Dom Casmurro, de Machado de Assis - Brasil Escola

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Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre romance Dom Casmurro, do escritor Machad...
Video Transcript:
[Música] traiu ou não traiu Essa é uma das perguntas mais comuns que tem Rendido tanto meme e das mais polêmicas desde o final do século XIX até os dias de hoje século XX Olá gente eu sou elissa professora de Literatura e eu estou aqui para falar justamente dessa obra que é uma das mais famosas uma das mais polêmicas da literatura BR justamente por conta dessa pergunta com a qual eu abri o vídeo que é Dom Casmurro de Machado de Assis mas antes disso inscreva-se no nosso canal se você ainda não está inscrito dá um like
aí pra gente e para que a gente possa aí prosseguir né pras PR pros próximos vídeos pros próximos trabalhos e também não se esqueça de ativar o Sininho para você receber as [Música] notificações Dom Casmurro foi publicado no ano de 1899 veja bem Virada do século XIX para o século XX e é uma obra que realmente suscitou e continua suscitando essa pergunta traiu ou não traiu justamente porque o enredo gira em torno do relacionamento entre Bento Santiago e Capitu e o Bento Santiago esposo dela levanta essa questão TCE acusações contra ela mas como é uma
obra aberta essa pergunta nunca chegou a ser respondida eu acho que mesmo depois desse vídeo e mesmo depois da leitura e da releitura dessa obra é muito provável que essa pergunta continue aí no ar ecoando mas no final das contas gente a verdade que a resposta dela nem interessa tanto assim não é tão importante o que é importante mesmo são as questões que ele vai trazendo que ele vai colocando de modo a deixar essa pergunta no ar Quais são as estratégias linguísticas e as estratégias contextuais né fora do texto que esse narrador personagem utiliza para
pegar a gente com essa pergunta como eu disse para vocês Dom casmurra é uma obra narrada em primeira pessoa narrador personagem esse narrador também é o protagonista da obra o Bento Santiago um membro de família abastada de família elitizada do século XIX no Rio de Janeiro Então já com essa informação sobre a classe social de Bento Santiago Já podemos tirar por base por aí que trata--se de um sujeito que sabe o que está fazendo que sabe o que tá falando teve acesso a uma formação teve acesso à educação e e e tudo isso que faz
dele um sujeito não coitado diante da sociedade diante do mundo que ele vai enfrentar ele começa o livro Os dois primeiros Capítulos vem para explicar porquê do livro né porque que ele resolve fazer o livro explica o título né Dom Casmurro ele tava numa situação pública num transporte em que um jovem eh viria ler seus versos para ele ele se edou cilou e recebeu esse apelido Casmurro tá relacionado a um mal humorado a um ranzinza e Dom que é um título de nobreza dando Ares de importância para ele então ele seria um mal morado que
se acha importante um mal morado arrogante e ele aceita né de bom grado faz um gracejo com esse apelido que ele recebeu do garoto que se sentiu desaforado desrespeitado por ele explica isso então nós temos um romance que tem também um caráter metalinguístico porque já desde o primeiro Capítulo Né desde as primeiras linhas esse narrador personagem admite que está escrevendo uma obra e admite que está falando com o leitor né ele reconhece o tempo todo que está dialogando com a gente e ele também justifica aí que quer que deseja atar as duas pontas da vida
dele porque no momento da obra da da produção da obra né do momento que ele tá fazendo essa enunciação que ele tá nos contando essa história ele já é um idoso ele já é um senhor de idade mas ele quer relembrar suas Memórias da Infância e da adolescência quando ele conheceu Ali no bairro em que ele morava a jovem Capitu também adolescente por quem ele se apaixona Eles começam com uma amizade inocente mas ele acaba se apaixonando por ela ela também se apaixona por ele mas ele enfrenta alguns obstáculos né para para conseguir realizar esse
amor um deles está relacionado à mãe Dona Glória essa figura essa mulher que ficou enlutada muito jovem ela ficou viu antes dos 40 anos ainda muito bonita mas eh muito conservadora muito ligada às tradições né Uma herança mesmo de aristocracia de permanecer no luto pelo resto da vida de não se casar novamente de manter uma vida séria austera e ela teve dificuldades com a concepção teve dificuldades na gravidez de modo que quando ela engravida do Bento Santiago ela faz uma promessa para Deus de entregá-lo para o seminário porque ela é também Bem Além de todas
