O TEMPERO ANTIGO QUE MATA 2 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO

503.22k views2074 WordsCopy TextShare
Olá, Ciência!
Quais são os efeitos do excesso de sal no corpo? Você sabia que o excesso de sódio é uma das princip...
Video Transcript:
Há quem diga que comer sal em excesso faz mal. Mas também tem gente que acha que isso é bobagem, que o nosso corpo consegue compensar a quantidade extra de sal e que inclusive, tem um tipo de sal rosa do Himalaia que é bem melhor de comer do que o sal comum. Em quem acreditar?
Nesse vídeo, eu vou te contar os verdadeiros efeitos do sal no corpo e qual a melhor forma de consumir sal na sua alimentação, sal rosa, sal refinado, sal de cozinha, como comer sal sem cair na armadilha do excesso de sódio? Sódio, mas não era sal? O que é sal e o que é sódio na nossa alimentação?
Na verdade, o sal de cozinha é um pó cheio de cristais de Cloreto de Sódio, que como o próprio nome sugere, tem dois minerais: o sódio e o cloro. Mas nesse vídeo aqui, o protagonista da nossa história é o sódio, responsável pela maioria dos efeitos no sabor e na saúde. O sódio é o grande responsável por gerar a sensação do gosto salgado, já que nossa língua tem milhares de neurônios receptores que se ativam quando entram em contato com ele e enviam um sinal pro cérebro.
Por isso, o sal é um dos nossos temperos mais antigos. E o uso do sal vai muito além do sabor. Muitos anos antes de se ter geladeira, o sal era usado como conservante de alimentos.
Ao ser colocado sobre a superfície deles, lentamente, ele puxa a água que está no interior e desidrata o alimento, tornando aquele um ambiente totalmente inóspito para bactérias. Elas não conseguem crescer onde tem muito sal. Essas duas propriedades do sódio, a capacidade de dar sabor salgado e a conservação de alimentos, é claro, foram aproveitadas pela indústria.
É por isso que você encontra o sódio também em alimentos que não têm gosto salgado, como chocolate, biscoitos e barras de cereal. Você já reparou que o chocolate tinha um fundinho de gosto salgado? Me conta aí nos comentários.
Agora pense comigo: se o sódio está presente tanto no sal de cozinha quanto em alimentos industrializados, significa que a gente consome bastante sódio através da alimentação. Quais os efeitos de tanto sódio no nosso corpo? Inicialmente, consumir sódio é bom, afinal, ele é essencial para o funcionamento do corpo.
Eu simplesmente não estaria aqui, gravando esse vídeo, sem o sódio. E eu não estou exagerando. É através da entrada do sódio nos neurônios que é gerado um sinal que se espalha para os neurônios vizinhos, proporcionando a comunicação entre os neurônios.
E é graças a essa comunicação que nós exercemos nossas funções básicas como pensar, dormir, acordar, respirar, comer. O sódio é um dos principais responsáveis que permitem a nossa consciência. O sódio também é o mineral chave pra manter o equilíbrio de água no corpo e a regulação da pressão arterial.
Como uma das características do sódio é puxar água para perto de si, onde tem sódio naturalmente vai ter mais água. Talvez você já tenha percebido isso: quando comemos algo muito salgado, como um sushi cheio de shoyu, nos sentimos mais inchados. E isso não é à toa: o corpo retém mais água, porque o consumo de um alimento rico em sódio aumentou a concentração de sódio na circulação.
Com o tempo, a gente volta a consumir uma quantidade normal de sódio, nossos rins eliminam o excesso de sódio e de água, e tudo se normaliza. Quando estamos com a pressão baixa porque não comemos, uma das soluções mais rápidas para aumentar a pressão é colocar um pouco de sal debaixo da língua. Sim a sua avó estava certa.
Esse sal vai ser rapidamente absorvido e cair na corrente sanguínea, aumentando o volume de água que passa pelos vasos, porque puxa água pressionando mais as paredes e, consequentemente, aumentando a pressão. E tudo bem consumir sódio acima do normal em situações esporádicas. O problema é quando o excesso vira o padrão.
