A Filosofia de Dooyeweerd 8/9 - Guilherme de Carvalho

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Escola Charles Spurgeon
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a gente é antes de nós passarmos para a parte 4 é sobre realidade e instituições sociais e vai ser bem sintético eu quero fazer uma leitura de calvino havia mencionado aqui pra vocês as palavras de calvino na substituta sobre a relação entre o conhecimento do homem o conhecimento de deus uma idéia que como eu mencionei já tá lá atrás em agostinho conhecer a deus ea alma eu vejo que disse calvino nossa sabedoria consiste quase inteiramente em duas partes o conhecimento de deus e o conhecimento de nós mesmos mas desde que ambos estão unidos por muitos
laços não é fácil determinar qual dos dois precede e dará seguimento ao outro de fato nós não podemos desejar lo até que tenhamos começar às começado a sentir desse prazer conosco mesmos pois qual o homem não está disposto a descansar em si mesmo por outro lado é evidente que o homem nunca se aproxima do verdadeiro autoconhecimento até que ele tenha previamente contemplado a face de deus e tenha descido após tal contemplação para olhar para si mesmo então gente vocês devem ter notado que na crítica transcendental de doi verde essa afirmação de que o conhecimento de
deus o conhecimento do homem tanto do mundo quanto de si mesmo é relativo ao conhecimento de deus aparece na forma da crítica transcendental na demonstração de que em todos os atos de pensamento a relação é do homem a partir do coração com aquilo que ele considera absoluto é que governo modo como ele articula as suas explicações é da realidade e que ao mesmo tempo o conhecimento de deus do deus verdadeiro no coração é justamente o que vai governar governando a alma do homem vai impedir que um alguém que realmente submeteu sua mente ao senhorio é
de deus que ele tome os objetos do seu pensamento teórico e absolute zi os frutos do resultado de dispensar em teórico e procure construir a sua identidade nesses atos então aqui vocês percebem que existe um paralelo muito claro né da crítica transcendental de ver diana ea é a concepção é do conhecimento de deus e do homem em calviá só lembrando nesse detalhe isso é o que dói me chamou de o seu um giro copernicano é que ele apresentou no núcleo do conhecimento nessa revolução do pensamento filosófico pra encontrar as suas raízes religiosas nós vamos falar
um pouco agora sobre a teoria da realidade dói ver algo que a gente já introduziu é então nós falamos das raízes do religiosa do pensamento ocidental falou e falamos da ideia com o nome cristão nós não vamos falar mais sobre fé e liberdade da razão por hora porque nosso tempo está curto então vamos entrar na teoria das esferas mundais rapidamente tem muita coisa que se poderia falar mesmo votação panorama geral depois teoria das entidades e teoria docentes e e teoria social do dólares então lembrando algo que está implícito na discussão dos motivos base do pensamento
ocidental mas é uma sugestão de roy clausi pra ajudar a gente a mapear as cosmovisões então a gente tem os tipos odontológicos básicos um deles é homônimo panteísta que trata a realidade divina como infinita ea realidade aparentemente não divina como a fita mas ela é apenas aparentemente não divina é um recorte ilusório do todo divino o todo é por exemplo smo como já mencionei brandão lattmann e avisam que a gente tem de que existem níveis de sentido separados que eu sou um indivíduo separado de você tudo isso são ilusões são maia são ilusões da da
experiência pela alienação da consciência em relação à divindade esse é um tipo de odontologia que na prática vai negar que aqueles níveis de sentido realmente existem nós temos também aí o dualismo pagam que é uma coisa diferente ele toma um pedaço um aspecto da realidade trata aquele aspecto como divino ea criatura é o resto do universo mas existe uma certa continuidade entre a os outros seres nénão divinos e os ser divino e eu dualismo pagam sempre desemboca em um tipo é de repovoar idade né ou é na verdade esse é o traço de dualismo essa
popularidade em que você afirma uma dimensão da realidade como divina e isso gera uma contra divindade então você pode pensar aí caso do motivo matéria forma é emblemático né o efeito do motivo matéria forma na visão é cristã existe uma diferença qualitativa infinita criador e criatura isso é um tema de soren kierkegaard por exemplo essa ênfase na diferença criador criatura mas isso não diz tudo né seria legal ea gente imaginar melhorar essa imagem e embora exista uma diferença criador e criatura é existe comunicação do criador com a criatura não é uma barreira exatamente então a
