[Música] ao dos irmãos ao da igreja com a graça ea paz do senhor jesus cristo aqueles que não me conhecem não que isso seja muito importante mas meu nome é nilson e creio que essa semana eu comecei a trabalhar aqui na igreja de pinheiros é o som dos pastores convidados a trabalhar no próximo ano eu reverendo alberto depois de também irá se apresentar a nossa meditação nesta tarde peço que você abra sua a sua bíblia no texto de mateus evangelho do senhor jesus cristo registrado por mateus capítulo 21 mateus 21 do 28 ao 32 conhecida
parábola dos dois filhos mateus 21 28 ao 32 eu vou fazer a leitura é que você acompanha na escritura mateus 21 28 32 lá escrito assim o que vos parece um homem tinha dois filhos chegando se ao primeiro disse filho vai hoje trabalhar na vinha ele respondeu sim senhor porém não foi dirigindo se ao segundo desse a mesma coisa mas este respondeu não quero depois arrependido foi qual dos dois fez a vontade do pai disseram o segundo declarou lhes jesus em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de deus porque joão
veio a vós outros no caminho da justiça e não acreditasse nele ao passo que publicanos e meretrizes creram voz porém mesmo vendo isso não vos arrepender afinal para acreditar diz nele amém mas seus olhos nós vamos ter mais um momento de oração pai celestial em nome de jesus confiado somente nos méritos do senhor jesus cristo nós suplicamos atingir o pai o teu favor do alto suplicamos atinge o espírito santo mal dos nossos corações ilumina as nossas mentes para que possamos compreender aquilo que o senhor mesmo inspirou na tua palavra e mais do que compreender o
pai que nós possamos ser transformados pela tua palavra pela tua vontade pela tua verdade nós dependemos totalmente de tios nós não somos suficientes nós dependemos do senhor e suplicamos a deus fala os nossos corações o que queremos ouvir a tua voz transforma nossa vida às nossas vidas a deus porque precisamos e detendo dependemos do senhor essa é a nossa oração que nós fazemos em nome de jesus amém amém meus irmãos quero começar com algumas perguntas com três perguntas e queria que você prestar bastante atenção e buscar se responder essas três perguntas para você mesmo a
primeira pergunta qual é o lugar do arrependimento na vida cristã qual é o lugar do arrependimento na vida cristã o arrependimento é é algo que acontece uma vez só na vida cristã naqueles momentos antes de você se tornar cristão e depois deve acontecer de modo explorado só quando você comete alguns pecados considerado um pouco mais graves o arrependimento é como lutero dizia um estilo de vida o estilo da vida do cristão qual é o lugar do arrependimento na vida cristã a segunda pergunta qual é o lugar da obediência na vida cristã obediência aquilo que você
faz pra merecer o céu o que você faz pra merecer a salvação obediência quando você se esforça muito e aí você chama a atenção de deus ele olha para você e você consegue atingir um certo patamar de deus fala você é bom e agora pode entrar no céu obediência na verdade obediência perfeita a gente não consegue mais obediência na vida do cristão é somente pela graça obediência na verdade aquilo que deste fica que você foi salvo obediência que vem antes da sua salvação obediência aquilo que vem depois da sua salvação qual é o lugar da
obediência na vida cristã ea terceira pergunta é o que é mesmo o evangelho se alguém perguntasse para você o que é o evangelho como que você explicaria para essa pessoa o que que é o evangelho o evangelho aquela mensagem que nós ouvimos somente no início da vida cristã ou é algo que nós temos que constantemente diariamente ouve mesmo sendo cristãos qual é o lugar do arrependimento na vida cristã qual é o lugar da obediência na vida cristã e o que é o evangelho essas são as três perguntas e creio que esse texto que essa parábola
esses 4 versículos eles podem pela graça de deus nos ajudar a responder essas três questões e perceba que arrependimento obediência evangelho não são assuntos periféricos nas escrituras arrependimento obediência evangelho são assuntos assuntos vitais assuntos fundamentais assuntos sem os quais não existe vida cristã antes de entrarmos no ensino do texto deixa a sua bíblia aberta por favor e vamos tentar entender em que contexto essa parábola foi contada vamos aproveitar o ciclo 2011 provavelmente uma página antes aí na sua bíblia perceber em que contexto essa parábola foi contada e buscando entender o contexto nós vamos entender um
