Como ganhar dinheiro com a sua mĂșsica Um Guia completaço sobre royalties direitos autorais e todos os outros assuntos que permeiam esse universo muitas vezes visto como um tema complexo e Ă s vezes atĂ© desagradĂĄvel eu tentei simplificar o mĂĄximo possĂvel e o mĂĄximo que dĂĄ e sim eu fiz um desenho para poder simplificar e ilustrar esse assunto para vocĂȘ e vocĂȘ entender de uma vez por todas como tomar conta e como vocĂȘ vai ganhar dinheiro com a sua obra e a sua mĂșsica eu espero de verdade que vocĂȘ goste desse vĂdeo e caso ele traga valor
para vocĂȘ eu te peço encarecidamente que lĂĄ no final vocĂȘ Ative o Sininho se inscreva no canal e tambĂ©m mande esse conteĂșdo para alguĂ©m que vai gostar vamos nessa a partir de agora eu preciso que vocĂȘ imagine que vocĂȘ estĂĄ situado num daqueles filmes de velho Oeste um daqueles que passa em terras ĂĄridas com poucas construçÔes uma terra quase sem leis mas as leis que exist foram criadas para serem inviolĂĄveis e assim como todo bom filme de faroest como toda boa Trama sĂŁo necessĂĄrios alguns personagens principais e alguns elementos importantes dessa Trama os primeiros elementos
importantĂssimos para toda essa Trama fazer sentido SĂŁo na verdade como se fossem tĂtulos de propriedade Quando vocĂȘ compra um terreno por exemplo vocĂȘ recebe um tĂtulo desse terreno um tĂtulo de propriedade que traz com ele todas as obrigaçÔes mas tambĂ©m todos os direitos que vocĂȘ vai ter ao adquirir aquela propriedade no caso da nossa histĂłria que se passa aqui no velho oeste esses tĂtulos de propriedade sĂŁo dois o primeiro tĂtulo importantĂssimo Ă© o direito da obra e o segundo Ă© o direito do fonograma Eles sĂŁo diferentes entre si o direito do fonograma Ă© o direito
que os detentores vĂŁo ter sobre uma gravação especĂfica sobre uma versĂŁo especĂfica de uma mĂșsica e os direitos da obra os detentores vĂŁo ter os direitos sobre uma composição e sobre a letra Se tiver entĂŁo de uma obra pode se derivar um fonograma ou mais de um fonograma ou seja uma mesma obra pode ter vĂĄrias versĂ”es e Ă© importante saber tambĂ©m que os detentores desses direitos os possuidores desse tĂtulo pode ou nĂŁo ser uma pessoa sĂł ou vĂĄrias tudo vai variar de caso a caso EntĂŁo essas leis de propriedade esses direitos de propriedade sĂŁo importantĂssimos
pra gente entender o desenrolar dessa histĂłria sĂŁo eles que vĂŁo garantir que os detentores desses direitos recebam os royalties que nada mais sĂŁo do que os valores gerados pela execução de uma mĂșsica em diversas circunstĂąncias que vocĂȘs vĂŁo ver mais pra frente nenhuma boa histĂłria de velho Oeste se passa sem a presença de Um Grande Xerife e de seu fiel ajudante no caso da nossa histĂłria do nosso universo Musical o nosso Grande Xerife Aqui no Brasil Ă© o ecad o escritĂłrio central de arrecadação e Distribuição e o seu fiel ajudante sĂŁo as associaçÔes de gestĂŁo
coletiva que vocĂȘ jĂĄ deve ter ouvido falar por aĂ que sĂŁo abramos UBC entre outras que eu jĂĄ vou falar mais delas mais pra frente outros dois personagens importantĂssimos nas histĂłrias de velha Oeste e na nossa histĂłria sĂŁo as distribuidoras e as editoras na nossa histĂłria que a gente tĂĄ contando aqui para fins didĂĄticos elas vĂŁo atuar como se fossem bancos onde sĂŁo recolhidos os valores gerados pelos royalties das mĂșsicas e sĂŁo distribuĂdos aos detentores dos direitos de recebimento desse dinheiro aqueles que a gente falou que tem os direitos sobre o fonograma e os direitos
