Código Penal da Vida Futura - 2ª parte

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Simão Pedro de Lima
Estudo do capítulo VII do livro O Céu e o Inferno
Video Transcript:
Olá boa tarde estamos iniciando o nosso segundo estudo nosso segundo momento de estudos do livro céu inferno na verdade não estamos estudando o livro céu inferno como um todo Estamos estudando apenas o Capítulo 7 o item que tem por título Código Penal da vida futura nós estamos estudando com base nesse livro da Federação Espírita brasileira e esse livro deixa eu ver a ficha catalográfica esse livro é uma tradução do Manuel Justiniano Quintão e é a edição de 2006 da editora FEB edição 2006 para isso para quem quiser acompanhar essa tradução Salvo engano deixa-me ver é
uma tradução deixa eu copy não fala de qual edição de Kardec foi a tradução mas a edição aqui é de 2006 da editora FEB Ok só para deixar registrado que se alguém acompanhar pelo livro busca se tiver essa edição fica mais mais dentro do que é o próprio o próprio texto Ok então vamos isso começar a ler nessa nessa nós fizemos na semana passada o estudo do artigo primeiro e artigo 6º do Código Penal da vida futura eu gosto de chamar de artigos porque Kardec dá o título de código penal da vida futura então eu
prefiro chamar de artigos do que de itens já que um código trabalha com artigos então aqui na última vez que na última Live nós falamos do artigo primeiro artigo segundo e agora vamos começar o Artigo terceiro e vamos ver até que artigo nós iremos nessa uma hora mais ou menos de estudos fico agradecido com a presença de vocês e vamos seguir o nosso estudo no artigo 3º desse Código Penal da vida futura Kardec coloca o seguinte não há uma única imperfeição da Alma que não importe funestas e inevitáveis consequências como não há uma só qualidade
boa que não seja fonte de um gozo então o que que nós temos aqui dentro da estrutura do Código Penal da vida futura nós temos aqui um senso de Equidade um senso de Equidade já que toda a estrutura que vem do Criador precisa estar dentro de princípios de Equidade não há como falar em Equidade se nós falar no se nós não falarmos em Equidade se nós não trabalharmos com uma ideia que demonstre o aspecto da Equidade o que na verdade é preciso que entendamos isso não há justiça de Deus sem que haja um Deus justo
é uma questão óbvia né não há justiça de Deus sem que tenhamos um Deus Justo E aí então percebamos Esse aspecto a Equidade e onde nós vemos a Equidade aqui nessa estrutura quando aqui ele diz que a imperfeição E as ações boas então ele diz não há nenhuma única imperfeição da Alma que não importe funestas inevitáveis consequências como não há uma só qualidade boa que também não seja fonte de gozo então aqui vemos uma Equidade vemos aí com idade no aspecto de imperfeição E aqui voltemos a ideia da palavra imperfeição imperfeição não é aquilo que
não é perfeito imperfeição é aquilo que nega a própria perfectibilidade nós dissemos isso na Live passada quando analisamos a palavra imperfeição e olhamos o artigo o melhor dizendo o prefixo 1 é importante nós sempre entendemos O que as palavras não somente no sentido dicionarisco como no sentido epistemológico e quando encontramos o prefixo Inn no caso na palavra imperfeição significa uma negação negação A perfectibilidade negação a potencialidade que nós temos de nos aperfeiçoar então Esse aspecto aqui de imperfeito não é na ideia de não perfeito não perfeito é que não atingiu a perfeição imperfeito é aquele
que nega a própria perfectibilidade nega o próprio processo de aperfeiçoamento por isso o prefixo e é importante termos isso sempre em mente como exemplifiquei no lá na Live passada volta e exemplificar quando dizemos a significa desprovido de moral quando dizemos imoral significa contrário a moral então da mesma forma imperfeito ou imperfeição é contrária a imperfeição não é o não ser perfeito Deus nos criou não perfeitos Deus não nos criou imperfeitos porque se Deus nos criasse imperfeitos Deus seria imperfeito porque a perfeição não cria a imperfeição Deus nos criou perfectíveis e vamos nos aperfeiçoando e quando
negamos essa potencialidade de aperfeiçoamento nós então temos atitude imperfeitos Ok então aqui com essa ideia da palavra imperfeição nós vamos entender que as honestas inevitáveis vivências da imperfeição da alma são justamente daquela para aquelas almas que negam que confrontam que são frontalmente Opostas a ideia de aperfeiçoamento então enquanto nós ficarmos reticentes ao processo de aperfeiçoamento significa Que Nós Somos imperfeitos Enquanto estamos reticentes ao processo refratários ao processo de aperfeiçoamento e esse ser refratário esse ser é contrário ao processo de aperfeiçoamento faz com quem então nós tenhamos consequências dessas atitudes e por ser atitudes refratárias ou
aperfeiçoamento são consequências funestas ditas aqui por Kardec eu acho que ficou muito clara essa explicação de Kardec muito claro esse entendimento e aí é interessante nós observarmos que a pessoas que fazem críticas críticas alguns termos porque não conhece os termos não conhece o sentido etimológico dos termos limitam-se ao sentidos semânticos quando não ao sentidos coloquiais aplicados aos textos ao as palavras e aí deturpam muitas vezes porque alguns quando dizem aqui vão colocar mas porque funestas funestas porque não vem de Deus funestas porque são consequenciais são reações naturais de uma atitude praticada são os efeitos de
