olá pessoal não me sinta conselheiro eu sou pesquisador da fundação joaquim nabuco sobre a dura nós estamos aqui feito em couro sobre patrimônio cultural a primeira coisa que eu gostaria de discutir com vocês era a noção corrente e património nos perguntarmos a qualquer pessoa o que eu entendi por patrimônio nós vamos ouvir quase com certeza com certeza que vão dizer que seria uma edificação ou monumento e valor singular uma coisa importante que precisa ser preservada e difundida para a população esse conceito de quatro anos ter boa concorrente na sociedade nem sempre foi assim e não
é mais o homem respeito a essa idéia então o que nós vamos discutir aqui é com esse conceito de patrimônio se transformou ao longo do tempo que mudança dele sofreu e kong panorama ele aparece a gente pode perceber o patrimônio ele não é um conselho que surgiu em forma em cena eles surgem em meio a conflitos há problemas absurdas e geralmente ele gera exclusões então é isso que a gente vai começar a discutir na na conversa de hoje uma coisa importante trazer gostei daquele património ele pode ser classificada duas formas um patrimônio que ele é
o legado legal e um património que tem um significado mais ligado ao emocional espiritual que seria um patrimônio legal é apaixonante pode ser transferido para emails né patrimônio de bens imóveis em londres que geralmente têm um valor comercial o que seria um matrimônio espiritual é um patrimônio que não tenho o comercial ele é um património ligado ao emocional então eu não exibir lado simples a gente entender uma herança familiar você pode receber é uma casa um terninho isso seria um fator muito legal o valor comercial como você for e também teve herança é uma forma
de cubo de cozinhar determinada receita e fazendo bolo é uma maneira de comandar um determinado tecido quem fique isso seria um patrimônio emocional de uma família que passa de geração a geração nós podemos também discute aqui alguns marcos importantes e históricos que mostram como se transformou o conceito de 41 inicialmente a gente sabe a palavra patrimônio ela surge como império romano ela vem ligada ao papa é família ou seja o pai da família era que ele leva em torno de todos os bens era aquele que passava os bens móveis e imóveis extra às pessoas para
a geração posterior é esse fato à família liberty tinha todo o poder e os bens que isso então essa palavra patrimônio vem para a economia o que acontece depois que a gente pensa nesse período do império romano é bater nele era feito de uma forma individual a compreensão é que ele era individual e aristocrata pela ligado a um grupo da sé livres na época do império romano essa é a finalidade da palavra de hoje vai se transformando ao longo do tempo o segundo marcou falta que a gente pode ter essa mudança é a revolução francesa
1789 na frança há uma rotação do poder da monarquia o rei era que governar nos países e é uma contestação de se poder ea revolução francesa ocorre em meio a grandes conflitos esses vídeos geraram um problema sério na área neder em construções de monumentos castelos porque a população revoltada começa a pregar a quebrar a invadir alguns momentos e em alguns casos gerando na instituição disse deste monumento dessas construções - nesse período então que a gente vê o grupo de intelectuais se reúnem e começa a discutir alguns pontos que são importantes de serem preservados e a
discussão já era a vontade de alguns com isso mas sim como texto e vão começar com o início da legislação sobre o fato mas o que é importante ressaltar neste momento da revolução francesa a palavra patrimônio fica muito ligada a edificações de valor singular e sempre ligadas arinos continuam essa trilogia e marcando a palavra patrimônio o outro momento importantíssimo histórico também na transformação da palavra patrimônio é o final da segunda guerra mundial a segunda guerra mundial todos sabemos que o base a ideologia nazista e fascista o que é bom essa ideologia na qual cada e
idéias racistas isto dentro de populações é hoje nosso filho que ocorreu nesse período é a perseguição a judeus não é consensuais então a ideologia nazista calcada no nacionalismo exacerbado com esses ideais ao final da segunda guerra mundial que acontece a toda uma movimentação e contestação a tudo que ocorreu na segunda guerra mundial então grupos organizados na sua cega passa a contestá esses ideais e não ser levados de nacionalidade crime calvas smo kripka a questão da desigualdade sexual racial e no tapa uma liberdade religiosa por expressão o direito esse vídeo todo esse movimento que surgiu o
final da segunda guerra mundial a eles junta-se a criação da onu e da unesco são duas grandes novidades e essas entidades começam então a monopolizar o debate em torno da questão do património e essas discussões que vão sendo ampliadas pelos países que na época países do terceiro mundo e os países chamados como c&a vemos sincronizados e que não encontraram desfaça dentro da compreensão que se virar como na época para as suas manifestações é países colonizados que tem população não lê tratadas com indígenas como e listrados que tenham uma série de manifestações na oralidade nas formas
de expressão nas danças nas festas e esse tipo de manifestação não se enquadrava no conceito que se tem do patrimônio e qual era esse conceito bem edificado construir o bem que era único singular que não fazia parte da minha vida com a tv ana e em um bem que deveria ser preservado ou seja quase congelado no tempo esse outro tipo de manifestação desses países do chamado terceiro mundo que começaram a buscar um lugar dentro da questão do patrimônio eles não se enquadrava nesse conselho daí essa contestação é opaco desses países ea reivindicação e que houvesse
uma ampliação dessa conceituação do tributo é o grande marco isso em 1982 numa conferência no méxico quando o conceito de patrimônio imaterial e e incorporado às cartas patrimoniais há um mês o que seria o patrimônio imaterial também que aquele património que ele não é de pedra e cal é um patrimônio que ele é ligado ao espiritual e ligado à festa é ligado a manifestações populares ligado à história que se conta henry coisas mais ligadas a opinião que não são tão singulares que fazem parte da vida dos grupos então esse conceito de patrimônio imaterial e é
incorporado nessa carta do méxico em 1982 e no mundo porque a gente pode dizer que ocorreu então é com relação à parte nós vemos um crescimento na compreensão e ação da compreensão do patrimônio nós vemos é a incorporação do que seria o patrimônio natural então deixa de ser apenas button modificado pelo homem para também ser copiado em tempos do patrimônio natural que são os fatos da natureza e em qual horário a essa noção também colaborar quando eu falei pra vocês nosso patrimônio imaterial e uma coisa que vem ganhando terreno mais recentemente que é a compreensão
de que o patrimônio não só na europa a gente pode dizer então que hoje no brasil não tenho que o reconhecimento àquele 1988 da nossa no patrimônio imaterial e nós temos um registo e bens da cultura imaterial no brasil com relação à cultura material nós chamamos fundamento existe um livro de tombo onde você coloca é as edificações você colocar as coisas materiais que foram tombados com relação ao patrimônio imaterial chamamos livro de registro onde estão registradas as manifestações determinada coisa que seja tombada no caso de um patrimônio material ou registrada na casa de material podem
ter uma representação para hugo e não tem apresentação para o por isso que a palavra saúde é viver cidade ea complexidade no sentido de nós não prevemos o kiko que é patrimônio cultural é uma coisa construída ou uma coisa é elaborada pelo homem pensamento em causa o património imaterial que tenha uma representação uma significação na construção da identidade de embu isso é o patrimônio material e hoje a compreensão que nós temos do património é bem mais música como você está sério e bem mais abrangente do que se teve ao longo dos tempos de onde a
gente pode concluir que isso o patrimônio é um conceito vai se transformando e vai crescendo este ano a partir do debate político ea partir da transformação da sociedade