[Música] [Música] ao falar sobre virtude e vício sobre a vida como as razões de ser neto nascer e deixar de gelo é agostinho neto é um homem do século 5o ele primeiro que ele tem coisas especiais se falava do tempo admiradores dele que agostinho sobre o tempo tem uma formação clássica e filosofia diz o tempo é algo que quando ninguém me pergunto eu sei o que é quando eu me perguntando se a responder que de fato ele é uma percepção se alguém me perguntar eu não consigo responder o que é o tempo mas se ele
me perguntar eu sei o que é eu vivo e agostinho tem uma grande dificuldade na tecnologia no século 5º é que é explicar algo que é muito marcante você sabe que a tradição hebraica depois que o estande por islâmica ela coloca a vida como criação e portanto não é como o objeto ea vontade e importado com o começo e eu trabalhar a noção de vida como criação né é algo diferente dos gregos e romanos que não tinha a existência do mundo né como objecto de uma criação mas como o processo de uma eternidade que os
deuses ordenaram como é né quando você trabalha com a noção da vida como criação da vida e tudo o que nela contém uma encrenca até a lógica por trás se a atividade criou tudo criou o mal também e porque o fez isto é se a maldade ela é resultante da criação da divindade boa que bondade é essa que coloca essa condição e agostinho vai se deparar no século 5º inc cristianismo começa a se estruturar enquanto prática religiosa ele é exatamente uma tanto que ganha até já no século anterior o ar de religião oficial do mundo
romano que é a origem do mal isto é o vício como o presença gente falando que a virtude ela é uma potência nós temos que entender como escolha de fazê lo ou não mas eu olho isso ele também a escolha e se ele a escolha porque existe porque um deus de bondade uma divindade é fez com que isso fosse existentes ora agostinho vai dar uma resposta para isso que até hoje não achar melhor e ela tem a ver com o vício né agostinho de que o mal existe por si mesmo o mal é a privação
do bem isto é a nossa inclinação é para elevar a vida cada vez que eu me recuso me furto me ausento de fazer isso eu vou para a privação do bem por isso a maldade isso é o vício ele não tem uma presença em indica como ente ele não é objeto de uma criação é a escolha humana que decidiu privacy do bem e aí o mal vem agora volto isso em relação à virtude o vício ele é uma provação uma privação do que da nossa inclinação para cuidar da vida e partilhá la em vez de
apenas é agredido a ofendê-la é uma visão bonita é porque ela marca a idéia do humano como sendo um ser de bondade no ponto de partida não sei se ela tem tempo até haver disponibilidade mas ela tem uma presença bonita é interessante porque o budismo não fala a de origem do que seria a criação de onde veio tem até uma analogia bem interessante que se você leva uma flechada é melhor que você tire a flecha e curi buraco do que perguntar de madeira veio quem fez e de onde tá então não existe essa noção de
deus não existe a noção de um criador e que esteja criando a separado da criatura pra nosso que existe um processo incessante de causas condições e efeitos e não se fala da causa primeira não é importante saber qual seria a causa primeira essa é uma discussão que no budismo não entra então nós não temos a idéia de uma criação mas sim de alguma coisa que é co criada que é uma frase que eu gosto é tudo que existe é o cônsul gir interdependente simultâneo não tem nada sozinho não tem nada que precedeu porque existe um
processo que está se se mantendo e se transformando que nasce desaparece torna nascer em um momento de permanência mas nada disso é fixo e não a um personagem uma entidade uma energia separada daquilo que é como é então uma das expressões muito zen isso assim é como é as coisas são como são e japonês fala nilseu z percebe que é como é e agora sem as nossas tendências e as nossos treinamentos e não é só como é que eu escolho mas é uma coisa difícil porque a minha escolha vai depender muito do do local onde