uma atitude praticada e uma atitude praticada no aspecto da imperfeição ou seja da negação da perfectibilidade do Contrariar o ritmo do aperfeiçoamento aí é que entra a palavra imperfeito porque muitas pessoas trabalham a ideia da palavra imperfeição como sendo não perfeição imperfeito como sendo não perfeito quando na verdade a palavra exprime ou as palavras exprimem contrário ao processo de aperfeiçoamento imperfeito é aquele que refrata o aperfeiçoamento é aquele que nega própria perfectibilidade humana então isso sim gera funestas consequências porque funestas porque essa palavra funestas porque é justamente a reação quando eu nego uma característica potencial
que todos nós trazemos uma característica potencial minha que é me aperfeiçoar então eu nego o processo de aperfeiçoamento e outras palavras eu não quero me aperfeiçoar eu quero permanecer no erro e é isso que gera a funesta consequência a cristalização no processo ou na refratariedade ao processo de aperfeiçoamento gera funestas consequências e na sequência ele vai dizer como não há uma só qualidade boa que não seja fonte de gozo e aqui é interessante a forma utilizada por Kardec porque aquele diz não há uma só uma só eu vou até grifar isso aqui não há uma
só qualidade não quer veja que quando ele fala da imperfeição fala um aspecto coletivo Genérico e quando fala da qualidade ele faz uma questão até meio analítica sai de uma síntese e vai para um processo analítico quando ele diz que não há uma só qualidade quando fala de qualidade busca-se uma ideia de uma qualidade até mesmo uma qualidade mostrando o quanto nós estamos a um tanto distantes do aspecto qualitativo para nossa existência o quanto nós estamos um tanto distante do aspecto de desenvolver qualidades boas qualidades boas nós ainda veremos à frente aqui ainda vivemos na
evitação do mal nós ainda Vivemos num momento de em que evitar o mal ou seja não fazer o mal já é Virtuoso quando na verdade o aspecto Virtuoso na sua na sua essência seria fazer o bem não fazer o mal não é uma virtude fazer o bem É a virtude então a qualidade boa é fazer o bem não evitar não evitar o mal não não fazer o mal Então São pontos que eu disse no nosso primeiro encontro na semana passada que esse código penal da vida futura nos faz refletir muito e nos mostra o quão
profunda é a reflexão existencial o quão profundo deves profunda deve ser essa reflexão sobre o nosso jeito de viver Aqui eu disse já numa outra Live nós fizemos uma live digamos preparatória para esses dois estudos que falamos sobre o céu e sobre o inferno e dissemos que o pensamento Espírita ele é mais profundo que é o ideal e o Espírita nos traz uma ideia de responsabilização muito mais muito mais profunda do que uma ideia pois simples de punição é muito mais profundo é muito mais detalhado esse esse processo de desculpa eu tô sem a energia
aqui no meu no meu Instagram no meu iPad eu tô com receio que ele vá cair e eu não gostaria que ele caísse porque vai comprometer aqui o nosso estudo eu não entendi bem deixa eu tentar verificar se não é um processo aqui agora deu certo agora tá carregando valeu ah hoje eu estou não estou fazendo pelo YouTube Eu estou fazendo uma gravação e não foi produzido direto para o YouTube porque é houve pessoas que me disseram que não não conseguiram baixar o vídeo ele baixou sem som e sugeriram que eu postasse em vez de
ser ao vivo no YouTube subir a postagem é que eu postasse depois o vídeo e sugerir nome também que postasse no Facebook que eu não tenho feito para facilitar o processo de baixa do vídeo então de baixar o vídeo então por isso hoje eu não estou fazendo ao vivo do YouTube somente aqui no Instagram ok então sigamos eu disse que é muito mais profunda essa reflexão e é mais profunda E por que que ela é uma reflexão mais profunda porque ela transfere para nós as responsabilidades das nossas próprias ações não há um terceiro nos julgando
somos nós mesmos nos responsabilizando pelas ações que praticamos é isso e aqui então Nesse artigo 3º é Kardec vai dizer que a soma das penas assim como é assim proporcionalizada a soma das imperfeições como a soma dos goosos das qualidades das qualidades ou seja perfeita e quaninidade perfeita Equidade numa lógica Divina que não pode ser injusta não pode ser punitiva é uma lógica educativa nós já dissemos isso em outros momentos é uma lógica Educativa E aí Segue Kardec no artigo quarto em virtude da lei do Progresso que dá toda a alma a possibilidade de adquirir
o bem que ele falta como de despojar-se do que tem de mal conforme o esforço e vontade própria temos que o futuro é aberto a todas as criaturas Deus não repudia nenhum de seus filhos antes recebe-os em seus seio à medida que atingem a perfeição deixando a cada qual o mérito das suas obras isso aqui é profundo isso aqui é algo que merece uma reflexão vejamos como apresenta-nos ou nos é apresentada a ideia da consequências das nossas ações dos efeitos das nossas ações e aqui é importante observarmos veja aqui o artigo 4º faz a alusão
à lei do Progresso que é uma das leis naturais uma das leis Morais então a lei do Progresso tudo progride nós progredimos o espírito que nós somos progride nós progredimos isso está lá na questão 116 do Livro dos Espíritos Quando ali pergunta Kardec se haverá espíritos que permanecerão para sempre nas ordens inferiores da evolução e Kardec e os espíritos respondem a Kardec não todos os espíritos evoluíram então a evolução é uma lei o progresso é uma lei é uma lei que é aplicável agora nós progredimos por nós mesmos não é a lei do Progresso que
nos faz progredir a lei do Progresso indica nos que há o progresso mas o progredir Depende das nossas ações então vejamos como ele escreve em virtude da lei do Progresso que dá toda a alma a possibilidade de adquirir o bem que ele falta como de despojar-se do que tem de mal conforme o seu esforço e a sua vontade próprios temos que o futuro é aberto a todas as criaturas isso aqui é fundamental isso aqui é algo que nos dá um senso de conforto absurdo nos dá um senso de conforto e de entendimento muito grande porque
