E aí o Olá pessoal boa noite a todos é um prazer a gente tá aí de novo com a nossa aula Magna para introduzir os grandes temas da tradição do lavre através da nossa escola de teologia e vida cristã a nossa nova Turma começa agora no mês de março e nós estaremos então trazer para vocês ideias novas ideias vivas para entender a realidade Nossa no Brasil para entender qual é o papel da fé cristã nesse momento e daí a gente escolheu esse assunto é forma e liberdade na sociedade a visão de Francis schaeffer e é
eu vou compartilhar aqui para vocês a nossa tela Então esse é o assunto que a gente vai introduzir porque esse assunto acho que é importante eu dá uma geral dá uma prévia aí para vocês é o tema de forma liberdade é um tema de espiritualidade pessoal é um tema de vida da igreja e a um tema também da cultura EA gente está vivendo um momento em que grandes tensões nas nossas relações sociais estão realmente interferindo na nossa capacidade de Down testemunho cristão o e uma um dos lugares dessa interferência essa relação entre liberdade e estruturas
hierarquias leis ordem autoridade é um problema assim que não é novo evidentemente Isso é um problema é mais velho do que a serra né mas é a gente precisa pensar criticamente sobre ele nesse momento em que ele está sendo distendido Esse princípio essa dimensão da nossa da nossa do nosso testemunho Cristão e da vida pessoal e Comunitária hoje então gente é na nossa jornada a gente vai falar um pouco sobre a questão da Liberdade na cultura de acordo com a visão do chefe pois eu falar sobre forma a liberdade na sociedade um pouquinho sobre forma
de verdade na igreja e aí depois claro a gente vai ouvir aí as perguntas e é dos amigos aí dos irmãos que estão acompanhando a gente né bom então vamos lá a questão da Liberdade na cultura muito de vocês conhecem aí eu quero apresentar para quem não conhece né esse livrinho aqui ó do Francis cheiram clássico tá é a morte da razão Oi gente Esse livro foi lançado pelo chefe de 68 1968 logo depois foi traduzido aqui no Brasil influenciou muita gente não é um livro espesso né mas ele é é um arquivo compactado como
se fala não tem muito conteúdo mas eu vou começar a discutindo algumas ideias que o chefe coloca aqui e depois ele desenvolve outros livros no livro O Deus que intervém né que também bem conhecido é ir na coleção de obras que o chefe 6 sobre esses temas de cosmovisão e cultura né então existe uma edição Inclusive das obras do chefe de cinco volumes em inglês e português não tem tudo isso mas é você pode complementar esse que eu citei com o livro Como viveremos para entender essa visão que o chefe tinha sobre o problema da
Liberdade na cultura gente é um e eu vou começar citando alguém que não é muito foco do Chefe mas eu gosto de citar o pico Della mirandola é esse homem foi um Pensador muito importante é para o renascimento para cultura moderna era uma pessoa de fé um crente a gente pode dizer é um cristão mesmo mas ele tinha uma visão sobre a liberdade humana que foi realmente revolucionária e junto com obviamente respondendo a tendências culturais da época e articulou muito bem a nova visão de liberdade que tava emergindo e que daria no que o Bush
Fez muitas vezes modo crítico chama de humanismo secular né então Ele publicou esse discurso sobre a dignidade humana e 1486 irá ele apresenta o ser humano combo se é o ser humano é ele é ele atividade dele está no fato de e se pa da sua autodefinição ou a gente poderia dizer da sua criação né a gente poderia colocar dessa forma Então Deus fez várias criaturas e fez o ser humano também mais Diferentemente de outras criaturas o ser humano tem esse as sementes de todos os elementos de todos os órgãos né da do universo que
Deus criou e ele pode dar a si mesmo uma uma natureza porque ele pode escolher a partir de qual órgão ele vai viver e ele vai operar e vai funcionar então isso realmente foi uma uma contribuição importante muito significativa alterou os rumos da cultura ocidental Então é eu citei o pico apenas para enfatizar essa nova compreensão de liberdade está emergindo renascimento no livro do chefe da morte da razão e foi publicado em 68 com o título escape from Prison É verdade é a fuga da razão né o escape da razão é nesse livro O Chefe
começa antes ele começa com a idade média e o que aconteceu na Idade Média que tornou possível o renascimento e depois da reforma e ele tem as opiniões deles sobre os problemas ali da teologia católica não vou entrar nesse mérito agora mas eu vou começar um pouquinho depois do ponto de partida do XF é que depois que ele fala sobre a o problema do dualismo de natureza e graça na idade média e esse dualismo que é também se manifesta um dualismo até hoje presente na vida cristã dos seculares do Sagrado e sensualismo e que teria
criado condições para uma visão da Liberdade humana imaginadas em Deus como ponte referência quero deixar claro que gente como o pico Della mirandola não tinha intenção de que a coisa é nessa direção né Você tem uma visão de liberdade humana pensada de forma autônoma distraída de Deus realmente em Maquiavel e outros principalmente pensadores da política e também na Arte não era a visão do pico mas ele articulou a ideia do dessa função né de essa ideia do que tu és capaz ir ele escreveu a respeito do pico de que o ser do homem decorre da
sua ação ou seja que o homem faz o torna quem ele quem ele é e não contrário ele não faz o que ele é o que ele faz o torna aqui ó essa invenção tem obviamente Ela está na origem do lá no centro né do humanismo renascentista mas o ponto crucial é que ela altera Toda a relação do homem com a realidade comparando com a atividade com a idade média e das condições para surgiu humanismo circular e modernidade então o me fala um pouco de idade média aí ele vai falar sobre Renascimento e isso sobre
reforma protestante na visão do chefe o renascimento trouxe uma visão de liberdade muito diferente da reforma protestante todos os dois respondem criticamente a visão medieval do cristianismo medieval católico mas um vai para um lado pro outro na visão do chefe a reforma não reconhecia uma autonomia absoluta do ser humano isso quer dizer que não havia liberdade para arte e ciência pelo contrário havia havia agora possibilidade verdadeira liberdade mas dentro atenção da forma revelada e aqui então e 68 chefe lance esse negócio que tem a liberdade tem a forma é muito importante no pensamento dele entretanto
ainda que haja liberdade para a arte a ciência elas não são autônomos o artista e o cientista também são debaixo da Revelação das escrituras então é uma leitura sobre o impacto da Piedade da reforma na cultura na ele fala que suficiencias mas se aplica o trabalho economia também só vi uma ideia de que essas áreas da vida são legítimas Mas elas devem ser guiados pela palavra de Deus inclusive isso representa uma grande contradição com a visão de muitos intérpretes contemporânea de que a religião está em Oposição a avanços culturais históricos e alguns valores importantes da
modernidade porque quando dá as raízes ali da das mudanças da modernidade estão acontecendo né no contexto da Europa protestante que vão levar a ciência moderna a vão também apresentar uma forma de arte atenta a experiência humana como você tem lá no Barroco Holandês você tem a liberdade Econômica nesses países e novas liberdades politi e somente a partir dali da Suíça e da Holanda Ltda então a reforma protestante leva ali a a mudança a gente trata isso em outras palavras não vou entrar em detalhes agora mas é particularmente com as novas cartas de direitos EA resistência
à tirania dos Reis Então essas contribuições todos aconteceram dentro do berço da religião no não foi a região foi abandonada primeiro para depois acontecer revolução científica essas mudanças da arte tudo mas não foi isso que aconteceu então assim de várias formas com argumentos do Chefe sustenta ainda que ele não detalha aqui né mas Vejam Só como se verá sempre que a arte ou a ciência tem se tornasse autônomas certo princípio sempre se manifesta a natureza devora a graça e consequentemente a arte a ciência logo começam a aparecer destituídas de significação então gente essa é a
bronca né o Sheik no nos os livros aqui de fazer essa análise mais histórica nele que ele deve muito inclusive a Hulk marker EA reman dói verde né é essa essa leitura da origem da modernidade mas essa forma do Chefe colocar é muito original Quando você pensa a natureza de forma autônoma e ela deixa de ser interpretada e governada a partir da nossa leitura das escrituras Então tudo aquilo que não é sobrenatural não é Divino começa a ser pensado de modo fragmentário e sem atenção a palavra de Deus imediatamente começa uma guerra entre a natureza
e o significado e isso é um ponto puxei você vai destacar bastante a natureza não tem esse significados o mundo das coisas Ordinárias ele sozinho ele não dá o seu significado é como se fosse uma seta mas tem que ter a direção que ele aponta e quando você não enxerga a direção do universo o sentido que integra todas as coisas então o seu universo se fragmenta ele perde o significado e aí as diversas atividades da vida começa a conflitar entre si e a natureza devora graça seu que o que você fala então isso não é
muito legal recomendo esse livro A morte da razão é e e também como viveremos sem querer fala sobre esse conceito Mas então essa é a questão que vai surgir não não no contexto da reforma Inicial mesmo mas o contexto do Renascimento Italiano O que é que Diferentemente da reforma no Norte e o renascimento no sul da Europa não tinha um centro em uma recuperação da verdadeira mensagem bíblica e uma afirmação do senhorio de Cristo sobre a resistência à Via isso então tem muita coisa e tem muita relação entre o renascimento no sul da Europa e
no norte evidentemente né Então pensa e por exemplo como humanismo do renascimento e aquele movimento arte fontes e aquele interesse por línguas antigas e pelos clássicos como ele foi importante para alimentar a ideia entre os produtos no contexto da reforma protestante da gente escrituras né Aos originais ignoraram ou não ignorar mas assim levantar questões a respeito do pensamento escolástico e tal para recuperar a verdadeira mensagem evangélica Então isso é claro que existe uma convergência e do renascimento no sul e no norte ou do humanismo do Sul e humanismo do Norte mas tinha diferenças radicais e
uma delas é que o renascimento no sul não tem esse centro espiritual teológico para a mente definido é o ele ele conduza a uma afirmação da Liberdade humana que com o tempo vai se manifestar ateísta o próprio Maquiavel é um exemplo disso né então aqui o chefe Depende muito do burkard e uma obra bem famosa dele a cultura do renascimento na Itália em que ele estabelece diferença entre o renascimento do Sul e no norte e reforma protestante são duas coisas que são aparentados Mas tem uma diferença bem radical e autonomia do homem é um Ponto
