Estudo em Obadias 1:21 "A saga de uma família"

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Joe
Video Transcript:
é um texto muito precioso e hoje nós vamos apenas introduzir este livro no entanto nós vamos ler todo o livro porque é um livro pequeno e é bom que vocês possam ter o conteúdo já na mente e no coração antes nós introduzirmos este livro obadias fica entre a morte de jonas é complicado achar o abadias reverta aí então vamos ler a palavra visão de ohga dias assim diz o senhor deus a respeito de dom temos ouvidas novas do senhor e as nações foi enviado um mensageiro que disse levantai vos levantamo-nos contra e dom para guerra
este edifício pequena entre as nações 2 muito desprezado soberba do teu coração te enganou o tuc habita nas fendas das rochas na atual temporada e dizes no teu coração quem me deitar por terra se remontar es como águia e puseres o teu linho entre as estrelas de lahti derrubar a lei diz o senhor se viessem aqui ladrões roubadores de noite o está destruído não for não faria um sol quis bastasse não forçaria os óculos bastasse seat viesse os vindimadores não deixariam pelo menos alguns cachos como foram rebuscados os bens de esaú como foram esquadrinhados os
seus tesouros escondidos todos os seus aliados que levaram para fora dos seus limites os que gozam da tua parte enganaram prevalecerão contra tite que comem o teu pão puseram armadilhas para ter os pés não a linha do entendimento não acontecerá naquele dia diz o senhor que farei perecer os sábios de dom e o entendimento do monte de esaú seus valentes o tema estarão atemorizados para que do monte de saul seja cada um ter minado pela matança por causa da violência feita teu irmão jacó cobrir tea a vergonha e será existe terminado para sempre no dia
em que estando presente estranhos e levaram os bens estrangeiros li entraram pelas portas e deitaram sortes sobre jerusalém o mesmo era um deles mas tu não devia ter olhado com prazer para o dia de teu irmão o dia da sua calamidade nem ter alegrado sobre os filhos de ajudar no dia da sua ruína nem ter falado de boca cheia no dia de angústia não devia ter entrado pelas portas do meu povo no dia da sua calamidade que não devia ter olhado com prazer para o seu mal no dia da sua calamidade nem ter lançado mão
dos seus bens no dia da sua qualidade não devia ter parado nas encruzilhadas para exterminar os que escapassem nem ter empregados que restassem no dia da angústia porque o dia do senhor está prestes a via sobre todas as nações como tu fizeste assim se fará contigo o teu mal feito tornará sobre a tua cabeça porque como da bbc este no meu santo monte assim beberam de contínuo todas as nações beberam sorveram e serão como se nunca tivessem sido mais no monte sião haverá livramento o monte será santo e os da casa de jacó possuirão as
suas verdades a casa de jacó será fogo ea casa de josé chama ea casa desarrumada estónio aqueles incendiaram a este e o consumiram e ninguém mais restaurada casa de dois dias a ou por que o senhor falou os the negev possuir um monte de esaú os da planície os auxílios teus possuirão também os campos de efraim os campos de samaria e benjamin possuirá a gilead os cativos do exército dos filhos de israel possuirá os cananeus até sarepta e os cativos de jerusalém que estão em cena fat possuirá uma cidade do sul salvadores onde subirão monte
sião para julgar em um monte de esaú e o reino será do senhor amém nós vamos meditar sobre o tema a saga de uma família e amarga trajetória de um povo que nunca aprendeu a amar obadias é o menor livro do antigo testamento com apenas 21 versículos fazendo parte da coletânea que nós conhecemos os profetas menores é interessante que este livro o livro de na 15 jogos do novo texto do antigo testamento que nunca foram citado no novo testamento curioso é que ambos os livros tanto obadias quanto na unção profecias a nações estrangeiras no caso
de obama dias à nação de dom e no caso de na 1a a nação da síria a existem na verdade três dos 12 profetas menores que dirigem a sua profecia a nações estrangeiras obadias é dom na 1a a síria e habacuque a babilônia obadias é um nome muito comum em israel pelo menos a 12 homens do antigo testamento chamados de obadias alguns deles lidavam diretamente com o templo mas possivelmente nenhum desses 12 é o autor deste livro a palavra bahia significa servo do senhor ou significa também adorador de jeová o dia v embora esse livro
