Prof. Oswaldo Giacoia Jr. - O Poder dos Afetos em Espinosa - Resumo

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Amaury P. C. Junior
O Professor expõe no Café Filosófico.
Video Transcript:
a nota diz os maiores males parecem provir de que toda a felicidade ou infelicidade que nós experimentamos consiste numa coisa só a saber a qualidade do objeto ao qual nós aderimos pelo amor espinosa diz mais nunca na sem brigas pelo que não se ama nem a ver a tristeza se parece nem inveja se é possuído por outro nem temor nem ódio e para dizer tudo em uma palavra só nenhuma comoção da alma coisas que acontecem no amor do que pode parecer como tudo isso que acabamos de falar mas o amor de uma coisa interna infinita
alimenta a alma de pura alegria sem qualquer tristeza o que se deve desejar bastante e procurar com todas as forças portanto a terapia mental de espinosa consiste em uma advertência sobre a natureza dos objetos aos quais nós aderimos pelo amor o que é que de fato nós amamos é da natureza do objeto do nosso desejo que depende a nossa felicidade da nossa infelicidade se nós aderimos pelo amor a uma coisa eterna infinita dizer o que ele está pensando com coisa interna infinito ele está dizendo que este amor que nasce em virtude da natureza do seu
objeto ele alimenta a nossa alma de uma alegria extraordinária mente poderosa dizer portanto que o objetivo da terapia mental de espinosa consiste em estabelecer uma relação absolutamente essencial entre conhecimento e alegria uma das passagens mais interessantes pra o fim que nos reúne aqui é justamente pensar a maneira como espinosa considera a relação entre a alma e corpo a reforma do intelecto é uma terapia da mente que mente que a alma em espinosa ao contrário do que é por exemplo para a decat uma substância portanto algo digamos próprio alguma coisa um doente é um modo de
pensamento e não uma substância com um outro modo de um outro tributo portanto ao contrário do que pensa por exemplo que pensa o homem como uma substância misteriosa porque uma substância formada pela união de duas outras substâncias o que seria do ponto de vista lógico uma contradição e é justamente esta ideia esse dualismo substancial de corpo e alma que vai marcar os destinos da nossa filosofia ocidental praticamente até hoje os grandes problemas ainda hoje da inteligência artificial da neurociência certa consciência justamente na passagem do físico mental o preço que nós esse problema não existe porque
há uma e corpo não são duas substâncias mas são dois tributos de uma única substância enquanto dois atributos de uma única substância são portanto integrados numa unidade sem mistério e sem artifício e o objeto da alma humana é preciosa outra coisa que o corpo a alma humana é a ideia do corpo e das afecções do corpo humano é um atributo o modo do atributo de extensão que é o atributo de todos os outros corpos o corpo humano que é objeto da ideia que consiste a alma humana é definido por espinosa como um corpo formado por
vários outros corpos portanto ele é um corpo complexo organismo capaz de ser como existe é o corpo a entidade que é capaz de ser a de múltiplos modos afetado por outros corpos afetado por idéias afetados portanto por encontros entre ele próprio esse corpo e os outros corpos ou as outras idéias além disso enquanto o nosso corpo possui uma capacidade infinita de sofrer as secções por parte dos outros corpos a nossa alma possui uma capacidade igualmente limitada de fazer e idéias maria idéias das afecções do nosso corpo com o nosso corpo portanto se define como um
poder de ser afetado quanto maior é a sua capa de capacidade de infecção maior é a sua potência portanto a constituição do nosso conhecimento não somente não elimina o corpo e as secções corporais e mais ainda exige a mediação necessária do corpo para a formação do conhecimento e exigem justamente no mesmo espírito que emite postulava de um corpo é tanto mais potente quanto mais ele é capaz de suprir a infecções isto é quanto maior é o número de assentos que ele pode integrar tanto é assim que o célebre conhecimento de primeiro grau em espinosa o
conhecimento imaginário que nos coloca na esfera de passividade nada mais é do que o conjunto das imagens reconstituições mentais dos traços deixados pela impressão dos objetos sobre os nossos órgãos sensoriais então desse ponto de vista o nosso conhecimento mais inicial o nosso conhecimento - perfeito é justamente esse conhecimento imaginário que resulta do encontro entre os nossos corpos e os outros corpos das secções deixadas na nós nos nossos órgãos sensíveis pela impressão neles impressa pelos corpos que nos afetam significa dizer portanto que todo o conhecimento de primeiro gênero resulta da construção de imagens das afecções que
os corpos deixam sobre os nossos órgãos sensoriais ora se os nossos corpos são capazes de perceber as secções e se a nossa alma é a idéia do nosso corpo então a nossa alma é capaz de formar idéias das afecções do nosso corpo estas idéias que são originárias da impressão dos outros corpos sobre os nossos órgãos sensíveis são justamente aquilo que se nota chama de imagens ou de imaginário alguns desses encontros entre o nosso corpo e os outros corpos ou entre as nossas ideias algumas das nossas ideias e outras idéias e esse é um ponto que
