POR ISSO VOCÊ SEMPRE SENTE CULPA | Luciana Zaterka e Carina Pirró Podcólogas #82

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Podcólogas [OFICIAL]
Luciana Zaterka, especialista em Nietzsche, e a psicóloga Carina Pirró nos ajudam a entender como o ...
Video Transcript:
sejam todos muito bem-vindos a mais um episódio do pod cogas pega seu caderninho porque hoje é dia de ó Explodir Sua cabeça vocês pediram bastante e eu consegui trazer novamente Olha que é difícil trazer essa mulher aqui uma pequena pós-doutora em filosofia que a Luciana zatca Lu como vai cá seja muito bem-vinda novamente aqui ao podólogas feliz você sabe disso eu também tô muito feliz e você sabe que eu vou aprender aqui mesmo Sentada né sei então a gente fez o primeiro episódio do Espinoza foi e foi muito bom porque a gente fez um paralelo
com a anedonia que eu falei que é a falta de vontade que muitos pacientes têm e você lindamente trouxe o Espinoza falando como que ele falaria como ele abordaria toda essa questão e para você que não assistiu a ainda Assista e até o final porque no final a Luciana trouxe pra gente eh como que ele trataria uma pessoa que vive de anedonia e é emocionante o episódio eu diria então muito passando esse episódio Vá assistir porque todo mundo que assistiu é que é isso né as pessoas vão lá e procuram outros temas e não percebe
a riqueza que tá dentro daquele conteúdo né Sem dúvida então às vezes tem que pôr um um nome bonito para vocês acreditarem mas tô falando que é para voltar lá e assistir e hoje a gente vai falar do niet né E que muita gente acha que conhece muita gente fala de forma bem superficial e você é uma eh grande estudiosa do niet assim anos e anos da sua vida estudando né E então eu vou falar do patrocinador e aí quando você voltar você se apresenta pro pessoal saber da sua formação saber de que lugar que
a gente tá falando do n tá bom combinado mas você não sabe Lu quem são os nossos novos patrocinadores Então pode colocar aí pra gente que é a better go a better go ela é uma empresa eu fico muito feliz brasileira que apostou na gente eles trabalham com uma marca de nutrição funcional e a ideia que eles têm Então esse produto que depois eu vou te dar né porque hoje furou meu pneu e ficou lá dentro do meu carro vai ser um produto que chama better go que eu tomo todo dia ele não é um
suco ele não é um shote ele é um Booster um aliado matinal tá então tem aí vitamina D e c tem zinco selênio então ele ele vai trabalhar aí tanto com a questão da flora recuperação da flora intestinal com recuperação de pós-treino né recuperação muscular e ainda tem o zinco para ajudar em unha cabelo e é isso Lu eu eu tomo todo dia eu que tomava Eu que fui atrás deles e perguntei se para eles interessavam ser nossos patrocinadores porque tá aliado com com os cuidados que eu gosto de ter comigo e aí eles estão
com a gente então better go muito obrigada E nós estamos esperando os o novo produto que vai sair e que vocês não me contaram qual que é obrigada então vamos lá lu se apresenta um pouquinho pro pessoal saber que o vai ser o vai ser colocado com muito respeito nessa mesa hoje tá bom bom depois de agradecer profundamente o convite você sabe que o afeto por você é gigantesco por toda a sua família aliás e bom de onde eu falo eu sou mãe da Carolina Tá certo então isso é é da onde eu falo da
Carolina da kak e eu comecei a minha formação a minha em química eu sou química de Formação H sempre me encantei pelo Como funcionava a natureza a realidade e das ciências da natureza a química por tratar do vira ser das coisas sempre me encantou muito mas ã quando eu tava no segundo ano de química eu perdi meu pai e quando eu perdi meu pai algumas questões existenciais começaram a aparecer e eu lembro que eu fazia perguntas na aula de química orgânica perguntas perguntas e uma vez uma professora já falecida professora Patrícia macari virou para mim
e falou assim Luciana a química aqui não não consegue mais te dar essas respostas estamos no limite aqui do carbono como fundamento da vida você tá perguntando questões de temporalidade de finitude aí eu parei fui para casa e falei sabe de uma coisa vou prestar uma outra faculdade e aí eu resolvi prestar filosofia fiz graduação mestrado doutorado eh em filosofia pela Universidade de São Paulo acabei fazendo dois pós-doutorados também em filosofia um na PUC São Paulo um na Federal do Paraná e no decorrer desses meus trabalhos além de trabalhar com filosofia da química todos esses
anos eu acabei estudando filósofos modernos e alguns filósofos contemporâneos os filósofos de cabeceira dentre eles eu tenho Espinoza de um lado e Francis Bacon e dos filósofos da contemporaneidade niet e ele foi a base do meu mestrado então eu estudo niet pelo menos desde Putz 2000 e 3 2004 E aí é um filósofo que eu oriento é um filósofo que eu dou aula enfim o meu mestrado foi nele e eu tenho realmente uma e as pessoas me perguntam assim Luciana Mas por que niet eu digo que niet ele é diferente de todos os outros filósofos
e aqui eu tô citando um grande filósofo que inclusive foi pro Professor aqui da Universidade de São Paulo um francês chamado gelar lebran que o professor lebran falava não é que você entra num sistema de ideias pronto não é que você entra em algo acabado não nit é uma é uma ferramenta de pensamento você pega o n e você pode pensar sobre um monte de coisas então o nit para mim é literalmente um instrumento de pensamento eu quero pensar moral eu uso nit eu quero pensar psicologia eu uso n eu quero pensar a ciência Eu
uso n ele é ele ele é um filósofo que me areja sabe ele me faz ele me faz realmente refletir de um outro ponto de vista e não é à toa que o Foucault Foucault e coloca junto com Freud e Marx os três pilares da modernidade é impossível a gente entender os dias de hoje sem passar por nía por qu Lu por quê Porque nós vivemos inscritos numa tradição que é Judaica Cristã nós vivemos nessa tradição Tá certo a gente tem os 10 mandamentos O que é o bem o que é o mal o que
é o verdadeiro O que é o falso O que é o correto o que não é o que é o belo o que é o feio a gente vive numa sociedade marcada pelos valores convencionais o niet de uma maneira bombástica vai mostrar que essa que esses valores têm uma Gênese eles têm uma origem eles têm uma genealogia que que é o método que Ele propôs e ao analisar essa genealogia Ou seja a origem dos nossos valores ele mostra que eles não são transcendentes coisa nenhuma que eles não são vindos do além coisa nenhuma mas que