isso porque vejamos que todos nós todos nós temos a possibilidade de adquirir o bem Todos nós temos a possibilidade de despojarmos do mal que trazemos ainda então é uma possibilidade e aqui o que eu achei mais interessante quando ele escreve conforme o esforço à vontade própria temos que o futuro é aberto a todas as criaturas o futuro é aberto a todas as criaturas Mas vejamos que há necessidade de uma vontade e esforço próprios não é a vontade alheia que me fará crescer não é o esforço alheio que me fará progredir é o meu esforço e
a minha vontade é um ato de voluntariedade aqui até abre um parêntese Outro dia eu assistia a um a uma fala de um religioso a uma pregação se assim quiserem de um religioso e ele dizia que ninguém serve voluntariamente porque Deus paga tudo que nós fazemos no bem então não é voluntário tem pagamento a pessoa Esqueceu Um detalhezinho é voluntariedade vem de vontade própria quando dizemos um trabalho voluntário não significa que é um trabalho que Visa não receber dinheiro é em paga somente quando dizemos trabalho voluntário estamos dizendo que é da voluntariedade é da minha
vontade querer fazer porque em tese ou os trabalhos remunerados nem sempre são feitos com vontade Muitos são feitos pelo pagamento então quando fala voluntário trabalho voluntário leva-se a ideia do trabalho não remunerado mas é mais mais delicado Ou seja é mais profundo do que isso voluntariedade é fruto da minha vontade então sim só se serve a Deus com voluntariedade Ou seja eu preciso querer porque senão eu não sirvo a Deus e não é porque Deus não pague Deus pode até pagar mas não é Deus é a própria lei de causa e efeito é a própria
lei de ação e reação então a voluntariedade é eu colocar a minha vontade em fazer por isso ato voluntário é aquele que partiu da minha vontade não partiu de algo externo algo externo pode ter trazido até mim o convite a aceitação do convite é minha e a minha aceitação ao convite será voluntária ou coercitiva se houver uma força maior eu irei mas se houver não houver eu irei por vontade própria então é importante a gente perceber a palavra voluntariedade eu faço esse parêntese porque eu assistia a essa pregação vamos dizer assim e a pessoa usou
essa lógica um pouco e lógica até dizendo que ninguém é voluntário na causa de Deus porque Deus sempre paga não é esse ser voluntário na causa de Deus é ter vontade de agir na causa de Deus então volta a dizer é preciso que as pessoas conheçam sentidos das palavras é preciso que as pessoas conheçam a etimologia das palavras para não ficarmos somente em semântica para não ficarmos somente em coloquialidades porque muitas palavras tomaram os sentidos coloquiais E deixamos de observar o sentido específico etimológico das palavras então aqui quando diz Kardec que é a lei do
Progresso da possibilidade a toda a alma de desenvolver o bem e extir para o mal ele acrescenta conforme o esforço e a vontade ou seja a voluntariedade E aí vem a frase dizendo que o futuro é aberto a todas as criaturas isso é fundamental gente isso é algo fundamental nós entendemos que a maior parte da nossa existência é a parte que nós ainda não vivenciamos Ou seja o que temos pela frente que podemos chamar de futuro sempre será maior do que o que já vivenciamos do que o passado o futuro sempre será maior do que
o passado por que que eu digo isso porque somos Imortais se nós somos Imortais o que me falta viver Será sempre o maior parte da minha vida porque um ser imortal não tem o fim ele tem um começo e se eu não tenho fim tudo que eu não Vivi será sempre a maior parte da minha vida então por isso que o futuro é aberto por isso que o futuro não pode ser determinado por atos praticados com consequências infinitas com consequências AD infinito não pode ser assim porque se a maior parte da minha vida é a
parte que eu não Vivi é a parte que ainda me falta viver ou a parte que me falta viver eu não posso pela parte vivida selar o destino do meu futuro seria uma ilogicidade absurda seria uma ilogicidade infantil dizer que o meu destino está selado há de eterno não há essa possibilidade porque senão do que adiantaria eu ter um futuro a infinito Imortal se ele está selado por um ato praticado na menor parte da minha existência é isso que mostra que a ideia de uma penalidade a de eterna não se aplica não há como isso
acontecer porque senão porque Deus nos daria a imortalidade se a parte Menor da nossa existência cela o destino dessa própria imortalidade não há lógica nisso desculpe meus que pensam de maneira diferente desculpe-me os teólogos Mas eles criam isso isso não está escrito numa fala não veio de uma fala específica do Cristo veio da interpretação mas nós evoluímos nós já crescemos em termos culturais evolutivos e Já percebemos que há linguagem figurada que não há mais motivo para continuarmos tendo as linguagens figuradas como elementos concretos como fatos então por isso que a ideia de um inferno de
um céu não são selamento não são a questão do selamento da atitude terrena não podem ser porque porque a imortalidade é muito maior do que a nossa existência pregressa então gravem isso sempre o meu futuro será maior do que o meu passado porque eu fui criado no momento numa data e não morrerei mais Viverei imortalmente se eu viverei imortalmente o que me falta para viver sempre será maior do que eu já vivi é importante por isso está escrito aqui que o futuro é aberto a todas as criaturas a todas as criaturas e depois segue Kardec
dizendo deus não repudia nenhum de seus filhos ante antes recebe-os em seus seio a medida que atinge a perfeição deixando a cada qual o método de suas obras observamos essa frase aqui Deus não repudia nenhum dos seus filhos Deus não repudia nenhum dos seus filhos lembremos de uma parábola contada por Jesus a parábola do filho pródigo Aquele filho que esbanjou tudo aquele filho que deixou de lado tudo que pudesse ser tido como respeitabilidade amor filial Piedade filial aquele que recebeu a herança porque o outro filho também recebeu o pai repartiu com os dois um saiu
