olá seja muito bem-vindo ao dois dedos de teologia seu programa favorito de teologia no youtube eu sou yago martins você tá no meu escritório e o vídeo de hoje é um dois dedos de teologia clássico onde a gente vai desenvolver o assunto do dízimo o dízimo é uma prática do novo testamento o dízimo é coisa de judeu é para dar dinheiro para a igreja hoje ou não esse é o assunto que a gente vai discutir no programa dessa semana lembrando que a gente nem vídeo toda terça e quinta-feira aqui no canal 10 horas da manhã
então para você não perder nenhuma atualização se escreve aqui clica no sininho para você receber seus notificações sempre que tiver vídeo novo e não deixe de compartilhar o vídeo aí nas redes sociais na da família da igreja clicar no like aqui embaixo que é para o youtube saber que esse vídeo é relevante para a plataforma isso posto vamos responder à questão teológica de hoje o assunto do dízimo é o assunto que gera muito burburinho e certos ambientes de igreja considerando que existem pessoas que acreditam que o dízimo não é uma prática atual das comunidades cristãs
e se tornou um cara a batalha falar contra o dízimo principalmente por causa de certos movimentos digamos dissidentes da comunidade evangélica nacional de gente desigrejada sem denominação que não congrega em igreja alguma ou simplesmente participa de um outro grupo é um pouco mais secretário da vara os homens aí no youtube tomou conta desse movimento mas eu não vou citá-los porque eu não quero da plataforma para né cada do palco para doido dançar né mas acaba que qualquer pastor que fale sobre dízimo na internet está em maus lençóis porque ele vai receber o enxurrada de pessoas
tratando como se ele fosse a própria encarnação do anticristo era mais gente dos preconceitos sociais que todo o pastor ladrão e tudo mais acaba que tocar nesse assunto se torna um pouco constrangedor o que a gente vai fazer aqui uma teologia nudes uma olhar para o antigo testamento olhar para o novo testamento fazer breve comentário seu período intertestamentário e entender como é que o dízimo se relaciona com a igreja de hoje existe dízimo não existe dízimo você vai ter que é para você entender a gente vai colocar aqui então vamos começar do começo obviamente vamos
conversar com definições tomar minha água aqui para o projeto que ascende que o negócio a palavra dízimo do antigo testamento vem do hebraico que o testamento foi escrito em hebraico a palavra é mas é que significa a décima parte então dízimo significa dez porcento um décimo e vários teólogos o argumentar que a prática de dar uma décima parte como imposto ao rei já era algo um tanto comum no mundo antigo reis receber impostos a décima parte das colheitas e tudo mais porque exatamente a décima parte isso provavelmente vem do sistema decimal ainda mais considerando os
dez dedos da mão você tem aí explicações históricas de porque nosso sistema decimal e porque essa uma décima parte a fazia sentido de forma matemática para as pessoas naquela época ela forma fácil de quantificar certos impostos pagamento de tributos recebiam a décima parte conquistadores recebiam a décima parte muitas vezes e em ambientes religiosos muitas vezes as ofertas também estavam relacionadas a uma décima parte nesse contexto a gente encontra então os dois momentos no antigo testamento antes além e onde o dízimo essa oferta de uma décima parte aparece registrado seria no caso de abraão e no
caso de jacó em gênesis 14 nós temos o velho relato de abraão voltando da batalha e com os despojos de guerra entregando tudo aquilo a melquisedeque eu quiser dar configura meu obscuro do antigo testamento ele era tanto líder religioso quanto um desse viu ele era rei de salem uma região que posteriormente seria jerusalém e ele era sacerdote do deus altíssimo ou seja ele cumpria funções religiosas ao deus vivo abraão então toma dez porcento dos despojos de guerra e entrega a melquisedeque como dízimo em oferta ao deus vivo perceba que abraão não foi o inventor do
dízimo mas abraão cumprir uma prática que era um tanto comum ao seu tempo de entregar ofertas de uma décima parte a aquele líder tanto civil quanto religioso nós não temos nenhum registro de abraão fazendo isso novamente na vida dele eu fazendo isso é realmente é esse momento nós não temos nenhum registro de abraão ensinando isso para isaque o dízimo aparece uma única vez nesse único momento como algo que abraão fez uma vez para deus ele pode ter feito outras vezes pode mas aí é um argumento do silêncio a gente não sabe tudo que a gente
sabe é que uma vez abraão seguiu esse costume de entregar uma décima parte em oferta a deus fez isso entregando aquele sacerdote e rei chamado melquisedeque a gente então um segundo momento ainda não livro de gênesis que já é com neto de abraão abraão tem um filho chamado isaque isaque teve um filho chamado jacó em gênesis 28 a gente tem o registro de um voto de uma promessa que jacó faz para deus a promessa é que se deus o abençoasse jacó darei o dízimo de tudo aquilo que ele ganhasse ao senhor isso aqui é interessante