os valores como tudo são humanos são construções humanas e que nasceram de maneira muito bem determinada e que a gente tem que perceber como que esses valores nasceram pra gente poder fazer a crítica muitas vezes desses valores e criar Novos Valores porque se tem alguma coisa que o humano é e que isso felizmente a gente pode não perder é essa capacidade genuína de criação de transformação de renovação E por que não de transgressão isso é fundamental no humano Tá certo então felizmente hoje a gente tem discussões sobre sexualidade sobre gênero sobre idade tudo isso niet
abriu as portas porque ele foi o primeiro a falar Opa espera um pouquinho as coisas têm um virer as coisas têm uma história As coisas não são desde sempre assim como querem que a gente né como a gente Acredite querem que a gente Acredite exatamente então quer dizer pensar hoje em dia eh da maneira como a gente pensa não dogmática e etc quem abriu as portas foi esse filósofo alemão de meados do século XIX eh que é o nosso querido Frederick niet e na na história dele só pra gente entender um pouquinho Lu eh ele
se deparou com alguma algum momento né porque você começou contando da sua história que você teve a perda do seu pai e isso fez abriu a porta para tantas reflexões o niet teve em algum momento o por que ele entrou nesse lugar de Pensador ele tem algum motivo ou é um filósofo Nato eh eu sempre acho que as circunstâncias históricas sejam pessoais ou da época que a pessoa tá vivendo e são fundamentais elas são constituintes né Eu discordo de alguns filósofos que falam que que as ideias param no ar como se elas não não tudo
tem uma uma materialidade entendeu várias poderiam ser as respostas embora eu não gosto de psicologizar demais eh as questões filosóficas quer dizer o niet perde o pai muito cedo né ele foi formado numa numa numa família de luteranos então ele foi formado com esses valores que logo depois ele vai criticar então melhor do que ninguém porque ele conhecia ele foi formado para ser um pastor luterano né e o pai Morre muito cedo e quando esse pai morre ele perde evidentemente um dos solos Tá certo que era o fundamento ele era criança ele tinha cinco seis
anos de idade logo em seguida ele pede o irmão muito pequeno meses ou pequenos anos de vida E com isso é claro que se abre um abismo dele e eu não tenho dúvida né Tem até o professor Osvaldo Gia que é um um filósofo bastante importante nos estudos de niet no Brasil ele fala nietzche perdeu o pai o pai está morto anos depois ele vai anunciar Deus está morto então quer dizer tem alguma coisa aí que foi que abalou digamos assim e a estrutura del a estrutura mesmo DNA se a gente quiser desse filósofo Tá
certo e ele constata na Europa do seu tempo aquilo que ficou eh conhecido e que tem um vocábulo esquisito mas eu vou explicar prometo que é a questão do nilismo né ele constata o nilismo na Europa que Ele viveu que que é o nilismo Né o nilismo é ausência de valores ele percebe que com o desenvolvimento das ciências com o desenvolvimento da racionalidade humana depois do Iluminismo com a era do conhecer do conhecer do conhecer cada vez mais do horizonte da modernidade os valores transcendentes religiosos estavam perdendo o espaço então cada vez menos o homem
se dedicava ao mundo da transcendência da divindade da religiosidade e o homem tava se apegando numa outra divindade que é a ciência a ciência a gente sabe que tomou mesmo o lugar literalmente de Deus E com isso o niet observa um diagnóstico de um S sentido na existência humana Quando Deus deixa o lugar o homem se sente num vazio num abismo e é sobre isso que o niet quer falar o que que significa a famosa frase que todo mundo fala do anúncio da morte de Deus feita por nit significa Exatamente esse espaço vazio que se
abriu um um vazio existencial desse humano na contemporaneidade que portanto não tem mais nada em que acreditar se eu não posso mais acreditar no bem no Belo na divindade nas verdades que eu sempre acreditei que era um fruto da tradição Judaica Cristã em que que eu acredito agora esse vazio que ele observa na Alemanha e na Europa do seu século E aí ele vai querer propor então algo que possa fazer com que nós ultrapassem esse nilismo e que de alguma maneira forneça sentido à existência humana né tá eh eu tenho uma dúvida que no do
existencialismo a filosofia existencial vem depois dele vem um pouco depois dele quer dizer nomes fundamentais e que você pode falar que o niet sem sombra de dúvida ele abre Claro por que que ele abre e a tua pergunta é absolutamente legítima porque até agora a gente tinha filosofias que falavam O que é o que é o ser o que é a substância O que é e é algo pronto acabado niet tá falando muito mais na existência nos acontecimentos os numa vida que é muito mais tem que ser vista no vir a ser no fluxo que
é o que filósofos como heidger e como sumon de Bovo como satre como merl Ponti que são os filósofos existencialistas por natureza vão pegar essa perspectiva legal E aí só para a gente abrir um parênteses aqui daí a gente volta pro nit como a gente tem várias pessoas assistindo e de repente não não sabe o que que foi a filosofia existencialista só porque eu fiz essa pergunta você consegue explicar rapidinho consigo o existencialismo ele é é uma filosofia fundamental que aliás muito da Psicologia muito de de de Vertentes Digamos que liga né que trabalha com
a mente humana trabalha é uma filosofia que tem muito mais preocupação com a existência humana do que com a essência ou seja as coisas que a gente faz quando a gente vem por exemplo paraa nossa vida e a gente nasce dizem os existencialistas de grosso modo Nós caímos num mundo com determinados costumes com determinadas regras com determinadas normas e nós caímos aqui mas nós temos o quê Nós temos um projeto em aberto que a gente vai é digamos assim complementar efetivar fazer tá certo mas de acordo com essas normas padrões costumes Claro se você tivesse
