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[Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] Boa noite escritores e escritoras sejam muito bem-vindos e muito bem-vindas a nossa primeira aula da missão autor de sucesso me confirma se vocês estão me vendo e me ouvindo bem combinado Me confirma Ana Lúcia Boa noite Virgínia Érica Luiz tá por aí Raquel Felipe Fátima Celeste Ronaldo Que bacana galva querida por aí também Érica João Batista sejam muito bem-vindos e muito bem-vindas escritores e escritoras a nossa primeira aula da missão autor de sucesso meu nome é Dani sacau e na missão autor de sucesso 2025 eu vou mostrar para você
a monte o caminho pro sucesso do seu livro Ok o livro bem escrito o livro bem escrito ele não é garantia de leitores por isso na aula de hoje eu vou falar de uma maneira muito objetiva sobre as estratégias dos autores de sucesso além da escrita Ok um livro um livro ele só ganha vida quando ele é lido quando ele é compartilhado e quando ele impacta pessoas ok Por isso nessa aula de hoje eu vou apresentar tá a teoria dos gargalos a teoria dos gargalos que mostra pro autor os pontos fortes e os pontos fracos
da estrutura do lançamento e da campanha do autor ok a gente vai falar também sobre como atrair o público alvo através de posicionamento e engajamento Ok tudo isso para que você escritor alcance o sucesso que você procura com o seu livro O que é o sucesso né seja alcançando milhares de leitores seja sendo convocado para dar palestra para dar entrevista para jornais para revistas seja você sendo convidado para ter o seu livro em clubes de leitura seja você sendo convidado para dar entrevista em podcast seja você sendo reconhecido dentro ou fora do seu círculo como
um escritor profissional seja você sendo reconhecido pelos leitores como autoridade como referência na sua área de atuação então se você sabe que o seu livro tem potencial Mas você ainda não conseguiu lançar ou alcançar muitos leitores leva essa semana aqui muito a sério porque essa semana pode ser muito importante para você e pro seu livro combinado e é lógico e é lógico que esse sucesso não vai acontecer do dia pra noite mas nessa semana eu quero mostrar esse caminho para vocês Combinado então olha só essa essa essa missão essa semana para quem que é para
quem são essas aulas existem quatro quatro tipos de escritores que eu acredito que podem se beneficiar muito dessa estratégia eu quero que vocês me falem aqui se vocês qual desses quatro que vocês são ok um dois ou três ou quatro o primeiro tipo de autor que eu acho que vai se beneficiar muito dessa semana é o escritor que tá se preparando para escrever o seu livro ou tá no comecinho e tá querendo entender como funciona o mundo literário porque o quanto antes o autor começa mais força o autor tem no livro e no lançamento ok
então o primeiro primeiro tipo de autor que vai se beneficiar é o que tá se preparando para escrever o que começou a escrever o segundo tipo de autor que vai se beneficiar muito dessa semana é aquele que já escreveu e que tá prestes a publicar ele tá se preparando para fazer esse lançamento da melhor forma possível o terceiro tipo de autor que eu acho que vai se beneficiar muito dessa semana é o escritor que acabou de lançar só que ele tá sentindo que ele já esgotou o seu público porque ele já vendeu pros amigos pros
familiares pros conhecidos e agora ele precisa entender como que ele expande essa audiência e o quarto tipo de escritor que eu acho que vai se beneficiar muito dessa semana é o autor que já escreveu e Já lançou o seu livro ou até mais de um livro Só que ele ainda não tá feliz com os resultados Então vamos lá qual em qual etapa que você tá conta para mim na etapa um na etapa dois na etapa TR ou na etapa 4ro quero ver aqui os comentários de vocês ok e essa semana ela é principalmente mente pros
escritores que sabem que o seu livro pode se tornar uma alavanca para alcançar novos patamares na sua vida pessoal na sua vida profissional na sua vida financeira Ok mas eu também preciso reforçar que essa estratégia não é para todo mundo então se você não acredita no seu livro não adianta trabalhar nele olha olha essa frase que importante aquilo que não tem futuro não merece o nosso presente Ok essa estratégia também não é para quem não domina o seu tema ou a sua área de conhecimento e essa semana também não é para curioso ou para aquela
pessoa que espera uma pílula mágica um atalho ou uma bala de prata combinado pessoal tô vendo aqui as respostas de vocês aqui no chat bastante gente do Brasil todo hein que legal tias está na fase TR Ricardo tá na fase 1 Henrique tá na fase 2 etapa 1 etapa do R seja muito bem-vindo Antônio Magalhães Nel Costa Marlene Norberto muito bom muito bom pessoal Então olha só antes da gente dar sequência Deixa explicar como é que vai funcionar a nossa semana ok então hoje quarta-feira e sextafeira vão acontecer as nossas aulas sempre 8 hor da
noite aqui no YouTube Ok por no YouTube porque a gente vai ter gráfico a gente vai ter slide a gente vai ter vídeo e pelo Insta fica difícil de ler fica difícil de acompanhar porque a tela é pequena ok e aliás se você ainda não se inscreveu no canal se inscreve tá tem um botão aqui embaixo isso é super importante para você não perder nenhum dos meus conteúdos aqui ok então olha só esses dias eles vão ter eles vão ser bem intensos vai ter dinâmica de interação se você tá assistindo de um computador ótimo se
você tá do celular eu acho importante você tá no ambiente tranquilo silencioso talvez com o fone para você conseguir ficar bem focado aqui no conteúdo Ok um outro ponto íssimo tá compromisso com as aulas perder uma aula é como perder uma peça do quebra-cabeça Tá eu vou est aqui dando o meu melhor eu vou est aqui dando o meu 200% então o que eu peço em troca é o seu compromisso não só comigo mas com o seu livro com o seu projeto Ok e mais um recado importante eu sempre recomendo papel e caneta na mão
anota porque a nossa mente não dá conta vai ter muita informação são relevante pro sucesso do teu livro aqui hoje sabe sabe o que o Marco Aurélio Leonardo da 20in o dosto que a Virgínia Wolf tinham em comum eles anotavam tudo eles anotavam tudo sempre com caderninho junto deles então papel e caneta na mão porque a nossa mente sozinha ela não processa tão bem o aprendizado combinado pessoal bora lá então olha só deixa eu trazer aqui para vocês um contexto um contexto do mercado do livro atualmente aqui no Brasil porque isso me motivou muito a
criar esse evento aqui tá Então olha só não é novidade não é novidade para ninguém não é novidade para ninguém que publicar um livro é Um Desafio né quem aqui Já publicou sabe e que fazer esse livro chegar nos leitores às vezes é mais difícil ainda eu não sei se vocês têm acompanhado só que o mercado de livro ele não tá passando por uma época muito fácil tá muitas livrarias fecharam nos últimos anos e nesse período também a gente teve quedas sucessivas no faturamento das editoras e das livrarias Então olha só em 18 anos nos
últimos 8 anos o faturamento das editoras que tem a venda no Mercado privado tá pessoal não tô falando de venda de governo tá então no mercado privado esse volume caiu 43% em número de exemplares tá que foi de mais ou menos 39 Então olha só Qual é o número que vocês tê que ter na cabeça em 2011 foram vendidos 284 milhões de livros no mercado particular em 2023 foram 172 milhões de livros pessoal 172 milhões de exemplares isso é menos do que um livro por habitante isso é menos do que um livro por habitante é
óbvio é óbvio que a venda do governo é extremamente importante paraa educação tá tá só que não é o leitor indo ativamente buscar um livro tá agora por que né Por que que houve essa queda nas vendas dos livros eu vou explicar para vocês foram três principais fatores o primeiro fator foi a crise das livrarias então primeiro pessoal querendo ou não a gente tá aí a 2 3 anos da pandemia né do final da pandemia as livrarias elas já não iam tão bem antes disso mesmo antes da pandemia a sarai e a cultura já estavam
em recuperação judicial e a Fenac também já tinha saído do Brasil tá então a gente teve um período muito complicado pro varejo e assim já não era fácil comprar um livro né dava trabalho às vezes encontrar um livro específico hoje em dia você anda você tropeça numa loja de capinha de celular é ou não é você tá no shopping você tá na rua você tá no centro comercial Você tá no trânsito você tr peça tem uma loja de capinha de celular com livro não é assim tem um estudo eh da Associação Nacional das livrarias que
é a anl que mostra que em 2014 A gente tinha 3.090 livrarias no Brasil então 2014 3.090 livrarias pré-pandemia 2020 2021 era 2200 tá o último estudo de 2023 registrou uma alta Então hoje a gente tem no Brasil aproximadamente 2000 00 livrarias quase a mesma quantidade de antes da pandemia então aos poucos as coisas têm voltado ao normal mas olha só esse outro dado aqui que importante isso até é uma coisa legal para vocês saberem viu Tem um dado da Unesco que diz que a recomendação é que exista uma livraria Olha só uma livraria para
cada 10.000 habitantes vocês sabem qual que é a nossa taxa no Brasil Então olha só recomendação da Unesco recomendação da Unesco é de que exista uma livraria a cada 10.000 habitantes no Brasil a gente tem uma livraria a cada 70.000 habitantes então percebe que querendo ou não essa crise das livrarias tem uma ligação direta com a queda na venda dos livros tá agora a gente tem Amazon a gente tem muita livraria de bairro nascendo isso é muito muito bom mas não é uma recuperação rápida não é uma recuperação instantânea pro varejo dos livros sem contar
que a experiência de comprar livro na livraria física é outra coisa eu adoro livraria eu vou viajar a primeira coisa que eu faço é ir na livraria eu vou no shopping resolver alguma coisa eu passo na livraria porque a livraria é um lugar inspirador é um lugar gostoso né Não dá para negar isso né eu não resisto parar numa livraria e ficar lá olhando um pouco então vamos lá primeiro fator a crise das livrarias segundo fator segundo fator a crise das editoras ninguém vê o Rastro ninguém vê o Rastro que isso daqui deixou ó pouca
gente tá vendo Rastro que isso deixou eu vou contar para vocês um bastidor das editoras antes das livrarias pedirem recuperação judicial elas já vinham renegociando dívida Milionária com as editoras tá então as dívidas milionárias que as livrarias tinham com as editoras elas já estavam sendo renegociadas com desconto com cas e o que aconteceu com a recuperação judicial dessas livrarias começou a pedalar né isso abriu um rombo nas editoras Então as editoras com esse rombo com as livrarias devendo para elas aí vem a pandemia um monte de livraria fechou um monte de Editora fechou e das
