Olá gente, tudo bem? Eu sou professor Ivan Claudio Guedes e este é mais um vídeo da série de metodologia da pesquisa. Hoje nosso vídeo vai falar sobre como fazer um projeto de pesquisa!
Então, nós vamos apresentar passo a passo, como fazer um bom projeto de pesquisa. De ante mão eu venho pedir para que você curta o vídeo. Isso é muito importante pra gente.
Se inscreva no nosso canal e compartilhe os vídeos nas redes sociais pra ajudar a alavancar os nossos vídeos. Se os nossos vídeos estão te ajudando eles também podem ajudar outras pessoas. Então, vamos começar mais um vídeo do canal do professor Ivan Claudio Guedes.
Bom, primeiro vamos começar falando pra que o projeto de pesquisa? Muita gente, infelizmente, acha que o projeto de pesquisa é apenas uma burocracia. Muito pelo contrário!
o projeto de pesquisa, ele vai nortear o seu trabalho, para que você saiba o que você realmente vai fazer junto com o seu orientador ou com a equipe em que você está trabalhando e que vocês norteiem passo a passo, que vocês possam ter bem claro, passo a passo tudo aquilo que vai ser feito. Então, a princípio, você pode apresentar o seu projeto de pesquisa para o seu orientador. O projeto de pesquisa também é um requisito.
Muitas vezes para você entrar num curso de pós graduação como mestrado ou um doutorado, você precisa apresentar o projeto de pesquisa. Outras vezes você pode apresentar o seu projeto para solicitar um financiamento do seu trabalho. .
. enfim, o projeto. .
. o grande objetivo de fazer um bom projeto de pesquisa é que você tenha bem claro o que você vai fazer e como ele vai nortear as suas ações. Então nós vamos trabalhar passo a passo todos os itens de um projeto de pesquisa lápis e papel na mão e vamos começar com o tema.
O que é o tema? não confunda tema com o título. O título é um nome que você está dando para o seu trabalho.
Tema é o grande assunto que vai ser pesquisado. Para você escolher um tema é importante que você escolha um tema que te agrade, um tema que te faça bem, um tema que você goste de estudar. Então, se você, por exemplo, está fazendo pedagogia, é.
. . você vai falar sobre a "avaliação escolar".
Então esse é o seu tema. Você vai explicar ali, o que é a avaliação escolar. Você vai escrever aproximadamente entre 100 e 200 ou 250 palavras, mais ou menos, Explicando para o seu leitor o que é que você está pesquisando.
então eu dei o exemplo da avaliação escolar ou, você é do curso de direito e vai falar sobre direito civil. Você vai explicar o que é o direito civil. Ali no tema, você vai afunilando ele de forma com que você chegue no seu objeto de pesquisa.
Então você começa explicando o grande tema você dá o exemplo novamente da Vou citar o exemplo novamente da avaliação escolar. Você começa explicando que é a avaliação escolar, dá uma noção bem rápida sobre o que se entende por avaliação formativa ou avaliação classificatória, e aí você chega no seu objeto de pesquisa que vai ser. .
. sei lá, por exemplo. .
. Compreender como se dá o processo de avaliação nas turmas de alfabetização. .
. em uma classe regular de alfabetização. Então observa que você pegou grande tema e foi afunilando até chegar no seu objeto de pesquisa.
Essa é a função desse item tema. Em seguida você vai para a problematização. O que é problematização?
É o problema da sua pesquisa. Ora! qual é o problema que observo no dia a dia, que fez com que me desce essa angústia, essa agonia, essa vontade de querer estudar, para tentar resolver esse problema, ou para tentar achar um caminho, ou para tentar levantar algumas hipóteses.
Mas o seu problema tem que ser contextualizado então você vai escrever lá: "observa se no dia a dia, nas empresas que muitas vezes os gestores são autocratas, são centralizadores. . .
" Então você apresenta um problema concreto, algo que realmente você vá pesquisar. Por isso é importante com que ele seja contextualizado ou seja, que ele faça parte da sua vida. É aquilo que faz com que você vá realmente investigar, seja em campo seja a partir de fundamentação teórica, seja a partir de revisão bibliográfica, seja a partir de análise do documento, não interessa!
O método ou a forma a gente vai falar um pouco mais adiante. Mas o problema, ele tem que realmente apresentar um problema que vai ser investigado. Em seguida você vai apresentar os seus objetivos.
O objetivo geral: O objetivo geral é o máximo de onde você quer chegar. Aonde você quer chegar com seu trabalho! Via de regra, você vai retomar sua contextualização pra você escrever esse item sobre o objetivo geral, e basicamente o objetivo do seu trabalho é compreender alguma coisa.
É compreender um fenômeno, compreender o porquê daquele problema, né? compreender. .