E isso tá cada vez mais frequente. A OMS recomenda que a população consuma NO MÁXIMO 5g de sal de cozinha ao dia, que seria uma colher de chá. Mas o brasiliero consome mais que o dobro disso, cerca de 12g de sal por dia.
E para piorar, ainda tem o sódio que consumimos através dos alimentos industrializados, que tem que ser contado. A gente passa MUITO do ponto! E aí, aquela adaptação do organismo que era pra ser feita apenas quando a gente come algo mais salgado, acaba se tornando rotina, e obriga o corpo a tomar medidas para combater o excesso de sódio na circulação.
Daí surge uma série de problemas… Uma das consequências do excesso de sódio no organismo de forma crônica é o aumento da pressão arterial, causando a hipertensão. Você já sabe que mais sódio na corrente sanguínea leva a um aumento imediato de pressão arterial. Agora imagine uma vida inteira consumindo sódio em excesso, em que sempre tem mais sódio do que deveria nos vasos.
Para lidar com o aumento da pressão constante, as paredes dos vasos ficam mais grossas, como um mecanismo de proteção para que ela não se rompa. Só que isso acaba aumentando ainda mais a pressão, porque agora o mesmo volume de sangue tem que passar em um espaço estreito. E a consequência disso é sentida em todos os órgãos.
Se a gente troca uma mangueira tradicional por uma mangueira com um buraquinho menor, a vazão de água vai ser muito diferente, e se fossemos encher uma piscina com a mangueira de menor vazão, ia demorar bem mais tempo. Nesse exemplo, que eu criei a piscina são os nossos órgãos. Os vasos mais espessos por culpa da pressão aumentada são menos eficientes em distribuir sangue para os órgãos.
Os órgãos podem falhar por falta de oxigênio e nutrientes. É por isso que a pressão alta aumenta o risco para eventos cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral, as principais causas de morte no mundo. Um estudo constatou que cerca de 500 mil mortes a cada ano estão relacionadas à hipertensão, só nos Estados Unidos.
No Brasil, as mortes relacionadas à hipertensão aumentaram 53% de 1990 a 2017, batendo pelo menos 220. 000 mortes por ano em 2017. Se eu fosse você eu clicava no gostei e me inscrevia no canal, porque vocês sabem que não é só de susto que vive o Olá, Ciência.
Agora eu vou te explicar como você pode evitar ser mais uma vítima na estatística. Será que basta comprar um sal rosa ou reduzir a quantidade de sal ou eu tenho que fazer mais alguma coisa? A OMS estima que 2 milhões e meio de mortes poderiam ser prevenidas a cada ano no mundo se o consumo de sal fosse reduzido para o recomendado, 5 gramas por dia.
E uma informação que eu fiquei impressionado é que a redução do consumo de sal é uma das medidas com maior custo-benefício para melhorar a saúde da população. Eu sei que muita gente acha que só pessoas mais velhas têm que se preocupar com a quantidade de sal da dieta, mas isso não é verdade. Exagerar no sal pode levar a hipertensão em qualquer idade.
Por isso, qualquer ação visando diminuir o consumo de sal pode de fato salvar vidas. Mas isso tem que vir associado com campanhas de conscientização da população quanto ao consumo de sal total e nos industrializados também né. E com políticas que garantam mais segurança alimentar, Porque senão não adianta tirar o sal da mesa do restaurante né.
Qual é a sua opinião sobre isso? Na sua casa o que você pode fazer é de fato adicionar menos sal durante o preparo da comida. Não precisa cortar o sal por completo, é só não consumir além do que a OMS sugere.
No começo você pode até estranhar, mas como qualquer mudança na dieta feita de forma controlada, tudo é questão de costume. Outra medida é limitar o consumo de industrializados com muito sódio. Mas Lucas, isso você está falando para o sal de cozinha tradicional.
E o sal marinho não refinado, ou o sal rosa? Eu vi que tomar água com sal resolve? E aí ?