nascido no século i na Grécia você não estaria perfaz Endo a tua existência como você tá no século XX no Brasil então é claro que você tem fatores que vão digamos assim conduzir mas a tua vida ela é o quê muito mais voltada pros teus acontecimentos pros teus encontros para aquilo que vai perfazer a tua existência do que a Karina ter caído aqui e já ser algo pronto e acabado então o existencialismo ele enfatiza muito mais os acontecimentos as existências os encontros do que algo pronto acabado essencial ou substancial uhum não sei se deu para
deu Então tá bom eh a gente decidiu juntas né pegar um um filé dele porque é não tem como num podcast de uma hora a gente conseguia aprofundar E aí a gente decidiu eh falar sobre ressentimento exato e vamos lá né porque é um S que muita gente tem sente e E aí você vai trazer um pouquinho da a luz para esse sentimento então primeiro Por que que você escolheu porque na verdade a gente conversou juntas Mas você que trouxe essa questão né era culpa e ressentimento né exato bom porque eu vejo que cada vez
mais você tem um tipo e humano que cada vez mais ele vive com culpa ele vive com ressentimento ele vive com Espírito de Vingança ele vive mobilizado por isso que faz muito mal Que angustia demais e como niet tem tanto no eomo como na genealogia da moral eh temáticas muito interessantes e elucidativas sobre isso eu achei que é uma interface interessante entre filosofia e Psicologia e é algo que tem quem tá nos escutando pode digamos assim refletir sobre isso e quá talvez escutando essas palavras se libertar um pouco dessa angústia existencial que é o ressentimento
e a culpa Então é quase como se o niet de alguma maneira pudesse trazer uma luz sobre essa temática e é interessante porque no eomo ele abre um dos um dos textos falando o seguinte eu niet sou o primeiro psicólogo da Europa Uhum você fala cara que arrogância desde S Anes de Ares nacia an tem um tratado chado deimer dier aí quend dier is primeiro e nao pore é primeiro primeir porque de agora Ele é o único que vai acreditar que a psicologia é uma fisiologia até então de Aristóteles passando por descart por Kant a
psicologia era digamos assim a ciência da mente da consciência das faculdades digamos assim da mente humana falar em psicologia era falar no quê era falar na consciência naquilo que digamos assim nos impulsiona naquilo que nos faz viver o princípio Vital se você quiser da vida e o niet vai ser um crítico de e qualquer tipo de racionalidade acreditando que lá na Grécia antiga nós tínhamos dois impulsos vitais não sei se você já ouviu falar em apolínio e dionisíaco não lembro mas já ouvi então ele vai falar aqui se a gente pegar a primeira forma de
teatro que foi a tragédia a tragédia grega ele vai falar no belíssimo texto nascimento da tragédia que que é o dionisíaco o dionisíaco ele é uma festa ao Deus dioniso e essas festas eram regadas a vinho a paixões a afeto a natureza ao instinto do humano que precisa dançar comemorar colocar a sua efetividade a sua afetividade para fora a tragédia é esse instinto que pode mostrar a autenticidade a individualidade aquilo que é teu próprio aquilo que é meu próprio aquilo que é próprio de cada um de nós mas a tragédia Não é só isso a
tragédia além de dioniso é Apolo é aquilo que dá forma que dá beleza que dá ordem Então as palavras são apolínio a música o couro e por exemplo a música perdão é dioniso e a tragédia grega portanto era uma mescla de festa de impulso Mas também de ordem de de digamos assim de ordenação e palavra então na tragédia niet via a mescla da ordem e da beleza da Catarse e da subjetividade muito bem niet mostra que a nossa herança é uma herança apolínea nós somos frutos do logos da Razão da Ordem da lógica da Ciência
da matemática e onde estão os nossos instintos Onde tá o desejo Onde tá o corpo onde tá aquilo que nos faz humanos O prazer é humano a dor é humana a inquietude é humana não adianta você querer tirar isso e querer colocar a razão para ficar ordenando isso e esconder aquilo que que é mais primário no humano mas ele vê com a história da filosofia a história da modernidade que foi Apolo que ficou e ele enxerga em Sócrates em Platão nos filósofos que colocavam sistemas rígidos de pensamento essa ênfase sempre na razão na oratória no
di e falando sempre que olha a gente tem que controlar os instintos a gente tem que controlar o corpo a gente não pode sair por aí desejando todo mundo querendo todo mundo falando o que a gente pensa a gente se submete ao CF a gente se submete ao marido a gente se submete por quê Porque a razão diz que a gente tem que se submeter Essa é a norma Essa é a moral e aí ele fala Opa essa é a moral por quê Por que que essa é a moral Por que que isso é o
certo e por que que e aí ele Cadê nossa parte animal ele chegou chegava a falar que era instinto é animal ele fala instinto natural tá instinto natural né E aí ele ele vai mostrar portanto que ele é o primeiro psicólogo Porque ele é o primeiro que vai atacar essas questões de um ponto de vista Fisio psicológico onde corpo e mente não sai não são mais separados quer dizer a mente ele vai dizer isso e assim falou zaratustra a mente é um instrumento do corpo da mesma maneira que você precisa do coração para viver você
precisa do Basso para viver você precisa do pulmão para respirar você precisa da mente para pensar mas ela é uma parte ela não é como quiseram toda a história da filosofia ou da Psicologia racional que é uma parte da metafísica a alma taria no além tá certo é sempre um instrumento para além do corpo não niet vai mostrar que nós somos humanos demasiado humanos e portanto a gente fala de um ponto de vista corporal natural biológico se você quiser então ao anunciar que ele é o primeiro psicólogo da Europa ele tá pedindo para você olhar
sobretudo também o seu corpo ele vai falar como que a gente pensa como que a gente sente como que a gente quer não é só a consciência o corpo quer o corpo pensa o corpo sente Damasio fala isso né no de decate exatamente e o Damásio tem uma não é à toa que ele escreveu segundaa obra sobre Espinosa porque os dois dão valor pros desejos pro impulso pro corpo tá certo e aí ao fazer isso niet vai mostrar portanto que a gente tem a pequena razão e a grande razão a grande razão é o corpo
