REVOLTAS REPUBLICANAS PARA O ENEM

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Parabólica
Guerra de Canudos, Contestado, Vacina e Chibata para o ENEM, de forma fácil e prática. Espero que g...
Video Transcript:
e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo do parabólica dia de mais uma vídeo aula de história do brasil tá que a gente vai fazer hoje na nossa vídeo-aula a nossa última vídeo aula nós falamos de república velha foi isso a gente falou da política de como eles chegaram ao poder a gente falou da república da espada os militares depois a gente foi para ligar que os ricos os cafeicultores latifundiários no poder depois falou da crise é o qualquer relação dela com a crise de 29 e por aí vai hoje é
dia de tentar falar um pouquinho mais essa crise da república velha porque a gente vai estudar as revoltas que aconteceram durante esse período de 1889 a 1930 ao todo aqui a gente vai trabalhar com 4 revoltas talvez seja um vídeo assim mais rápido e no final a gente vai fazer algumas questões sobre república velha porque eu estou falando isso que no avisando vocês que a gente vai fazer questões que é muito importante não é como você sabe a gente treinar todo nosso conhecimento ainda mais porque república velha está em uma categoria de questões do enem
república é a parte mais cobrada do enem república como um todo até hoje tá é da velha até a nova república que o período que a gente vive hoje mas especificamente república velha eu poderia chegar aqui pra vocês falarem cai muito no enem ou república velha pode ser que caia têm uma probabilidade grande de cair não eu poderia se estiver falando isso talita certa forma enganando vocês república velha cai no enem já então olha só a gente nova de questões aqui vocês vão ver com questões assim de tipos variados mas aí eu vou mostrar pra
vocês como é que a gente vai fazer mas não tem importância não primeiro vão começar estudando esse processo todo tá a república velha na verdade já estudou o processo toda a gente vai falar das revoltas e a dica que eu dou mais do que saber de cada revolta eu já falei isso aqui em outros períodos mais do que saber de cada revolta da república velha é importante que todo mundo saiba por que elas aconteceram porque pensa bem se tem uma revolta no período na história do brasil significa que esse período ele sabe o tipo de
política o tipo de sociedade desse período não atende toda a população porque se tem revolta significa que tem gente descontente e vai ter revolta na república velha desde o início dela se tem revolta desde o início significa república velha já começa em crise na verdade a gente já até falou na última aula setembro a gente falou de revolta da armada é revolução federalista lá no sul então a república velha ela não atende a todos na verdade ela não atende à maioria da população brasileira então saibam vou colocar aqui escrito vocês não podem esquecer isso tá
isso é muito importante as revoltas da república velha evidenciam as desigualdades sociais do brasil no período republicano período que a gente está estudando aqui isso é muito importante cachorrinha passando aqui deitou aqui tá pediu eu mostro para vocês com com mais tranquilidade tá bom então é isso você tem que prestar bastante atenção e a gente já começa falando da mais famosa de todos que a guerra de canudos ou revolta de canudos em 1896 significa que a gente está no início da república já é república oligárquica maceta no início da república brasileira na república velha revolta
é essa que aconteceu no sertão da bahia tá isso já entregue um monte de coisa pra gente a primeira coisa que é uma revolta no sertão da bahia vocês já falei aqui pra vocês que na concepção política social o nordeste tinha sido meio que abandonado pelas autoridades desde a queda da cana de açúcar no período colonial então o sertão da bahia muito pobre muito pobre e as pessoas ficavam sujeitas aos mandos e desmandos dos coronéis ali no interior da bahia dos latifundiários da área muita gente pobre que ficava trabalhando pra muita gente pra pouca gente
