um tipo de figura que a gente encontra na Bíblia e também em outros textos antigos são os profetas né O Profeta é uma figura que ela é muito importante dentro dessas traduções religiosas principalmente judaico cristã também depois no Islamismo e tal Porque ele é apresentado como um porta-voz de Deus né então se você acredita que existe esse ser que é todo poderoso que criou todas as coisas e que sabe de todas as coisas e ele tem porta vozes né Tem pessoas que trazem a sua palavra que comunicam aquilo que ele quer ou aquilo que ele
sabe então entese seria muito importante ouvir essas pessoas né Só que tem uma questão que sempre foi presente ao longo da história que é como saber quem são efetivamente é porta-voz legítimos né quem é um profeta de fato o que que faz uma pessoa um profeta como definir um profeta né É só uma questão dentro das próprias religiões e também se tornou uma questão dentro da filosofia e a gente tem duas figuras interessantes que escreveram sobre isso que são um Rabino do século 12 muito importante na história do Judaísmo que é o Moisés maimones e
um leitor de umaimonets já no século 17 que é outro filósofo muito importante na História do Pensamento de uma forma geral que é o Espinosa dentro de Espinosa e esses dois autores escreveram sobre profecia o que que eles achavam que era verdadeira profecia que que era um verdadeiro profeta e as ideias que eles trazem são bem interessantes são para começar pelo maimônise né que foi Esse rabinho espanhol do século 12 que influenciaria de forma decisiva assim a tradução rabínica é daí para frente ele tinha uma inspiração filosófica principalmente em Aristóteles e também em outros filósofos
judeus e árabes do seu próprio contexto ali e ele escreveu sobre os profetas que segundo eles profeta seriam uma espécie de ápice da humanidade das possibilidades humanas que que seria um profeta para ele seria um homem perfeito em todos os aspectos e essa perfeição justamente é que possibilitaria que ele recebesse quase que como por um canal direto o próprio conhecimento de Deus né então ele dizia por exemplo que um profeta ele deveria ter um corpo uma saúde física né material perfeita porque se ele sofresse de alguma alguma dor alguma doença algum problema qualquer físico aquilo
desviaria a atenção dele né o intelecto dele a mente dele é das coisas mais altas mais elevadas ele se preocuparia demais com a matéria né com estar sentindo aquela dor coisa do tipo então o profeta para o my mones teria que primeiro ter uma saúde perfeita depois um profeta para um imónte seria que ser uma pessoa que cultivou o bastante o intelecto né que estudou que buscou entender como é que coisas de todos os tipos naturais ou de qualquer outro tipo é funcionam então é uma pessoa que se esforçou por assim dizer para limpar o
seu intelecto de ilusões de falsas noções né buscando a verdade sobre tudo então essa pessoa de certa forma ela tem ela é como se ela limpasse os canais da comunicação entre a revelação divina e o seu próprio intelecto eliminando ilusões e falsas crenças né por meio do estudo então o profeta seria para my monets o intelectual também e finalmente o profeta para o maimônio seria que ser uma pessoa também que desenvolveu essas faculdades imaginativas não só intelectuais intelectivas mas também imaginativas para poder não só apreender a verdade sobre as coisas mas também conseguir comunicar essa
verdade por meio de imagens vivas né que fossem mais acessíveis para as outras pessoas né porque o discurso filosófico ele é muito complexo ele é muito intrigado né e a essa função imaginativa de você transformar conhecimento em histórias né em parábolas em imagens é algo que facilita muito na comunicação da Verdade né então para a maionese O Profeta teria essa característica de ser um homem perfeito desde a sua fisicalidade até a sua imaginação né passando pela intelecto Essa era plataforma Dele tentar e dar uma explicação mais racional mais natural do fenômeno da profecia né porque
ele tem essa característica né de ser uma figura mais racionalista ou mais né mas por Espinosa que é um leitor de maimônio e que é uma pessoa que se inspirou bastante inclusive pela filosofia e pela teologia de marimônio essa ideia do myman sobre os profetas especificamente era totalmente para Espinosa que também era um filósofo racionalista né do século 17 holandeses judeu também uma leitura da Bíblia né do pensamento do Antigo Testamento seria suficiente para mostrar que essa ideia muito idealizada do My monets era furada o Espinosa pega por exemplo a história de Josué no momento
ali em que Josué e Josué tá dentro dos Profetas né na classificação Judaica tradicional o livro de Josué tá dentro dos livros dos Profetas né os levinho mas ele pega a história lá no livro de Josué segundo a qual Josué teria parado o sol né Tem ordenado que o sol parasse para que Ele pudesse continuar né E essa ideia de que o sol estivesse movendo nos tempos de Espinosa já era bastante controversa né o Espinosa acreditava já na teoria heliocêntrica né Segundo Sol estava no centro do universo Ou pelo menos estava no centro do sistema
solar e não a terra e portanto essa ideia de parar o sol era totalmente antes científica né e demonstrando aí uma falta de conhecimento ou de Josué ou de quem escreveu a história que tá narrada ali na Bíblia né Então essa ideia de que os profetas fossem intelectuais para Espinosa não faz sentido muitos profetas vieram ali do meio de Pastores pessoas que não tinham qualquer relação com estudos de fenômenos naturais com nada disso e mais ainda né Essa Ideia do maimônio de que o profeta de certa forma ele se purificaria corporariamente intelectualmente imaginativamente para receber
uma comunicação direta de Deus né só elucidando um pouco mais é como se Deus estivesse manifestando o tempo inteiro e as pessoas é que estão meio obstruídas para receber essa revelação né Então não é que Deus escolheu um outro para comunicar coisas que ele não comunicou a ninguém mais não para o my monets Deus comunica tudo a todos e alguns conseguem aprender essa comunicação Porque estão mais tem os canais de comunicação mais limpos né pelo estudo pelo cultivo da Saúde etc e para o Espinosa isso não faz nenhum sentido porque se pegar os livros dos