seja pequeno e até mesmo menor do antigo testamento e muito desconhecido de certa forma pelo povo de deus não significa entretanto que ele seja menos importante esse livro tem mensagens solene cima as lições grandiosas alertas solenes que precisa ser ouvidos juízo severo que precisam ser evitados mensagem urgente oportuna para a família para a igreja e para a nação hoje nós vamos olhar introdutória mente este livro e vamos ter que retroceder ao livro de gênesis porque na verdade este livro nada mais é do que o reflexo de um grande erro de uma família piedosa este livro
nada mais é do que o desdobramento dos grandes equívocos cometidos por isaac e rebeca se você percebeu o povo de israel e o povo e do mita nasceram de um mesmo ventre tiver um mesmo ancestral vieram de esaú e jacó respectivamente os e bonitas descendentes de saúde os israelitas descendentes de jacó embora essas duas nações nasceram de um mesmo ventre de uma mesma mãe de um mesmo ancestral embora eles fossem irmãos gêmeos nações que deviam ser gêmeas irmãs gêmeas estas nações por inabilidade de isaac rebeca se transforma em ódio de dois irmãos que vai desaguar
em ódio de duas nações e é por essa razão que mil e quinhentos anos depois dessa mágoa gerada no a família piedosa nós estamos lendo esse livro onde há aqui uma avalanche de tragédias porque lá atrás um problema foi criado e não foi devidamente resolvido eu queria dizer de introdução chamar sua atenção para três pontos primeiro não subestime os pequenos problemas eles podem se tornar um grande mal notem que tudo começou quando isaac se casa com rebeca e se casam por amor se casam dentro de um ambiente de profunda piedade e esse casal entretanto fica
sem filhos durante 20 anos realizar que se caso eu tinha 40 anos sua mulher era estéreo ele ora por ela 20 anos quando os filhos nascem e zac tem 60 anos e zac ainda não têm maturidade para dirigir a sua família porque não porque diz a escritura e eles cometeram um grave erro de ter preferência por um filho em detrimento do outro isaac amava jaú rebeca tinha predileção por jacó desta maneira eles criaram os filhos não como amigos mas como rivais não como parceiros mas como opositores um do outro e essa atitude irracional de ódio
entre aqueles dois irmãos vai se espalhar se consolidar se fortalecer na vida dessas duas nações os economistas que os israelitas segundo ponto segundo o povo da nossa introdução uma grande bênção pode se transformar numa grande tragédia quando deixamos nossas vaidades pessoais nos dominar not vocês que depois de tanto tempo de oração talvez de um casamento bonito e harmonioso este casal agora num dado momento quando os filhos chegam em vez de os filhos serem bênção para o casal os filhos se transforma em um problema para o casal não que os filhos em si sejam problemas mas
por inabilidade point maturidade dos pais esses filhos se transforma num grande problema pra eles de que maneira é que eles tinham preferências eles tinham pré de eleições e não tem nada mais grave do que isso agora nós precisamos entender o que está por trás deste negócio aqui se você lê capítulo 26 de gênesis você vai notar que isaac o dia cometeu um grave erro contra sua mulher quando ele mentiu para o povo de uma cidade dizendo que a sua mulher era sua irmã ele coloca sua mulher na vitrine do desejo e não for a intervenção
de deus a sua mulher teria sido abusada sexualmente pelo rei daquela cidade e ele faz diz em nome do amor num gesto egoísta porque a sua função com o marido era proteger a sua mulher se preciso for morrer pela sua mulher e se você ler as entrelinhas a partir daí não há mais diálogo entre isaac e rebeca a partir daí eles começam a revelar preferência um filho outro por outro filho porque o diálogo havia morrido no meio do casal via de regra quando falta de diálogo entre marido e mulher os filhos começam a sofrer as
consequências quando o casal está desajustado via de regra se compensa a deficiência do casamento concentrando-se um filho ou no outro e aí esses filhos em vez de ser motivo de alegria e prazer para os seus pais começa a ser motivo de grande sofrimento pra eles o terceiro ponto não tente mudar os desígnios de deus nem manipulá los se você perceber em gênesis 25 23 deus havia dito a rebeca e isaac que o filho mais novo dominaria o filho mais velho que o filho mais velho se haveria o filho mais moço porque os dois filhos no