é o instinto são as paixões e isso que toda a psicologia metafísica racional chamou de consciência de subjetividade é pequena razão por quê E aí eles ele abre as portas pro nosso querido Freud niet oppenauer são imagina eles são aqueles que deram os primeiros Germes do que Freud vai anunciar por quê Porque o niet vai falar claramente na Gaia ciência o que chega à consciência são as coisas mais superficiais o que chega na consciência é o âmbito meramente digamos assim pequeno superficial aquilo que é é mínimo no âmbito do humano por quê Porque a gente
tem todo um registro que que aí o Freud depois vai chamar de inconsciente de semiconsciente que o niet e o schopenhauer estão falando de pulsional de desejante que não chega à nossa consciência então normalmente as pessoas falam assim né eu agir dessa maneira porque a consciência me colocou n vai falar que nada o teu corpo você agiu assim e a consciência vai justificar o seu ato por quê Porque a gente é movido muito mais pelos instintos pelas paixões pelas volições do que por essa rega por essa consciência com isso Portanto ele vai mostrar algo fundamental
que nós somos muito mais daquilo do que a gente pensa tá certo e que portanto a moralidade como querem que a gente acredita ela foi construída como que ela foi construída como que chegou a essa moralidade o que que é o bom e o que que é o mal você tá me perguntando o bom é o que é bom pra minoria para provavelmente alguma coisa assim uma doutrinação eu penso que né a igreja começou esse é o polêmico né mas a igreja e a política sempre andaram muito juntas e precisa doutrinar para que vocês Sigam
o que eu o que eu falei que é certo né então e você começou falando de um de um lugar judaico cristã e e eu acredito que deve ter a ver com isso né o niet Vai pegar como assim o exemplo maior e que o povo já começa a suar do outro lado da tela né Ixe não é É claro porque incomoda Claro e e e a Boa filosofia e a boa psicologia eu acredito é aquela que te tira do do como para você poder mudar se transformar olhar para um outro outro ponto né uma
outra perspectiva exato E aí o n vai falar o seguinte pega como exemplo Os Guerreiros de Roma Os Guerreiros de Roma Esse é o modelo dele tá certo os guerreiros Por que que os guerreiros são um modelo por quê Porque pro n Você tem dois grandes tipos você tem uma grande tipologia calma o tipo forte e o tipo fraco o Nobre e o escravo ele vai falar na genealogia da moral quem é o tipo Nobre e qual é a diferença do tipo forte e do tipo fraco Ele vai falar o seguinte o tipo Nobre o
tipo Forte é aquele que age na sua vida de acordo com a sua essência de acordo com aquilo que ele acredita ele faz as coisas a partir dele eu ajo eu respondo Eu caminho eu vou o tipo fraco Ele só reage então alguém fala e ele age porque ele reage a esse tipo não é alguém autêntico que tem a sua liberdade que faz as coisas a partir de si mesmo o tipo fraco ou escravo é aquele que reage Ora como ele tem modelo esses guerreiros esses guerreiros eles exerciam o seu poder eles exerciam a sua
força eles ex eles eles eles viviam de acordo com aquilo que saía deles com aquilo que eles acreditavam e não tem jeito se você tem aquele que digamos assim manda você tem aquele que obedece aquele que obedecia ele ficava como ele ficava Oprimido ele ficava calado ele ficava digamos assim amansado e aí que que ele falou aquilo que era o bom para aquele que agia ele falou assim não mas isso não é bom o bom é ser humilde o bom é ser quietinho o bom é ficar calado e aí ele inverte a perspectiva ou seja
o valor bom nasce da reação do Oprimido em relação àquele que era quem na verdade fala sim por quê Porque pro n o verdadeiro humano tem que ser autêntico paciência entre aspas se você falou alguma coisa que alguém não queria ouvir se você agiu de alguma maneira que desacreditou ou machucou alguém a vida tem que ser autêntica a vida tem que ser única você não pode só reagir Tá certo você viver a sua vida como um ser passivo Por que que você não pode porque você se torna ressentido Por que que você se torna ressentido
o que que é o ressentimento k o ressentimento pro niet É você sempre trazer na sua psiquê no seu corpo a mesmo assunto mesma questão da mesma maneira Isso não sai da sua cabeça você fica com isso uma vez isso duas vezes você não tem um estímulo externo para pôr para fora para extravazar você é um tipo que acaba digamos assim ruminando a gente usa é um pouco isso que seja que seja que você acaba ruminando o niet Fala você tem dois tipos você tem o tipo que consegue claro que o tipo forte muitas vezes
algo ruim vai acontecer com ele mas ele tem uma plasticidade que ele consegue pôr para fora o tipo ressentido ele internaliza as coisas um milhão de vezes e o que que acontece em termos psíquicos quando você internaliza as coisas adoece você sente raiva Você sente ódio você sente aquilo que o Espinoza vai chamar de Paixões tristes você fica com elas e o pior como você não consegue extravazar você não consegue pôr para fora porque você não é autêntico Tá certo você vive somente é quando você reage você precisa de alguém para pôr a culpa você
precisa alguém que é o culpado o tempo inteiro por isso que você tá sentindo nasce a culpa e e nasce o Espírito de Vingança você se torna vingativo Só que essa Vingança tá no teu âmbito imaginativo você não tá indo lá porque você não é autêntico você você Ah você não não age com a sua com a sua raiva né como como forte reagiria ex exatamente E aí você fica com esse espírito de vingança te corroendo essa pessoa ela não sai do seu âmbito psíquico você vira um obsessivo com raiva ódio mobiliza o Espírito de
Vingança e o pior do ressentimento vem a culpa porque você fica a culpa é minha a culpa é minha a culpa é do outro a culpa é minha A Culpa do outro você fica um tipo fraco que que o niet vai concluir o homem moderno é um homem ressentido a nossa sociedade é uma sociedade ressentida é uma sociedade que não tem o Guerreiro como Norma não tem autenticidade como Norma não tem uma psiquê ativa como Norma nós só reagimos nós reagimos por quê Porque nós construímos uma moral baseada na tradição Judaica Cristã de que os