criatura existe dentro do âmbito da graça que representei aqui com esse triângulo é então a criatura é nada na criação pode ser confundida com o criador mas o criador está totalmente presente na criação por meio da sua graça sustentando todas as coisas isso reflete melhor a imagem é cristã o dualismo de natureza graça é um dom a 'lista específico que não é ou não é como o dualismo pagam que rompe a unidade da realidade tratando uma dimensão como divina ea outra como anti divina que o traço do paganismo esse dualismo at natureza graça é tentativa
de acomodar a visão cristã com alguma visão secular e geralmente ele processo de se dessa forma é afirma se a realidade de deus e da sua ação graciosa mas a sua ação graciosa não é atingir a totalidade da natureza existe uma separação entre o campo da graça em campo da natureza então uma parte da vida tem a ver com deus para simplificar isso mas tem uma outra parte da vida que entre aspas secular e não tem a ver com deus e tem segundo a 'lista que é típico de contexto os cristãos têm é necessário se
faz e cristão para ter uma coisa uma visão inconsistente e conseqüentemente manter num universo de dois andares na vida espiritual ea vida secular o mundo sobrenatural e o mundo das coisas naturais a área que deus a tua ea área em que deus não atua que não tem a ver com deus então isso foi só uma lembrança né é é uma tipificação dada a partir daqueles motivos base então lembrando os princípios da teologia cristã diferença qualitativa infinita criador e criatura ea idéia de ar que deus como a fonte absoluto do sentido ar que tem sentido né
em que a palavra qat por exemplo aqui é o princípio a fonte assim por diante segundo a unidade religiosa super temporal do homem no coração então o homem é a imagem temporal da fonte absoluta do sentido é por isso que no homem todo o sentido está concentrado e é por isso que o conhecimento do homem o conhecimento de deus são relativos é o calvino disso é tão relativo que é difícil saber quando que termina onde começa o do outro interessante não calvino direito nos estudos mas é por isso que o homem à imagem é temporal
da fonte é absoluta de sentido então o sentido cósmico que vem de deus está concentrado no coração do nome lembra do que pico della mirândola disse é que deus colocou todas as sementes das esferas se é do do universo no dessa criatura o homem para que ele pudesse contemplar a a a grandeza da obra divina para que ele conseguisse contemplar toda obra definida e nós temos então finalmente o caráter significante da realidade criada na idéia de economia é o mundo é significado nem bem disso saem significado é o ser de tudo aquilo que é criado
a substância entre aspas mais íntima de todas as criaturas é a palavra divina que sustenta a sua existência então nada tem um ser alto existentes só deus tem ser alto existentes as criaturas são relativas a ele cosmogonia é o governo soberano de deus sobre o cosmo por meio de suas leis e essas leis são limite entre deus e criatura expressão do seu pacto com a criação como tá lá em jeremias 31 quando deus diz que se falhar é a aliança dele com o sol ea lua e e as guias e as estrelas se falhar a
sua aliança com a criação então aliança dele com davi israel vai falhar também então ele fala sobre as leis né a sassá os ordenamentos as leis que ele concedeu para a criação e é essa idéia inclusive se você puxa eu descobri que quando a idéia de leis naturais começa a aparecer em redecard começa energia ltda aurora da revolução científica a base para esse discurso sobre leis naturais é o cristianismo gregos falavam em ordem mas não falavam inglês não tinha uma visão digamos assim legislativa da relação dívida com a realidade então a idéia de leis naturais
que vão estão além dos próprios objetos naturais é uma coisa que vem do dom da fé cristã só com o nome estabelece uma série de esferas de soberania que marca os limites das leis divinas só que nós temos é essa afirmação de joão calvino deus legey o solo do cs não ex ex significa isso deus é o legislador absoluto mas não é sem lei os nome nariz diziam isso é deus é flex é se deus é ser sem lei mas aí ele vai dizer que não é não é que deus é o legislador mas não
é que não tenha lei então a relação de deus com o mundo não é arbitrária até a ver com um pacto amoroso e assim por diante pode ser com a visão pactual também do mundo né então quem gosta de da teologia do pacto então mesmo que não todos os detalhes na sua versão presbiteriana mas é ínfimo você tem uma visão pactual da relação de deus com o mundo então ela tem toda a ressonância com a idéia de economia que a gente encontra na filosofia informacional lembrando então que o que a gente quer dizer com as
leis ora gente perdão todas essas esferas essas 15 ou 16 esferas aqui é bom tem mais humanista que aqui estão 16 feras que a gente distinguiu-o o o aspecto cinético é e o aspecto físico é mais enfim todas essas esferas aspectos da experiência eles são distinguíveis por causa da palavra divina é muito importante deus criou o mundo estabeleceu distinções nem vamos lembrar deus separando é trevas da luz e não fez separação e não colocou o homem também para dar nomes e tal isso é uma analogia precisa entender o ponto a palavra de deus que cria