ventre estavam em batalha aprove a deus por sua soberania e graça sem nenhum mérito pessoal de já de jacó escolher jacó para ser o instrumento de onde viria o messias quando você lê romanos 9 versículos 11 a 13 paulo argumenta que não foi por mérito é da cor é melhor que já oo os dois não tinham nascido ainda nem praticado nenhum bem ou mal quando a eleição da graça prevaleceu o que acontece isaac que amava mais esaú tenta alterar o projeto de deus de que maneira eu já estava velho já não enxergava direito chamou esaú
disse meu filho vai procurar uma casa gostosa prepara uma refeição especial porque eu te darei a bênção ele era o pai tinha competência de dar a bênção mesmo sabendo que deus já havia dito que o mais velho serviria mais moço mas isaac pinta alterar o projeto de deus de maneira insensata que rebeca faz a errada por outro lado ela tenta agora dá uma mãozinha pra deus ela pensa que já que está aqui está disposto a dar a bênção pra esaú e que deus possivelmente não estava acompanhando os fatos como ela esperava que acompanhasse mas esse
eu não interferir agora a coisa vai mudar então ela chamou jacó disse jacó pega dois bons cabritos e eu vou fazer uma refeição especial para seu pai e você vai se fingir de esaú para receber a bênção do seu pai os dois deixaram de confiar em deus os dois se insurgiram contra os propósitos de deus nós nem podemos alterar os planos de deus nem precisamos dar uma mãozinha pra deus deus é sábio deus é soberano e é competente para dirigir a nossa vida ea história dito isso eu quero chamar sua atenção para nós olharmos um
pouco mais o primeiro ponto que é o pano de fundo deste livro nós não vamos entender o bahia se entendermos essa história mais detalhada desta família então chama sua atenção para alguns pontos primeiro a luta no ventre gênesis 25 22 a luta entre israelitas e do mitas começou no ventre de rebeca o ventre de rebeca foi o primeiro campo de batalha dessas duas nações foi aí que começa a surgir um fato que vai se tornando cada vez maior de inimizade se você perceber quando já conaci na segurança no calcanhar do seu irmão e esse conflito
intra-uterino tornou se um conflito entre dois irmãos e mais tarde entre duas nações essa semente minutos scoular vai se transformar numa grande selva esse embate inconsciente vai se transformar num ódio deliberado essa batalha travada na escuridão do ventre apagou lhes a luz do bom senso metas israelitas viveram praticamente dois mil anos em guerras constantes segundo lugar o erro dos países nessa casa como foi isso adeus meu pai foi deus mente em nome de deus a voz é de saú mas chega aqui pra eu sentir seu cheiro a roupa do jacó 2 a 1 eo o
pêlo era do cabelo dos cabritos isaac não enxergava direito pensou estar diante de esaú e da bênção para jacó pensando que estava dando a bênção presena uma mentira em nome de deus em quinto lugar um ódio muito violento gehres 2741 diz que imediatamente esaú passou a odiar a jacó índice vem logo os dias do luto meu pai eu matar e jacó rebeca ao saber dessa notícia imediatamente tomar as providências para despachar o seu filho para casa o seu irmão labão com uma promessa vai pra lá meu filho por alguns dias e logo depois de chamar
ele de volta só um detalhe o jacó foi não foi por alguns dias foi por 20 anos e quando já qual voltou a rebecca já estava morta note o que isso gerou isso gerou mais tensão mais solidão mais angústia mais separação entre o casal e entre os filhos sexto lugar uma hostilidade que nunca cessou aí diz a bíblia que até que quando jacó volta depois de 20 anos com muito medo desesperado até pelo encontro com seu irmão esaú porque havia uma promessa de matá lo diz a bíblia que o jacó fica no vau do jaboque
deus luta com ele transforma a vida dele e naquele momento deus patrocinam a é um encontro desses dois irmãos eles se perdoou ele se abraçou esse beijo mas não vivem juntos diz amigo do casal vai para o mundo sair lá nas margens do mar vermelho é por isso que é bom significa vermelho por duas razões primeiro caso o guisado vermelho que ele paga tão caro e segundo porque essas montanhas às margens do mar vermelho o nome mar vermelho exatamente por causa das montanhas que ao bater o sol elas têm uma coloração fortemente vermelha da i
