Um asteroide vem em direção à Terra. No início acreditava se que não nos atingiria, mas cometeram alguns erros de cálculo graves e agora está se dirigindo diretamente para o nosso mármore azul gigante. O que é que vai acontecer a seguir?
Este é o E Se. E aqui está o que aconteceria se um asteroide atingisse a Terra este ano? Parece uma hipótese divertida, mas um asteroide vindo em direção à Terra, isso não é motivo de piada.
Pode acontecer. Cientistas achavam que asteroide Apophis poderia colidir com a Terra em 2029, descoberto em 2004. Desde então, o Apophis é monitorado de perto pelos cientistas.
Suspeita se que o asteroide tenha 2,7% de chance de atingir a Terra. Sim, apesar de assustador. Cálculos recentes mostram que o asteroide passará a 30 mil quilômetros da Terra agora.
Considerando a data que a Lua está a 380 mil quilômetros de distância, este asteroide estará incrivelmente perto. Mas pelo menos não irá nos atingir. Claro que os cálculos podem estar errados.
Digamos que nesse caso, eles estejam e o Apophis esteja vindo em direção a terra muito antes do previsto. O asteroide vai nos atingir este ano. Ok, vamos ver com o que estamos lidando.
O Apophis tem 340 metros de diâmetro para referência. É mais alto que a Torre Eiffel. Mas será o pior asteroide que a Terra já viu?
Felizmente para nós, nem sequer está perto. Estima se que o asteroide Chicxulub, que exterminou os dinossauros, tinha de 10 a 15 quilômetros de largura. Portanto, agora estamos lidando com o irmão mais novo do Chicxulub.
Então, o que isso significa para nós? Os humanos serão extintos por esse impacto? Falaremos disso em breve, mas vamos ver se temos chance de deter esse asteroide.
Ok. O primeiro passo seria identificar o asteroide. O que já fizemos.
Sabemos o tamanho do Apophis que ele está se movendo a cerca de 30 quilômetros por segundo. Agora se trata das medidas de defesa que poderíamos usar. Há algumas que estão sendo analisadas no momento.
Um deles é o impactador cinético. Isso envolve o envio de uma espaçonave para colidir com o asteroide. Tudo na esperança de alterar sua velocidade e trajetória.
A NASA fez testes bem sucedidos com isso, então é uma opção. O próximo seria o que é conhecido como um trator de gravidade. Uma grande espaçonave voaria ao lado do asteroide e, com o tempo, sua atração gravitacional acabaria mudando a trajetória do asteroide.
Ablação a laser e a próxima na lista de opções. Sim. Lasers especiais poderiam ser usados para vaporizar partes da superfície do asteroide.
Isso não destruiria o asteroide, mas poderia alterar sua direção, bem como o tamanho e o impacto dele. E por último, mas definitivamente não menos importante, é a opção nuclear final. Sim, é isso mesmo.
Como último recurso, poderíamos bombardear Apophis. E com o tamanho gigantesco do asteroide, bem como a falta de tempo que temos antes que ele nos atinja. Essa pode ser a única opção.
Mas não se apresse em apertar o botão vermelho. Bombardear um asteroide pode ter desvantagens. Ele pode se dividir, se fragmentar.
Em seguida, haveria dezenas de outros asteroides e meteoros menores vindo em direção à Terra, tornando o impacto ainda mais devastador. E esses não seriam apenas asteroides comuns. Por causa da bomba nuclear, eles seriam radioativos.
Isso significaria que partes significativas do mundo não só seriam atingidas por asteroides e meteoros, mas eles também experimentariam níveis de radiação vistos apenas durante uma guerra nuclear. Então, qual é a melhor opção? Bem, é difícil decidir.
Deixe me pensar sobre isso por um segundo. Oh, bem, agora é tarde demais. Demoramos muito tempo para decidir o que fazer.
E agora o Apophis chegará a qualquer momento. Preparem se! Você não teria uma boa visão do impacto do asteroide.
Isso porque ele caiu em algum lugar no meio do Oceano Pacífico. Esse é o local mais provável, uma vez que a superfície da Terra é composta principalmente de água. Portanto, talvez você não veja o impacto, mas com certeza o percebe.
Se um asteroide nos atingir, será igual a milhares de bombas nucleares explodindo. Apenas com muito menos radiação. Isso criaria uma cratera no fundo do oceano de até um quilômetro de largura.
E o que aconteceria em seguida seria ainda mais devastador. O impacto maciço criaria tsunamis gigantes que se espalhariam pelo mundo várias horas após o asteroide tocar o solo. As cidades ao longo da costa do Pacífico sentiriam o impacto do Apophis.
Os tsunamis atravessariam o Oceano Pacífico na velocidade de um avião a jato. Lugares nas Américas do Norte e do Sul, como Califórnia, Peru e Chile, seriam atingidos por ondas gigantescas do asteroide com altura superior a 30 metros. Ondas assim causarão um dos tsunamis mais destrutivos da história.
Em 2004. O Sudeste asiático sofreu um tsunami que gerou ondas de mais de 30 metros de altura, matando mais de 230. 000 pessoas.
Mas em vez de ondas como essas atingirem apenas alguns países, essa seria uma completa catástrofe global. Não só as Américas sofreriam esses tsunamis, mas também o Japão, a Austrália e as Filipinas. Todos esses locais seriam devastados pelo impacto.
Tsunamis como esses provavelmente destruiriam milhões de vidas. Isto é o que aconteceria se um asteroide atingisse o oceano. Mas e se o impacto fosse em terra?
Bem, para começar, a cratera de impacto seria muito mais significativa. Sabemos que a cratera de impacto de um asteroide pode ter de 10 a 20 vezes o tamanho do próprio asteroide. E agora não há água para suavizar o impacto, de modo que o diâmetro da cratera pode ser de até sete quilômetros, com uma profundidade de mais de um quilômetro, dependendo de onde aterrissar.
Esse asteroide pode ser grande o suficiente para devastar cidades inteiras. O impacto inicial enviaria uma enorme onda de choque que se espalharia por centenas de quilômetros. Isso poderia destruir edifícios inteiros e danificar seriamente a infra estrutura.
Isso lançaria toneladas de poeira e detritos na atmosfera. A situação pode piorar muito e gerar um inverno de impacto, pois nuvem de poeira bloquearia o sol e mataria as plantas e vegetação, aumentando o número de vítimas. Isso poderia durar semanas ou meses e seria uma catástrofe ambiental grave.
Este acontecimento poderia matar milhões de pessoas, dependendo do local onde o asteroide caísse. Só podemos esperar que uma colisão de asteroides como essa aterrisse o mais longe possível das pessoas. Mas agora vamos as boas notícias.
Se o Apophis de alguma forma causou um impacto, ele não causaria uma extinção em massa como o asteroide Chicxulub causou nos dinossauros. O evento seria incrivelmente traumático e teria muitas vítimas. Mas a humanidade como um todo viveria para ver outro dia.
Ok, agora que sobrevivemos a isso, o que acontece depois? Como é o futuro da humanidade? Bem, isso parece uma história para outro.
E Se.