porque uma vez que jacó faz um voto com deus de entregar o dízimo caso ele fosse abençoado isso significa que jacó não possuía o costume de entregar dízimos porque se fosse um costume comum jacó ou social o esperado de todo o crente na o jacó possivelmente já entregaria dízimos ou jacó não faria um voto para ser abençoado para simplesmente fazer a sua obrigação o voto que jacó faz indica que o dízimo é um ato pontual o dízimo não era um costume não era uma prática comum do povo de deus no período do antigo testamento mas
era uma prática possível já que fazer a parte das culturas que viviam ao redor do povo de deus o que já lida com ponto muito interessante muitos pastores argumentando que o dízimo é uma prática do novo testamento argumentam que porque existe dízimo antes da lei de moisés então o dízimo transcende a lei de moisés e também uma prática do novo testamento no entanto a gente não encontra nada não tive testamento que nos faça crer que dízimos eram práticas comuns e obrigatórias sobre aqueles dois mas sim que os dízimos surgiram como duas práticas pessoais voluntárias e
pontuais em louvor ao nome de deus a pastores ele argumenta o quê porque abraão e jacó entregaram dízimos então o dízimo era um costume que foi passado familiar é comum naquele tempo mas nós temos um total de 0 evidências nessa direção novamente isso é só argumento do silêncio a gente não pode construir teologia com base naquilo que não está dito no entanto a gente chega na lei mosaica quando deus revela falei a moisés ao povo de israel depois que esse povo a liberto da escravidão do egito e o dízimo se torna uma prática normativa sobre
o povo de deus alguns argumentam que o que moisés faz é nada mais do que normalizar um costume que já era presente na vida do povo de israel mas também novamente a bíblia diz vários nada a esse respeito não há como argumentar que deus estavam normalizando o costume do povo de israel a gente poderia dizer isso se quiser sobre qualquer outra além do tipo testamento como o tecido de roupa animais puros e impuros quando a gente sabe que isso não acontecia em levítico 27 da gente encontra deus instituindo a prática do dízimo como uma norma
ao povo de israel eles deveriam tomar de todos os dízimos da terra os cereais do câmpus frutos das árvores então trazê-los e o texto diz que essa dízima era do senhor pertencia a deus então seria usada geralmente em três propósitos para alimentação da própria família muitas vezes o dízimo era comido por aquele que acertava o dízimo para alimentação dos levitas e sacerdotes no templo que eram sustentados por esses dízimos e para o cuidado dos pobres e dos necessitados que eram também servidos com essa corrente aí de dízimo que era separada para deus ou seja o
dízimo que era do senhor não era queimado e entrega a deus nós jogado para cima e deus comia aquilo que era do senhor geralmente servir em três propósitos alimentação da própria família em dori ficar são não de deus em festas para louvar o senhor a o sustento dos levitas e sacerdotes no templo e o cuidado dos pobres necessitados era assim que deus era servido em número 18 é dito claramente que o povo de levi os sacerdotes que serviam no templo receberiam desses dízimos a fim de sobreviver e já que eles não tinha nem direito à
terra para plantar e o serviço deles eram serviço do tempo uma vez que eles ainda não estavam estabelecidos na terra prometida de canaã eles poderiam comer dos frutos dos dízimos nas próprias casas parte desses dízimos eram reservados para que as famílias comecem e suas próprias casas isso mudaria quando ele chegasse à terra prometida de canaã em deuteronômio no capítulo 12 a gente vê que eles não poderiam comer desses dízimos em suas próprias casas mas apenas diante do senhor e ainda ter o nome ou 14 a gente também tem o estabelecimento de um dízimo que era
entregue a cada três anos era dado aos levitas as viúvas aos estrangeiros para que ele começa em suas casas e fartar-se e que a gente já tem um mito acerca do dízimo a ser resolvido dízimo significa dez porcento sim o dízimo 10 por cento só que a gente acha que os judeus davam 10 por cento e só isso em ofertas a deus a questão que eles não tinham único dízimo mas se você olhar para as passagens com cuidado a gente não vai lilás aqui se não vídeo vai ficar a conta amor infinito você tem três
dízimos sendo instituídos aqui havia esse dízimo que era entregue a levita e levitinha os 27 havia um dízimo que financiavam uma festa nacional a judaica que tá indo pelo nome 14 esse pode ser chamado de o dízimo dos festivais e a esse dízimo que era pago uma vez a cada três anos se você somar esses três dias você tem 10 por cento mas dez porcento mais um dez porcento dividido por três anos da 3,33 por cento você tem pelo menos 23,3 por cento de dízimo entregue pelo povo judeu no antigo testamento aí você pode jogar