editoras tradicionais tá para quem não sabe Editora tradicional é editora que não cobra para publicar Ok as editoras tradicionais todas elas passaram a lançar menos primeiro porque elas estavam desap adas por conta da dívida das livrarias e segundo porque Elas tiveram que reduzir seu tamanho teve demissão em massa Elas não tinham caixa para imprimir Tanto livro Então como reflexo disso no período da pandemia as editoras elas passaram a investir em menos livros né então gradualmente o mercado vem se recuperando disso mas foi um choque grande Ok tem um terceiro fator que é um fator que
saiu agora uma notícia recente que muitos de vocês devem ter visto teve e a pesquisa retrat da leitura né e acho que essa é a pesquisa mais importante do mercado de livros no Brasil nessa última pesquisa acho que teve três dados muito alarmantes assim né 53% não se declararam leitores ou seja 53% eh declararam não ter tido não não ter lido um livro nos últimos TRS meses tá um livro inteiro ou parte de um livro 63 62% dos entrevistados eles falaram que eles não têm paciência para ler ou que eles Tem algum tipo de dificuldade
de concentração só 14% participaram de algum evento literário nos últimos 12 meses e muita gente Alega tá quem diz que não lê diz que não lê porque não tem tempo tá mas olha só que curioso tem um estudo de uma empresa chamada we are social que diz que o brasileiro passa em média 9:13 minutos por dia na internet tá 9:13 minutos ok então nesse cenário de queda de vendas de crise de livraria das editoras que não cobram para publicar nesse período eh na contramão disso né Eh a gente tem um um dado agravante que é
o seguinte a produção de livros Aumentou a produção de livros Aumentou a escrita de livros aumentou quem aqui quero perguntar para vocês tá Ricardo aldemiro Celina quem aqui durante a pandemia decidiu escrever um livro do durante a pandemia decidiu escrever um livro ou retomou a escrita do seu livro coloca para mim aqui no chat se a pandemia foi um período que você decidiu escrever ou que você voltou a escrever tá Então olha só que doido olha só que doido o mercado tá em crise deixa eu abrir aqui para vocês o mercado tá em crise a
gente tem menos Editora boa série investindo em novos autores a gente tem menos livraria a gente tem menos leitor só que a gente tem mais autores surgindo tá então as editoras tradicionais elas não s 10 20 livros por mês falando de novo das editoras que não cobram para publicar Ok 10 20 livros por mês mas elas recebem 800 originais para avaliação por mês essas editoras tradicionais elas é que nem você se defender de uma Tsuname com guarda-chuva é muito autor mandando livro não dá conta não dá tempo dessas editoras avaliarem tudo em pouco tempo Então
qual que é a verdade ficou um cenário um pouco complicado pro autor porque vender o livro no Brasil não é fácil tá eu não acho que exista um grande culpado por isso né claro que o governo podia ser mais eficiente nas políticas de educação e de leitura claro que a mídia também podia fazer a sua parte incentivando mais a leitura claro que a rede social a internet também ocupou boa porção da rotina das pessoas mas não dá para identificar um grande culpado Ok e mesmo assim Esses são elementos fora do nosso alcance né a gente
não consegue mudar isso né Isso é um cenário ali econômico político social que tá fora do nosso alcance individualmente a gente não pode fazer nada tá nesse cenário né quem ganhou espaço foram as editoras prestadoras de serviço que são as editoras que cobram para publicar o que que aconteceu nesse período elas vieram vender lenço na crise OK o problema é que a grande maioria dessas editoras que cobram para publicar infelizmente elas não são sérias A grande maioria dessas editoras não são sérias então só para situar vocês se a editora cobra R 1 tá ou se
essa Editora te colocar um mínimo de exemplares como meta ela é uma editora prestadora de serviços ok então para quem tá começando a me acompanhar agora esse é um conceito muito importante Ok Editora que cobra para publicar seja R 1 ou seja uma meta de livros e as editoras que não cobram para publicar tá como que essas editoras que cobram para publicar trabalham você escritor você escreve um livro e naturalmente você vai na internet você começa a buscar Editora daí derivam dois cenários tá então primeiro cenário o autor manda o seu livro para uma editora
tradicional e essa Editora tradicional demora muito para mandar uma resposta ou ela nem responde tá porque as editoras tradicionais que nem eu falei elas estão atoladas elas estão lançando 10 e recebendo 800 tá então esse autor sem ver muita opção o que que ele decide fazer Ele Decide pagar para publicar ele assina um contrato como uma editora prestadora de serviço Então esse é o cenário um o cenário dois o autor ele nem sabe que dá para publicar sem gastar dinheiro ele não sabe que existem as editoras tradicionais ele também não sabe que dá para se
autopublicar Ok então geralmente o que acontece é isso ou o autor demora muito para receber uma resposta e ele vai para uma Edit prestadora ou ele nem sabe que dá para publicar sem gastar dinheiro OK então o que acontece o escritor terminou de escrever o livro ele busca no Google ou aparece para ele algum anúncio de quem das editoras prestadoras de serviço por quê Porque as tradicionais já estão lotadas de original elas não precisam anunciar para receber original elas estão atoladas essas editoras elas estão com do anos de lançamento já contratado já planejado então o
autor ele acaba caindo numa Editora a prestadora de serviço que recebe o original dele e diz assim Parabéns você foi aceito seu livro foi selecionado esse autor se sente especial Poxa fiquei um tempão escrevendo uma editora diz que o passei diz que o meu livro foi aceito né a editora se aproveitou desse estado do autor para se tornar a melhor opção na cabeça dele ok então essas editoras elas assinam contrato com autor e produzem um livro numa fila de produção enorme Ok só que olha só a diferença fundamental das editoras que cobram para publicar e
das editoras que não cobram para publicar a editora que não cobra para publicar a editora tradicional ela investe no livro então para ela ter lucro o livro tem tem que vender simples assim a editora investe 20 30 R 40 R 50.000 num livro se ela não vender 2.000 exemplares ela não empata ela não tem lucro né já a editora que cobra para publicar não com o valor que o autor pagou para ela ela já cobriu os custos da editora e ela já tem uma margem de lucro embutida então pra editora que cobra para publicar tanto
faz se o livro vende ou não porque ela já lucrou então se tanto faz a venda essa Editora não vai gastar mais com uma revisão nota 10 essa Editora não vai gastar mais com uma capa nota 10 essa Editora não vai gastar dinheiro com uma distribuição em livraria porque isso encarece o custo dela e diminui a margem de lucro Ok e é por isso que a maior parte dessas editoras prestadoras de serviço não tem um departamento comercial que atende livraria elas não vão trabalhar para colocar o seu livro nas livrarias físicas porque isso dá trabalho
porque isso é Custoso é dessa forma que a maioria das editoras prestadoras de serviço operam Ok elas não estão comprometidas com o sucesso do livro elas estão interessadas em assinar com mais e mais autores porque elas lucram a cada contrato assinado e não a cada livro vendido Ficou claro essa diferença pessoal ficou claro essa diferença tá me dá um feedback aqui no chat para eu saber se vocês estão conseguindo acompanhar e o que acontece a maioria das vezes o escritor ele percebe tarde demais que a editora prestadora de serviço não tá nem aí pro livro
dele que ele é só mais um E com isso o escritor ele acaba desperdiçando o seu livro porque o livro Pode até ser um livro muito bom mas o produto final não tá legal a capa a edição a diagramação a distribuição nenhum livro nenhum livro é bom ou bastante a ponto de superar a incompetência da sua Editora Essa é a verdade ok Isso é um problema de desinformação não tem ninguém contando essa história para vocês as livrarias elas estão Lutando para Sobreviver as editoras tradicionais elas estão jogando o jogo delas e as editoras prestadoras de
serviço que estão vendendo lenço na crise Elas não querem que você entenda essa dinâmica Porque quanto mais desavisado o autor mais fácil é vender para ele por isso eu digo informação é poder tá existem três cenários e você provavelmente se encaixa em um deles Então olha só muitos escritores eles mandam os livros pras editoras prestadoras de serviço sem saber como mercado funciona e eles acabam tendo problema tá então esse é o primeiro cenário quando o escritor manda o livro para Editora prestadora sem saber para que lado esse baralho Ocre tá e acaba tendo problema com
revisão com distribuição com diagramação com capa com o que for tá os Escritores eles ficam tentando as editoras tradicionais sem saber ao certo como funciona um bastidor sem saber como funciona o processo seletivo sem saber se ele tem chance ou se ele não tem chance ou pior ainda eles mandam o livro da forma errada e isso prejudica eles tá e o terceiro cenário é o escritor decide se autopublicar mas por não conhecer a lógica do mercado por não conhecer os fundamentos de um livro bem lançado esse autor que se autop publica ele lança um livro
bom mas de modo amador E aí o que acontece o livro não vinga tá então a minha missão hoje aqui é tirar você desse lugar de desinformação Porque quem tem olho em terra de cego é rei Ok é isso que eu quero trazer aqui para vocês Essa é a minha missão Essa semana tá e quem sou eu né Eu acho que alguns de vocês aqui já me conhecem alguns não eu sou Dani SAC gaua eu sou considerada a maior especialista em marketing e estratégia de livros no Brasil Ok talvez você tenha me visto em algum
evento literário ou seão dando alguma palestra em algum podcast alguma entrevista em veículos como CBN Valor Econômico Band ou até mesmo aqui no YouTube ou no Instagram eu trabalho com marketing a 17 anos e eu passei os últimos 12 anos trabalhando especificamente como executiva no mercado editorial e uma das maiores editoras do Brasil nesse período eu montei as estratégias de lançamento e divulgação de mais de 500 autores que somados passaram da marca dos 10 milhões de livros vendidos e pessoal eu venho de uma origem bem simples tá eu cresci num bairro chamado jassanan jassanan e
se você já ouviu falar do jassanan você tá revelando a sua idade quem aqui já ouviu falar do jassanan tem aquela música da Don Iran Barbosa que colocou o jassanan no mapa do Brasil né a música do trem das 11 enfim eu fui criada pela minha mãe pela minha tia e pela minha avó então vi uma casa só de mulheres japonesas Então pensa num ar exigente e era muito simples mesmo tá a minha tia foi a primeira da da família a fazer faculdade Ela é professora e advogada pela USP então assim né morando com advogada
