#43 - O Evangelho de João

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Teologos
Video Transcript:
olá meu amigo minha amiga é muito bom ter a sua companhia no programa teólogos aqui nós estudamos a palavra de deus com tempo com calma e com profundidade queremos que você conheça bem a escritura mas também nós queremos que você esteja preparado cada vez melhor para fazer a vontade do pai celestial se você deseja aprofundar seus conhecimentos bíblicos eu tenho uma sugestão importante para você pode anotar o site bíblia ponto com.br você vai encontrar estudos bíblicos de diversos temas e você poderá fazer o pedido a um novo tempo de outros materiais uma nota bíblia ponto
com ponto br as informações que aparecem na sua tela dão conta das redes sociais da nossa programação você pode conferir os nossos temas e algumas curiosidades relacionadas ao programa teólogos a palavra de deus tem 66 livros e é bem provável que você goste de uns mais do que outros alguns gostam dos salmos outros preferem um livro de daniel outros preferem as histórias de ruth enfim mas há um livro muito especial na palavra de deus no novo testamento é o evangelho de joão um livro muito especial escrito pelo discípulo amado qual o significado do evangelho de
joão e qual a sua importância ea sua riqueza biológica para os nossos dias é disso que vamos tratar no programa de hoje está começando teólogos [Música] no programa de hoje vamos tratar de um tema muito interessante muito importante vamos focar no livro de joão especificamente no capítulo 4 que tem muita riqueza teológica e de muita utilidade a nossa vida prática para o nosso conceito ea nossa segurança da salvação esse é um tema portanto é muito interessante e por isso nós temos dois convidados especiais e nos ajudarão a compreender esta temática quer apresentá los agora que
o pastor eo professor vanderson domingues muito obrigado por você está conosco tirar um tempo para vir aqui é você é pastor em qual região em são paulo victor é um prazer estar aqui nesse programa novamente para falar do meu livro predileto da bíblia amo toda a bíblia que dizer que joão serviços prisionais o evangelho de joão eu tenha demorado muito por muitos anos na leitura deste evangelho em toda a sua riqueza eu trabalha atualmente na região do abc paulista e baixada santista a igreja adventista se divide por regiões e sedes administrativas e eu trabalho na
sede conhecida como paulista sudeste a sigla a apsi quero mandar um abraço para os meus admiradores e mostrou viveiros pastor jorge mário pastor robson e permite estar aqui também tem nos ajudado muito no trabalho e trabalha ali conduzindo uma escola de teologia que nós temos para os membros leigos ajudando no evangelismo e visitamos também levamos materiais para os interessados da tv novo tempo que nos assistem e pede os nossos materiais em algum momento a gente chega na região na casa deles legal aliás eu queria agradecer também aqui os pastores já mencionados passou viveiros passou josmário
passo robson porque permitiram que passou vamos estivesse aqui conosco e uma saudação para os amigos irmãos dessa região da igreja adventista você fez a sua graduação em teologia es fez um mestrado em ciência da religião com ênfase no novo testamento e agora está no seu programa de doutorado isso mesmo exatamente pastor na 6ª região se divide na área sociológica psicológica e linguagens da religião que trabalha o texto a religião como texto trabalhei o evangelho de joão o mestrado fez uma análise dos verbos tempo e após tê lo como condensadores da mensagem do messias pregado na
comunidade e agora no doutorado eu vou do cânon apócrifo estudando a literatura junina também interessante mais uma vez obrigado por sua presença conosco pastor natal gardino muito obrigado por você está conosco está vindo do paraná que região da igreja adventista é a qual você trabalha a associação norte paranaense da igreja adventista mandar uma saudação para eles sim eu quero mandar um abraço então para os nossos líderes ali o pastor montando pastor chagas o pastor nilton cada um dos que estão ali trabalhando para que o evangelho seja empregado naquele lugar muito obrigado por me permitir e
vir até aqui também hoje você também gosta de estudar você fez a graduação foi para os estados unidos fez o mestrado e fez um doutorado também qual é a sua área de interesse na pesquisa bíblica a minha área de interesse é o novo testamento especialmente o apocalipse também gosto muito do apocalipse gosta dos evangelhos sinóticos então joão é algo que eu vou também hoje aprender mais com nosso amigo especialista e depois no doutorado eu fiz uma especialização em como trabalhar com mentes pós modernas para que a gente possa atrair los também para jesus legal muito
obrigado aos dois pastores professores aliás os dois tiveram e têm experiência de ensino em si mesmos atuou muito bem pastor é vanderson vamos começar aqui então é com a nossa temática de hoje é o evangelho de joão ea sua riqueza teológica por que por que é importante e vamos começar com algo mais amplo porque é importante estudar mos os evangelhos aliás o pastor não está falando alucinante custo possível que o nosso amigo é alguém não saiba nem vamos explicar primeiro essa divisão é muito bem nós temos quatro evangelhos no cânon bíblico de explicar cão também
não é aquilo que nós consideramos ao longo da história da igreja como o livro sagrado de deus guiou a inspiração de seus livros os 66 livros nós temos quatro evangelhos três deles mateus marcos e lucas são chamados de evangelhos sinóticos é uma expressão grega que significa olhar do mesmo ângulo olhar do mesmo prisma eles narram a história de cristo lógico com suas lanchas particulares mas de uma forma bem próximos um do outro já o evangelho de joão ele não faz parte desses três sinóticos porque ele olha de um outro ângulo ele não utiliza as mesmas
palavras as mesmas referências os mesmos textos e quase de nenhum dos episódios são similares então o evangelho olhado de um ângulo totalmente diferente agora nós temos quatro evangelhos porque são necessários quatro e como o contexto de cada um em riqueza compreensão da pessoa de cristo bem pode nós abrimos a bíblia em papel de seda com capítulos e versículos divididos nos dá impressão alguns que o profeta recebeu as palavras e foi escrevendo no seu escritório muito bem aconchegante e não foi escrever não era fácil nem barato e também hoje através de email redes sociais nós conseguimos