saiu e abusou foi teve a prodigalidade ou seja foi Pródigo abusou gastou tudo que tinha E aí quando estava na pior situação ele então pensa em voltar para casa do pai e aí a parábola diz e caindo em si pensou ou seja tomou consciência e voltou para o pai e o pai repudiou não o pai o aceitou o pai o aceitou Esse é o ponto Esse é o ponto chave Se existisse uma um selamento do Futuro por uma ação do presente todo passado Jesus não contaria essa parábola do filho pródigo a parábola do filho pródigo
não tem aplicabilidade com destinos determinados pré-determinados até senão não caberia essa parábola não caberia essa ideia o pai ali representa o criador o filho pródigo representa nós mesmos os detratores da Lei divina mas quando tomamos consciência nós retornamos ao pai esse retornar ao pai se dá aqui na terra se dá no mundo espiritual cidade Volta aqui à Terra então não há aplicabilidade para parábola do filho pródigo se vem com a ideia de um de uma penalização a de eterna não há espaço então por isso é importante nós percebermos que o futuro nos é aberto o
futuro ele está aberto para todas as criaturas o que depende agora são as nossas ações e é lógico isso gente desculpe-me desculpem-me os que os teólogos os teólogos que trabalham com reducionismo Absoluto em vez de tentar ampliar o raciocínio para chegar a uma lógica Divina reduzem a lógica Divina é uma lógica humana então é preciso perceber desculpe-me desculpe aqui não faço crítica nenhuma não sou ninguém que critica os outros de forma pejorativa eu apenas apresento uma ideia que não estou aqui para entrar em debates teológicos mas desculpe-me a ideia de uma salvação pela graça desculpem
porque a salvação pela graça ela coloca em Deus uma injustiça e Deus não é injusto O que é a ideia de uma salvação pela graça Deus determina quem será salvo e quem não será e por mais que a pessoa se esforce ela não será porque já está pela graça divina e aí as pessoas dizem os teólogos Dizem que as pessoas que agem no bem É porque já estão marcadas para agirem no bem pela graça de Deus Então significa que as que não agem não bem não estão marcadas pela graça de Deus não serão salvas e
o pior serão punidas Então quer dizer que Deus escolheu pessoas para serem punidas e pessoas para serem beatificadas com as minhas atitudes celestes onde que a lógica Divina marcariam raciocínio desse e se raciocínio humano isso é raciocínio raciocínio humano e desculpem-me um raciocínio humano preso no tempo preso no século 16 numa estrutura reformista do século 16 presa até mesmo nas estruturas do século quarto quando se criou mas uma uma uma estrutura limitada ou Bilu bilada para lidar com as questões relativas a divindade presas limitadas nós já crescemos muito nós já evoluímos muito a humanidade abriu
a mente não há espaço para esse tipo de pensamento me desculpem não há espaço porque se isso acontece Deus deixa de ser Deus porque ele passa a ser exclusivista desaparece a Equidade desaparece a equanimidade que são atributos da divindade a ter Odisseia que é um justamente o estudo da natureza de Deus um estudo da das atributos de Deus melhor dizendo nos mostram que Deus tem que ser justo justo não é Justiceiro muitos na estrutura teológica coloca um Deus Justiceiro o que é Justiceiro é o Implacável perseguidor é isso e vejamos mais a onisciência em Deus
a onisciência em Deus diz que ele sabe tudo então ele sabe quem cometerá erros não impede e o pune veja ele sabe que vai cometer não impede pune isso é criação humana pelo amor de Deus a onisciência de Deus não permite que ele não intervenha para punir depois Então veja Deus deixa as pessoas para que elas pelas suas ações cresçam e as ações não boas geram consequências é digamos retribuitivas as ações boas também geram consequências retributivas E é isso que aqui diz deixa cada qual o mérito das suas obras não é aquela ideia da salvação
pelas obras é também trazida pela teologia porque na estrutura teológica nós temos uma ideia de salvação pelas obras salvação pela graça salvação pela fé e todas buscam uma base para sustentar Mas vejamos quando falamos que aqui diz deixando a cada qual mede suas obras não se refere aquela ideia da salvação pelas obras dita lá no nas cartas Paulinas e também na carta de Tiago obras da Lei não são as obras da Lei as obras da Lei eram aquelas estabelecidas pela lei mosaica que então a pessoa tinha que cumprir aquelas obras porque ela com essas obras
Compridas estava se respeitando a Deus quando se fala obras aqui é no aspecto de atitude pessoal voluntariedade ou seja uma atitude voluntariosa um esforço Do bem um trabalho em prol daquilo que está numa das leis mosaicas e que foi reforçada e até acrescentada por Jesus o amar o semelhante o amar o semelhante não é um sentimento só é um sentimento e atitude não adianta eu ter o sentimento e não ter atitude não adianta eu amar e não ter atitude de amor então a obra aqui é justamente o exaurimento a concretude do sentimento daquele amar ao
próximo daquela ideia que o Cristo trouxe de um manda um Novo Mandamento Eu vos do que vos ameis uns aos outros como eu vos tenho amado Jesus demonstrou que é obra a obra que Jesus demonstrou é amar respeitar cuidar auxiliar sustento sustentar no aspecto emocional no aspecto do sentimento e até mesmo se for o caso material é ter o respeito pelas leis sejam elas humanas ou não então é esse o sentido que aqui é colocado é muito cômodo eu esperar uma salvação que me chega de fora uma salvação que não foi fruto de um esforço