Central no sul no Renascimento da na Itália e Então essa representação chefe nos naqueles documentários ao como viveremos em disponível no YouTube e e por isso né quando você vê imagino Michelin já tem uma ideia mas é uma imagem de cinco metros e essa imagem de Davi que o Michelangelo é produziu é uma afirmação da dignidade humana da Autonomia humana da Beleza do ser humano é uma Ela tá no caminho de algo realmente antropocêntrico né o Rodolfo gosta de falar também dessa outra escultura Nascimento em que o ser humano aparece ele saindo né da pedra
e o chefe pelo menos interpreta isso e pegou um pouco do Hulk Maker para isso também como sendo essa essa ação do homem de construir a si mesmo é o homem como causa sui né o homem com causa do Sul com causa de si mesmo então esse essa infeliz entrou por cêntrica ela vem do Renascimento Italiano da ideia do homem de virtude é que você tem manifestações artísticas mas também tem políticas e e e filosóficas então é esse é o ponto de partida do Chefe porque na visão dele essa visão do essa ideia do Sul
ela vai acabar vem sendo e dando o tom da civilização ocidental só a reforma tem o quanto custa a importante mas é essa visão mais antropocêntrica vai tomar conta e o grande problema para a surgir daí é que os particulares da existência sem um ponto de integração é não dá para dar sentido para eles é então o ser humano não consegue vincular os universais que isso é busca de identidade e afirmação da dignidade humana afirmação da Liberdade os absolutos o ser humano continua precisando disso mas não consegue amarrar essas necessidades de um centro espiritual de
afirmar a liberdade os mais dignidade na ciência ordinária no estudo das coisas na observação do mundo é Não dá para integrar o ponto de integração na natureza na cultura para juntar tudo e mostrar Qual é o sentido da vida humana é necessária a revelação especial para isso que é o que a gente tem no evangelho Então essa crise que vai se manifestando já na época do renascimento e o chefe escutismo vai finalmente muito tempo depois e aqui eu tô super super Resumindo tudo vai desenvocar em um dualismo de natureza e liberdade e por um lado
então a gente tem uma ideal científico uma ideia de controle da natureza para ampliar a liberdade humana e o controle da própria sociedade depois Quando surge o positivismo na ciências na na origem das ciências humanas mas por outro lado você tem ideais elevados de dignidade de liberdade humana de busca de felicidade de heroísmo que você não consegue mais justificar racionalmente quando você tem uma interpretação racional do mundo nas ciências naturais Oi nega a realidade de Deus e que o universo tem um tellus que ele tem um propósito Então você tem essa clivagem aí né ela
vai acontecer aos poucos você tem uma clivagem com o universo da razão e da ciência do controle técnico e da mensuração e universo da subjetividade dos valores da Liberdade do sentido isso tá é uma das causas não é a única né da dificuldade unir esses naturais e ciências humanas R então é o cheiro a certa altura fala então sobre esse problema desse concepção de liberdade que vem surgindo do renascimento e foi crescendo crescendo crescendo na cultura ocidental o que é liberdade autônomo é a liberdade em que o indivíduo é o centro do universo Liberdade autonomia
e liberdade sem restrições portanto logo que o homem começa a sentir o peso da máquina ao primeiro aí já tá falando de filósofos bem depois do Renascimento Tu já tá na no Iluminismo e na entrada do Romantismo né já no século 18 e depois 19 Russo em outros esconjuro e praguejam por assim dizer a ciência que eles ameaça à liberdade humano aí surgem os conflitos né a ciência suja ciência moderna suja mas à medida que ela vai sendo governada por uma negação da realidade de Deus então ela começa a negar também a dignidade Humana porque
o ser humano foi feito a imagem de Deus e não dá para fundamentar dignidade humana sem Deus então o ser humano começa a ser visto como máquina como a parte da natureza como algo sujeito ao mecanismo né ele cita a agenda e la mettrie O Homem Máquina né que é uma ideia que começa a surgir no século 18 e Então essa nova ideia de Ciências Matemáticas anti mecanicista é difícil encaixar uma visão elevada do ser humano com isso E tu vai levar a um discurso oposto né um discurso de afirmação da Liberdade humana só que
ele é sentimento a lista porque é difícil justificar ele numa ciência né então você tem esses dois discursos daí que você tem evidentemente o racionalismo é por um lado e o naturalismo no Iluminismo e por outro lado você tem o movimento romântico né que afirma a liberdade do espírito e tem traços e racionalistas né Essa bifurcação aí mas enfim aí o chefe vai dizer que a liberdade que que tá sendo advogada que que vem lá de trás né É do essa esse impulso vem lá do renascimento a liberdade que ele tá de folga é autônomo
mas nada pode restringir é a liberdade sem limitações é a liberdade que não mais se ajusta no mundo racional é apenas espera e tenta fazer pela força de vontade com que o indivíduo seja livre e tudo que resta a expressão próprias a expressão pessoal então esse isso é o chefe aí não tinha uma linguagem para ir para isso na época Ainda né Vai demorar um tempo para aparecer aí os trabalhos de castelo do lanche o prof isso não é tão conhecido é mais ele tá falando sobre esse processo do subjetivismo né que hoje tá muito
mais claro para gente mas é o que resta se você não tem universo aqui no qual um ser humano livre e Digno e criativo e com um destino até esse ser humano encaixa mais no universo que foi pensado sem Deus então você dá um salto e racional para continuar afirmando a liberdade humana e você tem um grande movimento subjetivo Vista na cultura e você tá então esses dois movimentos opostos tende a cápsula nesse ponto aqui o primeiro nós temos ser humano afirmando a sua autonomia no renascimento a reforma vai tentar dar uma outra resposta à
crise medieval uma resposta diferente mas aí você tem essa afirmação da Autonomia humano e para firmar e garantir essa autonomia humana o ser humano Então se aliena de Deus e começa a pensar é a natureza sem Deus como um campo no qual ele vai exercer controle e aí cria-se uma narrativa e uma ciência que reduz tudo a coisas mecânicas EA que é o naturalismo mas a certa altura o ser humano percebe que o custo disso é muito alto porque se a referência não é mais Deus EA natureza é impessoal como ele vai afirmar a liberdade
humana então a afirmação da liberdade vai explorando o irracionalismo e começa a brigar com a própria ciência que ela engendrou né começa a obra começa a comer o próprio rabo é então aí nós temos o puxei você chama de linha desligado e aqui tá na nossa cultura que por um lado a gente tem uma cultura da Razão da técnica da ciência das coisas públicas das coisas coletivas Mas por outro lado você tem movimento para firmar subjetividade a liberdade os valores e as duas coisas se reconciliam mal ou não se reconciliam né então você tem esses
dois impulsos da nossa cultura e existe algo trágico aí né nessa nesse experiência do desespero quer dizer você adota uma visão de mundo sem Deus mas sem Deus não tem como dar sentido para vida e você continua precisando de sentido Então você dá um salto e racional às vezes adotando uma filosofia contraditória ou então você totalmente racionalista no momento na vida mas no outro momento você diz o contrário né um aviso eu contei esse caso é muito engraçado de uma e de uma professora que é minha esposa tempo para ela fez história que era absolutamente
marxista materialista absolutamente para ela não E Deus não existia e na tudo eles era ficção já tinha aquela visão clássica né sobre Ainda não mas ela é frequentava religiões de matriz africana não deixava de fazer o passe né e tudo e e Ela vivia com as duas coisas mais tempo tem muitos cristãos assim também né então a pessoa tá ali na Igreja Jesus é a cruz a luz e tal não vou falar tudo mas e aí do outro lado é ele adota uma filosofia por causa da área de estudos dele seja na ciência ou seja
nas redes sociais que nega a implicação dela seria a inexistência de Deus ou que a gente não pode conhecer a Deus ou que os ensinos da Bíblia não são confiáveis e a pessoa manter as duas coisas simultaneamente era isso lá na frente vai dar problema e funciona mas o chefe faz essa Cristo então da cultura moderna né então um exemplo interessante que o chefe vai discutir eu estou citando aqui porque entra no nosso tema de forma liberdade é quando 1971 o Skinner fundo é um dos grandes nomes da psicologia moderna pública além da Liberdade da
dignidade em que ele tem uma visão totalmente é materialista e física a lista do ser humano nega a existência de personalidade e liberdade e justiça é tudo isso seria um criações da nossa cultura mas que não tem base objetivo nós somos máquinas biológicas e só e aí ele ao mesmo tempo introduz uma Utopia e que nós vamos criar uma sociedade melhor para nós por compreendendo totalmente como ser humano funciona pode se psicológico como ele pode ser condicionado e aí a gente aí uma Lítio pode então formar o ser humano para ele ser melhor e a
nossa resolver os preços das nossas sociedades é mas através de uma ciência comportamental e na educação não teria a ver com valores mais então porque eles existem nessa ilusões ela teria a ver com uma um treinamento comportamental para a gente resolver de forma utilitarista os problemas da sociedade moderna é o chefe no ano seguinte publicou de volta à Liberdade à dignidade porque ele já vinha falando isso desde lá de trás os outros textos dele que existe algo na visão de mundo do homem moderno que leva junto com a negação de Deus ele acaba negando a
existência do sentido EA própria personalidade humana EA própria Liberdade humana universo sem Deus é dificilmente Universo em que a liberdade seja real é difícil fundamental à liberdade e um exemplo é o próprio que nem faz é ele partindo de pressupostos ateístas e e ele normalmente aceito em contexto da ciência moderna se não servir 10 científicas não materialismo é uma Filosofia é uma ciência mas é Popular não acontecer gente então o partido disso O que acontece com a liberdade vai embora de pesar dignidade ficam sustentáveis não tem fundamentação então é você o chefe escreveu esse livro
de volta à liberdade dignidade respondendo né Ele fala certa altura o seguinte o que está sendo isso no finalzinho do livro a venda que está acontecendo com o ser humano devemos ver como aquele que se rasgou o tanto Deus infinito pessoal que o criou como ser finito mas a sua imagem e da revelação de Deus aí então o ser humano está se alinhando de Deus e da revelação de Deus feito a imagem de Deus o homem que foi feito para ser grande foi feito para ser belo foi feito para ser criativo na vida da arte
é mais sua rebelião levou a fazer desse mesmo nada mais do que uma máquina então aquilo que você fala que tá acontecendo no em 68 nos outros nos livros iniciais de apologética dele quando ele vai escrever esse livro já em 73 é ele ganhou de presente termos de argumentação esse esse exemplo mas ele tem muitos outros exemplos nos livros né gente isso tem até hoje outras áreas é de vez em quando eu recebo comunicação Cruzeiro do pessoal que estuda na área de direito de ciências humanas quando entra no problema da fundamentação dos direitos humanos e