passar informações de maneira muito rápida muito fácil também não era tão simples assim embora o império romano ajudar na locomoção envio de mensagens era muito caro se inscrever então uma comunidade se reuniram lado determinado local não determinada localidade uma outra em outra localidade e havia grupos específicos que enfrentavam problemas mais específicos e tinha uma cultura mais específica cada evangelho foi escrito e direcionado a um público mais específico veja por ser inspirado eles são universais para todas as épocas e para todos os tempos mas o público primário de cada evangelho e tinha as suas questões locais
e momentâneas rapidamente marcos que foi o primeiro evangelho a ser escrito ele foi inscrito mais para um público romano por isso jesus de marcos é mais poderoso é para um público poderoso mateus ele foi escrito para um público mais judaico por isso jesus é apresentado numa especialidade judaica muito forte é um novo moisés dentro do evangelho de mateus você ver similaridades entre jesus e moisés os dois tiveram nascimento miraculoso os dois foram perseguidos na infância os dois se esconderam no egito os dois vão para o deserto os dois começam no monte os dois são resgatar
dores do povo os dois morrem e ressuscitam então para matheus o público judaico lucas escrito para os gentios é um público rejeitar nem romano poderoso e nem judaico a raça eleita então é onde jesus é mais humano e jesus e joão foi escrito para apresentar o jesus para a nova raça os cristãos então vamos repetir matheus discutem marcos lá na ordem matheus lucas e joão marcos para a raça eleita desculpem para a raça poderosa mateus para a raça eleita lucas para a raça rejeitada o joão para nova raça muito interessante né será que nosso amigo
conseguiu tomar nota e disse isso é interessante será fácil estudar um outro sentido a leitura da bíblia também repetir mais uma vamos lá na ordem de sua inscrição na hora em que estão na bíblia marcos matheus lucas e joão marcos para o público judaico o rodrigo mateus desculpe marcos para o público romano mateus para o público judaico lucas para um público gentil pagam e joão para os cristãos portanto marcos para a raça poderosa mateus para a raça eleita os judeus é lucas para a raça rejeitado gentios' e joão para nova raça os cristãos toda vez
que não temos uma estrutura uma moldura fica mais fácil compreender compreenderá a leitura passou natal rapidamente aqui ainda em questões gerais é nós sabemos que houve outros livros na época da literatura bíblica é de muitos autores não temos apenas 66 aquino a bíblia sagrada é é provável que alguma pessoa que está nos assistindo queira saber que critério foi usado para poder selecionar o que critério fez parte do cânon a palavra foi usada aqui vamos dizer o contato nosso amigo em poucas palavras é foi desta forma que chegaram a juntar os 66 livros da bíblia no
velho testamento eles já tinham os profetas que foram aceitos pelo povo de deus como livros inspirados mesmo quando os profetas foram rejeitados nem como jeremias e depois o povo reconhece um profeta depois que ele morreu e guardas livro o velho testamento não houve muita dificuldade o último livro do velho testamento foi malaquias a cna no cânon é nós no período cronológico e malaquias depois alguns escreveram algumas coisas neste período de 400 anos de malaquias até jesus mas que não eram considerados livros dados por deus eram livros considerados como leitura mas a igreja nunca considerou como
livros inspirados agora o novo testamento eles consideraram aqueles que tiveram uma experiência apostólica né alguns não acompanharam jesus como discípulos como lucas por exemplo mas ele teve uma experiência com o apóstolo paulo marcos também teve uma experiência junto com o apóstolo paulo apesar de não ter estado junto com jesus então a igreja deve considerar os apóstolos ou esses que tiveram experiência apostólica para colocar como livros canônicos tem outro detalhe é pastor há alguns dias se a o cânon bíblico quem decidiu que era inspirado no novo testamento não foi constante no imperador que oficializou o cristianismo
como religião oficial do império romano primeiro constantino era analfabeto teológico entendia nada a mais ele foi guiado por eusébio cesarec um adulador dele também não o que a igreja fez foi naquela época reconhecer o que já havia sido ouvida sendo utilizado ao longo dos tempos por exemplo na segunda carta de pedro segunda pedro vamos lá no capítulo 3 os próprios apóstolos reconheciam os inscritos uns dos outros como inspirados eles como profetas segunda pedro capítulo 3 a partir do versículo 14 mas eu vou me deter vão ler partir das 14h assim pedro por esta razão amados
esperando essas coisas empenhai-vos para serem achados por ele em paz sem mácula irrepreensíveis e tem de pôr salvação alonga a unidade do nosso senhor como igualmente o nosso amado irmão paulo se inscreveu segundo a sabedoria que foi dada ao falar acerca desses assuntos como costuma de fato fazer em todas as suas epístolas nas quais há certas coisas difíceis de entender que ignorantes instáveis de turku como de tudo as demais escrituras notem quando pedro coloca as epístolas de paula às cartas de paulo como demais escrituras ele está colocando os escritos de paulo em pé de igualdade
com o antigo testamento não é constante no que diz que os escritos de paulo foi inspirado em um outro profeta também ou seja a igreja vinha usando ao longo do tempo ele só reconheceram que a igreja já vinha utilizando muito bem você menciona agora pouco passou vanderson que você é gosta do livro de joão já estuda algum tempo então vamos entrar especificamente nele agora sim vamos falar sobre as prováveis circunstâncias em que o texto foi produzido e como que isso pode ser encontrado no próprio texto bastou o livro de joão o evangelho de joão também
