MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM AULA 1- INTRODUÇÃO

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Felipe Aragão
ERRATA: A imagem que aparece representando Bakhtin (min. 1:10) é de Fiódor Dostoiévski. A primeira ...
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E aí E aí E aí [Música] o Olá pessoal Nós faremos agora Análise do livro intitulado Marxismo e filosofia da linguagem de Mikhail bakhtin e volochinov antes de mais nada pessoal é importante destacar que nós não vamos aqui abordar a autoria desta obra ou seja se ela foi escrito de fato por batting se foi escrita por volochinov ou se foi escrita por ambos né é pretendemos aqui futuramente fazer análise de uma obra de bronca e botar que falam exatamente sobre a possível autoria né de obras que são atribuídas A bakhtin então eles fazem uma pesquisa
minuciosa né a dos os escritos Por bate o bate em pô volochinov e também se deve ter percebido que não vou aqui me deter na em questão de pronunciar volochinov Revolution 9 Tanto faz O importante aqui é justamente conteúdo que se faz presente nessa obra Então nós não vamos aqui nos deter sobre a possível autoria antes quem teria de fato escrito esta obra futuramente Como já falei que interiormente né Nós vamos analisar uma obra chamada baratinho desmascarado escrita por Jean pode roncar e botar uma obra muito boa que sem dúvida né para além dessa questão
da autoria nos traz muitos conteúdos importantes que diz respeito exatamente a própria perspectiva marxista presente nos estudos a linguagem Tá bom então o nosso foco aqui mais uma vez não é discutir a autoria tá bom bem pessoal a edição que eu estou utilizando aqui para essa análise é 15ª edição da editora hucitec que tem o prefácio de Roman jakobson apresentação de Marina e Agnelo EA tradução de Michel lahud e Yara frateschi Vieira a obra está dividida que em 11 capítulos nós vamos dedicar uma aula para cada capítulo sendo que nesta primeira aula nós vamos abordar
super fácil a introdução e o prólogo pois bem pessoal é Marxismo e filosofia da linguagem obviamente um nome aqui já se destaca né analisando o que rapidamente o próprio título da obra justamente Marxismo né Essa obra ela foi escrita na década de 20 né eu fui pública de 1929 Portanto o Marxismo já tinha se difundido pela Europa né No entanto Vale lembrar que muitos textos de Marx ainda não haviam sido publicados né como por exemplo a ideologia alemã e a crítica a filosofia do direito de Hegel duas obras muito importantes para a compreensão do pensamento
marxiano Ok então quem já estuda Max sabe que é uma diferença importante entre textos Max anos no estudo marxiano e o estudo marxista quando a gente faz referência a estudos marxianos a gente está fazendo referência os textos escritos por Max ou então porém Deus né nós sabemos que ambos a desenvolver um trabalho juntos né então assim gente tem uma contribuição dos dois não é é uma amizade muito grande que durou até o fim da vida então quando a gente fala em textos Max anos em uma pesquisa Max Anna a gente está fazendo referência os textos
escritos por Marx é bom ou dessa cooperação entre ambos né com por exemplo a obra a ideologia alemã que foi escrita pelos dois agora quando a gente fala em textos marxistas em pensamento marxista a gente não está fazendo referência diretamente a Marx a gente vai ter contribuições de outros pensadores que obviamente parte de Maxi mas vão acrescentando também pontos fundamentais né para compreensão da sociedade ou mesmo para compreensão da própria linguagem né Então essa Filosofia de base marxista é uma filosofia que parte de Marcos mas não se resume a Marques muito do que do que
é atribuída a Marx né é atribuído de forma errônea né uma vez que o próprio Marx já próximo do fim da vida né para fazer questão de dizer que ele não era marxista né ele não se intitulava como marxista ele não via o seu pensamento como ao que deveria ser considerado como dogmático né Então pessoal a quando se fala em uma perspectiva marxista a gente não está se referindo apenas a Marx parte de Marx mas a contribuições de muitos outros pensadores né o próprio António grande né contribui bastante inclusive para as pesquisas no âmbito da
linguagem a gente tanto em grãos no âmbito do estudo das sociedades a gente vai ter as contribuições fundamentais de de ordem lucatti né é esse tipo amenizar os grandes marxistas o próprio a Lene então a gente não deve aqui se resume a Marx é o que a gente tem aqui nesta obra obviamente tem uma influência muito grande de marca mas não se resume a Marx a pontos aqui é importante é pontos relevantes que a gente pode fazer inclusive é referência ao próprio António grande Tá bom pois bem analisando aqui o prefácio né Nós temos que