é extremamente comum quando chega Nessa discussão o pessoal dizer olha realmente não tem fundamentação é porque ponto de vista da ciência moderna é difícil fundamentar direito Ok então qual é a fundamentação é na verdade um consenso internacional o progresso civilizatório tá nos fazendo criar esses valores O que é evidentemente um absurdo né Isso é como o bairro de Monte eu tava preso na lama e é com cavalo dele então ele suspendeu assim mesmo né puxando os próprios cabelos e saiu da Lama né quer dizer claro que o ser humano não pode criar valores que vão
governá-lo na possível fazer isso para ser governada por alguma coisa isso tem que ser maior do que você se você criou os valores Você é que sabe que você criou os valores e que você pode desfazê-los recriá-los mudados e 5 dias mas é regularmente você tem que professores de direitos humanos que no à espera públicas estão lutando apaixonadamente pelos Direitos Humanos mas quando se pergunta para eles Qual é a fundamentação do direito não existe transcendência nem é um bem absoluto não existe uma lei natural então é uma construção histórica e um consenso é jurídico que
nós alcançamos e isso seria afundamento fundamentação evidentemente não É mas esse é o problema da linha do desespero né eu muita gente vai dar lindo vai dar um salto como vai dar o salto na droga né você fala sobre isso ou vai dar o salto é através da arte ou através de música contemporânea e algumas pessoas vão dar o salto irracional na militância ideológica sem fundamentação de significado e sem fundamentação como como uma festa em fundamentação né gente agora vamos para a questão da sociedade é uma nada de mais Ampla né então importante a gente
nem de aqui é a visão do Shaker de que existe uma grande crise da Liberdade existe um grande problema do homem moderno com essa afirmação de uma liberdade absoluta de uma liberdade autônomo o que aparentemente quando o ser humano começa a afirmar essa liberdade ele destrói a estrutura do significado que torna possível até em destaque e livre é como se diz errasse o próprio galho então daí o chefe vai defender que não apenas na nossa Filosofia na nossa teologia e na nossa formação cultural é a gente reconheça a forma liberdade Mas que se expressa na
ordem social é gente de 1984 chefe escrever um livro e tem gente que acha que foi um livro meio assim não foi talvez a melhor obra do jeito porque ela foi no meio daquele momento em que o chefe tava mais alinhado com a com a nova direita né e ele os holandeses mesmo né os pessoal do l'abri da Holanda é no não gostava muito dessa dessa aliança que o chefe tinha feito pragmática lá por causa da questão do aborto nos Estados Unidos então existe um debate aí dentro do abrir a respeito disso e muitos acham
que ciência foi longe demais a dança com os conservadores americanos enfim só a discussão super legal na verdade mas não pode entrar nela já talvez nas perguntas aí se alguém precisa levantar mas 84 tive morre mas antes disso ele escreve o grande desastre evangélico e apesar de tudo ele temos inside sensacionais esse livro Um ano anterior a revista Time tinha lançado um número especial de aniversário sobre os mais impressionantes 60 anos da história e ela faz uma retrospectiva do que aconteceu do que ela reportou antes disso que olha só o que acontece o que que
ele diz no Grande Desafio evangelho comentando a reportagem da revista Time precisamos afirma revista descobrir a ideia que caracteriza a nossa era isso que a página queria saber e 60 anos o que que foram esse 60 anos 1920 de 1980 que foram 60 anos a time está muito certo sobre isso essa ideia esse espírito diz a Time a revista tem sido a ideia de liberdade não apenas a liberdade como ideal abstrato no sentido de ser lido a injustiça mas a liberdade em um sentido absoluto mais à frente no mesmo ensaio à tarde comenta por trás
da maioria desses eventos estaria uma suposição quase um imperativo moral de que o que não está ali deveria ser livre de que os limites são coisas entre secamente mar e que a ciência deveria seguir para onde quiser no espírito da autoconfiante Autonomia e outras palavras a grande ideia de liberdade é de que a ciência deve crescer para expandir o nosso controle sobre a realidade sem nenhuma um freio EA nossa liberdade deve ser expandida a todo o curso não pode haver limite E lembrando que o monte de 1968 é proibido proibir não é proibido entende de
tarde isso era o mote lá na Revolução estudantil de 68 em Paris mas a revolução é do selfie né E foi reproduzida aqui na cultura brasileira também né na a elite cultural jovem aqui do Brasil incorporou esse negócio Estou no formativo para a cultura brasileira então gente isso é é o grande tema é a emancipação é a liberdade nesse ensaio revista Time realmente mostrou Ponto Central que é o problema de forma e liberdade é um problema que cada cultura desde o princípio da história tem que confrontar e o problema é o seguinte e agora Vejam
só aqui o cheiro da começa a tocar a filha se não há um equilíbrio apropriado entre forma e liberdade a sociedade se moverá entre dois extremos a liberdade sem o equilíbrio apropriado da forma levará ao autoritarismo EA destruição da Liberdade individual e social mas note Ainda nenhuma sociedade pode existir no estado de caos e sempre que o causa reinou mesmo que por um curto período deu à luz a imposição do controle controle arbitrário o que que o chefe está dizendo que existe uma simbiose entre é uma hipertrofia da Liberdade Oi e o enrijecimento da Fórmula
é isso que o chefe está dizer se você afirmar a liberdade de forma muito intensa a ponto de tornar a contraditória Ou seja você usar liberdade para negar os fundamentos da Liberdade ela vai entrar em colapso e o que que você vai fazer a produzir uma enrijecimento da autoridade a gente poderia dizer que o contrário também acontece se você for enrijecendo a forma cada vez mais é aquilo vai gerar uma ruptura porque a liberdade vai se manifestar contra é contra a forma e aí você vai ter uma ruptura ter uma revolta mas revolução então é
existe o equilíbrio de forma liberdade e se você exagerar qualquer dos extremos você vai ter o autoritarismo agora o chefe diz que isso acontece de dois modos diferentes Você pode ter autoritarismo simplesmente afirmando a forma e pronto afirmando a ordem mas se você contra isso resolver afirmar a liberdade você também reproduzir autoritarismo Porque se você tiver liberdade sem forma e gerar o caos isso vai gerar uma reação também e a reação vai ser o enrijecimento autoritário e eu vejo um só em nosso próprio país nós temos desfrutado uma enorme Liberdade menor Liberdade humana mas ao
mesmo tempo essa liberdade tem sido fundamentada sobre formas de governo lei cultura e moralidade social que tem dado estabilidade a vida individual social e impedido nossas liberdades de conduzir-nos ao caos Total ver a gente faz liberdade é ótimo mas a gente tem estruturas de governo de lei de Cultura de moralidade social a gente tem estruturas que não deixam as liberdades gerarem caos ou seja não deixa ela se auto-destruir então as formas tem essa função elas são proteções para liberdade a um equilíbrio entre forma e liberdade que Assumimos como algo natural do mundo mas atenção esse
equilíbrio não é natural e seremos profundamente a todos se não reconhecemos que esse a singular que herdamos da mentalidade da reforma protestante não é automático em um mundo caído gente o chefe é sustenta que essas novas liberdades que nós temos vieram da reforma tá isso é um ponto muito importante realmente Há muitos pensadores que defendem isso é o próprio dói veste com uma articulação uma fundamentação muito melhor é um dos que defendem Essa visão sobre a reforma protestante o João Henrique fundou e dirigiu bastante tempo aquele centro de religião direito da Universidade emory publicou assim
dezenas de livros sobre religião direito ele tem trabalho sobre a reforma e defende também que os próprios direitos humanos modernos têm raízes em mudança que aconteceu na reforma protestante né você tem discussões sobre as teorias da revolução que emerge da reforma protestante é a ideia de que a lei errei né do do rosto foto Alex Régis né então isso contradiz a tirania dos Reis tudo isso aconteceu não aconteceu realmente da reforma você tem até gente mais à esquerda Como Michael walzer por exemplo que deu a Revolução dos Santos and Evolution of the sense que defende
que foram os puritanos que introduziram uma forma de política radical no mundo moderno defendendo uma uma liberdade verdadeira isso Acabou desembocando na Revolução Gloriosa na Inglaterra e alimentou é anseios revolucionários na França que finalmente levaram a revolução mas obviamente como protestantes foi reprimido então a forma de revolução que acontece na França é ateísta né é muito diferente do que acontece na América do Norte na Escócia na luta da Holanda contra espanhóis na cidade de estado é nas repúblicas né que que se formam na Suíça então é diferente o processo têm visões diferentes aqui claro que
pensadores mais conservadores católicos e em contrário sobre Eric zebillin de fogo ele né e depois O Olavo reverberando essas ideias de que o protestantismo trouxe a ideia de revolução e criou a modalidade está gomos Mas isso é besteira a a libertar grandes liberdades que nós temos hoje só aconteceram de fato e floresceram por causa da reforma protestante né então nós e proteção e vão ser e tão fácil para você conserva os católicos não é a gente no futuro tratar a mais desse assunto mas é o chefe tá nessa tradição aí como o próprio é doido
vejo que vai defender isso que a gente é do isso da reforma protestante o chefe gosta de citar essa imagem citando como viveremos que o negócio sensacional gente essa imagens estão vendo ir é um painel que está na sede do Judiciário da Suíça em Lausanne é o título da pintura é a justiça e leva as nações de o tipo Robert e uma coisa muito interessante nesse painel é que Diferentemente de outras representações tradicionais né que as pessoas conhecem da Justiça não tem bem à justiça nesta imagem Está e com os olhos abertos não estão não
está vendo estão vendados os olhos ela faz né a um julgamento representado pela balança mas desde que ela faz ela aponta para um livro e esse livro é por incrível que pareça que a gente fez não acredita mas é a Bíblia é simplesmente isso e se livrar vivo só Justiça aponta para Bíblia mede e ela se comunica então com os magistrados para que eles façam justiça agora de onde vem esse tipo de compreensão Essa é a visão de Justiça no contexto da reforma da do renascimento do Norte né da reforma é a versão raiz tá
essa concepção é que você tem macho indústria é que você um dos fundadores ali da da Suíça no os contextos protestantes né É exatamente essa ideia e isso é muito interessante né de saber que essa Compreensão é ela teve enfim eu te atendo tá parece que eu falo sobre isso né os dez mandamentos e e os direitos humanos modernos é muito interessante você descobrir que o cristianismo ter e a Bíblia tiver um papel tão importante para afirmação das nossas liberdades fundamentais o carb defende a mesma coisa com o livro dele calvinismo é e outros então