também o imposto do templo que era pago a cada ano você adiciona aí a lei da respiga dura sobre aquilo que caía das colheitas você tem pelo menos uns 25 por cento da renda dos judeus separada para ser oferecida em generosidade 23,3 por cento só nos dízimos 25% aí pelo menos na vida normal de oferta e de cuidado com o miserável agora a parte desse dízimo principalmente budismo que era oferecido nas festividades judaicas era comido pelo próprio povo e todos receberão de volta aí alguma parte do que entregava é como selar seu oferta aí para
sua igreja e parte desse dinheiro vai ser a quina que vai dar um lanche à tarde que vocês vão comer sei lá é um exemplo que eu posso dar para facilitar na sua cabeça a ideia de você comer do dízimo que você deu mas então a gente vai o dízimo se desenvolvendo na história de israel as outras situações que a gente tem no antigo testamento acerca do dízimo mostram principalmente povo israel sendo infiel no pagamento desses dízimos em segunda crônicas 31 no verso 4 por exemplo nós lemos que nos dias de ezequiel o povo não
estava pagando aos sacerdotes e aos levitas aquilo que o texto chama de sua parte para que pudessem se dedicar a lei do senhor os dízimos eram parte dos levitas e sacerdotes ser algo que eles mereciam era o que era devido a eles e devido a eles para que eles pudessem estar dedicados ao serviço no tempo não pagar esses dízimos era roubar do sacerdote do evita aquele que lhes pertencia pelo serviço que eles praticavam a deus por isso que o verso 15 diz que depois da repreensão o povo trouxe em abundância alimentos para que os sacerdotes
então pudessem se fartar e estarem supridos durante o tempo de trabalh se encontra a mesma coisa depois do exílio com neemias e com malaquias meias 1310 diz que os levitas não estava recebendo dos dízimos do povo por isso eles largaram serviço do sacerdócio e foram para seus próprios campos então judá trouxe os dízimos para que eles pudessem voltar ao serviço do reino esse é o mesmo contexto malaquias 3 s8 famoso o texto que o pessoal usa aí para coagir pessoas ao apertarem na igreja ok demônio devorador vai te pegar a situação era mesmo os levitas
não estavam recebendo dízimo o povo estava roubando a deus tirando daqueles que serviam o recurso que deus havia instituído como deles por causa da falta de generosidade do povo deus mandaria 7 gafanhoto o gafanhoto cortador gafanhoto migrador gafanhoto devorador tem um gafanhoto não demônio para comer aqueles campos porque eles eram mesquinhos eles teriam menos ainda uma pequena pausa para explicar uma coisa importante aqui de vez em quando surge alguém no submundo da internet dizendo que o texto de malaquias não é sobre o povo retendo dízimos mas sobre o sacerdote um dos dízimos para si no
sentido de que os dízimos que deveriam ir para casa do tesouro a fim de alimentar os pobres estavam sendo usados ao bel-prazer do sacerdotes e isso é fruto de uma má leitura do contexto do capítulo 3 já que o capítulo 2 se direciona aos sacerdotes muitos interpretam que o capítulo 3 fala apenas com eles mas veja o capítulo 11 de malaquias fala ao povo de forma completa o capítulo dois começa a falar diretamente aos sacerdotes por isso que o versículo do capítulo 2 se inicia com e agora sacerdotes este mandamento é para vocês por isso
o texto vai falando sobre a tribo de levi no entanto a partir do verso 11 ele começa a falar sobre a tribo de judá que não eram atribuídos sacerdotes no verso 12 falo de todas as tendas de jacó o que é uma referência aos doze filhos de jacó que dão nome as doze tribos de israel não apenas a tribo de levi que era a tribo sacerdotal por isso em malaquias 3 ele começa a misturar os públicos o verso 3 de malaquias 3 fala dos filhos de levi que são só é mas o verso 4 fala
da oferta de judá e de jerusalém no versículo 6 ele fala dos filhos de jacó uma referência novamente a todo o povo e então entra o texto do verso 8 sobre o homem roubando a deus em renegar a entrega dos dízimos e das ofertas dizer que isso é uma referência aos sacerdotes tomarem os dízimos para se é ler de forma ruim o contexto de malaquias capítulo dois e três mas não há evidência do texto ainda mais claro nos versículos seguintes quando há uma promessa sobre deus abre os céus diz no verso 10 que se o
povo entregasse os dízimos deus iria abrir as janelas dos céus então derramar sobre eles uma benção e isso estava atrelado nos versículos seguintes ao trabalho no campo tanto que a maldição que é dada é que viriam gafanhotos para comer os campos ou seja aqueles que estavam associados aqui a entrega ou a retenção dos dízimos não eram sacerdotes mas eram aqueles que possuem um trabalho nos campos ou seja o povo de israel de forma completa a exceção dos sacerdotes em várias vezes no livro deuteronômio como deuteronômio 10 o pronome 18 que a tribo de levi não
