[Música] o auxílio Divino permaneça sempre conosco Amém muito bem nós vamos dar mais um passo no nosso caminho já vimos o conhec já Vimos que para se conhecer é preciso ter a coragem de enfrentar o deserto existem desertos Nos quais a gente pode entrar porque procurou por exemplo o silêncio a oração São desertos que eu procuro e existem desertos Nos quais eu entro sem querer uma doença São João da Cruz já diz que São João da Cruz chama a esses desertos de noite e ele fala na noite ativa e na noite passiva a noite Ativa
é quando eu escolho eu escolho por exemplo renunciar a um tipo de alimento pela Quaresma eu escolho renunciar a uma coisa que eu gostaria de fazer então é uma noite ativa e aquelas noites nas quais Deus me coloca que eu não esperava que eu não pedi e Deus me coloca para me purificar então caminho para cone no deserto e vimos ontem não basta entrar no deserto é preciso a coragem de permanecer permanecer não é fácil permanecer não é fácil perseverar Quantas vezes a gente encontra pessoas que se entusiasmam na vida espiritual com todo fervor aí
a gente fica olhando é bonito mas a gente pergunta logo por quanto tempo vai durar papai gosta de dizer que não existe Senhor Do Bom começo existe Senhor Do Bom Fim Então vamos ver até quando vai durar né então aqui é que está permanecer permanecer sustentar o combate E hoje nós vamos ver o instrumento pra gente ter a coragem de permanecer que é a CESE sem a CESE essa palavra que saiu de moda talvez alguns de vocês nem tenham escutado falar dessa palavra porque os padres Hoje quase não falam sobre isso e porque não falam
sobre isso e não ensina o povo isso é que o cristianismo tá se tornando uma religião de mol de mão de gente sem fibra espiritual AC bom o Bispo teano o recluso era monge fizer cuitado Bispo tá vendo olha era recluso e fizeram Bispo perguntou se sairmos de nós mesmos o que encontraremos e ele próprio respondeu encontramos Deus e o próximo Observe que aqui parece haver uma contradição mais PR frente eu vou explicar porque eu disse entrar em nós conhece e como é que agora tô falando em sair de nós mas eu falei em entrar
em nós para não vivermos na superfície para não vivermos na auto-ilusão esse sair aqui é um sair diferente é o sair em direção a Deus e ao irmão é o sair que só tem qualidade se eu Primeiro me encontrei se eu Primeiro me conheci aí eu posso me dar real porque me conheço porque Ten o meu coração na mão porque me tornei senhor de mim Frei ncio larranaga naquela oração no silêncio de Maria tem uma oração que ele chama assim Evocação da capa tem a capa Virgem Maria ele olhando Aquela capa ele fez uma oração
e ali tem uma expressão que é linda linda desde a primeira vez que eu li aquilo eu já faz muito tempo mas não saiu mais da cabeça é Senhora de ti mesma antes de seres Nossa Senhora aí é que está né Maria és Senhora de ti mesma tu te conheces Tu És toda integrada interiormente antes de seres Nossa Senhora Então é isso aqui eu entro em mim para me conhecer diante de Deus nunca esqueçam viu esse conhecimento é diante de Cristo é na luz de Cristo eu disse a vocês no primeiro dia se eu entro
em mim sem Cristo eu me desespero ou me desespero ou me mascaro porque não aguento ver minhas fraquezas porque isso não é brincadeira eu dou um exemplo a vocês do meu caminho mesmo quando eu entrei no Mosteiro sobretudo na trapa que é mais Severa a vida de silêncio Então o que é que a gente vai descobrindo aos poucos com o silêncio com a solidão o nosso eu profundo vai subindo nossas paixões raiva julgamento Maus Pensamentos sensualidade preguiça descrença Ira tudo vai subindo e a gente se a meu Deus eu sou isso porque a gente quando
vive na superfície da gente a gente diz é eu tenho os defeitos mas gente tanta gente pior e nem a gente pensa que tem um defeito Zinho aqui que dá para colocar um Bandeira um esparadrapo um mertiolate e pronto mas no silêncio na oração a gente vai vendo que a gente não não tem pecado a gente é pecado que a gente é torto torto é penso é estruturalmente penso é interessante isso aí quando o monge já que esse Retiro tá todo baseado na experiência monástica aí coloco isso um pouco para vocês quando o monge se
depara com isso primeira tentação dele é o desespero e sair ir embora do mosteiro isso não dá para mim não dá entende é o desespero ir embora do mosteiro ou então se for safado ficar mascarado dizer é assim mesmo é o que muita gente faz infelizmente não digo no Mosteiro Não não posso mas na vida cristã é assim mesmo e fica com a chamada vida dupla E aí você morre mata a sua alma tá morto pode ser padre pode ser Bispo pode ser papa pode ser monge tá morto você está vivo diante de Deus enquanto
você não tem vida dupla você pode cair 1 vezes mas você estará vivo diante de Deus enquanto olhar para ele diz Senhor eu pequei tem piedade de mim pecador Você tá vivo esses monges aqui que viviam no deserto a maioria deles era gente Rude camponês Rude que ia pro deserto às vezes não sabia nem ler escrever direito aí faziam as esteiras os balaios iam vender na feira em Alexandria Alexandria era a maior cidade do Império Romano iam vender depois voltava pro deserto e algun lá nesse negócio de vender bebia uma Chic boa uma 51 aí
depois dava uma passadinha nos bordéis pintava E bordava aí Ah o que foi que eu fiz voltava a vida velha de safadeza né que era únicos que se convertia pro deserto aí dava uma passadinha nos 10 aí pronto ia chorar chegava no deserto pai com com eu pequei que foi que você fez aí contava mas veja se arrependiam lutavam é aquilo que eu disse antes o cristão não é o engomadinho cristão não é o certinho o cristão não é o que não cai nunca mas o Cristão é aquele que procura continuamente ajustar sua vida na
luz de Cristo aquela citação do Apocalipse que eu fiz ontem que é tão preciosa estes meus Sen esta multidão vestida de branco Quem são eles de onde vem estes são os que vem da grande tribulação que tribulação esta da vida lavaram e alvejaram suas vestes no sangue do cordeiro mancharam as vestes na vida mancharam as vezes se não mancharam caindo mas mancharam suando lutando mas mancharam e como alvejaram as vestes com as próprias forças não com o sangue do cordeiro então a gente é quebrado interiormente é quebrado vocês se fazem a experiência de olhar com
calma em paz os seus sentimentos quantos julgamentos quantos pensamentos homicidas em que senti não Padre eu não quis matar ninguém não tem tanto jeito de matar de eliminar o outro dizer Esse não vale nada esse aqui para mim tá morto esse aqui desse eu não espero nada que preste já sei que dele não vem nada que preste Jesus diz aquele que chamar seu irmão louco é réu do tribunal O que quer dizer não é dizer você é louco não é isso é eliminar o outro desse não vem nada que preste desse eu não espero mais