é dom passou a ser vermelho significa vermelho e foi morar nessa região mas esse ódio começa a se perpetuar por que você nota que depois o povo os descendentes de jacó vão pro egito passando a 430 anos depois deus nos liberta e eles estão indo pelo deserto e precisam passar pelo território de dom de deus disse para moisés moisés vocês têm que tratar os economistas como irmãos vocês não podem virar contra eles eles são irmãos eram mesmo filhos do mesmo pai e da mesma mãe que o mesmo ventre mas o que acontece está em deuteronômio
capítulo 2378 e aí moisés obedeceu saída clara guerra quando moisés pede para passar no território disse não a quis não passo e trataram com grande hostilidade os israelitas que caminhavam pelo deserto levante israel até fazer uma grande viagem uma grande volta com muitas dificuldades a partir daí pois bem não ficou só nisso essa mágoa voltou à tona várias vezes várias vezes na época de davi davi como um guerreiro e como estrategista militar resolveu lutar contra os hedonistas subjuga los não tão somente por um ódio racial mas por tomar posse da região está ted comercial ali
onde ficavam os e do mitos que era a região onde passava o comércio entre o norte eo sul depois os economistas e invadiram os judaicas do período do regional não fazendo uma grande carnificina amós tem que denunciar os pecados de dor dizendo de forma muito severa que o ódio deles não cessava de despedaçar ou seja o ódio de dom por judah nunca acabou nunca cessou era um povo que vivia maquinando mal sempre buscando vingança sempre buscando retaliação você se lembra por exemplo na época do rei josafar no século 8º 9º e 8º como e do
cio aliou os amonitas e boa habitas para invadir ajudar e já fica desesperado e chamou para orar e jejuar e então quando aquela luta é travada deus desbaratou essa esses três aliados contra ajudar mas o ponto é que agora vai culminar na queda de jerusalém 586 nabucodonosor em trincheira jerusalém o que acontece é dom fica do lado da babilônia com o parceiro da babilônia pra ajudar a atacar ajudar em vez de ser solidária em vez de ajudar o irmão diz a bíblia que é dom com uma começa a partilhar do mesmo projeto da babilônia os
que tentam fugir os domínios online mas os que tentam buscar refúgio eles entregam para os soldados da babilônia e desta maneira aquele povo que foi pro babilônia chega na babilônia você conhece esse texto dos alvos 137 versículo 7 eles estão lá as margens dos rios da babilônia fazendo a oração em precatória e nesta oração diz lembrai-vos senhor do ciro geddon quando eles diziam quando os babilônios nos atacava sai a rasar a asae jerusalém desde os seus fundamentos eles estavam vibrando eles estavam felizes da vida porque jerusalém estava sendo destruída essa inimizade se agrava a partir
daí se você perceber logo depois desta invasão da babilônia em 586 é dom e saqueado é despojado da sua região da sua cidade fortificada e eles vão se refugiar exatamente na região sul da palestina perto do deserto do neguev é por isso que você vai perceber que quando neemias volta para jerusalém para restaurar a cidade você vai encontrar o vencedor mitas na figura doados arábia os porque foram os árabes que conquistaram e dom e eles agora já estavam se misturando e logo em seguida depois que se mudaram para o sul da palestina eles receberam um
outro nome àquela região passou a ser chamado de itu 6 de onde vem a palavra e do meu um século segundo eo e kanu dominam se o sido meus forçam os aces circuncidar e força ao se fazerem judeus pelo menos externamente e quando chega a por volta do ano 63 os romanos conquistam a palestina e a partir daí uma família e do meia vai assumir o comando sobre a palestina porque no ano 37 antes de cristo herodes o grande é nomeado e coroado rei dos judeus herodes era da família e do meia ele era um
descendente direto de esaú ele era um e dormida vote você então em sétimo lugar que essa inimizade se estende até a última geração e bonita porque porque você vai notar agora que o novo testamento abre e você tem um rei e do meu e do mita dominando os judeus com a atitude dele mandar matar as crianças para tentar com isso eliminar jesus ele morreu o que vai acontecer herodes antipas governa a galiléia quem é herói dos antigos o rei herodes que mandou matar joão batista quis impedir jesus de pregar na região jesus mandou um recadinho