sobre a obra Ă© claro que na vida real as editoras e as distribuidoras exercem vĂĄrios outros papĂ©is e funçÔes sĂł que para fins desse vĂdeo Ă© como se elas fossem os bancos mesmo um outro personagem importante nos filmes de velho Oeste sĂŁo os Viajantes que vĂŁo de cidades em cidad fazendo uso dos serviços locais nesse caso aqui dessa nossa histĂłria O Viajante sĂŁo as gravadoras que fazem uso dos serviços do os bancos fazem uso dos serviços das distribuidoras para poder tanto distribuir suas mĂșsicas tambĂ©m para guardar suas riquezas e por fim toda boa histĂłria de
velho Oeste existe uma mina de ouro e os mineradores no nosso caso os mineradores sĂŁo os compositores arranjadores produtores aqueles que tĂȘm direito de ficar com o ouro e aqueles que confeccionam a arte e confeccionam os objetos A partir dessa riqueza e dessas peças valiosas e assim com os personagens apresentados eu vou trazer aqui agora vocĂȘ para meu fluxograma em que a gente vai entender como todas essas peças se orquestram se organizam e como funciona de fato esse universo dos direitos autorais entĂŁo como eu havia falado anteriormente a gente vai começar do princĂpio de forma
simples aqui se encontram representados O titular ou titulares dos direitos que a gente falou anteriormente dos direitos de propriedade dos direitos da obra e dos direitos do fonograma como vocĂȘ pode notar eu escrevi propositalmente assim titular ou titulares do dos direito ou direitos para enfatizar mesmo que pode ser uma pessoa ou mais pessoas ou entidades e esse conjunto de pessoas ou entidades ou somente uma pessoa possui os direitos da obra e os direitos do fonograma pessoas diferentes podem ter direito do fonograma e pessoas diferentes podem ter o direito da obra uma mesma pessoa pode ter
os dois ou uma mesma entidade pode ter os dois mas Ă© a posse desse direito Ă© a posse do papel de propriedade que vai garantir com que esses detentores desses direitos recebam os royalties Ă medida que as mĂșsicas sejam executadas em diversas situaçÔes que eu vou mostrar para vocĂȘs agora eu peço que vocĂȘs nĂŁo se assustem com o fluxograma mas a gente vai explicar cada uma das partes dele nesse momento nĂŁo se preocupa vamos começar por aqui royalties de streaming provavelmente Ă© o que vocĂȘs estĂŁo mais familiarizados e Ă© por onde a gente vai começar
mesmo o royalty de streaming Ă© proveniente do seguinte acontecimento a cada vez que o seu fonograma Ă© executado por se eu nĂŁo me engano 30 segundos em alguma dessas lojas como Spotify dieser tidd Apple music Amazon music Ă© gerado um valor e esse valor Ă© arrecadado nas distribuidoras lembra que eu chamei elas de banco e por sua vez as distribuidoras em mĂ©dia a cada 3 meses pagam aos detentores do direito desse fonograma um parĂȘnteses aqui essas distribuidoras elas como sĂŁo usadas pelas gravadoras as gravadoras necessariamente precisam usar as distribuidoras porque as distribuidoras sĂŁo as Ășnicas
que conseguem botar a sua mĂșsica nessas lojas aqui as gravadoras elas podem sim ter esse intermĂ©dio entre as distribuidoras e os detentores desse direito que no caso a gente vai chamar de artista EntĂŁo vocĂȘ artista fez uma mĂșsica lançou por uma gravadora essa gravadora vai fazer uso de uma distribuidora para botar suas mĂșsicas no Spotify deer TD e etc E Ă medida que a sua mĂșsica for executada aqui dentro vai ser gerado um valor essa distribuidora vai arrecadar ela vai pagar pra gravadora e a gravadora de acordo com o seu contrato vai fazer o pagamento
para vocĂȘ que Ă© titular do direito desse fonograma mas como alguns artistas estĂŁo fazendo lançamentos de maneira independente existe tambĂ©m a possibilidade de nĂŁo haver uma gravadora envolvida entĂŁo o valor gerado dentro dessas lojas vem pra Distribuidora e a distribuidora paga diretamente aos detentores do direito desse fonograma que no caso a gente tĂĄ chamando de artista que no caso Ă© vocĂȘ que lançou essa mĂșsica um outro royalty que Ă© pouco falado mas que tĂĄ aĂ numa moda tambĂ©m Ă© o royalty de venda fĂsica eu nĂŁo sei se vocĂȘ tĂĄ ciente disso mas discos de vinil