pouco mais o ensino as verdades presentes nessa parábola perceba que no capítulo 21 do primeiro versículo até o versículo 11 jesus cristo havia entrado triunfantemente em jerusalém depois do versículo 12 até o versículo 13 ele fez a purificação do templo e aqui eu quero destacar um detalhe embora nós vamos falar desse texto quando jesus cristo faz a purificação do templo ali o que está por trás disso é uma tensão entre jesus e os os fariseus os senhores da lei e não vai ser a primeira vez que isso vai acontecer mas aqui eu quero destacar a
esse ponto lá no versículo 12 até o versículo 13 quando cristo faz a purificação do templo existe essa tensão entre jesus sua obra seu ensino que ele veio fazer aqui neste mundo e aquilo que os fariseus os escribas acreditavam que jesus cristo veio fazer nesse mundo e aí continuando no versículo 14 até o 17 jesus cristo cura algumas pessoas o tempo e novamente a mesma coisa existe uma tensão entre jesus cristo a sua missão o seu ensino as suas obras e o entendimento dos senhores da lei aí depois do versículo 18 até o 22 existe
o episódio da figueira 100 fruto onde entre outras coisas jesus cristo ensina sobre oração e por fim jesus cristo conversa aí é que eu tô falando do versículo 23 até o versículo 27 existe um outro episódio onde acontece uma tensão entre jesus e o ensino daqueles doutores da lei jesus cristo ele ele é interrogado basicamente da seguinte forma na verdade eu vou ler vou ler e aí você acompanha por favor a mateus 21 dos 23 aos 27 lá escrito assim tendo jesus chegado ao tempo estando já ensinando acerca dele os principais sacerdotes os anciãos do
povo perguntando com que autoridade fases essas coisas e quem te deu essa autoridade jesus lhes respondeu eu também vos farei uma pergunta se ele responder diz também eu vos direi com que autoridade faz essas coisas e aí no 25 onde era o batismo de joão do céu ou dos homens e discorriam entre si se diz temos do céu ele nos dirá então por que não acreditasse nele esse dissemos dos homens é para temer o povo porque todos consideram joão como profeta princípio 27 então responderam a jesus não sabemos e ele por sua vez aí jesus
disse né nem eu vos digo com que autoridade faço essas coisas de novo pela terceira vez somente neste momento do texto nós temos três episódios onde existe uma tensão entre jesus e aqueles doutores da lei ea idéia é que logo depois dessa conversa aqui sobre quem vem é da onde que vem o batismo de joão é do céu go e dos homens logo depois está inserida a nossa parábola além desse nesse espírito que você deve entender a parábola e logo aí você vai e versículo 28 e que vos parece e aí que nós vamos começar
a entrar no ensino da nossa parábola versículo 28 jesus cristo continua naquela conversa ele fala e o que vos parece em algumas outras traduções é como se ele dissesse assim que vocês acham que ele continua um homem tinha dois filhos chegando se ao primeiro disse filho vai hoje trabalhar na vinha e é essa é a ordem que jesus cristo tinha dado a que esse homem perdão tinha dado aos dois filhos então jesus acabou de sair dessa discussão nessa tensão que existe entre ele o seu ensino a sua obra e e aqueles doutores da lei depois
de deixar bem claro aquela questão de joão batista ele fala que o que vocês acham um homem tinha dois filhos ele chega primeiro diz vai trabalhar na vinha e agora nós vamos ver qual foi o comportamento do primeiro filho o comportamento do segundo filho e o que essa história toda tinha a ver com aquilo ali e depois o que essa história tem a ver com a gente o homem tinha dois filhos o pai chega por esse preço filho fala vai trabalhar na vinha primeiro filho qual foi a atitude do primeiro filho versículo 29 está escrito
assim ele respondeu sim senhor porém não foi tão homem tinha dois filhos esse homem chega primeiro fala vai trabalhar na vinha é o primeiro filho da essa resposta se sim senhor porém ele não vai algumas considerações sobre o comportamento desse primeiro filho a primeira consideração perceba que a resposta do filho desse primeiro filho ela foi uma resposta educada por que ele diz sim senhor mas existe uma diferença entre a resposta verbal ea resposta real existe uma diferença entre a resposta verbal ea resposta real resposta verbal ele disse sim senhor eu vou resposta real ele não