conhecido com quarto evangelho porto velho ele é o livro sem dúvida alguma mais debatido mais estudado e mais criticado por teólogos ao longo de todos os tempos porque porque nos outros evangelhos teólogos mais liberais que não aceitam inspiração não aceitam salvação criação conseguem achar algumas desculpas para dizer que jesus eram um curandeiro e como quem conta um conto aumenta um ponto a história chegou dessa forma a jesus na verdade não curou ele colocou em plástico e em alguns dos nossos telespectadores já brincaram de telefone sem fio é a história chegou nos nossos dias desse jeito
eles tentam se desculpar dessa forma para não aceitar a inspiração a bíblia como palavra de deus como contendo a palavra de deus a no evangelho de joão não tem meio termo ou você aceita ou você o rejeita o evangelho de joão para se ter uma ideia ele foi escrita com apenas escrita com apenas 800 palavras segundo pedagogos professor pedagogo também é o vocabulário aproximadamente de uma criança de 5ª a 6ª série em palavras diferentes o evangelho que aparentemente simples mas com uma profundidade sem tamanho sem medidas e neste evangelho joão não usa ele não conta
nenhum milagre não relata nenhum milagre ele relata 7 sinais evidências da divindade de jesus então você não tem como negar que alguém como lázaro morto há quatro dias a ele estava doente ele estava desmaiado por por essa ênfase no evangelho de joão apresentar o cristo como deus vindo do céu então eles preferem muitos teólogos negar negar criticar e achar que é produto de qualquer um - do apóstolo jogo agora é no próprio texto nós encontramos evidências das circunstâncias da época encontramos pastor muitas evidências dentro do texto o desonesto que o especialista o professor de oxford
do evangelho devamos pensar ele dizia o seguinte tudo que podemos saber das circunstâncias do livro da comunidade que leu primeiramente livro está implícito no texto e ele diz assim jogando um pouco seu ceticismo tais informações são na melhor das hipóteses verdadeiras e na pior delas falsas mas o que ele está querendo dizer na verdade é que nós temos o texto nós não conseguimos ressuscitar a comunidade nós achamos algumas coisas a que logicamente mas o texto é importante e há evidências dentro do texto para mostrar que esta comunidade alguns deles estavam passando por uma crise quanto
a crença em jesus como messias conflitos de diversos grupos internos ali dentro da comunidade em diversos grupos alguns deles achavam que joão batista era joão batista o messias eles estavam sendo expulsos da sinagoga naquele momento enfrentando a expulsão da sinagoga o cristianismo estava se desvencilhando do judaísmo e tudo isso fervilhando dentro da comunidade o autor joão ele joga dentro do evangelho nas páginas do evangelho para ressaltar a fé da comunidade por exemplo no capítulo 20 jogos versículos de joão joão capítulo 20 nos versículos 30 e 31 diz assim já encerrando o livro praticamente ele disse
jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão inscritos neste livro agora notem inverso 31 mas estes ou seja o que ele escreveu o evangelho foram registrados com o objetivo para que criasse que jesus é o cristo o messias item dessa crença tem a vida eterna tenho vida nele este objetivo da escrita o evangelho estavam perdendo a fé em jesus como o messias no dossel ele disse eu escrevi para ressaltar para reforçar a fé de vocês de que jesus é o messias vindo do céu porque só esta crença que pode lhe dar vida
eterna esta circunstância ainda mais rapidamente você encontra por exemplo no início do evangelho muitas negativas na boca do batista a partir do capítulo 1 versículos 19 verso 20 pergunta a ele seria o cristo ele disse eu não sou cristo eu não sou elias eu não sou profeta eu não sou noivo nenhum outro evangelho coloca tanta negatividade na boca de um batista como o evangelho de joão porque provavelmente um grupo dentro da comunidade de joão da igreja que ele se reunir por assim dizer que estava dizendo não é o messias não era jesus o messias era
joão batista quando ele escreve e diz não o próprio joão disse que não era o messias que foi muito interessante essa informação eu queria eu tenho duas perguntas a partir do verso 31 do capítulo 20 mas eu vou fazer no próximo bloco porque vão reter um pouquinho explicação e um pouco mais de tempo estamos tratando do evangelho de joão e fomos a circunstância da composição a seguir não vamos falar sobre a singularidade desse evangelho e como ele é importante para a compreensão e experiência da salvação no programa de hoje estamos estudando o evangelho de joão
e queremos aprofundar a nossa percepção sobre a sua contribuição tóquio teológica é empolgante você ler o evangelho de joão realmente o pastor vander só você leu no primeiro bloco joão 20 30 e 31 tem duas perguntas que eu quero fazer vocês a primeira vou começar contigo diz aqui no verso 30 na verdade fez jesus diante dos discípulos muitos outros sinais porque sinais e não milagres postou eu até mencionei que ele não relata milagres não é é algo que o nosso amigo espectador tem que entender a diferença básica entre sinais e milagres no evangelho de joão
é a seguinte todo sinal é um milagre mas nem todo o milagre um sinal é um sinal um sinal do que da divindade da presença de deus jesus falou mateus capítulo 7 que no último dia muitos diriam fizeram milagres em nome dele e ele vai dizer não vos conheço ou seja algo sobrenatural você seguir uma uma crença porque ali tem algo sobrenatural necessariamente segundo a bíblia não é presença não é uma certeza da presença da divindade de deus porque o inimigo também tem poder para realizar coisas então que joão relata aqui é um milagre mas
é mais do que um milagre porque todo final é um milagre mas nem todo o milagre é um sinal do que da presença e do poder de deus ali e ele começa o evangelho por exemplo falando dessa esse reforço sobre os sinais no capítulo 2 no verso 11 diz a senhora com este com o milagre de caná deus jesus principal seus sinais e seus discípulos creram nele no capítulo 4 no versículo 46 no diálogo com o menino doente o pai do menino doente jesus diz a syniverse o capítulo 4 versículo 48 ele diz se por
ventura não verde sinais e prodígios não crescer no capítulo 602 diz seguiam numerosa multidão porque tenho visto os sinais e por último capítulo 7 capítulo 7 o versículo 31 diz assim a multidão dizia quando vier o cristo se não for ele quando ver o cristo pará por ventura maiores sinais porque da cultura judaica se reconheceria o verdadeiro cristo pelos sinais que ele faria muito interessante agora após o natal e o verso 31 do capítulo lynch disse que esses sinais foram registrados para que criasse que jesus cristo é o cristo filho de deus porque essa insistência