pra ele vai dizer para essa raposa que eu vou pregar que eu vou fazer a obra esse mesmo herói dos poderosos a quem pilatos mandou jesus na época de seu julgamento e que escarneceu de jesus que aquele que jesus fez um milagre para assistir jesus não abriu a boca ele esclareceu de jesus e devolveu a pilatos terceira herói diz a bíblia herodes a gripe o primeiro herói da gripe primeiro foi o homem que mandou matar o apóstolo tiago irmão de joão e mandou prender pedro para matá lo depois da páscoa e ao ser ovacionado pela
multidão não dando glória deus morreu comido de vermes diante da sua platéia o último personagem desta família herodes agripa segundo que também era casado com a sua própria irmã de erenice lá em atos 26 e deus põe diante dele o maior pregador de todos os tempos o apóstolo paulo e paulo dá o seu testemunho diante dele com termina de pregar paulo faz o apelo acredita só vem a gripe nos profetas bem sei que acredita se ele sai pela tangente como um genuíno herodianos por pouco paulo e persuadi sabe tornar um cristão chegou a 70 tito
vespasiano invadir jerusalém arrasa com a cidade disperso judeus e na destruição de jerusalém os economistas são eliminados da história passaram dois mil anos sem que essa mágoa fosse resolvida o livro de obadias revela para nós esta saga como o segundo ponto o autor do livro você não sabe a família de joe ades não sabemos nada sobre a família dele não sabemos nada sobre o pai dele não sabemos nada sobre a cidade dele e também não sabemos nada sobre a ocupação dele a única coisa que nós sabemos jogar dias é que ele é um servo do
senhor adorador de avé conforme o seu nome significa possivelmente então oriundo de uma família piedosa filho de pais idosos a data desse livro tão pequeno é o assunto de maior debate acerca desse livro o assunto ainda está em aberto você não encontra consenso entre os estudiosos da bíblia é acerca de quando esse livro foi escrito por quê porque existiram várias invasões contra ajudar e em quase todas essas invasões contra ajudar os economistas estavam do lado dos invasores então alguns eruditos entendem que esse livro deve ser tratado por volta de 1 885 como por exemplo vangloriem
charles fiber quer doar e on the job só entendem que esse livro está sem referência ataque que o livro fala não é o ataque da babilônia mas o ataque promovido bem lá atrás muito antes da invasão babilônico joão calvino entretanto juntamente com outros estudiosos como odeio de baker optam por entender que esse texto aqui da invasão está se referindo à invasão babilônica eu pessoalmente creio que o texto de roubar dias refere se à invasão babilônica porque a invasão babilônia em 586 foi invasão mais forte de conseqüências mais trágicas e mais abrangentes quando então jerusalém foi
totalmente arrasada você se lembra do relato de neemias capítulo 11 uma cidade havia ficado alguns mortos a espada lamentações de jeremias chega dizer que os que morreram a espada foram mais felizes do que os que morreram de fome porque antes de destruir a cidade nabucodonosor cerco à cidade não não permitindo de entrada de alimento nem de proteção então o povo começou a passar fome morrer de fome à porta de algumas mães comer os seus próprios filhos quando nabucodonosor invadir a cidade então a cidade não tinha resistência nenhuma ele passa fio da espada que lhe interessa
arrasa completamente o templo destrói sendo a cidade leva tantos outros para o cativeiro e os que restaram os que ficaram disney mias capítulo que ficaram com os muros quebrados as portas queimadas debate grande miséria debate muito próprio e de muitos inimigos ao redor então a situação é de calamidade eu penso que este registro que nós lemos hoje combina muito melhor com invasão babilônica até porque quando você lê os alvos em 37 versículo 7 também combina mais com esse relato porque os que foram deportados para a babilônia estão lá da babilônia e fazendo orações precatória para
a deus se lembrar dos filhos de dor quando gritavam para os caldeus arraiá a zaia até os fundamentos então penso eu que a melhor forma de entender esse livro é tratá lo desse período da época da invasão babilônia muito bem vamos olhar o último ponto que são o propósito ea toda a teologia do livro se você notar três coisas chamam a atenção desse livro primeiro a inspiração divina segundo julgamento divino e 3º reino divino há três coisas importância e por quatro vezes o bahia vai dizer que recebeu essa profecia de deus recebeu essa visão de