eu nasci vai depender muito também eu mais com tendências não é só dizer que eu por mas completamente bom e puro cada um de nós vai tender ências hereditárias genéticas que tem muito a ver com a nossa ancestralidade e com essa caminhada que os nossos dna tem feito teve um fotógrafo inglês são os dois anos atrás fotografou dna brasileiro eu fui uma das pessoas que tiram um pouco de dna que 56 mil anos atrás nós todos estávamos no norte da ásia e da áfrica somos africanos somos muçulmanos somos de todas as etnias possíveis isso está
circulando em nós essa caminhada que tendências foi dar esse meu dna e foi se modificando e se adaptando então eu tenho algumas tendências que são um pouquinho diferente de outras pessoas têm outras também do útero materna maneira foi gerada que eu fui amado não fui amada daquilo que foi colocado em mim vai fazer que eu faça escolhas então não é que eu sou o livre arbítrio eu questiono um pouco isso hein será que eu tenho essa liberdade alguns a neurocientista dizem que 5% livre arbítrio e 5% 95% e quase que pré-determinado parte pela genética não
como lombroso diria respeito nasce já assassino com cara de ser cabeça né e dell também como um sonho que todo mundo é bom porque nascemos a gente vê não tenho cachorros por exemplo elegendo uma criança um dos cachorrinhos que nascem um é brasil do evento outra mansinho outro um come muito outro come pouco cada um tem uma característica no momento do nascimento já vem com uma tela grid agora o que vai ser treinado tinha uma vez um cachorro muito bravo brigando queria morder tudo eu dei muito carinho de muito amor ficava dentro de casa comigo
avançou não como aquele livro poema de são francisco do lobo chega à rua maravilha isso o diálogo dizia o lobo eo cordeiro dormiram juntos mas o cordeiro vai lhe com um olho aberto nem sei o quanto essa é uma possibilidade é quando você fala a noção de uma não criação é que é uma coisa muito forte na concepção oriental especialmente é é interessante porque o mundo ocidental onde a filosofia se constitui vai fazer uma distinção entre o aquele conhecimento que quer saber os comos e o conhecimento que vai em busca dos porque a filosofia só
é possível no ocidente porque não se procura os comuns mas porque né porque se você vai atrás dos comuns é uma outra dimensão 2 é concreto então nós dois conversamos aqui em angola dialogando e de repente eu tenho um fato caiu dura que sobre a mesa o diálogo é a gente já vem diretamente o médico a primeira situação é quando é que a perplexidade a uma perplexidade um susto que aconteceu a segunda coisa vir até mim e tentar ver se é o volto é ea pergunta por que ele esse fato eu falei isso é é
a pergunta e volta de onde as pessoas me falam só vocês deveriam embalagens assim volta a volta da onde aí eu não volto porque eu não fui para lugar nenhum em tese para alguns eu fui por outros não o senhor lhes um pouco assim eu estou deitado sem chama um médico esse prédio que nós estamos animados mesmo diz assim olha porque o quanto ela morreu assim sabe que ele teve um infarto colocar um músculo aí ele teve um sobre esforço isso pode ser sinal de algum elemento venenoso e houve um esgotamento do músculo cardíaco ele
se virou e chegou a não ser no interior vem mandando eu perguntei por que ele morreu digital o coração é um músculo ele não pode terminar o que houve ali algum tipo há um esgotamento foi não eu quero saber porque ele morreu também respondendo como ora essa distinção entre o comeu porque no ocidente não necessariamente de turismo mas no ocidente a marca daquilo que será o campo das ciências e o campo da filosofia assim a filosofia vai em busca dos porque escola você me disse e eu até entendo que ao receber uma flechada pouco importa
né como chegou em mim para a ciência importa lembrar a filosofia não o que importa porque mora porque isso tem a ver com virtudes e vícios porque em última instância quando você afirma de maneira bem dos seus rebanhos dizer que nosso livre arbítrio ele é limitado a um percentual bastante reduzido ainda assim que chega a 5% mas é ele que decide tudo isso é ver pete foi que é ver toda a nossa escolha toda nossa vida existência muitas situações mais difícil um dia foi coordenando uma conversa entre drauzio varella e nilton bonder sobre a maldade