. Vamos supor que você esteja fazendo uma tese de doutorado, então compreender o porquê daquele problema e o que poderia ser feito para resolver (que ai é a sua hipótese). Compreender uma ação sobre uma determinada.
. . sobre um determinado fato.
Então você vai compreender. Agora, muita atenção com o seguinte: O objetivo do seu trabalho não é o de conscientizar ninguém! Nesses trabalhos que eu tenho ao longo desse tempo mexendo com metodologia da pesquisa, muitas vezes eu pego as pessoas escrevendo assim: "este trabalho tem como objetivo conscientizar os professores sobre a importância das brincadeiras na educação infantil" por exemplo.
Ou como você pode ver aqui: "esse projeto tem como objetivo conscientizar os gestores empresariais quanto à necessidade de trabalhar democraticamente com seus funcionários". Não, está errado! você não vai conscientizar ninguém!
Você vai compreender um fenômeno. "Essa pesquisa tem como objetivo concientizar o professor sobre a indispensabilidade de levar em conta a realidade o meio em que o aluno está inserido, durante o processo de alfabetização para o ensino contextualizado". Também não, você não vai conscientizar ninguém!
no máximo, você vai se conscientizar sobre um determinado problema. Quem vai promover uma ação de conscientizar alguém, aliás, essa palavra na psicologia não existe! ninguém conscientiza ninguém!
é o próprio sujeito que se conscientiza, a partir dos instrumentos são oferecidos para ele. Então, a gente a partir dessa premissa, então você vai oferecer uma oportunidade, dentro de uma determinada ação, você vai oferecer uma oportunidade para que o fulano se conscientize sobre algum o problema, mas isso não é objetivo do TCC. Não é o objetivo da sua pesquisa, Isso é o objetivo, por exemplo, de uma assessoria, de uma consultoria que você preste uma empresa, numa escola, enfim, de uma ação pedagógica junto com os pais, isso é outra questão.
É outro tipo de trabalho Aqui a gente está falando de uma pesquisa, então você vai pesquisar algo para você compreender um fenômeno, uma causa, uma ação. Então, seguindo esses dois exemplos como é que isso ficaria mais ou menos? "Este projeto tem como objetivo compreender as relações entre gestores empresariais e seus funcionários, a partir da perspectiva da gestão democrática" ou "Este projeto tem como objetivo compreender como os fatores socioeconômicos, em que um determinado grupo de alunos está inserido, pode interferir no seu processo de alfabetização e como ensino contextualizado pode potencializar o processo de ensino aprendizagem.
Então observe que está no campo da compreensão. Em seguida você vai para os objetivos específicos. Objetivos específicos são os passos que você vai dar para chegar no objetivo geral.
Eu costumo citar como exemplo um jogo de videogame. O objetivo geral de qualquer jogo de videogame é você chegar na fase final e zerar o jogo. Esse é objetivo geral.
Os objetivos específicos, você vai ter que passar a fase por fase, você vai ter que deixar o seu bonequinho mais potente, você vai ter que salvar a princesinha, você vai ter que pular o castelo do dragão, você vai ter que. . .
você vai ter que de fazer vários passos para chegar no objetivo geral. E isso é o que acontece com a pesquisa. Você vai fazer o seu trabalho, os objetivos específicos do seu trabalho vão ser passos que você vai ter que seguir para chegar no objetivo geral.
A junção desses paços, a junção desses objetivos específicos vai permitir com que você chegue a um objetivo geral. Então por exemplo, aqui você tem: "Apresentar em forma de tópicos, na sua redação, com o verbo no infinitivo, então você vai comparar, demonstrar, investigar, analisar, mapear, verificar. .
. Então, são as ações que você vai empreender não é a metodologia, são as ações. Você vai escrever isso em forma de tópicos, nos seus objetivos específicos, sendo que a somatória deles é pra chegar no objetivo geral.
A justificativa, você vai falar sobre a relevância de seu projeto. Porque que o seu projeto é importante? 1.
exposição sobre a origem do tema, ou seja, como surgiu a ideia de pesquisar? o que te incentivou a pesquisar sobre esse tema? Geralmente o que te motiva a pesquisar sobre esse tema é a problematização.
Então a problematização, é algo que te incomoda, portanto foi daí que surgiu a ideia, a inspiração, para que você investigasse mais sobre este tema. Depois, você vai fazer uma retomada bem simples sobre seu tema, já que você se aprofundou la na parte do tema, agora na justificativa você precisa só dar uma retomada e por fim você vai finalizar dizendo qual é a relevância do seu trabalho. Então, basicamente uma pesquisa acadêmica, uma pesquisa científica, ela tem que ter duas formas de relevância: a relevância para a ciência ou seja pra área que você está estudando.