esta obra foi assinada por volochinov em leningrado Entre 1929/1930 em duas edições sobre título de Marxismo e filosofia da linguagem posteriormente esta obra foi atribuída a Mikhail bakhtin essa atribuição sobe ocorrer por volta da década de 60 o que então várias décadas depois é que se foi atribuída a autoria desta obra abatin que era conhecido por ter escrito uma obra sobre e a perspectiva carnavalesca em Hillary ao que parece bate recusava-se a fazer concessões a fraseologia da época e acerta os dogmas impostos aos autores Então o que a gente vai ter que ir no prefácio
é uma explicação de porque o nome debatin não configurar logo na publicação dessa obra como sendo um dos autores do porque que ele não configurou como sendo um autor não na época da publicação desta obra pois bem então aqui no prefácio a gente tem algumas referências a importância de batina prefácio escrito como já falei anteriormente por uma e acordam e gente parte agora para a introdução da obra aqui uma uma rápida biografia do debatin Ele nasceu em 1895 em Orion Uma Família da velha nobreza arruinada de um pai empregado de banco estudou na universidade e
essa depois da Universidade de São Petersburgo De onde saiu diplomado em História e filosofia em 1918 em 1920 se casou com Helena o convite que foi sua fiel colaboradora durante meio século bate em pertence a um pequeno círculo de intelectuais e artistas também a fazer parte desse círculo um jovem professor do Conservatório de Música de vitebsk e justamente o valor menor e também medvedev este ciclo conhecido sob o nome de ciclo debating Forum local onde divulgavam as ideias inovadoras uma época de Muita criatividade em 1923 atacado de osteomielite batina retornou a petrogrado impossibilitado de trabalhar
regularmente deve ter passado por uma situação material muito difícil seus discípulos e admiradores volochinov e medvedev seguiram a petrogrado e tomados pelo Desejo de ajudar financeiramente a seu mestre e ao mesmo tempo divulgar suas ideias ofereceram seus nomes a fim de tornar possível a publicação de suas primeiras obras então nós temos aqui mais uma vez uma referência essa autoria não eles ofereceram os nomes deles para que os textos debatin pudessem ser publicados uma das possíveis justificativas seu fato debating a ter recusado as modificações que eram impostas pelo editor de caráter intransigente ele teria preferido não
publicar do que mudar uma, seu texto bolachinha e medvedev se propuseram a realizar as modificações outros motivos poderiam ser pessoais ligados ao caráter debatin ao seu gosto pela máscara e pelo desdobramento e também pela sua profunda modéstia científica Então pensa nessa modéstia para ele e não era tão importante assim tem o seu nome né publicado como sendo o autor dessa dessas obras né E vai lembrar que muitos desses pontos discutidos aqui né sobre os possíveis motivos para algumas obras não terem sido publicadas com o nome debatin monte desses motivos são resultados naquela obra que eu
a qual me referi no início que dessa aula na obra de A Bronkka e botar volochinov e meio de PDF desapareceram nos anos 30 nessa época bactive na fronteira da Sibéria e do Cazaquistão em kustanay não se fala muito aquilo que aconteceu com volochinov e medvedev não é o próprio medvedev ocupou vários cargos governamentais e educação né isso após a Revolução Russa de 1917 mas já há no governo de estar a gente vai ter Muitas perseguições né e em preso na década de 30 seu governo de estado e desapareceu logo após sua prisão é muito
provável que ele tenha sido executado em 1938 Um Destino não tão diferente também teve o próprio volante novo que acabou morrendo em 1936 aos 40 anos então os dois acabaram morrendo cedo né enquanto que bate em viveu por muito mais tempo né então quando a autoria dessas obras foi atribuída a batting champ medvedev como volante não não eram mais vivos pois bem no que diz respeito à obra né Marxismo e filosofia da linguagem a gente tem aqui presentes as convicções marxistas debatin então o livro ele é marxista do começo ao fim é exposta que abordagem
marxista da filosofia da linguagem sendo o signo EA Anunciação de natureza o social em que medida a linguagem determina a consciência a atividade mental em que medida a ideologia determina a linguagem então vejam só parte da ideologia para determinar a linguagem EA linguagem por sua vez determinaria a consciência a atividade mental em outras palavras o que a gente tem que ir o ponto de partida será Justamente a própria ideologia então da ideologia para se chegar a atividade mental é a atividade Consciente e essa língua ela seria uma super estrutura percebam que nesta obra é feita
referência a consigo super estrutura né quem estuda que Marx já sabe que a uma perspectiva da infraestrutura e da superestrutura né Marques parte do modo de produção e das relações de produção para se estudar e os aspectos que se fazem presentes na superestrutura então a infraestrutura ela seria composta pelas relações de produção né as relações de produção como o homem produz a sua própria existência não existência material e essa forma pela qual o homem produz a sua própria insistência vai ser determinante para a super estrutura na superestrutura nós teríamos como por exemplo a educação religião