aqui eu vejo a Vera Aguiar Vieira ela coloca ainda que eu falasse a língua dos anjos e dos homens sem amor ou nada seria é isso é a ideia Paulina constante essa fala do capítulo 13 da primeira carta dele aos Coríntios e tem mais não são obras vazias ele dizia ainda que eu desse o meu corpo para ser queimado e distribuir-se todos os meus bens aos pobres se eu não tivesse amor nada disso me aproveitaria disse ele então é preciso perceber que não é uma obra no sentido material somente é algo muito mais forte então
aqui é muito claro o futuro é aberto não venham com teorias humanas de Eternidade no aspecto de eterno nunca ter término de nunca ter término de punibilidade isso fere a justa bondade de Deus Deus é soberanamente justo e bom não há uma questão nesse nível por isso muitas pessoas se distanciam do pensamento religioso porque são mais humanos do que divinos trazem uma lógica e lógica as pessoas se distanciam porque dizem como Deus é bom e permite a maldade no mundo como Deus é bom e não intervém Deus é bom E justo a maldade não é
do mundo a maldade é das pessoas e as pessoas que agem no mal tal qual aqui na terra respondem talvez nem tanto assim mas respondem pelos seus atos na estrutura da Lei divina responderão e essa resposta ela vem numa forma não de pena de talião Mas vem numa forma retributiva e é por isso que temos oportunidades de reparar nossos erros porque senão Onde estará ou estaria a bondade de Deus a justiça bondosa de Deus ou a bondade justa de Deus senão nos permitisse reparar e ainda mais os que assim pensam os que assim desenvolvem esse
pensamento teológico são onecistas ou seja acreditam que a alma foi criada no momento do Nascimento ou no momento da da fecundação ou seja uma alma que só viveu 80 anos cometeu o erro vai ficar penalizada para sempre que lógica é essa a parábola do filho pródigo não seria contada por Jesus se essa fosse a lógica então aqui volta a dizer peço desculpas aos teólogos aos que pensam de maneira diferente eu não estou aqui para uma Contenda para um debate acirrado estou apenas expondo um pensamento um pensamento Espírita é o dos Espíritos ou a fala aqui
de Kardec sem nenhum de mérito às outras pensamentos eu só pudero porque é preciso nós observarmos que toda a explicação advinda ou toda explicação sobre Deus não foi dada por ele foi dada pelas pessoas e cada um ajustou a explicação ao período que vivia ao modo que vivia por isso nós tivemos Deus confundido com a sua própria obra né os deuses né que eram nada mais do que obras né o trovão a lua o sol e aí vai vários outros elementos até uma confusão de de Deus quando diz que Deus foi feito que nós desculpe
fomos feitos a imagem e semelhança de Deus é que nós trazemos partículas potenciais divinas mas fomos nós que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e não Deus feito a nossa imagem e semelhança porque se nós observarmos alguns descritivos aplicados a Deus nós vamos perceber que ele está mais com defeitos humanos do que com qualidades divinas quando dizemos que Deus é para ser temido que Deus é vingativo que Deus é punitivo que Deus é exclusivista isso é Sentimento Nosso são São qualidades deletérias nossas não podem ser qualidade divinas então nós colocamos em Deus aquilo
que são os nossos próprios defeitos e queremos chamar isso de um estudo profundo de Deus uma atéologia então pensemos um pouco mais abramos um pouco a mente e quando eu falo isso eu estou mostrando aqui que a lógica Espírita é muito mais exigente Aliás não é a lógica Espírita É a lógica da própria existência Divina é muito mais exigente do que uma ideia de céu e inferno porque a ideia de céu inferno é o seguinte eu vou ser bom para ir para o céu ou seja nem talvez eu nem queira ser bom Mas faça o
Atos bons para poder ir para o céu ou seja estou fazendo para ter algo em troca e outros não faço nada mal para não ir para o inferno agora a lógica Divina está dizendo o que os espíritos fazem tá dizendo o seguinte você vai para onde for com a sua consciência culpa e enquanto você tiver imperfeições ou seja enquanto você negar a perfectibilidade haverá funestas consequências e isso depois nós veremos isso não é para sempre isso é Perpétuo Perpétuo não é igual para sempre quando usamos o termo Perpétuo na ideia digamos é coloquial é não
Perpétuo é aquilo que nunca acaba não não Perpétua é aquilo que dura até acabar aparentemente é uma brincadeira mas não é quando a gente brinca assim isso aqui dura até acabar nós estamos sendo estamos dizendo isso aqui é Perpétuo dura até acabar ou seja dura enquanto a condição que gera continua existindo Então veja Por que que o sofrimento é Perpétua enquanto durar a imperfeição haverá o sofrimento haverá nessa consequência quando acabar a punição acaba a imperfeição acabará essa consequência por isso é Perpétua Perpétuo não é sinônimo de Adi eterno não é sinônimo Perpétuo é duro
enquanto durar então enquanto durar a imperfeição durará nessa consequência quando acabar a imperfeição acabará nessa consequência isso é perpetuidade volta a dizer vamos conhecer o sentido das palavras porque senão fica difícil entendermos o sentido das falas e dos textos no direito nós temos um instituto de intervenção do estado na propriedade privada que a gente diz que ele tem caráter ou seja intervém enquanto for necessário intervém Enquanto existir por exemplo passa-se uma linha de alta tensão numa propriedade privada ali num raio estabelecido de tantos metros não se pode construir nada não se pode ter uma um
plantio de árvores elevadas Porque porque enquanto aquela linha estiver ali tem um risco então quanto tempo durará aquela intervenção quanto tempo a linha estiver ali a linha elétrica então quando que o proprietário poderá retomar a posse direta daquele pedaço e ali poderá desenvolver suas atividades enquanto tirar a linha então diz ali que essa intervenção é Perpétua ou seja ela será exigida enquanto a linha lá estiver quando a linha de alta tensão for retirada acabará a ideia dessa intervenção Então isso é Perpétuo então quando os espíritos dizem que dar pena e já estão chamando estão trazendo