recebeu terras para plantar e comia daquilo que era entregue em termos de dízimos como as bençãos e as maldições sobre aqueles que estavam retendo os dízimos mas deveriam passar a entregá-los se relaciona o trabalho no campo só podemos acreditar que o texto fala daqueles que trabalham no campo ou seja aqueles que não eram da tribo de levi e essa fundamentalmente o contexto acerca do dízimo no antigo testamento até que a gente chega no período interbíblico aquele período de 400 anos entre o fim do antigo testamento o começo novo testamento e os livros apócrifos foram escritos
no período conhecido como literatura do segundo templo também registam frequentemente em um costume e a prática do dízimo como algo que ainda existir no meio do povo de deus você vê isso em primeira mão cabelos ou mesmo no livro de judite o livro de eclesiástico ordena que se de dízimos e o livro de tobias registra o ato de dar dízimos e aquele dízimo que era dado a cada três anos sendo sempre entregue aos pobres com fidelidade o nildo por exemplo que o dízimo se modificou um pouco e ficou um pouco mais meu diria rígido como
antigo testamento dizia para eles entregarem os dízimos de tudo aquilo que influencia não é tudo aquilo que vinha da terra o que significava geralmente o dízimo dos frutos não é da terra e muitas vezes de animais a mishná e o talmude e passaram a interpretar que até mesmo hortaliças deveriam ser fruto de dízimo por isso que jesus vai dizer que os fariseus davam dízimo da hortelã do endro e do cominho ele tava dizendo que eles eram homens extremamente rígidos na entrega do dízimo em tese eles vão precisar mudar dízimos de temperos que eles pegavam na
terra mas até disso esses homens estavam dando dízimo sei lá é como quem dá dízimo de dez centavos porque achou um real na calçada é mais ou menos isso além disso o adicionou-se impostos não é acerca do cuidado dos tempos e essas coisas foram se configurando naquele período até que a gente chega no novo testamento e aqui mora a grande questão porque se deve ter me ouvido falar até aqui sobre dízimo deve tá pensando de ir aí mas entende como antes tem que comer antes da lei e tal ticket é mas aí eu posso ele
tem que dar dízimo não tem que o que importa no fim das contas é como o novo testamento linda com isso tudo como aplicar revoga mantenha ou não essa questão governo dízimo bebi mais uma mas logo aqui bom e quando a gente passa por todo o novo testamento a gente encontra elementos de continuidade e descontinuidade com relação aos dízimos existência de dois elementos elementos de continuidade e elementos de descontinuidade que elementos de descontinuidades são esses o dízimo como prática judaica não é restabelecido não é mantido como uma prática comum da igreja cristã no entanto a
elemento de continuidade o princípio de constância generosidade alegria e proporcionalidade se mantém no novo testamento deixa eu mostrar o que é que eu quero dizer com isso lidando com os principais textos do novo testamento que falam sobre oferta generosidade ajuda aos pobres e tudo mais não tem famoso a primeira coríntios 16 versos 1 e 2 onde paulo estava organizando uma coleta para os necessitados a região da judéia e diz assim quanto à coleta para o santos façam também vocês como o dna as igrejas da galácia então a gente tem que uma ordem que paulo da
que não é exclusiva o povo de cores e no primeiro dia da semana cada um de vocês separe uma quantia conforme a sua prosperidade e vá juntando para que não seja necessário fazer coletas quando eu for e no verso 3 paulo diz quando chegar lá vai então pegar esses recursos levar até jerusalém o que é que paulo diz aqui sobre essa oferta ele não diz que eles deveriam coletar dízimos ele não fala sobre dízimo no antigo testamento ele é aplica a ideia de dízimo veterotestamentários em volta abraão jacó mas ele fala de uma colega que
é dada pela igreja onde cada irmão é responsável pelo cuidado dessa oferta e cada um de variedade forma proporcional a sua prosperidade a fim de ajudar aqueles irmãos em nessa cidade ou seja paulo colocar isso como obrigação de cada um daqueles irmãos cada um deveria fazer isso eles deverão fazer isso de acordo com aquilo que possuíam era proporcional à própria renda e que isso seria usado para o serviço da igreja em dificuldade em segunda coríntios paulo também faz um longo arrazoado a cerca de ofertas e de generosidade a gente vê isso nos capítulos 8 e
9 de cima do corinthians o ciclo 2 de segunda coríntios 8 ele fala que mesmo irmãozinho dificuldade de pobreza foram generosos ajudando aqueles que estavam em uma situação ainda pior o verso 3 dias que eles contribuirão de forma voluntária por mais que seja uma obrigação que recai sobre eles eles não precisavam ser obrigados aquilo já que eles possuíam esse impulso de serviço que vinha da fé do verso 4 a gente vê que esses irmãos pediram para poder participar dessa assistência aos santos do verso 7 paulo leva aos coríntios o mesmo pedido esperando que da mesma