Profetas e fazer uma comparação literária em termos de estilo em termos de imagens que os profetas usam em termos de compreensão que eles têm de Deus em termos de compreensão que eles têm da história etc é você vai descobrir várias divergências entre eles né então hipnose ele tinha essa esse interesse numa leitura crítica histórica e literária da Bíblia né a gente vai falar mais sobre isso inclusive em próximos vídeos aqui da série sobre hipnose que nós estamos fazendo no canal mas o hipnose sobre essa questão ele vai dizer o seguinte né se um profeta era
um rústico apareciam de bois e vacas né como imagens se eram soldado apareciam os chefes e exércitos se era enfim um homem da corte que ele aparecia no trono real e coisas semelhantes ou seja pela leitura do livro de cada um dos Profetas você vê não uma mensagem única Idêntica que seria essa expressão da comunicação direta de Deus mas você vê a própria subjetividade dos Profetas né um pastor vai falar sobre ovelhas um cara da corte vai ter um estilo de fala e de compreensão mais político mais monarquico cheio de pompa e circunstância né então
todas essas esses indícios textuais de subjetividade do profeta revelariam para Espinosa que quando se lê o profeta e profeta fala assim palavra do senhor o que segue a isso é a própria palavra do profeta né não é uma revelação pura não é uma inspiração verbal como às vezes se acreditava né na leitura da Bíblia de que Deus meio que cochichou alguma coisa no ouvido do profeta O Profeta só registrou não para Espinosa subjetividade do profeta é muito presente e Isso mostra que essa ideia de um canal direto de como mãe se propunha não faz sentido
e outro ponto que Espinosa traz também nessa conversa sobre profecia que é muito interessante é que ele concorda até certo ponto com uma imunes de que deu se revela o tempo todo e para todos só que isso para Espinosa tem um significado diferente do que tinha para uma imunes que para Espinosa Deus e a natureza são exatamente a mesma coisa então dizer que Deus se revela o tempo todo é o mesmo que dizer que a natureza se revela o tempo todo ou seja de que as características da Natureza O que a natureza é está aberto
disponível aí para qualquer um que queira investigá-la então aquele que quer conhecer a Deus ou a natureza como Espinosa dizia né essa pessoa precisa apenas de cultivar o seu intelecto e buscar conhecer a causa real das coisas por meio do estudo então isso que nós vai propor que o próprio estudo da natureza é uma forma de profecia então pensando a ideia de profecia como Espinosa define né como conhecimentos de Deus ao homem o Espinosa vai dizer que as próprias ciências da filosofia são proféticas em certa medida né ele vai dizer o seguinte o conhecimento Profético
é geralmente entendido como algo que exclui o conhecimento natural no entanto esse último tem tanto direito Quanto qualquer outro tipo de conhecimento de ser chamado de Divino porque a própria realidade da natureza dos fenômenos naturais do porquê que chove do Porque que a gente enxerga do porque que como que a gente pensa como é que funciona o nosso intelecto etc tudo isso está relacionado a Deus e a natureza né que é para isso que nós é a mesma coisa e essas coisas se revelam pelo simples fato de existirem e a compreensão dessas coisas portanto seriam
conhecimento de Deus de uma certa forma né A partir do momento que você faça equivalência entre Deus e natureza que Espinosa propõe né mas enfim né No final das contas essa Pode parecer uma discussão meio assim de questões estranhas e em consequentes mas para Espinosa isso é discutir esse tipo de coisa era absolutamente social politicamente inclusive socialmente para o tempo em que ele vivia ele acreditava dessa forma né porque se a gente fosse aceitar a ideia de maimônio por exemplo de que os profetas são perfeitos então a Bíblia seria que seria Principalmente um registro do
que os profetas disseram seria um livro perfeito né e um livro perfeito demanda um compromisso daquele que lê a acreditar que tudo que está escrito ali é verdade e de seguir tudo que está escrito ali para Espinosa via consequências perversas nisso né na sua própria sociedade em termos de perseguição religiosa de guerras religiosas então ao fazer essa discussão são profecia o Espinosa baixa um pouco a bola da Bíblia por assim dizer né ele relativiza as palavras que estão ali dizendo que para entender o que de fato tá escrito ali de uma forma racional intelectual e
justa ao que a coisa de fato é você precisa considerar esses fatores literários históricos O condicionamento histórico daquela informação né considerar o contexto do qual ele é emerge para você não Absolut idealizar e Romantizar demais aquilo né então vou fazer essa discussão sobre o Espinosa baixa a bola da Bíblia de certa forma e eleva ao fazer essa segunda proposta né acho que a profecia de que o conhecimento da natureza tem um sentido Divino é uma forma de se conhecer a Deus é estudando a natureza ele é leva a filosofia e principalmente a filosofia natural né
que a gente chamaria de ciências que é o estudo é dos fenômenos naturais da luz e coisas do tipo né então ao fazer isso Espinosa tá militando de certa forma nessas duas causas né em combater o fanatismo religioso de um lado e de estimular a busca pelo conhecimento científico e filosófico de outro né que para ele era decisivo ali no momento em que ele vivia Mas enfim né em outros vídeos a gente vai continuar esse papo a partir de comentários mais específicos de hipnose sobre a natureza da Bíblia sobre a existência ou não de Milagres
esse tipo de coisa se você se interessa por esse assunto e não é inscrito no canal já se inscreva aí para poder acompanhar dar certo e nos vemos aí nos próximos então falou