considero fundamental são bons encontros de deixar bem claro aqui alguns são contra os bons isto é o que encontra os bons ou encontros que convém encontros bons encontros que convém são encontros que aumentam a capacidade ou a potência do nosso próprio corpo e aqui nós temos que introduzir um elemento que espinosa vai chamar de colonatos que está em essência aumente ligado ao desejo como eu pretendo mostrar para vocês aqui todos nós homens e mulheres na medida em que nós somos para usar o léxico de espinosa aqui modos finitos de uma única substância chamada deus ou
natureza e espinoza queria dizer uma coisa eterna na medida em que nós somos apenas modos finitos isto é em entidades particulares compostas pela integração destes dois atributos que são pensamento extensão o que define a nossa essência ou a nossa natureza é precisamente a nossa potência ea nossa potência chama-se conatus e conato significa a força ou em curso que nos leva a existir a perceber a existência ea crescer o conatus é portanto algo essencialmente ligado ao desejo à medida que desejo não é outra coisa senão esse ímpeto que nos leva a preservar a nossa existência e
buscar o nosso crescimento isto é muito bem bons encontros são aqueles encontros ao invés de entravar o nosso desejo a nossa potência a nossa capacidade de resistir ao invés de representar um obstáculo a isto representa o contrário um fortalecimento disso representa ao contrário incremento disso bons encontros são aqueles encontros que aumentam a nossa potência maus encontros são aqueles encontros que diminuem a nossa potência bons encontros são portanto encontra os convenientes maus encontros são encontros não convenientes ora todo aumento da nossa potência de existir é uma experiência que se traduz mentalmente por um certo tipo de
afeto e e 70 chama-se alegria tanto todo encontro que nos fortalece e que portanto nos aumenta nossa potência é o encontro que nos produz alegria e todo o encontro com coisas que diminui o que representa um obstáculo para a nossa existência são traduzidos em termos de idéias ou de afetos por um acerto de tristeza portanto nós podemos estabelecer aqui uma relação muito precisa entre bons e maus encontro todo bom encontro como resultado desta conveniência entre o corpo do corpo afetado um sentimento de alegria e um sentimento de alegria é um sentimento que aumenta a nossa
potência de existir todo mal encontro isso é todo o encontro que diminui a nossa potência que diminui a nossa capacidade de resistência produz tristeza e portanto é alguma coisa que para o corpo afetado negativo maus encontro são os encontros que produzem afecções tristes bons encontros são os encontros que produzem afecções alegre nesse plano do conhecimento isto é daquele que resulta da secção dos corpos sobre o nosso próprio corpo nós permaneceremos uma posição meramente passiva quer dizer as idéias que nós fazemos desses encontros e os afectos que são produzidos por essas idéias elas estão na dependência
do efeito causado pelo corpo exterior sobre o meu corpo isto chama-se passividade como na verdade os encontros são sempre fortuitos na sua ordem tal medida em que nós somos seres finitos que convivem com a infinitude de outros seres finitos e que nós não temos uma potência capaz de controlar por antecipação toda a série dos nossos encontros as secções alegres ou tristes são chamadas por espinosa de paixões passivas porque elas dependem do caráter aleatório dos encontros que nós temos nós temos a impressão de corpos que aumenta a nossa capacidade de ser e de existir o que
nos alegra ou nós temos encontros que nos destroem como um veneno por exemplo e nós temos paixões tristes mas enquanto nós permanecemos apenas enquanto nós estamos por dizer ao efeito despertar em nós pelo encontro aleatório com os outros corpos significa dizer que nós conhecemos por esse tipo de conhecimento imaginário apenas o efeito dos outros corpos sobre o nosso corpo é o conhecimento relativo ilimitado ele diz respeito portanto a natureza do nosso corpo o modo como nós nos sentimos afetados mas ele não engloba a natureza do corpo e muito menos ainda a causa dessa afecção por
isso a felicidade que depende deste tipo de conhecimento é uma felicidade que certamente aumenta a nossa capacidade de resistir mas que é muito limitada porque ela está sempre na dependência do caráter absolutamente casual dos encontros entre os nosso corpo dos outros corpos vem o problema fundamental desejo não é outra coisa pra espinosa do que conatus isto é potência de existir isso significa dizer portanto que mesmo neste conhecimento mais rasteiro mas chão que é o imaginário na medida em que nós experimentamos paixões alegres e que esta paixão turbina por assim dizer incrementa a nossa potência de