foi e tem outras considerações que eu quero não é compartilhar com você sobre o comportamento desse primeiro filho e esse comportamento desse primeiro filho relaciona-se a quem naquele contexto não se esqueça que jesus cristo está contando essa parábola para aqueles doutores da lei aqueles fariseus então esse comportamento relaciona-se a quem naquele contexto primeiro lugar relacionam se aos sacerdotes e aos anciãos que rejeitaram tanto joão batista o seu ensino quanto o senhor jesus cristo seu ensino segundo lugar o comportamento desse primeiro filho relacionar-se aos religiosos professos da lei mosaica cuja justiça própria os impedia de responder
adequadamente o chamado ao arrependimento jesus cristo que aqueles homens se arrependam aqueles homens tratavam a lei mosaica como algo divino daí né a postura deles de delegar lista legalista não é uma pessoa que acredita na lei de deus a lei de deus falei de deus reflete o caráter de deus todo o cristão deve amar a lei de deus a questão não deve ser legalista o hotel o que o que tipifica o comportamento legalista legalista é aquele que acredita que pela obediência da lei ele vai merecer o céu o legalista é aquele que essencialmente diviniza a
lei de deus e aquelas pessoas elas acreditavam nisso aqueles fariseus né aquele sacerdotes há aqueles senhores da lei eles acreditavam que obedecendo a lei mosaica eles conseguiriam obter o favor de deus e cristo veio para salvar o seu povo e aquelas pessoas não se arrependeram mas ainda tem mais esse comportamento é o comportamento do primeiro filho eles relacionam se também aos homens que se consideravam justos cuja justiça própria perdão aos homens que se consideravam justos que não se viam como pecadores e que não entendiam a necessidade de se arrependerem e quando eu e você quando
nós acreditamos que embora cristo seja uma pessoa boa mas eu dou conta do recado eu estou me comportando como aqueles homens eu acredito que eu tenho potencial e que o meu potencial de obedecer a lei a lei de deus vai atingir a perfeição e deus me aceita porque eu sou bom e se eu sou assim não preciso me arrepender inclusive não preciso nem de um salvador ou pelo menos nem do não preciso de um salvador que me salve completamente cristo é importante na visão legalista e farisaica cristo é uma pessoa importante na visão daquelas pessoas
mas ele não é suficiente e quando cristo não é suficiente você tem qualquer outra coisa menos triste a nismo e temendo é fazer terminar essa primeira parte aqui fazendo uma outra uma outra consideração o comportamento daquele primeiro filho relacionam se os sacerdotes como eu disse aos anciãos que eram pessoas educadas educadas entre aspas né lembra como foi a resposta do primeiro filho sim senhor essa foi a resposta verbal porém ele não foi então o comportamento daquele primeiro filho relacionam se a todas as pessoas que são educadas externamente na tradição religiosa mas internamente continuam sendo pessoas
rebeldes em relação a deus e isso nós sabemos pelas escrituras pela história da igreja e infelizmente na nossa experiência que é possível sim quem dera fosse impossível mas é possível sim ser educado extremamente ser uma pessoa extremamente cumpridora de alguns ritos religiosos mas ser internamente extremamente rebelde em relação a deus isso talvez seja uma talvez está talvez seja uma uma verdade um pouco mais explícita para aqueles que estão aqui na frente tipo eu né eu sou uma pessoa que sabe o que você não precisa ser pastor o presbítero o diácono não precisa ser seminarista né
o seu uma pessoa um oficial da igreja para saber uma pessoa que não é oficial também sabe mas parece que pra nós é um pouco mais explícito o que que é possível infelizmente ser uma pessoa educada né nos ritos religiosos nos ritos litúrgicos da tradição religiosa mas se internamente extremamente a rebelde em relação a deus esse é o quadro do primeiro filho vos parece um homem tinha dois filhos chega para outro filho fala vai trabalhar na vinha o primeiro diz sim senhor porém não foi mas tem o segundo filho preste atenção lá segundo filho versículo
30 vamos ver como é que foi o comportamento desse segundo filho ela tá escrito assim dirigindo-se ao segundo disse a mesma coisa ou seja vai trabalhar na vinha né mas este respondeu não quero depois arrependido foi a primeira consideração lembra do primeiro filho a resposta dele foi educada a resposta pelo menos afirmou foi educada mas a resposta real foi a refletiu rebeldia e segundo filho é exatamente o oposto exatamente o oposto ele responde não fala senhor ele fala senhor me desculpe mas agora não posso não ele simplesmente falar de maneira seca ea ideia original exatamente