joanina atividade de jesus havia um contexto da época que justificasse se a gente for ver o tempo em que foi escrito e foi escrito quase um século no final do primeiro século ali há 70 anos aí mais ou menos depois da morte de jesus antes dele pedro já mostra que haviam pessoas duvidam da segunda geração a terceira geração de cristãos pedro fala que as pessoas estavam sendo assim cada promessa da sua vinda será mesmo e tal e joão escrever uns trinta anos depois de pedro quando diz que já a segunda geração já estava começando a
ter dúvidas então joão está tentando mostrar provar que jesus é o messias prometido mais do que messias que ele é divino ea maneira como ele começa o livro é fantástica no princípio era o logos logos é a palavra não é a razão que ele estava começando a desenvolver uma idéia de divindade mas ele aplicar a jesus de uma maneira bíblica que o gnosticismo não tinha começado ainda né a ideia dos nossos custos de um deus inferior e tal mas começando a ter idéias estranhas de cristo então tento trazer no chão na bíblia mostrar que jesus
é eterno que ele é o messias eo verso 14 no capítulo um verso 14 e o verbo que era pré-existente se fez carne se tornou um de nós eu acho que não tem nenhum outro livro é que prova tanto a divindade de jesus como joão é verdade aliás o anderson é essa abordagem do quarto evangelho é singular né jesus é deus vamos explorar alguns textos que vão nessa direção vamos sim pastor é primeiro na minha aceitação de mestrado fiz uma análise dos verbos tempo e apostou na costela de onde vem a expressão apóstolo é os
dois se traduzem por enviar a aparece 72 vezes dois versos aparecem no evangelho de joão enquanto mateus usa três vezes marcos duas vezes lucas uma vez em joão parece mais de 70 vezes tal é a importância de jesus ser enviado só que eu fiz uma análise e eu mostrei na minha dissertação que todas as vezes que se fala da origem quente enviou de onde você vem a expressão é roupa ter tempos meu pai que me enviou a expressão tempo todas as vezes que falam da consecução de renda da obra que deverá realizar a inspeção é
a roupa pra prestar ele nenê o pai que me enviou eu faço isso porque o pai nível ele sempre vai utilizar a origem dele na voz no máximo médio passiva jesus não recebeu uma ordem do pai pra vir porque era menor não ele na voz médio passiva no gregory prática e sofre ação ele se alguém viu como se ele dissesse assim eu me envia nem mesmo é meio redundante na nossa língua tal importância de jesus ser deus aparece no capítulo 5 por exemplo no contexto da cura do paralítico junto ao tanque de betesda sem questionam
por que ele fez aquela curva no sábado ele fala que ele está realizando as obras do pai no versículo 18 verso 17 diz assim meu pai trabalha até agora eu também trabalho no verso 18 o autor diz assim por isso pois os judeus ainda mais procuravam matá lo não somente porque segundo a concepção judaica jogar no sábado mas porque dizia que deus era seu próprio pai agora norte fazendo se a um igual a deus e essa questão de quem jesus é que deus é tão importante que no capítulo 8 do mesmo evangelho no capítulo 8
quando estão discutindo sobre a existência de cristo ele vai dizer que antes de abraão existir ele já existia olha que interessante no versículo 53 eles dizem é maior do que abraão nosso pai que morreu joão 8 53 também os profetas morreram quem post fase c e aí jesus fala sobre a glória do pai que ele glorifica ele vai dizer então no verso 58 antes de abraão existir eu sou eles entenderam que dizer adeus e tentaram apedrejar lá por causa dessa aparente blasfêmia e esse eu sou que ele repete muito em joão mais do que nos
evangelhos né eu sou a luz do mundo eu sou a porta eu sou é a mesma frase que na 70ª bíblia grega que se usavam os judeus é deus falando para moisés fala 3011 not enviou não é exato falava eu sou eu estava usando a mesma frase é o m e para eles era super ofensivo isso agora passou na tapas o vanderson estava pensando joão era uma pessoa muito simples não era uma pessoa simples não posso aceitar era uma pessoa letrada estudada mas o evangelho a estrutura tão interessante tão bem pensada com que pode alguém
tão simples introduzir o evangelho tão rico pastor é eu brinco com os meus alunos eles se assustam digo assim ao estudar a riqueza da bíblia especial que o evangelho de joão eu digo isso de deus e do diabo uma coisa não é não é uma não verdade como se as yields fala de cristo ou você aceita isso ou você rejeita só não tem meio termo dizendo que eu era um bom mestre apenas isso só pode ser de deus pelo que prega é muito muito profundo pastor agora porque pegaram jesus deus e ter que aceitar e
reconhecê lo como deus que porque eles porque essa importância saem desse total no evangelho de joão primariamente por favor nosso amigo espectador preste muita atenção no que eu vou dizer não estou mencionando nenhuma heresia teológica que note bem que eu vou falar no evangelho de joão a salvação não tem que ver com a cruz seu programa acabar agora pastor eu estou com problemas não não vamos continuar e concluir a votação não tem que ver com cruz no evangelho joão evangelista que menos tempo dedica cruz quatro versos contados enquanto que matheus um capítulo e meio lucas
no capítulo porque que joão não dá importância primária a cruza cruz ocorreu deveria ocorrer a morte de cristo ensina deveria ocorrer porque na cruz jesus alcançou o direito de nos salvar paga o preço para nos dar a graça que é o presente mas desde pequeno pastor natal deve ter aprendido seus pais a gente não aceita presente de estranho um esse inimigo colocou o caráter de deus em xeque e nos assustou conta o caráter de deus é estranho ele pode nos oferecer um presente mas seu caráter é estranho que presente e se você não aceita você
