A FÉ EM DEUS EM UMA ERA SECULAR - GUILHERME DE CARVALHO | Plenária

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JUMAP
Video Transcript:
pode sentar a gente bom dia é um prazer muito grande Tá aqui agradeço Alex aos irmãos da Pioneira por poder participar e contribuir eu sou Guilherme de Carvalho diretor de abrir Brasil sou pastor também da igreja Esperança junto com Igor Miguel em Belo Horizonte talvez alguns conheçam cristãos na ciência também o seu presidente da associação e meu tema nessa manhã é a fé na era secular o Iago falou sobre a questão do coração e eu vou falar muito sobre a questão da sociedade esse outro lado da moeda gente vamos começar lendo a Bíblia Apocalipse Capítulo
21 Vamos ler aí dos versos 9 a 14 e depois dos versos 22 a 27 e eu quero que vocês tenham esses trechos na sua mente enquanto a gente explora o problema da sociedade secular contemporânea e como a igreja deve encarar isso Apocalipse 21 versus 11 em diante aliás vamos o verso 10 em diante Apocalipse 21 10 Ele me levou em espírito há um monte grande e alto e mostrou-me a cidade santa Jerusalém Cia do céu da parte de Deus com cuja a glória ela resplandecia como uma pedra muito preciosa fosse Jaspe cristalino e havia
um muro grande e alto com 12 portas e em cada porta havia um anjo e nomes escritos sobre elas a saber os nomes das 12 tribos dos filhos de Israel Havia três portas do lado leste 3 do Norte três no sul três no Oeste o muro da cidade tinha 12 fundamentos e neles estavam os nomes dos 12 apóstolos do cordeiro Versículo 22 nela não vi Santuário pois seu Santuário é o Senhor Deus todo-poderoso e o cordeiro a cidade não necessita nem do sol nem da Lua para que nela brilhem pois a glória de Deus e
o cordeiro é a sua lâmpada as nações andarão em sua luz e Os Reis Da Terra lhe trarão a sua glória suas portas não se fecharam de dia e ali não haverá noite para ela virão a glória e a honra das Nações ela não entrará coisa alguma impura nem o que pratica abominação ou mentira mas somente os inscritos no livro da vida do cordeiro graças a Deus pai em nome de Jesus nós pedimos a tua luz e a tua assistência enquanto procuramos entender o propósito do senhor para esse tempo os ilumina senhor em nome de
Jesus amém então queridos esse é o nosso tema a fé em uma era secular O que é isso que nós chamamos de secular essa palavra século surgiu e se popularizou na literatura Cristã antiga por causa de um termo usado no Novo Testamento e on era tempo é o termo que a gente encontra por exemplo Em Romanos 12 Não vos conformeis com este tempo ou com este mundo nas versões antigas mas a palavra é um significa não se conformeis com essa era muitas vezes Jesus fala sobre isso que existe uma era presente uma era vindoura e
quando no evangelho de Mateus ele fala sobre o fim do mundo de algumas versões os apóstolos Perguntaram para Jesus a respeito do fim do mundo na verdade a palavra usada é Heron era então ele foi traduzido como o século no uso Latino século Agostinho Por exemplo fala sobre o século como essa era ambígua em que o reino de Deus está presente mas o jovem foi também semeado pelo maligno então nós temos a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens e estamos aguardando a consumação final Este é o século daí que veio a nossa palavra
para secular quando com isso nós nos referimos as coisas Ordinárias dessa era presente enquanto a gente Aguarda a consumação mas isso Acabou ganhando outro sentido então é na teoria sociológica nós temos uma discussão extensa sobre secularização que é o processo da perda da influência da religião na vida das pessoas e na ordem social e isso diz respeito a nós porque isso afeta a missão Cristã mas eu quero me referir aqui a um autor muito importante que influenciou muita gente na discussão sobre secularização secularismo e o papel da igreja hoje talvez alguns tenham ouvido falar de