deus e não criou essa visão ele entregou a mensagem de moto próprio de vontade própria o que ele está entregando for que deus lhe transmitiu segunda coisa o livro todo é um julgamento divino e dom mas não só é dom e dor que é um símbolo do julgamento de deus nas ações que se insurgem contra deus e contra o seu povo e finalmente o reino divino você vai perceber que o final dessa profecia é apoteótica porquê porque os reinos todos que se levantam contra deus e contra o povo de deus vão cair o texto determina
que o reino será do senhor todos os reinos tem os pés de barro mas o reino de deus prevalece sobre todos eles dito isso eu chama sua atenção para desta casa que alguns propósitos importância desse livro primeiro mostrar que deus tem zelo pelo povo da sua aliança irmãos isso é tão bonito uma das outras mais lindas da bíblia a doutrina da aliança deus ficou conosco aliança de ser o nosso deus e nós temos o seu povo deus é fiel à sua aliança ainda que nós sejamos infiéis mesmo quando nós pecamos contra deus deus não cessa
de nos amar e de nos buscar e dê-nos restaurar claro que quando a babilônia invadiu judá e invadiu ajudar porque ajudar pecou contra deus na verdade não foi na pouco doloroso que invadiu jerusalém foi deus que entregou jerusalém nas mãos de nabucodonosor mas o fato de deus está disciplinando jerusalém ajudar de maneira tão dolorosa não significa que deus e som de amar esse pouco o que deus tenha desistido desse povo a aliança de deus permanece com esse povo o povo já estava sendo arrasado em conta a babilônia com mão de ferro saqueava matava espoli ava
de portava é doce ajuda com a truculenta babilônia proprime o povo de ajudar mas o que vai acontecer os invasores se sentem fortes inexpugnáveis tripudiando sobre a frágil cidade de jerusalém mas os acontecimentos vão tomar um novo rumo novo os poderosos vão descer do alto da pirâmide para a base da pirâmide e os que estavam prostrados no chão vou fazer uma viagem rumo ao topo da pirâmide deus restauro ajudar mas deus não restaura nem babilônia nem e dom do seu fracasso e na sua queda é maravilhoso queridos e preste atenção nisso deus não nos restaram
porque nós sejamos melhores do que qualquer outro povo israel não foi escolhido porque serão por mais sorte nem porque era um pouco mais sábio nem porque era um pouco mais santo israel foi escolhido porque deus na sua soberania resolveu amar este povo porque deus amou você ea mim eu não sei mas não éramos melhores do que ninguém e deus nos amou deus investe em nós ele tem compromisso com a sua aliança de amor com você e comigo segundo a verdade segunda lição propósito deste livro é mostrar que o orgulho precede a ruína o que está
acontecendo de roubar dias o povo de e do está morando em uma cidade extremamente estratégica numa fortaleza de rocha maciça às margens do mar vermelho perto do mar morto essa rocha era tão alta que parte dela chegava a mais de mil metros de altura para entrar na cidade diz ela que mais tarde depois de conquistada pelos nabateus o chamado de pedra o nome é mais próprio só existia uma entrada para esta cidade onde apenas dois cavaleiros podiam entrar para aliados nada mais então as pessoas civis nós nunca vamos ser dominados ninguém vai conseguir nos atingir
nós estamos encrustrados na fenda de uma rocha nas alturas e alcançáveis e esse orgulho por isso por ali passavam as grandes caravanas do comércio na rota norte sul e eles então enchia os seus cofres e os seus corações também de orgulho e aí deus disse pra eles no versículo 4 de abuque ainda dão 5º colóquio o teu único entre as estrelas de lounge bar e diz o senhor na verdade a soberba é a ante sala do fracasso onde é soberba entra a derrota já está decretada deus derrubou e dom de deus derrubou a babilônia e
deus está mostrando com isso que a arrogância constrói estradas para a derrota e para o fracasso a terceira lição desse texto mostrar que ninguém está seguro escarnecendo dos princípios de deus queridos irmãos porque é que é bom caiu e droga caiu exatamente porque recusou-se a tratar o seu irmão com amor ao contrário tratou com ódio com animosidade com truculência e sobretudo a questão não é nem a guerra irmãos porque aquela época é época em que os povos ganhavam entre si o ponto que abadia trabalha é que edson aproveitou um momento de fraqueza do seu irmão