isso não quero não quer ou seja a resposta verbal não foi educada só que o texto continua depois arrependido foi resposta verbal mal educada a resposta real depois de arrependimento foi de obediência algumas considerações sobre isso há o comportamento desse segundo filho e o que que esse comportamento desse segundo filho tinha a ver com aquelas pessoas que estavam ouvindo nesta parábola vamos lá o comportamento desse segundo filho relaciona-se à quem nesta parábola primeiro lugar aos publicanos e as meretrizes isso cristo vai né continuar falando nos próximos versículos os publicanos e as meretrizes pessoas que eram
consideradas párias da sociedade publicano cobrador de imposto era considerado 111 sujo um traidor e as meretrizes as prostitutas a gente não precisa comentar a quem mais se referir ao comportamento das pessoas que sabem que elas não são justas primeiro filho se considerava justo é os fariseus aqui há os doutores da lei eram pessoas que batiam no peito e se consideravam justas segundo filho não definitivamente não considerar outras pessoas a ele poderia eles com eles poderiam se considerar pessoas rebeldes pessoas que não se enquadravam na religiosidade à vigente naquele momento ali mas pode ter certeza que
um publicano e uma meia e três não batia no peito com orgulho falava eu sou justo eu sou justa pode ter certeza disso a quem mais esse comportamento comportamento segundo filho relacionava se também às pessoas que a princípio sabiam que estavam longe de deus pode ter certeza disso relacionadas também as pessoas que sabem que são pecadoras que precisam de arrependimento e quando ouvem o chamado arrependimento pela graça e misericórdia de deus se arrependem e se basicamente o ensino desses dois primeiros versículos que vos parece o homem tinha né o homem tinha um filho tinha na
verdade dois filhos chega primeiro vai trabalhar na vinha sim senhor não foi o segundo não quero porém arrependido ele vai parar ou não termina aqui para a bola continua e aqui nós temos uma pergunta então a pergunta fundamental versículo 31 à parte até escrito assim qual dos dois fez a vontade do pai qual dos dois né fez a vontade do pai e aí continua disseram o segundo e aqui tem uma ironia que a princípio pelo menos eu não tinha entendido tudo aqui foi só depois aqui tem uma ironia jesus cristo está conversando com aquelas né
a com os sacerdotes né com os anciãos do povo os sacerdotes os anseios do povo eles tipificam ao filho 1º 2º primeiro filho os publicanos meretrizes como se fossem os segundo filho e aí jesus cristo contando essa parábola ele chega para o primeiro filho pergunta quem que obedeceu quem fez a vontade do pai o que eles falam o segundo provavelmente eles não estava entendendo que estava acontecendo se eu fosse um 11 um ancião um sacerdote alguém que se considera justo e que não precisa de arrependimento e jesus cristo conta essa parábola pra mim eu também
é cair nessa eu não entendo essa ironia mas jesus cristo estava pegando uma peça neles para criar uma peça não era uma piada é algo extremamente sério mas existe isso aqui com outros dois meses a vontade do pai e eles mesmo eles com eles eles afirmam o segundo e aí depois jesus cristo terminando ele aplica o ensino fundamental dessa parábola lá no versículo 31 partes e dizendo assim declarou que jesus mateus narrando né declarou jesus em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de deus na n veiga está escrito assim os
publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no reino de deus jesus cristo a conta a parábola e agora ele aplica e algumas considerações que eu quero fazer aqui são os seguintes 1º pela graça de deus publicanos e as prostitutas eles tinham consciência de que eles eram pecadores pela graça de deus dessa forma eles se arrependeram e creram no senhor jesus cristo detalhe triste os sacerdotes não tinha essa consciência os religiosos né há os religiosos da lei judaica sacerdotes os anciãos eles não tinham a mesma consciência de que eles eram pescadores de que eles