agora estĂŁo voltando Ă moda como objetos de colecionador entĂŁo a medida que um vinil ou cd Ă© vendido tĂĄ existe uma venda fĂsica essa venda fĂsica ela gera um valor que Ă© arrecadado pela distribuidora e essa distribuidora ou ela vai pagar a gravadora ou ela vai pagar diretamente ao detentor do tĂtulo do direito do fonograma que no caso Ă© o artista que no caso Ă© vocĂȘ se vocĂȘ tiver lançado a sua mĂșsica em vinil outro royalty importante da gente entrar em contato aqui tambĂ©m Ă© o royalty de download provavelmente a galera de mĂșsica eletrĂŽnica tĂĄ
mais atenta a esse tipo de royalty que Ă© o seguinte toda vez que a sua mĂșsica Ă© vendida dentro do bitport ou track source ou atĂ© mesmo do iTunes vai gerar um valor que tambĂ©m Ă© arrecadado pela distribuidora que pode ser pago ou nĂŁo para uma gravadora caso vocĂȘ tenha lançado para uma gravadora e por sua vez Ă© pago aos detentores do direito do fonograma que no caso Ă© o artista que no caso Ă© vocĂȘ entĂŁo para ficar um pouquinho mais tranquilo e mais direto aqui na minha colinha eu vou ler para vocĂȘ o que
tĂĄ escrito royalties de streaming toda vez que uma mĂșsica reproduzida em alguma plataforma de streaming por exemplo Spotify Apple music deer E por aĂ vai artistas e gravadoras e quaisquer outros terceiros envolvidos ganham dinheiro atravĂ©s dos royalties de streaming royalties de download ainda que o consumo de mĂșsica digital continue se deslocando do download para o streaming os royalties de download ainda podem construir uma parcela considerĂĄvel da sua receita atravĂ©s de vendas digitais por cada faixa baixada em plataformas digitais ou lojas online de download como iTunes bitport tracksource etc os mĂșsicos recebem uma parte do valor
que o usuĂĄrio paga e por fim royalty de venda fĂsica embora o faturamento das vendas fĂsicas continue encolher a taxa de declĂnio diminuiu consideravelmente nos Ășltimos anos Isso se deve a uma mudança no comportamento do Consumidor que trocou os CDs pelos discos de vinil e pelas fitas cassete essa substituição transformou esses produtos fĂsicos naqueles itens de colecionador que as pessoas tĂȘm orgulho de mostrar PR os amigos agora a gente vai começar a entrar numa parte que algumas pessoas sabem mas outras nĂŁo t tanto conhecimento assim mas que Ă© muito importante tambĂ©m que sĂŁo os royalties
de direitos conexos o que que isso significa toda vez que o seu fonograma vamos chamar pelo nome certo agora tocar numa academia num bar num Club no cinema numa loja numa rådio televisão toda vez que o seu fonograma for executado em algum desses lugares em teoria deveria ser pago um montante financeiro ou seja esses lugares deveriam pagar de direitos autorais Eles pagam é nem todos né mas deveriam e o pagamento desses direitos autorais é arrecadado aà pelo nosso xerifão da nossa história o ecad o escritório central de arrecadação e Distribuição e uma vez que esse
dinheiro de todas essas execuçÔes aqui esteja acumulado nesse escritĂłrio aqui as associaçÔes de gestĂŁo coletiva vĂŁo lĂĄ pegam esse dinheiro e pagam aos detentores do direito de fonograma aos titulares desse direito no caso o artista no caso vocĂȘ entĂŁo simplificando vamos supor sua mĂșsica TĂĄ Bombando tocou numa academia num bar num clube eles fizeram o correto e pagaram os direitos autorais o ecad foi lĂĄ e recolheu esse dinheiro sĂł que o ecad ele nĂŁo paga esse dinheiro direto para vocĂȘ vocĂȘ artista precisa estar associado a alguma associação de gestĂŁo coletiva e aqui estĂŁo elas nĂ©