essas essas marcas né da da formação dela ela também é católica muito devota muito fervorosa e ela faz a promessa de entregar o filho para o seminário para ele virar padre isso seria um obstáculo na vida dele né gente é um obstáculo na vida de um cara que se apaixona por uma garota ter que ir pro seminário virar padre porque a vida do padre exige o celibato e ele não poderia Então se casar ele acaba não conseguindo impedir a ida dele pro seminário mas lá no seminário ele ele ele faz amizade com um jovem rapaz
chamado Escobar também de muita inteligência também desejando sair do seminário e no final das contas eles acabam conseguindo sair do seminário eles não seguem a vida celibatária a vida religiosa de um padre ele se casa com Capitu e Escobar casa-se com Sancha uma amiga de Capitu e qual que é um dos grandes problemas dessa narrativa qual que é um dos grandes pontos de interrogação justamente essa personagem capítul Tu é uma personagem que do início ao fim do romance não fala uma vez lembre-se do que eu falei a gente tem um narrador personagem aí então ele
conta toda a história a voz dele é a voz protagonista é a voz que domina quando a gente fica sabendo alguma coisa que Capitu falou que Dona Glória falou que Escobar o amigo dele falou na verdade é ele que está nos dizendo não são essas personagens que estão falando dentro da própria obra então isso aí já é um ponto para nos deixar assim se perguntando né E aí que que será que esse cara tá fazendo a Capitu é sempre construída dentro ela sempre aparece dentro da narrativa como uma personagem muito intrigante como uma personagem que
levanta suspeitas uma personagem que tem a capacidade de dissimular inclusive o José Dias que é uma figura agregada à família do do do Bento Santiago né Ele vive ali desde a infância dele ele vive ali naquela casa ele prestou prestou muitos favores para aquela família então ele acaba sendo considerado como que da família e vive ali eh Em alguns momentos o Bento Santiago nos diz que o José Dias considera que a Capitu tem olhos de cigana oblíqua e dissimulada que ela tem olhos de ressaca né depois ele mesmo fica repetindo essas expressões né Eh que
tem olhos digamos assim em outras palavras né simplificando resumindo olhos traiçoeiros olhos fugidios que não mantém que não sustentam o encarar por muito tempo né talvez ela fosse muito dada aos fingimentos E aí o Bento Santiago inclusive narra né cita alguns acontecimentos de Infância brincadeiras de Infância tentativas de esconder segredos de guardar segredos algumas mentirinhas né como ele mesmo fala na infância como se isso fosse realmente marcas principais do caráter da da Capitu e que ela realmente fosse desde a infância dada a mentiras a dissimulações e fingimentos né Por que que eu tô falando tudo
isso tô colocando tudo isso porque é o que a narrativa nos dá a narrativa nos dá os elementos dessa forma a gente tem só uma voz dizendo e dizendo do ponto de vista dela e digamos que esse personagem ele quer ser herói da sua narrativa né pensando na tradição da narrativa clássica dentro da literatura ele quer ser herói ele quer heroic protagonizar a narrativa dele e obviamente ele vai sempre ficar como uma figura muito ilustre muito célebre mas aí em alguns momentos ele fala algumas coisas com a gente né Ele fala algumas coisas com nós
leitores que nos deixa um pouco de cabelo em pé assim eu fico eu fiquei pelo menos muito desconfiada com o pé atrás pensei Poxa né Será que esse cara tá tentando preencher lacunas né porque a gente não consegue lembrar de tudo o tempo todo Será que naquilo que ele tá esquecendo ele não tá inventando coisas e aí eu vou ler até o fragmento de um capítulo intitulado uma égua em que ele faz afirmações que é de que são de deixar o leitor bastante intrigado a imaginação foi a companheira de toda a minha existência viva rápida
inquieta alguma vez tímida e amiga de empacar as mais delas capaz de engolir campanhas e campanhas correndo creio haver lido em Tácito que as éguas e beras concebiam pelo vento se não foi nele foi noutro autor antigo que entendeu guardar essa crendice nos seus livros neste particular a minha imaginação era uma grande égua e bera a menor brisa lhe dava um potro que saía logo cavalo de Alexandre mas deixemos metáforas atrevidas e impróprias dos meus 15 anos em outras palavras nesse trecho o cara tá afirmando que tem uma imaginação fértil o que significa isso né