é esse o ponto do chefe é que esse equilíbrio é histórico ele não é natural não é natural uma sociedade em que você equilibra bem coletividade individualidade Liberdade cê ordem isso é a gente experimentou historicamente por causa de uma influência Cristã por causa de um de séculos de influência do cristianismo Então você não tem isso de grilo E isso não é trivial Esse é o ponto do chefe e Se você arrancar os fundamentos que levaram essa civilização você pode perder ou vai perder né E esses bens então vejam só e expôs tenebras Lux é isso
esse é o mote da cidade de Genebra né tem vários lugares lá você tem ele fonte de água você tem isso em moeda você tem vários lugares as liberdades que cresceram deste solo foram tremendas mas ainda assim como formas baseadas no consenso e no Etios bíblicos essas liberdades não nos levaram o caos até aquele momento mas eu já ir mais algo vem acontecendo desde os anos 60 um beijo os anos 60 a liberdade uma vez fundada sobre o Consenso bíblico em um Etios Cristão tornou-se agora Liberdade autônoma sem qualquer restrição é como você quer dizer
as lá detrás do renascimento chegasse ao pleno florescimento Esse é o espírito da nossa era o homem autônomo colocando-se como Deus e desafiando o conhecimento e a verdade moral e espiritual que Deus deu essa é a razão porque temos uma ruptura moral em cada área da vida As liberdades titânicas que temos desfrutado foram separados de seus limites cristãos se tornaram uma força de destruição levando ao caos e quando isso acontece a realmente poucas alternativas toda moralidade se torna relativa a lei se tornar arbitrária EA sociedade se move para desintegração na vida pessoal e social a
compaixão engolida pelo auto-interesse e como apontei em livros anteriores quando a memória do Consenso Cristão que nos deu a liberdade nos limites da forma bíblica é crescentemente esquecido um autoritarismo manipulativo tendera preencher o vácuo está que isso aqui porque o tema do autoritarismo um tema de grande interesse hoje no Brasil e eu acho que assim é uma açúcar esse preciso estudar é a Lilian Soares por exemplo escrever um livro recentemente sobre autoritarismo brasileiro e na tradição de outros autores historiadores sociólogos que tentam entender o autoritarismo no Brasil nós temos uma cultura autoritária lá no Raízes
do Brasil o o Sérgio Buarque de Hollanda fala sobre isso né antes dele foi influenciado por outro colocar precisando de Abril Falavam sobre o problema desse esse essa espírito autoritário existe isso aqui esse caudillismo né Isso vai desde um governante e ao modo como o marido que trata a esposa o pai trata os filhos o patrão traz as pessoas existe uma cultura que é muito mais autoritária por exemplo do que a cultura holandesa do que a cultura dos Suíços é o dos escoceses é e mesmo dos norte-americanos então aonde aconteceu frente da reforma existe autoridade
existe mas a resistência autoritarismo é muito maior Nesse contexto diferente atenção diferente que aconteceu na Alemanha mas não tiramisu calvinismo são diferentes também então existe uma resistência ao a força autoritária na dentro da tradição protestante que no mundo anglo-saxónico trouxe frutos né e alguns outros contextos na Europa agora a gente herdou é já do do da nossa do nosso background Latino a gente herdou esse elemento autoritário agora o que o Chico tá dizendo é que isso não é natural que a influência Cristã foi importante para existir uma cultura não autoritária e na medida em que
os valores que geraram essas sociedades não autoridades vão sendo comidos o autoritarismo vai entrar no lugar e vai tomar conta e a essa altura mesmo que diz chega a essa altura as palavras direita e esquerda fala um pouco a diferença essa essa do chifre é boa e o autoritarismo que surge quando você rompe a relação de forma de verdade segundo Scheffer tanto faz que requerer resolver esse ideologicamente não é um problema de ideologia é um problema moral e espiritual é isso que o chefe defende ruptura de forma liberdade é um problema de natureza religiosa tanto
faz se você tá mais à esquerda ou mais à direita você pode ser um acabar gerando caos acabar o defendendo o autoritarismo ou defendendo causa e produzindo sem querer o autoritarismo e a essa altura as palavras direita e esquerda fala um pouco a diferença apenas duas estradas para o mesmo fim os resultados são os mesmos uma elite um autoritarismo como tal gradualmente forçará a forma na sociedade então é isso no fim se gerar caos tanto faz vai vir o autoritarismo na sociedade de modo que ela não Mergulhe no caos EA maioria das pessoas vai aceitar
isso vai aceitar porque o causo que suporta viver no carro então é interessante tá eu vou falar da minha leitura aqui no caso do Brasil só como ilustração é o autoritarismo muitas vezes foi justificado no Brasil de direita por causa da baderna da esquerda e muitos âmbitos por causa da ideia de uma revolução de quebrar padrões Então essa em fase emancipacionista que muitos momentos era totalmente justificada Por que tem que enfrentar mesmo Ah tá é machismo e racismo tem que deitar não tem jeito não tem o que dizer sobre por exemplo né ou opressão de
classe né eu preciso trabalhador ou dizendo que não mas é claro que a gente sabe que esquenta não que só isso o emancipacionista da esquerda era ele pisava outras coisas ele queria uma desconstrução completa da ordem cultural a isso acaba alimentando ainda mais o discurso autoritário radical né isso faz isso mas aí olhe para o outro lado que acontece né Aí quando a gente tem uma nova direita aí que surgiu né e na ponta ela é bem da radical Na minha opinião sem querer ofender ninguém mas eu acho que é bem radical e se compromete
a ser afasta até do que eu acho que ser o visão bíblico aí o que acontece a gente tem uma crise social e a gente precisa por exemplo vacinar todo mundo Oi e aí o que acontece o pessoal que tava lutando pela emancipação e liberdade agora tá querendo obrigar todo mundo e as Crianças vacinar e o pessoal em vez de usar o bom senso pessoal mais à direita que brigar é vacinar de jeito nenhum então e aí você tem o quê para evitar o caos social se as pessoas não vacinar a doença não acaba as
mutações continuar acontecendo para evitar o caos social você tem que ter o que lei pressão e tanto faz uma hora bola tá com a direita outra aula Outra hora a bola tá com a esquerda mas se não tem unidade de forma Liberdade consensos sociais é a sociedade fragmentada e E é isso que vai acontecer de um lado é falta uma defender do Caos e do outro lado uma uma defendendo regras autoritárias Gente esse assunto não é novidade obviamente né em 1950 Hotel Eldorado é um dos grandes nomes da teoria crítica né E foi até orientado
pelo posts que é um teólogo que eu estudei é pra caramba ele escreveu aí em 1950 esse livro e depois dele algumas teses foram superadas mas surgiu toda uma linha de investigação científica na psicologia política para compreender o problema do autoritarismo de direita né que esse negócio de tentar controlar a sociedade tenta controlar as pessoas é o problema da personalidade autoritária e daí vire os facistas e tal é é um assunto que está sempre presente aí né no Brasil né esse discussão da personalidade autoritária Eu mencionei aqui em outra ocasião é um artigo que eu
fio é o que eu escrevi há um algumas semanas e lá para minha coluna na Gazeta o autoritarismo de direita e os fundamentos Morais do voto bolsonaro é um grupo de estudiosos aplicou uma série de testes para tentar compreender a pessoa o perfil os elementos autoritários do eleitorado bolsonarista nessa tradição Prefeito não tem nenhum problema com isso eu não tenho dúvida de que existem elementos claramente autoritários aí a nossa direito né mas uma coisa curiosa né recentemente é que depois de décadas em que se estudar o fenômeno do autoritarismo de direito e os fascismos é
finalmente se alcançou esse produziu é um instrumento de diagnóstico de psicologia social para identificar o autoritarismo de esquerda é então o Thomas Costello com equipe publicou já alguns Art um Smart que foi esse estudo para o estudo de lá larga escala que teve bastante reverberação muita gente e postou inclusive alteração de que lançou um artigo isso foi setembro de quase outubro de dois mil e 21 anos passar gente acabou de sair essa opção em que finalmente foi produzido um instrumento para investigar o fenômeno do autoritarismo de esquerda ela discussão interessante e um cara assim que
alguns gostam outros nem tantos jogos o jovem Peter é que o enviam é um psicólogo Clínico era professor de universitário no Canadá ele deixou Universidade o ensino universitário deve ter o quê três semanas Talvez o mês ele abandonou e escrever uma carta explicando que o ambiente Universitário onde ele tar é é muito ideológico e encontra algumas liberdades fundamentais que Ele defende muito de esquerda né então ele decidiu sair né e ele abandonou aí também não precisa É mesmo né dado sucesso dele eu não preciso de uma posição na universidade para fazer o trabalho dele que
ele faz né não precisa mais mais um artigo deles uma coisa muito interessante eu ia testar aqui mas não deu tempo de achar eu não ativo dele ele comenta que uma das razões que deixei um pouco desanimado com o campo profissional que ele tava é que até que ele ponto até aquele ano se a psicologia social não tinha reconhecido o fenômeno do autoritarismo de esquerda com gulag e tudo né a gente sabe singulares foi diz que né mas aparentemente negócio existência de uma vantagem de esquerda que eles diziam que era unicórnio da Psicologia é o
pessoal da psicologia social riad isso dia que os não existisse a invenção de conservadores Mas finalmente assim evidência científica ficou é robusta o suficiente para ser inegável era um problema de interpretação de fenômenos mesmo né pessoal tentarem tu sabe que eu tô atrás de esquerda igualzinho de direito não é e aqui é o ponto interessante outro detalhes de direita realmente ele é focado em que estrutura de controle ele é focado nisso autoridades de direito outros países de esquerda não é não é por aí ele deseja é afirmar alguns princípios é socialmente mas próximo mais princípios
é necessário destruir as estruturas conservadoras né Então essa obsessão pela destruição das estruturas conservadoras é a para chegar na emancipação é nela que vem o impulso autoritário então é que o autoritárias de direita é mais colete Vista eo autoritarismo de esquerda ele é mais fragmentador né nesse sentido e aí claro o que acontece é que primeiro você tem revolução você desmonta estruturas algo Geralmente vem da esquerda mas eu que sujo depois o causa é tão grande que aí é necessário e instituiu uma tira o preço habilitar as coisas então é como você tem lá Revolução
