e aí olá eu sou o rodrigo guedes esse é o canal que é de jobson eu falo sobre comunicação na prática e hoje a gente vai falar sobre o livro de g white chamado edição e design é verdade não vai falar sobre o livro a gente falar sobre algumas técnicas pouco tempo atrás de meus stories eu falei sobre o livro do marcos meier que é o livro segue ele fala sobre algo muito importante chama a poluição conceitual a poluição conceitual justamente e do que envolve essa quantidade absurda de estímulos e de informações que a gente
está vivendo o tempo inteiro para comunicação isso é péssimo porque quanto mais estímulo os mesmos efeitos menos as pessoas se envolvem esse aqui não chama atenção se aqui não fala contigo de uma maneira muito única e tirar um impacto muito grande muito rápido você passa por nos para frente você roda o celular para cima continua olhando a sua rede social você assistir 5 segundos esse vídeo aqui do youtube e você logo pula ele nem dá um curtir e dar um curtir então acho que você trabalha a técnica para fazer o google então definição que a
gente faz e primeira delas são as técnicas de indução a primeira pergunta que a gente tem quando a gente está diante de uma publicação essa pergunta muito rápida e quase inconsciente é o que tem me interessa ela leva a uma solução que você como designer você como editor de vida já tem que entender e redator principalmente também se chama pista rápida e pista lenta rápida rápida é quando você quer chamar atenção dando de cara uma síntese da informação daquilo que a pessoa vai encontrar ali dentro esse aquilo fala que o universo dela só que me
interessa ela ela vai continuar lenta então quando você coloca a informação explícita no título sem brincadeira sem firulas a pista lenta é quando você joga uma isca algo que desperte a expectativa que desperte interesse e desejo da pessoa mas não necessariamente você fala sobre o que que é que joga uma ideia você fica ele se questionando sobre o que que é de repente quando você saca e leva você fala nossa genial e se envolve porque você conversa com o público você joga para o público a responsabilidade se envolver com a publicação isso novamente a pista
lenta utilizada sozinha novamente na publicidade e nas redes sociais nas mídias digitais a pista rápida fiz talento deve ser utilizadas em conjunto você joga uma pergunta se você joga uma informação sobre o que que se trata aquilo em síntese para que a pessoa já se interessa e por que ela se interessa pelo assunto e logo em seguida você começa a felicidade principais metas você vai conduzindo a ideia dela de maneira que ela vai se aprofundando cada vez mais naquele assunto por exemplo quando você tá fazendo vídeo no youtube você tem que jogar de cara a
informação para o cara lá no início ou usar uma isca para captar para tirar aquele interesse isso foi muito utilizado em séries como por exemplo de office o pastor falou isso pode ser pode deve ser utilizado na criação também quando a publicidade faz um teaser por exemplo está dando uma pista lenta ela tá chamando atenção para você de água que vai acontecer e você gera interesse e expectativa e quer saber um pouco mais aí você vai ficar ligado na marca como por exemplo o comercial do renault clio di que utilizou a brincadeira da série do
caverna do dragão do desenho caverna do dragão para que você gera interesse e fica querendo saber um pouco mais sobre aqui lembre-se sempre que se o trecho essa ideia foi pouco interessante se não captar a atenção da pessoa ela vai pro lado e ela vai deixar para ir para depois do jogando favoritos dela caso tem algum pequeno interesse naquilo e aí você está no limbo das ideias esquecidas porque ninguém mais volta para que o que você precisa fazer com que a pessoa leia esse interesse na hora sobre seu conteúdo e aí você precisa trabalhar essas
técnicas de indução e você precisa sempre se perguntar três coisas três coisas primeira delas fabi com que as pessoas estão acostumadas utilize o universo das coisas com que as pessoas estão acostumadas bom dia nas imagens títulos para que ela se sinta familiarizado com aquilo porque nós gostamos de coisas com as quais a gente está acostumado segundo expectativas aquilo que é normal e aquilo que é anormal nós vivemos sempre com expectativas as coisas embora o segredo da felicidade seja não tem expectativas o segredo da comunicação é utilizar as expectativas para que as pessoas estão interessadas na
