hoje Vamos explorar as origens de yé essa antiga divindade que passou por transformações dramáticas moldadas por contextos históricos e sociopolíticos e no final chegaremos a uma conclusão filosófica intrigante sobre tudo [Música] isso antes de começarmos se você quiser se aprofundar nos fatos científicos apresentados aqui e conferir as fontes acadêmicas que embasam este conteúdo leia os livros indicados nos links na descrição yud rei vav rei Essas são as letras hebraicas do nome divino cuja pronuncia correta permanece um mistério a língua hebraica Originalmente sem vogais deixou de utilizar a pronúncia oral do nome divino com o passar
do tempo mesmo com a introdução de sinalização vocálica na Idade Média que Aliás foi um alívio para mim nas aulas de hebraico no colégio israelit onde eu estudei não há garantia que a pronúncia indicada esteja correta e Avé Será que era assim mesmo escritores gregos ao transliterar o nome sugeriram pronúncias como yaho ou yaho ou yahu ová Jeová mas é impossível obter certezas contudo nosso foco aqui não é especular sobre a pronúncia do nome divino mas com compreender os fatos históricos e arqueológicos que revelam as origens dessa figura fascinante a menção mais antiga de yavé
pode estar em um registro egípcio do século XI antes da era comum mas com um detalhe curioso refere-se a uma região geográfica habitada por tribos nômades não a um Deus 500 anos depois surge a próxima menção significativa a famosa pedra moabita ou Estela de mesa ou mecha Fique à vontade para me corrigir nos comentários Se eu estiver pronunciando errado esse monumento datado do século IX antes da era comum narra como o rei Mea ou mesa de Moabe venceu Israel sob a proteção de seu Deus kemos yavé é mencionado indiretamente associado ao povo Israelita que já
o venerava como protetor a partir daí a rivalidade Divina ganha força no livro dos juízes vemos disputas territoriais onde cada lado invoca seu Deus como justificativa nessa época yavé era um Deus Guerreiro associado a tempestades e montanhas semelhante ao papel de outro Deus cananeu Baal no panteão cananita el era o Deus supremo representado como um velho de barba branca sim é desta época essa imagem tão marcante e influente na nossa cultura yavé porém estava em ascensão e não demorou para que os elementos de El e Baal fossem absorvidos em sua identidade também um Deus guerreiro
e das tempestades era visto como um rival de yahvé o motivo é evidente não podiam haver dois deuses com as mesmas características o confronto entre os seguidores desses Deuses foi marcado por polêmicas teológicas e culturais Afinal Baal significa senhor ou Lorde um título que também seria atribuído a yavé com a palavra Adonai usada até hoje por judeus para se referir a Deus como você já deve saber haviam dois reinos na antiga um no norte Reino de Israel e um no sul Reino de Judá com o passar do tempo o enote ismo a crença em um
Deus principal sem negar a existência de outros desenvolveu-se tanto no reino do norte quanto no reino do Sul em 722 antes da era comum o reino do norte foi destruído pelos assírios levando a uma migração massiva para o sul essa convivência trouxe tensões culturais e religiosas o reino do sul Lider por Josias no século vi antes da era comum promoveu uma espécie de inquisição iconoclasta todas as representações de yahvé e de outros Deuses foram destruídas em uma tentativa de centralizar E purificar o culto Você já se perguntou por a cultura Judaica não é tão vidrada
em pinturas e Arte representacional Como a cultura Cristã é justamente por isso uma boa parcela da tradição Judaica enxerga a representação de Deus como uma forma de profanação nos tempos antigos essa era a visão do reino de Judá que repreendia as práticas pictóricas e esculturais do reino do norte Inclusive a história do bezerro de ouro tão icônica no âmbito bíblico pode ter sido criada no sul como uma crítica em que os sacerdotes alfinetar para usar um jargão moderno o reino do norte que utilizava imagens e esculturas para culto à medida que yavé estava associada aos
céus em um momento que a subsistência do Povo dependia da chuva que vinha dos céus isso Torn um Deus particularmente importante sendo também um Deus guerreiro em um tempo de frequentes contendas tribais seu destaque no dia a dia do povo se tornou indisputável com o tempo este Deus que poderia ser imaginado muito mais como um guerreiro Cabeludo com lanças batalhando com pessoas de outros povos foi tomando o lugar daquele ancião barbudo Supremo el o Deus el tinha uma consorte e com a chegada e ascensão de yahvé Este também não poderia ficar solteiro a arqueologia sugere