forma que eles abandonar fé na palavra no saber e no amor eles também pudessem manifestar abundância generosidade financeira do verso 8 ele disse que não tá mandando eles fazerem isso mas que isso provaria o amor e o coração sincero deles partir dessa nova ele fala o exemplo de jesus que era rico se fez pobre o verso 12 fala dessa própria finalidade que a oferta será feita de acordo com aquele que a pessoa pode dar e não de acordo com as suas misérias e faltas o verso 13 verso 14 diz que ter este deus é que
aqueles que têm mais sejam generosos com aqueles que têm menos então ele segue o título entra no capítulo 9 no verso 3 verso 4 ele disse que seria uma vergonha que esse irmãos não tivessem preparado já com as suas ofertas a juntadas para poder ajudar os miseráveis houvesse que disso eles devem exercer generosidade não avareza o verso 7 diz que cada um deve contribuir de acordo com que propor no coração e deve fazer isso com alegria e diz que deus os abençoará se eles estiverem servindo e ajudando os miseráveis e no caso também ajudando aqueles
que são semeadores da mensagem do evangelho ou seja nesses longo texto com dois capítulos a cerca de generosidade novamente paulo não fala nenhuma vez de dízimo mas quando fala de generosidade de alegria de cada um sendo responsável pelas suas ofertas fazendo isso de acordo com o que tem de que isso é um impulso que provém do amor que é uma obrigação de todos nós em amor a todos os santos a gente também encontra uma passagem longa sobre ofertas em filipenses capítulo 4 a partir do verso 15 paulo diz o seguinte e como vocês filipenses sabe
muito bem no início da pregação do evangelho quando parti da macedónia nenhuma eu sou seu comigo nessa questão de dar e receber é certo você e somente porque até quando eu estava em tessalônica por mais uma vez vocês mandaram o bastante para as minhas necessidades não que eu tenho pedindo ajuda pois o que realmente interessa é o fruto que aumente o crédito na conta de vocês recebi tudo e tenho até de sobra estou suprido desde que é para afrodite me entregou o que vocês me mandaram que é uma oferta de aroma agradável um sacrifício que
deus aceita e que lhe agrada então a gente conta aqui a igreja usando os seus recursos para financiar a obra missionária paulo era um pregador do evangelho e pulseira um pregador do evangelho de tempo integral fala receber ofertas nas igrejas quando essas ofertas não chegavam porque senão um avarento do mesmo porque a ver algum tipo de conflito relacionar o paulo exercia alguns trabalhos para poder sustentar e fazia tendas e seguir ou até mesmo uma linguagem comum um não-crente dei sobre um pastor que trabalha é um fazedor de tendas mas novamente paulo fala de ofertas generosidades
aqui no caso ganhei aos necessitados de forma geral mais ao paulo como o evangelho e dízimo não aparece mais uma vez o que nós temos apenas proporcionalidade generosidade constância desse serviço agora é só um ponto interessante que a gente colocou aqui paulo recebia ofertas a igreja é por ser um pregador do evangelho eu quero fazer um vídeo exclusivamente dedicado a questão de salário pastoral em pastores receberem salários e coisas assim então esse vídeo não vai se der um lugar nesse assunto mas a gente sabe a partir do novo testamento que pregadores do evangelho sejam pastores
ou missionários eram homens que eram sustentados para essa obra em primeiro coríntios 9 e isso é claramente estabelecido e segunda da sua missão esse 5/12 a mesma coisa paulo deixa isso muito claro existe dobrado os honorários que são dados ao pastor por causa de sua pregação aquele que compartilha dos bens espirituais recebe de bens materiais para que ele possa continuar se dedicando ao serviço da pregação do evangelho então é compromisso dos membros da igreja sustentar aqueles que se desgastam no ensino da pregação do evangelho de onde o curso o que é que sustenta os missionários
o que é que sustenta os pastores da comunidade o que o sustenta é justamente é só oferta que a igreja junta para o cuidado dos seus e bem todas as outras passagens do novo testamento que se tão generosidade oferta nenhuma delas cita o dízimo também romanos 12 manda compartilhar necessidade dos santos gálatas 6 manda fazer o bem a todos principalmente aos da família da fé efésios 4 dias para aquele que furtava não furte mais antes começa a trabalhar com as próprias mãos para poder ter com que contribuir e ajudar os outros em 1ª timóteo 6
os ricos são instruídos a serem generosos e prontos a repartir com os necessitados em atos os primeiros cristãos vendiam seus bens distribuíam entre a comunidade mas ainda assim dízimo não aparece lá assim como não aparece nenhum outro lugar do novo testamento o que é que isso nos diz isso nos diz com uma boa dose de certeza que o dízimo como o costume judaico não é uma prática comum ao novo testamento principalmente porque os cristãos não possuíam a casa do tesouro que é o dízimo sião os cristãos não possui o mais festas judaicas o que impedia