nada onde você matou seu irmão Ou seja é alguém que não deve ser levado a sério Aquele que chamar seu irmão cretino é réu do juízo diz Jesus é isso não é chamar com a boca não é essa coisa superficial são as atitudes repare como o nosso senhor chama atenção para esse cuidado da Pureza de coração bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus a gente pensa que pur esse de coração é ser Casto é ser Casto no sentido amplo é muito mais do que a castidade na questão do sexo ser puro de coração
é procurar sentir com o coração de Deus vê com o olhar de Deus vê o outro como Deus vê é meu inimigo tudo bem é inimigo de Deus é filho de Deus procure deixar de ver o outro como você vê procure ver o outro como Deus é mas não presta é ruim tudo bem É ruim mas Deus o ama então quando eu vou purificando o meu coração eu vejo Deus em tudo eu vejo Deus em todas as coisas já aqui na terra por isso Jesus diz bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus verão
Deus em tudo porque vem como Deus vê sentem como Deus sente Ah mas isso não é assim isso Exige uma acese se é um trabalho de uma vida todinha e requer perseverança então é sobre essa acese palavra acese eu vou explicar aqui na frente quer dizer exercício as queses em grego que deu origem a palavra atleta é o que se exercita como vocês na academia não tem que se exercitar pronto só que hoje todo mundo malha o corpo mas nunca vi tanta gente fora de forma na alma nós vivemos no mundo que malha o corpo
agora malhar a alma que é bom malhar o coração S as academias do corpo da Alma estão fechadas porque ninguém quer malhar vive na superficialidade Então se sairmos de nós o que encontraremos encontraremos Deus e o próximo Este é o verdadeiro motivo para aprendermos a nos descentrar porque a gente vive numa mentira todos nós olhe a nossa luta é lutar contra essa mentira todo dia qual é a mentira a mentira de que eu sou Deus de que eu sou o centro do mundo pode olhar se eu perguntar a vocês o que vocês acham do Brasil
vocês têm opinião é o que eu acho o que vocês acham do Lula tem opinião o que vocês acham da ONU tem opinião o que vocês acham do seu vizinho Ah ele devia ser assim assim tem opinião o que vocês acham de Deus não ele devia ter evitado aquele tsunami ele devia até evitar daquela eu seja eu sou o centro eu sou a verdade tudo deveria girar ao redor do que eu acho aquele ali é muito quadrado sim é quadrado em relação ao que você pensa Aquele é muito Redondo é redondo em relação ao que
você quer dizer eu sou o centro eu sou a medida eu sou o eixo Mas isso é doid e a gente que acha como Deus devia ser como o mundo devia ser a gente não é como a gente gostaria de ser porque não consegue tem tanta coisa na gente que a gente não queria que a gente queria cortar evitar jogar fora e não consegue mas a gente tem a justa medida para todos os outros eu vinha de onde era que eu vinha vinha de Fortaleza o mês agora em Junho eu tinha ido a Natal fiz
Natal Fortaleza Fortaleza Aracaju e na minha poutrona vinha um casal vinha de uma festa de casamento Pelo que eu entendi da conversa em Fortaleza é bonito o casal Porque já era um casal idoso vivia junto a filho já criado mas interessante eles estavam avaliando cada pessoa que tava na festa de casamento você vi o fulano Ah Nunca mais tinha visto como é que tá a vida dele tá assim tá assim tá assado mas incrível quer dizer mas eu sempre o julgamento a partir de mim não é que estavam falando mal de ninguém não mas aquele
não tem juízo Aquele é assim mas é sempre a partir de nós então nós somos o centro isso é loucura isso é mentira o centro é Deus tem tanta coisa na vida que eu devia dizer quando me perguntar o que que você acha não não sei nunca pensei nisso não sei qual a sua opinião sobre isso não não sei não tenho que ter opinião sobre tudo eu não tenho que ter a solução para tudo eu não tenho que ter a medida para tudo o centro é Deus é Deus tem tanta coisa na minha vida na
vida dos outros as intenções dos outros que a gente não sabe mas eu vi quando Fulano fez isso tá certo você viu Você viu quantas vezes ele evitou fazer você viu a tristeza que está ou não está no coração dele depois que ele fez então a gente ter esse cuidado esse desconfiômetro de não querer se o centro da Verdade o centro do bem do mal o eixo do mundo essa capacidade de dar o outro um espaço o outro pensa diferente de mim mas será que ele também não pensa certo não é o Deus que vai
comigo pra guerra vem com meu inimigo é Deus meu e Deus dele em geral a gente diz Deus está comigo tá mas Deus tá também com quem você não gosta aquele de quem você não gosta também diz senhor tu és o meu Deus a gente tende a reduzir Deus ao meu tamanho a minha medida Deus está comigo me ama de todo coração e tá também com aquele a quem eu não amo que às vezes considera até meu inimigo então a gente sair do centro deixar que ele seja o centro esse conhecesse esses desertos esse permanecer
é para isso para que eu vá deixando Deus ser Deus na minha vida porque a minha tendência é ao invés de Deus ter uma ideia de Deus um Deus à minha medida um Deus ao meu serviço um Deus do meu tamanho um Deus que diz Amém para tudo que eu quero isso não é Deus isso é um ídolo é um boneco eu sou o senhor vosso Deus que não aceita suborno eu tenho que me converter a ele não ele a mim então este é o verdadeiro motivo para aprendermos a nos descentrar o centro de gravidade
do nosso ser deve ser colocado deslocado de nós para o Cristo ele sim é ao mesmo tempo Deus e homem é nosso Deus e nosso próximo encontrá-lo amá-lo olhá-lo admirá-lo é encontrar Deus e encontrar o irmão por isso Olhe não se pode ser cristão o cristianismo é uma religião muito difícil porque é uma religião que exige o amor a alguém a Cristo você para ser um bom judeu basta cumprir a Torá a lei de Moisés e amar a Deus você para ser muçulmano não precisa nem amar a Deus Basta cumprir os preceitos do Corão obedecer
a palavra Islã quer dizer Submisso o bom muçulmano nunca vai procurar amar a Deus é uma religião muito superficial viu o Islamismo muito muito muito exterior o Islamismo é o seguinte cumpre os preceitos do Alcorão e pronto não interessa amar dizer meu Deus eu te amo não jejuar no ramadã Jeju e pronto é uma religião exterior demais mas no cristianismo Ser Cristão é olhar Jesus nos olhos e responder essa pergunta tu me amas tu me amas então não se pode ser cristão sem paixão por Jesus olhar Jesus encantar-se com ele não é com a doutrina
de Jesus primeiro é com a pessoa de Jesus por isso o cristão deve sempre voltar ao evangelho voltar para ver Jesus como ele age como ele diz como ele faz como ele se coloca é será realmente apaixonado por Jesus por isso eu estava falando para vocês sobre esse livro Cristo minha vida e a imitação de Cristo porque nos dão essa graça a graça da Paixão do encanto por Jesus do encanto por Jesus de olhar para ele olhá-lo na cruz olhar a cruz do Senhor aprender São Tomás de Aquino dizia aprendi mais olhando a cruz do