Francesa e depois vai ter Rubens Pierre e depois você tem Napoleão entendeu enfim essa estrutura repete né então é o pessoal que está lutando pela Liberdade cria uma tirania EA direita o pessoal fica enrijecendo tentando controlar o negócio então assim são dois Estilos diferentes mas no fim tem que tem décadas de pesquisa de autoritários de direita e de esquerda e realmente isso só confirma a visão do chassi de que se você não alcançar um equilíbrio a partir da ética e da cultura de forma liberdade é personalidades autoritárias e elitistas autoritárias vão começar a puxar nas
outras duas direções então você pode cair no autoritarismo fascista ou numa fragmentação social e com uma revolução e depois de uma no outro tipo de autoritarismo só que a esquerda né o Mike o volante a visão muito parecida né um grande e é cientista aí é filósofo da ciência né foi professor em quebra ele foi professor na universidade de Manchester mas ele trabalhou tanto na em contextos ele ele trabalhou na Hungria e acabou tendo que fugir de lá por causa do comunismo depois trabalhou na Alemanha e teve que fugir lá por causa do nazismo e
acabou na Inglaterra ir na leitura dele realmente no mundo anglo-saxão havia alguma diferença em relação a isso acontecer a diferença tinha a ver com valores na opinião do Michael Polônia e ele tem um um argumento que ele escreve em vários livros mas uma das formulações principais está no Eclipse da Razão 75 e o livro mine on e Eu sempre sinto esse esse trecho né mas tem que tem uma versão do mesmo argumento no lógica da Liberdade que tem em português da editora top books temos dito que consideramos o colapso da Liberdade na Europa central e
oriental no resultado de uma contradição interna da doutrina da Liberdade feijão isso uma contradição interna na doutrina da Liberdade mas porque ela destruiu a liberdade em largas porções Europa Continental sem produzir efeitos similares na área ocidental anglo-americano de nossa civilização Onde está em consistência É verdade o argumento do Polônia que realmente os valores e as instituições que incorporam esses valores como a ciência É do jeito que eu tava desenvolvida no ocidente em que existem bens que são reconhecidos e promovidos e tal essas estruturas Morais é que impediram na verdade a ideia de uma a evolução
de uma concepção de lista de liberdade quer dizer é a liberdade como e a ligação de qualquer estrutura de qualquer forma de qualquer Leite qualquer ordem né agora essa liberdade Invista prosperou em outros contextos E isso gerou acabou desembocando no nazismo e do comunismo né Enfim voltando ao chefe no outro livro do Chef é o Manifesto Cristão também dos anos 80 e diz o seguinte no começo do do livro John Witherspoon um ministro presbiteriano e presidente do que é hoje Universidade de princeton foi o único pastor assinar a declaração de independência o americano né 1786
né É porque enfim Quem assinou eram tinha um signatários né o canto da da Independência e Vida relações de dependência e depois da Constituição não esse mês 76k e você sabe que o primeiro dia de Ação de Graças para agradecer a Deus nesse país foi convocado imediatamente pelo congresso no fim da guerra da Independência o sermão de Witherspoon naquele dia mostra sobre a expectativa era um dos Delegados tá ele é um dos Delegados uma república uma vez equanima equanimemente estabelecida deverá preservar sua virtude ou perder sua liberdade daí o chefe vai desenvolver o argumento de
que o colapso dos valores morais da dignidade humana na América manifestado por exemplo no próprio o aborto né esse colapso de valores acabaria levando a uma perda da Liberdade porque as pessoas ao invés de defender a dignidade humana e proteger dele das manas passariam a se comprometer com qualquer agenda da Elite para produzir Segurança Social é coletiva e é a visão do chefe é de que a própria América estar indo indo número de direção problemática tá Eu tenho algumas coisas para dizer sobre isso aí tu vai dizer o seguinte temos esquecido porque temos uma visão
elevada da vida humana e por quê temos um equilíbrio positivo entre a forma EA liberdade no governo tá vendo o conceito aqui está viajando desde lá de trás os textos de espiritualidade do Cheio de 68 eu já estão nos anos 80 o chefe de um mesmos cursos e nos esquecemos né do equilíbrio positivo de forma a liberdade do governo e o fato que temos as liberdades tremenda sem que elas nos levem ao caos o que o chefe vai defender que se você tem um governo que começa a agir de forma autoritária a partir de uma
negação da dignidade humana então é seria legítimo a desobediência civil não através de violência não é o ponto chefe Talvez uma resistência irmã pacífica mais uma desobediência civil eventualmente para ele fala que a força pode ser necessário mas é estritamente não é para criar uma nova sociedade é simplesmente para preservar as liberdades era uma defesa que o que o chefe fala da Resistência se faz a resistência civil no Manifesto Cristão né vale a pena demais Gente esse livro mas eu queria comentar aqui que sobre o Eu acho que o chip está muito certo mas eu
queria destacar um ponto aqui o cheiro estava certo ao combater aquilo no caso do aborto O que é uma manifestação de negação da dignidade humana e o chefe eu não era o caso de discutir isso hoje seria um tema para outro dia mas ele tem alguns trechos dos livros dele que ele fala do problema do racismo E ele fala sobre a inação da Igreja Evangélica americana diante do racismo ele fala sobre isso nos textos dele mas o que é interessante observar no movimento evangélico de direita nos Estados Unidos eu não tô falando do chefe é
que ele pegou essa deixa por exemplo do aborto e tal o que realmente assim A negação da dignidade humana leva a autoritarismo porque é o governo não tem limites para agir em cima das pessoas mas um olhar pelo outro lado aqui uma parte da da confusão social que a gente tem hoje na América por exemplo tá ligado a movimentos como o black lives matter por exemplo o movimento os anti-racistas lá e tem movimentos antirracistas muito bons muito bíblicos mas você tem movimento de racistas revolucionários e com valores humanistas seculares que não são valores cristãos e
muitas vezes o se mistura existem movimentos lá anti-racistas que alguns corretamente colocam no caso da América do Norte a gente coloca em risco a democracia americana mas vem cá o empate esses movimentos não existem e o chefe admiti isso outros críticos culturais evangélicos fora dos Estados Unidos e nos Estados Unidos admitem isso no empate por causa de um supremacista branco no contexto de igrejas evangélicas norte-americanas principalmente do Sul dos Estados Unidos é fato tem muitos estudos que mostram isso aí né Isso é um fato e o que acontece como que esses movimentos eram tratados rigidez
social rigidez da forma ao invés de flexibilizar rigidez conservadora Tem o quê que os acabou alimentando caos acabou alimentando o caos né porque a pessoa não podia ceder em nada então eu acho que isso é um ponto para a gente pensar porque é verdade que a esquerda muitas vezes por exemplo discurso do outro e isso é muito autoritário Mas se a gente levar a ser o argumento do sei se o autoritarismo a direita pode também em reações de caos e à esquerda E aí é uma simbiose né a simbiose um autoritarismo levam outro caos seja
vindo da direita e assim da esquerda então a gente precisa encontrar o equilíbrio de forma Liberdade precisa encontrar esse equilíbrio precisa enfrentar o autoritarismo Mas a gente não pode cair na anomia social a gente por exemplo eu teologicamente eu posso falar isso né a gente precisa afirmar ordem criacional têm genes ordem internacional homem e mulher no casamento família papá beleza mas Abby não tem só Gênesis não tem esse também do Êxodo tem uma libertação do Egito que tinha um Faraó pessoa então se você usa a doutrina da criação para justificar Ok a Bíblia ensina a
liderança masculina e tal e assim respeitar o marido beleza mas quando a gente começa a validar a o machismo e opressão masculina aí eu dei o backlash né porque isso vai gerar o que se isso eu vi e isso vai justificar é ações rumo ao caos né e discursos emancipatórios que além de defender emancipação defendem a desconstrução da cultura dos valores de tudo E aí no fim você acaba sem nada porque você desequilibrou forma e liberdade né então Acho que sim o chefe tem uns em sites legais e o chefe fala finalmente e eu vou
passar rapidinho sobre isso sobre forma liberdade na igreja também tá no igreja no século 21 é o chefe tem um cabo tem alguns Capítulos de um capim especificamente que ele fala fala sobre forma liberdade na igreja e eu recomendo demais aí esse esse livro é ele fala ele fala certa altura sobre estruturas que uma igreja local tem que ter porque estava lidando com muitos jovens o pessoal vindo ali dos anos 60 e 70 que era uma pessoa muito antes é né Muito e reagindo autoritarismo e o chefe fala assim não precisa de estrutura para igreja
você de forma e aí ele estabelece lá uma lista de oito princípios de forma né igrejas locais Tem que existir igrejas locais feitas de crente não é qualquer um que nasceu crente não têm que se converter esse meu da igreja tem sem unir de forma especial no domingo deve haver presbíteros teve a ver diáconos para fazer as funções dele a igreja tem que exercer a disciplina deve haver qualificações para escolher presbíteros diáconos Tem que haver um lugar para uma para A Hierarquia ou forma numa base mais Ampla que igreja local aí ele tá falando aqui
sobre o Concílio de Jerusalém né decisões que vão além da igreja local influenciadores local só as igrejas tem que se federar tem que se conectar entre si tem que existir outras distâncias e últimos dois sacramentos batismo e cê deve ser praticado enfim ele fez um uma resolvi original Bom dia né e e o que ele vai defender aqui essa são formas do novo testamento ordenados por Deus mas a vastas áreas de liberdade existe forma existe Liberdade também para o funcionamento da igreja qualquer coisa que o novo testamento não ordene com respeito à forma da igreja
é uma liberdade a ser exercido sobre a liderança do Espírito Santo para esse tempo e lugar particular então chefe de uma visão se de uma eclesiologia mínima é muito detalhada não é crisogeno mínima Quais são as estruturas formais básicas que tem que ter para funcionar o cristianismo bíblico só essa estrutura beleza e fora disso fora disso sabedoria e liberdade a liberdade Sob orientação do Espírito Santo para gente formatar como que a igreja funcionar e cada momento Então existe espaço para contextualização né e a contextualização é na verdade a dimensão da Liberdade nesse Polo de forma
Liberdade né o curso do do cheque aqui o chefe não é bem presbiteriano desde os 13 anos aí vamos ficar felizes agora né nossos pais compreenderam isso na Assembleia de Westminster quando disseram que a autoridade da Igreja era administrativa e declarativa eles quiseram dizer que na área da doutrina e na área da conduta a igreja tem um direito a ligar a consciência de outras pessoas apenas onde ela poder mostrar que o princípio foi derivado de uma exegese definida escrito Observe se a gente não puder provar que aquilo é o ensino bíblico ou que aquele derivados