a set abramos aar assim S Bacen sian sosin pro e UBC vocĂȘ precisa se associar a Alguma delas e essas sim vĂŁo pegar esse dinheiro aqui que tĂĄ junto com o ecad e vĂŁo mandar para vocĂȘ sĂł que Ăbvio com uma distribuição zinha aqui por conta dos serviços EntĂŁo vamos supor que gerou R 100 em royalty sua mĂșsica tocar numa academia num bar num o ecad foi pegou esses r$ 1 a associação vai lĂĄ no ecad vai pegar esses r$ 1 e vai te dar R 85 ou vai dar R 85 para os titulares do
direito desse fonograma 10% vai ficar pro ecad R 10 vai ficar pro ecad e r$ 5 vai ficar pra Associação que vocĂȘ estiver associado e aqui entra um adendo importante que Ă© o seguinte se vocĂȘ lançou a sua mĂșsica por uma gravadora dependendo do acordo que vocĂȘ tiver com essa gravadora VocĂȘ tambĂ©m estĂĄ cedendo parte desses direitos nĂ© parte desse pagamento ou sua totalidade Ă© por isso que Ă© tĂŁo importante vocĂȘ ler com atenção os contratos de gravadora entĂŁo royalty de direito conexo sua mĂșsica Tocou em algum desses lugares perdĂŁo seu fonograma foi executado em
algum desses locais Eles pagaram os direitos autorais o ecad recolheu esses direitos autorais ou seja Eles pagaram pro ecad esses direitos autorais e a ação foi lĂĄ no ecad pegou esse dinheirinho ficou com pedaço ecad ficou com pedaço e eles vĂŁo e te pagam caso vocĂȘ nĂŁo esteja associado a nenhuma dessas associaçÔes de gestĂŁo coletiva Ă© uma grana que vocĂȘ pode perder porque por exemplo as distribuidoras nĂŁo conseguem pegar esse dinheiro Ă© por isso que Ă© tĂŁo importante vocĂȘ registrar tanto vocĂȘ em alguma dessas associaçÔes como tambĂ©m o seu fonograma aquele src nĂ© Ă© muito
importante vocĂȘ ter esse registro e vocĂȘ fazer esse registro entĂŁo mais uma vez aqui na minha colinha royalties de direitos conexos os direitos conexos ou direitos anĂĄlogos sĂŁo os royalties de execução pĂșblica que devem ser pagos ao titular dos direitos autorais da gravação fonograma assim quando uma canção Ă© transmitida ou executada publicamente os detentores dos direitos do fonograma precisam ser Compensados e isso passa pelos direitos conexos isso acontece quando sua mĂșsica Ă© tocada em locais como clubs restaurantes programas de TV EstaçÔes de rĂĄdios plataformas de streaming ou qualquer outro espaço pĂșblico Beleza entĂŁo passamos do
direito do fonograma e agora a gente vem para o direito da obra ou da publicação Lembrando aqui que o direito da obra o direito da publicação vocĂȘ pode ou nĂŁo licenciar os seus direitos para uma editora de mĂșsica que irĂĄ monetizar para vocĂȘ as editoras musicais administram os direitos autorais da mĂșsica e da composição Por parte dos compositores e autores elas negociam licenças e promovem o repertĂłrio ou seja elas fazem a parte de divulgação ali da sua obra e os detentores do direito da obra que podem ou nĂŁo ser os mesmos detentores do direito de
fonograma vĂŁo receber alguns royalties especĂficos aqui chamados de royalty de execução pĂșblica royalty de download tambĂ©m aquele mesmo aqui embaixo a cada vez que a sua mĂșsica Ă© vendida nĂ© ou Baixada em alguma dessas lojas quem tem o direito da obra tambĂ©m recebe royalty f mecĂąnicos E tambĂ©m o royalty de execução ao vivo calma aĂ que a gente vai vai falar um pouquinho sobre eles o royalty de execução pĂșblica Ă© a mesma coisa aqui Quando o fonograma E aĂ Independente de qual fonograma ou seja Independente de qual versĂŁo ParabĂ©ns para vocĂȘ tem uma versĂŁo rock