não quer aceitar então olha como incisivamente enfaticamente ele diz o que é a salvação no quarto evangelho do evangelho de joão capítulo 17 verso 3 jesus falando joão 17 verso 3 que a salvação ea vida eterna diz ele é esta veja como é uma declaração taxativa cruz e diz 'não que te conheçam a ti o único deus verdadeiro ea jesus a quem enviasse por que é tão importante conhecer deus e conheceu jesus porque antes de aceitar um presente eu tenho que entender que ele é um deus de amor e aí diz um capítulo 14 felipe
quem vê a mim meu pai ver o pai pois ele pode dizer eu sou o caminho a verdade ea vida jo 14 6 ninguém vem ao pai senão por mim se eu não aceitá-lo como deus vindo do céu não existe vida eterna e seu evangelho de joão interessante agora o no capítulo no verso um no princípio era o verbo eo verbo estava com deus eo verbo era deus não tem nada disso não tem nada aqui como uma outra bíblia sugere né era um deus alguns tentam fazer isso não funciona ou não funciona pelo seguinte pastor
há um desconhecimento da gramática liga embora infelizmente não tocou minha bíblia em grego aqui mas é quando aparece a expressão ali é renna que cai logo no princípio era o verbo e aí diz que o verbo estava com o teórico então aparece o artigo definido rota oz e no logo não aparece só parece que rolou ghosn em três dias então é é aliás viu logo os catálogos é era um deus que não aparece a expressão depois do logos e roteiros dizem que tivesse o rock é um artigo definido no grego para dizer era o deus
era deus então está indefinido só que na gramática grega como disse que é o verbo já é definido o objetivo do que ele era já não precisa de artigo definido porque já está remetendo aqui ele é então o desconhecimento da gravata climática é exatamente e as palavras são colocadas de tal forma que não há como não há como ter equívoco ali deus é um verbo o verbo era deus entendeu ele deixa bem claro esse verbo que ele mencionou no começo que já existia ele era divino ele era deus não era um deus senão não poderia
tudo ser feito por meio dele como texto continua também a deus a criar o efeito por meio dele quando tentam colocar o verbo como um deus é porque realmente estão tentando forçar o texto para diminuir a divindade de jesus agora em joão capítulo 10 versículo 30 presos estão dizendo aquilo que meu pai me deu é maior que do que tudo e da mãe do pai ninguém pode arrebatar eu eo pai somos um alguma dúvida a validade cristo a partir daqui ele está se igualando está usurpando lugar de deus ele está se igualando ao pai em
caráter no poder mas ele vai se submeter ao pai para dizer que o painel conta encarnação é maior do que ele o evangelho jogos encontro dizendo que o pai é maior do que ele dizendo que ele o país são iguais e dizendo que existe antes de abraão então ou você rasga as páginas da bíblia porque contradiz ou você entende que ele está falando do aspecto da encarnação de menor mas que na origem ele o pai não tem diferença nenhuma alguns perguntam assim pastor mas painel vem antes de filhos se deus é o pai dele o
filho de deus o pai não queria que viu o crime não vamos entrar alguns aspectos cristológico saque e 30 anos nós só precisamos entender uma a básica está em duas palavras no grego para filho tá teknon filho gerado geralmente e rui rosa orgulhosa não é filho gerado é igual a um caráter e joão 8 44 jesus diz assim os fariseus voz tem desculpe o diabo só entende que o diabo se casou e os fariseus na cena de um casamento é óbvio que não o cara entende que é o caráter assim quando jesus diz que deus
também é seu pai é igual em caráter simples assim não está sugerindo que ele foi gerado exatamente não é gerado quando chama de um filho unigênito joão 3 16 por exemplo o filho único nós temos que lembrar que em abril os 11 17 não me falha e zac também é colocado como filho unigênito de abraão embora não seja mas ele não era porque israel já existe ele teve com cultura outros filhos depois também esbate sua mídia entre outros então é e ninguém como ele a igualdade por falar em individualidades de jesus e o pastor vanderson
é um especialista em joão e apaixonado como a gente vê a seria essa declaração de tomar e no final lá em joão 20 e 27 a declaração final conclusivo objetivo definitiva definitiva de que jesus é deus pra quem tiver com a bíblia aberta e acompanhar e ler paraná joão 27 e logo jesus disse a tomé põe aqui o dever às minhas mãos chega também à mão e põe no meu lado não sejas incrédulo mas crente aí também falando 28 respondeu e tomé senhor meu e deus meu reconheceu que jesus era senhor e deus e no
verso 29 jesus mostra que queria que todos crescem porque me viste christi bem aventurados os que não viram e creram que jesus é senhor e deus seria essa a declaração conclusiva pensando no contexto de comunidades cristãs cristianismo que existiam alguns poderiam tentar achar a visão de maria melhor de pedro melhor de joão melhor desde o capítulo 20 ocorre algo muito interessante maria vai à sepultura gil entrou aí pedro joão corre a sepultura e o texto diz que joão entrou e viu e depois pedro l a joão para a porta viu ali a entrada sepultura e
vil e cruel e pedro entrou e viu eu e depois tomé quando jesus diz porque me viste christi e o joão está fazendo um jogo de palavras porque o verde maria palavra blanco ver como nós estamos vendo aqui o verde joão e usa a palavra oral olha só e no verde pedro ele usa a palavra teor é o de teoria então está questionando o tipo de crença tem gente hoje que assim eu só vou acreditar em jesus se eu tocar silver quando jesus diz para tomé porque me viste blackbull christi como maria ou pedro aliás
qual ele usa o teor é o de pedro mais bem aventurados aqueles que não viram e aí ele usa o verde joão não quiseram entrar pra crer e creram está dizendo assim você tem que ver como o joão também sabe joão nem precisou entrar na sepultura nem viu a sepultura já acreditou muitos hoje só vou acreditar em jesus só vamos entregar você aparecer fisicamente para mim é bom segundo o evangelho de joão você tem que crer como joão não é ver para crer é crer para ver isso faz a diferença toda a diferença agora foi
mencionado aqui especificamente a partir do capítulo 17 versículo 3 goleiro finalmente já foi lido a vida eterna esta reconheça ante único deus verdadeiro foi mencionado especialmente a partir de joão 17 3 a vida eterna é esta que conheçam a ti único verdadeiro essa insistência da apresentação de jesus como como aquele que é deus e conseqüentemente como aquele que dá a vida eterna podemos encontrar essa verdade ao longo do texto bíblico o jesus que dá que gera oferece a vida eterna podemos pastor eu vou dar dois exemplos o primeiro acho que vamos ter que nos defender