Charles Taylor alguns poucos ouviram quem ouviu falar de Tim Keller muita gente ouviu gente que ela foi muito influenciado pelo trabalho do Charles Taylor sobre secularização ele escreveu um livro que foi premiado em 2007 a um filósofo canadense chamado uma era secular foi publicado em português também tijolão e nesse livro Ele explica como construir uma sociedade secular que não tem um Horizonte para além do florescimento humano imediato mas essa sociedade tem que conviver com a presença da religião as antigas teorias secularização diziam que a religião e aos poucos desaparecer do mundo e a gente ia
ficar numa sociedade totalmente horizontalizada mas parece que isso não aconteceu é muito claro que não então há uma discussão sobre isso no mundo hoje e o Charles foi muito importante nessa discussão também existe o horizonte secular mas a religião continua presente e o fato de que o secular se tornou dominante quase hegemônico dificulta a vida religiosa porque a gente vive no mundo em que as instituições o jornalismo discurso público as decisões políticas a universidade as artes em boa parte do tempo funcionam como se Deus não existisse e como se o horizonte temporal presente você é
a única coisa então a gente conhece isso muito bem mas por outro lado como a religião não vai embora isso é muito interessante quando o Charles fala sobre isso o nosso mundo vive também Assombrado pela religião ele gostaria de pensar e acreditar e viver 100% uma vida terrena mas o fantasma da religião não vai embora ele continua presente trazendo dúvidas Então a era secular é uma era em que a religião sofre com as dúvidas mas o secularismo também ele passa apertado porque a gente demais que tem fé circulando na rua então é um momento ambíguo
difícil de entender e a gente precisa compreender o que significa para nós então é tinha que ela escreveu um livro que eu recomendo muito aí aos irmãos é Deus na era secular foi influenciado pelo muito pelo Taylor não só por ele e ele tem uma pequena definição que eu acho que vai direto ao ponto nesse livro uma era secular É aquela em que toda ênfase recai sobre o século sobre o aqui e agora sem que haja qualquer concepção daquilo que é eterno acho que isso explica muito bem a coisa uma visão Cristã entende que existe
o eterno para além do temporal que a coisa não termina aqui nas nossas atividades Ordinárias comer beber dormir sexo guardar seu futuro trabalho profissão não é só isso não é só florescimento humano tem algo mais mas o secularismo que é acreditar que o objetivo final e máximo de tudo é o florescimento humano temporal é a vida aqui mesmo então isso seria o secular como a gente chegou nesse mundo secular gente vocês sabem que quando o evangelho foi anunciado no mundo é não existiam secular tinha um meio bem que fala sobre isso e quando ele escreve
sobre teologia e teoria social Houve um tempo que não havia o secular na época de Paulo por exemplo o mundo Romano não era o mundo secular não era o Mundo Cristão não acreditava no Deus de Moisés e de Jesus mas era um mundo extremamente religioso o próprio Imperador era adorado havia templos em todos os lugares o livro de Atos conta que quando Paulo Paulo chegou na cidade de Atenas ele ficou revoltado com a idolatria da cidade e era um dos centros da filosofia havia sido no passado um dos centros da filosofia grega era um mundo
extremamente religioso cheio de rito cheio de festas isso inclusive fez religiosos isso ameaçava o cristianismo e o judaísmo por causa da exigência da coerção social para participar dessas coisas então entendam isso Às vezes as pessoas dizem que o nosso mundo parece muito com o mundo grego romano em alguns aspectos sim no pluralismo sim você lê primeiro Coríntios parece muito a vida na Coríntios Romana com o nosso mundo hoje mas no outro sentido era muito diferente porque era muito extremamente religioso o mundo greco-romano era um mundo que cultuava a natureza cultuava-se a Sexualidade o amor cultuava-se
a guerra cultuava-se o mar cultuava-se a polis os deuses estavam Associados com forças da natureza eram um mundo encantado o mundo cheio de Deus mas então no segundo momento nós temos a fé judaico cristã não só o judaísmo Mas então o cristianismo explicando para o mundo que Deus não pode ser confundido com a natureza Deus está além da natureza então o cristianismo iniciou uma secularização porque de repente os cristãos começavam olhar essas coisas como a Sexualidade ou a guerra como coisas humanas e ordinárias e não como a própria divindade a visão Judaica Cristã iniciou esse