o ensino bíblico então isso não pode a consciência das pessoas não pode ser e isso é um ponto do chefe então é a função administrativa e declarativa da atividade da liderança bom então dentro de cada forma existe Liberdade seja quando alguém pinta um quadro ou lida com o problema sociológico o educa uma criança é a mesma coisa na formação de uma escola por exemplo a ordem da escola se apoia sobre o princípio de forma e liberdade reforma de verdade puxei serão princípio universal Alguém poderia até associar aqui com a visão bíblica de lei né com
o que a gente tem lá em vi Êxodo quando os dez mandamentos são dados né então Deus fala assim eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito da casa da servidão ou seja Deus é o Deus Libertador E aí depois vem as leis não terás outros Deuses diante de mim então as 10 os dez mandamentos foram dados para que para preservar a liberdade que Deus deu ao povo continue do Egito então lei e liberdade não estão em contradição elas interpretam mutuamente se conecta mutual e as leis são dados por Deus
para habilitar as liberdades são de uma forma da gente a gente compreender o conceito de forma Liberdade do chassi E aí ele faz uma advertência as igrejas a um lugar para igreja até que Jesus venha no mundo mas deve haver o equilíbrio de forma e liberdade com respeito à política interna é a prática de comunidade dentro da igreja e deve haver Liberdade sobre liderança do Espírito Santo para mudar o que precisa ser mudado para encontrar as necessidades variáveis contra o lugar é o momento de uma situação do outro modo não creio que haverá lugar para
a igreja como Igreja Viva Ela será ossificada e trancar emos Cristo do lado de fora é importante puxei fiz isso se a gente deixar desequilibrar liberdade e forma e a gente tentar preservar a igreja só na forma enrijecendo controlando de tal Jesus vai ficar do lado de fora por outro lado ele não tá falando isso aqui agora mas evidentemente se a gente abandonar as formas estabelecidos não vai ter igreja então a gente precisa encontrar esse equilíbrio de forma e liberdade gente o que é aceitar que livro de forma Liberdade sempre cita essa frase do Chefe
né tá no verdadeira espiritualidade o problema psicológico básico é o de tentar ser o que não somos e tentar carregar o que não podemos carregar acima de tudo o problema básico É não aceitarmos ser as criaturas que somos diante do Criador Oi gente então Aqui nós temos a visão do chefe sobre e o problema psicológico básico né eu quis terminar com essa discussão segundo cheia você tem que aceitar que uma criatura você tem que se ajoelhar como preto ele até fala que tem que ser duas vezes é como que diante de Deus com criadores dia
de Deus como Salvador né no outro ponto mas o sofrimento básico é que quando você não aceita que você é uma criatura você pensa que você pode ter liberdade absoluta e se você achar que você tem liberdade absoluta você se tiver na posição de autoridade vai ser um opressor e se você tiver na posição sobre a autoridade você vai negar toda autoridade a forma para afirmar sua liberdade e vai negar finitude quando a gente não aceita que a gente é criatura não tem como reconciliar forma de verdade a pessoa rebelde que não aceita Nenhuma forma
e não se ajoelha diante de Deus como criatura e a pessoa autoritária que quer forçar todo mundo dentro da forma também não se ajoelha diante de Deus como criatura então a origem dos problemas muitos problemas sociais nesse sentido é a mesma origem dos nossos problemas psicológicos e a gente não aceitar que existe um criador bom se existe um criador bom as suas leis são boas e se a gente obedecer às suas leis a gente vai ter liberdade e as leis de Deus são compreendidos quando elas realmente levam a liberdade Oi gente então isso é é
o a visão né do Chefe né e Resumindo aqui sobre forma e liberdade eu tentei passar por momentos diferentes da carreira do chefe de livros diferentes para dar o quadro né E quero também abrir aqui para para perguntas né que a gente pode ter e eu não sei se a gente já tem esse já foram colocados aí perguntas e é mas se tiver alguém tiver alguma pergunta e a gente pode e a gente pode trazer aqui e para nossa é discussão se tiver alguém que colocou lá em cima alguma pergunta é porque eu poderia recolocar
por favor para eu conseguir enxergar o bom então estou vendo algumas pessoas aqui conhecidas a tabela está aqui né Tava seja bem-vinda de novo bom você aí alguém falou sobre redes são de livros não tem uma notícia talvez já foi citado aí eu quero aproveitar né para missionar esse último livro que eu citei verdadeira espiritualidade acabou de ser reeditado é republicado é pela acabou de republicado pela cultura Cristã então aí a gente recomenda e você compra um livro excelente e Fundamental tá gente livrasso Oi Dani Oi e aí tudo bem um ok aqui nossa não
comentário tá Vanessa Valério ler todos os livros dele é isso mesmo recomendo totalmente e começo totalmente a nós temos uma pergunta aqui e eu vou aproveitar e que o Dani tá com a gente tão dando se quiser também fazer comentários né você que é um homem da Lei um homem do direito não se você quiser comentar alguma coisa sobre lei de verdade sinta-se livre aí Ah é Então pergunta do Cervo Pedro Gomes É como viver a verdadeira espiritualidade levando em conta a forma EA Liberdade atual o ou seja qual a forma da atualidade e a
liberdade buscada e de maneira geral Global circular e é bom vamos ver se eu entendi sua pergunta é certo vamos ver é acho que você tá perguntando sobre o modo como forma e liberdade estão ou não estão na verdade se relacionando hoje né Imagino que seja isso né Dani eu acho que seja isso né é o que tá acontecendo hoje na prática bom então é Considerando o momento atual e é eu penso que a gente primeiro tem que ter humildade para entender que nós não vamos resolver um problema desse tamanho acho que o cristão não
pode ter ansiedade de que ele vai reconectar forma e liberdade no mundo e só Deus para fazer isso e eu acho que é questão deve começar na sua vida na sua família e na sua igreja bom então a questão seria você buscar a fazer essas perguntas se da sua vida é existe uma união de lei liberdade a lei é experimentado como algo libertador de fato na sua vida a lei de Deus existem regras e princípios e formas farisaicas ali em postas por você mesmo por outros que reprimem a verdadeira Liberdade Cristã na sua vida e
que você pode pensar isso você faça a pergunta para você e depois você pergunta o seu contexto agora um bom espelho tá bom espelho para enxergar isso e se as pessoas ali bem perto de você eu me refiro por exemplo a a família né parentes amigos e tal as pessoas acham você autoritário o acham você uma pessoa que não liga para ir Arc estrutura autoridade autônoma como que as pessoas veem você é a pessoa é E aí e buscamos assim controladora nesse sentido né autoritária ou você é uma pessoa é um Ultra libertário antiautoritário Di
é pais por exemplo facilmente pode ver isso tem pai que não põe limite nenhum para o filho e tem pai que põe limites demais é isso já disse tem que livro não tem eu acho que é um primeiro lugar ano se você quiser comentar qualquer questão por favor para ótimo dia eu acho que é por aí mesmo né Como você bem colocou lá na palestra a gente tem uma realidade um processo de mais destrutivo né Nós não temos uma relação equilibrada entre forma Liberdade ao contrário Às vezes a gente tem posturas autoritárias os dois lados
ou sustentando formas rígidas ou querendo uma liberdade Sem limites eu acho que o primeiro. A gente se dá conta que existe essa essa essa relação entre forma e de verdade que a gente precisa é assimilar isso na nossa vida é uma seleção com Deus porque facilmente a gente percebe é que parte do movimento evangélico abraça né um dos lados e aí acaba muitas vezes é se fechando né o numa perspectiva de uma liberdade Sem Limites ou numa ideia de uma forma mais rígida mais estreita Então a primeira coisa a gente se dá conta né porque
muitas pessoas eu só entro no debate Na discussão tentando pensar em qual lado vai estar mas não na importância de integrar forma em liberdade e aí a partir disso como o Guilherme falou é na sua própria relação com Deus no seu contexto comunitário você vai percebendo que esse equilíbrio vai gerando uma vida cristã que é frutífera né é qualquer um dos lados você vai começar a ter alguns problemas e de tanto problemas psicológicos como problemas diversos vai fazer com que a sua vida que está não não floresça como lava E aí é muito pergunta da
Laila Fischer e como harmonizar a ideia de reconhecer Deus como criador sem ao mesmo tempo não impura fé cristã tô até imaginando a sociedade aqui né e como fazer isso afirmar Deus como criador sem por e a bom então diga eu acho que uma saída né primeiro é com você falou assim te entender que nós estamos no Nesse contexto de queda né claro entre o Jairo ainda não esperando a vinda de Cristo e a gente entender nosso lugar que nós vamos resolver todas as coisas né E aí é interessante pensar na ideia de presença fiel
né como cristãos em vários contextos culturais importância de sócia repetimos a verdade do Evangelho nosso modo de vida né é sem essa pretensão de que nós vamos transformar todas as coisas e não segundo aspecto é pensar que como esse é um dos temas que você fala muito bem Escreve respeito disso eu vou levantar essa bola para você continuar falando que a ideia de bem comum quando a gente pensa né de nós temos um Deus Criador que está estabelecer uma ordem que acionar bom e que nós temos ajustamos a ela é nós vamos tomar pessoas mais
Virtuosas e e que isso vai ser benéfico para a sociedade como todos nós não estamos falando de algo que é necessariamente você precisaria abraçar no contexto social plural a fé cristã para perceber os benefícios Eu acho que isso é um ponto também interessante de pensar né você tiver conhece que Deus é o criador e estabelecer uma ordem internacional num contexto de pluralismo social cultural a gente pode dialogar apresentando-o a essas idéias e esses valores como algo que será benéfico para a própria sociedade tendo em vista o bem comum que ela proporcionou é realmente assim eu
compreendo que tem uma atenção aqui porque em tese né dá para para enfim a gente integrar é bem forma e liberdade todo mundo teria que ser ajoelhar diante de Deus como criador né e muitas vezes o próprio Cristão falha e fazer isso sim então eu acho que isso é um ponto importante lá era que a gente não deve ter expectativa isotópicas não sabe acho que não tipo assim ah vamos integrar vamos resolver de novo é o ponto Dani levantou aqui né a gente ia falar eu acho que a gente tem que ir puxar o freio
nisso agora é o que eu diria é que pelo menos o Cristão tem que viver unindo as duas coisas é porque aí ele se torna o testemunho acho que você saiu da até isso sabe nosso objetivo é salgado Terra então a terra tem o seu gosto lá mas aí a gente vem com sal então o nosso sal é a nosso esforço por manter a unidade de forma e liberdade e a gente tem que saber que na sociedade toda viram forças contra isso a E então a gente tem que fazer o que servir a sociedade para