Qual é a relevância do seu trabalho para mecatrônica? Qual é a relevância do seu trabalho para a área do direito? Qual é a relevância do seu trabalho para a área pedagógica?
Qual é a relevância do seu trabalho para administração? ou seja, qual é a relevância do seu trabalho para a área da ciência que você está estudando? e segundo, toda pesquisa tem que ter uma relevância social.
Têm que ter uma importância para a sociedade. Então qual é a importância da sua pesquisa para a sociedade? O que a sociedade ganha com a sua pesquisa?
Em que sua pesquisa vai contribuir com o desenvolvimento da sociedade? A seguir você vai para as hipóteses. As hipóteses ou as perguntas norteadoras.
As hipóteses: As hipóteses é o que você acha que acontece com o problema. Porque você acha que acontece o problema? Então, por exemplo, você sabe que, sei lá, uns determinados alunos a escola não passam de ano por que você está lá naquela escola e você sabe que o que está acontecendo.
Só que você sabe do ponto de vista dos senso comum. Então, essa é a sua hipótese. É o que você acha.
Quando você vai para sua pesquisa, quando você vai desenvolver o seu trabalho, no final, de acordo com todo o seu levantamento, de acordo com todo o seu trabalho, de acordo com toda a sua pesquisa, aí você vai ter um embasamento para dizer: "não, isso acontece por causa disso disso e disso. Eu fiz essas pesquisas, esse levantamento, portanto é por isso, de acordo com essa pesquisa, é por isso que acontece esses fatos". No caso das perguntas norteadoras, são aquelas questões que lhe incomodam, você vai formular várias você pode formular várias perguntas, que você vai responder ao longo da sua pesquisa, e são essas perguntas que vai balizar o seu trabalho.
Então elas representam basicamente o que o investigador, ou seja, você, deseja esclarecer. Elas precisam ser formuladas com precisão, clareza e objetividade buscando respostas ao longo da pesquisa aos propósitos do seu objetivo e devem partir das ideias colocadas na formulação do problema e dos objetivos da pesquisa. Então, observe que as hipóteses, as perguntas norteadoras elas estão amarradas com a sua problematização e com os objetivos da pesquisa.
Por isso que existe essa sequência que é uma lógica. Você está construindo a sua argumentação para o seu projeto de pesquisa. Próximo item é a fundamentação teórica.
A fundamentação teórica é quando você vai mostrar aquilo que você já conhece sobre o tema. É quando você vai pegar diferentes autores para trabalhar sobre um determinado tema e vai colocar ele pra conversar, geralmente fazendo o uso da citação direta, da citação indireta. Sobre essas formas de citação, nós temos um outro vídeo que você pode clicar neste link, se você quiser você para o vídeo aqui, vai lá assistir esse vídeo e depois retoma este, falando sobre como você fazer este modelo de redação empregando sempre a norma culta da língua portuguesa e as citações direta e indireta ou citações de citação, se for o caso.
Quanto a quantidade de páginas, de laudas, que você vai escrever, isso varia muito. Geralmente, um projeto de TCC de graduação, uma página, uma página e meia já está de bom tamanho. Quando você vai apresentar para um projeto de mestrado, geralmente entra de duas a três páginas, um projeto de doutorado já é um pouco maior.
Se você for pedir um financiamento de uma pesquisa como por exemplo a Fapesp para a Faperj, para o CNPq, enfim para essas agencias de fomento aí se pede uma quantidade um pouco maior, mas é importante que você leia o edital, que lá está escrito o quanto que você vai ter que escrever sobre o tema que você está pesquisando. É importante que você varie as fontes, então você procura: livros, você procura artigos acadêmicos, você procura se basear em outros autores que fizeram pesquisas semelhantes sobre o seu tema, como outros TCCs, outras citações de mestrado, outras teses de doutorado. .
. Que você tenha um leque, uma diversidade de fontes de pesquisa para que ela demonstre maior consistência. A seguir nós vamos para a metodologia da pesquisa.
Ora, a metodologia da pesquisa é quando você vai escrever passo a passo o Como você pretende fazer sua pesquisa? Então você inicia dizendo: "olha, essa pesquisa parte de uma pesquisa, sei lá, pesquisa ação, pesquisa qualitativa, quantitativa. .
aí também recomendo você observar, você assistir, outro vídeo que nós temos falando sobre a metodologia da pesquisa e adiante você vai poder procurar aí na playlist de metodologia da pesquisa, eu ainda não gravei mas eu pretendo gravar, falando sobre várias modalidades de pesquisa. Por enquanto, o que nós temos, que eu posso te oferecer para te ajudar é este vídeo explicando como escrever a metodologia da pesquisa. Então aqui você vai escrever passo-a-passo quais, qual é a modalidade da sua pesquisa ou as modalidades da sua pesquisa e quais ferramentas você vai utilizar.