processo de dar um Horizonte eterno e tratar o mundo temporal como algo puramente ordinário mas isso não significa que não havia nada de Divino no mundo claro que havia porque o eterno transparece no temporal a gente pode lembrar do Salmos os céus manifestam a glória de Deus Paulo fala em romanos capítulo 1 que o que o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre os homens porque os atributos invisíveis de Deus tanto eterno poder como a sua dignidade claramente se entendem desde o princípio do mundo por meio das coisas que foram criadas então de
algum modo Deus não é a natureza mas a glória Divina transparece na natureza Isso foi uma revolução isso Acabou enterrando o velho paganismo e aí você tem um longo período de domínio Cristão que foi a base para o mundo que nós temos hoje mas de algum modo houve ainda alguma influência grega no Mundo Cristão levando em certos contextos a um desprezo Do ordinário houve uma grande heresia chamada gnosticismo que separava totalmente Deus da natureza como se fosse deu dois deuses diferentes o Deus que criou o mundo e o Deus de Jesus mas essa visão foi
derrotada mesmo assim uma antipatia com o mundo material e ordinário ainda persistia muitos identificaram isso com certos aspectos do movimento monástico por exemplo não todos então nós temos a reforma protestante agora saltando aí Mil Anos aí ou 1500 anos então nós temos a reforma protestante que trouxe uma outra revolução então vejam que primeiro a gente tinha o mundo Pagão que cultuava a natureza depois nós temos o mundo que desacralizou a natureza mas ainda reconhecia o Divino e nós temos na reforma uma recuperação da natureza os reformados pensa em Lutero Lutero abandonou o hábito casou com
uma esfera e foi ter sua vida na reforma protestante foi compreendido que o ordinário importa o ordinário tem valor as coisas comuns Lutero atribui-se a ele isso é a afirmação de que até o trabalho dos sapateiro é tão Digno quanto eu trabalho na verdade disse isso mesmo então digo quanto trabalho é de um pregador Calvino afirmou o ordinário os reformadores fizeram isso isso está relacionado por exemplo com a revolução científica com a valorização do trabalho manual com A Ética Protestante de trabalho então isso é um fato a reforma protestante trouxe uma afirmação uma valorização das
coisas Ordinárias Mas isso não significa que elas eram separadas de Deus todas as coisas tinham que ser feitas para a glória de Deus é assim que se compreendi na reforma mas isso um debate muito grande porque o fato é que ao mesmo tempo que a reforma estava acontecendo um outro movimento chamado filosófico chamado epicurismo vinha crescendo por conta do Renascimento escreveu um livro aí que eu recomendo muito é escatologia história Thomas Nelson em que ele fala sobre o crescimento do epicurismo que é uma visão de mundo que não era tão poderosa na antiguidade quanto ela
se tornou na modernidade ela existia mas não era dominante era uma visão de que os deuses não se importam conosco e o que importa é a vida terrena material temporal e a felicidade tem que ser encontrada aqui essa era uma filosofia minoritária no mundo antigo Mas elas vinha se tornando desde o renascimento cada vez mais importante e ela se misturou com a ideia reformada de afirmar a ordem comum o mundo comum como um lugar em que a glória de Deus brilha e que nós devemos viver para glória de Deus e na medida que a fé
em Deus vai sendo rejeitada por causa do crescimento do epicurismo do racionalismo o que que sobra da influência Cristã a afirmação de que a vida presente é boa e uma visão secularizada de paraíso de que nós vamos construir o nosso Paraíso terreno e assim gente surgiu o secular é isso O que é o secular o secular não é só a gente ter uma afirmação das coisas terrenas os epicureus faziam isso há muito tempo é a crença de que é possível construir um paraíso terrestre não tem nada de sobrenatural de céu de Jerusalém nada disso nós