estavam longe de deus e de que eles precisavam se arrepender e crê desesperadamente no senhor jesus cristo preste atenção nisso o orgulho espiritual ele pode não chegar e quando o orgulho espiritual nos cega somos impedidos de ver o nosso pecado e quando eu não me vejo mais como um pecador eu não preciso mais de um salvador e essa tendência ela pode acontecer mais com quem é é conquistar às vezes na igreja de uma maneira um pouco mais freqüente o orgulho espiritual é uma característica que pode ser experimentada por pessoas que estão na igreja infelizmente eu
e você às vezes podemos manifestar mais o comportamento do primeiro filho do que do segundo filho quando eu acho que eu sou melhor do que você porque eu faço isso isso aquilo e mais aquilo quando às vezes porque o ouro mais do que você o fip orgulhoso quando às vezes porque você lê mais a vida do seu irmão e você fica orgulhosa por isso alguma coisa está errada porque proximidade com deus e comunhão com deus um dos sinais que caracterizam é uma proximidade real com deus na leitura da bíblia na oração na comunhão com os
irmãos da igreja um dos sinais claros de que a coisa está andando corretamente é humildade quando qualquer tipo de prática religiosa me leva a ser orgulhoso tem alguma coisa errada eu estou refletindo eu to eu tô esperando aquele cheiro mais do primeiro filho e não do segundo filho jesus cristo está de maneira se muito muito focada deixando isso muito claro lá isaías 66 2 lá escrito assim o homem para quem olharei é este quem o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra o homem para quem olhar eis o que consegue fazer
muitas coisas o que consegue fazer muitas coisas e bate no peito achando que é bom não definitivamente não claro que deus né um parentes aqui deus olha para todos no sentido da sua onisciência ele olha e conhece a todos este olhar aqui um olhar de atenção este olhar aqui do qual isaías fala é um olhar paternal mulher de cuidado por um homem para quem olhar e se o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra tiago 46 está escrito assim deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes em outro texto que
tem completa conexão a com o que nós estamos estamos falando aqui e um livro escrito pelo sydney marrani chamado humildade lá tem uma frase que eu quero compartilhar com você está escrito é onde ele diz o seguinte durante nosso tempo nesta terra e em cada aspecto de nossa vida você e eu compartilhamos um grande inimigo dois pontos o orgulho durante a nossa caminhada que nesse mundo eu e você nós compartilhamos vários inimigos aqui ele quer focar em um inimigo o orgulho orgulho e um dos ensinos dessa parábola é bater no nosso orgulho bater no nosso
orgulho e aí por fim no versículo 32 terminando lá nós lemos assim porque joão veio a vós outros no caminho da justiça e não acreditas tiros nele ao passo que publicanos e meretrizes creram voz porém mesmo vendo isso não vos arrepender estes afinal para acreditar diz nele breves considerações primeiro lugar se lembra como é que era a essência da obrigação de joão batista arrependei vos porque está próximo o reino dos céus alguns versículos mas só tem registrado em joão 3 e depois do primeiro versículo versículo 14 depois um pouco mais à frente jesus cristo também
diz a mesma coisa arrependei vos porque está próximo o reino dos céus e olha que jesus disse aqui no versículo 32 porque joão veio a vós outros no caminho da justiça e não acreditasse nele ou seja joão veio dizendo para vocês arrependam-se pois o reino dos céus está chegando a salvação está chegando eles falaram não ao passo que publicanos e meretrizes creram voz porém medo mesmo vendo isto não nos arrepender diz afinal para acreditar diz nele meus irmãos existe você sabe disso uma diferença gigantesca uma diferença e irreconciliável entre justiça própria e justiça de cristo
não dá pra ter comunhão entre as duas coisas ou eu acho que eu sou justificado ou eu acho o eu acho que eu sou tornado justo pelo meu desempenho ou eu convicto de que eu sou espiritualmente um total fracasso eu me rendo a justiça de alguém de fora a justiça de outrem falando de outra forma ou é alto justiça ou a injustiça de cristo ou você acredita em você ou você acredita em cristo ou você acredita nas suas obras ou você acredita na obra de cristo ou você acredita no seu sacrifício ou você acredita num