professora minha casa sempre teve muito livro então eu cresci lendo Júlio verni ã Sidney Sheldon Machado de Assis só que eu também cresci ouvindo que a minha maior herança a maior herança que eu ia receber ia ser uma boa educação eles vai vendo a vida já muito ligada em livro né eu acabei me formando em comunicação e eu fui trabalhar numa Editora Eu também tenho uma formação e análise de sistema porque eu tenho um lado meio nerde meio exatas e eu também fiz uma p na PUC e eu tenho MBA pelo Insper Mas voltando eu
tive oportunidade de trabalhar com escritores consagrados e muito experientes mas principalmente com muito autores iniciantes Ok então é muito possível que você conheça algum desses nomes Gustavo cerbasi Jane hawkin Paulo Vieira Joel J Geraldo Rufino Roberto in chique Candice Pascoal Maurício de Souza Elene orives e muito mais ok então de cada 10 livros de cada 10 autores que eu lançava nove eram autores estreantes tá nove então todos esses nomes que Vocês ouviram todas essas fotos que vocês estão vendo eu trabalhei no começo da carreira deles então trabalhei com autores que eram donos de grandes empresas
autor que era fundador de Startup tinha bilionário tinha investidor tinha cientista tinha palestrante tinha executivo tinha psicólogo psicanalista eh copywriter influenciador muito Professor muito aposentado muitos médicos muitos advogados muitos artistas ou seja todo tipo de tema que você pode pensar tá E por mais inédito ou único que seja o tema do seu livro eu provavelmente já trabalhei com o seu nicho também ok e nesse processo de construção de teste de melhoria lançamento depois de lançamento nesse período todo me fez encontrar exatamente Quais são as atividades essenciais que todo autor de livro precisa fazer para ter
sucesso Qual é o passo a passo qual tem que ser o foco do autor O que é indispensável e às vezes até mesmo que é dispensável para um livro de sucesso Ok Tem coisa que é excesso e aí o que aconteceu com todo esse processo de teste melhoria começou a aparecer muito resultado resultado bom resultado rápido resultado consistente livro esgotando evento lotado escritor nas revistas nos jornais na TV muito livro nas listas dos mais vendidos toda semana toda semana pelo menos um ou dois livros na lista dos mais vendidos autor lançando o livro fora do
Brasil escritor no palco dos grandes eventos livro fazendo sucesso autor autores fazendo muito sucesso Tá mas mais do que isso lembra de como fui criada de que educação é a melhor herança Eu tava fazendo a minha parte na educação do BR Brasil então era isso que me motivava muito aí veio pandemia tava com um menino de se meses em casa o Pedro e eu sempre fui uma pessoa que precisava muito liberdade a gente sempre gostou muito de natureza de viajar de caminhar e olha só na pandemia eu ali no ápice da minha carreira executiva diretora
na pandemia eu vi o Pedro com seis meses aprendendo a andar na varanda de casa na varanda de um apartamento e aí Com aquela cena a gente tomou uma decisão me Eu e meu marido decidiu sair de São Paulo né então eu saí da editora porque o meu caro era de diretora de liderança não tinha como tocar isso de fora de home office e a gente mudou aqui para interior e Engraçado que começou a acontecer uma coisa de forma repetida os autores mesmo sabendo que eu já não tava mais na Editora eles me ligavam para
pedir ajuda com algumas coisas nada a ver com coisas de Editora mas com o marketing deles em si com o livro deles e eles também estavam passando meu contato pros amigos que estavam querendo lançar um livro e não sabiam como fazer isso eu não sabia mas ali tava nascendo a minha empresa então esses autores eles me fazam muita pergunta sobre o Mercado sobre o processo de produção de venda que para mim eram óbvias mas para eles não até que um dia até que um dia apareceu uma editora uma autora que tinha sido enganada por uma
editora tá Eu sabia que existiam as editoras prestadoras de serviço mas eu não faz ideia do estrago que elas causavam aquilo para mim foi uma revelação porque eu vivi na minha bolha das editoras sérias das editoras grandes eu mal sabia que a minha bolha era a exceção e não a regra né O que aconteceu aí eu tomei uma decisão eu decidi continuar fazendo a minha parte na educação só que agora ajudando os Escritores diretamente sem colocar o interesse da editora ou da Livraria na frente colocando para esses autores todas as cartas na Mesa para que
eles tivessem conhecimento repertório para trabalhar o livro deles da melhor forma possível então eu tomei com uma missão de vida levar esse conhecimento de como funciona o mundo dos livros pra sociedade brasileira por quê Olha só se você quer lançar um livro profissional se você quer ser lido Se você quer levar o seu conhecimento a história que você criou para mais gente se você quer ser reconhecido como escritor se você quer ver o seu livro de fato ganhar vida a verdade é que quem quer viver isso precisa aprender sobre estratégia editorial ou senão o que
acontece você desper iça o seu livro Ok só existe um caminho pro livro ter sucesso e esse caminho é conhecer o mundo do escritor informado estratégico e realmente profissional Tá qual essa história né eu vou eu a gente vai entrar agora na na teoria dos gargalos que eu quero mostrar para vocês mas olha só você que tem o desejo de lançar um livro que seja realmente lido Se você quer ver o teu livro numa livraria bacana se você quer ver o teu livro nas vitrines das livraria se você quer fazer uma turnia de lançamento se
você quer ser convidado para dar entrevista para gravar podcast para dar palestra para ver o teu livro nas escolas nos eventos literários se você quer encontrar uma possibilidade que vai te ajudar a de fato extrair o melhor do teu livro se você não quer desperdiçar o teu livro você tem hoje essa possibilidade trabalhando o seu livro da forma certa Ok você vai provar para as pessoas que você é sim um escritor profissional que você tem uma obra que contribui pra educação pro Futuro pro pensamento crítico dos leitores né então agora você sabe que esse universo
existe e aqui vem um um um um aqui vem um um ponto muito importante para vocês também tá agora que você sabe que esse universo existe você precisa tomar uma decisão tá você pode ignorar tudo isso que eu falei esse cenário toda a importância da Estratégia toda essa oportunidade que existe e continuar vivendo nesse cenário difícil de venda de livros se você ignorar você vai lançar Ou você já lançou um livro que vai acabar esquecido encalhado que não vai furar a bolha que só vende paraos seus amigos e pros seus familiares e que para por
aí tá muitos escritores ficam parados aí pior se você ignorar talvez você caia numa dessas editoras que tratam o teu livro de qualquer jeito E você vai acabar com o livro amador com erro que é o famoso livro de uma estante só a estante do próprio autor então não tem porque você passar por isso OK eu sei que muita gente tá pensando assim ah Dani eu já lancei que que eu vou fazer agora simples tá aqui na teoria dos gargala você precisa entender o que que tá travando o seu livro agora corrigir e lançar são
três etapas que a gente vai abordar às vezes nem precisa relançar o teu livro quem aqui viu a Live de sexta na sexta eu mostrei Quais são os sete erros que o autor comete que faz o livro ser ignorado para cada um desses erros tem método para corrigir ou senão ou senão tem gente pensando assim Ah legal Dani parabéns Mas eu acredito muito no meu livro e eu não preciso dessas informações meu livro tá muito bom eu vou arriscar você vai arriscar o seu tempo o seu dinheiro investindo em coisas que você não sabe se
são boas certas ou adequadas pro teu livro O que mais tem por aí é escritor desperdiçando dinheiro com Editora errada com influenciador que não faz a menor diferença nas vendas com assessoria de imprensa que dá duas ou três notas e que não muda nada pro autor o que mais tem é escritor fazendo post sendo ignorado então não desperd o seu tempo não desperdiça o seu dinheiro não desperdiça o seu livro Ok quem aprende não depende tá ou senão tem gente pensando aqui assim Caraca que difícil Dani esse cenário é muito complexo eu vou desistir o
cenário é desfiador tem concorrência Tem cilada mas mas gente e vocês precisam abrir a cabeça para isso tá nós somos um país de 212 milhões de habitantes 212 milhões de habitantes gente mesmo se o brasileiro lê pouco a gente tem mais leitor do que a população inteira da Itália da França de Portugal nós somos um país enorme 47% de 212 milhões de habitantes Dá quase 100 milhões de pessoas 100 milhões de leitores muita gente vocês estão entendendo isso difícil é ser escritor nesses outros países que eu falei vocês preferem ter 60% de quase nada ou
47% de 212 milhões o nosso Brasil é uma terra muito fértil pro escritor Só que tem um detalhe não existe espaço pro amadorismo Ok então o que existe é uma grande oportunidade Quando eu digo grande é grande então quem aproveitar essa oportunidade precisa ter consciência do que de fato gera resultado para um livro A grande maioria dos escritores confia demais na qualidade do seu livro e aí eles torcem para que isso seja o bastante pro livro encontrar o seu espaço tá que é natural que um bom livro seja recompensado com leitores isso daqui é uma
coisa que vocês precisam anotar também tá um bom livro Um bom texto não se basta o que gera resultado é ter estratégia é saber o que o por E como você vai lançar e divulgar o seu livro é assim que você aproveita essa oportunidade ok Senão você cai sen não você cai na Teia do livro de um instante só ok Você dedicou horas dias talvez anos para escrever o teu livro Quanto tempo você dedicou Teu livro conta aqui para mim no chat e às vezes não é só escrita às vezes é a pesquisa é o
estudo é a vivência a verdade é cura Ok sem leitores sem leitores até mesmo o melhor livro de todos é só papel um livro Sem leitores é só papel o verdadeiro valor de um livro tá em quem lê compartilha em quem se emociona com esse livro tá não desperdicem o livro de vocês a Karina tá 3 anos a Vanessa um ano inteiro al Lívia 5 anos 6 anos quase um ano romance é muito tempo é muito tempo tá Então olha só não existe espaço para amadorismo Ok quem lança um livro com profissionalismo tem uma tremenda
de uma vantagem competitiva lembra a história quem tem olho em terra de cego é rei tá E essa oportunidade que eu tô apresentando para vocês Vocês precisam prestar atenção nisso um livro de sucesso não tem a ver com sorte é Método é estratégia é lógica é minimização de risco é saber quando uma oportunidade é realmente uma oportunidade tá tem uma tem uma aluna não sei se ela tá aí a Ingrid A Ingrid esgotou a primeira edição do livro dela na prevenda ela nem lançou e já esgotou tem uma outra escritora da nossa comunidade a Ana