impedir que ela se auto destrua essa função nossas tem disso entendeu a gente não tem que controlar a gente tem que tem que estar presente com o nosso sistema de Lagoas é então assim agora é claro no contexto e que você tem influência você tem que agir a partir dos seus valores né é isso se não achei a partir dos seus tiver a partir dos outros algum sistema de valores vai se expressar então não tem jeito de ser neutro também né E nem é bom né e olha aí gente qual quais são os limites da
liberdade de expressão é ser boa e como da liberdade de expressão a forma definidos em que se torna um problema para pregações evangélicas Olha é muito difícil de responder rápido você pergunta aqui mas eu não sei se vocês acompanharam hoje mesmo pau quebrou no mundo ali né a gente teve aquele problema lá do Flow é o monarca foi desligado ou porque ele falou defender a questão da liberdade de expressão lá usou isso para defender que poderia ter um partido no Brasil o movimento que defende ideias nazistas porque aí a gente vai criticar e isso em
público ele não era a favor de ideias nazistas de jeito nenhum o o Kim kataguiri estava lá também na discussão ele falou que não quis defender isso que não quis defender que esses é que esses valores são bons aí a opinião dele é a pena que é a liberdade de expressão tem que ser preservada É como se você é a melhor forma de combater ideias ruins é expondo a luz e discutir e debater e mostrando que elas são ridículas e tal e não proibindo aí não foi dentro então tá aí uma discussão realmente complexa né
de um ponto de vista histórico o que eu diria é que eu tem quando uma doutrina já foi testada E aí e ela é intrinsecamente destrutivo do outro o foi o caso do nazismo né eu não vejo porque ela devo ser ela deva ter essa digamos assim de salvo-conduto não é em termos de existe ela tem uma base institucional para se expressar sem diferente usa de publicar um livro que foi usado o que defende ideias ruins né e enfim isso é outra história é um pouco mais complicado grande movimento articulado de realmente foi definir uma
ideia que já se sabe que é impossível né que não tem cabimento é Então é eu acho que nego e é isso é isso é diferente de uma liberdade de expressão a priori porque é posterior já foi demonstrado que aquela doutrina e destrutiva o que que ela levou E no caso levou genocídio né então eu concordo com ele que eu sabia aqui eu não acho defensável liberdade de expressão nesse caso mas o que que a gente está pensando então que para preservar a vida de liberdade expressão tem que ter um tipo de forma tem seu
motivo dirigir se você tem uma uma liberdade que era absolutamente infinita e que nada pode tocar aquela liberdade então é isso isso gera possibilidade integral abuso do causa agora qual seria melhor forma de você proteger as liberdades a melhor forma seria esse é o ponto no chefe seria um sistema ético que se você não tem um sistema ético juntando unindo as pessoas elas vão começar a ter comportamento cada vez mais bizarros E você tem que ter leis cada vez mais duras para controlar os comportamentos do é o ponto do chefe é que em forma de
verdade eles não é um problema jurídico em primeiro lugar Esse é um problema ético isso já não resolvendo de ver o Edson que eu não tiver a sociedade tem coesão social para que poucas pessoas têm ideias bizarras de coisa um monte de gente tem aí você tem que ter lei para controlar tudo aí a liberdade de expressão acaba sendo tão é limitada e controlada e tal que ela começa a sumir né então assim não tem um limite pronto para isso eu acho que depende do contexto que falar algodão eu vou dormir de boa cara daria
uma palestra inteira em livros aí é Exatamente exatamente na hora eu ia aí só complementar que essa tua essa tua fala tá muito na linha da os capítulos iniciais do Chefe no Manifesto Cristão que ele vai falar sobre a abolição da Verdade da moralidade para levar colocar que ele apresenta essa Band picture né que o que está o que tá vendo na realidade no final das contas aqui a previsão é que antes estava centrada a ou não que ela fosse é teísta mas pelo menos uma cosmovisão de isso daqui passe pensasse esse pegar na existe
alguns valores absolutos ela foi sendo substituída por uma cosmovisão é mais impessoal sem valores sem absolutos e é isso faz com que é a a lei não tenha mais Um fundamento estável para tanto as pessoas reconhecerem a legislação como ao que ela Deva obedecer e os modos né de agir de acordo com a lei e obedecer o direito né então muitas vezes a gente percebe a gente olha para ir se pensa como é que ele vai resolver isso aí normalmente principalmente aqui no nosso país a gente tem muitas leis de ocasião quando acontece uma situação
de comoção Nacional e aí você rápido os estados organizam-se senadores é você tem uma lei que é feito para resolver aquele problema e aquele problema nunca é resolvido o para juntos país que tem a quantidade de maior qualidade diplomas legais mas é uma diferença mais uma digamos assim entre o que tá na lei e o que é colocado na prática há uma distância muito grande né porque o que é necessário a gente a gente desenvolver e até um tema que a gente fala nossa aula do l'abri né uma das nossas aulas na questão do capital
social a gente tem dores é amplas no sentido ético moral de confiança e reciprocidade para fazer com que é digamos esses essas situações mais difíceis que agora parece número maior se apresentem como casos mais isolados né então acho que é importante de pensar na dimensão ética a gente pensa muitas vezes na questão da relativa então de ter uma uma banca e fica com representatividade Mas a gente não pensa na importância da igreja é como é a representação mesmo do Reino de Deus para mostrar para o mundo que existe uma outra modalidade existe um outro modo
de viver e de ver a vida eu acho que isso também é um lado importante a gente não pode deixar de ser analisada não é muito bem colocado aí né a legislação muitas vezes um remédio que se aplica né a saúde está na sociedade a sociedade civil nas relações interpessoais é o capital social capital moral né aí que tá a força o tecido social e quando ele não funciona a musculatura não funciona aí você precisa de uma bengala que seja uma estrutura né agora é claro que é isso significa já não preciso das leis né
mas às vezes elas estão a serviço da musculatura social não contrário Então pergunta assim muito boa aqui do André Ferreira coisas que me interessam a ação de forma de verdade com aspectos fisiológicos do cérebro Isto é o lado esquerdo e mais racional está associada a forma quantos lado direito está ligado a liberdade então essa essa é uma discussão aí que nós vamos ter no ladre né o Dr Frederico você está assistindo aqui mas ele tava com essas questões aí é existe existe uma tentativa de aplicar se esse cognitiva e neurociência contemporânea a problemas de Psicologia
política eu não sei te falar sobre esse aspecto com segurança aqui que você perguntou mas você tá um exemplo aqui que tem a ver essa última semana mesmo eu fui ver o artigo comentando um estudo do masterchef um professor da universidade de Wagner na Holanda junto com outras pessoas que eles investigaram a mudança no uso das palavras e em é de textos usando os bancos de dados do Google e busca de palavras e tal que é uma pesquisa gigantesca de cinco mil palavras e em inglês e espanhol e pesquisar 17 línguas diferentes de 2004 até
2019 as pesquisas dos livros é de 1850 de livros digitalizados até 2016 de Gaia descobriram legal que quando chegou ali 1980 até 1980 as palavras enfatizando racionalidade e o coletivo e vinham assim ascensão quando chega e 75 elas param subir e quando chega 1980 elas caem e as palavras que falam sobre individualidade emoções e sobem dramaticamente o e ultrapassa umas outras palavras 1980 também quando chefe tá escrevendo esses negócios gente citou aí 1000/80 diante E sendo que em 2007 teve outros alto e a partir de 2007 os pronomes singulares começa a ser mais usados do
que os pronomes plurais bom e as pessoas começam a falar muito mais da intuição né então a gente tem dois saltos assim e aí é teoria dele usando a teoria dos dois sistemas Daniel kahneman do rápido devagar é que a gente tem um domínio do sistema um que é o sistema rápido né Que Eu Discuto sistema dois que o Sistema lento da racionalidade desde o fim do século 19 né tem domínio disso mas as emoções que estão ligadas ao a intuição né e eu sentimental EA individualidade eles têm uma explosão aí de 1930 para cá
isso tem a ver com a psicologização das redes sociais a própria política moderna se tornou psicologia psicologizada né o marketing Lisa diz que as políticas identitárias são política psicologizado é então é realmente assim tem uma tentativa de interpretar esses megatrends da sociedade consciência e mental 6 cognitiva e pode ser pode ser isso aí então esse amigo meu o Doutor Frederico ele ele tem Tem essa concepção também né mas aí já na hora que eu não estudei muito não ajudei se a questão dos sistemas mas não os dois lados do cérebro eu não sei dizer mas
sempre deixou com a pulga atrás da orelha André eu vou vou explorar essa possibilidade Obrigado aí pela pergunta olha aí uma situação legal do Tim Keller e eu pelo céu Liberdade em que é liberdade significa não significa ausência de limitações e restrições na descoberta de limitações e restrições certas aquelas que se encaixa em nossa natureza e nos liberam isso aí ó a forma Liberdade muito bem obrigada aí o pessoal que gostou da palestra o Victor fez uma pergunta aqui e o Brasil estaria hoje mais próximo de qual extremo entre forma e liberdade né Deve ser
isso fim da questão não apareceu aqui é então que que você acha mano a raça Pug é bem acho que a gente vai entrar obviamente na questão mais política né e eu diria que a gente a polarização nos colocou a gente pode ver talvez a polarização por intermédio dessa distinção né a gente tem um grupo é que eu estava no poder ter mais ligado à direita e que nota da mente tem uma ênfase na questão de forma né rigidez a própria questão mesmo da aproximação né com os militares têm relação com isso né é isso
é tem um outro grupo que tá querendo voltar ao poder que é um grupo é dessa ênfase na Liberdade mas essa liberdade Sem Limites né inclusive você que também tem estudos avançados NA direitos humanos sabe que esse grupo político pensa Direitos Humanos Exatamente Essa forma sem essa fundamentação né the Horizon tá ficando acorda então eu eu vocês vão permitir ficar um pouquinho em cima do muro eu diria que a gente tá exatamente no Nesse contexto de polarização que de um lado um pouco parece que é sede na questão da forma e com outro grupo que
esse teste na questão da Liberdade né aí eu vou colocar um complicador aqui durante a pandemia quem quis mais controlar O que é esquerda e quem quis liberar geral que é direita bom então Estreita confusa é a tem uma hipótese mas não dá para esticar aqui ele quem não conhece adianta rádio deve saber eu acho que esquerda direita são autoritários com temas Morais diferentes libertários com temas Morais diferentes E então em todos os dois casos a gente tem desequilíbrio de forma e liberdade eu acho que a gente está vivendo é isso aqui na verdade não