and roll uma versĂŁo jazz uma versĂŁo sei lĂĄ regatom tocou uma dessas versĂ”es a obra Ă© uma sĂł ParabĂ©ns para vocĂȘ a letra e a composição lembra entĂŁo uma dessas versĂ”es tocou numa academia num bar etc o ecad vai recolher tambĂ©m os royalties dessa execução pĂșblica e o ecad vai pagar ou pra editora ou vai pagar diretamente para quem tem o direito da obra mais uma vez o ecad fazendo esse papel aqui de recolher e ele vai pagar para quem tem o direito da obra entĂŁo mais uma vez aqui na minha colinha royalty de execução
pĂșblica Ă© considerado uma apresentação pĂșblica quando vocĂȘ toca sua mĂșsica para um pĂșblico ou quando a sua mĂșsica Ă© tocada ao vivo nesses dois casos vocĂȘ estĂĄ apto a receber tanto seus royalties pela composição ou seja obra ou pela gravação fonograma nesses dois casos vocĂȘ estĂĄ apto a receber tanto seus royals pela composição ou seja obra e pela gravação Ou seja fonograma vocĂȘ pode receber um ou outro ou os dois caso vocĂȘ seja detentor tanto do direito direito da obra quanto do direito daquele fonograma que foi executado ali publicamente e por Ășltimo aqui os royalties
fon mecùnicos que na minha cola tå aqui ó sempre que um CD ou disco de vinil Ou fita cassete é fabricado as composiçÔes musicais são reproduzidas a mesma regra vale para os downloads digitais e para os streams cada download ou stream é considerado uma reprodução da obra musical sendo assim pela reprodução das composiçÔes musicais é necessårio pagar os royalties fon mecùnicos aos compositores e editores esse dinheiro é coletado em nome dos proprietårios dos direit por sociedades coletoras como o ecad por exemplo ou seja cada vez que um fonograma ele é reproduzido publicamente ou no stream
vai ser gerado royalty Tanto para quem tem os direitos do fonograma quanto para quem tem os direitos da obra que gerou aquele fonograma entĂŁo aqui voltando ao fluxograma agora agora sĂł dando um uma uma olhada aqui nessas setinhas que sĂŁo importantes seguinte nĂ© Essas setas verdes elas demonstram que dependendo do acordo com a gravadora vocĂȘ tambĂ©m pode estar cedendo em parte esses direitos ou a sua totalidade Ou seja vocĂȘ pode est cedendo em parte ou a totalidade os seus direitos aqui aos royalties de direito conexo nĂ© A medida que a sua mĂșsica Ă© executada aos
royalties de venda ou download de mĂșsica e tambĂ©m aos royalty de Direito da obra ou seja vocĂȘ pode estar cedendo isso tudo para uma gravadora Ă© por isso que eu sempre falo presta muita atenção no seu contrato com uma gravadora essa outra seta vermelha aqui indica que somente quando vocĂȘ nĂŁo faz uso de gravadora Ă s vezes pode enfim a distribuidora pagar diretamente os royalties de streaming diretamente aos detentores do direito do fonograma essas setas amarelas fazem a indicação de que quando a sua mĂșsica ela Ă© reproduzida no stream quando fonograma Ă© reproduzido no stream a
distribuidora necessariamente precisa pagar tanto a quem tem os direitos do fonograma como tambĂ©m a quem tem os direitos da obra sĂł que aqui a distribuidora vai pagar o ecad e o ecad vai pagar quem tem os direitos da obra ou vai pagar a editora e por Ășltimo essas duas setas brancas aqui indicam que tanto a execução ao vivo como royalty de execução pĂșblica tambĂ©m sĂŁo provenientes de quando o fonograma Ă© executado em uma academia Bar Club cinema tanto gera o royalty de execução desse fonograma como royalty tambĂ©m de execução de quem tem o direito da
obra independente da versĂŁo do fonograma que foi executado ali ao vivo e assim chegamos ao final do nosso fluxograma e a nossa histĂłria no velho oeste com os nossos atores principais ou seja Ă medida que a sua mĂșsica nĂ© o seu fonograma ou a sua obra SĂŁo cados de maneiras diferentes sĂŁo gerados valores que sĂŁo arrecadados por entidades que depois distribuem para outras entidades que aĂ chega atĂ© vocĂȘ eu espero de verdade que vocĂȘ tenha curtido esse vĂdeo que ele tenha te ajudado de alguma maneira a entender um pouco mais a complexidade desse assunto realmente