desse bloco no capítulo 13 no verso 36 jesus acabara de oficiar à santa sexta um diálogo com os discípulos especificamente com pedro pedro pergunta sim senhor para onde vais jesus responde assim pedro para onde eu vou você não pode me seguir agora mais tarde sem graça e pedro diz por que eu não posso seguir agora por tião daria minha própria vida e jesus lhes daria a vida por mim simão em verdade em verdade te digo que esta noite não cantar o galo sem que três vezes e meg pedro quando ouve essas palavras ele fica triste
veja como a salvação ocorre agora na vida de pedro observando a tristeza de pedro no mesmo diálogo porque o capítulo parece mudar o diálogo mas não é no capítulo 14 anos e assim pedro não se tristeza não se turbe o seu coração é para os discípulos mais especificamente para pedro aí ele sai do cenáculo no final do capítulo 14 versos 31 e não vamos continuar com esse raciocínio não continuar depois então vimos até aqui que a riqueza de joão é impressionante apresenta jesus como o messias mas o messias deus e vamos agora explorar como que
esse messias nos pode oferecer a vida eterna algo que você e eu queremos voltamos num instante é muito bom termos o tempo necessário para estudar a palavra de deus estamos fazendo isso com o evangelho de joão e passou voando está falando no bloco anterior é essa questão da de como a vida eterna concedida por cristo aparece ao longo da estrutura do livro você não mencionando o capítulo 13 e agora 14 vamos continuar com o raciocínio ele disse que pedro irá traí-lo essa é a prática da salvação como ocorre na vida prática no 14 pedro observando
a tristeza de pedro diz não se entristeceu coração eu vou pra casa de meu pai há muitas moradas no final do capítulo 14 ainda na cena do cenáculo do mesmo local da santa ceia no finalzinho de se levantar e vamos aqui ele está indo para o jardim do getsêmani isso o monte das oliveiras e no capítulo 15 passando pelo pelo vale do cd onde naquela época segundo especialistas havia uma plantação de uvas ele observa as uvas e quer dar uma lição aos discípulos ea pedro e ele diz assassino 15 versos 1 e 2 eu sou
a videira verdadeira o meu pai agricultor agora nosso universo 2 todo ramo que estando em mim não der frutos ele corta mostrou foi esta a expressão não faz sentido com o contexto do cristo salvador do evangelho porque se essas palavras foram dirigidas a pedra os discípulos ele diz a pedro você vai me trair não vai dar nem um bom fruto de cortar e eu vou te cortar pedro na expressão cortar aqui segundo especialistas em joão e o texto grego apresenta essa pressão rairo nos melhores dicionários de grego inclusive o dicionário de ramos bauer que o
melhor que tem na minha opinião um raio aparece como quatro opções de tradução e gay levantar subir pode ser na banda também se traduzem por subir e cortar é sempre a última possibilidade de tradução não é que ferreira de almeida traduziu errado pode ser traduzido por cortar do contexto no contexto não seria melhor palavra traduzir não é um negócio fácil não é muito difícil ele fez uma excelente tradução quero deixar isso claro mas aqui a palavra rairo se entendida por erguer levantar faz mais sentido até porque quando uma videira o vinicultor percebe que muitos ramos
não estão dando frutos porque não pega luz do sol ele faz eu trabalhei na roça muito tempo até os 20 anos então você levanta e sustenta a marra ela pega a luz do sol e da frutus o evangelho de jesus no dentro das páginas do evangelho de joão o cristo de joão do evangelho de joão não é o cristo que corta você que não está dando frutos é o cristo que levanta que ele fez com pedro naquela noite pedro traiu pedro negou mas quando segundo o evangelho de marcos no capítulo 16 versus 7 maria vai
ao túmulo de um recado de jesus vá digam os discípulos ea pedro porque se o recado só os discípulos pedro pensar eu não sou mais o discípulo e depois em lucas no contexto dos discípulos no caminho de emaús diz que jesus apareceu sozinho só pra que essas 40 dias depois da ressurreição em atos 2 pedro está em pé pregando um poderoso irmão que converte quase cinco mil pessoas porque quando nós estamos em jesus diz o texto permaneça em mim permaneça em mim e não damos fruto ele não corta levando nos levanta e se o evangelho
na prática pressionante vou passar o natal você passou de cinco igrejas e falando em igrejas se você tem uma uma pessoa que cometeu uma falha você com o pas ou enviado por deus você vai corta o sujeito ou você prefere conduzir um processo para reerguê lo nós temos que fazer isso conduzi lo no processo nós vamos até em corinthians né em primeiro corinthians paulo fala de um irmão que pecou muito ela que tinha que ser disciplinado mas aí na segunda e piscinas corinthians ele fala assim ó estão desprezando ele vai ser consumido pela tristeza habilitem
ele de novo está em corinthians a não ser que o membro mostra que ele não quer seguir ele não quer mais e por esse caminho aí tem que cortar num mas o objetivo da igreja é sempre levantar e erguer pessoa que o pastor ataul versus 6 diz a senhora se alguém não permanecer o senhor não quer permanecer exato e será lançado fora então quem é cortada que não dá fruto que não permanece até permanecer muito bom aliás anda lá lá permanece aqui aparece 3 14 vezes a expressão - no grêmio é e como permanecer no
capítulo 6 ele diz é bebendo do meu sangue como a minha carne é a comunhão com a palavra muito bom então a nós temos que nos aproximar de cristo mas permanecer nele permanecendo em silêncio agora é professor vanderson pastor natal há um capítulo especial aqui todos são especiais mas até você tava mencionando que o capítulo 4 é objeto do seu do seu da sua pesquisa minha pesquisa podemos encontrar esse processo todo de salvação vida eterna no capítulo 4 astor é impressionante e contendo quatro eu vou sintetizar o máximo aqui o evangelho de joão foi escrito
