Olá, eu sou o Rodrigo Diesel! Em um mundo tão grande como o mundo em que vivemos, onde mais de 7 bilhões de pessoas interagem em mais de 6. 500 idiomas diferentes, pq acreditamos que só o nosso modo de falar é que é o certo?
Quando nós criticamos o sotaque de alguém, ou julgamos algum jeito de falar como certo ou errado, estamos cometendo o chamado “preconceito linguístico”. Ao desrespeitarmos o modo de falar de uma pessoa, estamos desrespeitando também o seu contexto social, cultural e histórico. Estamos desrespeitando sua identidade.
Assim como cada pessoa tem uma impressão digital única, também possuímos um jeito de falar que é característico e único de cada um. No nosso modo de falar está impresso o lugar de onde viemos, nossa idade, o nosso gênero, o local onde estamos falando, o grupo social com qual nos identificamos, a época em que falamos e até nossas origens ancestrais. Assim, não existe um modo de falar certo ou errado.
Existem apenas modos diferentes de falar, e todos esses modos são lindos. É prepotência e arrogância nossa achar que só o nosso jeito de falar está certo. A língua “padrão” como costumamos chamar, é apenas uma dentre as milhares de forma de se observar a língua.
A gramática e os dicionários são muito importantes, mas não devem ser usados para justificar seus preconceitos. Até mesmo as gramáticas e os dicionários estão sempre se modificando, visto que as línguas são vivas e estão sempre se adaptando, crescendo e evoluindo. Veja, por exemplo, a palavra “você”, que é uma versão moderna do antigo “vossa mercê”.
Sem falar nos milhares de neologismos que surgem a cada ano. E isso vale não somente para a língua materna como também para as línguas estrangeiras. Ao aprendermos o inglês, por exemplo, buscamos sempre “perder o nosso sotaque” e falar o mais próximo possível de um americano ou britânico “padrão”.
Só que, assim como o nosso português, existem milhares de línguas inglesas diferentes. Vou deixar alguns vídeos na descrição para vocês saberem mais sobre essa diversidade incrível de sotaques e dialetos que compõem tanto o português, como o inglês. Devemos ter orgulho do nosso sotaque, seja ele de onde for, pois ele é nossa identidade, tão único quanto nós.
E por esse mesmo motivo também devemos respeitar e abraçar os outros modos de falar, pois todos são lindos e só provam o quão maravilhoso e diverso o ser humano é. Então é isso, pessoal. Está liberado falar biscoito ou bolacha, sem treta alguma, afinal: não existe certo e errado se tratando da língua.
Se vocês gostaram, deixem o seu jóinha e se inscrevem no canal para mais vídeos como esse. Podem deixar nos comentários o que acharam desse vídeo, criticar educadamente ou sugerir temas para os próximos vídeos a vontade. Tchauzinho, e até mais!