a Ana ela não é mais apresentada pras amigas como dentista as amigas apresentam ela como escritora eu vou contar a história dela tem uma outra escritora na nossa comunidade a Sol livro livro finalista no jabuti a Emília ganhou o jabuti de melhor liva infantil A Suzana herbex e a Gil trancini acabaram de lançar o livro delas na Califórnia depois de fazer muito sucesso aqui no Brasil o Júlio foi bestseller do Globo o lelo bestseller da Veja do publish News tá vendendo palestra por aí tá tem mais uma série de escritores da nossa comunidade que eu
podia listar aqui o que eles estão conquistando tá nessas últimas semanas a gente teve três livros na lista dos mais vendidos do publish News que é a lista mais importante do mercado é com base nessa lista do publish News que as livrarias abastecem estoque decidem qual livro vai pra vitrine Ok então ó o caminho é esse agora se você quer aprender sei lá sobre inteligência artificial sobre vídeos virais contação de história como dar palestra bacana isso tudo vai te ajudar vai ser legal vai potencializar mas isso tudo só vai funcionar se você fizer o básico
bem feito se o arroz com feijão tiver bem feito e o arroz com feijão é isso que eu tô mostrando para vocês é capa é editora é sinopse é cadastro bem feito é leitura crítica é entender as fases do lançamento definindo o seu objetivo vai detalhando teu público al vai tendo lógica estratégia com o seu livro Ok o arroz com feijão tando bem feito o resto vai somar agora isso daqui malfeito estudar as outras coisas não vai te ajudar em nada tá e quando você escolhe uma quando você escolhe uma você tá desescola as outras
então toma cuidado ok então pessoal foi assim tá depois de gerenciar centenas de autores de vender milhões de exemplares que uma coisa ficou muito clara para mim ok o uma coisa ficou muito clara para mim tá independente do livro do autor do tema do público alvo da sua região existe uma coisa em comum entre todo o livro de sucesso e é isso que eu considero como sendo A Regra número um do marketing de livros Ok papel e caneta pessoal papel e caneta tá quem é escritor da nossa comunidade conhece muito bem essa regra ok Não
é esse o tema da nossa aula de hoje mas eu preciso trazer esse conceito porque esse conceito faz parte do método completo ele é um dos fundamentos que todo autor precisa internalizar que todo escritor precisa virar a chave ok Esse é o conceito mais importante para quem já lançou e para quem não lançou ainda Ok então vamos lá qual que é a regra número um do marketing de livros não é o escritor que tem que encontrar os seus leitores são os leitores que precisam achar o seu livro eu vou repetir para vocês anotarem não é
o escritor que tem que achar os seus leitores são os leitores que precisam achar o seu livro é isso que tá por trás dos livros que vendem muito dos autores que fazem sucesso Ok Quem se lembra daquele poema do Mário Quintana da Borboleta né se você tentar pegar a borboleta ela vai fugir mas se você cuidar do seu jardim as borboletas virão então não tentem pegar a borboleta você escritor precisa cuidar do seu jardim Essa é a principal diferença do autor que fracassa para autor que tem sucesso ok O autor que fracassa ele fica correndo
atrás da borboleta e o autor de sucesso Ele cuida do seu jardim porque Jardim bem cuidado atrai borboleta leitor gera venda gera autoridade gera boca a boca abre acesso à grandes editoras agentes contratos de filme contrato paraa série e por aí vai ok O autor que persegue a borboleta geralmente é aquele autor que não tá seguindo um método para divulgar o livro ele vai tendo ideia ele vai divulgando aí ele pega uma dica aqui uma dica ali aí ele divulg mais um ele não tem estratégia ele não sabe o porquê ele não tem método ele
não tem direção ele não sabe ao certo o que ele tá fazendo e porque ele tá fazendo ok e como bem disse e como bem disse o Luis carroll no Alice no País das Maravilhas para quem não sabe para onde tá indo qualquer caminho serve Ok então vamos lá o que que é o jardim do autor Ficou claro pessoal posso avançar me me fala se eu tô avançando rápido se vocês estão conseguindo acompanhar tá posso avançar Tá então vamos lá o que que é o jardim do autor tá o Jardim é a sua plataforma de
autor Então vamos lá o seu a sua plataforma de autor são os possíveis caminhos ruas Avenidas que o seu leitor vai passar até chegar no seu livro Ok então cada autor cada gênero literário tem um Jardim Ideal sua audiência suas redes sociais seu funil seus contatos sua base de meil seu marketing pessoal a capa do seu livro a edição a revisão bem feitos eventos de lançamento tá cada gênero literário cada autor tem o seu jardim ideal e a gente vai aprofundar isso tá então quando o que acontece olha só a metáfora aqui do Jardim né
quando você cuida da sua audiência das suas redes do seu marketing pessoal quando você cuida desse seu jardim de forma certa com estratégia com método com organização com antecedência aí sim você vai atrair novos seguidores novos leitores você vai começar a receber depoimentos espontâneos as editoras vão começar a buscar você as pessoas vão começar a o teu livro você vai postar alguma coisa nas redes e isso vai ter retorno ok mas cada autor cada gênero cada categoria de livro tem o seu Jardim Ideal Ok o que que é o Jardim Tá o que que é
o Jardim o jardim é isso daqui quanto mais bem cuidado o Jardim então quanto mais bem cuidado o jardim mais gente aqui embaixo Ok eu vou explicar eu vou explicar esse funil essa peneira aqui para vocês tá então quanto mais bem cuidado o teu jardim mais gente você tem aqui embaixo mais fãs você tem OK eu tenho uma pergunta para vocês eu tenho uma pergunta para vocês quem vai ser o melhor vendedor do seu livro quem é o melhor vendedor do seu livro conta para mim é editora é você é a Amazon que é a
maior livraria do Brasil Aliás a Amazon é a maior livraria do mundo atualmente né quem é o melhor vendedor do seu livro O melhor vendedor do seu livro é o seu leitor tá o melhor vendedor do seu livro é o seu leitor é isso tá para virar long Seller para não ficar o tempo todo dependendo de investimento de ideia de parceria para vender o seu livro você precisa que o seu leitor se torne Seu Fã seu vendedor porque é assim que acontece o efeito boca a boca Ok quando você tem um fã que fala do
teu livro para mais três pessoas Ele tá trabalhando por você quando você trabalha a sua divulgação de forma estratégica quando você constrói autoridade esse funil aqui ele virou uma bola de neve tá então quanto mais bem cuidado o seu jardim mais gente aqui embaixo Ok eu vou explicar para vocês esse funil essa peneira tá E aí eu quero fazer um exercício aqui com vocês eu quero ver aqui no chat me indica um livro o último livro que você leu e gostou muito ou um livro que você acha que eu vou gostar não vale o livro
de vocês tá indicar o próprio livro é 7 anos de azar aqui tá então não é para indicar o seu próprio livro indica aqui para mim no chat o último livro que você leu e que você gostou muito ou um livro que vocês acham que eu vou gostar não vale o livro de vocês tá eu quero ver a indicação de vocês aqui no chat tá esse funil Pessoal esse funil é o seguinte né Eh ó vamos ver aqui cartas para sua avó Sapiens é muito bom mesmo né tortu arado uma igreja com propósitos Pedro páramo
as aventuras as de huckleberry Fin Originals ah Vivi tá aí Vivi sedola muito bom é ótimo esse livro mesmo Mentes Perigosas origem Menina que Roubava Livros vegetariana grande sacada do engenheiro tarado pessoal tá AD robit Pai Rico Pai Pobre Jordan Peterson é muito bom muito bom vegetariana Cabana Ai que legal a vida intelectual Ana kenina Que bacana ó Então olha só vocês estão vocês estão com tudo hein Olha só que coisa gente percebe Olha só o funil o funil é o seguinte aqui no topo você tem as pessoas que não conhecem você nem seu livro
e aqui no final saíram os fãs as pessoas que leram que gostaram e que se tornaram divulgadores voluntários desse livro Os propagadores do efeito boca a boca todos esses livros que vocês estão indicando vocês me indicaram um Quantos livros vocês T na estante de vocês vocês perceberam que o funil já aconteceu Vocês são a prova viva desse funil Quantos livros vocês TM em casa eu nunca contei mas eu devo ter aqui em casa uns 800 900 livros quando alguém me pede uma indicação é um é dois óbvio né Depende ali da pessoa tal mas percebe
aqui ó é o fã o funil você tem no topo Aqui as pessoas que não te conhecem aí vai filtrando filtrando filtrando filtrando você tem seus fãs os propagadores do boca a boca tá vou dar um exemplo vou usar analogia aqui a mesma coisa acontece com quem presta concurso público quantas pessoas se inscrevem num concurso público quantas passam tem um funil quantas pessoas compraram o teu livro quantas leram quantas gostaram quantas indicaram vestibular quantas pessoas se cadastram no vestibular quantas passam pra segunda pra primeira da primeira fase pra segunda quantos passam da segunda é peneira
peneira com time de futebol a molecada vai lá mas quantos de fatos se tornam profissionais então para você se destacar existe um processo natural de seleção existe um processo natural de seleção Ok só que o pulo do gato tá aqui ó pulo do gato tá aqui ó nesse processo de você transformar desconhecidos em fãs o escritor ele enfrenta três três grandes garg tá aqui ó 1 2 3 quais são esses três gargalos essas três peneiras e isso daqui você isso daqui é ouro tá vocês prisão absorver isso daqui vocês pram saber isso aqui de cor
salteado vocês PR anar isso daqui tá Quais são esses três gargalos e depois eu vou perguntar para vocês tá em qual gargalo vocês acham que vocês estão presos o primeiro gargalo é a quantidade de pessoas que passa a conhecer você e o seu livro quanto maior a boca desse funil quanto MA maior a boca Dail mais gente te conhecendo quanto mais apertado esse gargalo menos gente te conhecendo Ok qual que é o segundo gargalo o segundo gargalo é esse daqui das pessoas que te conhecem que já cruzaram com você com o seu livro em alguma
livraria em algum evento em algum dessas pessoas quantas compraram então a proporção de gente a proporção de gente que te conhece versus a proporção de gente que compra o seu livro é uma métrica muito importante exemplo quem aqui já ouviu falar do Marcelo Rubens Paiva agora com o filme quase todo mundo mas quem aqui comprou o livro quem aqui comprou o livro do Marcelo rens Paiva então ele é conhecido por muitos mas será que ele foi comprado por muitos tá então vocês se colocar tá nesse funil aqui esse o análise que tondo aqui para vocês
tá então esse é o segundo gargalo das pessoas que te conhecem que já cruzaram com você com algum conteúdo teu Em algum momento em algum evento quantas compraram tá então quanto maior esse gargalo aqui né Quanto mais apertado esse gargalo é menos gente comprando o seu livro O terceiro gargalo qual que é terceiro gargalo é assim quem leu seu livro Quem gostou do seu quem vai indicar o seu livro tá então vê de todos os livros de todos os autores que Vocês ouviram falar que vocês têm na casa de você de todos os livros que
