[. . .
] no mundo, mais de 35 países usam SignWriting em escolas Universidades, associações e áreas ligadas à comunidade surda.  Oiii, gente! !
!  Espero que esteja bem.  Sou Léo. 
Neste vídeo, vou gravar 5 curiosidades sobre a Libras que podem te surpreender.  Vamos lá!  1ª Já ouviu falar sobre estes termos: "nome em Libras", “nome visual” ou "batismo do sinal"? 
Essas expressões incluem você na comunidade surda e possibilita o contato com a Libras.  Além disso, quando  o surdo observa a sua personalidade, o seu jeito de estar no mundo suas manias como roer as unhas, mexer na franja, arrancar a pelinha dos lábios estalar os dedos seus traços físicos você se torna reconhecido pela comunidade a qual te batiza com um sinal que é inspirado em você.  Por exemplo, ouvintes criam nomes em Português nós surdos o batizamos em Libras: meu nome, para os ouvintes, em português é “LEANDRO” para comunidade surda é esse nome em Libras. 
Isso vale também para os nomes e seus respectivos sinais como Xuxa Lula Anitta Sabrina Sato Pabllo Vittar Conseguiu perceber o motivo desses sinais?  Comente abaixo.  2ª A Libras não segue a estrutura gramatical do Português. 
Isso porque a língua de sinais tem sua própria organização além de não possuir tempos verbais, artigos, preposições etc.  Até mesmo a ordem dos termos como Sujeito + verbo + objeto (SVO) comum no Português, também é diferente.  Basicamente, SVO é fundamental para Libras mas também pode ser Objeto + sujeito + verbo (OSV) e Sujeito + objeto + verbo (SOV). 
Por exemplo: "Eu gostar celular" "Celular eu gostar" "Eu celular comprar" Em breve, vou gravar sobre isso.  3ª A Libras tem origem no tronco linguístico da Língua de Sinais Francesa (LSF) ou seja, há semelhanças linguísticas entre essas duas macroestruturas Justamente por isso que o professor surdo francês Huet veio aqui no Brasil para ensinar a língua de sinais aos surdos em escolas.  Instituto Nacional de Educação de Surdos  (INES) Dessa forma, concluímos que a Libras não teve sua origem histórica no português. 
4ª Já parou para pensar que Libras ou língua de sinais tem escrita?  Novidade, né?  Mas calma, essa notícia não é uma verdade total. 
Isso porque ainda não foi definido qual o sistema de escrita oficial para língua de sinais aqui no Brasil.  visto que existem em torno de 3  formas de escrita da língua de sinais, que são: SignWriting  (escrita de sinais) ELiS (escrita das línguas de sinais) Sel (sistema de escrita para língua de sinais) No Brasil, a maioria prefere SignWriting e usa muito.  Já no mundo mais de 35 países usam SignWriting em escolas Universidades, associações e áreas ligadas à comunidade surda. 
Legal, né?  Mas, para que esses sistemas continuem evoluindo fortaleçam essa língua tão importante fortaleçam essa língua tão importante faz-se necessário que sejam produzidas mais pesquisas na área.  5ª Para mim, o mais legal de tudo é que a Libras é uma linguagem neutra! 
E, olha que isso foi antes da polêmica envolvendo a linguagem neutra ou não-binária no português!  Pelo que lembro, a discussão na Libras começou a partir do ano 2000 nunca houve polêmica, era aceita tranquilamente na comunidade.  Inclusive, vou postar um vídeo exatamente sobre esse tema na próxima semana. 
Fique atento e ative o sininho para te notificar de primeira mão, okay?  E aí, você gostou desse vídeo?  Espero que sim! 
Acho que pode ser novidade para os iniciantes de Libras Não se esqueça de clicar no GOSTEI e compartilhar esse vídeo com seus amigos.  Ah, está ansioso para aprender alguns vocabulários em Libras?  Vamos lá! 
E, para finalizar, tente traduzir essas frases nos comentários abaixo: Conseguiu? !  Traduz no comentário abaixo.