que ele foi designado uma consorte Divina a chá que outrora fora a esposa de El ironicamente yavé não só tomou o lugar de El como também sua mulher em inscrições de klet ajrud encontramos menções a yahvé e sua achera até então os deuses eram entendidos como tendo uma localização um lar geográfico literal o lar de yavé era o templo a arqueologia encontrou composições químicas que revelam inclusive que incensos acontece que o templo foi destruído e os israelitas viveram um período Tenebroso conhecido como o exílio babilônico o que aconteceu ali a lei mosaica o Deuteronômio que
trazia uma série de regras de Conduta para todos os aspectos da vida tendo como garantia uma aliança com Deus pareceu ter fracassado os sacerdotes deste período assim foram cruciais no engendramento de toda uma nova teologia que influencia Nossa cultura até hoje o monoteísmo as profecias apocalípticas também Começam a surgir Nesse contexto de desapontamento com as leis do Deuteronômio que não serviu dado o exílio a explicação do sheol para o pós-vida não era mais suficiente Por que eu vou fazer qualquer coisa se quando eu morrer eu vou para o mesmo lugar que o bandido ou o
Bárbaro Que destruiu minha casa ou meu templo não faz sentido então aia deoma pós passou a ganar forim como ideia de um único Deus foi uma revolução paradigmática o que esses sacerdotes fizeram há estudiosos que dizem que o culto a yavé entrou no exílio babilônico e de lá saiu como judaísmo entrou como Yah ismo de certo modo e saiu judaísmo yavé não era mais apenas um Deus Guerreiro ou da Tempestade ele se tornou o Deus Universal o criador de tudo talvez possamos dizer que o exílio marcou a da monolatria para o monoteísmo O Livro de
Isaías desse período sugere inclusive que yavé não necessitava mais de sacrifícios ou incensos indicando uma transição para uma abordagem mais espiritualizada da oração com o retorno do exílio e a reconstrução do templo em Jerusalém emergiu o judaísmo rabínico um sistema religioso mais estruturado e voltado a interpretação das escrituras mais tarde o cristianismo surgiu como um movimento dentro do jud no século i reinterpretando a figura de yavé através da vida e dos ensinamentos de Jesus de Nazaré um pregador apocalíptico judeu que foi morto após entrar em Jerusalém e ter sido motivo de confusão a situação foi
ficando cada vez mais complexa há inclusive historiadores que desafiam até mesmo a existência de Jesus Mas isso é assunto para outro vídeo O que a maioria dos historiadores e críticos textuais parece de dizer é um consenso sobre a existência desse tal Jesus como um pregador apocalíptico do século io que foi morto após reunir seus seguidores e causar certo alvoroço Quando entrou em Jerusalém a situação foi ficando cada vez mais complexa nas décadas e séculos seguintes com os escritos de Paulo e os cristianismos primitivos que foram surgindo no seio do Judaísmo Jesus passou por uma Apoteose
aos olhos dos seus fiéis com um grupo defendendo que ele era Deus outros defendendo que ele era um escolhido por Deus entre demais óticas no cristianismo primitivo a visão que seria chamada dig gnóstica por seus críticos foi particularmente influente essa visão desenvolvida por escritores como Marcião e Valentino defendeu que Jesus era um enviado do verdadeiro Deus para nos alertar sobre como nos salvar neste mundo caído que foi criado por um demiurgo maligno Adivinha quem é esse demiurgo maligno amente yavé segundo eles yavé eraa um demiurgo uma divindade menor Vingativa e cheia de defeitos que surgiu
por um acidente cósmico foi por ter sido obra dele que esse mundo a vida material e todos os problemas que trilhamos em nossas existências vieram a ser há aí uma patente influência platônica pois o filósofo Platão escreveu no timeu que o mundo sensível foi criado por um demiurgo a partir de formas eternas e esse mundo aos olhos de Platão é imperfeito e nunca poderá se equiparar as formas eternas é uma impressão naturalmente imperfeita de sua versão original é apenas uma cópia por isso há tanto acidente mudança desordem na vida os gnósticos uniram o erança platônica