valores bons é a humildade é a piedade é engolir a sua raiva é não sentir inveja é quer dizer todo o sentimento negativo exato É ele tem que ser neutralizado porque isso do Mal senão você vai pro inferno né você tá pecando Então você engole só que exato E aí sabe o que que o nit diz esse tipo que você acaba de descrever super bem vive narcotizado ele vive digamos assim completamente adoecido por quê Porque ele não tá vivendo seus sentimentos propriamente é bom ele estava falando provavelmente do que hoje a gente vê de depressão
combina muito com tudo isso que você tá falando é um povo ressentido é um o que que eu vejo no meu consultório eu tenho que eu tenho que eu tinha que e tudo é um dever do certo perfeito por quê Porque é uma Norma eu eu tenho que ficar casada eu não devo me separar eu tenho que ser uma mãe Espetacular eu não posso eh eu não posso e trair eu não posso eu não é um dever e o niet fala mas quem criou esse dever da onde isso veio da onde veio e aí ele
faz toda essa genealogia que eu tô tentando aqui rapidamente mostrar para vocês que isso é histórico que isso foi criado anunciado a morte de Deus anunciado que você não tem mais os valores divinos Você não tem uma Norma nós somos os criadores disso é só a gente olhar pras diferentes culturas pras diferentes temporalidades você tem valores diferentes de sociedade para sociedade o que é certo aqui é totalmente diferente do que é certo em outro país ou seja esse certo é é social é cultural e a gente tem que parar des Unite de agir ou melhor
reagir de acordo com os certos que querem que a gente acredita qu senão vou ser o tipo fraco e aí eu acho que o niet é absurdamente contemporâneo por quê Porque ele vai mostrar que querem que nós vivamos digamos assim no rebanho na massificação na homogeneização é E aí como que você acaba é muito difícil surgir o singular o indivíduo a autenticidade vde por exemplo se você pega né sociedades que se vestem iguais os adolescent que andam em bando na época do nazi-fascismo que os soldados se vestiam completamente iguais todo mundo fazendo o mesmo símbolo
acreditando na mesma pessoa não tendo liberdade para pensar não podendo colocar sua autenticidade para fora Ele é um crítico enfático da sociedade de massas desse rebanho que não deixa o singular aparecer por quê Porque a vida ela tem que ser vista como diferença é na alteridade é é na diferença é no olhar com o outro é no pensar diferente sim que a gente vai poder chegar em coisas novas em coisas transgressoras e melhores para todo o mundo então a questão do ressentimento é uma questão tanto individual como uma questão da sociedade nós temos hoje diria
o niet uma sociedade ressentida uma sociedade de fracos uma sociedade no qual o instinto o corpo o desejo as nossas volições as nossas paixões as nossas vontades elas não aparecem por quê porque você colocou bem Você tem um Dever Ser Você tem uma Norma na qual na verdade tudo deve ser prescrito normativo e seguido agora eu penso também que deve dar muito medo quando você dá essa liberdade ou você instiga esse isso né na na sociedade de Vai em Busca do que você quer né seja mais natural eh questione os valores questione a moral questione
as regras deve ter apanhado muito né Não por isso que até hoje niets é visto como um filósofo da suspeita é ele é realmente por quê Porque ele tá propondo e ele mesmo fala disso uma transvaloração de todos os valores quer dizer ele tá propondo uma nova maneira de se colocar na qual nós temos que permanecer como ele diz no zaratustra permanecer fiéis à terra não permanecer fiéis ao mundo que não existe você tem que viver tua vida aqui e agora não uma vida que estão te prometendo além então se você fizer aqui os os
deveres e os mandamentos Olha daqui a não sei quantos anos você vai não diz o niet você tem que aproveitar agora a tua vida aqui como ela é Tá certo e portanto é claro que ele tá colocando em cheque todos os valores da tradição porque ele tá falando sinta seu corpo tudo sinta seu desejo aja por meio dos seus instintos Tá certo Deixe de lado toda a normatividade moral religiosa racional que quiseram fazer de você um boneco até agora não você não deve nada você não deve nada é a frase que eu falo você não
tem que nada é a minha frase é isso tem que nada né quem criou o tem que né exatamente por quê Porque as normas elas são absolutamente construtos artificiais deixa eu te contar uma coisa que aconteceu hoje inclusive Olha que que bonito isso né sinade Eh tem uma uma pessoa que eu atendo e que ela comentou que ela ficou triste tá ela ficou triste porque ela tinha planejado algo que não deu certo tudo bem ficou triste é esperado fica triste mas na verdade ela sentiu culpa porque ela falou olha só ela sentiu culpa eu falei
mas por que que você sentiu culpa porque se a vida não saiu como você tinha como você queria como você desejava é natural que você sinta triste você sente eu sinto você não tá fazendo terapia para para virar psicopata Você vai continuar sentindo tristeza raiva alegria e tudo mais a culpa veio porque ela não deveria sentir tristeza entendeu Claro sim poxa não deveria ter me sentido triste porque aí tem todo tem toda uma fala por trás sabe não é exatamente então assim você tem um sentimento Genuíno né talvez diria oit simplesmente eh valide seu sentimento
ao invés de dizer baseado em um monte de regra que você não poderia est sentindo aquilo é is você já gerou uma examente uma culpa né ele fala que Inclusive a doença entre aspas a tristeza etc você só pode atingir a saúde se Em alguns momentos você ficar doente a doença ela faz parte da vida até aí não tem problema nenhum niet inclusive na sua vida ele foi uma pessoa muito doente ele teve problemas de saúde em determinados textos como no eomo por exemplo ele fala eu só consegui analisar conceitualizar o que é a saúde
porque eu vivi da Perspectiva da da doença você precisa vivenciar as diferentes perspectivas ele que tinha enxaqueca ele tinha enxaqueca ele às vezes ficava mudando de cidade para fugir do frio né Exatamente exatamente Itália Suíça e etc por quê Porque ele ele ele tinha uma uma saúde eh muito débil Tá certo e O interessante é que exatamente por ter esse ponto de vista de uma saúde mais frágil ele vai falar que para você ser um bom psicólogo você tem que levar em conta as circunstâncias o que você come o clima que você tá com quem