ele nĂŁo Ă© simples e por eu ter simplificado ele a ponto ali do ImpossĂvel Pode ser que eu tenha me enganado em alguma coisa e alguma coisa esteja um pouquinho ali esticada da realidade mas eu espero de verdade que esse vĂdeo tenha te ajudado a entender um pouco mais esse mundo e de fato como vocĂȘ vai ganhar dinheiro com a sua mĂșsica a importĂąncia de vocĂȘ se associar a alguma associação de gestĂŁo coletiva Ă s vezes de vocĂȘ ter uma editora enfim de vocĂȘ ter tudo isso certinho para vocĂȘ ganhar o dinheiro na totalidade da sua
mĂșsica Tem muita gente que por nĂŁo saber disso tĂĄ deixando muito dinheiro na mesa e tĂĄ deixando de ganhar grana que poderia estar recebendo quando a sua obra ou o seu fonograma Ă© executado publicamente ou nĂŁo em algum lugar mas de nada adianta vocĂȘ saber disso tudo caso vocĂȘ nĂŁo saiba divulgar a sua mĂșsica Se a sua mĂșsica Ela pode estar super registrada super certinho mas se ninguĂ©m ouvir se ninguĂ©m executar nĂŁo vai adiantar nada e caso vocĂȘ queira aprender de fato a Como divulgar sua mĂșsica e fazer com que ela chegue nos fĂŁs certos
uma palavrinha dos nossos patrocinadores bom e se vocĂȘ tĂĄ curtindo esse vĂdeo que vocĂȘ tĂĄ assistindo eu tenho uma perguntinha para te fazer vem cĂĄ quem foi que te disse que pra sua mĂșsica bombar vocĂȘ precisa lançar com uma gravadora deixa eu te mostrar aqui no computador o resultado de um menino que aplicou o mĂ©todo multiplique seus fĂŁs no Spotify investiu sĂł R 300 na mĂșsica dele e olha sĂł o quanto deu certo vem cĂĄ que eu vou te mostrar no computador e olha sĂł ele investiu sĂł R 300 e aqui Ăł a mĂșsica dele
jĂĄ bateu mais de 1 milhĂŁo de plays e nos Ășltimos 12 meses quase meio milhĂŁo de Plays tudo isso porque ele tinha o mĂ©todo certo de fazer a mĂșsica dele andar e chegar nas pessoas certas que iam ouvir e curtir demais a mĂșsica dele durante muito tempo ou seja o mĂ©todo certo para fazer a mĂșsica Andar da maneira certa e chegar nas pessoas certas e olha que a mĂșsica dele Ă© super especĂfica hein ele faz remix de modĂŁo de viola com mĂșsica eletrĂŽnica Agora imagina isso daĂ com esse mesmo mĂ©todo para uma mĂșsica que seja
de maior consumo e uma das coisas mais interessantes tambĂ©m Ă© que essa mĂșsica indo bem olha sĂł ela refletiu em vĂĄrias outras mĂșsicas indo bem tambĂ©m essa aqui tambĂ©m com 1 milhĂŁo 300.000 200.000 160.000 Plays entĂŁo se vocĂȘ tĂĄ cansado aĂ de ninguĂ©m ouvindo as suas mĂșsicas e vocĂȘ quer aprender a lançar Sua MĂșsica da maneira certa para fazer ela andar da maneira certa e chegar nas pessoas certas que vĂŁo curtir o seu som e fazer ela chegar aos verdadeiros fĂŁs que vĂŁo curtir de verdade o seu trabalho aperta nesse cardz inho aqui em cima
e assiste a aula que eu te preparei depois desse vĂdeo aqui onde eu vou te ensinar a metodologia que ajudou esse rapaz e diversos outros a conseguir atĂ© 100.000 Plays na mĂșsica deles nos primeiros 30 dias de lançamento EntĂŁo jĂĄ clica agora jĂĄ abre uma nova aba aĂ no seu navegador e jĂĄ deixa essa aula engatilhada para vocĂȘ assistir assim que vocĂȘ terminar esse vĂdeo de agora bom Ă© isso aĂ se vocĂȘ gostou desse vĂdeo eu te peço encarecidamente mais uma vez para vocĂȘ se inscrever no canal e ativar o Sininho e tambĂ©m mandar esse
vĂdeo para alguĂ©m que vai curtir com certeza beleza como sempre Diogo Band da n de mĂdia por aqui tamo junto e Ă© sĂł o começo valeu valeu