salve moçada hoje se produto vai falar do teatro brasileiro lançada cheia então vamos falar sobre o teatro brasileiro mostrando tranqüilo difícil também muita coisa que falar em pouco tempo talvez dê tempo dividir esse vídeo em dois mas vamos lá o que é o teatro que é o texto teatral você lembra tem um vídeo lá pra trás os nossos cinco minutos que a gente fala que o estoque dividiu a literatura em três gêneros básicos e fundamentais quais seriam esses três gênios do gênero épico olímpico eo dramático tá certo que o gênero dramático é quando você escreve
um texto não apenas para ser lido mas para ser encenado num palco por atores beleza então ele tem características próprias quais são as características do gênero dramático texto teatral primeiro ausência de narrador se não tem um narrador que é contra o que está acontecendo você é conhece o que acontece numa história teatral pelo que é velho pelo diálogo pelas falas dos personagens tudo bem então essa unidade básica do teatro às falas os diálogos outra coisa importante você tem elementos físicos que ajudam a contar uma história é teatral quais são esses é elementos a a cenografia
o cenário da peça o figurino a roupa que as personagens veste a sonoplastia a sonorização da peça a iluminação também ajuda a contar a história e tem um outro elemento que cai muito e vestibular que são as rubricas o que a república a república está no texto teatral mas não é ensinada a rubricar é o que indicação do autor que geralmente em itálico né para quem vai encenar a peça para atores diretores e assim por diante não publica indicações de como deve ser é encenada determinada cena determinada peça beleza indicações doutor bom pra frente não
gerar o teatro brasileiro meu deus velho bebo lá começa com a prancheta 10 no quinhentismo você lembra lá que o cheta fazia era teatro catequético para ensinar os índios a fé católica o primeiro cara que faz teatro no brasil josé de anchieta no quente zta cara é tem no arcadismo também tea tro um teatro ainda incipiente que você vai encontrar em obras como o parnaso objetivo o zuzu do cláudio na costa ao saturn e também idéias no lácio do alvarenga peixoto esses dois nomes ligados ao arcades brasileiro bom tem a chegada de dom p&d com
pedro joanir de chegar do dom cesco dom joão 6º no brasil em 1888 ele manda um decreto velho entanto em 810 eu acho que foi assim que precisava construir teatros decentes no brasil na então aí tem a criação da demais companhias da 1ª companhia é brasileira vamos dizer assim é com atores diretores brasileiros que foi a companhia do joão caetano beleza na sequência você tem o romantismo cara e daí vários autores que nós já vimos em vídeos anteriores escreveram peça de teatro ligar o gonçalves dias o cardápio legislação a de janeiro escreveu leonor de mendonça
por exemplo uma peça de teatro que foi até censurado na época outro cara que escreveu o teatro que nós já estudando a segunda geração romântica ovos revelado o mal do século teve uma péssima marcadas até comentamos do vídeo anterior aí que é o cara que vende a alma ao diabo é um diálogo com o fausto do gueto tá certo na terceira geração da poesia romântica castro alves o autor lá condoreiro da liberdade dos escravos também escreveu o teatro de uma peça chamada gonzaga ou a revolução de minas uma gatinha de las e atriz principal hoje
na câmara beleza e também o no romantismo josé alencar escreveu o teatro e mas não tem ninguém velho o teatro romântico tem um nome esse nome é martins penna martins pena é considerado o pai do teatro brasileiro do gato profissional brasileiro porque ele vai se dedicar full time na a escrever é peças teatrais é o primeiro dramaturgo profissional vamos dizer assim do brasil ele vai criar comédias de costumes nas comédias que apresentavam costumes da época que ao mesmo tempo que tinha uma leveza também tinha uma crise cidade e obras primas como juiz de paz da
roça na roça que é só a primeira peça pô é é um dos 21 inglês maquinista velho que tematiza a questão da escravidão no brasil e também o noviço sua grande obra prima e depois do romantismo e tenho que brotem realismo obviamente quem quer morar todo realize no brasil machado de assis machadão que é um polígrafo nós já vimos também vídeos anteriores machado escreveu tudo né escreveu poesia com crônica romance né capital da avon bula de remédio mas perdeu também teatro cara não foi um grande petróleo não foi um grande dramaturgo mas registra a ior
por exemplo escreveu entre outras inclusive começa a carreira de machado de assis foi escrevendo a sério né escrever um livro de poesia pesadas mas revelou também ter é é os deus de casaca é uma das peças mais famosas de machado de assis mas no realismo o nome importante do teatro arthur azevedo o arthur azevedo é irmão do aloísio azevedo que você também já viu aqui em visitas anteriores la police revelado naturalismo a todo curtir isso o arthur azevedo um grande dramaturgo brasileiro não só na produção das suas peças mas como também na luta é para
termos um teatro profissional ele queria construir o o o theatro municipal do rio de janeiro toda a vida inteira por isso conseguiu a ideia mas não é viu a o teatro ser construído porque ele morreu alguns meses antes da inauguração desse que era um dos seus maiores projetos quais são as suas obras é o escravo prata grande é defensor da poluição né a a capital federal e também a obra que eu vou colar que agora o dote beleza bom depois do realismo você vai ter lá o parnasianismo simbolismo papá mais o modernismo vai trazer uma
obra importante cima dentro da história do teatro brasileiro que se chama o rei da vela de oswald de andrade só que essa peça uma história interessante cima porque ela foi escrita em 1933 publicada em 37 tá só aqui ela só vai em ser encenada em 67 30 anos depois a gente vai voltar a falar sobre essa peça mas então depois do realismo à parnasianismo simbolismo pré-modernismo não vai apresentar grandes nomes no teatro no modernismo você tem aí o oswald de andrade na primeira geração escrevendo essa peça que na época não foi assinado mas trinta anos
depois vai é ser importante da trajetória do teatro brasileiro e finalmente vamos chegar à modernidade no teatro brasileiro com quem com quem com nelson rodrigues velho nelson rodrigues gênio o cara que põe o teatro brasileiro nos trilhos da modernidade esse cara não dá pra falar em um minuto 30 45 segundos não precisa de um outro vídeo no próximo vídeo regente vai falar sobre a modernidade no teatro brasileiro a partir del sodre daí vem a galera dias gomes é tio francisco rr não só a sua se liga espera para o próximo 25 greve curto compartilha e
tão juntos nós