vocês leram quem vocês me indicaram é o livro que vocês colocaram aqui no chat a mesma coisa acontece com o livro de vocês ok então percebe de todo mundo que se interessa ou poderia se interessar pelo teu livro pelo teu gênero pelo teu nicho literário não é todo mundo que vai sair do status de desconhecido e de conhecer de todo mundo que ouviu falar não é todo mundo que vai comprar e de todo mundo que comprou o seu livro não é todo mundo que vai ler indicar tá conta para mim Quantos livros você tem aí
na sua casa que você não terminou de ler Quantos livros você tem na sua casa que você abandonou Quantos livros você tem na sua casa que você ganhou e você não eu aposto que muitos tá então de todos os livros que você tem na tua casa Quantos você tá de fato indicando Ok então qual que é a proposta dessa aula né eu vou mostrar para vocês como cuidar desse Jardim como alargar esses gargalos para que mais gente passe pra próxima fase para que você tenha cada vez mais gente falando do seu livro pro efeito boca
a boca do seu livro pegar velocidade para que você não dependa da divulgação da editora pro teu livro vingar para que você não dependa do cenário econômico das livrarias pro teu livro vingar para que o seu livro não seja só mais um dos muitos livros aí sendo lançados todo mês Ok se qualquer uma dessas fases aqui se qualquer um desses gargalos tiver muito apertado tiver Estreito é menos gente com potencial de chegar aqui tá Quando surge Quando surge um escritor falando que o livro não tá vendendo pode ter certeza que o problema tá em um
ou mais desses três gargalos não falha nunca ou é pouca gente conhecendo e descobrindo esse autor ou é pouco público comprando o livro ou é pouco leitor sendo convertido em fã é tipo um balde furado né tá mais vazando água do que segurando água Olha só para cada pessoa imagina o seguinte cenário né para cada pessoa que chegou aqui no final é como se fosse mais um soldado pro seu exército lutando pela sua causa defendendo a sua Bandeira isso daqui é como acontece o efeito boca a boca e é por isso Ok é por isso
que eu peço aqui a sua atenção o seu compromisso todo autor precisa identificar esses gargalos e ter as estratégias para alargar cada um desses gargalos Ok se você já lançou e não tá satisfeito com as suas vendas você precisa identificar onde você pode melhorar se você já lançou e não tá satisfeito você precisa identificar onde você pode melhorar se você não lançou ainda você tem uma oportunidade de ouro aqui queer lançar certo já saber se você tá com gargala ou não minimizando risco minimizando o erro minimizando desperdício Ok eu vou aprofundar aqui cada um desses
gargalos mas antes disso me dá um feedback tá antes de eu avançar pro como né largar esses gargalos cada um desses garos D um víde é Vocês estão entendendo Tá fazendo sentido tá me me fala se tá fazendo sentido às vezes eu falo muito rápido e então me diz assim Dani tô entendendo pode avançar tá me dá um feedback aqui que eu quero saber se tá dando para acompanhar tá show Beleza deixa eu dar uma hidratada aqui então bora lá pessoal ficou Claro Vocês entenderam qual que é cada um desses gargalos primeiro gargalo desconhecidos que
te descobrem segundo gargalo conhecidos que compram o teu livro e terceiro gargalo as pessoas que leem gostam e indicam o teu livro Beleza beleza então vamos lá primeiro gargalo tá ser descoberto ser descoberto Então qual é a transição Qual é a transição aqui nessa primeira etapa a gente tá transformando desconhecido em conhecido tá muitos escritores eles acreditam que a resposta para atrair novos públicos tá nas redes sociais a eu preciso fazer mais post ai eu preciso criar mais conteúdo Ah eu preciso crescer meu canal tem um pouco disso assim tá rede social é uma das
formas de fazer isso mas não é a única para muitos escritores não é a principal e PR a maioria de vocês é a mais trabalhosa e eu vou ser muito honesta tá usar rede social como única ferramenta para transformar desconhecido eu tô me sentindo a mulher do tempo aqui usar rede social como a única ferramenta para transformar desconhecido em conhecido Talvez seja uma das formas mais ingratas de fazer tá por quê Porque a taxa de conversão é baixa é muito trabalho para pouco resultado isso não quer dizer que você pode abrir mão de rede social
Ok rede social tem uma outra função primária Vital aqui nas outras etapas o que não é que você pode abandonar a rede social é que a função da rede social tá mais aqui embaixo Ok eu vou trazer aqui para vocês um dado uma métrica oficial dos autores que eu já lancei eu sempre fui muito do Excel né Eu sempre planil muito tudo direitinho e eu sempre tentava trazer o máximo de previsibilidade pras minhas campanhas então eu sempre fui muito ligada nas evidências né pessoal são mais de 500 lançamentos realizados e estudados tá eu fazer lição
de casa e quais são os dados que eu sempre analisava tá quantos seguidores esse autor tem Qual que é o engajamento dele Quantos livros ele vendeu na pré-venda qual é a correlação desses dados com o tempo para esgotar a primeira edição tá é daí é de todo esse estudo de toda essa experiência desse laboratório todo que vem essas estratégias que eu trago para vocês tá e um comportamento padrão pros lançamentos é o seguinte esse dado é muito importante tá de cada 100 pessoas de cada 100 pessoas que gostam do seu conteúdo que te acompanham que
engajam tá não tô falando de seguidor falando da pessoa que engaja da pessoa que tá curtindo comentando eh salvando compartilhando tá de cada 100 pessoas que estão engajando entre 7 e 12 vão comprar o seu livro de novo não tô falando de seguidor tem seguidor que é peso morto Ok tem seguidor que é peso morto tô falando de quem engaja Ok então de cada 100 pessoas que engajam entre 7 e 12 vão comprar o teu livro então voltando vamos alargar esse gargalo aqui tá rede social é uma das formas é Mas quais são as outras
eu vou falar devagar para vocês anotarem ok Esses são alguns dos dispositivos de atração de audiência Ok então vou falar aqui para vocês dispositivos de atração de audiência não vou ficar repetindo senão a gente não consegue avançar na aula tá vamos lá dispositivo um eventos próprios seus eventos dispositivo do comunidades tô falando não é numa ordem tá falando numa ordem aleatória aqui então dispositivo um eventos próprios dispositivo dois comunidades de escritores dispositivo três eventos literários eventos culturais saral dispositivo 4 networking Ok então dispositivo 4 networking dispositivo 5 leitura coletiva dispositivo 6 anúncio sete atuação com
escolas com empresas dependendo do seu nicho né Sempre tem um Fit ali para você fazer vendas em lote dispositivo oito assessoria de imprensa dispositivo no trabalho com influenciadores tá dispositivo 10 participação em podcast dispositivo 11 newsletter pessoal newsletter tem crescido muito recentemente enfim tem várias formas de atrair essa base aqui tá várias formas várias formas vou repetir rápido eventos próprios comunidade de escritores eventos liter networking leitura coletiva anúncio atuação com empresas escolas assessoria de imprensa influenciadores participação em podcasts newsletter tá acho que eu falei 12 né enfim tem várias formas de atrair essa base porque
lembra Lembra que nessa fase O que você tá fazendo Você tá transformando desconhecido em conhecido e tudo isso que eu falei são dispositivos de atração de audiência Ok Então como que você alarga esse gargalo você escreveu o livro você não pode ficar ali sentado em berço esplêndido achando que o seu livro vai vender só porque ele tá bom só porque ele é inédito livro não se vende sozinho Ok então você precisa entender isso daqui isso daqui como é que você vai fatiar Isso de tudo isso que você anotou dessas 10 coisas que eu falei quais
vão ser as fontes as origens de descoberta eu c tem aí 10 11 não dá para usar todas o tempo todo você precisa determinar quais dessas tem mais a ver com você qual você tem mais aptidão em qual você vai trabalhar então por exemplo eu eu não sou uma pessoa boa de aparecer de mostrar minha vida tá e eu não gosto de ficar expondo minha vida minha família minha bateria social é baixa eu sou uma pessoa discreta eu fiz o teste quem é de RH quem é de Psicologia conhece eu fiz o teste do mbti
o meu perfil é predominantemente introvertida eu sou introvertida então eu não me baseio nisso de ficar fazendo coisa de Blogueiro PR crescer minha base vocês raramente vão me ver mostrando a minha própria vida porque eu sei que esse não é um ponto forte meu Ok então ao invés de ficar mostrando a minha vida que é o que muita gente faz na internet nada contra tá pelo amor de Deus Inclusive eu sigo eu sigo E admiro muita gente que mostra muito mais o bastidor mas não é como eu me sinto confortável então a invés de mostrar
a minha vida eu ensino tá eu não mostro a minha vida mostro meu conhecimento ok então nessa fase o escritor ele precisa descobrir onde é a que ele exerce mais influência porque você não vai exercer influência um lugar onde você não tem habilidade se vocês pedissem para fazer vídeos engraçados para atrair audiência esquece tá por isso que eu tô aqui dando aula porque eu sei que é onde eu tenho habilidade Ok lembra da Regra número um do marketing de livros deixa eu abrir a tela aqui lembra da Regra número um do marketing de livros atrair
a borboleta se você insistir em atrair a borboleta onde você não tem habilidade elas vão fugir mas se você exercer algo em que você é bom as borboletas vão chegar lá ok então dentro desse gargalo existe um conceito muito importante que vocês precisam assimilar tá é muito comum é muito comum que o escritor lance o livro e que ele não consiga furar a bolha dos amigos e familiares que que é isso né o autor ele lança o livro mas ele não consegue mais vender o livro para outras pessoas tá quem aqui se STI nessa posição
as primeiras vendas foram fáceis fez evento os amigos compraram a família comprou mas aí parece que começou a ficar difícil né Então o escritor ele precisa sempre ter novas pessoas entrando nesse funil Caso contrário vai virar o gargalo e as suas vendas vão esgotar se isso daqui diminuiu isso daqui vai diminuir também simples assim tá simples assim o tamanho desses dois gargalos vai sempre ali tá numa proporção menor que é essa Ok o escritor só pode parar de trabalhar nisso daqui no Jardim dele quando ele já tem fãs o suficiente para manter o livro vivo