rica na verdade né então os latifundiários dominavam a região e é nesse contexto nesse contexto que as pessoas começam a buscar uma alternativa para poder sobreviver que vai ser o famoso arraial de canudos todos está o arraial de canudos ele já existe desde o século 18 mas agora a gente vai ter uma função social para eles né pro arraial de canudos e para a população no sertão da bahia olha só porque é importante estudar canudos no contexto da república velha porque é gente humilde gente pobre que está passando fome lutando por sobrevivência em vez de
ficar a mando e desmando dos coronéis né dos grandes proprietários rurais eles buscam uma alternativa uma vila num arraial na verdade onde você vai poder viver pobre mas com mais dignidade onde você vai ter um pedaço de chão para poder plantar e se alimentar isso logo de cara desafia república velha porque a gente está dentro da pt do período da república oligárquica e o que a oligarquia poder nas mãos de poucos de uma elite né nesse caso questão do poder nacional são paulo e minas mec a política do café com leite mas existe elite em
todo lugar do brasil e essa elite manda e desmanda na região então a população pobre está adotando por sobrevivência é se esse é o contexto o real motivo do ano da guerra de canudos tá bom esse é um grande motivo da guerra de canudos e eles vão ter né a população ele que vai começar aí viver no arraial de canudos eles vão ter como um grande símbolo um líder néon um cara chamado de antônio conselheiro na verdade não era antônio conselheiro nome dele mas ele recebeu tá esse apelido de antônio conselheiro justamente por ser um
grande mentor tá é que vai acontecer ali com antônio conselheiro as pessoas vão identificar e antônio conselheiro como se fosse um líder basicamente religioso messiânico antônio conselheiro se colocava como um líder messiânico não ele não se colocava portanto não era um impostor mas a população via ele há como se fosse um enviado de deus aqui na terra para salvar essa população da miséria e foi dando certo tá então é característica do movimento de carlos é um movimento messiânico que a gente vai ter um líder religioso e ele é religioso era ele só nos colocava como
um enviado de deus necessariamente tá então conselheiro um cara muito bem há muito bem instruído ea população foi seguindo esse sujeito em busca de sobrevivência é foram viver em canudos o ka i arraial de canudos chegou a ser um arraial já formada por mais ou menos 20 mil pessoas pessoas que estão lutando por sobrevivência no nordeste brasileiro ou do sertão do nordeste brasileiro aí é uma coisa muito importante que vocês precisam saber que antônio conselheiro ele não era republicana gente lá dentro da república mas ele era um defensor da monarquia por que vocês lembram na
nossa última aula ou penúltima aula que com o fim da monarquia o início da república a gente abandonou o sistema de padrões estado ligado à religião ea gente assumiu a idéia do estado laico vocês lembram disso então também conselheiro era contra isso por ser um grande religioso católico ele acreditava que a gente ainda tinha que manter o padrão lado e ele acreditava que esse padrão tinha que ser feito através da figura de um rei porque o quadro através da figura do mei então ele era um líder monarquista logo de cara então seja entende por que
que o governo já não vai gostar muito dele a república não gosta dele mas é possível dizer que canudos é um movimento monarquista a ior difícil você falar isso porque a figura do líder é uma figura monarquista mas canudos é muito mais o que discutir monarquia ou república canudos é luta por sobrevivência como que vai funcionar aí a posição do governo republicano em relação à canudos basicamente eles vão tentar atacar eles vão tentar destruir canudos por dois motivos específicos o primeiro é esse que eles vão enxergar tudo conselheiro como uma ameaça monarquista o brasil talvez
ou enxergassem ou talvez tentassem propagar isso há a a inflar nessa ideia deles e monarquista justamente para justificar um pouquinho da da repressão que o governo federal que o exército brasileiro vai fazer em canudos mas um outro modelo é porque canudo está desafiando as bases não é da tradição brasileira qualquer base na tradição brasileira a base na tradição do latifúndio as grandes propriedades rurais dos grandes proprietários de terra que a gente falou aqui que carlos começou a se formar a partir do pessoal que estava vivendo aos mandos e desmandos dos patrões ali do nordeste eles