questão deles coisas fora do normal coisas que gera impacto que faz as pessoas perguntar nossa que tá acontecendo aqui sobre o que que é isso sempre pense nisso ou você trabalha com hábitos você trabalha com expectativas ou às vezes você trabalha com um para retroalimentar o outro não joga uma cena comum do dia a dia e joga um elemento anormal vai trazer um novo olhar sobre um algo que é comum habitual professor e por último curiosidade toda pisca lenta gera curiosidade se pergunte o que é que vai fascinar a pessoa ou impactar vou deixar interessada
no assunto para que ela se aprofunde leia mais são perguntas bobas parecem óbvios mas eu tenho certeza que você raramente pensar nisso no dia de se você sim se perguntar sempre sobre isso na hora que tiver criado ajudar muito e a indução induzir a pessoa a se interessar pelo seu conteúdo indica para os redatores e para os criativos em geral escreva sempre o título antes e mais abuse de ted tipo escreva mais de um título entre os próprios objetos ou eventos vários títulos até você chegar aquele título que você acha que tenha mais a ver
com a ideia pensando nessas perguntas e pensa na pista rápido na pista lenta fácil a gente o que a gente mais vê e uma poluição com sexual também é isso são títulos iguais para várias marcas entre a cidade vendas revista senta a internet no todo mundo usa e abusa de coisas muito comuns e o que é comum não gera impacto você vai continuar postando essa bocona é melhor que seja bem saudável usa novo converte total 12 aperta as tempo habitual hoje gera interesse refeição mas que geram impacto aquele que supera as expectativas daquele que gera
curiosidade então quando você chega uma pessoa você fala assim numa não se o seu tá querendo trocar de o cara não não tô querendo trocar de carro você tem uma resposta negativa uma pergunta que você faz você já tá quase certo que você perdeu o cliente que se você vai fazer pergunta faça perguntas inteligentes o quê para você felicidade pronto agora a pessoa fica apresentar para mim que está aqui sobre o que disse que ela vai falar vai falar sobre carro vai falar sobre cosméticos fala sobre o quê e aí você já era algo aqui
o jogo o habitual na vida dela joga elementos da vida dela por exemplo são habituais e gera felicidade para ela e depois supera expectativa dela mostrando o seu produto atende e supera aquela expectativa de felicidade chega de papelão e de plástico ou outra embalagem qualquer tipo assim que você não quer levar para casa a ah tá aqui tudo isso só técnica de pessoas são mas se você faz perguntas cujas respostas são negativas ou não capta a atenção do cliente você já tá bem o caminho andado para perder o interesse dele e use e abuse desse
título escreva o título antes e lembre-se sempre e aí minha professora lá no primário me falou isso se você escrever toda a redação para depois fazer o título você pode se perder nas ideias se você escreve o título antes a ideia é conduzida para aquele título ele vira ali a sua a sua linha do horizonte ele vira essa rosa dos ventos de condução das ideias aí sempre você tivesse achando que você está se desviando do assunto você olha para o que te falar tá não eu tô dentro do assunto ou não e aí você ajusta
o título é o condutor mesmo que ele não apareceu o anúncio ele tem que se inscrições e para aumentar a eficácia do título você sempre tem que pensar o seguinte ele tem que envolver um verbo de ação e tem que viver uma relação explícita oculta que você quer que a pessoa ela faça alguma coisa ou ela leia ou ela queria saber mais ou ela queira entrar no seu site queira aí para suas redes sociais querer para sua loja você precisa de uma ação títulos e as ideias que sempre consideram o outro a necessidade do outro
e resolveu o problema do outro são os mais eficientes você tem que conduzir a pessoa de uma maneira que ela a vida que ele tem um benefício para ela o cliente sempre se perguntar por que eu devo escolher você e você deve responder essa pergunta se deve dar-se por quê e aí sono layout segunda via light é justamente tudo que você trabalha na sua criação para induzir a pessoa se interessar por ela induzir a leitura induzir o envolvimento daquela peça gráfica seja ela digital ou impressa e começa a criar sempre um papel e lembre-se sempre
