hoje nós estamos trabalhando o tema relacionado à disciplina de métodos para a produção do conhecimento aula de hoje se intitula ciência como é a construção dos fatos pensar perguntar testar porque a exposição do título desta maneira porque quando nós estamos discutindo ciência provavelmente é em nossa trajetória de formação ela sempre virá vinculada a perguntas que nós queiramos interpor sobre uma dada realidade essas perguntas pressupõe que exista sempre alguém produzindo a pergunta e alguém tentando perguntar para responder algo a respeito de uma dada realidade isso significa dizer também que atrás de uma pergunta tem sempre a
construção de um fato científico e um fato científico sempre é uma relação de significados então os objetivos da aula de hoje são saber o valor de interpor perguntas aos contextos como condição para construir conhecimentos e conhecer aspectos da racionalidade científica moderna dominante e de suas vinculações metodológicas e perceber alguns desafios relativos aos processos do próprio conhecer vamos seguindo o caminho para ver se nós conseguimos então observar como é que nós podemos conhecer a partir dos objetivos é bom como eu dizia todo o conhecimento pressupõe uma pergunta e aí porque é que a gente pergunta na
vida na rua no cotidiano nós fazemos perguntas não é então nós perguntamos porque temos curiosidades nós pergunta os em situação de angústia e sofrimento de dor porque é isso se passa comigo por exemplo é um tipo de pergunta porém quando se trata de produzir conhecimento nós fazemos perguntas relacionando significados por exemplo o que significa dizer que a água ferve a 100 graus centígrados é uma pergunta esta pergunta obriga a uma resposta na ciência então pra que serve perguntar pra que serve fazer perguntas nos sistematizamos o conhecimento existente quando nós fazemos perguntas porque na ciência nós
vamos aos livros vamos aos autores vamos aos conceitos buscando sempre responder a perguntas através do que nós chamamos de metodologia de revisão da literatura a respeito de um tema nós também demonstramos atravessa os concelhos perguntas e dos conceitos para que eles servem então nós demonstramos que eles servem para certos aspectos para explicar certas relações e que não servem pra outras relações então eles servem para um certo tema num certo em uma certa relação e não serviram em outro tipo de relação então nós temos aqui conceitos que servem também para marcar relações e acontecimentos outro aspecto
importante da relação de que pra que servem perguntas e conceitos está sempre relacionado ao perceber quais os aspectos quais os problemas metodológicos que estão imbricadas na forma como nós perguntamos e com e qual é o tipo de pergunta e resposta que nós precisamos produzir para a pergunta que nós fizemos outra questão importante as respostas normalmente são conceitos que nós elaboramos o relações que nós explicamos a partir de contextos as perguntas ao nascem do nada elas estão vinculadas a uma relação social por mim dk laboratorial há há há um fenômeno da natureza algo que está se
passando no momento uma dada população numa da comunidade porque elas dependem de contextos e são os contextos que muitas vezes inspiram as perguntas nós vamos ter também convenções a respeito de certas respostas às convenções na ciência são bastante comuns elas correspondem ao que acontece no contexto da pesquisa a ser realizada isso coloca a ciência moderna um outro problema importante a ciência moderna se localizou sempre historicamente na tensão entre si ela é objetiva se ela fala a verdade ou se ela é uma aproximação da realidade e se ela tem elementos do valor os elementos do valor
da crença da subjetividade muitos caminhos do método científico moderno foram considerados fora da ciência foram considerados senso comum coisas que não produz a idéia de verdade nós vamos ver nas aulas seqüenciais que este aspecto tem problemas bom outro aspecto importante da elaboração dos conceitos é a noção de referência analítica as coisas já conhecidas para não inventar nos a roda outra vez então nós fazemos revisão de literatura no sentido de observar mos se aquilo que nós queremos perguntar ao saber está ou não previsto nas teorias de que coisas novas não podemos dizer sobre as teorias para
tudo isso é necessário cuidado metodológico importante saber o que se pode então utilizar o que é preciso rever e como rever o que é preciso refazer o confiar com restrições entender quais são as tradições as quais nós nos filiamos quando fazemos ciência e outro aspecto relevante para não determos a uma idéia de ciência como fixidez realidade pronta é a noção de que a ciência sempre tem uma crítica interna que pode levar à transformação de si mesma dos caminhos do conhecimento que ela propôs por isso de sua epistemologia bem como do sujeito no caso quem propôs
as perguntas e as respostas é o sujeito de se fazer científico e portanto ela não é mera repetição sistemática de parâmetros para acumular saberes ela pode interpor novas questões e interpor se a realidade o que traz uma noção de ciência engajada na realidade contam muito pra esses aspectos o tipo de construção necessária para dar respostas às perguntas que nós temos a posição de quem pesquisa os juízos de valor de quem pesquisa a classe social a que pertence o pesquisador o sexo a que ele pertence a idade que ele tem a trajetória ea experiência de vide