começaram a formar e ocupar terras e aumentar este arraial de canudos então se está lidando também com uma questão econômica muito importante o governo brasileiro vai enviar as tropas do exército brasileiro para tentar acabar com canudos movimentava crescendo lá em 1895 para 1.896 só que o exército teve três tentativas para chegar em canudos eles não conseguiram população de canoas estava muito bem organizada para poder combater as ameaças do exército brasileiro é ele sozinho armadilhas no meio do caminho era difícil chegar em canudos até que o governo resolveu aumentar o efetivo do exército para destruir canudos
e aumentando esse efetivo aí sim você vai ter um desgaste maior da população ali cerca de 10 mil soldados conseguiram depois invadir canudos e fazer um verdadeiro massacre na região a mando dos latifundiários a mando do governo a mando da república né então aí vai ter um verdadeiro massacre nessas que a gente falou que essas 20 mil pessoas ali em canudos ali é de fato realmente não sobrou nada antônio conselheiro morreu tudo em guerra mas eu costumo dizer que é importante entender canudos nesse sentido porque porque eles conseguiram durar mais tempo porque eles conseguiram resistir
a três ataques do exército e só no quarto ele só não ser derrubados por que eles fizeram isso porque eles estavam lutando por sobrevivência é uma guerra de tudo ou nada é uma crítica república mas é uma crítica república lutando aí pela condição de viver sabe de uma pela pela idéia de se viver em paz e viver com dignidade e se eles não fazem isso se a população além de canudos não resisti eles vão morrer de qualquer forma de fome a mando e desmando dos coronéis da região então eles conseguiram resistir bravamente por que ele
estava ali basicamente ali com a faca entre os dentes contra o exército mas de fato canudos depois foi destruído mas representou pra gente aqui mostrou pra gente que existe resistência na república velha desde o início outra revolta que se assemelha à canudos em alguns aspectos mas tem um pouquinho de diferença é a famosa guerra do contestado que acontecer entre os estados de paraná e santa catarina em 1912 um pouquinho mais para frente vocês podem perceber isso mas o que que é a guerra do contestado também no contexto de canudos é muito próximo que é uma
população local é a mandos ea manda e desmanda os agricultores locais notando por sobrevivência algumas coisas vão diferenciar a primeira coisa que a gente tem que entender é que chama contestado porque a região era contestada entre os dois estados de paraná em santa catarina e na região de quem né tinha esse embate era uma região basicamente de ninguém e essa região passou a ser desde o século 19 ocupada por grileiros que são guerreiros a terra não é de ninguém o sujeito vai lá ocupa até r monta sua casa e começa a plantar e viver ali
só se vocês lembrarem da nossa aula do segundo reinado que a gente fala dom pedro 2º que a gente falou da primeira lei de terras do brasil de 1850 que as terras no brasil ela só podem ser adquiridos a partir de 1850 através de compra ou doação do estado então na concepção do governo eles estavam ilegais mesmo que depois mude a lei de terras essa vai ser uma tônica tá que a terra não é de ninguém ela não é de ninguém ela pertence ao estado o estado pode doar para alguém ou né se for de
alguém só pode ser adquirido através de compra então você tem esse contexto que na concepção do governo à população que estava vivendo os guerrilheiros que viviam ali na região do contestado eram ilegais e aí que o governo brasileiro isso que vai diferenciar um pouco de canudos o governo brasileiro vai tentar nem que industrializar a região vale do contestado principalmente com a criação de uma ferrovia chamado brasil ray mas que tem por objetivo maior fazer o desmatamento além da região né é destruir é a questão da madeira que é muito importante ea gente tá falando do
período de industrialização início de industrialização do brasil é depois também é a questão de cultivar plantar eucalipto dali para a questão da celulose né a empresas e indústrias de papel e esses grileiros na concepção do governo e na concepção do capitalismo é importante estão atrapalhando estão atrapalhando esse processo aqui da república velha a população ele também vai achar como um grande representante também um religioso então nesse sentido assemelha à canudos que vai ser o padre josé maria tá também que a população vai identificar ele como um líder messiânico enviado de deus e assim ela vai