por conta própria Isso que acontece com os clássicos tá Os Clássicos Eles têm tanta gente aqui nessa pase aqui de baixo falando do livro que o livro entra em piloto automático boa parte dos livros que vocês mencionaram são livros que já estão em piloto automático ficou Clara essa lógica pessoal ficou Clara essa lógica tá E aí então tem esse conceito né de furar bolha Vocês precisam sempre trazer desconhecidos para furar essa bolha porque senão vocês só vão vender para amigo e para familiar Ok E aí tem um outro tem um outro ponto muito importante um
outro conceito Vital aqui nessa nesse gargalo que vocês precisam entender que é o seguinte Sabe por que é tão importante trabalhar a divulgação do seu livro o quanto antes tá porque quando você acumula muita gente aqui tá quando você lança o teu livro é que nem o estouro da Boiada sabe o estouro da Boiada estouro da Boiada tá é é estouro da barragem né est isso daqui enchei de gente aqui dá força pro teu lançamento por quê Porque o motor começa a girar forte ele pega atração e isso reverbera por muito tempo quando você tem
o estouro da Boiada isso chama a atenção da editora isso chama a atenção da livraria isso te dá munição pra rede social então não deixa para com a pensar na divulgação do teu livro Só depois que você escrever porque aqui eu vou falar muito disso nas próximas aulas tá aqui tem a história da antecipação do soft marketing é o estouro da Boiada não é por acaso que o teu livro vai explodir não é porque ele é bom é porque você construiu ok uma estrutura em que você favoreceu muito essa fase aqui tá dito isso né
eu falei os 10 dispositivos 11 acho que eu falei 11 coloca aqui para mim no chat um ou dois dispositivos que você acha que pode te ajudar além das redes sociais então ah é evento Ah é newsletter Ah é trabalho com influenciador coloca aqui para mim no chat desses dispositivos um ou dois que você já se ligou que você falou Caraca eu preciso pisar no acelerador disso Caraca isso vai me ajudar a aumentar minha base Então coloca aqui um ou dois dispositivos tá que você vê que fala pô Esso pode ser uma coisa que dê
para eu explorar tá na quarta-feira a gente vai aprofundar nesses dispositivos tá em alguns deles mas eu priso que vocês verbalizem aqui para mim porque verbalizar é importante pra gente conseguir avançar Ok e newsletter anúncio Google ADS 1 3 4 5 6 7 legal evento literário comunidad escritores eventos Anunci pago influenciador site pode olha que legal tá bem variado Que bacana podcast eventos networking apresentação em cursos de teologia influenciadores ó chema apresentação em cursos de teologia aqui você tá usando aquele dispositivo da empresa né o corporativo que é vender em lote né ads podcasts palestras
eventos literários feira literária podcast influenciadora anúncio lista de e-mail muito bom evento próprio networking Que bacana pessoal que bacana É isso aí na quarta-feira a gente vai aprofundar tá isso então pessoal gargalo um tá entendido Vocês precisam transformar desconhecidos em conhecidos se vocês não trabalharem para aumentar a base de pessoas que conhecem vocês vira conta Goa não dá tá então vamos avançar pro gargalo dois que que é o gargalo dois tá o gargalo dois é quando um conhecido compra o seu livro aí quando você foi descoberto e a pessoa decidiu comprar o teu livro tá
então como você escritor pode melhorar a chance a probabilidade de uma pessoa comprar o teu livro não tem a ver com sorte não tem a ver com esperança tá tem uma coisa eu vou dar aqui alguns exemplos né de como alargar aqui que é simples chega a ser besta tá mas o autor Às vezes tem esse ponto cego tá que é o quê o livro não tá a chave ó eu vou trazer um exemplo aqui para vocês tá imagina que a Raquel imagina que a Raquel vi aqui o nome da Raquel peguei a Raquel aqui
de vítima imagina que a Raquel eh vai lançar um livro tá lançou um livro aí eu entro ali no perfil da Raquel não tem uma foto dela com a capa do livro nos primeiros posts lá no link da Bio também não tem o livro livro não tá achá você tá colocando barreira pra pessoa virar seu leitor e a minha pergunta aqui para quem já lançou é se eu desligar essa Live entrar no teu perfil a quantos cliques de comprar o seu livro eu tô se eu sair dessa aula entrar no teu perfil a quantos cliques
eu tô de distância de comprar o seu livro tá você precisa encurtar essa distância se você não faz a pessoa tropeçar no seu link ela não vai se sentir tentada a comprar Tá vou tentar importante se você tá usando o link da sua Editora pensa que às vezes isso também causa fricção porque no site da editora o teu conhecido muitas vezes tem que criar login e às vezes o site da editora é complicado de Navegar isso também tá aumentando a distância da compra tá porque às vezes a pessoa fala assim ah não Dani o link
do livro seu áudio tá cortando tá cortando pessoal o áudio não dá para tirar o microfone tá vocês estão me ouvindo pessoal me fala tá se Ah você coloca o link do teu livro no site da editora é mais uma barreira Às vezes o site da editora não é bom às vezes é difícil de Navegar Às vezes a pessoa não quer criar login tá isso tá aumentando a distância da compra Ok então a quantos cliques de distância eu tô do seu livro Se eu entrar no teu Insta a quantos cliques eu tô de distância do
seu livro tá cortando tá cortando é forone Pera aí eu vou tirar e vou pôr deando tá falhando Pera aí vou colocar aqui um outro microfone não tá ouvindo agora s criar nova ok dispositivo microfone foi tá indo Beleza mas estão me ouvindo né tá bom bora Tá certo então vamos lá então a quantos cliques eu sou de distância de comprar o teu livro Às vezes o site da editora é um impedimento tá eh tem um tem um um autor Wesley que que ele faz ele já vendeu mais de 10. exemplares assim tá ele é
autop publicado ele não tem editor ele não tem e-commerce se você não tem link escreve assim na bio me manda um Direct ou me manda um WhatsApp nesse número para adquirir um exemplar simples assim gente o Wesley já vendeu mais de 10.000 exemplares assim sem link tá isso é uma coisa simples mas que faz muita diferença tá ter o teu livro achával Cadê vocês aqui ter o teu livro achá é o link fácil é um jeito de alargar esse gargalo Ok é uma forma de largar a boca desse funil tem uma outra coisa que você
pode fazer para largar a boca desse funil quer ter boas avaliações do seu livro na Amazon nota na Amazon abaixo de 4.5 é bandeira vermelha sinal de perigo aqui pronto tão me ouvindo beleza vamos lá simples tá simples avaliação na Amazon ah Dani mas só quem compra na Amazon pode deixar avaliação não qualquer pessoa que tem um histórico de compras na Amazon Ok de pelo menos r$ 50 nos últimos 3 meses pode avaliar livro ah Dani a pessoa comprou o meu Ebook A R 1 R 2 lá pode deixar avaliação Não não pode então tem
que tomar cuidado com estratégia tá a Às vezes você não consegue receber avaliação por conta de decisões que vão te atrapalhar lá na frente ok então uma forma de alargar essa boca de funil aqui é com a avaliação da Amazon Tá qual é a regra nessa fase aqui tá você tem que facilitar a vida do interessado do conhecido você tem que dar para ele razão argumento que Vai facilitar a decisão dele quais argumentos são esses p avaliações um li fácil de achar outra forma tá outra forma quando o teu conhecido já chega no teu link
com a sensação de que você é autoridade na área tá é esse aqui que tá conectado Se eu tirar eu vou ter que mexer em todas as telas tira tá cado é então pera aí deixa eu botar um outro microfone aqui microfone Mick Ok pera aí microfone Ok pronto pronto vocês estão me ouvindo pessoal então né Pera aí então aqui pronto estão me ouvindo Beleza então bora lá vocês precisam dar pra audiência pros conhecidos de vocês motivo facilitar dar bons argumentos tá e o exemplo né que eu queria dar para vocês quando você já chega
com um livro e a pessoa já tem a sensação de que você é autoridade na tua área lembra que na semana passada a gente falou de de pré-lançamento O autor que antes de lançar já constrói uma narrativa de pré-lançamento aumenta muito as vendas tem o caso da Ingrid na nossa comunidade né A Ingrid esgotou o livro na pré-venda OK ela recebeu um e-mail da editora falando assim podemos imprimir mais porque o teu livro esgotou na pré-venda a Amazon pediu muito a livraria pediu sabe o que ela fez ela fez narrativa de pré-lançamento Ok então antesa
lançar o livro ela já trabalhou antecipação E aí quando o livro foi lançado estourou a boiada porque as pessoas já tinham a sensação que ela era autoridade ela tava mostrando os eventos que ela ia os livros que eram referência a pesquisa dela então isso tudo é narrativa de pré-lançamento tá narrativa de pré-lançamento ajuda muito a alargar esse gargalo OK outra forma de alargar esse gargalo capa capa boa e vendedora não adianta ser uma capa só boa tem que ser uma capa vendedora a gente falou disso na semana passada tá inclusive semana passada eu mostrei aqui
para vocês eu saí no no Jornal Valor Econômico falando sobre a importância da capa tá outra forma de alargar o gargalo boa sinopse o papel da sinopse não é resumir o livro é atrair é conquistar o leitor é provocar o leitor tem um exemplo que eu conto de sinopse porque ele é muito emblemático tá uma vez eu fui fazer a análise de capa de uma escritora da nossa comunidade capa linda livro de fantasia tá a capa tinha uma imagem que parecia uma cena dentro de um castelo né aí tinha ali uma imagem de castelo tijolo
Aí tinha uma daquelas Chaves antigas Sabe aquela chavona assim ali e o título usava uma fonte meio clássica meio medieval né meio meio élfica assim e aí que aconteceu estou me ouvindo né agora que eu mudei a tela eu fiz a sinopse a capa tava linda tá linda mesmo aí eu fiz L sinopse O Liv livro dela não era um livro de fantasia Nesse estilo élfico medieval era uma distopia quem lê fantasia sabe muito a diferença né distopia é tipo 1974 Jogos Vorazes divergente Laranja Mecânica diferente de Senhor dos Anéis tal então os elementos da
capa até existiam no livro mas aquela estética não ia atrair o leitor tá na verdade I até fazer o contrar aquela estética ia despistar o leitor então não basta a capa ser bonita Ok a capa precisa ser bonita e vendedora porque senão o teu conhecido não vai se tornar seu leitor porque a tua capa despistou ele porque a tua sinopse despistou ele ok na Live de sexta eu falei que de cada das 10 capas que eu vejo pelo menos sete não estão 100% de acordo com a estética do gênero Ok e na sexta eu até
mostrei para vocês ali o exercício né para identificar a estética do nicho de vocês Então olha só sinopse deixa eu falar um pouco de sinopse né porque sinopse também é uma coisa super importante aqui geralmente o escrit escreve de mais ou de menos tá Às vezes ele resume o livro né ao invés de provocar ele resume o livro dá spoiler aí escreveu demais e às vezes o escritor só coloca um trecho do livro que ele gosta Aquilo não é o bastante para atrair o leitor tá se a sinopse não tiver Atrativa se a sinopse não