que a pessoa quando está diante de uma peça seja editorial digital anúncio impresso ou não ela tem que ser uma sequência lógica essa sequência lógica pode variar mas ela normalmente são essas quatro a primeira delas e a imagem chama atenção utilize e abusa de imagens símbolos gráficos ícones desenhos trabalha a fonte com uma imagem com a gente já falou várias vezes mas a imagem chama atenção é toda imagem convida a interpretação então se você quer conduzir essa interpretação você já no título você tem que jogar o sentido dessa imagem essa segunda lógica o título tem
que traduzir a imagem tem que tá sentido para imagem e se a gente chama de uma coragem então além do título realçar a ideia e dá sentido para imagem a gente agora entra no texto caso exista seja um anúncio textual seja um um a matéria de revista ou jornal o texto ele traz os detalhes que vai fazer com que a pessoa ela se cative que você hindus aquela leitura porque ela saiba mais sobre aqui o texto tem que ser super cativante ele não pode ser muito comprido ele tem que ser ele tem que trazer a
ideia comercial a ideia de comunicação ali de cara né e aí você no texto você acha todo sentido do porquê que aquele anúncio foi feito é claro que existia não ó tá vendo aqui que não são textuais você não tem texto ele só te leva justamente a uma ação que aí já é o quarto aspectos que justamente o gancho aproveite agora que você tenha atenção dele e joga ele diretamente para saber mais um site para saber mais nas suas redes sociais ou para ir visitar sua loja ou para levar ali um cupom ou seja o
gancho ele é bastante negligenciado pelos criativos pelas empresas em geral e ele é justamente o fio condutor é para onde você vai no final é assinatura daquele seu anúncio ou daquele seu texto então realmente por exemplo matéria de revista no final fala saiba mais né e você bota a bibliografia do que você pesquisou entre nosso site vai no nosso blog veja mais matérias completas confira todas as imagens do nosso site aproveita o gancho deixa a pessoa envolvida faça o que ela vale esse fio condutor de links então lembre-se sempre imagem tem que chamar atenção e
despertar o interesse levar o desejo é uma ação a pessoa leu o título ela entendi o porquê da imagem e agora ela vai para o texto e em seguida program e se não tiver texto ela comeu diretamente para o gancho para saber mais tá certo [Música] o público não tem seu design como você pensa o público experimento design que você faz a primeira coisa que você tem que pensar é sobre o tamanho da página parece óbvio né mas não é sempre que você vai querer alguma coisa novamente produtor gráfico ou você mesmo até o próprio
cliente ele vai ter aquela grande preocupação quanto maior a página mais dinheiro para gastar a pensar na função do design quanto maior a página - atenção a pessoa vai dar aquele porque é porque ela vai ter que percorrer a página como se fosse um vídeo né como se fosse uma porção de visual em vários looks se pensa na página como uma tela de cinema quanto maior a ação que tá acontecendo lá mais movimento você vai ter que fazer com a cabeça mas pics você vai ter que usar para conseguir ler a página e ter uma
página de jornal aberta por exemplo para você ler em ter você tem que olhar página inteira são vários takes aqui vai dispersar sua atenção é muito provável que você não fique nem durante muito tempo quanto menor a página eu tô mais compacto for design vai ser menos teix vai ser mais foco e sua atenção vai ficar um pouco mais metida a lista aberta ela pode ser absorvida não tem que só que essa visão periférica ela consegue fazer isso mas uma página de jornal liberta a nossa visão vertical ela vai demorar muito para conseguir absorver tudo
que tá lá então você tem que considerar isso na hora que você tá fazendo design a distância que a pessoa vai ter que usar para ler aquela página ou para ver aquele post no site ou no celular dela também vai afetar o interesse que ela aqui na leitura você quiser considerar isso também está o seu título que tamanho está a sua imagem como que a pessoa vai interagir com aquilo usabilidade né isso é experiência você pode chamar de um rack se você quiser mas isso é muito mais antigo do que isso essa relação de tamanho