se apoiar nesse líder religioso ela vai conseguir ter fé para poder lutar através desse líder religioso mas os interesses da indústria os interesses dessa república que está querendo se moderniza vão acabar destruindo todo o projecto daquela população que vive na região do contestado e também não vai sobrar ninguém assim como canudos né ah mas o que eu quero entender que centenas 66 entendem que o processo de transição que a gente está vivendo um período de crise da república velha que tem gente contestando a república velha e essas pessoas elas acabam elas acabam se encontrando dentro
de sua fé católica porque percebem o antônio conselheiro em canudos e o josé maria no contestado eles não se colocavam como os enviados de deus mas a população via anos como enviado de deus isso faz a população se fortalecer porque é uma sociedade tão pobre e tão carente como a nossa esse contexto e essa justificativa né essa justificativa que divina ela ajuda né o sujeito a encontrar forças para poder lutar todas essas duas revoltas que a gente falou até agora elas foram massacrados pelo governo mas elas vivenciaram a crise na república velha já vimos calouros
já vimos contestado nós vimos aqui agora duas revoltas rurais agora a gente vai partir um pouquinho pra zona urbana especificamente no rio de janeiro em 1904 aconteceu no brasil no rio de janeiro a famosa revolta da vacina 1904 a gente voltar um pouco no tempo porque contestado filme foi 1912 né a gente volta um pouquinho no tempo falar agora nesse contexto do rio que é o rio de janeiro em 1904 início da república o rio de janeiro era uma cidade basicamente considerada jogada meio que às traças em que sentido a escravidão acabou né no período
do império agora o início da república usei os escravos eles não tem muito para onde porque o brasil não tem um projeto né que a deco nani a toda a população brasileira então a gente tem essa divisão de classe social a elite está num ponto eo resto a população pobre que a maioria está sendo bem jogado às traças tanto no rio de janeiro essa população mais pobre formado principalmente por ex escravos vivia onde hoje seria região central do rio de janeiro viveu em cortiços né lutavam para sobreviver onde hoje é o centro do rio de
janeiro e alice vai ter de fato por conta de o brasil não ter uma estrutura é uma estrutura de saneamento básico o rio de janeiro especificamente a gente vai ter então a proliferação de doenças então a gente vai ter a cólera a gente vai ter a febre amarela e nesse contexto que a elite identifica que o grande problema dessas doenças é a população pobre que está vivendo ali com baixíssimas condições de higiene e essa elite através do político da época presidente rodrigues alves e o sanitaristas oswaldo cruz vão criar um plano que é uma política
sanitária isso eu já falei aqui sobre sanitarismo é quando o sanitarismo ele ele atua de maneira ideológica que não é positivo eles vão falar assim a gente precisa começar a vacinar essa população para a gente acabar aí é combater doenças que estão sendo criadas ali na no rio de janeiro e por aí vai só que uma coisa muito importante vacinar saúde a gente sabe que isso é necessário a gente sabe que isso é importante mas a prática como isso foi feito nem a maneira de como isso foi feito que é o foco que da nossa
vídeo-aula né que é a crítica que a gente tem que fazer porque a ideia era vacinar as pessoas mas através principalmente da força da violência existe até mesmo por conta da precariedade dos meios de comunicação da época não existia nenhuma propaganda dizendo que a vacina em ajudar a população a se livrar de doenças né entre outras coisas então a população identificava que a vacina é uma maneira de tentar aniquilar né de tentar matar a população porque a população pobre principalmente no centro do rio de janeiro só via né a vacina em caso por exemplo de
gado quanto vai sacrificar gado para combater a aaa ela disse ao globo rural é o mesmo cara que narra sempre a febre aftosa é quem fala assim né basicamente o seu zé delgado o gabriel vai funcionar todos os dias a população identificada que era isso é pra vacinar gado que era para tratar e eles como animais então a população resistiu bravamente essa política sanitarista o governo teria isso porque o governo além de vacinar que ele amedronta essa população pra ela escapada ali porque o governo queria iniciar um projeto de urbanização do centro do rio de