a palavra eterna para a ideia de perpetuidade muito simples então é algo que é muito mais profundo para a gente pensar quando nós as pessoas dizemos vocês espíritas falam que não existe o seu Inferno para isso é uma invenção para poder ludibriar as pessoas para mostrar que depois elas cometem erros e vão e vocês falam que não existe não é isso o que nós dizemos é algo muito mais importante é muito mais forte é muito mais profundo estamos dizendo que haverá consequências Enquanto houver a causa é muito mais profundo ninguém fica isento da responsabilidade dos
seus atos ninguém fica isento das consequências dos seus atos mas todos nós podemos refazer nossos atos todos nós podemos refazer e todos nós podemos redirecionar nossos caminhos e quando redirecionarmos nossos caminhos as consequências alteraram então não há um passar de mãos na cabeça como alguns dizem pelo contrário quando refletimos profundamente nessa lógica nós entendemos o quão grande a nossa responsabilidade em relação aos nossos atos porque nós é que Assumimos a responsabilidade direta e só nós poderemos refazer esses atos só nós poderemos dar outro rumo a nossa existência não é uma questão de graça é uma
questão de atitude e havendo atitude diferente haverá consequência diferente é esse o ponto é esse o ponto que Está Aqui Nesse artigo quarto do Código Penal da vida Futura e para reforçar vamos ao quinto que ele dá uma ideia forte sobre isso quando diz dependendo do sofrimento da imperfeição como o gozo da perfeição a alma traz consigo o próprio castigo ou prêmio onde quer que se encontre sem necessidade de lugar sem cuscrito o inferno está por toda parte em que haja alma sofredoras e o céu igualmente Onde haverá mais felizes vejam que esse artigo quinto
ele conclui o raciocínio do terceiro e quarto artigos quanto tempo durará a consequência funesta ou seja o sofrimento quanto tempo duraram a imperfeição se eu continuar recalcitante eu continuei continuarei com a consequência Aliás foi essa uma fala dita por Jesus a Paulo quando Paulo se defronta com o Cristo e uma das frases dita pelo Cristo além daquela Saulo Saulo porque do bebê segues além daquela dele dizer eu sou Jesus a quem tu persegues ele diz não recalcito Eles não erro não seja recalcitante no erro que que Jesus está dizendo para ele enquanto você ficar recalcitrante
você Continuará sofrendo as consequências é isso que foi dito o apóstolo Paulo e é isso que os espíritos Estão dizendo Quanto tempo dura o sofrimento quanto tempo durar causa e qual é a causa do sofrimento as imperfeições as imperfeições são as causas do sofrimento e se elas durarem o sofrimento durará quando então que nós terá te tiraremos essa lógica do sofrimento essa consequência do sofrimento quando este parmos a causa e qual é a causa a imperfeição E o que é imperfeição A negação da própria perfectividade que trazemos O que é imperfeição a recalcitância no erro
a recalcitância nos atos que não são benévolos isso é imperfeição a imperfeição já disse não é a falta de perfeição a imperfeição é o confronto com a própria perfeição a imperfeição é negar a possibilidade evolutiva que nós temos a imperfeições insistir em Atos que não são bondosos isso é o aspecto de imperfeição então Quanto tempo dura o sofrimento quanto tempo durar a causa qual é a causa do sofrimento a imperfeição da ponto e aí vem o outro lado que também a alma que traz consigo o prêmio traz consigo o prêmio E aí eles dizem Kardec
qualquer lugar será o inferno enquanto eu mantiver a imperfeição qualquer lugar será céu quando eu desenvolver as ações quando eu desenvolver a própria perfectibilidade não é muito tranquilo isso não é muito lógico isso e não é muito forte isso não é muito forte aqui depois nós veremos lá o artigo 16 17 Quando chegarmos nele a questão do arrependimento da reparação e da expiação Porque também tem um detalhezinho O arrependimento sem atitude é um tanto vazio é um tanto vazio arrepender e não reparar não liga a consequência da nossa do ato ou não a melhor dizendo
não corrige a consequência da nossa do ato então é quantas pessoas dizem a mim que os espíritos ou espiritismo com a ideia de não ter céu e inferno tenta iludir as pessoas para que levem levem essas pessoas para o mal eu fico pensando como que consegue raciocinar num nível tão Raso desse como conseguem ser tão rasos pessoas que são profundamente inteligentes quando se debruça no estudo da eu não vou chamar teologia Espírita porque não existe uma teologia Espírita mas na reflexão espírita sobre o porvir aí essas pessoas perceberam que é muito mais exigente porque Exige
uma mudança de pensamento sentimento e atitude não há salvação sem reparação por isso o processo reencarnatório se fundamental para o a Reparação por isso nós vemos lá na questão 171 do Livro dos Espíritos a a verdade a lógica da reencarnação que eu sugiro vocês Leiam quando nós nos mostra quando pergunta aos benfeitores Onde está fundamentada baseada a verdade da reencarnação e eles dizem na justiça de Deus e na revelação pois um bom pai sempre deixa aberta as portas para o arrependimento dos seus filhos parábola do bom samaritano por simplesmente parábola do filho pródigo e esse
arrependimento Quando surge a necessidade de reparação imediata quando realmente se arrepende se repara por isso eu preciso ter as oportunidades para reparar e as oportunidades me chegam no processo reencarnatório que não é o tema do nosso estudo depois nós falaremos sobre isso quando chegamos no artigo 9º não é o artigo 9º vai falar é da Solidariedade e das reencarnações aí nós falaremos um pouco sobre isso eu estou tentando me limitar só os artigos que estamos estudando não estou querendo ir além desses artigos mas esse código penal da vida Futura é algo que a gente deve