vida acadêmica ou do grupo de pesquisa qual ele pertence às políticas de fomento às condições e o tampo que a pessoa dispõe para fazer pesquisa além do mais conta o lugar o tema que a linha de pesquisa à qual ele pertence é têm na instituição o dinheiro recurso a necessidade ou não de dar respostas públicas por exemplo hoje a necessidade de dar respostas frente à dengue a zica chikungunya em outros temas atuais e exige uma quantidade de pessoas pensando a respeito disso o que envolve às vezes perspectivas de ciência muito diferentes e que necessitam trabalhar
juntas a trajetória profissional do pesquisador também vai ser importante então existem conflitos evidentes nessas lógicas de relacionamentos e na ciência são com conflitos que devem levar em conta a ação pensamento a prática a teoria e que estão ligados por um processo contínuo de reflexão crítica e de transformação da realidade desde esta visão dos conflitos a ciência moderna elas ela atua muito sobre uma base de evolução de invenção de hipóteses de ponderação de provas de conhecimento verificado de idéia de verdade hoje os conflitos são de outra ordem são a capacidade de a lógica ela deixa então
uma perspectiva de racionalidade pra passar a ter uma perspectiva de diálogo de diálogo não é segundo boaventura santos que é um bairro é um crítico da ciência moderna ele nos diz que a racionalidade moderna ela vai ser fundada na consciência filosófica da ciência moderna que tem no racionalismo cartesiano e no empirismo de bebê com as suas primeiras formulações isso vai se condensaram que nós costumamos ouvir como positivismo da ciência nesta perspectiva só cabiam duas ciências uma que testa hipóteses já era provas desta teorias e outra que espaço do saber que vem do inpe coo do
sentido esta forma de pensar a racionalidade científica é uma tradição antiga desde os tempos aristotélicos que distribui a ciência em teórico e prática hoje como podemos conhecer para além da categoria do imperialismo da ciência e das correntes do racionalismo do empirismo que sempre estão intenção nós vamos ter que ultrapassar a noção de mecanismo a noção de máquina a noção de mente como um corpo máquina ea noção de que existem sempre regras pré decididas pré delimitadas esta razão como o centro do mundo ela vai deslumbrar se de uma outra maneira que é diferente da maneira como
o século é 18 vislumbrou vislumbrou o reino das ciências naturais como reino vamos dizer chave motor para ler o reino das ciências sociais a partir das regras da sociologia da antropologia mais mas construídas pela noção das isso é natural hoje nós temos que colocar para conversar ciências naturais e ciências sociais ciências humanas uma quantidade de saberes que ultrapassam a visão determinista nascentes e que foi feita lá do século 19 onde tudo era passível de ser verificado a partir das leis da natureza a tradição positivista da ciência que é do século 18 para frente ela olhava
a sociedade como algo regido por leis naturais nós sabemos que a sociedade não se pauta por leis naturais porque na sociedade tem conflito tem diálogo tem conflito têm divergências têm convergências de pensamento de cultura de formação tem uma quantidade de detenções portanto não é um objeto qualquer a sociedade como se fosse um lápis uma caneta um caderno e coloco ele fica ali não diz nada não as pessoas elas dizem elas farão nesse conflito elas diálogo elas fazem acordos elas fazem consensos portanto essa noção de ciência positivista para a explicação da sociedade é pobre na noção
das leis da natureza este aspecto também traz um problema porque é a medida que você vê a relação de laboratório a relação vamos imaginar de uma genética a relação com a biologia ela também vai sofrer influência da cultura e se a dimensão da sociedade estiver fora da cultura da biologia você não tem como explicar uma quantidade de sentidos então essa perspectiva da tradição positivista da ciência ela vai separar fatos e valores pensando que a ciência tem uma objetividade intrínseca e à sociedade por sua vez mais ser assimilada como se ela fosse uma natureza uma estrutura
fixa como se ela tivesse uma base sempre fora de nós que somos agentes da história a sociedade vai depender dos indivíduos porque ela sempre existe antes ela permanece depois de nós como uma grande estrutura controlando a vida das pessoas essa perspectiva positiva vista ainda tem uma outra questão em brincado nela e ela se limita normalmente a observação ea explicação de causa e efeito dos fenômenos ela se pensa objetiva neutra livre de julgamentos de valor o que não é verdade porque toda a ciência nós vamos ver nas aulas seqüenciais tem uma quantidade de crenças e julgamentos
de valor na própria formulação dos conceitos e da metodologia que ela utiliza os fundamentos dessa desse princípio positivista da ciência é sempre um fundamento vinculado à noção de causa e efeito é bem o alicerce dessa ciência exige observação dos fatos como se eles fossem isentos de valor se falta sempre na estrutura da instituição nos dados estatísticos nas questões muito vinculadas à matemáticas e se esquece por vezes que esses dados eles são construídos por uma relação humana que a estabelecida por meio de perguntas portanto há aqui se interpõe uma questão importante para fazer metodológico contemporâneo que