janeiro e como que você organiza se tem gente vivendo ali e na concepção do governo gente pobre vivendo ali né então a população começou a resistir é um movimento espontâneo a gente não aponta nem líderes nesse movimento porque o sanitaristas os agentes sanitaristas entravam nos cortiços né com agulhas gigantescas para vacinar as pessoas as pessoas falam não quer morrer não quero ser vacinado porque se estão querendo me matar e aí eles começaram a entrar essa revolta começou a se espalhar pelo rio de janeiro ea população resistia bravamente e aí o sanitarista tinham que chegar já
com exército não era só o cara pra vacinar chegava o exército também e no meio dessa confusão você era vacinado a vacina era dar em qualquer parte de seu corpo porque senão você conseguir que o sujeito se batia às vezes tinha que cortar o sujeito jogar um líquido lá dentro era pesado desse jeito essa população morrendo de medo resistindo mas morrendo de medo do que pode estar acontecendo com ele naquele momento essa população começa a fugir do centro rio de janeiro e é isso que o governo está querendo quando a gente fala e sanitarismo nesse
sentido ideológico é isso você utiliza o sanitarismo para tentarem pouco uma coisa é isso que está acontecendo nesse período é a relação dos mais ricos da elite brasileira com os mais pobres estão vendo a divisão de classes sociais aí essa população começa a fugir para os morros o governo conseguiu o que queria a partir desse momento o governo destruiu após a revolta da vacina destruiu os casarões nem os portistas na verdade e construiu hoje a atual avenida rio branco no rio de janeiro foi construído se estiver passando pela avenida rio branco saiba que esse é
um local de tristeza histórica onde a população foi massacrada aos mandos e desmandos da república oligárquica por último mas não menos importante também no rio de janeiro agora em 1910 revolta da chibata mais uma revolta que demonstra e as mazelas sociais da república velha que foi a revolta da chibata gente revolta da chibata foi uma revolta feita por marinheiros marinheiros já se revoltavam desde os tempos da república de espadas lembro é revolta da armada um revolta armada dois que a gente falou na nossa última aula agora o que a marinha está querendo contra a república
velha basicamente é uma revolta feita por marinheiros rasos tarde patente rasa e poderia chegar pra vocês o que falar assim a em sua maioria negros não basicamente todos tá todos os marinheiros rasos eram negros em grande parte formado por ex escravos e o que que eles queriam nessa revolta em 1910 a marinha não tinham equiparação salarial com o exército o exército estava acima da marina com um contexto sócio econômico e como essa marinha é formada principalmente por ex escravos à escravidão acabou no império mas a mentalidade da elite ainda não entendeu isso basicamente não então
os marinheiros em caso de castigos na empena salienta maria ele sofreu castigos corporais é eles eram chicoteadas por isso daí vem o nome revolta da chibata então quais são os motivos da revolta da chibata melhores condições de vida e de trabalho para os marinheiros e pelo fim dos castigos corporais aplicados a eles em caso de punição e essa revolta teve seu estopim no seu início basicamente depois que um marinheiro ele sofreu mais de cem chibatadas ficou desacordado e desmaiou e continuou sofrendo de batalhas e batatas foram aumentando em número não contadas as chibatadas e todos
os outros marinheiros negros assistiam e se ele no centro essa revolta já ia acontecer mas isso eu estou pin que ele fala senão a gente chega a gente não quer mas isso a escravidão acabou se entendendo que a escravidão acabou a gente não tem que tomar chibatadas não deveria saber escravidão antes nessa questão noivo escravidão não é não é admissível no mundo mas eles estão fazendo isso agora funciona acabou a nossa lei é diferente hoje né e aí que os marinheiros e resolve fazer aquilo que eu já falei pra vocês na última aula à prática