o contexto em torno da figura polêmica de Jesus e a herança da literatura Hebraica para desenvolver uma visão de mundo que seria condenada como heresia pela autoproclamada ortodoxia Cristã ortodoxia Ortodoxa significa literalmente reta opinião ou reta crença no grego não à toa até 1945 uma das únicas Fontes pelas quais poderíamos conhecer os textos gnósticos era o livro contra as heresias de Irineu de Leon que está condenando os gnósticos somente com a descoberta dos pergaminhos do nag hamadi no século XX tão recente é que passamos a poder ler os próprios gnósticos como o evangelho de Tomé
ou evangelho de Judas em primeira mão e eles são muito instigantes e vão te deixar atônito quando você ver meus vídeos futuros sobre eles aqui no canal continue atento apenas como um parênteses é importante mencionar que plotino um dos mais proeminentes escritores neoplatônicos desse período escreveu também contra os gnósticos partindo de uma posição de que os gnósticos teriam errado alvo perderam a mão na interpretação dos acontecimentos ao condenarem o mundo de maneira era tão exaltante como uma prisão oriunda de um demiurgo maligno o que aconteceu vocês já sabem Bart Herman narrou muito bem em seus
livros leia-os veja meus vídeos sobre como Jesus se tornou Deus para o cristianismo aqui no canal nos primeiros três séculos os cristãos enfrentaram perseguições periódicas sendo considerados subversivos por rejeitarem a adoração aos Deuses Romanos e ao Imperador contudo a fé cristã continuou a crescer atraindo adeptos de diversas classes sociais um Marco decisivo foi a conversão do Imperador Constantino no século vi e o édito de Milão que legalizou o cristianismo no império romano a oficialização veio em 380 da era comum com o édito de tessalônica quando o Imperador Teodósio I declarou o cristianismo como a religião
oficial do império se você quer vencer na história seja a religião oficial do império vigente Esse reconhecimento trouxe poder e influência mas também fomentou divisões internas conciliações doutrinárias como o Concílio de niceia buscaram unificar crenças e combater heresias como o arianismo que questionava a divindade de Jesus com o colapso do império romano do ocidente no século 5 o cristianismo se adaptou às novas realidades políticas a igreja assumiu um papel Central na preservação do conhecimento e na estruturação social da Europa medieval enquanto no Oriente O cristianismo Bizantino flor durante esse período começaram a se delinear as
diferenças que culminaram no grande cisma de 1054 separando o cristianismo em igreja católica Romana e Igreja Ortodoxa oriental antes disso contudo houve ainda uma terceira temporada digamos assim para a série de yahvé o Islamismo que emergiu no século vi também incorporou a tradição de yé tanto de fontes judaicas quanto cristãs sob o nome de Alá moldando uma nova visão teológica que influencia bilhões de pessoas até hoje Maomé nascido em Meca por volta de 570 da era comum era um comerciante que aos 40 anos começou a relatar visões e mensagens divinas que afirmava receber do arcanjo
Gabriel essas mensagens posteriormente compiladas no Alcorão formam o núcleo da teologia islâmica alá no Islamismo é apresentado como o único Deus verdadeiro transcendente onipotente e misericordioso embora o nome Alá seja simplesmente a palavra árabe para Deus e fosse usado por árabes cristãos e judeus antes do islamismo a teologia islâmica oferece distinções Claras Diferentemente da Visão Cristã de um Deus trinitário ou da Concepção Judaica que estava profundamente enraizada em uma aliança histórica e nacional com Israel o Islamismo enfatiza radicalmente a unicidade de Alá não há parceiros filhos ou quaisquer associações humanas a ele uma diferença fundamental
está na rejeição do do islamismo a ideia do Deus encarnado no Alcorão Jesus é visto como um profeta mas não um filho de Deus ou parte da Trindade ele é respeitado por seus ensinamentos mas sua humanidade é sempre destacada a ênfase é que aá é absoluto e inatingível por qualquer forma humana de compreensão ou imagem Diferentemente das tradições judaicas e cristãs que em diferentes graus antropomorfizar Deus a lei islâmica xaria derivada do Alcorão e da as tradições de Maomé integra a crença em alá à vida cotidiana de maneira sistemática regulando aspectos espirituais éticos jurídicos e