a justiça né então compreender a educação compreender a própria religião é para você para você compreender a religião você deve partir da infraestrutura deve partir das relações de produção do móvel produção para compreender a religião de uma determinada sociedade então os aspectos materiais na produção material ela vai ser determinante para você compreende a superestrutura a língua ela se ela faria parte da superestrutura consequentemente para compreender a língua é necessário primeiramente gente compra de um modo de produção de uma sociedade né como o homem produz a sua própria existência porque o homem Diferentemente dos demais animais
né ele produz sua própria existência os demais animais a se adequam a natureza antes que eles não modificam a natureza eles até com a natureza mas se até com a natureza para existir né o homem não o homem era Deco a natureza sua própria existência ele produz a sua própria existência o homem não nasce homem ele vai se produzindo e vai se formando homem ele se forma homem no seu contato com a natureza modificando a natureza então a produção do homem essa produção material que garante a sua resistência vai ser determinante para você compreender e
para estrutura então a língua ela seria uma super estrutura ela faria parte da superestrutura a língua para associe é um fato social cuja existência se Funda nas necessidades da comunicação então a língua será que um objeto abstrato não objeto ideal que se estuda como sendo um sistema sincrônico ou homogêneo rejeitando portanto as suas manifestações Justamente a fala né seria a manifestação concreta da língua seria a fala e nós Já estudamos isso né para essas dicotomias oce'anas língua e fala a língua seria o aspecto abstrato e a fala seria o aspecto concreto teu enquanto que isso
se nós temos a valorização da língua esse objeto abstrato em batting a gente vai ter é justamente o contrário a valorização da fala a materialização a e nunciação e diz é de socie para batting a fala a anunciação tem uma natureza social e não individual a fala está indissoluvelmente ligada às condições da comunicação que por sua vez estão sempre ligadas as estruturas sociais então se a fala é o motor das transformações linguísticas ela não diz respeito aos indivíduos na fala é a arena OU onde se confrontam os valores sociais contraditórios os conflitos da língua refletem
os conflitos de classe no interior mesmo do sistema Então pessoal é como se nós pudéssemos perceber aqui né Essa é a luta de classes não é o conflito de classes a que justamente o responsável pela própria transformação pela própria mudança é consciente vício esses conflitos sendo materializados na fala todos signo é ideológico a ideologia é um reflexo das estruturas sociais assim toda modificação da ideologia em Cadeia uma modificação da língua tem nós vimos aqui né que a ideologia determina a linguagem EA linguagem vai determinar a consciência a atividade mental então parte primeiramente da ideologia e
essa ideologia é o reflexo das estruturas sociais Então o que seria que a superestrutura a Justamente a ideologia a ideologia ela reflete né a essa luta de classes ela reflete o próprio modo de produção de um determinado a sociedade o signo aqui ele não é visto como sendo algo inerte né algo acabado ele é vista como algo dialético dinâmico vivo uma vez pessoal que ele vai refletir as mudanças que ocorrem na sociedade e nessa perspectiva marxista a gente vai ter uma perspectiva de constante transformação de constante mudança nada é imutável então isso é justamente uma
característica do pensamento dialético Essa é perna mudança eterna transformação se a sociedade vai mudando se há mudanças no próprio modo de produção consequentemente essas mudanças vão se refletir onde pessoal vão se refletir na própria ideologia vão se refletir consequentemente no Zig não então o signo que ele é visto nessa perspectiva dialética o signo é dinâmico ele é Vivo então batinha acaba que atacando a perspectiva sincrônica dissocie só se via a língua não perspectiva sincrônica em um determinado momento né estudava se a língua em seu aspecto social né mas nessa perspectiva emo é nessa perspectiva que
não é histórica né mas sim sincrônica e bate vai mostrar que isso é impossível é impossível você estudar a língua tomando por base o momento sincrônico por quê Porque em tese não existiria a sincronia uma vez que as mudanças são constantes não tem como você dizer que a língua é assim até porque assim que você terminar de falar que ela é assim ela já é de outra forma Então não é possível aqui ah não é possível captar esse momento sincrônico a principal falha que a principal crítica de bakhtin associe diz respeito justamente à Esse sistema
de oposição língua e fala sincronia diacronia o sistema sincrônico é uma ficção em nenhum momento o sistema está realmente em equilíbrio e isto todos os linguísticas admitem e é óbvio que só se você parte de uma perspectiva marxista você vai eu conto né Ou seja você é contra essa ideia de imutabilidade essa ideia de signo inerte né que não não sofre mudanças Ok a forma linguística é sempre percebida como um signo mutável o signo é por natureza Vivo e móvel plurivalente a classe dominante tem interesse em torná-lo monovalente né então é do interesse aqui da