que as festividades fossem sustentados os cristãos não possuem um levitas e sacerdotes para receberem esses dízimos era muito natural que a prática do dízimo ficasse a sombra do antigo testamento junto com as duas novas as festas e os sacrifícios como parte da vida cerimonial do antigo testamento agora por mais que haja essa desse continuidade a gente encontra muito presente uma continuidade a continuidade da generosidade do sustento dos pastores e dos pregadores do sustento dos órfãos e das viúvas do cuidado com os irmãos da igreja e necessidade de uma proporcionalidade de ofertar de acordo com aquilo
que eu ganho de uma alegria que se manifesta início de uma constância em generosidade para com os necessitados a gente pode chamar isso de dízimo bem até logicamente errado mas existe certa semelhança com o dízimo do antigo testamento eu acho que chamar de dízimo é confundir mas certamente é um ambiente constante proporcional generoso e alegre de com de dentro daquilo que nós possuímos o ponto interessante talvez a gente possa colocar ainda falando de novo testamento é que esses primeiros cristãos eles eram judeus convertidos em sua maioria e eles mantinham alguns costumes e práticas judaicas que
não iam contra o senhor como continuar se reunir num templo com a igreja os tempos convertiam e ambiente de culto cristão vocês costumavam a cumprindo alguns votos como o paulo cumprindo um voto de nazireu e ato de raspar o cabelo e tudo mais e é muito possível que esses cristãos não tivessem o dízimo como um tipo de padrão de generosidade a gente sabe que é um costume muito antigo disso acertar 10 porcento dos próprios recursos a igreja a gente não pode argumentar muito em cima do silêncio alguns vão dizer não o novo testamento não fala
de dízimo porque já era uma prática tão comum tão óbvia que eles nem precisavam falar disso mas a gente consegue encaixar qualquer coisa no novo testamento que eu tive aumento nós não podemos argumentar em cima da ausência ausência aponta para a ausência e não tá presença a falta de argumentação sobre uma prática que deveria ser tão comum em textos tão longos acerca a cidade a ponta muito mais para a ausência do dízimo como uma prática normativa do que para presença b agora o problema é que muitas pessoas são contra o dízimo porque são gananciosas são
contra a presença do dízimo no novo testamento e aplauda em pregações que falam contra o dízimo simplesmente porque fizeram dos reinos terrenos o seu tesouro e não querem participar da vida da igreja não querem sustentar seus pastores não acreditam muitas vezes no trabalho missionário e um trabalho para chorar porque no fundo são ateus práticos estes estão em maus lençóis porque por mais que o dízimo não surja como prática normativa no novo testamento a generosidade ainda se mantém a proporcionalidade ofertar os recursos na medida daquilo que você tem continua cuidar dos pobres sustentar os pastores missionários
é algo do qual você não pode fugir se você quiser ser fiel chamando de dízimo ou não mas aí surgem alguns contra-argumentos bíblicos e alguns conta argumentos de ordem do testemunho pessoal iago jesus mandou dar o dízimo tá lá em mateus 23 23 o dizimo do endro e do cominho babá façam essa seu mit aquelas jesus estava ordenando que os fariseus continuem dando o dízimo se eu me tira as coisas mais importantes da lei jesus mandou dar o dízimo ou seu pastor cafajeste ladrão ao contrário porque seu lado ao contrário fazer para não dar o
dízimo então não sou ladrão eu postei lá qual é o horário que é para mim chegar aí né no entanto o que nós esquecemos é que a nova aliança só teve início com a morte e ressurreição de jesus e por isso o texto dos evangelhos ordena várias práticas da antiga aliança e lucas um um anjo chamado gabriel cumprir número 63 e consagra joão batista ao nascer em lucas 2 21 jesus é circuncidado segundo o costume de levítico 12 falando em levítico 12 em lucas 2 22 maria se purifica de acordo com o vitória estabelecidos neste
capítulo de levítico assim como no verso seguinte lucas 2 23 josé e maria oferecem sacrifícios como é ordenado também de 2012 em mateus 84 jesus ordena que e ofereça o sacrifício que é descrito em levítico 14 em mateus 17 jesus paga o imposto estabelecido em êxodo 30 em mateus 26 jesus cumprir junto com os discípulos o que é requerido em êxodo 12 e várias e várias vezes a gente encontra jesus e seus discípulos cumprindo os rituais no antigo testamento porque eles ainda estavam debaixo do antigo testamento por mais que os evangelhos apareciam como novo testamento
eles ainda estavam debaixo das obrigações da velha aliança por isso que jesus disse aqueles homens para que se continuas assim ainda nudismo mais que eu fizesse em sem ignorar as coisas mais importantes da lei assim como ele mandou pessoas cumprido em vários outros rituais no antigo testamento ou seja jesus ter ordenado o dízimo em mateus 23 23 os fariseus não significa que ele ordenou o dízimo para um contexto da nova aliança após sua morte e ressurreição o outro argumento com muito dízimo é anterior à lei e por ser anterior à lei do antigo testamento ele