é a ligação entre ciências sociais ciências naturais como alguém que compartilha de um fundamento lógico e metodológico mas que se distingue por seus objetos e esta distinção é dos objetos vai trazer para dentro da ciência moderna é racional moderna a distinção entre fato e valor e vai trazer uma quantidade de discussões sobre este tipo de tradição que pretende regular a a ciência a produção científica por um método e há pessoas que acreditam que tendo um método muito bem definido você produz conhecimento esta perspectiva é da ciência moderna porém altamente questionada hoje pelas pelas visões interdisciplinares
multidisciplinares da ciência então esta proposta de ser neutro objetivo livre de juízos de valor de implicações políticas é uma tradição muito forte nós o ocidente mas é uma tradição que deixa de fora uma noção importante que a noção dos sentidos a noção dos atores sociais como parte da construção dos sistemas sociais e da sociedade na visão positivista da ciência que se pretende neutra objetiva isenta de valores portanto você vai ter também uma questão que é a isenção de valores significa isenção de sujeitos a isenção de agentes os atores os agentes dessa ciência eles resume resulta
que eles são nessas ciência resulta que eles são sempre estão sempre no fim vai recebendo as coisas da sociedade eles não são ativos participantes pessoas que decidem então se a socialização ocorre a partir dos valores sociais baseados numa idéia de que a sociedade determina quem nós somos nós não temos lugar nessa sociedade para a nossa ação essa perspectiva científica ela se baseia portanto em papéis de reprodução ou se reproduz o sistema mas onde você fica como pessoa e como sujeito dentro das relações sociais e dos sentidos para a sua própria vida pessoal bom o outro
uma outra perspectiva de ciência diria que esta ciência positivista tirou o sujeito da história e e e ficaria de fora a capacidade da transformação a partir do sujeito se você só reproduz papéis você faz reforçar o sistema reforçar a escola reforçar a família reforçar a tradição reforçar os valores compartilhados por um coletivo sem um para questioná-los nós sabemos que não é assim que as pessoas vivem as pessoas têm uma quantidade de valores que são contraditórios mas que são também de ambigüidades e ao mesmo tempo são valores que podem nascer de novo de de contextos diferentes
e que nem foram antes considerados como valores associados a um período histórico x ou y é o colar é essa questão do sentido que o colocava a pergunta né as perguntas hoje então elas não podem ser perguntas apenas vão fazer relações de sentidos com de coisas conhecidas de coisas já sabidas estabelecidas acumuladas e perspectivas que já se consolidaram na nossa racionalidade científica ocidental que vem por uma tradição longa importante como história mas as perguntas hoje elas vão buscar mais é é relações de sentido com a noção de que é o que o que faz sentido
é claro um certo coletivo o que faz sentido hoje por exemplo frente à dengue o quais são as práticas em ciências práticas na produção do conhecimento que merece um envolvimento institucional que precisam digamos envolvimento institucional capazes a resposta para esse tipo de desafio ou quais são as práticas em células tronco que pode dar respostas pra doenças como o mal de alzheimer ou parkinson artroses que são bastante dolorida sofridas nas vidas das pessoas e que nem sempre se tem uma resposta para elas pra isso que são problemas novos diferentes no não dá para usar um conhecimento
histórico que vem desde o século 18 porque ele é pobre porque ele não é eficaz isso interpõe tão é um novo uma nova noção de sentido para as perguntas significados que envolve a ação do coletivo a ação do individual os sujeitos os atores os indivíduos então se amplia o leque é dessa perspectiva a linguagem também ganha significado os novos metáforas idéias que se utilizava no passado talvez já não sirvam para certos contextos da atualidade estão os atores vão definindo a sua vida e seus propósitos e suas situações de vida a partir de uma noção de
tradição por um lado de história mas também a partir da noção de novas perguntas que se conectam e assim nós podemos manter concepções que pareciam separadas numa outra ordem lógica que a relação dialógica entre ciências humanas e sociais ciências naturais e sociais ciências sociais e ciências cognitivas ciências da saúde ciências humanas ciências matemática semanas e outras evidentemente vocês devem estar pensando como é que eu vou fazer isto é bom manter uma conexão de a lógica entre as ciências exige que nós tenhamos uma outra cabeça que não seja a cabeça que separou empiristas e racionalistas fatos
e valores objetividade e subjetividade estrutura sentido conhecimento e natureza civilizado e primitivo público e privado que são binários que a ciência racional moderna construiu então ela disse que ser cientista é ser objetivo racional neutro dominar e ter cérebro não ser cientista trabalhar com o senso comum com sensibilidade com emoção com facilidade e com coração evidentemente isso é uma relação que construiu a história da ciência porém não é desejável para o mundo contemporâneo a ciência contemporânea ela precisa se adaptar a um outro lugar verdades crenças são questionados o conhecimento se faz na articulação de uma quantidade
de valores e crenças e verdades de testes de hipóteses de equipes e é uma prática que vai envolvendo mais pessoas as referências que usei na aula de hoje são apresentadas nesta transparência obrigada