[Música] Olá nesse vídeo eu vou abordar um pouco as diferenças entre a psicanálise de Sigmund de Freud e a psicologia analítica de Carl Gustav é importante a gente ter como referência de que toda produção teórica a respeito da natureza humana ou seja da psique e psique Alma né Eh parte da própria referência da alma do seu teórico Ou seja a teoria de Freud tem tudo a ver com as características eh psíquicas afetivas eh e de condicionamento e de crenças do Freud Assim como as teorias do Jung igualmente eh Freud 20 anos mais velho do que
o Jung foi criado dentro de um ambiente preponderantemente eh feminino né a mãe cinco seis irmãs um pai mais velho e ele foi se colocando numa condição eh muito rígida e muito voltada a questionar a própria referência religiosa Judaica de tanto é que ele se coloca como um ateu como um agnóstico como um materialista eh deixando claro nos seus textos que e a a religião nada mais é do que um um desvio do complexo de Édipo e coisa que o Valha e isso fica muito claro nos livros o futuro de uma ilusão malestar da civilização
ttem e Tabu Moisés e o monoteísmo ou seja ele deixa muito claro Claro eh que religião não não não não é positivo para a saúde psíquica do ser humano por outro lado ele tem uma teoria toda fundamentada na consciência egóica tentando instrumentalizar o ego para se defender dos conteúdos do inconsciente do id das pulsões E por quê Porque elas atrapalham a adaptação diante dos códigos de Conduta vigentes ou seja o ego precisa de alguma maneira resolver a tensão entre o ID que são essas pulsões inconscientes e o sug Óbvio que eu tô falando de maneira
muito superficial mas a ideia do Freud era essa de municiar o ego a a ter um certo poder e controle aos conteúdos do inconsciente e ele tava focado muito numa teoria do trauma voltada às questões que aconteceram no transcorrer da vida dando a entender que a vida começa com o o processo do Nascimento e que antes é como se existisse um um um um quase nada a não ser eh de um amontoado de instintos que tá muito mais ligado à dimensão biológica então Freud tem esta visão eh voltada pro trauma e depois ele até revê
e fala que mais importante do que o trauma é o por que tem uma fixação eh no trauma totalmente diferente a relação do Jung 20 anos mais novo que tem um pai eh pastor luterano uma mãe ligada às questões esotéricas inclusive reencarnacionistas de Kardec então ele já vem num outro contexto e Ele viveu como filho único por por 9 anos isso fez ele ter uma imersão muito profunda no mundo interno dele e desta relação que ele tem com o mundo interno ele foi compreendendo o valor do inconsciente Ao invés dele tentar se defender do inconsciente
Ele criou condições para que o inconsciente se manifeste porque ele compreendeu que este inconsciente ele é subdividido em duas áreas um inconsciente pessoal que aí sim tem uma certa veros semelhança com a ideia de inconsciente do Freud porém nós temos um inconsciente coletivo que é um manancial da história de toda a vida eh consciente a vida a da eh evolução da Consciência Humana desde os tempos primordiais ou seja desde a Aurora do nosso surgimento enquanto humanidade Ou seja que esse este inconsciente coletivo é dotado de arquétipos que são temas universais recorrentes e que são grandes
instrumentos que nos auxiliam para a evolução compreendendo que complexo materno complexo paterno a representação de Deus superioridade inferioridade todos são presentes e necessários eles se tornam patológicos quando eles ficam unilat quando o indivíduo fica literal quando ele não dá vazão para esse material tanto é que o tripé da teoria junguiana além de ser a ampliação dos sonhos que é o material que emerge do inconsciente como um direcionador para a vida porque para Jung todo sonho tem um caráter compensatório tem um caráter pedagógico e antecipador rascunhado do Futuro ou seja ele as coisas que podem acontecer
ajudando você a evitar que aconteçam coisas ruins a segunda base do trabalho ungui ano é a Associação das palavras que você usa para narrar o sonho para narrar a própria história de vida e por fim a imaginação ativa ou seja ele tá todo voltado pro mundo imaginal pro mundo criativo porque ele entende que o inconsciente precisa se realizar através da consciência porque é nele que tá o processo de individuação Ou seja você se tornar aquilo que você é tanto é que no fim da vida do Jung aos 84 anos ele inicia o livro autobiográfico dele
dizendo a minha vida é a história de um inconsciente que se realizou Freud se fosse aos 80 e poucos anos um pouco antes da sua morte por um ã uma tomada né H maior de de de morfina porque ele não sup avava mais a dor por conta da doença do câncer de laringe dele eh ele deixaria o seguinte escrito a minha vida é história de um ego que tentou de todo custo se defender do inconsciente mas acha que perdeu porque o próprio sintoma e o próprio corpo já é expressão do inconsciente de qualquer maneira e