que em todos os livros do mundo isso é verdade isso é verdade olha a cruz a cruz é tão doida a cruz é tão escura a cruz é tão absurda e no entanto a cruz é puro amor de Deus ali eu vou aprendendo o quanto a lógica de Deus é diferente da minha o quanto o meu modo de ver é diferente do modo de Deus a cruz diz desespero Deus na cruz diz esperança a cruz diz absurdo na cruz Deus diz amor que dá sentido a tudo a gente olha a cruz e diz fracasso Deus
diz Vitória na cruz a gente olha diz pecado maldade do mundo que parece que vence Deus diz amor que vence a maldade e a morte e transforma a maldade do mundo em amor a gente olha a cruz e diz sofrimento Deus diz entrega amorosa a gente diz morte Deus diz ressurreição Veja a cruz é a chave para entender o mundo a vida a gente a cruz é a porta não tem outra porta pro céu existe uma brecha existe uma brecha viu entre a terra e o céu esse céu que a gente nunca viu esse céu
que a gente não pode atingir esse céu que a gente não sabe como é mas existe uma brecha como se fosse um rasgão assim imagine uma lona aqui separando essa parte de cá desse Jardim uma lona bem grossa mas existe um rasgão assim na lona que se você encontrar Você atravessa e vai pro jardim bonito esse rasgão essa porta estreita é a cruz Olha a cruz Olha a cruz aprenda de Jesus na cruz Cante Com Jesus e você passa para outro lado e você já Experimenta agora o que é o céu bom vamos para que
senão hoje não termina então vej em Jesus a gente encontra Deus e o irmão o entrar em si próprio que propusemos no início destes exercícios é para nos fazer sair de nós mesmos o habitar conosco mesmos é para que aprendamos a nos enxergar e avaliar mas sempre em referência a Deus eu me olhar eu me avaliar eu me ver na luz de Deus o habitar conosco mesmos é para que então nos avaliemos em relação a Deus o estar sós conosco diante de Deus é para nos fazer maduros e transparentes no trato com os irmãos então
aquilo que eu dizia no início do retiro não é um caminho para o intimismo ah eu tô na boa e o resto que seidan não isso é o budismo isso é o hinduísmo que propõe um caminho desse não cristianismo não cristianismo interessante lembre quando Caim vai rezar porque que que Deus Pergunta a Caim Onde está o teu irmão onde está o teu irmão então a verdadeira Piedade a verdadeira relação com Deus me joga para o meu irmão e Jesus diz o que fizerdes ao menor desses pequeninos a mim o fizestes vocês podem observar quem muito
fala em caridade quem muito fala em amor aos outros quem muito fala em servir o povo e não reza Não serve nada e é uma coisa exterior é uma coisa exterior agora quem nem fala nisso mas reza tem uma vida espiritual verdadeira não faz juda também se abrem compaixão carinho cuidado atenção pelas pessoas por quem sofre por quem está só por quem chora por quem está na miséria porque aí a gente ama com o amor de Jesus com o coração de Jes nosso coração vai pulsando na medida do coração de Cristo pois bem a palavra
Santa quer dizer a Bíblia e a experiência nos ensinam que somos desequilibrados feridos donos de um coração dividido fragmentado São Paulo traça um quadro desolador do homem entregue a si mesmo vocês podendo Leiam viu Romanos 71 a 25 São Paulo vai dizer né eu eu não sei o que acontece comigo não faço o bem que quero e faço o mal que não quero ele diz o querer o bem está ao meu alcance mas quando vou fazer o bem muitas vezes é o mal que eu faço e aí ele pergunta ele diz infeliz de mim quem
me libertará deste corpo de morte corpo aqui para São Paulo quer dizer esta situação de morte quem me libertará dessa humanidade ferida e ele responde Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo senhor nosso isso mesmo é Cristo é Cristo Jesus senhor nosso quem nos recompõe quem nos restaura segundo sua imagem Bendita deformados pelo pecado somos conformados a Cristo somos conformados a Cristo ressuscitado para sermos um dia transformados a sua imagem então vejam somos deformados mas à medida que formos conformados a Cristo seremos transformados nele o que são os santos os santos São essas coisas
lindas essas pessoas esses homens essas mulheres que foram totalmente transformados em Cristo totalmente o santo é o evangelho explicado quem melhor explica o evangelho não são os estudiosos não são os teólogos quem explica o evangelho são os santos quer entender o evangelho lei a vida dos Santos vocês vão ver o que é o evangelho vocês vão ver o que o Evangelho o que Cristo o que a graça provoca na vida da gente às vezes diz esse santo é doido é por que que você diz que ele é doido porque ele deixou de ser o eixo
da vida dele e colocou outro eixo o Cristo uma Mat terza de Calcutá não é doida largar tudo tudo para cuidar dos Pobres de Calcutá e eram tantos que ela não dava conta não é doida de uma pessoa dessa 200 500 1000 pobres mendigos leprosos e ela cuidando desse Com todo amor como se fosse só ele quando esse morria ela ia para o outro não é doido uma criatura dessa é Aos olhos do mundo é doida é doida e no entanto é mais sábia do que nós todinhos um Francisco de Assis que deixa tudo não
é doido um São Paulo que é decapitado que perde tudo que vai dizer mesmo por causa de Cristo eu perdi tudo Perdeu mesmo a dignidade que tinha a família as amizades foi considerado um maldito um proscrito pelos judeus não é doido mas por qual foi a doidice desses homens dessas mulheres eles quiseram que Cristo fosse de verdade o eixo da vida deles e foram livres e foram felizes foram felizes a gente enquanto a gente colocar na cabeça da gente eu tenho que ser feliz eu tenho que ser feliz de qualquer jeito eu só tenho essa
vida e eu tenho que ser feliz nunca será feliz nunca nunca Aí eu vou ser sempre frustrado porque eu tenho o meu projeto de felicidade e eu tenho agora no dia que eu esquecer essa história de ser feliz e botar na cabeça o seguinte eu sou fruto do amor de Deus vim ao mundo para te amar senhor para fazer a tua vontade e eu me jogar de verdade nele na vontade dele aí um belo dia eu vou dizer Eita eu sou feliz e não sabia o repar eu sou feliz fui feliz a vida toda essa
é a verdadeira felicidade Santa Terezinha tem uma frase tão bonita quando esqueci de mim fui feliz Não eu não sou feliz porque eu queria que a minha vida fosse assim e não foi então eu sou frustrado não sei o quê homem esqueça de você esqueça jogue-se em Deus essa vida que você tem como vivê-la amando a Deus amando dos outros vá tente arrisque e você vai ver que será feliz mas enquanto eu tiver agarrado ao meu projeto de felicidade a minha medida de felicidade a minha Miragem de felicidade eu não serei feliz como diz Santa