de que a mente dele só de receber ventos a imaginação só de receber ventos já concebe frutos inteiros rebentos inteiros e aí será que não é é um um joguete que ele tá fazendo com com os leitores né não é uma brincadeira Será que não tá avisando ó Sutilmente a leitor eu tô fazendo uma armadilha você cai se você quiser porque eu tô avisando eu fico com essa sensação né e e principalmente porque quando a gente percebe que no final da obra existe esse projeto né Há um projeto de ligar uma ponta da vida que
é a infância a outra ponta da vida que é a velice a maturidade onde ele está mas o que é importante a gente também consider que aquele Bento da Juventude era uma coisa o Bento da velice é outra coisa são figuras diferentes são personagens diferentes e digamos que esse Bento esse protagonista né que é o Casmurro né bem o Bentinho mais mas é o Casmurro na maturidade na velice ele tem uma vantagem sobre o Bentinho da adolescência da infância que é o conhecer toda a jornada dele ter essa lembrança ter esse saldo de informação a
mais até para poder construir essa narrativa que brinca ou não com o seu leitor durante muito tempo Dom Casmurro suscitou as discussões e os debates mais polêmicos hoje ainda né passa por esse lugar de ficar centrado justamente né de de direcionar de destacar muito essa pergunta Capitu traiu ou não traiu porque ao longo da narrativa o Bento Santiago Vai Vai contando episódios da vida dele com ela eh e e e marcas né da personalidade dela traços do comportamento dela que ele vai considerando não só como indícios mas como provas da capacidade adulterina dela né de
que ela realmente é capaz da infidelidade desde pequena ela é enganosa ardilosa ela é é é dissimulada Fingida né Isso é o que ele vai construir indo inclusive nessa parte que o José Dias fala que ela tem olhos de Cigano oblíqua e dissimulada não é o próprio José Dias que fala dentro da narrativa a gente tem o Bento Santiago falando por ele dizendo que foi ele quem disse isso né então a gente tem um discurso indireto aí e a fala dele tá sendo terceirizada pelo Bentinho dentro da narrativa pelo Casmurro dentro da narrativa e mas
à medida que a narrativa vai avançando ele vai contando episódios né de ver a capu conversando com Escobar do filho dele Ezequiel imitar tão bem o Escobar da Capitu derramar uma lágrima solitária no velório do Escobar como provas cabais e definitivas do adultério de Capitu E aí que que é mais curioso gente é que até por volta dos anos 60 até por volta de 1960 boa parte da crítica aceitava isso realmente como definitivo Capitu traiu mesmo né achava que defendia que todos esses indícios que a obra traz e que são indícios interpretados pelo Bento Santiago
como provas realmente de que captura havia traído E aí quando a gente Analisa né Essa sociedade que produziu esse tipo de sujeito né que que tipo de época era essa transição do século XIX para o século XX eh ainda não havia os movimentos feministas né como a gente percebe eles eclodindo no século XXX de fato principalmente no Brasil né né É todas essas reflexões esses debates aí a gente realmente fica pensando será mesmo que Capitu fez tudo isso como que a gente pode afirmar Com certeza se de fato a gente não não consegue observá-la pontualmente
a gente não pode ouvi-la pontualmente até que em 1960 uma crítica estadunidense chamada Helen cdel chama atenção para uma outra chave de leitura desse romance ela fala gente como assim né Eh acreditar piamente que Capitu traiu ou não traiu sendo que a gente não tem provas consistentes o que a gente tem é um depoimento se estivéssemos numa delegacia nós temos o depoimento ou no tribunal nós temos o depoimento do acusador se estivéssemos dentro de um consultório de psiquiatria de psicanálise ou psicologia nós teríamos a confissão o relato desse indivíduo desse sujeito Mas e a outra
voz e o outro lado teve a oportunidade de se pronunciar não o romance Dom Casmurro não dá nenhuma oportunidade para que capitur se pronuncie E aí ela nessa chave de leitura ela compara o o o Dom Casmurro ao hotelo do William Shakespeare a gente tem aí uma uma intertextualidade inclusive o Otelo é uma obra mencionada né ao longo dessa obra porque se tem uma coisa que Machado de Assis fez muito bem no nos seus escritos é inter textualidade ele vai citando o as suas fontes vai citar Citando os antigos que o o o possibilitaram né