é também a palavra de deus que ordena deus cria por meio de comando seja notaram isso aí gênesis deus cria por meio de comandos então o ato de criação divina é também um ato de promulgação da sua lei na sua ordem cósmica que ele estabeleceu então daí a gente falar no sentido analógico que a realidade é semanticamente plural mas é semântica que não no sentido só lingüístico antes de dá na lógica é que ela tem vários níveis várias dimensões vários aspectos e quando você tenta descrever cada aspecto de se descobre que ele tem uma riqueza
e um sentido próprio que não pode ser reduzido a um outro aspecto a então é existe uma ordem sentido temos uma ilustração aqui diante de vocês por exemplo você consegue imaginar a quantidade cura você consegue pensar em números é por isso que a gente faz matemática você consegue pensar no número 2 abstraindo número completamente de objetos você consegue imaginar que existe a quantidade até mesmo na sua mente se consegue imaginar a pura é claro que pra imaginar você precisa de representação neto no início você vai usar dois patinhos depois se vai usar o símbolo mas
você consegue por meio dessa representação acessar a ideia a ideia é pura de número mas ele que curioso você não consegue imaginar o espaço sem imaginar quantidades curioso isso não consegue imaginar o espaço puro sem imaginar uma quantidade de espaço seja um espaço pequeno médio grande assim por diante então não dá para conceber o espaço sem a idéia de quantidade a idéia de número ou sem o aspecto melhor dizendo das quantidades dos números se precisa deles para imaginar o espaço ainda que seja capaz de distinguir a ideia de espaço da idéia de número mas se
não consegue conceber um espaço na sua cabeça se imaginar que ele tenha uma extensão e essa stick e tem uma extensão maior o menor e assim por diante se não consegue a mesma forma o movimento você consegue imaginar espaços em movimento mas não consegue imaginar movimento sem espaço que todos movimento aconteceu no espaço ou seja claramente tem uma ordem nessas estruturas matéria física enfim objetos físicos melhor dizendo então os objetos físicos depois explicar e são qualificados é pela dimensão física você consegue imaginar materialidade mas também não consegue imaginar materialidade sem ideias e seu importante de
de quantidade e sem ideia de espaço agora a gente sabe por causa da física moderna que matéria e energia estão associados e por isso mesmo não existe movimento pense pense bem nisso não existem é não existem quantidades em estado puro digamos assim não existe espaço simplesmente é e e não existe movimento puro tudo que existe são objetos físicos são realidades físicas mesmo nosso espaço a gente sabe pela física moderna o nosso espaço ele ele surgiu bom eu sei que isso é controverso mas deus eu sou a favor da teoria do big ben e de acordo
com essa teoria do big bang é o espaço o tempo ea matéria todos aparecem juntos ea expansão do espaço é simultânea com a expansão é a matéria neh então assim esses três primeiras esferas não existem digamos assim autonomamente existe o mundo físico que tem as três e as todas as quatro primeiros quatro primeiros aspectos agora você precisa sempre de um aspecto anterior para conseguir conceber teoricamente o aspecto seguinte a mesma fonte não consegue imaginar um ser vivo sem a dimensão física não consegue fazer isso você pensar um ser vivo ele tem que ter um corpo
e tem um metabolismo e tem que se alimentar e se reproduzir e assim por diante então há a vida biológica pressupõe a matéria mas a matéria pode existir sem vida biológico sem dúvida nenhuma é sistema nervoso ea capacidade sensorial então as plantas não tem sistema nervoso dos animais que o sistema nervoso mas não existe um animal é é que tenha sistema nervoso funcionando sem ter vida biológica isso não existe então é a a vida biológica é uma condição para a capacidade sensorial para a capacidade psicológica da mesma forma se a capacidade psicológica que dá a
consciência do mundo ea capacidade psicológica avançada que nós temos diz de perceber a nós mesmos não seria possível pensamento racional ea função lógica e assim por diante então o david destacava que existe uma ordem ordenamento nessas esferas e ele escreveu todo 11 dos volumes do da obra dele foi uma exposição da teoria das férias modais que ele mostra como é a relação entre as várias esferas e porque é que a esfera da fé é a última esfera que tem a função de abrir e iluminar e guiar os outros e também dependendo da fé que é
sustentada pode fechar as outras esferas então gente existe uma ordem de esferas tá essa ordem era pra nóis de uma dimensão do tempo que tempo para doses têm uma dimensão tem uma dimensão de duração e dimensão de ordem então a temporalidade se mostra por exemplo já tem algo nessa diversão encante atemporalidade se mostra já mencionei isso no fato de que existe uma ordem nos números nem tão entre o número um eo número 3 e número dois existe uma ordem na dimensão a numérica ou na dimensão das quantidades e você não consegue desfazer essa ordem então