Teresa é um nunca acabar é uma insatisfação que não termina nunca olhe acreditem nisso é preciso tão pouco PR gente ser feliz tão pouco não é preciso muito podem acreditar a gente é que coloca maluquice na cabeça Miragem na cabeça a gente cria falsas necessidades a gente cria expectativas megalomaníacas gente e o mundo é mestre em colocar pra gente parâmetros de felicidades falsos ter o corpinho daquela atriz ter afeição daquele ator ter o sucesso daquele famoso aparecer naquela coluna social é ter esse vestido novo para aquela festa ter não sei o qu quanta bobagem e
a gente vai ficando dependente disso escravo disso e não é feliz nunca porque tudo isso depende da avaliação dos outros onde está a verdadeira felicidade quando entro em mim mesmo encontro Deus entrei no País da Paz e encontrando Deus encontro os irmãos os outros numa vida simples pronto essa felicidade é a única verdadeira o mundo nem pode dar nem pode tirar mas Jesus disse eu vos deixo a paz eu vos dou a minha paz não ador como o mundo dá mas para isso repito é preciso que a gente se deixe que a gente coloque o
senhor como o centro e não a gente e não a gente bom vamos ver é isso que São Paulo diz que Jesus nos liberta olha assim assim como trouxemos a imagem do homem terrestre esse homem quebrado assim também com a Graça de Cristo traremos a imagem do homem Celeste de Jesus morto e ressuscitado Este é o nosso destino a Nossa vocação desde toda a eternidade Deus nos criou para isso pra gente trazer em nós a imagem de Cristo morto e ressuscitado porque os que de antemão Deus conheceu esses também predestinou a serem conformes à imagem
do seu filho a fim de ser ele o primogênito de muitos irmãos então Jesus é a nossa forma Jesus é nosso modelo és protótipo não ser como Jesus é ser deformado não ser como Jesus é não chegar a ser gente de verdade esse é o paradoxo do ser humano eu só me encontro a mim saindo de mim eu só me encontro se eu me perder nele me perco nele e nele eu encontro tudo São Francisco veja um homem como São Francisco Tendo Deus tinha tudo mas para chegar a ter tudo para chegar a ter Deus
foi preciso deixar tudo esse deixar tudo no caso de vocês não é deixar a família a casa o emprego o dinheiro não é isso é deixar-se é o que Jesus disse no evangelho domingo passado Jesus disse assim repare vendei os vossos bens e dai es bola o que ele queria dizer com isso não é que vocês vão vender o que vocês t e vão tudo vocês não podem fazer mas ele quer dizer relativ os vossos bens Não vos apegue dai esmola quer dizer colocai vossos bens a serviço dos outros bens aqui não é só dinheiro
casa bem material não vosso tempo vossa inteligência vossa criatividade vosso poder vosso sucesso quer dizer não vivam só para vocês abram-se para os outros é como aquela outra no outra semana aquela parábola Jesus prevenindo diz um homem terreno dele produziu muito fruto uma colheita excelente o foi que ele fez meu caro você tá feito na vida com essa colheita você lavou a gega queer que eu vou fazer com esse trigo todinho vou derrubar meus celeiros que não cabe tudo veja um homem cuidadoso vou construir maiores e vou acumular tudo e depois vou PR rede dizer
meu amigo agora é vida mansa porque você Observe Jesus não diz que esse homem era ladrão ele não era ladrão ele não roubou aquela terra ele não roubou ninguém ele trabalhou aquela colheita foi do trabalho dele Jesus não disse que aquele homem era injusto que não pagava os empregados não pagava direitinho trabalhou direitinho a terra era dele e por que é que Deus na mesma noite disse louco hoje mesmo a vida te será pedida hoje você morre por que Deus ficou tão zangado por duas coisas repara esse homem primeiro ele não foi capaz de dizer
Senhor obrigado por uma colheita tão fác obrigado Senhor porque a chuva caiu na hora certa o sol brilhou na hora certa e não apodreceu a minha colheita Obrigado Senhor pela Terra que foi fecunda pela praga que não veio obrigado pela saúde de estar vendo a colhe do que Eu Plantei não não tem Deus ali esse homem não pensou meu Deus tá grande eu vou pegar um décimo o dízimo da minha colheita e repartir com esses empregados meus que me ajudaram não não tem Deus e não tem os outros só tem eu eu pronto insensato hoje
a vida te vai ser pedida e o que tu juntaste para quem ficou o Eclesiastes diz é vaidade vai ficar paraos outros que vão brigar xingá-lo Os filhos vão xingá-lo brigando pelos bens se comendo uns aos outros pronto então vejam aí o eclesias é vaidade quer dizer é ilusão é pó que o vento leva é uma Vida Vivida Uma Vida Vivida centrada em si que miséria a gente conhece tanto essas histórias quantas solidão quanta solidão quanta aparência mas quanta infelicidade porque nós somos feitos para encontrar Deus e os outros nós somos feitos a imagem de
Cristo Jesus pois bem o caminho do homem velho para o homem novo esse esforço de sair de mim deformado sair de mim sair de mim egocêntrico para chegar a mim transformado em Cristo livre maduro esse caminho é o que a gente chama deese AC o exercício na vida espiritual nunca se esqueçe é um caminho a Penitência que a gente faz o esforço aao isso meio para chegar a ser transfigurado em Cristo quando a gente esquece isso aí o cristianismo fica uma religião triste vi é tudo tão triste é só se fala em Penitência só se
fala em abnegação só se fala não se fica só nisso é uma religião detestável mas não é esse o sentido aese a renúncia é para outro motivo é para motivo positivo de alegria é para que Cristo brilhe em mim o roo da Quaresma a Penitência da Quaresma é até me levar o branco ao branco e a alegria da páscoa mas sem a Penitência da Quaresma sem as observâncias da Quaresma eu não experimento de verdade a verdadeira alegria Pascal assim é na vida da gente pois bem a CESE é caminho e caminho para quem Para Cristo
para Cristo o bonito do Cristão é que centro é Cristo não sou eu não é caminho para o eu perfeito que eu perfeito o caminho para Cristo encontre Cristo e você encontrou tudo encontrou tudo olha aqui o que são Paulo diz despojando do homem velho com todas as suas Má inclinações e revestidos do Homem novo que se vai sucessivamente renovando conforme a imagem de Quem o criou é um caminho quando é que esse caminho termina Nunca na hora da morte só na hora da morte e se precisar ainda tem um remendo Zinho no purgatório um
alinhavo Zinho para ajeitar veja é o caminho que dura a vida toda a CESE é um exercício é a aquisição de uma prática a CESE seria o conjunto de esforços mediante os quais se deseja progredir na vida moral e religiosa CESE não é mortificação a mortificação faz parte da CESE O que é a mortificação é a renúncia de alguma coisa por exemplo eu mortificar os meus olhos aí evito tá olhando o pvo pelado para não despertar desejos sensuais que depois só vão me prejudicar evito est ouvindo falar da vida alheia evito falar amord do a
língua para não falar da vida alheia tinha um monge que viveu a vida quda com uma pedra na boca quando ele ia se encontrar com os outros dava pedre na boca modo mais fácil que que você acha de fulano tô com uma pedra na boca não posso responder PR isso é a CESE isso é a cés sim porque são as nossas tendências são as nossas tendências Mas é verdade viver uma vida qu as out com uma pedra na boca eles tinam essas coisas doida né tinha um bispo contando só a gente foi era um bispo