classe dominante da burguesia essa Perspectiva da imutabilidade não é à toa que nós costumamos fazer referência a burguesia como sendo uma classe conservadora Então essas propostas de mudanças essas propostas de transformações né Elas vão de encontro ao que a burguesia prega que justamente o aspecto conservador a imutabilidade o engraçado pessoal aqui a própria burguesia já foi uma classe revolucionária se a gente a Revolução Francesa né a burguesia lá foi uma classe revolucionária no entanto uma vez ocupando o poder né ela parte a defender aqui A Conservação da Tim coloca em evidência a inadequação de todos
os procedimentos de análise linguística fonéticos morfológicos e sintáticos para dar conta da enunciação completa seja ela uma palavra uma frase ou uma sequência de frases aí nunciação compreendida como uma réplica do Diálogo social é a unidade de base da língua trata-se de discurso interior diálogo consigo mesmo ou exterior ela é de natureza social portanto ideológico então vejam que a gente a gente acaba tendo aqui a e nunciação como unidade de base da língua então estuda-se a língua por meio da Anunciação e estudar a e nunciação que seria O que é própria fala em socialismo é
estudar a iniciação uma perspectiva social né ela se faz presente em um contexto social então enquanto que é fala para sou se ela individual à renunciação aqui né a materialização né da linguagem ela deve ser vista nessa perspectiva social já que cada locutor tem Horizonte social Há sempre um interlocutor ao menos potencial a filosofia marxista da linguagem deve colocar como base de sua doutrina a denunciação como realidade da língua e como estruturas óssea ideológica o signo EA situação social estão indissoluvelmente ligados todos signo em ideológico os sistemas semióticos ou seja os sistemas que geram significado
né servem para exprimir a ideologia a gente pode ter por exemplo as esculturas as pinturas nação se e semióticos na pintura na escultura na música A gente vê também né a expressão de uma ideologia e quando a gente tem variações nas relações sociais essas variações se fazem presente também na ideologia consequentemente né as esculturas as pinturas vão expressar as mudanças que ocorrem nas relações sociais o psiquismo EA ideologia estão em interação dialética constante eles tem como terreno comum o signo ideológico o signo ideológico vive graças a sua realização no psiquismo e reciprocamente a realização psíquica
vive do suporte ideológico e de quando a gente pensa a gente pensa utilizando o que pessoal utilizando o signo né só que esse signo ideológico a gente pensa utilizando a linguagem né Só que essa linguagem que a gente utiliza para pensar O que é ideológica ela tem ela sofre os impactos das relações sociais então a forma como a gente pensa é determinada também pelas relações sociais e se o pensamento burguês é predominante nessas relações sociais e só acaba se refletindo também na ideologia consequentemente vai se refletir na nossa forma de pensar a palavra para latim
veicula de maneira privilegiada a ideologia a ideologia é uma superestrutura as transformações sociais de base refletem-se na ideologia e como é que ser ideologia chega até nós por meio da língua é pessoal então a língua como se fosse o veículo que leva essa ideologia Até nós A palavra serve como indicador das mudanças eu bati numa firma jamais que a língua é uma super estrutura no sentido estrito a base EA superestrutura estão sempre em interação e da boca que bate não ver aqui a língua com uma super estrutura em sentido estrito ou seja como algo que
apenas está sendo determinado porque essa base ela também sofre influências da própria língua Ou seja pessoal em batting a gente não ver aqui essa a ideologia e se manifesta na palavra né que é veiculada pela língua a gente não vê essa é língua como sendo algo inerte como sendo algo apenas determinado pela infraestrutura essa língua ela também contribui para mudanças na própria base partir definir a língua como expressão das relações e lutas sociais veiculando e sofrendo o efeito desta luta prossegue a língua ela também contribui para as mudanças que ocorrem na base longo eu não
poderia ver a língua né em um sentido estrito como sendo uma super estrutura como sendo algo que apenas é determinado pela infraestrutura a língua ela serve como instrumento e como material dessa luta que ocorre nas relações sociais pois bem pessoal essa que a parte mais relevante que a gente encontra na introdução e já nos apresenta né Ao Ponto Central que é discutido nessa obra na próxima aula nós vamos abordar o capítulo primeiro estudo das ideologias e filosofia da linguagem Bons estudos a todos e até a próxima
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