deve ser praticado depois da lei do antigo testamento que o momento e que nós devemos agora como abraão e jacó entregaram dízimo nós também vou pegar dízimo mas nós já falamos a respeito disso o dízimo não parecia ser uma prática comum do povo de deus no antigo testamento a gente tem dois registos e jacó fazer um voto acerca do dízimo indica que na verdade o dízimo não era uma prática comum dos crentes fora que a própria circuncisão é anterior à lei mosaica em gênesis 17 a gente já vê se confusão acontecendo a gente deveria continuar
circuncidando hoje claro que não porque eles estão estão praticando circuncisão hoje simplesmente porque a circuncisão é anterior ao antigo testamento alguns dizem + alliances lá não mas o batismo ea circuncisão aí eu posso simplesmente argumentar que não mas a generosidade é o dízimo e acabou se você pode criar uma correlação entre essa prática anterior a lei judaica com outro alimento no tratamento eu posso fazer a mesma coisa dizer que o dízimo do antigo testamento é a generosidade de novo testamento e a gente troca elas por elas então esse é um argumento que não sustem outros
o argumentar usando hebreus 7 no livro de hebreus a gente tem uma longa discussão acerca do sacerdócio de cristo segundo sacerdócio de melquisedeque o que ele rei de salem sacerdote do deus altíssimo que recebeu o dízimo de abraão ora se jesus é do sacerdócio de melquisedeque e melquisedeque recebeu dízimos então diante de um cristo que é deste tipo de sacerdócio cristo também receberia dízimos assim como eu quiser que recebeu o problema desse argumento é que jesus não vem tendo que cumprir exatamente tudo aquilo que era como o sacerdócio do antigo testamento ele estabelece em um
nível espiritual mas ele estabelece o nível superior é todo o argumento do livro de hebreus jesus é maior que jesus é maior que todos os sacerdotes jesus é maior que melquisedeque o fato de jesus viveu sacerdócio segundo a ordem de melquisedeque sem ordem superior e anterior a ordem a única não significa que a gente deve cumprir todos os rituais sacerdotais que eram comuns ao antigo testamento até porque nós não sabemos quais eram esses rituais sacerdotais eram comuns ao tempo de melquisedeque tudo que a gente sabe aquele recebeu diz uns e que houve um momento de
alimentação ali que evoca a a páscoa então na ceia mas é só isso é tudo isso a gente não tem arrependimento a gente não tem justificação a gente não tem nenhum promessas entre um messias que viria é uma coisa muito pequena não é como achar que isso é um indicativo de que a gente vai ter que cumprir tudo aquilo ali senão ele vai ter que voltar de guerra também matar e inimigo e tomar o despojo de guerra nem abraão estava fazendo e a gente não acredita nisso não faz nenhum sentido criança com relação muito íntima
entre essas coisas que eu correlação muito com muito aqueles que tentam defender a contemporaneidade do dízimo e o último argumento é que a o dízimo não era dado em dinheiro o dízimo era dado em alimento isso é meio que um grande sei lá um grande mantra que é repetido pelo pessoal aí que é anti divisão né que o dízimo pode acontecer não tem dízimo no novo testamento e tal e a grande pergunta a gente faz sobre isso é e daí eles eram sociedade profundamente agrária havia a moeda de uma forma ainda muito pequena hoje a
gente não tá trocando alimento a gente tá em uma sociedade de mercado com a economia completamente diferente se ao invés de me dar dinheiro com os irmãos viesse aqui em casa e me dessem uma galinha a luta umas fralda para minha filha uns lampião aí para você ver minha luz sei lá o que é que seja no fim das contas ali no mesmo e você ainda mais trabalhoso para igreja converter a generosidade papel-moeda é só um jeito mais fácil em uma sociedade como a nossa de lidar com essa questão da generosidade mas então aí tem
os argumentos baseados em testemunhos pessoais a mas deus me abençoou muito por meio do dízimo eu tenho dízimo e deus me prosperou e tudo bem deus pode ter prosperado sua boa generosidade isso não significa que a sua experiência pessoal faz com que a prática do dízimo seja neotestamentária você pode ter sido generoso pensando está dando um dízimo e de fato dando um dizimo cumprindo um ritual puramente judaico de forma um tanto errado até porque eles davam 23,3 ou 25 por cento do que tinha prevalece da dez porcento provavelmente e deus foi generoso com você isso
muda a teologia e forma nenhuma deus pode nos abençoar até mesmo os nossos enganos ninguém sabe tudo quantas coisas erradas a gente não deve pensar acerca da vida de igreja deus ainda sermos abençoados segundo o meu pastor um homem de deus e ele cobra dízimo meu pastor não pode tá errado é verdade ele pode sim só pode só pode ser um homem de deus e ainda assim cobrar dízimo o seu pastor pode ser um homem de deus e tem uma visão diferente acerca desse assunto e água a minha igreja a igreja que cobra dízimo e