lá do Paraná ele se a gente foi pra CNBB pra reunião quando ainda era em ta de carro éramos cinco bispos e a gente na S irmãos olha vamos fazer o propósito de não criticar os outros não criticar os outros bispos Vamos até lá conversando coisas aí um disse e se alguém conversar começar o assunto a prosa começar a tomar o rumo de falar dos outros alguém puxa uma música religiosa que a gente aí disse que eles foram do Paraná até Indaiatuba cantaram umas 30 vezes com minha mãe estarei que começava a conversar daqui a
pouco aí um puxava com minha mãe estarei foram cantando A Viagem toda mas isso é verdade foram cantando então ação faz parte da acese a acese é o todo vou dar exemplo de acese eu ser moderado no comer eu comer para viver e não viver para comer isso é a CESE e é importante o que que isso tem a ver com a vida espiritual tudo tudo porque o alimentar-se é um dos nossos instintos básicos se eu educo esse instinto eu fortaleço a minha vontade para educar outros instintos os dois instintos básicos do homem são o
comer e a Sexualidade o comer porque para manter a minha vida a Sexualidade porque é para perpetuar a espécie Então são os dois instintos básicos do homem se você aprende a educar esses dois instintos você tem mais chance de educar os outros instintos não se trata de reprimir ostin se trata de educá-los de colocar tudo em função de Cristo da minha liberdade de amá-lo e nele amar os outros então isso é a CESE por exemplo eu diz Eu não vou dormir mais do que eu preciso como é que uma pessoa vai meu Deus do céu
ter vida espiritual se se acorda todo dia meio-dia se não tem disciplina pras coisas não vai rezar não vai para canto nenhum esqueça a vida com Deus vai ser um voo de galinha aquele voo desarrumado e que não não voa de verdade então tudo isso a CESE eu vou ter mais cuidado com o que eu falo eu vou selecionar melhor os programas que eu vejo Ah mas não tem nada não Claro que tem você enche a cabeça de besteira de de de de porcaria de imagem não serve para nada então isso é a CESE eu
vou trabalhar Quais são os meus demônios principais tem Unos três ou quatro que são os principais um é irací outro é vaidoso outro é difamador outro é preguiçoso cada um sabe onde eu cal aperta então conhecendo esse demônio meu começar a dizer mas por que eu tenho isso de onde é que vem esse demônio como é que ele se manifesta mais forte e começar a combatê-lo né Por exemplo tem falar da vida alheia Então você imaginar as ocasiões em que você fala não precisa se julgar nem ficar angustiado não é diante de Cristo em paz
imaginar a cena em que você falou da vida alheia a cena em que você foi grosseiro a cena em que você foi sensual imaginou aquilo vendo você né peça perdão a nosso Senhor em paz depois imagine novamente a cena você com atitude correta com a atitude que deveria ter tomado e diga senhor ajuda-me nisso eu sozinho não posso mas tudo posso naquele que me fortalece isso é a esses exercícios faz parte DAE a mortificação O que é a mortificação é a renúncia a alguma coisa que eu gosto que me satisfaz E para isso para para
malhar minha vontade Malhação exer localizado entende então é localizado É esse aqui o meu então é aqui que eu vou trabalhar não é assim que faz você quer trabalhar o qu os quadris pronto então você não é exercício localizado como a gente faz para o corpo a gente faz pra alma pra alma então entende o que é aese aese é o exercício a mortificação faz parte da CESE mas a a CESE é mais que a mortificação quanto mais a gente precisar de menos mais a gente é livre agora veja como é difícil né no mundo
de hoje porque o mundo de hoje quer levar você é precisar de mais se você ainda não usou aquele perfume você não sabe o que está perdendo hoje né você está fora do mundo todo mundo usa você não usa pronto a gente tem umas cois interessante Repare todo mundo começou uma vez até eu falei isso lá no Livramento aí pass o senhor não deixa nem isso em paz digo deixa não Todo mundo começou a usar chapéu para trás aquele boné com aí todo mundo você perguntar por que tá usando não é moda todo mundo usa
entende então nós somos assim quer dizer eu tenho necessidade de entrar nisso para sentir que eu tô vivendo que eu estou no mundo eu dependo dessas coisas dependo dessas coisas são necessidades falsas que me escravizam são muletas para eu ser feliz por que é que os padres usam deveriam usar roupa preta para lembrar isso eu desisti de escolher preto é não cor eu não perco um minuto pensando em combinar nada com nada nada com nada com essa batina eu vou na favela e vou lá falar com o governador com essa mesminha nem me troco nada
com nada quer dizer eu morri para o mundo para esse mundo superficial e o mundo morreu para mim é isso quer dizer é isso eu fui fazer uma palestra no colégio marist uma vez a disse por que é que o senhor usa preto se o senhor é Mensageiro da Paz eu não sou Mensageiro da Paz Minha fil nunca fui eu sou mensageiro de Cristo se Cristo me mandar fazer eu faç e se mandar fazer guerra eu faço meu compromisso é com Cristo nele está a minha paz não existe paz sem ele então é esse o
sentido o sentido de a gente dizer eu renuncio à superficialidade eu renuncio à banalidade eu renuncio a me preocupar com essas coisas fúteis Mas não é por falta de amor a vida é porque a vida é bonita demais e preciosa demais pra gente gastar com besteira entendam isso né Padre Zezinho tem uma música para Santa Clara Clara ou Clara me diga por por deste mundo te foste esconder Tu eras bonita de classe maior teu pai era Nobre patrão e senhor aí ela diz assim eu era bonita tranquilo e feliz e fui me esconder no Mosteiro
de Assis será que esta vida é vi e morrer Será que essa vida é só isso será que esta vida é viver e morrer cheia de futilidade um dia porém eu parti Fui viver viver de verdade então aqui aqui é que está a questão quando a gente deixa por Cristo não é por ódio à vida não é por ódio ao mundo no que o m tem de Bono que vocês estão aqui por que estão aqui porque querem viver de verdade porque estão procurando uma vida melhor no sentido positivo da palavra porque não querem se conformar
com a banalidade com a vida superficial e o mundo Nosa ISO tempo todoa Angustia muito por nosos antepassados tinham tanto tanto menos nós er mais fizes ebros por nosos antepassados nem de long no bem-estar que nós temos e eram mais centrados sabiam suportar melhor o sofrimento sabiam ter paz diante da Provação por quê hein Veja eu ainda alcancei pequenininho adin a Rosinha fazendo renda é renda né pronto sentadinho ainda alcancei ainda vi algumas vezes né ali com era monja e não sabia era monja não fazia Sea nem Balaio fazia renda sentadinha ali e cantando o