a teoria da psicanálise ela tá muito voltada aos aspectos redutivo causais aquilo que o indivíduo tem eh na sua história de vida para aend elidar deslocar sublimar e seguir adiante se adaptando aos construtos eh socioculturais da contemporaneidade e a psicologia do Jung vai além porque ela entende que tudo aquilo que aconteceu tem um porquê mas tem um para qu então ele não só fica nos aspectos redutivo causais ele também vai para os aspectos prospectivos sintéticos fazendo com que o indivíduo entenda que aquilo que veio é uma oportunidade para a evolução dele nesse sentido que eu
sempre brinco dizendo como é que você tá E a minha resposta sempre é eu tô do jeito que eu preciso tá por pior que seja faz parte do meu projeto né ou do projeto não meu né porque não tem o meu né não é o meu inconsciente Não É o Meu Ego não é o a minha Ânima Não é nada disso né mas faz parte do processo de individuação inerente a minha existência ou seja o que tá vindo tá vindo para uma alavancagem evolutiva da minha natureza da Minha Essência eh que de alguma maneira tá
atrelada ao Divino porque o Jung entende que todos nós temos um centro da consciência que é o ego mas nós temos um um centro do ser total que é o si mesmo que ele chama também de arquétipo central e que tem a representação como imagem simbólica eh de divindade seja o nome e a forma que você queira H atribuir essa divindade então Eh no fundo o Divino faz parte de nós e esse é o aspecto queum chama de relegere prestar atenção e o cuidado ao sagrado que tá em cada um de nós e não negá-lo
porque nós somos representações sagradas e o Freud tava muito mais voltado ao princípio do prazer onde ele entendia que tudo que nós fazemos é em no fundo é em buscar prazer e esse prazer preponderantemente tem uma característica sexual né diferente do Yung entendendo que nós queremos é realização e uma experiência de integridade integridade é o oposto de perfeição é a união dos aspectos da consciência com o inconsciente é o é é possibilitando a contribuição daquilo que nós chamamos de sombra a gente jamais vai esgotar sombra mas reconhecer que Esse aspecto de sombra que é o
que tá no inconsciente participa daquilo que nós chamamos de decisões conscientes e de que essa sombra ela não é absolutamente má ou ruim obviamente tem aspectos negados eh desconfortáveis e ruins nela mas também tem muitas potencialidades criativas Como dizia Pitágoras a sombra pode ser Ouro Puro depende da maneira com que se lida com ela então a grosso modo de uma maneira Tenho certeza absoluta muito superficial e simplista eu tentei traçar aqui um paralelo mais acessível para as pessoas pessoas refletirem Freud tá muito ligado a uma teoria fortalecendo a consciência egóica dando poder e controle porque
ele tá muito ligado à ideia do patriarcado né e o Jung vai além ele vai se aproximando da dimensão da alteridade falando com que o ego tenha sim que eh se adaptar e progredir no mundo real porém sem deixar de valorizar o mundo interior ou seja que a consciência saudável ela vai paraa frente para trás para cima para baixo para dentro e para fora simultaneamente porque o a busca é de integralidade e não de perfeição na perfeição não cabe o Integral né Eh e a gente entende que a integralidade se assemelha muito àquilo que nós
chamamos de processo de individuação que tem muit veros semelhança com quê com os caminhos esotéricos com s não com x de iluminação de atman eh de samadi eh de Nirvana que grandes tradições eh nos apresentam então espero ter contribuído um pouco mais para essa reflexão Freud Hung mostrando sim que a psicologia de cada um reflete a própria psique de cada um a história de vida de cada um então por isso que o próprio Jung dizia Deus me livre dos jungianos porque essa teoria dele serve como base para que nós através do nosso processo de autoconhecimento
consigamos desenvolver o nosso modos operante apesar da referência da teoria eh cada analista vai desenvolvendo a sua Praxis Porque também tem que estar em consonância com a sua própria dinâmica psíquica Lembrando que a formação de um bom analista do ponto de vista de Jung Depende de um tripé que é a teoria A análise individual que ele faz e a supervisão eh dos atendimentos dele até ele conseguir ter eh eh autonomia porque no fundo a busca da teoria uiana não é adaptação né E nem controle eh dos instintos e pulsões é realização Ou seja a busca
da teoria uiana É permitir que o indivíduo tenha autocrítica autoconhecimento autonomia e potencialidade criativa Lembrando que a grande potencialidade criativa tá no nível do inconsciente e é por isso eh que a gente tá sempre muito atrelado às ideias da arterapia e da psicossomática porque a psicossomática é uma expressão criativa equivocada do inconsciente para o indivíduo que nega o próprio inconsciente e a arte terapia é um caminho né expressivo mais natural e facilitador para o caminho do autoconhecimento ou seja eh Jung de alguma maneira ele é o precursor de todo o pensamento daquilo que nós podemos
chamar de arterapia de Psicologia transpessoal e de psicossomática também grande abraço até uma próxima [Música] oportunidade