ler e meditar e refletir e estudar muito porque ele vai nos indicando mineiramente falando direitinho direitinho o que que é a vida o que é a vida Quais as consequências das nossas ações quais aí qual a importância das oportunidades reparatórias que nós temos e como é esse processo evolutivo esse processo evolutivo Deus não nos criou prontos porque se Deus tivesse nos criado prontos ele também seria injusto porque ele criaria alguém melhor do que outro alguém mais capacitado alguém mais inteligente e nada mais é do que consequência de um esforço de um esforço desculpe de um
esforço milenar o volume milenar porque são milhões e milhões de anos mas não dá ideia de milenar mas veja é um processo evolutivo a angelitude é um processo de evolução em que os seres angelicais atingiram um nível de evolução que ainda estamos longe dele mas todos nós evoluímos tem até uma música cantada acho que no meio não sei se é no meio católico no meio evangélico que diz um dia nós seremos anjos né E é verdade isso e é verdade porque é o processo evolutivo todos nós evoluímos e Deus criou espíritos desde sempre até alguns
dizem também algumas vezes me ponderam dizendo Simão será reencarnação Se as pessoas sempre voltam porque a população da terra aumenta eu falei é outra pergunta muito Rasa se nós olharmos a questão 80 do Livro dos Espíritos lá veremos a pergunta Deus sempre que o espírito ele diz Deus jamais cessou de criar Deus é eterno ou seja não tem começo e não terá Fim é diferente de imortal imortal tem começo e não tem fim eterno não tem começo não tem fim então Deus é eterno e se ele jamais sensor de da criação é eterna o que
não falta no Universo são espíritos Então essa lógica de falar porque que a população aumenta se são os mesmos voltando são os mesmos voltando são outros chegando pela primeira vez e um outro detalhe informo os espíritos que a população da psicosfera é muito maior do que a que está na terra nós temos hoje mais de 20 bilhões de espíritos nessa psicosfera terrestre e só 8 bilhões estamos aqui encarnados então ainda tem espírito de sobra na psicosfera e ainda tem espírito espalhado nesse universo espíritos espalhados nesse universo porque Deus jamais sensor de criar e Deus é
eterno então a criação é eterna a criatura tem um começo o ato de criar é eterno vejam que fazem objeções muito rasas para para essa para poder desviar de um raciocínio mais profundo e quando eu estudo e olha que não é a primeira vez que eu leio isso aqui eu estudo esse código penal da vida futura há anos quando eu digo há anos pode colocar aí sem erro 30 anos há 30 anos eu venho estudando esse código penal desde que eu tive conhecimento do Espiritismo lá na minha infância eu venho sempre pensando nisso e quando
atingir uma idade que pudesse que eu pudesse refletir melhor que seria a idade adulta quando eu saí lá da adolescência eu me dediquei a esses estudos e esse código penal da vida futura muitas pessoas perguntam assim mas parece que você sabe de cor os artigos é de certa forma assim porque são 30 anos debruçados nesses 33 artigos São 30 anos que eu debruço vou buscando referências eu pego um artigo aqui vou buscando outras referências buscando outras falas até mesmo de outros autores e até mesmo daqueles autores lá do início do século segundo século primeiro e
vejo muita relação muita relação E aí aonde eu fui debruçar-me no estudo teológico conhecendo vários ramos Várias escolas teológicas porque não existe uma escola teológica só nós temos teologias diversas porque as próprias escolas teológicas não se conversam ah fundamentos interpretações distintas a própria estrutura religiosa de igrejas não se conversam basta que olhamos o cismas que aconteceram ao longo da história desde o cisma do oriente até o cisma não vou dizer um só o cisma do ocidente até aquela aquele cisma ainda no seio apostólico naquela diferenciação entre comportamento judaico e comportamento gentílico em que tínhamos ainda
na época dos Apóstolos a igreja de Antioquia com um pensamento Paulino e a igreja de Jerusalém com aquele pensamento de Tiago mas ainda voltado para um para práticas judaicas aqueles aquele confronto de ideias em que se tentou colocar como obrigação Para Ser Cristão a circuncisão a circuncisão é do pensamento judaico E aí tentou se colocar aos gentios e aí houve a grande contenda entre Antioquia e Jerusalém em que Paulo defendia não circuncisão ele era um que defendia a salvação pela fé então ele dizia nada não necessidade de circuncisão enquanto a igreja de Jerusalém a eclesia
de Jerusalém exigia a circuncisão e esse esse debate durou muito tempo até que se chegou uma ideia que os judeus convertidos seriam circuncisos Ok para ser judeu já era circunciso porque no oitavo dia tinha que se fazer a circuncisão mas aqueles em povos gentílicos a eles não seria obrigatório a circuncisão se quisessem circuncidar circuncidariam mas se não não seria não passariam pela circuncisão mas vejam então que desde lá do colégio apostólico já ouve dissensões de pensamentos e aí caminhamos e mais cismas E aí posso dizer que existem teologias com o plural porque se você pegar
determinado Pensador é uma lógica determinado Pensador em alta lógica você pega a estrutura de Lutero um dos cismas do ocidente lá do século 16 a lógica Luterana a lógica calvinista a lógica anglicana elas não combinam elas não combinam elas não têm os elementos que possam se justa por na verdade querem se contraporem e ou se não se sobrepõe mas justa porém é pouco provável justaposição não alguns querem a sobreposição outros pensam apenas na contradição agora na justaposição é difícil então por isso é que eu chamo atenção aqui para os espíritas estudem melhor esse código penal