agora que que eu faço eu vou embora eu não dou o dinheiro não você oferta de acordo com aquele valor é estipulado ele chama de dízimo lá no culto ou se chama de oferta e você usa aquele padrão de 10 porcento como um mínimo da sua generosidade considerando que se a gente fosse usar o padrão do antigo testamento a gente daria uns 25 porcento de jesus diz em mateus 5 de que a nossa justiça deveria ser maior que a justiça dos fariseus então o padrão de 25 por cento do antigo testamento tinha que ser um
padrão baixo para nossa generosidade será que você tá disposto a viver esse vida não é fácil não então fazer confusão porque a tua igreja institui 10% não deveria ser grande coisa deveria ser fácil você não acredita que dízimo uma prática não testamentária mas congregar em uma igreja que acredita já que dez porcento é muito pouco diante daquilo que deus realmente espera de nós em serviço e generosidade aí você pode dizer aí alguma de deus falou e tantas vezes acerca do dízimo tem talvez você já deu somente tocando o seu coração assim aquela sua generosidade mas
se deus fala com você e deus fala através da estrutura se essas duas falas parece se contradizer eu prefiro ficar com aquilo que é a palavra de deus registrada no papel do que naquilo que você sentir no seu coração ou pensou na sua mente e considerou como deus falando com você ou cg a gente concluir esse vídeo aqui sempre que eu falo sige aparece um ou dois em água você falou errado ou seja tal é mesmo povo é mesmo todos devem ser generosos constantes e proporcionais ninguém deveria se sentir livre de não estar sendo generoso
e ajudando aos pobres aos necessitados todos deve afetar de acordo com a sua renda e água dez porcento vixe mas 25 por cento e agora a bíblia não diz quanto é o novo testamento não diz um número não disse tem que dar x ou y nenhuma igreja deveria ficar fiscalizando quanto é que você tá dando da sua renda mas você deveria ter um coração generoso olhar para o fato de que os judeus davam 23,3 pelo menos da sua renda e naquele período e tem que receber um parte disso no alimento parte de um desses três
dízimos nas festas judaicas mas é chique mover você é dez porcento exato do mês ok a 15 é 20 sejam mais generoso que você puder por isso que o dízimo não era norman no novo testamento ou já ouvi o augusto não podemos falando aqui em fortaleza eu tô ouvindo a pregação dele ele com todos exemplos interessantes um aqui nos estados unidos as igrejas tem uma metodologia diferente para financiar suas obras isso claro de acordo com a experiência dele que passou bastante tempo estudando nos estados unidos isso é uma realidade de todas as igrejas lá de
que como eles pensam muito orçamento anual e quase não existe inflação dos estados unidos eles fazem orçamento ou não ao da igreja e eles dividem proporcionalmente pela renda das famílias o significa que ao invés do irmão semente da 10 por cento de fazer um caixa na igreja os irmãos se comprometem com aquele valor proporcional daquilo que a igreja vai gastar funciona dentro da estrutura da mentalidade americana e quando surgem novas necessidades dos irmãos colocar a mão no bolso para ajudar aquilo que for necessário augustus nicodemus também morou na europa um tempo ele fala que na
europa muitas igrejas institui cinco força o dízimo é um meio dízimo e o motivo é porque já tem tanto dinheiro e tanta riqueza que dez porcento falei com que a igreja tivesse um sobre a caixa tão grande inadministrável teria tanto dinheiro da igreja não teria que fazer então as igrejas pedem menos dinheiro e desde que os irmãos administrem outras generosidades da forma que eles preferirem isso também explica o que acham que me fazem muitas vezes é que eu tô desempregado eu tô ganhando cesta básica eu tô passando essa cidade com minha família eu ganhei um
dinheirinho aqui eu tenho que dá dízimo desse dinheiro e bem se o dízimo funciona norma para o novo testamento certamente os teria que dá os seus dez porcento do auxílio emergencial do governo sei lá mesmo sua família aí passando fome agora entendendo que o princípio da generosidade proporcionalidade se manifesta aqui talvez haja um período na sua vida que você vai ofertar menos você vai dar menos que você vai mais receber do que contribuir você mesmo em pobreza assim como os irmãos a macedónia pode acabar tirando de onde não tem para ajudar quem tem menos mas
você vai fazer um exercício de sabedoria sobre como usar os recursos em tempo a demanda essa cidade como fome e despejo doença circunstâncias onde os recursos são necessários para sua própria subsistência mínima entenderam esse é o nosso arrazoado a circulação do dízimo o que é que você pensa acerca disso não deixe de comentar aqui embaixo pra gente continuar esse maravilhoso debate sobre o assunto manda esse vídeo nas suas redes sociais compartilhe com seus amigos manda no zap da igreja e vamos continuar servindo ao reino de deus sendo generosos proporcionais constantes e alegres com os nossos
recursos os abençoe todos vocês a gente tem vindo aqui toda terça e quinta-feira às 10 horas da manhã que horário da família cristã de jesus e da igreja obrigada tchau tchau e e aí