Ofício Nossa Senhora dec o dia todinho veja ela não sabia mas aquilo era oração contemplativa as Mãos ocupadas e a mente e o coração livre pensando em quê nas coisas do céu Veja por que esse povo tinha essa sabedoria ela não precisava de televisão nem de internet nem de muito divertimento e pergunta senhora feliz Ox Não quero outra vida pois é mas vocês vejam a sabedoria que os antigos tinham Então essas renúncias que a gente propõe aqui não é por ódio à Vida O cristianismo não é uma religião triste nem inimiga da Felicidade ou da
vida ou como diz aquele jornalista boboca Fernando Rodriguez que assina a folha de São Paulo que o cristianismo é uma religião que vive às custas de desenvolver o complexo de culpa nas pessoas o pecado o pecado não não é isso não é isso pelo contrário o cristianismo quer que você descubra o que você é sem se mascarar e que assim como você é é amado e chamado a crescer Então olhe é interessante observar que por trás do convite a CESE está uma imagem humana positiva Podemos trabalhar nossa natureza aprimorá-la não estamos entregues irremediavelmente à nossas
aptidões ou as lacunas de nossa formação nada de fatalismo ou determinismo então quando os cristãos falam em acese é porque eles na verdade creem creem que nós podemos melhorar não eu sou assim eu nasci assim não nasceu assim Pois mude tem esse defeito pois lute lute não se entregue Não se entregue veja Hoje os pais não sabem mais isso como os pais não TM mais referência em Cristo vejam que coisa séria quando a gente é cristão de verdade a gente sabe que o homem perfeito é Cristo que a verdade do homem está em Cristo então
eu tenho um modelo de ser humano Cristo o que Cristo pede o que Cristo diz que é verdade o que Cristo diz que é correto e aí educo os meus filhos exijo dos meus filhos corrijo meus filhos castigo meus filhos para que eles sejam o castigo o castigo fique de castigo uma palmada é a CESE é a CESE Para quê Para que eles tenham a forma de Cristo como hoje a nossa sociedade as pessoas perderam Cristo de vista então não tem mais um modelo de ser humano se eu não tenho uma forma um modelo eu
não formo criam tudo aí sem limite sem um projeto de existência humana vejam E aí a gente destrói a pessoa destrói Nós Todos precisamos ser formados porque nascemos deformados pelo pecado Então na verdade formar é um ato positivo de dizer eu creio que você pode ser mais do que isso eu creio que você pode dar um melhor de você eu creio que você pode se superar é o que Deus faz conosco Deus nunca desculpa Deus perdoa não desculpa desculpar é não você não fez não viu fez mas não não fez não esqueça Deixe para lá
isso não é educativo educativo é dizer você fez você errou Mas você pode se arrepender e corrigir isso aí não faça mais você pode ser melhor do que isso é assim que Deus nos trata treine Lute para ser melhor treine lute contra o seu pecado é o que Deus diz ama o pecador e odeia o pecado pois bem Olha o que diz o abá de Zacarias quem se aplica com esforço a tudo que faz é um monge quer dizer é um cristão pois sem trabalho né Sem acese ninguém pode possuir a Deus entendam Ah mas
sem acese nenhuma eu já experimento meu Deus Mentira você Experimenta seu próprio sentimento sua imagem falsa de Deus não é o Deus verdadeiro sua espiritualidade é falsa é de sentimento é de confete é de confeito não tem consistência entende tá aqui amanhã deixa isso aqui vai para outro lugar no primeiro trio elétrico que passar você vai atrás né os trios elétricos da vida você não tem consistência mentira o conhecimento de Deus exige exercício é difícil existem épocas na vida da gente em que Deus se esconde vocês querem um bom livro para entender isso um livro
gostoso de ler mostra-me teu rosto do Frei Inácio larranaga muitos de vocês conhecem é um livro que Vocês deviam ler mais de uma vez eu li aquele livro umas cinco ou seis vezes na minha vida primeira vez que eu li aquele livro foi 1975 faz tempo aí eu me lembro eu fui até me confessar 78 tava Marcel fui me confessar com o padre Rubião e tinha levado o livro porque eu ficava lendo lá na igreja do Rosário né ser que o padre Rubião era Padre no Rosário aí Padre Rubião pegou assim o livro e disse
meu filho tá lendo esse livro e você tá entendendo isso eu digo tô padre era um livro recém saído e o pirralho Zinho tá entendendo isso tô p Lê esse livro mostra-me teu rosto é das Paulinas Inácio larranaga foi um livro escrito em 74 75 por aí hoje ainda é um livro atual atualíssimo ele é um livro muito importante porque nos explica o caminho da vida espiritual os momentos de dificuldade de secura de aridez de escuridão E aí é que está o nosso mal é que nessas horas a gente foge foge da aese foge do
deserto e aí ninguém constrói nada pois bem vamos paraa frente Esta luta sempre esteve presente na tradição Cristã nosso mundo tão condescendente com o egoísmo e o domínio do sentidos certamente Vê com reservas qualquer processo acético e infelizmente os padres os padres e os religiosos estão nessa infelizmente às vezes não incentivam a povo não ensina povo o caminho do exercício espiritual Não precisa não para que isso para se conver para mudar de vida para ter uma vida Santa para ter uma vida reta para não ter vida dupla porque senão Todos nós teremos Ninguém tá livre
né como um padre que me perguntou ainda a semana passada Ô Dom Henrique ainda hoje tem sentido na salva rainha dizer nesse Vale de lágrima nesse exílio eu digo tem é para dizer você quer mais exílio e Vale de lágrima do que essa bagunça que tá no mundo de hoje tá achando pouco entende craque não é vale lágrima não essa imoralidade essa destruição da família essa descrença essa falta de sentido no mundo falta de autoconhecimento agora a gente descobriu que de repente todo mundo é bacano todo mundo pode fazer tudo é tudo puro tudo lindo
conversa fiada conversa fiada então a gente precisa sim de conversão a gente é quebrado sim então vejam São Paulo já dizia olhe comparava a vida cristã com o exercício dos atletas não sabeis que aqueles que correm no estádio correm todos mas um só ganha o prêmio correi de maneira a consegui-lo os atletas se abstém de tudo eles para ganhar uma coroa perecível nós para ganhar uma coroa imperecível trato duramente o meu corpo o corpo quer dizer minha vida toda minha existência e o reduzo à Servidão que Servidão é essa minha vida tem que estar debaixo
do serviço de Cristo aí eu sou feliz aí eu sou livre deixa eu correr um pouquinho aqui viu quero não tem muita coisa pela CESE o Cristão abre-se para Deus e entra num estado de paz aquilo que os gregos chamam de apateia ou apateia a pureza de coração aquele estado de clareza e pureza interior de amor como abertura para Deus tendo as atitudes de Cristo é verdade Aí sim aí se abre a gente começa a ver como Jesus via a sentir Como Jesus sentia a ter as de Jesus Mas só depois dessa dessa é uma