Quais são as outras opções de sal? Pessoal, por incrível que pareça, tem surgido na internet uma moda de tomar água salgada pra desintoxicar o corpo, com base nos benefícios do sódio. O problema é que nós já consumimos bastante sódio através da alimentação, então não precisa adicionar sal na água que a gente bebe.
Essa prática, na verdade, é perigosíssima, e pode ser a responsável por subir a pressão arterial e até deixar um dano permanente, como o que acontece na hipertensão. Já com relação aos tipos de sal…O sal de cozinha tradicional é o sal refinado. No Brasil, quase todo sal tem origem marinha, ou seja, é obtido a partir da evaporação da água do mar.
Alguns são vendidos de forma bruta, e outros, depois da extração, passam pelo processo de refinamento, que aumenta a pureza do sal e faz ele ficar mais fininho, o que facilita o uso na cozinha já que ele se mistura melhor nos alimentos. Pensando nos nutrientes, o sal marinho bruto conserva mais micronutrientes que o refinado. Por exemplo em 5g de sal marinho bruto, tem cerca de 6,5 mg de cálcio, enquanto que o sal refinado tem 2 mg.
Magnésio: quase 13 mg no sal marinho grosso, contra 0,07 mg no sal refinado. À primeira vista o sal bruto parece melhor. Mas olhando para os níveis de sódio, a história começa a mudar.
A quantidade de sódio encontrada nesses dois tipos de sal é praticamente a mesma: 5 g de sal refinado tem 2g de sódio, e o sal marinho bruto tem cerca de 1,9g. Como o sal marinho bruto também tem bastante sódio, não adianta usar ele como fonte de minerais na alimentação: Você até vai estar consumindo mais cálcio e magnésio, mas também vai estar consumindo bastante sódio. Então, de acordo com a Marina nutricionista e roteirista aqui da série de nutrição, a troca não vale a pena.
Beleza, o sal marinho bruto não é uma opção mais saudável. Mas e o sal rosa? Será ele o salvador da pátria?
O sal rosa bombou na internet por ter um apelo de ser mais natural e rico em micronutrientes. Mas um sal rico em micronutrientes só vai ser útil para a alimentação se ele for pobre em sódio, porque não vale a pena você consumir um monte de sódio para atingir a recomendação de outros micronutrientes. Um estudo australiano estimou que para que uma quantidade significativa de minerais seja consumida através do sal rosa, a gente teria que consumir cerca de 30g de sal rosa, que dá 3 colheres de sopa.
O problema disso é que o teor de sódio do sal rosa também é muito similar ao do sal refinado, com no máximo 3% de diferença. Ou seja: o sal rosa também tem sódio, e não é pouco! Na verdade, mais de 90% do sal rosa é cloreto de sódio.
O consumo em excesso também traz risco para hipertensão. Então entra na mesma história do sal marinho bruto: nutricionalmente, a troca não vale a pena. Além disso, como o sal rosa é importado, muitas vezes não vem com adição de iodo, já que ele segue a legislação de outros países.
No Brasil, desde 1950 tanto o sal bruto quanto o refinado são iodados, para combater a deficiência de iodo que gera doenças na tireoide. Se você só consome sal rosa, e ele não é iodado, consulte um nutricionista para adequar sua ingestão de iodo. O sal rosa e o sal marinho não refinado são, de fato, mais naturais, porque o sal refinado tem aditivos como dióxido de silício e ferrocianeto de sódio para evitar que ele absorva muita água e vire aquele grude, sabe?
Mas esses aditivos não fazem mal para a saúde nas concentrações aprovadas para uso. Portanto, isso não é motivo para gastar um monte de dinheiro em um sal diferente. Ser mais natural nem sempre significa ser uma alternativa melhor.
Mas tem algo que pode sim ser uma alternativa melhor: você assistir esse vídeo sobre probióticos ao invés de sair do canal. Continua comigo que eu tenho certeza que você vai receber muita informação importante como a desse vídeo aqui. um grande abraço, Não exagera no sal, e eu te vejo no próximo vídeo.
Tchau.