até tem muito nosso interesse em cima ter lendo aqui ou não de qualquer jeito uma página de jornal de revista ou um post no facebook é um mundo em miniatura e você tem que dominar aquele mundo a segunda coisa é a página isolada lembro quando você tá lendo uma revista quando você usa é difícil para fazer um anúncio por exemplo ou está colocando um artigo naquela revista ou você está utilizando por exemplo o seu perfil do instagram e você pode notar que toda vez que um profissional trabalho instagram ele trabalha pensando página do instagram dele
inteira e não tava pensando poxa isolados porque ele sabe que quando uma pessoa olhar no celular o olhar na tela do computador o posto que está esquerda está relacionado com posto do centro que você está relacionado com posto da direita que está relacionado posto de cima um posto de baixo e você brincar com esse atributo é não só uma oportunidade mas um dever enquanto design publicação impressa nos tem que considerar também que quando você tá fazendo o anúncio uma revista por exemplo a página seguinte a página anterior o que venha se o que vem depois
vai influenciar que não se me apresentar fazendo lá no sobre sustentabilidade e você tem logo em seguida um texto sobre criminalidade um texto sobre algum acidente horrível ou algo que tire digamos assim o encanto daquele anúncio que você tá fazendo aqui ele vai influenciar o leitor deve ser sempre uma página dupla de uma revista ou de um livro jornal ela não é plana ela tem várias características são influenciar e eu quando você tiver utilizado uma página dupla inteira seja para fazer um anúncio inteiro seja para usar imagens que vão de uma de um lado ao
outro textos que um lado a outro o infográfico os tem que considerar o seguinte a primeira coisa que ela se divide em duas partes então as pessoas por mais que elas absorvam de uma maneira só resolvi sempre da esquerda para direita de cima para baixo essa ordem de leitura então só ordem de importância ela tem que ter alguns pontos aí você sabe que por exemplo você fisgar a atenção na hora que a pessoa tiver folheando se você tiver com o seu ponto de atenção o seu trunfo maior gráfico seja o título seja uma imagem seja
um atributo e gráfico um ícone um desenho algo assim você tem que utilizá-lo nos cantos superiores esquerdo ou direito porque porque são os cantos superiores que a pessoa vai ler primeiro na hora que ela tiver folheando a revista e aqui não vai chamar atenção dela assim como isso funciona também para o digital quando a pessoa está rolando por exemplo lá o facebook ou instagram você tem que lembrar que a pessoa está olhando também o que tá vindo de cima para baixo ou está vindo de baixo para cima tô vendo de cima para baixo a primeira
coisa que ela vai ver que está no rodapé está vindo de baixo para cima primeira coisa que ela ver é o que está no cabeçalho então esses são seus trunfos trabalhe para que esteja no cabeçalho ou no rodapé crie um evento de atenção para aquela pessoa ou na hora que ela abre o seu post aí ela vai estar lendo como se fosse uma página então o ponto de atenção também está em cima para baixo da esquerda para direita em uma revista por exemplo se tem que considerar que o meio dela sempre ter grampo ou vai
ter cola né se for uma lombada quadrada então se você tá usando o anúncio deve-se sempre que se você deixar o que é mais importante no meio aquele ali vai se perder e se aparecer vai para provavelmente aparecer um bocado muita gente brinca com isso mas muita gente esquece disso também deve se sente sempre com a gente falou no outro jovem utilizar curiosidade da pessoa objeto que você usa para prender a atenção seja uma pista rápida ou lenta a gente vai fazer uma pessoa que ele ficar um pouco mais de tempo lembra aquela revista ou
lembra aquele post lembre-se sempre que a curiosidade e é por isso que a gente três atrás dos atributos assim é o que fazer com que a pessoa que irá ver um pouquinho mais aqui quanto mais elementos você colocar ali mas inspeção é ser quanto menos elementos mais atenção você vai ter tu tá lendo um livro ele é maleável ele é dobrável ele permite que você interaja com as mãos folheando as páginas parando onde você quer aproximando afastando um pouco mais para que você possa interagir de uma maneira melhor com aqui e é por isso que
muitas vezes as pessoas não entendem a diferença desse daqui por uma tela digital e tela digital você é por cima e afasta também você com o dedo no celular ou no teu tablet ou com o mouse você consegue justamente e para o lado para o outro aproximar ou afastar mas você sempre vai ter alimentação que a mãe já são que você não tem aqui que alimentação do limite da terra aqui ali já era um incômodo que ela sempre vai cortar uma parte daquele daquela publicação aqui não aqui você consegue manusear e esse livro ou essa