vamos construir um paraíso terrestre aqui e é possível produzir felicidade para todos se a gente tiver a tecnologia certa a política correta a sociedade vai avançar nessa direção e nós vamos construir um paraíso terrestre então assim gente surge o secular eu tinha que contar a história porque esse secular é o contexto no qual nós estamos ministrando como igreja hoje agora veja o problemão que a gente tem viver como cristão no mundo grego Romano era viver no mundo em que a mensagem cristã era muito diferente da Visão Romana da Visão helenista viver o cristianismo no mundo
hindu é viver uma fé muito diferente do seu contexto mas se o secular nasceu em parte assumindo elementos do cristianismo Olha o problema que nós temos viver o cristianismo numa era secular é viver o tempo inteiro competindo com uma uma versão do cristianismo uma outra versão do cristianismo então viver numa era secular é muito complicado porque em alguns momentos você não sabe se você está sendo Cristão ou secular isso acontece com seculares também então quem já ouviu falar de Tom Holland não é o homem-aranha que é intenção do homem-aranha abaixa a bola tem um Historiador
britânico chamado Tom Holland escreveu um livro recentemente chamado dominian foi traduzido em português domínio é um grande Historiador britânico e depois de fazer a história sobre Roma sobre os persas e várias coisas ele decidiu escrever sobre a história do ocidente e ele ficou chocado porque ele tinha ele era de berço Cristão Mas perdeu a fé só que quando ele foi estudar Como eram os antigos ele foi percebendo que ele gostava cada vez menos do mundo Pagão Ele foi estudar Esparta por exemplo ele ficou muito horrorizado com o modo desumano como espartanos tratava as pessoas e
ele foi tentar entender porque ele sentia mal os espartanos não sentiam mal os romanos não tinham mal com o Cláudio é com o que eles fazia qual é o problema que ele tinha e depois de estudar a história cristã ele chegou à conclusão ele falou assim ó Eu não creio em Deus mas eu sou cristão e disse isso porque eu sou cristão porque todos os nossos valores de amor ao próximo de ajudar o necessitado de buscar a justiça no mundo tudo isso veio do cristianismo o respeito às mulheres tudo veio do cristianismo então primeiro ele
escreveu um artigo que se foi de state mano onde ele escreveu dizendo porque eu estava errado sobre o cristianismo depois escrever esse tijolo aí ele até tem uma entrevista gravado no YouTube se você encontra e foi traduzido tá em português esse livro ele não é cristão ele tem uma visão muito a Bíblia Mas no fim ele diz nós somos todos cristãos ele chega ao ponto de dizer que a guerra entre o okismo né a política identitária e os cristãos conservadores seria uma guerra civil do cristianismo chega a dizer isso eu acho que é demais mas
o que é um ponto que eu quero trazer é que nós vivemos numa numa situação em que nós somos obrigados a conviver com uma visão de mundo que é muito parecida com o cristianismo mas ao mesmo tempo nega as coisas fundamentais do cristianismo e isso faz Você não saber quem você é como Cristão Mas isso também faz o não Cristão não saber quem ele é essa confusão é um desafio mas também é uma oportunidade sobre o lado do desafio E você tá um outro trecho aqui do que acontece na era secular indivíduos podem professar uma
fé Religiosa e se dizer não seculares todavia na prática a existência de Deus Pode não ter Impacto perceptível algum em suas decisões e condutas de vida esse é o problema do crente por exemplo que ele ele diz que é crente mas não parece isso acontece porque em uma era secular até mesmo pessoas religiosas podem escolher namorados e cônjuges e profissões e amizade tomar decisões financeiras sem ter outro objetivo maior do que a própria felicidade pessoal no presente ou seja o horizonte só que eu epicurismo sacrificar a paz e a riqueza pessoal em favor de causas
transcendentes se torna algo raro mesmo entre quem afirma crer em valores absolutos e Na Eternidade acho que o mesmo falou a respeito disso agora pouco mesmo que você não seja uma pessoa secular a era secular consegue esgarçar a fé até ela ser vista como apenas mais uma opção de vida entre outras ao lado de emprego de versão Hobbes política não como estrutura abrangente que governa a sua vida toda mas como um valor religioso agregado a gente poderia dizer e muita gente vive assim Ok Isso é um lado da moeda mas o outro lado da moeda