tiver gerando curiosidade o que acontece o Bal de fura tá você desperdiça muita gente nessa transição ok assim como criar um personagem criar uma cena criar um diálogo isso tudo tem técnica né criar sinopse também tem técnica na aula de sexta a gente vai falar disso Ok então por exemplo vai sinopse de livro de ficção tem que situar o leitor sinopse de ficção tem que situar o leitor no tempo no espaço nas emoções que aquele livro provoca nos dilemas que tem lá dentro porque se a pessoa vê ela não sabe se aquilo é no no
presente no passado no futuro se é no nosso mundo ou se em outro mundo se ela vai ler o livro ela vai sentir o romance ou se ela vai sentir o suspens ou se ela vai sentir tem que situar o leitor então sinopse de ficção tem que situar o leitor sinops de não ficção tem que dar uma lista dos benefícios que aquele livro vai gerar na vida do leitor o leitor de não ficção não tá buscando só entretenimento muitas vezes o leitor de não ficção tá buscando um sentido uma habilidade uma explicação uma inspiração tá
então se a tua capa não tiver bonita e vem Dora você dilui a conversão se a tua sinopse não tiver bem montada balde furado tá fazendo água Ok então nessa fase né nessa fase aqui nesse gargalo você precisa dar bons argumentos facilitar a decisão do público facilitar a vida dele ok como facilidade para comprar um link a chavel narrativa de pré-venda narrativa de pré-lançamento que a pessoa já fala Caraca essa autora realmente sabe o que ela tá fazendo ok avaliação boa ação positiva na Amazon capa sinopse um bom prefácio um bom prefácio também é uma
forma de facilitar essa decisão Ok Essas são algumas das principais formas de alargar esse gargalo aqui ok quem aqui acha que tá com problema no gargalo um e quem aqui acha que tá com problema no gargalo dois tá se você tiver com problema no gargalo um e dois tudo bem Me fala mas quem que acha que tá com muito problema no gargalo um ou muito problema no gargalo dois quero ver aqui tá Então pessoal percebe né como tem estratégia não é uma grande coisa que vai ser o acerto genial loteria os números céos não é
são vários parafusos que você vai apertando aqui e que você vai apertando aqui que flui melhor a coisa que flui melhor a coisa tá dentro dessa lógica ó tô vendo aqui um um um e dois número um 2 um e do 2 legal Carmen Sérgio Catarina muito bom que bom que vocês estão conseguindo assimilar Então pessoal tá ficando Claro para vocês importante para mim é que fique claro para vocês tá importante para mim que fique claro para vocês dentro dessa Lógica tem mais um conceito de marketing que vocês precisam conhecer que é assim existe uma
regra no Marketing chamada regra do sete não é a regra dos nove da matemática regra dos S que diz que um consumidor ele precisa ter sete contatos sete contatos com uma marca ou com um produto antes de decidir comprar né por isso que tem marca que contrata aldor que contrata influenciador que faz degustação que então assim sete contatos então aqui né nessa fase aqui o que vocês têm que fazer é criar esses pontos de contato com o consumidor é por isso que eu vou em podcast é por isso que eu faço live com outras pessoas
é por isso que tem evento é por isso que cria conteúdo tá nessa fase você precisa ter uma certa variedade você precisa aumentar a superfície de contato tá com as pessoas aumentar a superfície de contato ok então vê olha só se aqui entraram 100 pessoas né se daqui cá passaram 100 pessoas e daqui cá passaram 30 e aí daqui cá passaram três né concorda comigo que se você alargar essa boca de funil aqui aqui entrou sem mas o teu balde não tava furado se você alargou esse funil das 100 que entraram talvez 50 pass 100
para cá então quanto mais estreito menor o aproveitamento quanto mais estreito mais desperdício de trabalho você tem OK beleza vamos avançar pra próxima fase Vamos pro gargalo três tá dando para acompanhar Bora lá então bora lá gargalo três tá Então olha só aqui é onde o desconhecido vira conhecido aqui que é onde o conhecido compra o teu livro ele é comprador ele não é leitor tá ele é comprador ele não é leitor não tem como a gente garantir que a pessoa que comprou o seu livro que ganhou o seu livro vai ler não dá para
obrigar né Não dá para segurar a pessoa a força fazer ali ela ler você vai virando as páginas ela ler não dá né então infelizmente muitos livros comprados ganhados eles acabam não sendo lidos tá E nem sempre quem leu gostou tá Quem ainda não lançou livro se você ainda não lançou você tem algumas vantagens nessa fase tá que é o quê você tá em tempo de fazer os devidos ajustes pro seu livro ficar mais adequado a essa fase se o seu livro não tiver bom ou a pessoa abandonar o livro ela não vai falar nada
ela ela assim ou ela não vai falar nada ou ela vai falar mal do teu livro né E aí o que aconteceu esses possíveis leitores esses possíveis ve fãs vai diminuir por você teve aqui os você fez todo o trabalho direitinho aqui você fez todo o trabalho direitinho aqui mas chegou aqui o gargala tava apertado tá esses possíveis leitores fãs vai diminuir você tá mais longe do efeito boca a boca então o que que você tem que fazer antes de lançar ou se você for relançar você precisa fazer uma leitura crítica profissional você precisa ter
um editor não falando de Editora empresa tô falando da pessoa editor Ok a opinião de pessoas imparciais Ok às vezes eu recebo mensagem assim ah Dani o meu amigo que lê muito inclusive ele é professor ele disz que o livro tá ótimo Então realmente meu livro tá bom porque ele sabe o que diz Gente pelo amor de Deus eu não tô desmerecendo o professor Claro que não aliás tem uma profissão que eu admiro é essa que é onde vem a minha herança Educacional mas professor não é editor professor não é leitor crítico da mesma maneira
que Engenheiro não é arquiteto que arquiteto não é pedreiro que decorador não é arquiteto é tudo relacionado à obra mas são aspectos completamente diferentes daquilo Ok esse tipo de opinião não basta gente próxima Tá torcendo por você isso não é opinião profissional isso é apoio moral Ok não é que a opinião deles não vale nada até vale mas não para colocar o teu livro na primeira divisão do Campeonato tá vocês escritores também não TM a habilidade de avaliar o próprio texto Ok vocês não não tem a habilidade nem imparcialidade é injusto é claro que você
vai achar o seu filho lindo inteligente avançado né Tem uma frase do stepen King que é um dos maiores escritores do mundo que diz assim escrever é humano escrever é humano editar é Divino gente o Stephen King que tem mais de 70 livros publicados Acho que ele foi traduzido para mais de 50 idiomas ele já deve ter passado aí da marca dos 200 milhões de exemplares vendidos tá dezenas de livros de dele foram adaptados paraa filme e pra Série esse cara não tira o olho desse gargalo esse cara não tira o Olho D G não
é porque ele lançou tudo isso que ele tá tranquilo aqui olha essa frase escrever é humano estar é Divino tá então toma cuidado porque você que ainda não lançou tem a oportunidade de fazer esse trabalho de forma profissional tá lançar ou relançar um livro Sem leitura crítica é um tremendo risco e se lembra leitura crítica especializada leitor crítico que Analisa todo os gêneros ele não é especializado A análise dele vai ser superficial tá então tem que ser específico no seu gênero um outro cuidado aqui é o seguinte Editora não faz leitura crítica quando a editora
diz que tá avaliando o seu livro se a editora que cobra ela não tá avaliando coisa nenhuma você vai receber um relatório genérico que você vai achar que eles analisaram mas só para fazer você se sentir bem para te pegar pelo emocional tá Editora que cobra para publicar diz que avalia mas não avalia o relatório deles é genérico Ok e editora que não cobra para publicar não faz leitura crítica ok Eles analisam dentro dos critérios deles mas eles não vão te devolver um relatório que nem o leitor crítico Faz Ok Então olha só Editora que
cobra para publicar vai lançar o teu livro se ele tiver nota 10 nota 8 nota 3 nota zero então não contratem então contratem leitura crítica antes de mandar o livro pra editora antes de mandar o livro pro concurso antes de mandar pro ag gente Ok para não desperdiçar esse envio tá Olha só esse cenário Escritor José lançou e não tá vendendo como ele queria aí ele diz beleza não tá vendendo Como eu queria eu vou alargar esse primeiro gargalo aqui aí ele investe em assessoria de imprensa em evento ele posta para caramba a taxa de
conversão dele aqui embaixo continua sendo Estreita ele tá convertendo % 0,2 mas se ele tivesse a leitura crítica Talvez ele estaria convertendo o dobro disso ele tem um funil muito mais eficiente com menos desperdício tá Então olha só quando você trabalha aqui e aqui esse topo rende porque você tá tampando o buraco do balde tá imagina você trabalhar para caramba no teu livro ele tá nota se não seria melhor você trabalhar PR caramba ele tá nota oito você ter mais gente caindo aqui embaixo tá quem já fez molho de tomate na raça né Pega o
tomate cas tomate e tal gente molho de tomate não rende 3 kg de tomate você bota 3 kg de tomate Ali vai sair sei lá 100 g de molho negócio de doido não rende evapora né É isso que a gente quer evitar aqui a gente quer evitar desperdiçar o seu trabalho o seu investimento Ok tem livro que para de vender Porque esgotou os fãs tá tem autor que aqui tem conta gotas por quê Porque parou de colocar tá gente nesse funil o melhor vendedor de um livro não é você não é a editora não é
a amazon É o leitor Ok outro conceito importante outro conceito importante que eu quero trazer aqui para vocês é o seguinte o autor quando ele trabalha esse funil aí que tem alguém me ligando aqui o autor quando ele trabalha esse funil aqui o que acontece ele consegue furar a bolha né que é quando você vende o teu livro além de Amigo e familiar no começo Amigo e familiar compra o teu livro para te incentivar Para apoiar mas eles não viram fãs óbvio que eles torcem por você tá mas eles não são fãs qualificados porque eles
não são necessariamente leitores daquele gênero a indicação deles não tem tanta força quanto a de um verdadeiro leitor daquele gênero Eles não têm respaldo na indicação daquele livro é que nem eu falei para vocês é que nem eu falei para vocês não vale indicar o próprio livro vocês são suspeitos tá então isso daqui pessoal isso daqui é um fluxo constante tá se você para de pingar a gente aqui vai parar aqui estanca ok Por que que hoje em dia Paulo Coelho aparece muito menos na TV nos eventos porque ele já tem o exército dele aqui
porque os clássicos vendem tanto porque já tem muita gente falando Ok se você parar de colocar a gente perde força você precisa de um exército mínimo aqui acontecendo para você poder desacelerar aqui tá bom quem já acendeu fogueira quem de acendeu fogueira churrasqueira também o fogo tem que pegar né tem uma hora que o fogo pega se o fogo não pega não vai o churrasco não vai o calor não vai né a lenha tem que est Seca tem que ter um ventinho né tem que ter ali uma fonte inicial de fogo senão a fogueira apaga