revista se você tem cortes porque os seus olhos acompanham isso dá uma sensação muito mais natural por isso a interação com isso aqui que é mais orgânica ela já era mais atenção e esses um dos pontos fundamentais daquela pergunta que você faz porque às vezes é mais agradável ler um livro impresso mesmo que você prefira ler um livro digital e isso indica muito provavelmente que você começou a ler no âmbito digital e no âmbito impresso o homem tem pressa ele ainda vai continuar existindo durante um bom tempo se a considerar isso na hora que você
tiver tenta os anunciantes eles preferem as páginas da direita na hora que você estiver criando por um motivo muito simples quando a gente está lendo a leitura conduzida da esquerda para direita de cima para baixo então a gente vai automaticamente para os olhos a página da direita antes de olhar para página da esquerda isso é mais natural quando você tá folheando a revista que você abre você para na página da direita é mais comum que isso aconteça e depois você olha para página da esquerda sobre atributos da publicação inicial esses são os de hoje espero
que vocês tenham gostado que seja algumas o que vocês realmente utilize na hora que você tiver em criando e pensa em na hora que tiver criança e acredita em quanto mais vocês pensarem sobre isso mas natural vai ser a criação de você sem sentido de utilizar essas técnicas para melhorar apreensão e atenção do seu público naquilo que você quer e vamos lá empolgante lembre-se sempre quando você estiver em criando algo por exemplo que seja editorial um livro ou uma revista que tem uma matéria que tem uma reportagem que tem um conteúdo que é sequencial uma
das coisas que os leitores mais detestam é justamente aquele númerozinho que faz com que ele tem aqui para o final do livro ou para o final da revista ou para o final da matéria tô falando das famosas notas de rodapé quanto mais você tirar a pessoa da página que ela está lendo para que ela possa entender o que está sendo vivido menos interesse ela vai ter que você está perdendo leitores aí todos nós detectamos isso porque se não é natural a gente gosta de continuar conduzindo a leitura então o ideal é que você explique na
mesma página para que a pessoa não precisa sair dela lembre-se disso quando estiver diagramando além disso tem algumas outras coisas que você precisa tentar a nossa atenção ela sempre se a tem em cima da publicação seja ela digital no post ou uma publicação no instagram ou numa página no perfil do facebook no instagram não é à toa que as coisas mais importantes a sua foto da pessoa a foto de capa da pessoa a descrição sobre o que que a pessoa frase zinha que escreve a pessoa as informações de link da pessoa estão todas as aulas
no rodapé não nunca estão sempre no cabeçalho porque porque nós gostamos de cabeça ar a gente gosta de manter atenção encabeçar a gente gosta que as informações estejam concentrados no cabeça e no cabeçalho que você aproveita para você fazer a sua melhor comunicação botar o seu maior trunfo trabalhar as curiosidades trabalhar todos os atributos do título de imagens o que você fizer para que as pessoas comecem a ter interesse naquilo que vai ter ido da lei para baixo então você tem que dominar o topo da página então nunca também já que é assim comece seu
layout pela base ou por qualquer outro lado começa sempre por cima de cima para baixo novamente da esquerda para direita lembre-se que se você começar de cima para baixo você já está dominando o topo da página e isso já um meio caminho andado a grande mas então eu não posso por exemplo trabalhar algo inusitado trabalho apresento só rodapé pode imagina deixar um topo do a página totalmente vazio a pessoa fica sentindo falta que tá e aí ela tem que olhar para baixo e aí toda a informação está lá embaixo mas você fez isso de caso
pensado você continua dominando-o da página é o seguinte o leitor começou a ler a sua revista ok que todo o caminho que você conduzir a partir dali seja numa diagonal seja levando ele até o canto inferior direito seja vindo de cima descendo diretamente para baixo depois voltando para cima seja conduzido a leitura dele da esquerda para direita depois vem para baixo depois da direita de novo para baixo com cinto acabando lá embaixo e quando você tiver conseguindo visualizar isso que eu acabei de falar e pensado nisso na hora que tiver querendo você vai conseguir fazer