Então coloca se você vai fazer uso da. . .
você vai fazer uso da entrevista, se esses serão questões abertas ou fechadas e por que você escolheu isso, se você vai a campo, é. . .
se você vai estudar documentos históricos, se você vai estudar a legislação, se você vai, enfim. . .
todos os instrumentos que você pretende utilizar para desenvolver a sua pesquisa, para chegar no objetivo geral. Então imagine que nos objetivos específicos, você colocou vários itens do que você pretende fazer e aqui na metodologia você vai explicar o como você pretende fazer. Ou seja, cada um daqueles itens que você elencou no objetivo específico, agora você vai explicar como você vai fazer para atingir esses objetivos específicos.
O item de recursos ou custos, ele não é obrigatório, mas se você for pedir o financiamento de uma pesquisa, você precisa colocar quais são esses itens então: o que você vai gastar? porque você vai gastar isso? aonde você vai gastar isso?
como você vai gastar isso? quanto você vai gastar? né?
esse é o orçamento do seu trabalho. É bacana você ter um planejamento sobre custos porque a gente nunca sabe com que você vai gastar, então você precisa colocar lá desde o seu transporte, sua alimentação, a hospedagem, no caso de alguma viagem para desenvolver alguma parte do seu trabalho, aquisição de peças, aquisição de livros, enfim, tudo isso vai entrar na parte dos custos da sua pesquisa. É importante você ter claro isso.
Nenhuma pesquisa de graça! Você gasta tempo, você gasta dinheiro, você gasta energia, então a gente precisa ter isso planejado, pra gente saber o quanto é que nós vamos gastar com esta pesquisa. E aí o cronograma.
Porque cronograma é importante? porque é ele que vai orientar o seu calendário ali, do que você vai fazer e quando você vai fazer. Então basicamente eu apresento este modelo de, de calendário, onde o cronograma é bem simples, então você tem na coluna da esquerda as atividades, são pesquisa bibliográfica, análise de documentos, trabalhos de campo.
Isso é um exemplo, você vai colocar de acordo com o seu o objetivo, de acordo com a sua metodologia, de acordo com as ferramentas que você disse lá atrás que você utilizar, você vai elencar essas atividades e vai distribuir pelo tempo que você tem para realizar sua pesquisa. Então aqui eu considerei um período bem curto, menos de um ano para realizar um tcc. Mas se você vai fazer, por exemplo, um curso de mestrado, esse curso ele pode ter 3 ou 4 anos, um doutorado três, quatro, cinco anos aí você vai montar o seu cronograma de acordo com o tempo que você tem do seu curso.
E, por fim, você vai colocar as referências ou seja, todas aquelas referências, todas aquelas citações, todos aqueles autores que você utilizou na fundamentação teórica, eles têm que estar devidamente colocados aqui na referência, pra isso você tem que consultar o manual da sua faculdade, da sua instituição, pra ver ali exatamente qual é o modelo, como que se segue para fazer cada uma das referências. Tem referência de livro, capítulo de livro, de artigo de trabalho de doutorado. .
. enfim tem uma enorme quantidade de. .
. de modelos para você montar sua referência, então é altamente indicado que você procure da sua instituição. Então recapitulando basicamente são os itens para que você tenha um projeto de pesquisa: 1.
o tema; 2. a problematização; 3. os objetivos geral e específico, lembrando que o objetivo geral você tem um objetivo geral não são objetivos gerais.
O objetivo geral você tem um objetivo, os objetivos específicos; 4. a justificativa; 5. as hipóteses ou as perguntas norteadoras; 6.
fundamentação teórica; 7. metodologia; 8. os recursos; 9.
o cronograma e; 10. as referências. Bom espero que esse vídeo tenha ajudado qualquer dúvida, crítica ou sugestão escreva eu sempre respondo.
Aliás, gostaria de agradecer muito a quantidade de comentários que eu tenho recebido e até pedidos de outros vídeos de outras aulas, que eu estou me empenhando ao máximo possível para poder dar conta dessas demandas. Afinal de contas, eu acabo desenvolvendo uma série de outras atividades, e aí eu pretendo estar contribuindo com vocês. Lembrando que você pode entrar no meu site e icguedes.
pro. br lá você vai ter modelos de introdução, modelos de TCC, modelos de metodologia da pesquisa, modelos de projetos de pesquisa. Então você pode entrar no meu site, pode navegar por ele e espero que esses materiais possam contribuir com o seu trabalho.
Curta o vídeo, isso é muito importante pra mim. Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e eu espero encontrar vocês nos próximos vídeos.