a gente tem um tom Holland que vai dizer que a ética da Misericórdia buscar a justiça andar humildemente com seu Deus mesmo isso é o que todos os seres humanos deveriam fazer E aí ele se juntaria aos cristãos para fazer isso olha que confusão Agora pensa no nosso país Vamos ser um pouco mais específico sai um artigo no dia 6 agora de Junho jornal da USP igrejas evangélicas apresentaram crescimento vertiginoso nas últimas décadas tem uma forma diferente de estudar o crescimento religioso no Brasil geralmente isso é feito via IBGE mas um pesquisador chamado Vitor Araújo
da Universidade Zurique e do Centro de Estudos do Metrópole da USP resolveu usar dados da Receita Federal e outras fontes e ele descobriu umas coisas impressionantes de mil em 1960 havia cerca de 100 igrejas oficialmente registradas no Brasil na receita esse número cresceu para 60 mil em 2015 em 2019 foram abertas 17 novas igrejas por dia no Brasil a explosão do cristianismo no Brasil é uma coisa tão grande que na opinião do Vitor não tem paralelo mesmo em outros países Hoje não tem paralelo a Europa levou 500 anos para passar por uma transição religiosa parecida
com o que tá acontecendo no Brasil Isso é o que o crescimento evangélico A discussões até da possibilidade dos Evangélicos virarem a maioria da população em breve agora veja o outro lado da moeda dados do ano passado saiu na BBC no G1 em outros lugares o resultado de uma pesquisa Datafolha que é o censo de 2020 foi adiado então o Datafolha por causa da eleição fez uma pesquisa sobre religião que eles levantaram Vejam o crescimento dos sem religião 0,5% de 1960 1,6% em 1980 4,8 e 91 7,3% em 2000 14% da população em 2022 pessoas
sem religião que que são pessoas sem religião pessoas envelo exatamente nesse meio aí que não é uma coisa nem a outra não é nem Cristão nem secular que é esse esse bolo louco eu tô tentando explicar Ele tá crescendo gente agora vejam esse dado chocante jovens Entre 16 e 24 anos atenção em São Paulo e Rio pela primeira vez o número de jovens Entre 16 e 24 anos que se declara sem religião superou o número de Evangelhos jovens evangélicos isso aconteceu agora vejam bem São Paulo 30% dos jovens são sem religião 207% são evangélicos e
24% católicos no Rio de Janeiro 34% dos jovens são sem religião 32% evangélicos 17% católicos então vejam Esse é o impacto da era secular ela cria um meio Cinzento que nem é Cristão e nem não é e ele vai crescendo E isso está acontecendo nas grandes cidades Então esse é o problema que nós temos que enfrentar um problema Pastoral missiológico é como lidar com esse essa coluna do meio que tá crescendo E que se superou o número de Evangelhos e católicos em São Paulo e Rio Então isso é a tendência Nacional ao mesmo tempo que
o movimento evangélico está crescendo cada vez mais Então o que eu quero dizer gente é que isso é um enorme desafio uma enorme tentação mas também é uma grande oportunidade Porque o fato de que muitos não conseguem se definir como cristãos ou não cristãos significa que há muitos laços Há muitas conexões e isso pode ser uma oportunidade para igreja é claro que isso é uma tentação Esse é uma ênfase que no trecho que eu li durante do Perdão do Tinker é claro que isso é uma tentação porque isso significa em muitos momentos que tem cristãos
em crise de identidade vários desses sem religião São pessoas que crê em Deus mas não querem dizer que são evangélicos ou Não frequento a igreja tem muita gente na igreja passando por essa crise e isso está atingindo cada vez mais os jovens então gente com o crescimento evangélico e o crescimento do ser religião do Brasil a gente entende que o Brasil é um dos centros ou talvez o epicentro do conflito atual de secularismo e cristianismo é aqui nas nossas cidades Onde está acontecendo como que a gente vai enfrentar esse desafio essa tentação e ao mesmo