layouts antecipando a leitura da pessoa que vai estar absorvendo a ler o seu conteúdo criativo e artístico digital outras ok e vamos lá o alinhamento sempre afeta a leitura da pessoa quando você trabalha o alinhamento centralizado ele fica bem equilibrada que você falava e ela fica assim móveis ali como se fosse assim você tivesse colocando algo muito precioso no card e poder tipo assim pódio não é à toa que o primeiro lugar de um pódio ele é centralizado ou você tá colocando o vaso no centro da mesa quando você utiliza sempre as coisas ficam equilibradas
elas ficam como se tivessem imóveis isso acontece a mesma coisa na hora que você tá utilizando tipos diagramadas centralizadas uma página a pessoa é directamente por cento e ela se sente tranquila equilibrada no legender no messenger quando você utiliza só uma linha vindo da esquerda para direita você vai está fazendo isso aqui com o olhar da pessoa se você souber trabalhar bem isso você brincar por exemplo jogando o olhar da pessoa para próxima página e pense numa página da esquerda com o título só e o subtítulo sem mais nada escrito apenas uma imagem talvez e
o título uma linha só vai fazer com que a pessoa joga outra página ela começa a ler o texto na outra página você pode trabalhar de gravação que ativa nesse sentido ou se você quer brincar digitalmente por exemplo com instagram se você joga uma linha centralizada quebrada em cima embaixo como acabei de falar para eu parar naquele naquele post se você joga só uma linha escrita ela vai ter a tendência cognitiva de passar o dedo pra próxima página você está conduzindo a leitura dela da esquerda para direita isso tem ação tem movimento quando você pega
essa mesma linha tira ela de cima o ar do meio joga lá para baixo você vai estar dominando o centro de cima porque tá vazio você vai criar um incômodo e fazer com que a pessoa queira olhar logo em seguida para baixo tendo um título ali embaixo ou uma linha escrita em baixo eu sou vai ler aquela linha e vai acontecer o mesmo efeito que aconteceu depois ela vai fazer dois movimentos de leitura e isso gera muito mais ação gera muito mais interesse de nas mesmo você continuar conduzindo a pessoa dentro da sua leitura antes
e o que ela vai fazer com seu design a linha bem na base da página funciona do mesmo estilo só que ao invés de você parar a leitura e depois olhar ela funciona como se fosse um arco você olha cima para baixo e ao mesmo tempo você olha para direita tudo isso são técnicas que você pode inverter brincar e trabalhar para fazer com que seu design é a leitura da sua peça gráfica seja mais interessante [Música] e observe se layout que está passando aí na frente dessa terra quando você trabalha com foto saltadas ao longo
do texto sem uma de gravação claras em um alinhamento claro se uma condição de leitura clara sem pensar essas regras o olho do leitor ele fica saltando de um lado para outro e não sabe para onde olhar primeiro e isso atrapalha justamente o processo orgânico dele que a condição da leitura natural de cima para baixo da esquerda para direita no desfile para basicamente dentro da parte ali em suas fotos como esse próximo exemplo de forma que as fotos e o texto se torne harmônicos quando você coloca o texto utilizando as regras que a gente acabou
de ver conduzindo a leitura cima para baixo da esquerda para direita fazendo que a pessoa percorreu a página as pessoas vão conseguir ler o texto e as imagens na ordem que você quer quando você joga as coisas aleatoriamente pensando só na estética ou pensando naquilo que você gosta sim atentar para a forma como as pessoas leem a leitura ficar trancada e consequentemente a atenção fica prejudicada e as pessoas vão parar de ler ou p oi e aí você tem a resposta do porque tem anúncios que apesar de não serem tão bonitos ou não serem tão
esteticamente agradáveis ou não ser tão criativos prende muito mais atenção do que outros que às vezes são bonitos são criativos mas não seguem certas regras que fazem com que a pessoa permaneça tenta aquela criação atende é isso preste atenção nessas regras esse foi o jogo de hoje sinta-se abraçado ou abraçada e até o próximo shopping e