formaram como leitor crítico e escritor crítico para produzir metanarrativa para produzir reflexão sobre a própria obra dentro do texto né então a gente tem a referência aí ao hotel em um determinado momento e é muito interessante pensar né de eh em como o o o o hotel o personagem de Shakespeare passa por toda uma uma situação enganosa ele acredita que desdemona o tenha traído e depois ele descobre que não mas que as suspeitas dele ficaram fundamentadas em indícios que foram muito bem implantados em certas situações para provocar o ciúme dele para provocar a insegurança o
desconforto dele né E isso tudo cresce de uma forma que ele acaba depois sendo protagonista de uma tragédia né destruindo a própria amada achando que ela o havia traído por ciúmes enfundado a ela en caldo Então vai nessa chave de leitura né de de nos colocar nos Colocar diante desse desse personagem que Muito provavelmente tenha sido fortemente acometido por ciúmes e por conta disso desenvolveu um monte de paranoias Mas diferente do que acontece lá com o Otelo né que termina em desgraça por ter matado a própria amada aqui o Bento Santiago ele indiretamente também é
responsável pelo fim de Capitu porque ele a manda pro exílio ela fica completamente sem sem possibilidades eh mas ele na verdade não se sente muito culpado por isso fica parecendo mais que ele tá tentando convencer nós leitores de entrar na dele né de concordar com ele é como se ele se sentisse julgado por nós né nossa nós não seríamos capazes de fazer isso E aí ele fala não mas eu tive os meus motivos Olha que meus motivos aqui vocês fariam alguma coisa fica parecendo isso né é outra chave de leitura que a obra nos propõe
pense bem pense bem reflita bem aqui olha só quem é Bento Santiago é um sujeito elitista de privilégios muito bem marcados filho único de uma viúva que ficou muito carente e por isso encheu de mais amores mas não só de amores de mimos ele teve absolutamente todo todas as suas vontades atendidas a gente vai percebendo a medida que ele vai contando a narrativa dele que em alguns momentos ele chega a ser até voluntarioso né Caprichoso que é as coisas do jeito dele e ele consegue se não consegue de imediato ele cria situações para conseguir alcançar
os seus objetivos é um tipo de de homem que não conhece o não ele não sabe o que é o não sempre tudo muito de acordo com a sua vontade seu poder e sua autoridade você acha mesmo que um sujeito desse minha pergunta é é né porque eu fiz essa pergunta para mim mesma vocês acham mesmo que uma figura dessa ia admitir para um desconhecido qualquer o seus pecados os seus delitos os seus equívocos desconhecido no caso seríamos nós leitores né um cara que nem te conhece vai dizer para você que foi capaz de ser
injusto com a esposa sendo que isso aí é um problema particular dele e você estaria julgando por causa disso Muito provavelmente não e aí para você tomar partido dele talvez ele ia até criar uma situação de modo que ele parecesse a grande vítima da história e que ele tava certo tudo bem é uma coisa a se pensar né a perguntas a serem levantadas e é por isso justamente que no final da obra A gente não tem a resposta né a gente não tem a resposta traiu ou não traiu eh e se por um lado a
gente não pode dizer que não traiu porque a gente não sabe da história da vida desse casal a gente também não pode dizer que traiu porque a gente não tem fatos concretos do do outro lado dessa figura do casal pra gente poder afirmar a gente só tem o depoimento de um sujeito que tá querendo se colocar numa situação de leveza de tranquilidade sem culpa para ficar bem diante dos nossos olhos e aí no final das contas acho que a a grande pergunta né Depois de trai ou não traiu sem resposta eu acho que a grande
Pergunta que deveria ficar para nós sobre Dom Casmurro é Dom Casmurro é um romance sobre adultério é um romance sobre ciúme ou é um romance sobre a dúvida fica essa pergunta bem gente essa foi nossa aula sobre Dom Casmurro longe de responder todas as questões né mas vem aqui para ampliar Talvez o debate colocar um pouco mais de fogo né de lenha nessa fogueira né e eu espero que vocês tenham gostado deixem aí seu like por favor compartilhe com outras pessoas que se interessem por essa obra se interessam por esse assunto né acho essa obra
interessante para poder pensar Nessas questões se vocês quiserem saber mais sobre pontos que envolvem essa obra esse assunto que nós discutimos hoje aqui acessem os links que estão aqui na descrição acompanhe-os também n outras redes sociais Instagram nos podcasts que a gente também tá aí nessas outras plataformas no tikt eu agradeço a atenção de vocês eu vou ficando por aqui até a próxima
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