isso é uma manifestação do tempo o tempo é multidimensional existe o tempo lógico que estabelece a relação entre as premissas ea conclusão existe o tempo histórico existe o tempo da percepção do tempo psicológico existe o tempo econômico relógio não é igual o relógio biológico existe o relógio biológico e assim por diante existe o tempo físico que ré do nosso universo né e enfim então tem vários níveis o tempo ea temporalidade se mostra no fato de que existe uma ordem também dessas esferas de uma ordem para elas não se não pode mudar essas esferas de ordem
existem discussões às vezes sobre se a esfera é é lógica por exemplo ela é depois da histórica antes da histórica discussões assim mais complexas mas qualquer forma o ponto é que é possível perceber no ordenamento nas relações destas esferas agora um ponto do importante lembre do que eu falei de ontologia se deus que é absoluto está fora do entre aspas fora do cosmo é claro que está presente sustentando as coisas ele é só transcendente lei manente mas ele não é nenhum dos elementos do cosmo criado ele não é nenhum docentes e ele não está localizado
em uma das esferas ele está além do nosso universo é temporal o que significa que nenhuma dessas esferas do sentido pode ser tratada com uma origem suprema das outras esferas então gente é importante ter em mente não dá pra explicar tudo com a matemática não dá para explicar tudo com a lógica não dá pra explicar tudo com a história não dá pra explicar tudo com a sociologia e assim por diante é importante ter em mente essa dimensão aí da ontologia de dote esse é o princípio da irredutibilidade moral modal perdão autoridade de deus se expressa
em várias esferas de soberania cada esfera se distingue das outras por um núcleo de sentido né que eu procure expressar aqui por exemplo núcleo de sentido da esfera estéticas e harmonia o núcleo de sentido da esfera lógica é a análise do núcleo de sentido da esfera física interação e assim por diante o reducionismo é uma forma de idolatria científica que surge da de edificação de uma esfera modal o reducionismo é detectado quando encontramos uma antinomia modal um exemplo interessante que o carlos béque discutir é quando o doi fez em sua resenha de um livro dm
rubro-negro grande teólogo europeu neurotóxico sobre a idéia de estado e sociedade acho que se o título livro agora mas a discussão do david o seguinte é que o do caso é que neste livro o m bruno e disse o seguinte que é existe o amor é o amor é contrário a todo e qualquer compulsão o controle que o amor liberta e tal eu tinha essa visão do amor só que o estado é necessário por causa do pecado e assim por diante mas isso é uma contradição porque o estado precisa usar o poder para impor a
justiça e coibiu mal mas quando você imponho a força isso contradiz o amor conclusão nós temos um paradoxo segundo o autor um m bruno e de ter defendido isso fazemos um paradoxo é que deus ordena o amor e também ordena à justiça e uso do poder mas quando você faz um isso contradiz o outro isso é um paradoxo e pronto aí o dote falou isso é possível se deus fez o mundo em treino integrado e harmônico não é possível que existe uma contradição entre amor e justiça ou entre amor e poder a questão de seus
contextos em que está sendo dito você está interpretando o amor de alguma forma distorcida de um modo que o amo a idéia de amor tá sendo usada para contradizer outras dimensões da experiência que são necessários não seria isso colocar por exemplo a esfera ética e oposição à esfera histórico formativa e esfera do poder histórico ou colocar esfera ética em oposição à esfera jurídica e faz uma contradição tão odone deu o seguinte isso é o quê quando o sujeito fala assim o mundo tem uma contradição entre si é um sinal de que alguém está tentando reduzir
uma esfera outra não existe contra deus não fez com tradição do mundo quando aparece uma tradição alguém absolut zompero lamento está tentando reduzir uma coisa aquilo então é aí ele usou ele chama isso de princípio da autonomia excluída toda vez que encontra uma antinomia um pensador você pode saber que tem um reducionismo em algum lugar que está absolut zanzando um campo do da realidade e isso está gerando um contra ídolo ou seja a antinomia esse é um mecanismo de crítica teórica muito interessante então vamos fazer um exemplo exercício aqui de análise modal para vocês terem
uma idéia de como a coisa funciona é tome aí é o ser humano segundo godoy vez de ser humano funciona em todas essas esferas mas não pode ser reduzido a nenhuma delas é porque o ser humano é da verdade no coração ele transcende toda ordem temporal em direção à fonte absoluta de sentido então o homem existe em todas as esferas mas nenhuma delas é suficiente para defini-lo o importante é assim as experiências temporais o dote dizia que essas funções temporais são um manto é um manto de funções temporais que a gente tem e que recobre