tempo essa oportunidade então é por isso que eu li Apocalipse 21 eu queria apenas chamar atenção Para um detalhe nesse trecho a gente vê aqui que a Cidade de Deus e segundo Agostinho essa cidade de Deus por enquanto está misturada com a Cidade dos Homens A tivitas deita misturado com ativas mundi essa cidade tem a glória de Deus mas quando ela se manifestar completamente como relata que Apocalipse 21 de forma imagética né simbólica a gente percebe que ela tem um muro grande e alto Então veja uma coisa muito importante sobre essa cidade ela tem muros
ela tem limites porque ela tem esses limites nela não entrará coisa alguma impura os muros altos falam da separação da santidade da igreja Esse é um dos pontos do credo uniceno constantinopolitano a igreja una Santa católica e Apostólica a santidade da igreja é uma dimensão ela é distinta ela não se confunde com o mundo ela é diferente então nós temos uma cidade com Muros E a impureza não entra nessa cidade mas veja que coisa sensacional aqui em Apocalipse 21 essa cidade tem portas ela tem muros e o que é que passa por essas portas Capítulo
21 Versículo 25 suas portas não se fecharam de dia e ali não haverá noite e para ela virão que que diz aí a glória e a honra das Nações você leu o trecho original a base disso aqui tá lá em Isaías se fala sobre riquezas de todos os povos vindo dos mares manadas de camelos trazendo riquezas o leite das Nações sendo levado para para Jerusalém para que Jerusalém possa beber do leite das Nações irmãos do que esse texto nos fala de uma cidade Divina que é fechada para o mal mas é aberta para toda a
criação e para todas as nações ao mesmo tempo Isso é muito difícil de pensar hoje mas em algum momento isso vai acontecer isso que foi sonhado pelos reformadores uma igreja que está totalmente unida com Deus no amor de Deus pela sua criação e por todas as nações mas que não perde o centro que mantém o horizonte do eterno e a glória de Deus governando tudo que ela é então a igreja nessas condições mantém a sua santidade mas ao mesmo tempo santifica todas as coisas se tem um lugar no mundo hoje que isso é um desafio
é no Brasil isso é o nosso desafio para lidar com essa coluna do Meio essa grande bolha secular que está crescendo na qual acontece exatamente A negação disso aqui o impuro a sujeira entra na igreja e a igreja muitas vezes falha em reconhecer e transformar em adoração a Glória das Nações daí algumas igrejas se misturam tanto com o mundo que perde a identidade elas não se distinguem eticamente teologicamente mais e algumas igrejas para se proteger dessa confusão se tornam fechadas e perdem a capacidade de dialogar com o mundo é como se as suas portas ficassem
sempre fechadas e não se abrissem mais e dá para entender que numa situação de confusão a gente luta para defender a nossa identidade e tranca as portas Só que essa não é a vocação da igreja nós precisamos encontrar meios irmãos para manter as portas abertas já antecipando o que está em Apocalipse é claro que só vai ser cumprido depois mas esse é o chamado de Deus para nós a gente precisa manter as portas abertas no meio da cidade no meio dessa bolha secular mas sem deixar impureza entrar na igreja e o caminho para isso é
a igreja encontrar sua vocação para ser santa e para santificar o mundo amém vamos orar pai Celeste em nome de Jesus nós pedimos a tua graça e o teu socorro pedimos o teu entendimento para ler esse momento da história e para ajudar os nossos irmãos onde nós estivermos os nossos grupos de juventude nossos Ministérios fora da igreja local nosso trabalho dentro da igreja local nos ajuda senhor a reconhecer a tua glória a viver a partir do eterno mas no temporal a não perder a prioridade do Senhor e não confundir a Santificação com o florescimento humano
com a prosperidade com a vida boa com a relevância social nos ajuda senhor a manter essa distinção o senhor em primeiro lugar a Fidelidade Ao Senhor em primeiro lugar e depois a relevância mas nos ajuda senhor a manter a santidade o testemunho de santificação no meio dessa era secular em nome de Jesus Amém obrigado gente [Aplausos] [Música]
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