da marinha é tomar os navios levar para o litoral neste caso a baía de guanabara no rio de janeiro e ameaçar bombardear a cidade caso as suas reivindicações não sejam atendidas tá então a revolta da chibata ela evidencia uma outra questão muito importante que tem ligação com a divisão de classes sociais que é essa elite ainda acreditando que o negro inferior num superou isso com o fim da escravidão que os movimentos abolicionistas então maltrata né o negro nesse caso da marinha da chibata como se a gente tivesse ainda em tempos da escravidão né e só
através de negociação para essa revolta acabar porque foi um momento de tensão muito grande o líder dessa revolta era um cara chamado joão cândido mais conhecido como o almirante negro eles resolveram devolver né guardar os canhões depois de negociação devolveram os navios foi aprovado no senado após essa revolta então ela foi importante que ela teve uma conquista o fim dos castigos corporais sim então ela teve uma conquista ela evidenciou as mazelas sociais no brasil e a gente teve aprovação não é pra definir o fim das chibatadas é dos castigos corporais aos marinheiros só que vários
marinheiros depois eles acabaram perdendo o seu na marinha muitos deles foram presos eo líder joão cândido foi preso na ilha de cobras no rio de janeiro se não me engano rio de janeiro e de corda depois com coisa eu corrijo aqui e depois ele foi levado pro acre para trabalhar no seringal se lembra que a gente falou na aula passado que o brasil tinha recém adquirido o acre da bolívia pois é pra trabalhar lá no ciclo da borracha precisava de mão de obra então uma boa parte a gente fala só do joão cândido mas uma
boa parte dos marinheiros que estavam presos ali por conta da revolta da chibata eles depois foram levados ao acre para trabalhar no seringal depois disso lá no acre mesmo joão cândido acabou sendo assassinado ele foi acusado de provocar também revoltas ali no seringal que também já é um outro contexto mas ainda assim tem a questão da divisão de classe social é dentro do brasil né ainda assim evidencia aquela questão de ricos e pobres no brasil mas o importante é que você sabe que a revolta da chibata ela teve néon uma justificativa pra acontecer assim como
todas as outras teve a questão dos castigos corporais mas ela evidenciou muito mais que isso ela evidenciou então as mazelas sociais que o brasil está vivendo assim como canudos assim como contestado assim como a vacina e agora a chibata então elas essas quatro revoltas contribuíram para demonstrar aqui pra gente que a república velha ela não está andando como deveriam andar numa república ela não está andando tratando todo cidadão igual perante a lei ela não faz isso e isso mostra então que a república velha e elas contribuem então pra uma crise futura desse período republicano a
gente deu para entender esse contexto que isso da revolta só por estudar não adianta a gente tem que saber qual é o contexto contexto social que o brasil está vivendo é isso que o enem é da gente é isso que vocês precisam saber bom entendendo isso a gente vai fazer que duas questões vão pegar aqui o meu celular é vocês já vão ver a primeira questão na tela é uma questão primeiro você tem uma imagem e um texto essas duas questões elas são da prova do ano passado 2016 uma na primeira aplicação a outra na
segunda aplicação vamos lá seja tão bem na anatel então você tem aí uma imagem em preto e branco né as pessoas ali basicamente em um espécie de comércio é essa é a primeira aplicação eu estou usando a questão 43 para quem quiser saber foi a da primeira aplicação o a prova branca tá então os da a questão 43 em um texto diz o seguinte uma cena franco-brasileira franco pelo local e os personagens o local que é paris e os personagens que são pessoas do povo da grande capital brasileira pelo que se está bebendo café do
brasil então seria uma cena franco brasileira onde as pessoas estão ali consumindo o café do brasil o letreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés essa página foi desenhado especialmente para a ilustração brasileira pelo senhor tophane desenhista do gesso ir tua ou se não fosse a equipe eu não sei não tem importância então só pessoas consumiram café se eu não me engano aqui pelo que deu a entender na frança café brasileiro e falando ali importante que nós temos o melhor de todos os cafés certo então é uma república é