duas horas já conversa drauzio varella não nos move os médicos a inteligência especial e nilton bonder um grande rabino do rio de janeiro que aliás engenheiro civil de formação e escreveu um livro clássico chamado alma imoral e o drauzio varella disse que a gestação carneiro e ele ficou mais de 20 anos dentro da penitenciária trabalhando como médico voluntário e claro cabe ao rabino lidar no dia a dia com a elevação do que a de bondoso no humano e no meio dessa conversa eu fiz uma pergunta que me perturba o teor da resposta porque eu perguntei
ambos vocês acham que todo ser humano tem salvação isto é todo ser humano pode ser recuperado ou seja a virtude triunfa ao final para qualquer pessoa ou haverá pessoas que não têm saída e é claro que o rabino na hora tal como talvez você e eu fizesse um sim mas eu com certeza o hábito também claro que a razão ea virtude triunfará todo mundo tem alternativa de melhor afinal eu não seria a educadora se eu não acreditasse nisso litoral eu disse não eu não acho eu acho que há pessoas que não têm alternativa eu acho
que a maldade é tão presente nela que não há alternativa e eu disse mas dizia sua postura como claro uma pessoa boa médico ele dizia é eu acho que a gente pode ajudar como medicina cuidar do corpo mais algumas situações dentro das decisões das pessoas que são imutáveis isto é nem todo mundo tem salvação eu não falo só no sentido religioso e nem todo mundo pode ir para o caminho do bem alguns deles nunca deixaram de do estado eu queria que você pensa disso porque isso me perturba 22 coisas eu tive eu tive um trabalho
garantir uma época um monge quis muito levar uma meditação carandiru e eu fui lá algumas vezes na ala masculina e e e de repente havia alguém de um dos pavilhões a novembro quando o pavilhão 6 não lembro qual é mas é o pavilhão onde nós não iremos porque eles eram muito perigosas e eu nunca recebeu um olhar tão maldoso em toda minha vida alguma coisa que eu desconhecia e eu acho que isso que dão civil que ela tem alguma coisa que parece que não tem nenhuma perspectiva de nem uma bondade naquele olhar é uma coisa
que cortava se estava muito longe esse homem eu estava noutra área mas aquele olhar que veio que atravessou falei nossa isso eu nunca vi antes drauzio conviveu muito com isso provavelmente duas histórias budistas que eu gosto muito uma delas é do budismo da terra pura em que diz assim que até os mal centro até os bons entro no reino dos céus até os bons entram na terra pura que a terra por esse lugar de plenitude está aberto a todos e até aqueles que se dizem bons riscos porque trata então ou seja não existe maldade que
não chegue lá que se transforme e outra história de um homem que era muito mal daquele que talvez com esse olhar desse menino do carandiru é que pisava em todo destruir tudo e um dia estava andando de uma aranha no chão ele não pisou na aranha primeira vez é a única na vida morreu vai pro inferno disse também ter céu inferno e purgatório chega no inferno tá lá sofrendo muito quando eles vêem um fiozinho de aranha puxando e champs melhores e eu sou ser mesmo você fez uma bolsa você não me matou aquele dia em
que eu te dou você pode subir e sair do inferno mas eu fiozinho é tão fino não mais uma boa ação e por isso o poder e ele começa a subir no finzinho e os outros lá de baixo vêem e começa a querer subir no fio também mas aí o que ele faz ele começa a chutar as pessoas e o fio arrebenta né então ele tem uma condição aquele que é muito bom o vamos dizer assim que foi treinado na maldade que foi educado a ser violento grosseiro a destruir a vida porque eu odeio a
vida em todas as suas formas ele é muito treinado pra isto ele pode ter um momento por descuido não fez uma maldade esse momento de descuido seria aquela possibilidade dele sair desse universo e de ser como nós gostaríamos que todos fossem e se transformasse e se tornar se um homem de bem uma pessoa que vai ser cuidadosa e não destrutiva mas ao mesmo tempo ele é muito egoísmo ainda então eu posso me salvar eu posso estar lugar melhor e não tenha condição de fazer com que os outros venham ele perde [Música] [Música]