aqui é a mesma coisa o fogo não pega se você não tiver ali as condições o ritmo a intensidade do vento não pega Ok é fogo de palha né então vê Paulo Coelho JK Ring o George Martin o Stephen King eles desaceleraram por quê Porque eles têm volume aqui mas na boa eles desaceleraram mas não pararam ainda assim eles estão lá colocando lenha na fogueira fazendo Tour de lançamento dando entrevista participando de Podcast a JK Rowling nem tanto né porque ela foi cancelada ela não tá sendo tão convidada assim pras festas mas Vocês entenderam tá
tem que continuar jogando lenha nessa fogueira Ok então o que que eu quero saber aqui em qual dessas etapas vocês acham que vocês precisam trabalhar mais Onde vocês vão colocar mais energia no gargalo um no gargalo dois ou no gargalo TRS vocês estão percebendo o ouro disso daqui vocês estão percebendo o caminho que isso daqui abre para vocês isso daqui é um raio x iso aquii é uma planta baixa tá isso daqui isso daqui vai te ajudar a encontrar Qual é o parafuso que você precisa apertar Qual é o furo no seu balde que você
precisa tampar tá olha só essa história aqui que legal tem uma escritora na nossa comunidade a Ana a Ana é muito dedicada não sei se a Ana tá aí a anel não sei se ela tá aí A Ana é muito dedicada né E ela vem lançando uma sequência de livros infantis e ela tá sempre aprimorando muito né essas etapas do Funil E aí ela me contou uma coisa que vem acontecendo com ela né a carreira dela a profissão dela Ela é dentista OK e ela vem trabalhando muito forte na história da autoridade ela tá cons
espaço em rádio em podcast em jornal tudo isso na raça tá sem Assessoria sem agência e ela tem um filho novinho o Henrique e aí e ela foi numa festinha de um amigo do Henrique festinha de criança né E aí a mãe da criança foi apresentar ela pras outras mães olha só essa daqui é a mãe do Henrique ela é escritora a Ana não tá mais sendo apresentada como dentista ela já é reconhecida como escritora que que tá acontecendo pessoal que que tá acontecendo é o jardim dela em Ação é o Jardim dela em Ação
ela tá sendo reconhecida como escritora e não como dentista que é a ocupação principal dela tá é o Jardim em Ação Vocês entenderam pessoal tá fazendo sentido tá fazendo sentido tá vamos lá hoje eu mostrei para vocês uma tremenda uma tremenda oportunidade o mercado Tá sim passando por dificuldade Tá mas pro autor que sabe o que tá fazendo pro autor que sabe onde tem furo no bde dele pro autor que se organiza pro autor que não depende de editora de livraria esse autor tem a oportunidade de acessar um mercado gigantesco de leitor difícil é ser
escritor na Itália na França que a população é pequena o Brasil é um país de proporção gigantesca Ok então nessa aula eu contei para vocês um pouco mais da minha jornada contei um pouco mais para vocês sobre como esse método foi desenvolvido eu mostrei para vocês né como que através de todo esse ciclo de aprendizado teste melhoria contínua de muitos lançamentos esse método foi se provando cada vez mais eficaz nessa aula eu mostrei para vocês algumas coisas né eu mostrei para vocês A Regra número um do marketing de livros eu trouxe conceitos importantes de marketing
eu mostrei para vocês o que é o jardim do escritor Esse é o terreno onde vocês vão fazer a carreira de vocês Florescer o jardim de vocês é o terreno onde de vocês vão atrair as borboletas Ok mas olha só de nada de nada adianta conhecer a lógica de nada adianta conhecer a lógica desse funil sem entender os pilares os dispositivos de uma campanha de livro Sem identificar os seus Pilares tá seja numa campanha de pré-lançamento seja numa pré-venda seja num lançamento seja num relançamento seja num campanha de pós lançamento tá por isso olha só
na aula aula de quarta-feira pessoal na aula de quarta-feira a gente vai aprofundar tá nesses Pilares fundamentais de uma campanha de livro Ok eu vou detalhar como construir autoridade exemplo de campanha Como construir uma conexão real com a sua audiência Ok seja para um lançamento forte ou seja para recuperar um livro já lançado e eu sei que talvez falte tempo para você porque além de escrever você tem teu emprego formal você tem tua rotina você tem tuas outras atividades Ok eu sei que divulgar pode ser um desafio para vocês talvez vocês não entendam muito de
divulgação de rede social de tráfego de algoritmo ou de como funcionam aí esses bastidores do mercado editorial eu sei que talvez escrever Venha de uma forma natural para você mas divulgar não tá e eu quero fazer uma promessa para vocês eu quero fazer uma promessa para vocês o autor de sucesso ele não precisa ser um gênio do marketing para divulgar o seu livro O autor de sucesso ele não precisa investir muito dinheiro para divulgar não precisa mesmo tá e eu sei que que cuidado do Jardim talvez pareça uma tarefa um pouco distante para vocês agora
né então é sobre isso que a gente vai falar na quarta-feira então a aula dois quarta-feira vai ser uma aula mão na massa tá eu vou mostrar vocês os pilares estratégicos de um livro e como eles são a base você transformar o teu livro num sucesso de vendas para você transformar o teu livro num material que seja lido por muitas pessoas para que você divulgue teu trabalho teu conhecimento para que você seja reconhecido como autoridade na sua área de atuação Ok para que você seja reconhecido como um escritor profissional OK e eu espero de verdade
que você saia dessa aula com uma sensação de descoberta de clareza talvez antes você tivesse perdido agora você sabe que tem alguns furos aí no seu balde tá E porque você desvendou uma oportunidade que pouca gente tem acesso tá pouca gente tem acesso vou mostrar aqui para vocês rapidinho três histórias incríveis tá o Léo dicker lançou um livro de aventura que deixa eu voltar aqui pera aí para vocês me verem o Léo dicker lançou um livro de aventura que tá sendo adotado por diversas escolas Ok o livro dele também foi traduzido e adotado pela escola
de inglês Cultura Inglesa ele escreveu em português ok foi adotado por diversas escolas em português e agora tá sendo adotado em inglês a Tonia que lançou um livro de não ficção na área de desenvolvimento pessoal ela precisou começar do zero o trabalho dela porque antes ela tinha lançado o livro infantil e agora ela tava lançando o livro de desenvolvimento pessoal completamente diferente tá eu também vou mostrar para vocês o Robson Ele é professor e o livro dele já é reconhecido tanto no mundo acadêmico quanto fora do mundo acadêmico Ok Então olha só eu também quero
ver nos comentários aqui embaixo Ok tem o chat mas eu também quero ver nos comentários O que que você tá achando da missão tá quero saber também se vocês assistiram a Live alguma das lives me conta aqui a opinião de vocês também tá eu vou colocar aqui para vocês agora as três histórias mas eu espero do fundo do meu coração que vocês tenham enxergado essa oportunidade e que vocês percebam que vocês precisam aí tampar alguns furos desse balde tá bom fica aí com as histórias e eu vejo vocês na próxima aula Ok quarta-feira às 8
hor da noite combinado Olá pessoal eu sou a Tônia casarim e eu sou especialista em desenvolvimento de liderança Inteligência Emocional é segurança psicológica dentro das empresas e cultura de cuidado né então trabalho muito também com RH é o desafio né o que me fez buscar e conversar com a Dani minha motivação foi porque era um público muito diferente e eu precisava dela da Ajuda dela para me posicionar e foi um sucesso eu vou mostrar aqui para vocês já foi é bestseller e já saí na exame na época negócios né em várias Mídias e Tenho recebido
muito feedback das pessoas gostando do livro recebendo o livro e falando como essa uma temática importante então queria agradecer a Dani Dani obrigada a gente tá aí juntas para bater todas as metas que a gente traçou e vou mostrar aqui para vocês o print dos livros número um e número dois estão vendo Obrigada Dani meu nome é Léo dicker Sou empresário de tecnologia e esse é meu primeiro livro Claro e Gudo os segredos de Londres um livro inteligente para crianças de 9 a 13 anos dois amigos que se aventuram pelo mundo Esse é o primeiro
livro Tudo tem tudo para virar uma série o livro foi lançado pela Editora miguelin eh traduzido pela cultura inglesa já por inglês vai ser adotado a partir de 2023 nas séries correspondentes e o prefácio é do escritor jornalista Zé Godói lá do programa fim de expediente tô bastante satisfeito com o caminho que o livro tá seguindo tenho feito um bom trabalho com as escolas também mas o mais legal dessa história foi o que eu conheci a Dani né através do curso dela e a Dani tem ajudado muito no caminho no sucesso do livro né a
gente sabe que lançar um livro no Brasil hoje é bastante difícil o livro ter sucesso o mercado editorial é complicado muita gente boa escrevendo e a Dani tem ajudado aí com ótimas ideias bons insights é um trabalho organizado e planejado para que o livro realmente tenha um passo a passo firme e muito sucesso no lançamento Olá eu sou Robson Leite sou professor universitário sou funcionário de carreira concursado da Petrobras e sou mestre em gestão e estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro O livro é esse aqui estratégia de liderança em tempos de Profundas
mudanças mas eu quero falar para você que eu só consegui esse sucesso com a ajuda da Dani porque às vezes você tem um bom material um conteúdo muito bom muito bem elaborado muito bem trabalhado uma linguagem boa mas às vezes a sua capa não comunica o conteúdo do seu livro às vezes e o texto que tá na quarta capa não atende a necessidade que o seu livro tem de chegar a quem precisa realmente ler o seu livro e muit das vezes há muito material de altíssima qualidade nas livrarias e que não são vendidos e que
não t sucesso a Dani me ajudou nessa etapa para que pudesse dar Retoque em alguns detalhes mas não é só um Retoque é aquele detalhe que faz toda a diferença é aquele detalhe que pode fazer com que o seu livro Deixe de ser um fracasso de vendas para ser um sucesso absoluto de vendas e para você que ainda nem começou a escrever por exemplo acontecer isso melhor ainda é essa assessoria da Dani se você tá no treinamento agora dela eh e tá pensando em como terminar o seu livro Ou tá pensando em como elaborar a
capa do seu livro do seu livro como vai ficar o texto né como que vai ficar o título do seu livro Olha a Dani tem experiência assim nohal e muito grande e de altíssima qualidade que vai fazer a diferença para você também Dani querida muito obrigado o sucesso que a gente tá tendo com esse livro eh vem muito da sua ajuda
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