você tá se relacionando o tipo por quê Porque para você ser um bom psicólogo essas questões mundanas cotidianas como é fisi psicologia tudo isso faz parte de um todo porque é o corpo que pode est bem ou P mal ou mal é o corpo que tá desejando isso ou aquilo então ele fala muito em digestão ele fala na questão da temperatura porque ele como ninguém sabe que para poder atuar digamos racionalmente você precisa estar com um corpo S certo então é é todos esses cuidados ele mobiliza na sua filosofia e se a gente tá falando
de que ano nós estamos falando quer dizer niet nasceu em 1844 os últimos textos dele até ele adoecer e ficar na clínica eh sem nenhum tipo de de pensamento porque ele ficou bastante tempo na clínica os últimos textos são 1888 então nós estamos falando de textos daí de 1882 1883 é foi aonde o Freud comeu mesmo né Não sem dú se alimentou ali né não e E quanto a contemporaneidade né porque muito e e eu acho que além dessa coisa da sociedade de massas dessa coisa dele trazer insights fantásticos com essa questão que você trabalha
no teu consultório do dever dessa essas normas que que nos deixam pesados nos deixam com esse espírito de vingança vivendo com essa culpa o niet tem uma teoria a respeito do tempo que é uma das coisas mais lindas lindas demais que que eu acho que é poderia ser muito pensado e refletido nos dias atuais que ficou conhecido como o Eterno Retorno né O que que é caramba e onde entra isso né quando niet na verdade tá elaborando a sua obra e ele tá na Suíça e ele tá escrevendo o zaratustra ele vê um uma imagem
muito forte que pega nele e ele faz a seguinte questão para ele mesmo que que aconteceria se nós eu e você Karina nós tivéssemos que ou melhor nós soubéssemos que essa entrevista que você tá fazendo comigo agora ela já aconteceu infinitas vezes e ela vai acontecer infinitas vezes da mesma maneira na mesma hora do mesmo jeito com esse slide com esse casaco com esse relógio nesse mesmo dia e hora ele vai falar você tem duas respostas ou você vai ter a resposta do fraco que vai falar não porque tudo volta da mesma maneira então as
minhas tristezas as minhas dores as minhas inquietudes tudo vai ser igual e a vida portanto É como se eu tivesse vislumbrando a pior coisa ou eu vou agir da melhor maneira possível a cada instante para se esse instante é eterno e se ele vai se repetir inúmeras vezes vamos fazer dele o melhor porque se a gente fizer dele o melhor Ele sempre vai ser o melhor que eu poderia fazer perfeito veja que isso aí deve dar desespero isso né Claro porque é um imperativo ético Não importa se isso é verdade ou não e possivelmente não
é tá certo mas se fosse assim se fosse assim não precisa ser se você pensar assim já é o suficiente para você escolher viver o melhor que você pode todo dia cada instante você vai tentar ser a melhor mãe você vai tentar fazer a melhor entrevista Vista você vai tentar fazer de cada instante ter o mais feliz possível porque talvez esse instante seja eterno e com isso ele tá falando que nós temos que ter uma posição absolutamente afirmativa na vida contra o ressentimento contra a culpa contra o espírito de vç entend a conversa no C
contra o dever você tem que falar não amorf ele fala amor à vida amor ao fato amor aos acontecimentos faça da tua vida o melhor possível porque se ela voltar você tá vivenciando ela da melhor maneira possível o Amor à Vida o assentimento à Vida o amor ao fato o amor ao instante é um remédio digamos assim contra o ressentido contra o tipo fraco que pode aos poucos ir elaborando e tem and de maneira gente é verdade no começo de maneira diminuta Mas colocar para fora uma pequena raiva colocar para fora um pequeno dizer não
questionar esse dever colocar ser minimamente autêntico minimamente livre questionar minimamente para você falar caramba eu sei que eu não quero arroz feijão mas eu quero macarrão eu sei que hoje eu não quero ir ao cinema mas eu quero ler um livro eu sei que eu não quero mais trabalhar com essa pessoa eu sei que eu não quero mais namorar essa pessoa Talvez colocando uns pequenos Passos digamos assim a gente consiga isso que o niet fala que é tão importante que é colocar os estímulos para fora e não ficar corroendo corroendo corroendo porque senão você vai
ser um tipo ressentido um tipo fraco noss e vou te falar não é fácil hein porque se a gente pensar não precisa ir muito longe a educação na escola de em casa você tem um bebezinho e você tava falando né eu tenho a a a as meninas a Lorena que você fala a e ela faz a a Gabriela que você fala a e ela vem com o b então é quando vem alguém que põe a sua vontade para fora é muito natural não sei se é natural ou aprendido que a gente controle tá errado não
faz isso então desde pequeno uma uma criança você quer mais né você já põe no no eixo né de do que que é certo de como você tem que me tratar qual é o problema disso problema disso é que nós nós eliminamos aquilo que a gente fala que é o gérmen da filosofia O que é a filosofia Filosofia é espanto é admiração pelo novo pelo aquilo que você tá conhecendo você não se espanta pela Mesmice você não se espanta quando você tá num num filme de Blockbuster você se espanta Quando você vê um Hitchcock Quando
você vê um ood Allan Quando você vê ou você lê um dostoyevsky por quê Porque eles te tiram do centro uma obra de arte porque você precisa se mobilizar tem um um um um um Historiador da filosofia que escreveu um livro agora eu peço desculpas me fugiu o nome que ele fala que tem três momentos por isso que eu lembrei que são seriam fundamentais pra criança continuar pensando se espantando se admirando e que nós cortamos isso quando ela é criança os porquês não mas por que E você já vem com as normas Você já vem
com as regras porque assim porque eu que mando porque não sei o qu porque é o certo exato o adolescente que quer conhecer as coisas novas Quer experimentar coisas novas quer ver o mundo diferente e a gente já nas escolas nos grupos nos clubes a gente coloca eles em bando tira portanto esse ímpeto esse germe e na fase adulta quando a gente poderia talvez voltar a gente fala que a gente já não tem mais tempo que a gente tem que fazer isso que a gente tem que fazer aquilo que a gente tem que emagrecer que