por tanto com o propósito de criar as que jesus é o cristo e crendo tem dúvida disso ele começa a mostrar as refeições que jesus sofreu e que provavelmente os leitores do evangelho estão sofrendo então no capítulo ele diz no verso 11 e no verso 12 veio para os seus e os seus não receberam os judeus não receberam o evangelho joão não é antissemita da pastoral é importante deixar isso claro mas ele é antijudaico no sentido da representação dos líderes para natanael no capítulo ainda de dizer um verdadeiro israelita num verdadeiro judeu em que não
há dolo então ele não é antissemita mas ele está contra a posição dos líderes judaicos que rejeitavam cristo então número 18 para os seus não aceitaram mas todos que aceitaram lhes deu poder ter feito filho de deus saber os que crêem seu nome que não nasceram da carne e do sangue mas a vontade uma vez que os seus rejeitos onu onde é que jesus realiza o primeiro milagre da sua vida do seu ministério em caná da galiléia galera considerado terra de gente e quando ele realiza e transforma a água no puro suco da via tirado
das talhas as talhas era usado para purificação se era uma festa eu imagino judeu chegando e dizendo ao servo cadê as tarefas para purificar não tem mais água é longe buscar água mas que aconteceu com água jesus transformou a vida da água para o vinho literalmente ou você entra para participar da festa porque tradições humanas não salvo vou ficar fora da festa tem toda uma mensagem no 3 único demos o representante do judaísmo procura noite um mega não aceita naquele momento não mas no 4 que é o nosso foco aqui uma samaritana uma mulher o
aceita a luz do dia imediatamente imediatamente agora como ocorre a salvação através desse cristo na vida dela capítulo 4 eu vou resumir pastor ele começa especialmente a partir do versículo 7 jesus para diversos e junto à fonte de jacó e no verso 7 jesus desarme de beber depois ela diz como o centro judeu perceber a mim que sou mulher samaritana ele se você conhecesse que eu sou de pedir e dar lhe água da vida ela diz me dado essa água para que eu não preciso mais ir buscar ele se chama teu marido ela diz não
tem ele teve 5 6º é seu tem toda uma discussão mas dois aspectos eu gostaria de ressaltar aqui nesse texto que é importante pra minha e para a sua salvação você que está nos assistindo o primeiro aspecto a medida que ela aceita revelação progressiva de cristo de quem jesus é a salvação acontece porque quando ela vê jesus jesus é um estranho um parada junto ao posto quando ele abre a boca ele deixa de ser um estranho passa a ser um judeu odiado como sendo judeu diz ela pede de beber a mim depois quando ele oferece
a água da vida ela acha que jesus é menor do que já coloca é maior do que já colo do pai quando ele fala da vida dela e deixa de ser menor do que jacó e passa a ser um profeta um simples profeta não o profeta mais um profeta depois ele passa a ser o messias dos judeus era dias depois eu sei que o cristo é dever e no verso 42 e passa a ser o salvador do mundo inteiro perceberam ele é um estranho o judeu odiado menor do que jacó um profeta ele é o
messias dos judeus e termina o verso 42 com o povo declarando ele é um software com as ruas precisam de ir na sesa à época césar recebido dessa forma nas cidades está dizendo que jesus é o verdadeiro rei então à medida que jesus se revela e progressivo e ela aceita essa revelação que acontece a salvação aparecem ocorre na vida dela e de todo o povo por isso conhecer do capítulo 17 é importante mas não é alto salvação autoconhecimento e nos título é a salvação que vem do alto não há altos ao autoconhecimento mas o conhecimento
que vem do alto que nos dá agora é muito interessante notar que o apóstolo joão coloca em contraste aqui duas figuras né a figura de um homem no capítulo 3 com o nome ea figura de uma mulher no capítulo 4 segundo nome é o fato de um homem a mulher é alguém conhecido ou desconhecido um homem que tem um status social estado religioso uma mulher que não tem está sociais e muito menos religioso como é que joão consegue jogar conhecer exemplos nem pra pra alguém que que demora a aceitá lo alguém que aceita e já
sai trás fazendo um trabalho missionário primeira missionário a gente conhece o que já está querendo dizer ao mostrar que uma pessoa estranha aparentemente de um coração duro aceita o evangelho que junta quer dizer com isso porque quem deveria aceitá-lo demora três anos e que aparentemente seria duro imediatamente aceito atende chamados à salvação joão resume na vida do samaritano que não é os que são nascidos da carne que são filhos de deus não existe pedigree religioso talvez alguém esteja assistindo pastor e não tem família lima que crê em deus que não tem nada é o único
cristão da sua casa pensa assim não tem um histórico religioso como pode deus me abençoar ajudar pra deus não conta pedigree religioso não quanto o nosso sangue que nascemos mas o sangue de cristo agora joão trabalha com arquétipos literários que a gente chama nem imaginar os presentes o homem ea mulher um bem ressaltado a sociedade outro não e na minha opinião está trabalhando um contexto imaginário do antigo testamento muito presente na mente dos judeus e dos samaritanos que lhe o pentateuco porque pastor norte esse é o segundo aspecto da riqueza desse texto no antigo testamento
os principais e mais famosos casamentos aconteceram junto um poço em gênesis 24 g 20 nove e os dois ocorreu no casamento de isaac rebecca já corri raquel moisés exemplo e como é o arquétipo estrutura literária escrita é assim um homem sair da sua terra portanto um estranho naquela terra ele para junto um poço ele tem sede de uma moça daquela terra ele pode dar de beber a mim os meus animais ela aceita liberar água e faz um pedido de casamento ela vai ter o seu povo seus familiares eles vêm até ele eo pedido de casamento
é aceito assim foi isaac e rebeca embora ele a 0 fosse buscar um acordo já que eu e desculpe já corre raquel a gente faz muitas letras liraa já corre raquel ele está fugindo de esaú e ele está eu estranho junto à terra e para o posto a moça daquela terra ele está consciente e pede água uma briga pela água ela aceita liberar água e faz um pedido de casamento ela vai do seu povo lado vem até jacó e é feito o pedido e aceitar seu casamento moisés e por ele está fugindo de faraó ele
