Layout e composição. De certa forma essas são as bases do design. Lhe permite estruturar e facilitam a navegação nos seus trabalhos desde as margens laterais até o conteúdo que está no projeto.
Mas claro, não trata apenas de trabalhar com textos. A composição também é importante em outras mídias, como design gráfico o web design e muito mais. Sem uma composição bem feita, seu trabalho não teria base.
A chave para dominar esses dois elementos é pensar como um designer. Felizmente é mais fácil do que parece. Existem cinco princípios básicos que podem ajudá-lo a transformar seu trabalho e refinar seu olho para o design.
Começaremos do primeiro ponto até chegarmos a último. A proximidade está relacionada ao uso do espaço visual para mostrar as relações entre os conteúdos. Na prática, é bastante simples, tudo o que você precisa fazer é ter certeza de que os elementos relacionados estejam agrupados, como acontece com blocos de texto ou os elementos em uma peça gráfica.
Grupos que não estão ligados uns aos outros, devem ser separados para destacar sua falta de conexão. Tudo isso torna o seu trabalho mais fácil de ser entendido, seja apenas texto ou algo mais visual. O espaço em branco é uma parte importante de toda a composição.
Tenha em mente que não é literalmente um espaço em branco, é simplesmente um espaço vazio como esses que ficam entre conteúdos, entre as linhas de texto e até mesmo entre as margens externas. Embora não exista uma maneira específica de usá-lo corretamente é bom entender qual é o seu propósito. Desta forma você pode definir e separar diferentes sessões, dando espaço para que o conteúdo seja melhor entendido.
Se o seu trabalho parecer carregado ou confuso, um pouco de espaço em branco pode ser o que você precisa. Já o alinhamento é algo com que você trabalha o tempo todo mesmo sem perceber. Cada vez que você escreve um e-mail crie um documento o texto é alinhado automaticamente pelo programa que você está usando.
Mas quando você faz isso sozinho por exemplo, com imagens ou caixa de texto separadas, alinhar pode ser um pouco complicado. O mais importante é ser consistente, vejamos o que isso significa. Pode ajudar se você imaginar seu conteúdo organizado em uma grade.
Você pode observar que existe uma linha invisível centralizada em cada imagem ou texto? Cada grupo também é alinhado e espaçado com margens do mesmo tamanho. É a atenção para esses detalhes que facilita a navegação na composição já que sem um alinhamento consistente, seu trabalho pode parecer desorganizado.
O contraste significa que um elemento é diferente do outro e pode lhe ajudar a fazer muitas coisas. Por exemplo, pode atrair o foco do leitor para enfatizar o chamar a atenção para algo importante. Existem muitas estratégias para criar contrastes, como alterar a cor, ajustar o tamanho, a forma ou o peso visual de um objeto e até mesmo usar estilos de fontes diferentes.
O contraste também está intimamente ligado à hierarquia, uma técnica visual que pode ajudar o espectador a navegar no seu conteúdo. Com essa técnica, você indica ao usuário por onde começar e por onde continuar usando diferentes níveis de ênfase. Estabelecer uma hierarquia é simples, basta decidir quais elementos você deseja que o leitor note primeiro e destacá-los.
Os mais importantes ou de maior hierarquia geralmente são grandes, fortes ou mais impressionantes de alguma forma. A repetição é uma forma de fazer lembrar que todo o projeto deve ter uma aparência uniforme. Isso significa encontrar uma maneira de reforçar seu design através da repetição de certos elementos.
por exemplo se você tiver uma paleta de cores específicas procure formas de usá-la. Use-a o tempo todo. Não apenas por motivos estéticos, mas porque a consistência também facilita a leitura do seu trabalho.
Quando os espectadores sabem o que esperar, podem relaxar e se concentrar apenas no conteúdo. Em muitos aspectos, o layout a composição são os heróis anônimos do design. É fácil ignorar seu papel, mas eles são parte de tudo o que você faz.
. . Um ajuste aqui, um pouco mais de espaço ali e pronto!
Com um pouco de atenção aos detalhes, você pode criar belas composições com uma aparência superprofissional.