a gente tem que ir na nutricionista que a gente tem que ir na academia que a gente tem que tem que então os poucos momentos que a gente poderia colocar esse o encantamento pelo mundo pelo diverso pela alteridade a nossa sociedade corta e portanto não tem espaço para aquilo que seria o lugar do pensar do refletir da autenticidade e portanto o valor pro diferente por isso que a nossa sociedade tá tão segundo nit massificada homogeneizada e portanto uma sociedade de rebanho Uhum é isso né é niet é muito atual é eu acho eu ia te
perguntar no final mas acho que você já foi falando eh o que que seria a proposta nem sei se ele trouxe uma proposta no de de como reverter não sei se é bem a palavra né mas como a gente ter ter um espaço pra gente ser mais forte pra gente ser menos ressentido menos dolorido né ele ele diz que infelizmente eh você tem tipos Fisio psicológicos você falou você tem uma filha a e uma filha b então às vezes você tem tipos psicológicos que já nascem com determinadas Ou pelo menos determinadas tendências digamos assim e
que o ideal seria portanto a gente desconstruir eh toda essa sociedade baseada né nos valores teológicos religiosos e Morais e isso você falou incomoda demais mas só questionando Tá certo transvalor os valores chegando naquilo que ele vai chamar que é o Além do homem o que que é o Além do homem que tanto se fala na filosofia do niet não tem nada a ver com o Super Homem mas o Além do homem seria uma outra concepção de sociedade uma outra concepção de humano que poderia ser mais autêntica ser mais autêntica a palavra exatamente ser mais
autêntico por quê Porque aí você pode ver como nasceu os valores como nasceram perdão os valores que nós estávamos acostumados como que é uma forma e você anunciou isso no início de poder como que as instituições conseguem ter poder mizando as massas mobilizando as pessoas o Foucault vai pegar o nit vai radicalizar isso mostrando que a igreja é poder os hospitais são poder os manicômios são poder as nossas instituições querem manipular os nossos corpos e as nossas mentes e portanto niet ao propor essa essa volta lá origem de como nasceram os valores e mostrar que
isso tem uma dinâmica muito ligada à moralidade à religiosidade desconstruir isso a gente poderia ter humanos que pequenas luzes que vão fazer você por quê Porque você sozinho a nossa sociedade É ressentida sim sim mas é eu acho que quando a gente fala de dessa busca de você conseguir ser mais forte seria quase utópico a gente pensar em mudar toda essa estrutura né Eh mas se a gente conseguir como você trouxe pequenos avanços internos primeiro questionando question é interessante quando eu trago esse conceito de demanda de um autor que chama Albert Elis e ele fala
sobre o tem que que a gente criou o dever o dever tem que eu devo isso é o certo quando eu entrego isso em podcast algumas pessoas muitas pessoas já me escreveram falando Nossa desde o tem abriu minha mente á então é ao invés da gente mudar o mundo se as pessoas perceberem o quantas regras elas seguem que são regras que ela nem questionou né Eh que ela põe como certo como essa paciente falando né eu não poderia estar sentindo tristeza tipo da onde que você tirou o risco né não e não é só a
consciência segundo o n é o teu corpo estar triste você precisa às vezes comer alguma coisa você precisa agir de uma determinada maneira você precisa precisa não no sentido agora normativo da moralidade mas a necessidade físio psicológica do teu corpo uhum entendeu E aí tem um outro dois grandes autores que quem sabe a gente volta aqui ano que vem que é eu quero sempre tá o Eterno Retorno tá tá liberado aqui que é o Bill churan que é um sul-coreano e o bman que é um filósofo polonês gigantesco que vão tocar Nessas questões da contemporaneidade
falando caramba Hoje em dia a gente precisa da Solidão no sentido positivo a gente precisa do Ócio a gente precisa do tédio não fazer nada gente é extremamente saudável para essa nossa Fisio psicologia porque daí você pode questionar Daí você pode respirar Daí você pode digerir no sentido metafórico e no sentido físico também nós precisamos digerir Às vezes o que uma mãe falou o que o marido falou o que um chefe falou e não tem tempo Às vezes a gente precisa digerir a salada ou o filé ou o salmão e a gente não tem tempo
então o ósseo o tédio o não vai dizer B churan são fundamentais pra nossa existência e de outro lado balman que vai mostrar o que que acontece com essa sociedade ressentida massificada que pensa tudo igual e que não tem autenticidade que é o quê é a falta de vínculos é a falta desse de você ter laços verdadeiros de você poder pegar a mão do outro e falou caramba Agora eu tenho alguém para conversar nada porque eu fico tão é a culpa que vem para dentro é o ressentimento que vem para dentro é o Espírito de
Vingança que vem para dentro Eu não coloco nada para fora eu sou um Solitário decadente um Solitário aqui no modo mais triste da palavra não é a a solidão que o que o b churan fala de você respirar de você viver de você ser livre fazer o que você quer não é a solidão porque você não consegue mais colocar para fora minimamente aquilo que você sente aquilo que você pensa Perceba como como o malestar da contemporaneidade Como dizia o nosso querido Freud tá mais instaurado do que nunca e é lendo niet é lendo balman é
fazendo Pontes entre a filosofia e a psicologia é pensando numa fisi psicologia que quiçá a gente vai poder ter eu acredito dito os primeiros Insight os primeiros movimentos pra gente poder falar puxa talvez eu tenho outro caminho para seguir você disse eu vou terminar com essa talvez você fale não a gente vai precisar falar isso em outro eh você disse que você dá para usar nit para refletir sobre vários assuntos né E você deu uma introdução aqui sobre relacionamento e e a gente tá vendo que as pessoas de fato elas estão com muita dificuldade de
se relacionar em todos os sentidos né a gente veio falando isso no carro inclusive né foi eh não sei se você sozinha já fez essa reflexão segundo o niet segundo a teoria dele o que que poderia explicar essa dificuldade hoje seriam pessoas ressentidas porque aí você eu teria que mobilizar outro filósofo por quê Porque o niet t talvez desagrade muita gente ele é o filósofo da vontade de potência que que é a vontade de potência a vontade de potência é vida nós somos vontade de potência nós somos impulso nós somos digamos assim conservação e expansão