estranha até o arquétipo o mesmo olhem como se descreve jesus e samaritana e é um estranho na terra e não é americano ele pára junto ao poço ele tem que ser de david bebê veio uma moça daquela terra ela aceita liberar água porque o texto diz que ela deixou o pote ele faz o pedido de casamento pra ela e pede em casamento ela vai ter seu povo seu povo é ele ele pede em casamento o casamento se realiza no versículo pastor no versículo love quando a mulher diz assim como sendo judeu pede de beber a
mim a expressão grega que parar num só que para a hemorrede o caso relativo que traz uma idéia de lugar de saída então a melhor tradução é como sendo judeu para ipad de beber junto de mim comigo ela achou que jesus pediu em casamento porque porque casamento acontecia junto ao poço e porque jesus é um bingo na sua frase é óbvio que jesus não quer realizar o casamento a gente conhece porque casamento na bíblia é a salvação é um dia que para os noivos é o yom kippur é o dia da inspiração tanto que mateus
25 tem lá o casamento das virgens e tem as bodas do cordeiro a noiva e apocalipse 19 que se preparou e apocalipse 21 casamento e símbolo de salvação então quando ele faz uma frase ele constrói uma frase pedindo ela em casamento ele está querendo utilizar as bodas do cordeiro a salvação e quando é que o casamento ocorre quando ela e todo o povo desenvolveu o verdadeiro software do cosmo o verdadeiro salvador do mundo ela entende que jesus quer ficar com ela e jesus está querendo ficar o que morando na vida dela no coração dela e
de todo aquele público é realizar as bodas do cordeiro e só mais um último detalhe nesse aspecto quando nós procuramos alguém para namorar noivar casar e um judeu também fazia tinha que procurar o melhor dentro do nosso aspecto hoje procuro melhor jesus quando vai realizar as bodas o casamento do cordeiro quem procura o pior o pior povo porque para o judeu o samaritano é o pior pior que o animal e dentro do que o povo a pior mulher que nem as mulheres americanas querem tirar a água do poço com ela sabe que joão está querendo
dizer se a salvação através desse messias a salvação é pra gente como eu e você a salvação para os piores se ele pôde salvar samaritana se ele pôde levantar pedro ele pode salvar a gente também muito bem o jogo muito interessante o passe o natal e se a gente tivesse que dar um outro título esse capítulo uau é uma mulher de santa maria a esse título com todo respeito nessa maria mas não está dizendo tudo que a riqueza do tema da salvação presente apresenta neste capítulo a responder a outro título que sintetizasse melhor né o
que será que esta compreensão da sahwa são joão passou o natal passar passou deixou como é que será que essa compreensão das informações não mudou sustentou que norteou a comunidade de então que o efeito pode ter produzido e como isso pode ser impactante hoje leitores modernos se joão é o último evangelho a ser escrito ele talvez foi o que mais marcou neco a gente quer deixar um sabor gostoso na boca meus filhos fazem esse é um pai quero comer aquele por último é o mais gostoso joão é um evangelho poderoso diferente dos outros três ea
maneira como ele termina com certeza deve ter impactado muito ele se coloca como testemunha ele coloca que ele viu que ele sentiu e ele termina vamos ver o último versículo dele eu acho que é esse o sabor gosto que ele deixou por um bom tempo lá no capítulo 21 versículo 24 penúltimo ele termina testificando sendo assim este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu deu testemunho ele viu e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro e ele faz um exagero aqui né que jesus fez muitas outras coisas que
não caberia no mundo mas como a gente leu há pouco tempo atrás no capítulo 20 31 ele fala esses foram escritos para vocês quererem então eu tenho certeza que mudou muito a comunidade da época e com as pernas mais pastor porque se é o último livro o último evangelho esse público eles não tinham com exceção de joão não tinha conhecido jesus os leitores não tinham tocado nem sido tocados fisicamente e com exceção de joão conheço nenhum outro talvez que tivesse tocado em jesus e muitos estavam questionando por doutrinas gnósticas que já estavam surgindo se jesus
é deus mesmo não se aparecer em forma de espírito ou não quando joão relata os 7 sinais para que criasse um dos sete sinais que são um milagre um milagre na boda de camargo o capítulo 42 46 a o acura do filho do oficial do rei capítulo 5 para lixo junto ao tanque de betesda aí você tem no capítulo 6 andar sobre o mar multiplicação de pães e peixes no 9 a cura do cego e no onze a ressurreição de lázaro 7 sinais desses 74 são coisas pessoais que é o filho do oficial do rei
4 46 doente em cafarnaum é a cura do paralítico no capítulo 5 a do século 19 ea ressurreição de lázaro são curas milagres sinais pessoais e nenhum deles joão jesus põe a mão um nenhum deles o coxo junto ao paralítico do junto o paralítico junto ao tanque de betesda aquele concelho já se levanta de tomate o leitor me ajuda o o cego no capítulo 19 em bollywood os olhos dos cegos e só passa a enxergar quando ele crê na palavra e vai até o tanque é de siloé que significa enviado não é e o capítulo
11 disse que quando ele ele vai recitar lázaro ter lázaro muitos geólogos dizem que tem que ficar lázaro para que o poder da palavra no recinto todos ou seja está dizendo o seguinte se você nunca viu jesus nunca tocou nele não tem problema esses milagres aqui não teve toque o poder da palavra o poder da palavra é tão eficaz quanto o poder do seu toque você nunca tocou jesus nunca foi tocado fisicamente você tem a palavra é isso que está dizendo que os leitores lippi é por isso que a palavra telecom prendeu é importante né
exato bom é esse evangelho espetacular e fico imaginando que o escritor um jovem discípulo teve tanto tempo para pensar no que viu e para selar selecionar especificamente o que escreveria e o que temos como resultado é um evangelho tão rico e tão tocante muito obrigado o pastor wanderley nacional por nos ajudar a compreender a riqueza teológica do evangelho de joão e você qual é o seu livro preferido lei evangelho de joão com os olhares que nós apresentamos aqui você ser abençoado e você também com a mulher samaritana experimentará pessoalmente a salvação obrigado por sua companhia
do programa geólogos [Música]
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