é que a gente tá do lado da forma da Liberdade a gente tá É vivendo uma esticamento aí né da nossa estrutura nós vamos ver até onde vai mas as coisas estão desconectados mesmo é Então essa era a pergunta né que acho que ela apareceu completo né então é isso eu eu acho eu acho bonito e a gente tá vivendo é uma é uma crise de formas e liberdades Linhares diferentes tá eu até dei um exemplo do chip grande né que você tem uma e fãs e para defender a a forma da questão do aborto
né é mas por outro lado o enrijecimento da mesma direita no enfrentamento da questão do racismo né quer dizer numa área você é libertário na outra você fosse autoritário então não desequilíbrio eu acho que esse modo que você colocou a questão que foi muito adequado que realmente traz Porque sim de um modo parece que não discurso público nós vai muito nessa linha né de um lado é forma o outro lado da Liberdade mas na realidade a gente tem esse desequilíbrio entre forma e liberdade de ambos os lados né então não dá para a gente ir
colocar aqui só um lado representante da forma da Liberdade acontecer trouxe é bem importante mesmo que a gente perceber por isso que é também uma das maiores dificuldades de muitos cristãos é de se colocar em termos políticos porque muita gente quer pegar um pacote né saúde um lado ou de outro em qualquer um dos extremos a gente vai experimentar esses desequilíbrios né de forma em liberdade é que precisa ter se esse discernimento sim é Paulo causou pergunta aqui Guilherme como você percebe a fuga dos cristãos o debate político frente a guerra cultural e vivenciamos em
nosso cotidiano Então isso é uma boa questão Eu Eu Tenho pensado sobre isso sabe eu participo de algumas discussões mas eu eu tenho freado bastante porque eu eu acredito eu acho que tem uma contribuição muito importante aí do Chris Brown Chris Bale é professor da universidade de Duke escreveu o livro livro o prisma das mídias sociais nesse livro defende que as mídias sociais distorcem Nossa percepção da realidade dão muita voz para visões extremos bom e que isso acaba de radicalizando e impedindo o debate Genuíno Então eu acho que uma das razões que as pessoas estão
fugindo do debate político é para preservar a saúde mental porque as mídias sociais estão distorcendo a comunicação e tornando algumas pessoas muito violentas é esses dias mesmo eu e o Igor sofreu um monte ataque gratuito Aí do nada é E isso acontece com muita gente o tempo inteiro além dos problemas em casa em outros contextos que as pessoas têm Então eu acho que dependendo do momento puxar o freio da discussão política pode ser uma coisa boa porque a gente precisa pacificar essa discussão aí né e os extremos vão ganhando na espaço e eu acho que
os extremos que nós temos hoje não são bons Almir foi a minha visão né e eu acho que a gente precisa dar dois passos para trás para retenção engajamento e depois caminhar e é minha perspectiva é a Tábata fez outra pergunta aqui ela repetiu mas de outro jeito hein Olha aí Dani eu não sei se o Brasil está onde o Governo está o Brasil está mais para forma Liberdade dependente do governo quem está no governo não e Olha vou ter que voltar de férias diferenciou aqui em essa pergunta a ele tava pensando agora no Rodolfo
respondendo essa pergunta em quando eu precisava tanto sobre o Brasil em vez da hora aí ó vocês vão ter aula com Rodolfo em então a gente pode falar um pouquinho aqui mas com certeza é uma pergunta que você que podem ser coloca pode ser colocado novamente para ir e olha você quer falar né e não pode pode começar não ia comentar assim que eu acho Por conta desses estudos aí usando o Jonathan rádio para entender a sociedade brasileira Eu acho que o Brasil tá meio dividido sim sabe eu acho que a gente tem uma classe
criativa que tá bem engajado aí nessa cultura eu ir e que tá mais inclinada a liberdade a liberdade libertária né Eu acho que ela tá mais para esse lado e e eu acho que existe uma no Brasil conservador e é bem tradicional que está representado não exclusivamente mais principalmente por catolicismo e evangelismo mas não exclusivamente e existe esse Brasil mais conservador que é só que eu acho que ele não é todo autoritário não eu acho que tem algum lugar entre uma direita moderada e uma direita mais radical tá algum lugar no meio do caminho então
a gente tem mesmo muito autoritarismo sociedade brasileira e tal tem isso mas não é não é aquele autoritarismo o radical que a gente viu se manifestar em outros momentos aí no na sociedade moderna Então acho que a gente está dividido sabe eu não acho que o Brasil tá É isso aí é equilibrado não eu acho que a gente tá dividindo eu acho que existe uma classe criativa e essa classe criativa se tornou uma elite é um elite e Progressista hoje não é todo mundo de esquerdo assim politicamente mas existe isso eu acho que ele sobre
isso aí é também na Gazeta no artigo sobre os evangélicos como um proletariado cultural né que é isso que acendeu eu peguei um ponto de ações também é pensando que aí fazer que eu XEI verdade é nos países do norte da Europa e também nos Estados Unidos Inglaterra também que países que de alguma forma a presença Cristã [Música] e sobretudo para a formação das instituições impediu né que se estabelecesse regimes autoritários né então assim pensando aqui no Brasil a gente tem uma formação da nossa formação de vamos colonização e de desse O que é ser
o brasileiro não se deu nessas bases de Jardim início né com uma assimilação complementar entre forma de verdade né ao contrário a gente tem uma historicamente uma presença autoritária muito grande né então assim digamos assim a gente tem Digamos um complicador a mais pensando na nossa Eles encontram na ação deve estabelecer que desde o início a gente não teve uma ínfima modo mais adequado de assimilar as duas dimensões Ah sim verdade é eu acho que isso é um trabalho que a gente tem para fazer Tá aí uma tarefa teológica importante filosófica teológica para os crentes
o autoritarismo brasileiro especificamente como que a gente lida com isso aí a gente tem que enfrentar a a a hegemonia da classe criativa com o emancipacionismo não mas existem pelo autoritarismo brasileiro enfrenta a última pergunta Elvis como a teoria das esferas encaixaria nessa questão de forma em liberdade Esse é o e a própria Não entendi aqui o que que é isso mas enfim vamos ficar com a primeira parte da pergunta a primeira parte do pergunta já vai bom então é e talvez ele tá perguntando se a própria teoria já traria uma resposta para isso acho
que é ser a questão dele bom então Elvis Olha eu acho que a teoria de das esferas o que ela propõe justamente é que para você ter várias liberdades você tem que ter várias soberania são várias estruturas e essa estruturas existem para preservar as liberdades então quando por exemplo você tem uma autoridade científica o que que essa autoridade científica emitir ela vai proteger a atividade científica da interferência de outras autoridades bom então a ideia de por exemplo então da política da economia para citar aí para o desenho né então a ideia de férias soberania que
você tem áreas protegidas são áreas protegidas em que os bens internos daquela atividade são guardados por pessoas que têm uma cultura para saber cuidar daqueles bens aí você tem comunidade artística né cuidado científica comunidades religiosas e E essas esferas cuidam ali dos seus bens internos então a teoria de esferas soberania é digamos assim ela ajuda a gente a compreender como deve ser do ponto de vista construtivo como deve ser essas estruturas que vão proteger as liberdades se for só isso não impede os autoritarismos aí você precisa de outro princípios né episódio que o cara quer
bem claro sobre isso defende por exemplo a liberdade do indivíduo da consciência então isso aí de certa forma cria um equilíbrio dentro de qualquer esfera né mas eu acho que precisa de outros princípios aí para fazer essa essa fundamentação sabe e eu acho que precisa de outros princípios né Eu acho que por exemplo uma ideia bíblica de autoridade de serviço precisa ser acrescentada para garantir que cada esfera de soberania realmente promova a sua liberdade interna tá as leis se vão para produzir Liberdade um é enfim o André estoques um comentário aqui né a roxo constitucional
alemão proibiu nazistas e comunistas na década de 60 não sei sobre isso não mas se proibiu não sei se como nisso primeiro mas faz todo sentido para mim nessa eu acho que esse de logística Já deram que tinha que dar e deram deram ruim né dando eu não tenho a visão de que qualquer coisa tá liberada para a promoção para discussão teórica público assim é só promover eu acho que a mente não pensa não é gente então eu acho que a gente pode concluir né Eu só queria dizer novamente obrigado para o pessoal aí que
são os alunos da escola do l'abri também gente que já participou no labirinto antes da dos retiros os termos muito obrigado aí todo mundo ficava acompanhando a gente e E aqui as inscrições para escola de teologia e vida cristã do Abrir estão abertas e as aulas começam em março as informações podem ser encontradas lá no site acho que vou até abrir aqui e para compartilhar isso com vocês Dani você tem alguma observação sobre isso e eu tô tentando ver se eu coloco aqui no chat o link mas eu acho que só você mesmo de e
no no chefes né não se pode colocar como comentário e eu filho meu a ele para que você vai recortar o pessoal gostaria que gostaríamos né novamente de agradecer a presença de vocês ficaram conosco até esse horário é que foi a aula Magna né do nosso curso de teologia vida cristã as aulas começa agora no início de Março é estejam conosco tiverem alguma dúvida podem perguntar pelo Instagram ou por outros canais que nós temos é um curso que aborda temas como o que nós discutimos hoje né E vocês percebem que ia ser uma das características
nossos esse essa integração né pra gente tá pão de forma a liberdade na sociedade mas o Guilherme no vai trazer o chefe trazendo apresentando como esse povo é importante para a verdadeira espiritualidade que envolve a nossa nos vermos como criador de como criaturas diante do Criador então a questão da criatura idade assim a uma integração muito a vida devocional reflexão intelectual é ação social então esteja conosco vai ser vai ser muito bom ter você como nosso aluno Nossa aluna no curso de 2022 pessoal é isso então aí vocês tem o link nela abre.org.br por cento
e tem os detalhes para você se inscrever valores o link para você fazer o contato e a gente vai falar com você pessoal Muito obrigado pela presença de vocês nós agradecemos aí é demais a contribuição de todos EA participação com essas perguntas excelente sair comentários muito legais eu Daniel que ajudou a gente aqui hoje Vanessa Rodolfo Alessandra Jonathan e outros aí estamos aguardando vocês na nossa escola que Deus abençoe a todos Tenha um bom fim de noite e uma boa semana E aí