da nossa vitalidade então pro n como nós somos vontade de potência alguns traduzem por vontade de poder nós queremos nos afirmar em relação a tudo uhum Esse é o tipo Nobre Esse é o tipo forte esse é o forte ex Esse é o forte que que portanto Faz o que for necessário para se continuar se mantendo na sua existência nesse sentido pro Nite nós somos seres individuais nós somos seres muito mais mobilizados pro nosso eu do que pras relações agora nós nos relacionamos pro nit quando com o outro quando quando a gente percebe que a
nossa junção vai destruir o outro de maneira mais poderosa então se eu percebo que eu posso fazer construir um podcast muito mais legal com você do que se eu fizesse sozinha eu vou me juntar a você se eu perceber que eu posso ganhar dinheiro se eu me juntar com você do que sozinha eu me junto por isso que o nick most amor é utilitário para ele sim tudo é utilitário não tem como a gente gostar iia um amor romântico ou uma perspectiva mais assim romantizada da sociedade vida é vontade de poder vida é poder mas
veja que não é somente no sentido bélico isso é o erro de lerem nit dessa maneira não é só nada ele f não é não é violência não se trata disso se trata de uma capacidade humana exato plasticidade criação transgressão autoafirmação autenticidade o humano é ISO e portanto o humano é muito mais ele mesmo do que ele com os outros Tá certo então para responder a tua pergunta Eu precisaria voltar aqui e trazer o Sigmund balman que esse filósofo ele vai ter uma uma resposta assim exemplar Por que a nossa sociedade vive nessa era do
que ele chama de liquidez Essa era no qual faltam os vínculos a amizade o amor de fato enfim o bman vai responder o niet ele falaria que o individualismo ele faz parte da existência humana o humano ele nasce e morre só em muitos momentos ele se volta muito mais mesmo para ele do que para o outro isso não significa ser ressentido exatamente o contrário porque se nós vivêssemos de acordo com aquilo que nós somos a nossa vontade de nós seríamos autênticos e a autenticidade vai contra o ressentido sim tá bom então no mínimo uma vez
por semestre você pode voltar por favor vai ser um prazer ó eu faria um podcast só de filosofia com a minha vontade de potência eu ia juntar com ela mas Lu eu volto É incrível teve horas que você tava falando que eu tava arrepiada assim é emocionante entendimento né insite né de um todo é eu se eu sei que vocês ouvem e que de verdade eu sei que quanto mais fica essa dica Tá quanto mais incomodado vocês ficaram mas normas talvez estejam aí grudadas na sua cabeça eh Então parabéns por ter conseguido ficar até o
final né aproveita deixa a sua curtida aqui assista de novo para que você você possa refletir sobre esse assunto com calma e leve um pouco disso pra sua vida para você conseguir mais autenticidade eh que isso tá claro né Eh seja o nit de 1844 e hoje que estamos em 2024 a gente sabe que validar nossos sentimentos e quanto mais espontaneidade nós conseguirmos quanto mais Karina tiver em Carina quanto mais Luciana tiver em Luciana e quanto mais você tiver em você mais chance de você ser feliz e ser ter a sua plena potência aí vamos
dizer né Eh isso a gente trabalha em terapia querendo ou não o caminho é da autenticidade deixar de lado se você me permite Nesse final o nosso teatro social lógico deixar de lado as máscaras Às vezes a gente precisa e tá ok mas para nós mesmos exatamente ter ciência que aquele momento é máscara sermos autênticos significa a gente seguir um pouco mais aquilo que a gente acredita aquilo que a gente sente aquilo que a gente pensa aquilo que a gente deseja porque aí talvez as primeiras fichas vão começar a cair é e e me ocorreu
aqui né um assunto super delicado eh por exemplo de pais né pais é um assunto muito delicado porque pega É bíblico então honrrar pai e mãe é bíblico né quando você tem pais por exemplo que não honraram os filhos né e os filhos se sentem culpados porque ao final da vida tem que cuidar dos Pais eh a culpa é uma construção a culpa é uma construção tá mostrando niet Ela Vem de um tipo fraco que acreditou que ser culpado ser bom ser honesto se submeter é bacana não isso é um construto judaico Cristão moral uma
perspectiva que acabou Prev Endo e se dioniso tivesse prevalecido Uhum E se o âmbito das festas e se o âmbito do instinto E se o âmbito da exterioridade tivesse prevalecido nós não teríamos a culpa vejam foi a história que nos trouxe até aqui a nossa história poderia ter sido outra porque não há uma regra normativa que veio de fora Nós criamos isso e podemos agora criar outras e Seria maravilhoso que se a gente conseguisse mudar isso as p aí se mudasse você saberia que você só vai receber amor se você der isso ia mudar conceito
do mundo né porque você não vai me respeitar porque você tem que me respeitar você vai me respeitar porque eu cuidei de você e você tem vontade de fazer isso de volta então mudaria toda uma sociedade se entende que eu tô falando eu entendo concordo mas parêntese o niet não concordaria porque como para ele você faz o bem porque de alguma maneira te faz o bem entendi fazer o bem pro próximo é uma é uma é uma é um desdobramento do teu bem tá entendi é outro é outra coisa é é porque ele tem é
e é é se pensar pensar e tirar todo todo o romantismo chega aí mesm limite ele chega a falar quer dizer quando você dá prazer para alguém você não tá dando prazer para alguém porque você é legal é porque primeiro você tem o prazer e aí você pode dar o prazer então o niet te incomoda um pouco porque ele traz essa Instância tir o romantismo né mas a grande verdade não se é que existe não existe uma grande verdade uma das verdade quer sobreviver sim não e é isso né Eu te amo por pelo que
você me faz sentir né é isso não porque você é maravilhosa linda querida não eu te não porque você deve é exato muito bom Car obrigada isso acabamos com o romantismo deixa seu comentário aqui o que que você quer que a Luciana traga aqui se você gostou da ideia da gente falar de relacionamento segundo balman deixa aqui falar de relacionamento que a gente a gente fala se vocês quiserem Obrigada Lu sempre muito obrigada mesmo beijo beijo para vocês
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