luta interior eu me lembro na atrapa o irmão Barnabé já velhinho irmão Barnabé parecia uma criança era uma graça irmã Barnabé uma graça um homem Manso delicado eu me lembro eu passei um tempo fazendo um tratamento dentário em Curitiba e quando eu voltava já era tarde eu fiz uma cirurgia grande aqui em cima teve que rasgar aqui em cima para ir lá na raiz do dente e eu tinha tinha que ir toda semana a Curitiba para fazer o controle e quando eu voltava voltava de ones voltava muito tarde os mes já estavam todos dormindo né
então já trazia a chave Pois todas as vezes que eu voltava irmão Barnabé estava me esperando já velhinho ele e já tínhamos rados completas e depois de completas É proibido falar na trapa não se fala nunca mas depois de completas é que não se fala mesmo nem por gesto se fala pois irmã annabet tava lá me esperando aí eu me sentava ele deixava as coisas assim na mesa eu sentava para tomar café aí você sentava do lado Aí dizia E como foi a viagem era proibido Mas como foi o que viu o que não viu
e depois me ajudava a lavar os pratos toda vez era manso manso agora também era mão de vaca eu me L lavando as panelas o Bombril já praticamente terminado já chega pegava na unha da gente di irmão Barnabé Me Dê outra outra ele disse não não ainda tem tá vendo ainda tem irmão não tem mais não irmão é a unha como tá el dis Tem nada não Agostinho ofereça pela conversão da Rússia a Rússia eu acho que foi isso que derrubou o comunismo na Rússia as minhas unhas se acabaram na trava C Barnabé mas interessante
por que que eu tô dizendo isso é que um dia eu conversando com o Pri da trapa Padre Estevão ele me disse irmão eu falando sobre isso sobre irmão Barnabé esse irmão é porque o Senhor não conhecia o irmão Barnabé quando era novo era explosivo de partir para cima de um e arrancar a cabeça o que fez esse homem Manso esse homem que parecia um Cordeiro ah ces ah ces um homem que transparecia a doçura a bondade de Cristo irmão Barnabé livre do irmão Barnabé irmão Barnabé transfigurado em Cristo Jesus feliz livre realizado espalhando a
felicidade vez aí tá o reino de Deus Reino de Deus é isso a gente fica as estruturas as estruturas daqui Se eu não cuidar das daqui não adianta falar nas outras aqui aqui o reino de Deus está dentro de vós e se estiver dentro de cada um está no meio de nós e se torna lindo para o mundo senão é só conversa fiada por é que hoje se fala tanto em Reino de Deus as estruturas do re esse jornalzinho domingo essa liturgia diária porque o reino de Deus as estruturas a gente não vê isso nem
na igreja nem em canto nenhum nossas comunidades são chatas arenga veia comendo briga por causa de cargo por causa de poder por causa disso porque falta o conhecimento de Jesus porque falta conversão porque falta a oração porque falta a prática da virtude porque falta a do que vem de nosso senhor sem isso tudo é conversa fiada e dormir tá certo pois bem olha aqui o abá de João Caciano dizia para alcançar a pureza de coração e o amor é necessário que façamos tudo quanto realizamos por meio de obras ascéticas pois elas são os instrumentos que
podem libertar nosso coração de todas as paixões prejudiciais que nos atrapalham no progresso para a plenitude do amor assim nós praticamos o jejum as vigílias noturnas o recolhimento a meditação das sagradas escrituras por almejarmos a pureza de coração que consiste no amor então como é que vocês casados casadas donos de casa no trabalho podem ter acesso procurando um estilo de vida mais simples mais simples vocês não vão viver como monges não pelo amor de deus mas um estilo de vida mais simples né Por que que eu posso cortar de televisão ir no lugar daquela novela
ler um bom livro mesmo cansado não deixar de fazer minha oração entende ou seja pequenas coisas que vocês vão vendo que possam cortar que possam ter uma vida mais porque repare a gente não planeja a nossa vida é uma miséria a gente vai sobrevivendo a gente vai cantando com Zeca Pagodinho Deixa a Vida Me Levar a vida leva eu não não deixe a vida levar você você tem que levar a vida que vida eu quero para mim como é que eu quero viver o que é que eu quero de mim então eu arrumar minha vida
em função disso Isso exige disciplina isso é a CESE a CESE de vocês não pode ser a do bispo a de um monge mas tem que ter todos nós temos que tem uma vida ascética né Por que esse desejo desenfreado de ter por que esse desejo desenfreado de falar de você de se impor de aparecer por qu Então essas coisas que a gente tem que corrigir na gente todos nós isso é um trabalho o tempo todo por exemplo eu agora sou Bispo auxiliar sou Bispo mas sou auxiliar de Don veja aqui um belo trabalho di
do auxiliar ter o cuidado de sempre deixar que o irmão mais velho que o metropolita tenha o primeiro lugar o cuidado a delicadeza aí chega um padre Dom Henrique eu queria que o senhor fosse consagrar a igreja da minha paróquia primeiro Chame o arcebispo se ele não puder eu vou não é política de boa vizinhança é a CESE Eu gostaria de ir gostaria mas tem meu irmão mais velho meu irmão que é metropolita por que tem que ser eu por que eu tenho que ter o primeiro lugar dê para ele é a Sese tô dando
exemplos para você todo nós na nossa vida todos nós temos que viver essa dimensão né Não primeiro eu não que eu gosto sempre saber dar vez saber silenciar às vezes gostaria de pegar né ontem mesmo o André tava comigo ele viu ontem eu tava com febre a noite lá no interior missa terminou e o padre foi falar falou uns minutos aquele padre não foi eu tava já ali doidinho H me Cale a boca mas ali quietinho pronto ouvindo sem dizer nada terminou muito bem Um abraço tudo a ces a você vai numa Paróquia tu eu
fui numa Paróquia aqui eu fui celebrei preguei no fim o padre não me ofereceu um copo d'água nem me deu jantar eu digita o seminarista o seminarista que estava comigo quando eu voltei eu digo meu filho aqui mesmo mas já liguei que já peguei o telefone aqui Do Shining Box Já liguei do caminho digo meu filho prepare aí um prato e leve logo que era para quando chegar comer que tá se acabando de fome chegamos quase 11 horas da noite em Aracaju tudo com fome veja aí você tem que maneirar para não pegar o padre
pela goela entende aí depois chama e diz Eita pad você esqueceu naquele dia de dar comida o biso nem perguntou eu tinha mas com jeito tudo isso é a CESE a CESE mas a gente tem que se segurar isso tudinho é a CESE isso tudinho é a CESE isso na vida toda repare Veja uma esposa um esposo que saibam O que é ae é casamento garantido um pai e uma mãe que saiba que a CESE é educação boa para os filhos a vontade de dizer uma palavra naquela hora não eu digo depois agora o negócio