existência que existe uma espécie de mola propulsora de impulso desejante que nos faz ir além deste modo de conhecimento que meramente imaginário ou seja o nosso corpo convém com o corpo que o afeta se o encontro é bom bom encontro produz alegria isso significa que este encontro é tutti pra mim o meu corpo e portanto soma à natureza do meu corpo ea natureza do corpo acertante e algo em mim um impulso em mim me leva superar este primeiro grau de conhecimento e conhecer por que razão se dá este tipo de a secção em mim quer
dizer porque razão este corpo contem com o meu corpo qual é a causa que produz esse tipo de reflexão quando eu sou capaz agora não somente de um conhecimento que detecta o uma certa flutuação na minha potência de existir mas que é capaz de compreender por que aquele corpo afeta o meu corpo e acerta de desta maneira eu não sou mais passivo em relação ao caráter meramente fortuito do encontro mas eu sou capaz de compreender a ordem eu sou capaz de reconstituir a gênese do processo pelo qual se produziu em mim uma afecção alegre significa
dizer portanto que eu deixo uma posição de pura facilidade e assumam uma posição ativa de busca de encontros que sejam encontros úteis para mim isto é encontros que aumentem a minha potência de existir isto é encontros alegre eu sou por assim dizer impelido a conhecer através de um conhecimento de outro gênero um conhecimento que reconstitui a causa das afecções que os objetos produzem mim ea partir daí eu passo de um conhecimento meramente imaginário para o conhecimento intelectual conhecimento intelectual significa e idéias verdadeiras idéias verdadeira significa aquela ideia que reconstitui a gênese do seu objeto portanto
embora se possa dizer que o conhecimento de primeiro grau ou de primeiro nível o conhecimento vulgar aquilo que começa todo o nosso conhecimento seja o conhecimento imperfeito incompleto vivo existe uma espécie de impulso precisamente no que diz respeito ao aumento da nossa potência que de dentro da nossa própria natureza de dentro do nosso próprio conatus desperta o desejo de conhecer de maneira mais plena mais verdadeira a se tornar mais feliz liberdade significa para espinoza precisamente isso nada parecido com o livre arbítrio capacidade de fazer a com o contrário de ar significa conhecer a ordem da
natureza significa conhecer a gênese das nossas ideias e dos objetos que elas correspondem significa reconstituir a ordem da natureza ea ordem da natureza é uma ordem causal significa dizer portanto sujeito em hipnose não é de jeito nenhum o sujeito monádico individual encerrado sobre si mesmo mas é aquele que é capaz de perceber a sua inserção na ordem universal da natureza é aquele que é capaz de detectar os seus encontros úteis isto é aquele que é capaz de unir se pelo amor a objetos que aumentem a sua potência e de evitar o encontro com objetos que
produzam as secções tristes e que por conseguinte diminua sua potência que significa portanto o verdadeiro bem o verdadeiro bem significa para si nossa liberdade o que significa liberdade liberdade significa uma atividade incessante de diminuir o máximo possível as nossas dependências quer dizer de nós inevitavelmente seremos afetados pelos outros corpos estaremos ligados afetivamente a outros cortes mas quanto mais eu sou capaz de ativar os meus afetos quer dizer não apenas de permanecer ligado passivamente a uma paixão alegre ou triste mas compreender a razão pela qual esta paixão alegre ou triste é produzido em mim portanto reconstituir
a gmc da secção de uma situação de atividade e significa eu sou livre liberdade em espinosa significa portanto livre causalidade isto é eu deixo de ser um marionete um joguete dos encontros fortuitos com os objetos e passou a buscar ativamente um gênero de conhecimento que produzem mínimo ções alegres porque produzir emoções alegres significa precisamente aumentar a minha potência desistido ao máximo a minha capacidade de resistir a minha potência de existir eu tenho que intensificará um máximo um certo tipo de conhecimento que seja maximamente capaz de me tornar alegre e eu só faço isso na medida
em que eu abandono a minha posição de isolamento a minha posição digamos de um indivíduo singular e passo a me compreender na medida das minhas possibilidades passa me compreender como um elemento da casa é da natureza e é só na medida em que eu me consigo como um elemento da ordem universal da natureza é que eu posso abandonar certas ilusões de onipotência é que eu posso portanto conceber claramente aquilo que eu posso e aquilo que não posso eu sou capaz de diferenciar os encontros que me são convenientes dos encontros que não me são convenientes e
sobretudo eu sou capaz de identificar qual é o tipo de objectos ao qual eu me ligando pelo amor posso ser maximamente feliz e bem é o convívio com os outros homens partilhar tanto quanto possível com os outros homens esse gênero de sabedoria portanto a resolução do programa de terapia natural e inequivocamente política uma sociedade como essa é uma sociedade que tem que banir as duas possibilidades de infelicidade humana a ignorância ea superstição porque é precisamente a ignorância ea superstição que nos mantém escravos e que portanto produzem nós necessariamente afectos christie's
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