém diz falar em
nome de deus mas não focam em jesus como o filho crucificado de deus eles não estão falando em nome de deus os verdadeiros filhos de deus centralizam toda a sua vida no jesus crucificado e ressuscitado pois é aí onde vemos revelado o verdadeiro coração de deus nós vemos na cruz que deus é um ser de amor e entrega absoluta e esse amor é o que motivo os seguidores de jesus amar uns aos outros da mesma forma e quando as pessoas conhecem esse deus de amor isso afasta do medo e da angústia para sempre isso é
parte daquilo que joão quer dizer quando ele menciona vitória sobre o mundo quando você entende que deus te ama que ele é louco por você apesar das suas mais profundas falhas e defeitos esse amor se torna algo que fundamenta toda a sua vida esse amor é o resultado da confiança em jesus crucificado vem por meio da fé no o filho de deus a respeito de jesus dado pelo espírito ea fé na mensagem dos apóstolos sobre jesus e quando o amor de deus toma posse de você a vida eterna se revela é uma vida permeada pela
própria presença vida e amor de deus isso começa agora e continua pela eternidade isso com dois joão ao auge da conclusão do seu sermão ele diz nós sabemos que o filho de deus veio podemos conhecer aquele que é verdadeiro e estamos naquele que é verdadeiro em seu filho jesus o messias esse é o deus verdadeiro ea vida eterna agora caso você esteja confuso ouvir essa frase esteja pensando espera quem é aquele que é verdadeiro quem é aquele que nos dá vida a verdadeira é jesus ou é deus e a resposta de joão é obviamente sim
joão não conhece nenhum deus além de jesus e quando ele e os outros apóstolos encontraram jesus eles descobriram o deus que nos ama tão profundamente que optou por não existir sem seus filhos apesar de nossas falhas e esse deus é tão magnífico tam o que as palavras finais de joão nos convidam a rejeitar os nossos ídolos ou seja resistir a qualquer tentação de recriar um magnífico deus a nossa própria imagem conhecer jesus é conhecer o deus criador da vida e do amor centrado no próximo isso de joão é o único e verdadeiro deus ea disse
que se tratam as cartas de joão