tá ruim para eu dizer se eu disser se eu abrir aqui a boca então o patrão que sabe ser ascético é uma bênção para os empregados pode ser o contrário Também Veja uma coisa que talvez pelo meu jeito assim as pessoas não saiba eu odeio corrigir os outros odeio corrigir e odeio me meter na vida dos outros odeio corrigir odeio me meter eu por mim cada um viver sua vida mas veja precisa como o Bispo agora às vezes eu Diante do Santíssimo meu Deus recebo a denúncia tenho te chamar não posso deixar de chamar é
omissão aí chama aí pergunta tal coisa isso é verdade eu odeio fazer isso aí isso é verdade não faça mais não né veja então a CESE é sempre isso é no mais e no menos o que é deais eu i diminuindo que é de menos eu i aumentando é a CESE a CESE e isso me livra eu tô dando alguns exemplos da minha vida para você ver que todo mundo cada um no seu por exemplo uma coisa que ninguém acredita Quando eu digo mas eu disse muitas vezes no Livramento que eu sou tímido ninguém acredita
que eu sou tímido e no entanto eu sou tímido até não poder mais né mas foi uma luta é uma luta ainda é a vida todinha uma luta para então a CESE a CESE é para você chegar no fiel da balança e o fiel da balança é Cristo o que eu insisto é sempre isso é por causa de Cristo a medida é Cristo o modelo é Cristo a forma é Cristo aese é meio de caminho para Cristo é por causa dele é por amor a ele é porque ele me quer feliz e a imagem dele
quanto mais eu for como ele mais eu serei eu mesmo porque fui criado através dele para ele a imagem dele aquilo que eu disse no primeiro dia ele é a imagem de Deus invisível dizer que Deus nos criou a imagem dele é dizer que Deus nos criou tendo como forma como modelo o Cristo é uma luta isso é a vida todinha nós vamos ter luta Vida todinha então quando eu falo em acese aqui não vamos Isa coisa de monge não isso é coisa nossa É como diz João Caciano né João Cassiano foi um santo monsto
do século vi ele vai dizer tudo isso para ter a pureza de coração que consiste no amor assim o que quer que façamos devemos fazê-lo a fim de nos tornar verdadeiramente amantes é por isso que o amor é a norma de tudo atingi-lo é a finalidade do nosso agir Que coisa linda então toda essa CESE é para que eu aprenda de verdade a amar a Deus e amar os outros sem a CESE eu não amo vou dizer de outro jeito sem educação eu não amo por quê Porque a minha tendência é tomar o lugar de
tudo é tomar a frente em tudo quando eu ia com meus coroinhas às vezes ia com meus corantes pras festas aí eu ficava observando terminava me lembro ia pregar lá em Palmeira dos ind ccul de Jericó de 2as da tarde às 10 da noite falando tudo aí chegávamos aí os danadinhos se sentavam já iam quando iam seindo dizer mas meus filhos olha espera aqui primeiro os mais velhos o padre se sirva aí né fui fazer visita Pastoral Fui pregar na Vesta padroeiro aí assim que cheguei tava o Pado tava o seminarista já pega a sopa
aí digo mas meus filhos se espera aqui primeiro os mais velhos né no caso aqui o bispo se seja primeiro é a CESE é eu segurar os meus instintos Vejam a é a condição para o amor para a caridade o aeta se torna um homem que ama é tão bonito dizer não senhor na frente por favor isso é besteira não isso não é besteira isso é o espaço que eu crio para o amor para car eu reconhecer eu venerar o outro como gente como pessoa como digno de respeito às vezes os padres diz assim mas
o senhor me chama de Senhor eu digo chamo o senhor é mais velho mas não precisa eu digo precisa Deixa eu chamar de senhor porque eu não sei chamar de outro jeito eu aprendi assim chamar uma pessoa mais velha um padre de você não chamo de jeito nenhum chamar o padre lemp de você não eu sou superior dele sou o Bispo dele mas e os anos que Ele viveu o que ele deu à igreja um sacerdote venerável eu chamar de você chamo não entende como me incomoda quando vejo um pirralho chegar para mim você ep
entende não é porque faça questão disso é porque esse é o espaço PR caridade para o amor eu reconhecer a dignidade do outro isso é a CESE compreende quer dizer a gente aprender a se disciplinar então a finalidade da CESE é a aquisição do amor é parecer com Jesus agora vocês leam depois esse resto todinho tá muito comprido viu Leiam aqui eu coloquei aqui as práticas acéticas um pouquinho expliquei Vejam Só uma coisa bem prática desse número qu é importante a gente quando for na nossa vida acética quando for seess era muito bom que vocês
não vivessem trocando de confessor era muito bom que vocês escolhessem um padre para confessar vocês por um porque ele conhece um pouco você porque uma coisa é a confissão na confissão eu coloco os meus pecados o padre ouve dá um pequeno conselho uma Penitência e absolvição isso é confissão a direção espiritual eu coloco um pouco a minha vida as minhas atitudes as minhas tendências e o a espiritual ou a mãe espiritual vão orientando Então se vocês conseguirem né alguém para ser pai ou mãe espiritual pode ser um padre ou um leigo agora de cabeça que
tem o senso das coisas de Deus e maturidade não doido então pode ser um leigo seão aí vocês aproveit já na confissão Por isso que eu digo com um padre só fica mais fácil você coloca um pouco os seus pecados e um pouco mais a a não precisa ser uma conversa muito comprida não precisa por exemplo Hoje eu queria conversar com meu pai espiritual sobre minha vida de oração sobre meu modo de usar meu dinheiro sobre minha vida de família Então coloca um pouco faz um pouco cada vez um aspecto então isso já é direção
espiritual e aí uma coisa que eu peço é colocar para o padre que quando você for se confessar agora um padre de juízo O que vocês estão fazendo di acese para que ele diga se tá de mais ou se tá de menos isso é importante pra gente não porque às vezes a gente desaprumo o pai espiritual Se for possível se não for paciência façam procurando ter bom senso por isso que eu coloquei aqui algumas coisas né que às vezes fazem umas promessas umas coisas tão doida umas acesas Tão Doidas não AES não deve ser coisa
exótica existia muito desses monstres caíam em coisas exóticas por exemplo os estudas que viviam a vida todinha trepado numa coluna era São Simão estuda viveu a vida todinha trepado numa coluna todinha dormia tudo trepado na coluna são excessos excessos uma esqueci o nome dela agora que viveu a vida trancado mandou fechar tudo sem janela sem nada então são excessos Às vezes a gente pode ter excessos às vezes até arruinar a saúde às vezes ficar com ideia fixa em alguma coisa então aqui se requer o bom senso se não tiverem um diretor espiritual tenham pelo menos
essa coisa tão Santa bom senso Tá certo pronto o resto Dá para vocês lerem sozinhos tranquilamente agora veja um pouquinho de acese viu eu volto a insistir um pouco de silêncio eu sei que não é fácil sobretudo porque essa casa é muito fechada eu vou paraa minha casa e faço agora vocês então recomendo isso agora eu pedia aí só pela caridade para com os outros quem tiver subindo pelas paredes que não pode ficar calado vem aqui para perto do rio aqui para fora porque o irmão também tá querendo fazer um Retiro mais tá certo só
essa recomendação mesmo