quando seu irmão estava sendo pilhado espoliado atacado e ele aproveitou esse momento de fraqueza do povo israelita para se colocar do lado do saque a dor pra repudiar ainda mais sobre o seu irmão esse gesto provoca a ira de deus provoca desastre na terra e juízo no céu eu disse chega basta é você você lê a linguagem de amós três transmissões na quarta não aguento mais chega em cheio o cálice chegou o ponto máximo ao momento nos muito sério na vida de uma pessoa na família de alguém ou de um povo de uma nação quando
eu digo assim basta chega é o cálice que transborda no exato momento em que do entra naquela guerra para massacrar os pobres o deus que tentavam escapar pilhando matando e entregando os judeus que tentavam escapar nas mãos na boca do lobo os seus soldados de deus lavrou a sentença de derrota de dom e não tardou para que edson caísse nas mãos dos nabateus e fosse completamente destruído quarta lição mostrar que aqueles que semeiam o mal colhem o mal esse é um ponto fortíssimo irmãos e veja que o mal não é recebido daquele que foi vitimado
a bíblia diz que deus é o vingador às vezes você não recebe o mal daquela pessoa a quem você fez o mal quando a bíblia fala de vingança não tá falando dessa vingança horizontal lateral está falando de uma vingança justa que vem do céu que vem de deus por isso eu disso teu mal feito que assumir a sua própria cabeça aquilo que você receber ou é aquilo que você exatamente vai acolher ainda veja bem quinta a lição mostrar que o povo de deus mesmo sendo humilhado agora triunfará que coisa preciosa queridos quem olhasse para ajudar
no dia a babilônia estava invadindo e saqueando que olhar pros e do bita dando pulos de alegria e gritando freneticamente a asae a asae a asae até os fundamentos podia estar pensando seguinte edson acabou de ajudar a babilônia a botar uma pá de cal sobre os israelitas eles estão liquidados eles estão arrasados eles estão destruídos não há mais chance de eles se recuperarem mas há um ponto aqui há um ponto aqui o povo de deus pode ser até humilhado pode estar prostrada no chão mas o povo de deus será levantado pelo próprio deus houve um
dia depois uma mágoa cativeiro que deus disse chega de cativeiro eu vou abrir as portas da prisão vou arrebentar as cadeias da opressão e vou devolver o meu povo a sua terra e deus restauro aquele povo levantou de novo depois de tanto tempo de castigo de disciplina e de opressão sexta edição e penúltima missão mostrar que o reino de deus triunfará sobre todos os reinos do mundo o livro do profeta mahdi um livro messiânico que se você perceber todos os reinos do mundo tem os pés de barro todos foi assim com o egito foi assim
com a síria foi assim com a babilônia 15 império persa foi assim que o império grego foi assim que o império romano foram cinco outros impérios do mundo e será assim com os grandes dominadores da atualidade dos impérios econômicos atualidade todos eles são de cair porque todos eles têm os pés de paulo mas diz a bíblia que é um reino que jamais será destruído que este reino vai dominar o mundo inteiro na linguagem baku com as águas cobrem o mar da língua de daniel e segue como a pedra lavrada por mãos que vêm rolando e
vem debulhando todos os reinos do mundo tornou dos pó e esta pedra vai dominar e encher o mundo inteiro eo livro de apocalipse vai nos dizer que há um grande bradou um grande êxito um grande grito o reino se tornou o senhor e do seu cristo e ele reinará pelos séculos dos séculos livre o bahia termina dizendo 'é o reino será do senhor finalmente este livro foi escrito para mostrar que a história está rigorosamente nas mãos de deus os hedonistas pensaram que era babilônia senhora do mundo que estava com as rédeas da história nas mãos
por isso se uniram há o lado errado mas quem estava com as rédeas nas mãos não era babilônia e nem e dom as rédeas da história estão nas mãos do deus vivo ele está sentado na sala de comando do universo e ele dirige as nações e ele dirige os povos ele dirige a igreja ele dirija em sua vida ea minha vida não há caso não há determinismo não é coincidência existe sim uma providência soberana sábia e amorosa o final da história é a vitória de deus e do seu cristo final da história a vitória da
igreja do deus vivo e nós fazemos parte desta bendita história que deus os abençoe amém
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"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós"\Evangelho João 15:16\pr juanribe pagliarin
40:45
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos ...
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