mesmo que o espelho no meio Espírita A quem repudir o código penal da vida futura ah os alguns progressistas poristas que querem querem também colocar uma ideia que não tem fundamento então é importante nós percebermos isso desculpe mas não é aproveitando para desabafos não é isso mas é para mostrar que é preciso uma dedicação Aliás o Apolo o apóstolo Paulo é dizia isso né se tua tarefa é ensinar haja dedicação e ensino ele falava isso em uma das suas cartas agora não me lembro se é os Colossenses aos Filipenses Mas é interessante isso então esse
código penal eu confesso a vocês a anos a décadas eu me debruço nele e busco muitos outros fundamentos muitos outros fundamentos que coadunam que dão que dão bases que dão segmento a esses 33 artigos 33 muito pouco se olharmos os cânones são são mais de um milhar se olharmos aqui são só 33 e 33 que eu posso dizer que já tão já tô no trigésimo terceiro ano de estudo disso então desculpe-me mas eu talvez eu me entusiasmo algumas vezes aqui na fala mas por encontrar tamanha ou tão profunda argumento tão tão tamanha lógica que a
gente se Encanta e quando a gente se Encanta e aprofunda a gente se entusiasmo então é mais é mais por isso e agora a gente vai então encerrando esse nosso estudo de hoje eu tenho tentado limitar a uma hora uma hora e quinze no máximo esse estudo e hoje então nós estudamos do artigo 3º ao artigo quinto Então vou já vou nós vamos começar o próximo estudo no artigo sexto no primeiro estudo foram dois artigos hoje no segundo 3 vamos ver se no terceiro a gente vai para quatro Mas normalmente vão ser dois ou três
no máximo por Live nessa uma hora uma hora e quinze mais ou menos eu não dei assim não li muito o que estava colocando aqui não sei se houve alguma pergunta mas eu disse na última semana se tiver alguma pergunta pode me mandar inbox aqui na minha página do Instagram e eu tento respondê-la na Live responder elas na Live porque muitas vezes eu não eu não tenho disponibilidade de tempo né vontade até tenho mas o tempo talvez não permite ficar ali digitando resposta por resposta algumas são até longas eu até tento algumas vezes eu respondo
mas aí eu posso trazer para cá se é atinente a esse assunto eu posso trazer para Live e tirar ali uns 10 minutinhos e respondendo as perguntas que me foram enviadas talvez não pergunta a pergunta mas o assunto de cada pergunta ok sempre perguntam se a Live fica gravada fica assim fica aqui no Instagram e vai para o meu canal do YouTube também para o meu Facebook então lugar onde ficar não falta né então ela sempre fica lá tá certo aqui a Ana me pergunta qual será o próximo estudo eu sempre eu disse da primeira
vez na no seguinte eu aviso um dia antes eu tentarei manter aos domingos só que hoje por exemplo é sábado o último fizemos foi domingo e por que que amanhã não deu não dá não dá não eu programei para hoje não para amanhã porque amanhã no horário que eu faço estudo que é entre 9 e 10 horas ou 10 horas eu estarei em viagem né eu estarei na estrada então não daria para fazer a Live então eu estarei retornando para casa eu estou estarei de volta para casa né vamos dizer assim então Hoje aproveitei né
e fiz aqui a Live no sábado mas avisei ontem que hoje da Live né então sempre aviso um dia de antecedência e quando for aos se eu não fizer nenhum aviso durante a semana que será no domingo às 9 horas da manhã acho que é um horário bom né um horário que não atrapalha ninguém e mas eu vou tentar avisar todo pelo menos um dia antes eu aviso tá certo eu se eu fizer mais de uma na semana também um aviso que se eu tiver disponibilidade eu faço na quarta e depois faço do Domingo de
novo não tem problema eu não tenho assim uma rigidez tá eu eu sou um pouco indisciplinado para essas coisas eu não tenho uma rigidez de de horário eu sempre aviso sempre quando eu monto uma sequência de estudos eu sempre aviso e Aliás já estou até deixando um aviso aqui a partir da primeira terça-feira de julho eu iniciarei um estudo sobre mediunidade só que esse estudo será presencial na casa do caminho lá em Patrocínio onde eu resido e a casa que eu frequento só que ele será transmitido também online então para quem não pode ir à
casa do caminho estará a transmissão disponível online para quem puder ir eu acho que é mais interessante porque o presencial tem uma sinergia diferente né então também deixo aqui avisado depois colocarei lá o aviso é um estudo de uns dois meses é toda terça-feira sobre mediunidade refletindo sobre a mediunidade então também já fica aqui esse aviso de convite aí mais à frente de qual link será mas creio que será pelo meu Instagram também né É isso Tá certo muito obrigado pela presença de vocês Muito obrigado pela cordialidade de vocês espero nos encontrarmos nos outros estudos
e tive essa essa alegria de poder hoje à tarde fazer esse estudo aqui nessa nesse local onde eu fico né que que é uma um lugar muito agradável né fico aqui na casa do meu cunhado com esse cenário aí de fundo que é real né não é um cenário criado é real e Aqui é onde de vez em quando eu recarrego as baterias venho para cá e fico aqui uns três quatro dias e recarrego as baterias para o trabalho profissional e para esse esse serviço né Não vou falar trabalho esse serviço aqui na doutrina espírita
bom fim de semana para vocês um bom domingo para vocês uma excelente semana e vamos nos encontrar mais vezes para continuarmos Esse estudo do livro O céu e inferno Ok muito obrigado Mais uma vez fiquem com Deus e pela paciência e pelo organismo de vocês Deus destaque até a próxima
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