o centro da existência que está direcionado pra deus agora pensei no animal o animal é ele funciona na esfera numérica espacial ss nemat que física biótica e psíquica vai até psíquica porque têm organismo e tem sistema nervoso central e tem a capacidade da percepção da sensação então ele não tem sua biologia tema psicologia animal nem a gente diz óleos vegetais vão só tem esfera biótica estão estruturados assim não tem psicologia e objetos físicos como uma pedra por exemplo elementos químicos vão até esfera física então o que você tem aqui é o dof já usava a
expressão de função guia para descrever cada ciné então a função guia do animal é a psique cá a função ia do elemento químico é a função física a do vegetal e biótico a do homem na verdade é não não tem aquela bolinha lima numa função um guia é porque o homem não é guiado por uma única delas é por isso urgente que o homem na sua liberdade é capaz de realizar atos sociais atos e econômicos atos jurídicos atos intelectuais que os pequenos aqui um ato nacional do homem pega que a esfera lógica no eu cortei
ela daqui né logo a loja na analítica então a partida dimensiona lítica por exemplo ele faz uma antítese é com a dimensão social e cria uma síntese sociológica e aí constrói conceito sociológico então isso é um ato analiticamente qualificado ele pode realizar atos analíticos atos lingüísticos atos estética enterrada sua estética no ensino atos históricos atos econômicos e assim por diante você pode realizar muitos lados mas ele não é qualificado por uma dessas esferas ontologia usado para descrever porque que esses seres diferentes é funciona com dinâmicas diferentes e daí você tem também uma idéia de qual
é é por exemplo penso casa biologia biologia e adequada para estudar é isso até discussão e dos pneus informacionais aeb é adequada para ajudar seres vivos em geral mas só biologia não é suficiente pra estudar os animais isso é uma coisa muito importante não é suficiente agora só psicologia não é suficiente para explicar o homem ela só pode explicar um recorde do ser humano daí que a gente pode ter muitas ciências humanas mas não existe uma ciência total do ser humano embora seja possível uma ciência total nesse sentido que eu quero dizer de animais por
exemplo de plantas mas o caso do homem é diferente é agora o fato de webb é uma criatura não ter é subjetivamente essas funções superiores não significa que ela não tenha é objectivamente então o homem funciona como surgiu em todas essas esferas agora o o animal por exemplo só funciona como sujeito até a esfera é psíquica ele só é ativo até esfera psíquica e não em ativos em biótica mente ele não é ativo socialmente no sentido de uma ação intencional de organização social agora ele funciona é objectivamente nessas outras esferas então significa que embora ele
não possa ser um sujeito ativo nas outras esferas é ele a nós podemos ter relações com esse ser a partir das outras esferas então o por exemplo o leão não tem uma relação estética com o outro leão mas o ser humano pode ter uma relação estética com o león ele pode fazer um filme com o leão pode pintar um leão ele pode ter uma relação econômica com o leão e então o leão assume um significado econômico num certo momento ele pode ter uma relação ética com seres vivos embora os seres vivos não tem os outros
né não tenho relações éticas entre si naturalmente é e esses outros eles podem experimentar antecipações das outras esferas então existem antecipações do que seria o pensamento analítico insetos e mamíferos superiores existe a antecipação das relações sociais não é relação social intencional com regras como nós seguimos mas é uma antecipação de relações sociais daí você pode falar em sócio biologia por exemplo é então assim os o todos os seres vivos e de um modo de outro funciona no perdão todas as criaturas de um modo de outro funciona em todas as esferas mas não da mesma forma
não da mesma forma não só um homem sujeito em todas as esferas agora os animais são sujeitos individualmente até psíquica é os vegetais até biótica e um é uma pedra por exemplo as pedras rocha outros fenômenos físicos são ativos até a esfera física a gente fala de funções passivas e funções nativas de uma forma de dizer isso não é bom é nós precisamos falar um pouquinho de entidades temporais e interrelações estruturais e aqui a gente entraria nas bases para pensar é filosofia social mas esse é o tema de amanhã amanhã nós vamos mostrar a relação
do pensamento de dói ver de com pensamento de kuiper e como que essa filosofia dele se aplica na visão da ordem social vigente então temos
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