Related Videos
MANTEIGA ou MARGARINA: QUAL É MAIS SAUDÁVEL?
11:18
MANTEIGA ou MARGARINA: QUAL É MAIS SAUDÁVEL?
Olá, Ciência!
613,657 views
Como a HOMEOPATIA ENGANA VOCÊ E MILHÕES DE PESSOAS
13:37
Como a HOMEOPATIA ENGANA VOCÊ E MILHÕES DE...
Olá, Ciência!
442,145 views
Tomar SUCO DE FRUTAS é REALMENTE SAUDÁVEL?
11:54
Tomar SUCO DE FRUTAS é REALMENTE SAUDÁVEL?
Olá, Ciência!
315,941 views
Dúvidas sobre o sódio | Coluna #48
5:47
Dúvidas sobre o sódio | Coluna #48
Drauzio Varella
886,564 views
Sal Rosa é rocha ralada (JURO!)
6:03
Sal Rosa é rocha ralada (JURO!)
Atila Iamarino
644,007 views
A verdade sobre o sal e o sódio: o que você precisa saber para melhorar sua circulação sanguínea
11:49
A verdade sobre o sal e o sódio: o que voc...
Amato - Instituto de Medicina Avançada
34,946 views
A VERDADE DURA de ACEITAR sobre o ÔMEGA 3
9:04
A VERDADE DURA de ACEITAR sobre o ÔMEGA 3
Olá, Ciência!
124,257 views
LEITE FAZ MAL? O que ainda não te contaram...
35:50
LEITE FAZ MAL? O que ainda não te contaram...
Dr. Samuel Dalle Laste
4,646,230 views
5 ERROS CULINÁRIOS que PIORAM a ABSORÇÃO DE NUTRIENTES
10:48
5 ERROS CULINÁRIOS que PIORAM a ABSORÇÃO D...
Olá, Ciência!
368,112 views
qual sal é melhor pra pressão alta?
6:00
qual sal é melhor pra pressão alta?
MedTV - DrJulioMassao
83,846 views
VÍCIO EM AÇÚCAR: O ERRO QUE TE IMPEDE DE FICAR SEM DOCE
10:09
VÍCIO EM AÇÚCAR: O ERRO QUE TE IMPEDE DE F...
Olá, Ciência!
256,992 views
REFRIGERANTE OU CERVEJA: Qual Faz MAIS MAL?
9:56
REFRIGERANTE OU CERVEJA: Qual Faz MAIS MAL?
Olá, Ciência!
1,863,519 views
O que NUNCA TE CONTARAM sobre REMÉDIOS GENÉRICOS
11:31
O que NUNCA TE CONTARAM sobre REMÉDIOS GEN...
Olá, Ciência!
2,351,928 views
O REAL PERIGO DO OVO: FAZ MAL COMER OVO TODO DIA?
9:19
O REAL PERIGO DO OVO: FAZ MAL COMER OVO TO...
Olá, Ciência!
395,801 views
Mais Saúde - Temperos Caseiros Secos - 04/12/17
27:16
Mais Saúde - Temperos Caseiros Secos - 04/...
Canção Nova Play
137,951 views
A VERDADE SOBRE A CARNE PROCESSADA: FAZ MAL?
9:13
A VERDADE SOBRE A CARNE PROCESSADA: FAZ MAL?
Olá, Ciência!
859,020 views
10 benefícios quando você PARA DE COMER AÇÚCAR (que você não conhece)
11:08
10 benefícios quando você PARA DE COMER AÇ...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
3,165,041 views
11 Of The Most Faked Foods In The World | Big Business | Business Insider
30:40
11 Of The Most Faked Foods In The World | ...
Business Insider
19,690,924 views
Sal Rosa do Himalaia: Mitos e Verdades ‖ Dr. Moacir Rosa
8:18
Sal Rosa do Himalaia: Mitos e Verdades ‖ D...
Dr. Moacir Rosa
566,709 views
Why is hypertension so dangerous? [Watch for these symptoms]
10:55
Why is hypertension so dangerous? [Watch f...
Olá, Ciência!
80,399 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com