uma questão da república velha onde eu lembro que o café é muito importante é uma questão fácil até a página do periódico do início do século 21 um documento importante elemento da cultura francesa que é revelador do papel do brasil na economia mundial indicando se indicado no seguinte aspecto então um importante elemento da cultura francesa o café mas ele revela algo sobre o brasil e o que é olha só a o brasil é um prestador de serviços gerais agente nesse período da república velha a gente era prestador de serviços gerais b exportador de bens industriais
ser importador de padrões estéticos b fornecedor de produtos agrícolas e é formador de padrões de consumo pausa o vídeo tempo para responder respondeu já sabe alternativa de fornecedor de produtos agrícolas gente falei aqui na última aula que o brasil é extremamente nesse período da república velha dependente da exportação do café a industrialização do brasil ela vai vir mais tarde o que nós tivemos antes um surto os industriais lembro dos realizações rápidas mas que não tornaram o brasil ainda é um país industrializado então nós somos dependentes dessa economia cafeeira e dá uma característica muito importante para
tudo que a gente fala em nossa nossas vídeo aulas aqui que nós temos uma cultura agroexportadora uma economia agroexportadora nós trabalhamos hoje até eu tô falando daquele tempo estou trazendo pra hoje também nós trabalhamos muito com a idéia da monocultura e essa monocultura favorece a quem não necessariamente ao trabalhador mas favorece aos grandes latifundiários os donos das fazendas de café hoje os antigos donos das fazendas de cana de açúcar hoje os donos também das fazendas de cana-de-açúcar nas usinas de cana de açúcar então nós temos uma economia agroexportadora e esse exercício essa questão evidencia isso
muito mais ainda naquele período que nós éramos dependentes do café então ele evidencia que nós somos uma economia agroexportadora vamos lá gente segundo a questão na segunda aplicação de 2016 a gente faz uma questão também é importante sobre a república velha seja tão bela e na tela eu vou ler aqui pra vocês a imagem da relação patrão empregado geralmente veiculada pelas classes dominantes brasileiras na república velha só classes dominantes era de que esta relação se assemelhava em muitos aspectos a relação entre pais e filhos quer dizer que a relação entre patrão e empregado se assemelhava
a uma relação de pai e filho o patrão era uma espécie de juiz do méxico que procurava guiar e aconselhar o trabalhador que em troca devia realizar suas tarefas com dedicação e respeitar o seu patrão é uma questão que está falando que o patrão basicamente a idéia do apadrinhamento é que a gente já falou sobre república velha de do empregado chamar o patrão de painho né o coronel na venda a fã do coronel do latifundiário aqui no contexto da transição do trabalho escravo para o trabalho livre a construção da imagem descrita no texto tinha por
objetivo qual que é o objetivo de tentar fazer essa essa relação de patrão empregado o pai e filho alternativa a esvaziar o conflito de uma relação baseada na desigualdade entre os indivíduos que dela participavam b driblar a lentidão da nascente justiça do trabalho que não conseguia conter os conflitos cotidianos ser separar os âmbitos público e privado na organização do trabalho para aumentar a eficiência dos funcionários de burlar a aplicação das leis trabalhistas conquistados pelos operários nos primeiros governos civis do período republicano e é compensar os prejuízos econômicos sofridos pelas elites em função da ausência de
indenização pela libertação dos escravos raciocina e gente para tempo para pensar vamos responder alternativa a esvaziar o conflito de uma relação baseada na de desigualdade entre os indivíduos que dela participavam qual que é a questão aqui o x da questão que a gente precisa entender eles estão tentando de fato esvaziar o conflito de uma relação baseada na desigualdade tentando mascarar a desigualdade social no brasil a gente sabe que o brasil é um país muito desigual e isso é muito mais evidente quando a gente tinha escravidão porque era senhor e escravo agora que acabou a escravidão