único sacrifício na única boa obra na única obra que o senhor deus aceita que a obra que ele mesmo fez no seu filho senhor jesus cristo esse é um dos ensinos que essa parábola que nos deixa bem claro pra mim pra você só é possível ser perdoado só é possível ter comunhão com deus só é possível entrar no céu se você for perfeito você sabe disso o grande detalhe é que eu e você nós não somos perfeitos e nós estamos num drama se o padrão é perfeição em seu manifesto imperfeição todos os dias da minha
vida como eu posso ser perdoado como eu posso ter acesso a deus como eu posso ter o céu é sócia a justiça de cristo foi aplicada no meu e no seu coração perceba que há não existe ou não deveria existir um espaço de orgulho na vida cristã mas paulo sabia que ele tinha as suas lutas com orgulho mateus também sabia eu sei e você também sabe essa é mais uma das verdades que nos devem levar a está mais presente na igreja até contato com esse livro que humilha o nosso orgulho e mostra que nós devemos
nos orgulhar conforme paulo somente na cruz do senhor e salvador jesus cristo eu quero terminar a pregação fazendo as últimas considerações as últimas aplicações no início eu fiz algumas perguntas né a primeira pergunta qual é o lugar da obediência na vida cristã obediência é algo que você faz antes pra merecer o favor de deus ou não obediência você só consegue obedecer a deus depois que cristo te salvou e mesmo assim a sua obediência em perfeito qual é o lugar da obediência na vida cristã e aqui a resposta que nós damos é nem legalismo eu vou
dar uma palavrinha difícil mas se eu entendi se pode entender também nem legalismo que a divinização da lei e nem anti islamismo que é perdão nem legalismo que é administração da lei nem antinomia smo que é você não acreditar mais lei anti no mesmo ante nomos nomos lei legalista é aquele que acredita que ele consegue obedecer a lei é aquele que diviniza lei a bíblia não dá espaço para isso o anti nome está é aquele que bom já que não dá para obedecer a lei então ó a lei já passou nós estamos na era da
graça já que nós somos salvos pela graça lei não tem nenhuma importância não a bíblia não fala assim se a resposta nem legalismo e nem anti lei anti islamismo o que nós aprendemos aqui é que nós devemos ser obedientes como prova da nossa fé e do nosso amor a deus a despeito das nossas imperfeições e elas existem a nossa obediência deve ser marcada por gratidão por sinceridade e por uma fé na única obediência perfeita que a obra que cristo fez lá na cruz do calvário essa obediência que cristo que deus requer de nós fé na
obediência perfeita de cristo eu fiz uma segunda pergunta também lá no início e quero responder agora qualquer lugar do arrependimento na vida cristã essa parábola aqui nós temos nessa parábola aqui perdão nós temos um grande encorajamento para que nós tenhamos do senhor jesus cristo a vemos nesta parábola quão grande encorajamento senhor jesus cristo oferece àqueles que se arrependem eu quero ler um outro trecho de um livro do jc raio a ele disse o seguinte comentando esse texto preste atenção estou terminando não importa o que um homem tenha sido no passado se ele se arrepende vem
a cristo então as coisas antigas já passaram e tudo se faz novo por outro lado preste atenção não importa com elevada e autoconfiante possa ser a minha ea sua religiosidade se eu e você nós não desistimos dos nossos pecados a nossa religião não passa de abominação aos olhos de deus e ele mesmo ainda está ou seja nós mesmos ainda estamos sobre a maldição divina arrependa-se econfin cristo nisso é que consiste a esperança do homem arrependa-se e creia no senhor jesus cristo porque nisso consiste a esperança do homem nascer num lar cristão embora seja uma bênção
não é garantia de salvação é possível nascerem lar cristão e para o inferno a graça de deus arrependimento e fé em jesus cristo é que nos levam para o céu o evangelho essa foi a terceira e última pergunta que eu fiz nem quer mesmo evangelho evangelho é a mensagem que deus faz a parte dele você faz a sua tem gente que acredita que o evangelho é isso o evangelho a mensagem que o deus faz a sua parte agora tem que fazer a sua como assim a parte de detalhe não sei se você acredita nisso deixo
só eu acho que eu acreditei nisso e alguma parte da minha vida eu vejo tem uma loucura porque se você acha que o evangelho é a mensagem que diz que deus faz a sua parte e você deve fazer a sua calma e para e pensa a parte de deus ela sempre vai ser feito agora se ele condiciona a sua salvação ao seu desempenho aí já era pelo menos por mim eu já era evangelho não é isso nunca foi isso o evangelho a mensagem que deixa bem claro que eu e você estamos por sermos filhos de