sociais das pessoas na religião islâmica as visões tradicionalistas são muito expressivas muito Poderosas e militarizadas que levam ao pé da letra muitos dos ensinamentos presentes em seu livro sagrado O que é motivo de tensão constante com a ética secular do mundo contemporâneo ainda do Iluminismo as contingências históricas que transformaram um Deus Guerreiro cananeu no único Deus de três grandes religiões continua a me intrigar que conclusões filosóficas podemos tirar de toda essa aventura milenar ao meu ver é um lembrete constante de como as crenças humanas são moldadas por eventos políticos culturais e sociais deixando marcas indeléveis
na história da humanidade e sobre como a motivação política para diferentes teologias nunca poderá ser oculta supondo que yavé seja mesmo criador do universo essa história bizarra foi a melhor maneira que ele encontrou de revelar a sua verdade e a sua vontade divina ele precisa primeiro se insinuar timidamente como um Deus Guerreiro Bárbaro e bastante local para paulatinamente e de modo bem contingente ir ganhando destaque dar origem a três cosmovisões bem divididas entre si sem qualquer compromisso com clareza e resolução sobre questões éticas como a minha base é a filosofia o meu trabalho é buscar
a explicação mais plausível a partir das evidências disponíveis sendo assim por um argumento abdutivo que infere a partir da melhor explicação de que yahvé não é nem nunca foi Deus como mais plausível do que aquilo que essas religiões nos contam as evidências históricas são bastante expressivas nesse sentido os registros mais antigos mostram yavé como um Deus Guerreiro associado a tribos específicas e a uma região geográfica sua transformação para uma figura única transcendente e criadora de todo o universo pode ser explicada por contextos políticos sociais e religiosos que moldaram a história de Israel como o exílio
babilônico o monoteísmo e a influência de conquistas culturais e imperiais essa visão é baseada em dados concretos como inscrições antigas análises literárias dos textos bíblicos e descobertas arqueológicas a visão contrária de que yahvé é Deus só tem como base a fé além disso a abordagem que adotei explica as aparentes contradições e evoluções na representação de yavé ao longo do tempo como sua Associação Inicial com tempestades e guerras e mais tarde sua reinvenção como um Deus ético e Universal muito diferente do que ele parece comandar nos livros que compõem a Torá a melhor explicação sob minha
Ótica é que toda essa história é meramente humana yavé foi uma invenção humana cultural de um período arcaico e permeado por anseios relativos à subsistência e prosperidade em um mundo hostil o mal em suas diferentes matizes a fome a mortalidade precoce doenças catástrofes naturais guerras e traições tudo isso ironicamente ou não nos faz entender porque os gnósticos viram o mundo como uma criação de um Deus maligno do qual precisaríamos ser salvos e apenas arrebatando o ensinamento uma uma gnose Divina nós conseguiríamos salvar nossa alma e nos libertar dessa prisão a visão do gnosticismo lida melhor
com o problema do mal do que o cristianismo tradicional muito embora levante uma série de outros problemas que este não enfrenta a questão da ecologia por exemplo estaria muito pior se tratássemos o planeta segundo a visão gnóstica mas eu já divago o contraargumento de que Deus precisou ir ensinando a humanidade aos poucos de AC acordo com a capacidade humana em cada período histórico é muito fraco é mais uma vez o apelo ao Mistério para justificar as incoerências de uma visão religiosa é um malabarismo para escusar yavé da defesa da escravidão do genocídio da homofobia e
do estupro presentes em Deuteronômio e Levítico por exemplo é muito mais plausível pensar que tudo isso é tão somente produto de seres humanos de um tempo arcaico com uma mentalidade correspondente à sua época eu não sou dono da verdade você pode discordar Mas pergunte-se será que você não está fazendo isso para defender uma crença que você aprendeu a vida inteira e que estrutura sua vida neste caso Assista este meu outro vídeo para entender como as crenças funcionam em nosso cérebro e porque a maioria das pessoas crê mais pela utilidade de uma crença do que por
sua veracidade se você ficou até aqui é porque você gostou do vídeo ou teve a curiosidade de acompanhar minha exposição talvez Concorde comigo que isso já vale o seu like um comentário para dar engajamento e quem sabe o compartilhamento do vídeo para algumas pessoas do seu ciclo social eu vou ficando por aqui Obrigado por assistir e siga curioso a verdade começa na dúvida