supõe se que o brasil tenha um pouquinho mais igualdade social não é isso mas não tem porque não tem porque acaba escravidão agora não fica uma relação mais de senhor e escravo fica uma relação de patrão e empregado mas a exploração ainda é muito grande mesmo que não seja escravo tá recebe salário mas não é salário muito pequeno às vezes recebe sua moradia alimentação a uma exploração mas essa idéia de apadrinhar tenta mostrar que a gente está tentando meio que mascarar a essa idéia de exploração essa idéia de igualdade por isso que falei esvaziar o
conflito de uma relação baseada na desigualdade entre os indivíduos que dela participavam então assim o patrão trata o empregado como um filho né nesse sentido a gente às vezes tem essa impressão em troca o filho tem que trabalhar pra fazer um trabalho bem feito pro patrão é uma desigualdade isso é exploração mas é uma também uma maneira de tentar maquiar que existe essa desigualdade a desigualdade ela não é solucionado estamos dentro de uma sociedade baseada na diferença de classes bom gente vamos fazer mais uma questão de decidir aqui no meio da hora fazer mais uma
questão que eu tinha na verdade é anotado que eu tinha separado eu falei não vou fazer só dois não vão fazer três porque como a nossa aula de hoje foi uma aula sobre as revoltas da república velha uma questão de 2015 sobre a guerra de canudos vamos lá então é uma questão extremamente interpretativa tá bom é uma questão que tem dois textos aí 2015 então o primeiro texto do euclides da cunha é que escreveu lá os sertões no livro talvez um dos livros mais assim famosos sobre a guerra de canudos reparem bem ora vamos lá
canudos não se rendeu exemplo único em toda a história resistiu até o esgotamento completo vencido palmo a palmo na precisão integral do termo caiu no dia 5 ao entardecer quando cair os seus últimos defensores que todos morreram eram quatro apenas um velho dois homens feitos em uma criança na frente dos quais rugiram raivosamente 5 mil soldados então o clube está conectada num registo que sobreviveram quatro pessoas mas reparem no começo do texto que ele está falando que canudos demorou para cair não se rendeu né exemplo único em toda a história resistiu é isso que é
importante dois textos dois né na trincheira no centro do reduto permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio era um velho cocho por ferimentos e usando uniforme de guarda católica um rapaz de 16 a 18 anos um preto alto e magro e um caboclo ao serem intimados para deporem as armas investiram com enorme fúria assim estava terminada de maneira tão trágica e sangue nossa guerra que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses naquele recanto do território nacional aí a questão os relatos do do último ato da guerra de canudos fazem uso da de interpretações
que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito nesse sentido cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos respectivamente como fruto de então cada autor teve uma noção um pouquinho uma idéia um pouquinho diferente desses nesse último ato de canudos né os dois estão falando que sobraram quatro pessoas no meio daquelas 20 mil que a gente falou que morreram quatro sobraram e cada um dá uma conotação diferente sobre o que é canudos o alternativa à manipulação e incompetência b ignorância e solidariedade c hesitação e obstinação de esperança e valentia é bravura e loucura tempo pra pensar
a gente alternativa serta alternativa é bravura e loucura é só vocês pararem para pensar a primeira palavra ela remete ao texto um é a segunda palavra remete ao texto dois não é só vocês olharem bravura ela está colocada no texto do que o clube sá cunha sim quando ele fala canudos não se rendeu exemplo único em toda a história resistiu até o esgotamento completo quer dizer que eles resistiram bravamente e a segunda palavra seria loucura olha só o texto dois já começa assim na trincheira no centro do reduto permaneceram quatro fanáticos já dá uma conotação
de que esses quatro loucos permanecerão ainda na guerra de canudos a alternativa certa é bravura e loucura mais uma vez eu espero que vocês tenham entendido espero que tenham gostado dessa aula não deixe de curtir o vídeo se isso te ajudou de alguma maneira não deixe de também e atualizando com uma cachorrinha quase derrubei a câmera não deixe de também compartilhar se você achar que isso deve chegar em algum amigo seu alguma maneira também em seguida as redes sociais se inscrever no canal é hoje eu vou ficando por aqui foi um grande prazer beijos fui
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