adão totalmente perdidos eu e você espiritualmente nós somos diariamente um fracasso espiritual quantos votos eu já fiz e não cumpre hoje é dia hoje enquanto de dia 5 eu não cheguei a fazer tantos votos assim pra esse ano né eu sei que você fez mas se eu fizesse alguns votos no dia 31 de dezembro de 2017 sva alguns deles já teria não cumprido no dia 5 de janeiro e olha que alguns votos nem tem a ver com a realidade espiritual às vezes só de perder a barriga ou algo assim vocês eu não consigo cumprir alguns
votos que tem a ver com a minha realidade biológica às vezes como realidade estética às vezes como realidade estudante viu o que dirá da minha realidade espiritual o evangelho a mensagem que deixa bem claro que eu e você nós somos um fracasso espiritual diário e constante e ambulantes mas deus na sua misericórdia da sua graça ele nos amou e enviou o seu filho para morrer numa cruz e jesus cristo ele pagou todo o preço dos nossos pecados ea justiça de cristo quando você se arrepende crê nele é creditada na sua conta e só assim nós
somos perdoados e somos salvos o evangelho é a mensagem de que deus nos salva totalmente em jesus cristo ea nossa resposta ele deve ser de total consagração existem outras verdades mas temendo por aqui essa parábola até a parábola dos dois filhos que nós na nossa vida pela graça e misericórdia de deus que nós possamos manifestar o comportamento do segundo filho e eu sei que lá no fundo talvez se pensa senão eu não quero ser igual ao segundo filho não porque o segundo filho ele respondeu de forma mal educada nós somos o segundo filho nós somos
aqueles que aqueles que já nasceram mal educados espiritualmente nós somos aqueles que responderam assim para o nosso pai não não vou mas pela graça dele nós nos arrependemos e nós fomos que deus possa fortalecer a nossa fé e meus irmãos nós vamos ter um momento especial nós vamos celebrar a páscoa cristã agora antes eu quero ler com você abra sua bíblia por favor na primeira carta de paulo aos coríntios eu quero que os meus irmãos presbíteros eles se preparem para distribuir a ceia mas nós vamos fazer a leitura da primeira carta de de paulo aos
coríntios capítulo 11 por favor primeiro aos coríntios capítulo 11 o versículo 28 e 29 lá está escrito assim examine se pois o homem a si mesmo e assim como do pão e bebendo calles pois quem come bebe sem discernir o corpo come e bebe juízo para si nós teremos um momento de oração onde nós poderemos examinar as nós mesmos não confiando na nossa capacidade de auto exame mas confiando no próprio deus na sua graça e misericórdia e aí depois participaremos da ce fecha os olhos oremos o santo e misericordioso do senhor deus eterno nós agradecemos
o pai pela tua palavra é perfeita que nos conforta que nos confronta que nos instrui que nos ensina que nós o pai mais uma vez somos desafiados a pai e temos a oportunidade pode confessar os nossos pecados e nós pedimos o pai perdão pelos nossos pensamentos pelas nossas palavras pelos nossos desejos os nossos olhares as nossas atitudes as nossas vontades e são um pecado que ofende é o senhor aqui que ofenda nosso próximo e nós confiamos apae que o nosso perdão ele é garantido pela tua graça a todos ele córdia manifestadas na obra perfeita do
senhor jesus cristo na cruz do calvário confiamos o pai que se confessarmos os nossos pecados senhor deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça e no nome de cristo o pai que nós pedimos perdão e que possamos apae participar da ceia de modo agradável e aceitável ao senhor é nome de cristo que nós oramos e agradecemos a mãe meus irmãos paulo disse o seguinte lá no versículo 23 porque eu recebi do senhor o que também vos entreguei que o senhor jesus na noite em que foi traído tomou
o pão e tendo dado graças o partido disse isto é o meu corpo que é dado por vós fazei isto em memória de mim por semelhante modo depois de haver semeado tomou também o cálice dizendo este cálice é a nova aliança no meu sangue fazer isso todas as vezes que o bb diz em memória de mim todos aqueles irmãos e irmãs dessa igreja de uma outra igreja cristã genuinamente cristã estão em comunhão com a sua igreja são convidados a participarem da ceia do senhor jesus cristo